Não sei como é que a minha focus SW 1.0 se tem aguentado a fazer 3/4kkms em Agosto por Espanha... Faço a A25 sem problemas (diria que em 99% das vezes em 6ª mas de vez em quando tenho de meter uma 5ª numa subida mais prolongada), com o motor sempre +/-2500rpms, mais coisa menos coisa e sempre com o AC em automático nos 21º/22º . Não teria problemas alguns em fazer Porto-Paris na carrinha pois não seria por ela que não chegava lá. Faço muitas vezes Porto - Lisboa sempre em 6ª a 120kms/h e apenas tenho problemas em recuperações quando vai em 6ª e apanho algum carro a 90 e se estiver numa subida. Nada que não se resolva com uma 5ª, ou se me quiser despachar, uma 4ª que leva o motor a pouco mais de 3000rpms e lá vai a carrinha sem problemas. Na grande maioria das vezes o problema prende-se essencialmente com o escalonamento da 6ª: muito longa, voltada nitidamente para os consumos fazendo o carro rolar nas 2400rpms a 120kms/h, se não tiver de apanhar grandes subidas. Tendo como comparação a minha antiga 308sw 1.6hdi 110cv, posso dizer, que se equivalem e em muitas situações que antes na 308 tinha de reduzir de 6ª (também ela muito longa) para 5ª ou 4ª, na focus não reduzo ou resolvo apenas com uma 5ª. Como a 308 era a versão sport, julgo que tinha mas peso fruto do teto em vidro, jantes mais largas e o motor diesel também ela mais pesado.
Agora, certamente que se fosse o 1.5eb ou um qq 1.4 algumas das situação em que sinto a necessidade de reduzir tal não seria, mas acho que ocorreriam em muito poucas situações. Onde noto falta de desenvoltura é quando anda com 5 pessoas, onde aí as coisas tornam-se mais lentas. Mas com os 3 cá de casa, nunca tive problemas.