XCEED excede mesmo as expectativas

As vezes fico a pensar o que leva algumas pessoas a dizer algumas coisas...:confused:...no XCEED, a diferença de preços do 1.0 vs 1.4, na mesma versão...com ou sem campanha...e com o mesmo equipamento e caixa, é de 2000€...ponto

Essas versões custam novas ( com os preços de campanha/PM/Pack Adas/ despesas ) cerca de 32000€...ou seja...estão anunciadas por menos 2 e 3k do que se consegue novo...acredito que, caso se mostre interesse no negocio, se consiga uma diferença de 4 ou 5k face o novo...são carros com 3500/4500 kms...ainda dá que pensar...depende de pessoa para pessoa...

mais vale comprar em usado que a diferença não deve depois ser tanta pelo psicológico da maior cilindrada, mais IUC e mais combustível gasto, o que na prática só se refletirá assim mais com o IUC e mesmo assim nada de especial.

O IUC vem a ser cagativo. Não sei quanto será mas é só um pagamento anual e não perfará mais do que + umas poucas dezenas de €, uma vez que não estamos a falar propriamente dum 3.0 V6.

Para o aumento de cilindrada ridículo (Isto é só um 1.4 ) e potencia ( 20cv ) a diferença não devia ir mais alem dos 1500/2000€ …e mesmo assim !

As vezes fico a pensar o que leva algumas pessoas a dizer algumas coisas...:confused:...no XCEED, a diferença de preços do 1.0 vs 1.4, na mesma versão...com ou sem campanha...e com o mesmo equipamento e caixa, é de 2000€...ponto

Tens razão. Não li bem que o 1.4 não tem versão drive ( a mais em conta ) logo, Tech por Tech vem a ser isso

Sorry.

Em todo caso, a Drive já vem muito bem equipada cá em Pt segundo a info do vendedor.

No site não dão info sobre equipamentos :sh)

Xceed ganha no comparativo desta semana com o TRoc, a Kia está a ofecerer o primeiro ano de IUC.

Não estamos a falar de 20cv só. Estamos a falar de motores diferentes 3 cilindros para 4 cilindros. Acho que em termos de fiabilidade não soa iguais. Um motor 4 cilindros deve ser melhor digo eu

Fiabilidade é muito relativo...acho que é diferente ter um 1.4 4 cilindros com 140cv em vez de um 1.0 3 cilindros 120cv...apenas isso...é diferente e tem um custo de 2000€ a separa-los...de resto, cada comprador terá as suas prioridades...

Não estamos a falar de 20cv só. Estamos a falar de motores diferentes 3 cilindros para 4 cilindros. Acho que em termos de fiabilidade não soa iguais. Um motor 4 cilindros deve ser melhor digo eu

Porque dizes isso? Não faz qualquer sentido!

A história do automóvel está cheia de motores 3 cilindros mais fiáveis que motores de 4 cilindros semelhantes, e o mesmo se pode referir para motores de 5,6,8, 10,12...o que não faltam são péssimos exemplos de motores grandes pouco fiáveis comparativamente a outros mais pequenos, da mesma marca e da mesma geração.

Mesmo noutros setores, não faltam exemplos de motores com 1 ou 2 cilindros mais fiáveis, são, isso sim, diferença, mais ou menos agradáveis em determinados pontos.

Eu preferiria sempre o 1.4 de 140cv´s que o 1.0 de 120cv´s acho curto para o carro que é, mas bom bom era se houvesse o 1.6 T de 204 cv´s como existe no Ceed[;)]

Á priori, é verdade que um 4C é sempre mais agrdavel de usar e terá menos bugs sonoros e vibrações em determinadas situações. se bem que os 3C tem vindo a melhorar bastante nesse sentido como é o caso do ecoboost.

Mas a questão tb se prende com a disponibilidade de se pagar mais do X por um compacto generalista e é ai onde os 3c conseguem ter alguma saída, mais pq quase já não restam 4C otto nas bases das gamas.

Pena, no geral, não manterem 4Cs de 1.2 turbinados com idêntica cavalagem em vez dos 3C até pq as diferenças de consumos/emissões não são nada de por aí alem.

É verdade! Não há oferta de motores a gasolina 1.2 ou 1.4.
Tudo o que se vê e tudo 1.0 é ridículo. Porque a fiabilidade desses motores não deve ser para fazer muitos km digo eu.
É verdade que temos o ecoboost que tem vários Record mas não sei. Eu estou a pensar comprar carro a gasolina ou o 1.4 xceed ou proceed ou 1.8 Corolla híbrido.

Á priori, é verdade que um 4C é sempre mais agrdavel de usar e terá menos bugs sonoros e vibrações em determinadas situações. se bem que os 3C tem vindo a melhorar bastante nesse sentido como é o caso do ecoboost.

Mas a questão tb se prende com a disponibilidade de se pagar mais do X por um compacto generalista e é ai onde os 3c conseguem ter alguma saída, mais pq quase já não restam 4C otto nas bases das gamas.

Pena, no geral, não manterem 4Cs de 1.2 turbinados com idêntica cavalagem em vez dos 3C até pq as diferenças de consumos/emissões não são nada de por aí alem.

Em parte concordo com o que dizes, mas não é uma ciência exacta que se verifica em todos os casos.

Tens um bom exemplo dentro da família Ecoboost, onde o novo 1.5eb 3cl de 200cv do Fiesta ST encosta para canto o anterior 1.6eb 4cl de 180/200cv na mesma variante do modelo.

Ainda restam alguns 4cl 1.2, se não me engano o 1.2t da Toyota é 4cl, ou o 1.33tce lançado recentemente. Isto fora por exemplo o 1.3 da Honda e o 1.5 da Mazda, atmosféricos, mas que jogam na mesma liga.

Nas bases de gama ainda continua a haver os velhinhos 1.2 4cl a gasolina, mas quem os quer? [:D]

É verdade! Não há oferta de motores a gasolina 1.2 ou 1.4.
Tudo o que se vê e tudo 1.0 é ridículo. Porque a fiabilidade desses motores não deve ser para fazer muitos km digo eu.
É verdade que temos o ecoboost que tem vários Record mas não sei. Eu estou a pensar comprar carro a gasolina ou o 1.4 xceed ou proceed ou 1.8 Corolla híbrido.

Só te vou dar 2 exemplos: Ford 1.0eb 3cl, vs. Ford 2.3eb 4cl, ambos da mesma geração. O 1o tem-se revelado mais fiável que o 2°.

VW 1.0 TSI versus, podes escolher qualquer motor a gasolina Turbo da VW para colocar aqui [:p]

E podia ir buscar mais exemplos, como por exemplo o 1.5d da BMW, o 1.4 TDI da VW...entre outros, que contra irmãos maiores se revelaram muito mais fiáveis, e todos eles motores pequenos.

É verdade que há muitos 1.0, mas felizmente continua a haver outras opções: 1.2, 1.33, 1.4, 1.5, 1.6 turbo, de 3 e 4 cilindros, 1.5 atmosféricos, 1.8 híbridos...

Há bastante escolha neste momento, há 10 anos atrás estávamos bem pior!

Só te vou dar 2 exemplos: Ford 1.0eb 3cl, vs. Ford 2.3eb 4cl, ambos da mesma geração. O 1o tem-se revelado mais fiável que o 2°.

VW 1.0 TSI versus, podes escolher qualquer motor a gasolina Turbo da VW para colocar aqui [:p]

E podia ir buscar mais exemplos, como por exemplo o 1.5d da BMW, o 1.4 TDI da VW...entre outros, que contra irmãos maiores se revelaram muito mais fiáveis, e todos eles motores pequenos.

É verdade que há muitos 1.0, mas felizmente continua a haver outras opções: 1.2, 1.33, 1.4, 1.5, 1.6 turbo, de 3 e 4 cilindros, 1.5 atmosféricos, 1.8 híbridos...

Há bastante escolha neste momento, há 10 anos atrás estávamos bem pior!

Tens razão. O 1.4 o chamado manco isso é motor de guerra dos melhores motores que anda aí dessa gama.
A minha grande dúvida é será que um motor 1.0 tem a mesma fiabilidade que um 1.4 ( Hyundai/ Kia ) ou um 1.8 Toyota ( eu sei que é outra gama.
Eu quero comprar um carro novo, tenho que pensar em fiabilidade e uns belos anos pela frente.
Eu sei que estamos numa era 1.0 mas não me cheira a confiança.

Falei com o meu mecânico e ele próprio diz que esses motores estão um bocado no limite de cavalagem/potência para o bloco que é

Last edited:
Tretas de velho do Restelo, o teu mecânico deve saber é que as marcas que vendem 1.0 quase todas já estão a dar 7 anos de garantia [:D]

Dei-te alguns exemplos em cima, dentro das próprias marcas, se um 1.0 é curto ou não para um segmento C? Isso já vai de cada um, eu também prefiro um 1.5, ou um 2.0, e por aí fora a um 1.0, mas a fiabilidade pouco tem a ver com isto.

Aliás, tens motores 1.0 e 1.2 3cl a sair com 140 e 150cv de origem, têm de ter garantias de fiabilidade. Se pensares bem, um 1.0 3cl tem os cilindros do tamanho de um 1.33 4 cl, um 1.2 de um 1.6, 1 1.4 de um 1.9 [;)]

Extrair potência nunca foi propriamente um problema desde sempre. Fiabilidade é outra coisa, por isso as marcas têm de adequar os materiais e componentes que utilizam às exigências do motor que estão a fabricar. Se na concepção de 1.0 vão precisar de materiais mais resistentes, à partida vão fazê-lo, se por outro lado escolherem um 2.0 menos esforçado, têm margem para cortar na qualidade do material.
No final a fiabilidade tem a ver com a qualidade destes componentes e com a sua maior ou pior adequabilidade ao que estão a montar.

Tretas de velho do Restelo, o teu mecânico deve saber é que as marcas que vendem 1.0 quase todas já estão a dar 7 anos de garantia [:D]

Dei-te alguns exemplos em cima, dentro das próprias marcas, se um 1.0 é curto ou não para um segmento C? Isso já vai de cada um, eu também prefiro um 1.5, ou um 2.0, e por aí fora a um 1.0, mas a fiabilidade pouco tem a ver com isto.

Aliás, tens motores 1.0 e 1.2 3cl a sair com 140 e 150cv de origem, têm de ter garantias de fiabilidade. Se pensares bem, um 1.0 3cl tem os cilindros do tamanho de um 1.33 4 cl, um 1.2 de um 1.6, 1 1.4 de um 1.9 [;)]

Extrair potência nunca foi propriamente um problema desde sempre. Fiabilidade é outra coisa, por isso as marcas têm de adequar os materiais e componentes que utilizam às exigências do motor que estão a fabricar. Se na concepção de 1.0 vão precisar de materiais mais resistentes, à partida vão fazê-lo, se por outro lado escolherem um 2.0 menos esforçado, têm margem para cortar na qualidade do material.
No final a fiabilidade tem a ver com a qualidade destes componentes e com a sua maior ou pior adequabilidade ao que estão a montar.

É um dilema um pouco difícil de entender e do que fazer na compra de um carro

É um dilema um pouco difícil de entender e do que fazer na compra de um carro

Para mim, não é dilema nenhum. Por €2000 de diferença, optava pelo 1.4 de 4 cilindros. Maior cilindrada, maior binário e mais potência. E tudo isto para um consumo apenas ligeiramente superior.

De notar que o ganho maior nem sequer é na potência (+20cv, ou +16,7%) nem na cilindrada (+355cc, ou seja +35,57%), mas sim no binário que sofre um incremento de 70Nm (+40,70%). E beneficia-se ainda do facto de, regra geral, um 4 cilindros ter uma suavidade de funcionamento superior a um 3 cilindros.

Last edited:

É um facto. Mas penso que já está a mudar. A Renault lançou, em parceria com a Mercedes, o 1.3 TCe de 4 cilindros (115cv) e a Toyota tem o 1.2 T de 4 cilindros (116cv).

Last edited:
É um facto. Mas penso que já está a mudar. A Renault lançou, em parceria com a Mercedes, o 1.3 TCe de 4 cilindros (115cv) e a Toyota tem o 1.2 T de 4 cilindros (116cv).

Sim, mas sem esquecer que tem o 3C como base e á conta disso o 4C 1.3 fica posicionado como motor gourmet com PVP a condizer [:D]

Porra, desde que inventaram os mancos , qualquer 4C de baixa cilindrada passou a ter preço de upmarket

Back