XCEED excede mesmo as expectativas

Um 140cv casar bem não significa que um 120cv seja curto...

Para o comum das situações em utilização familiar não, mas por vezes e para sair de certas situações, faltam ali uns pozinhos. E não estou a falar de picanços nem nada que se lhe pareça mas onde precisamos de alguma agilidade. Mas sim, sempre podemos esgana-lo em termos de caixa para tentar chegar lá.

Para o comum das situações em utilização familiar não, mas por vezes e para sair de certas situações, faltam ali uns pozinhos. E não estou a falar de picanços nem nada que se lhe pareça mas onde precisamos de alguma agilidade. Mas sim, sempre podemos esgana-lo em termos de caixa para tentar chegar lá.
Como é óbvio...[;)]...mas sendo que por ex um 160cv ainda faz melhor, torna o 140cv curto?... percebes?... são diferentes pelas características deles...apenas isso...

A minha experiência de um motor 1.0 (manco) face a 1.4:

Tinha um Scross com o 1.0 e dava bem conta do recado no dia a dia. Por vezes sentia-o algo "curto" para alguma ultrapassagem ou manter uma velocidade cruzeiro, mas nunca achei que fosse submotorizado e nos 30 e tal mil km's que o tive nada houve a apontar…

Por causa de um despiste acabei por ter que me desfazer dele… a opção era comprar um igual, mas surgiu a possibilidade de subir um pouco a parada. Comprei antes um Vitara (a base é a mesma), na declinação 1.4 de 140 cv e bem mais equipado em termos de segurança.

As diferenças no consumo são insignificantes (menos de 1 litro, mas ainda é cedo porque tenho andado pouco com ele), mas o resto não:
Acelera bem mais rápido, mantém muito facilmente a velocidade e é praticamente insensível à carga transportada, incluindo o uso de reboque.

Resumindo: é um motor bem mais redondo, agradável e cheio em todas as situações, além de que vibra ainda menos e tem um som mais rouco e não esganiçado. Imagino que com o Xceed seja parecido. A questão monetária… cabe a cada um avaliar!

A minha experiência de um motor 1.0 (manco) face a 1.4:

Tinha um Scross com o 1.0 e dava bem conta do recado no dia a dia. Por vezes sentia-o algo "curto" para alguma ultrapassagem ou manter uma velocidade cruzeiro, mas nunca achei que fosse submotorizado e nos 30 e tal mil km's que o tive nada houve a apontar…

Por causa de um despiste acabei por ter que me desfazer dele… a opção era comprar um igual, mas surgiu a possibilidade de subir um pouco a parada. Comprei antes um Vitara (a base é a mesma), na declinação 1.4 de 140 cv e bem mais equipado em termos de segurança.

As diferenças no consumo são insignificantes (menos de 1 litro, mas ainda é cedo porque tenho andado pouco com ele), mas o resto não:
Acelera bem mais rápido, mantém muito facilmente a velocidade e é praticamente insensível à carga transportada, incluindo o uso de reboque.

Resumindo: é um motor bem mais redondo, agradável e cheio em todas as situações, além de que vibra ainda menos e tem um som mais rouco e não esganiçado. Imagino que com o Xceed seja parecido. A questão monetária… cabe a cada um avaliar!

O absurdo não é alguém dizer... é curto para MIM...o absurdo é generalizar...

Se a oferta inclui se um 1.6 com 280nm o 1.4 era curto?...
Para mim o "curto" é quando um motor fica abaixo de um determinado conforto de utilização. O haver mais motores acima não altera esse parâmetro mínimo. Esse mínimo é o permitir uma condução desenvolta na maioria das situações que nos surgem diariamente (subidas, ultrapassagens, etc. )

Um exemplo: O motor diesel 1.6 no BMW 116ed sinto-o como curto, sensação provavelmente agravada pelas relações da caixa. No V40 D2 o 2.0 proporciona-me uma condução muito mais descontraída e agradável. Portanto considero que o 2.0 no V40 está no ponto e que o 1.6 no BMW é curto. Neste caso o maior conforto do 2.0 da volvo está relacionado com a sua maior elasticidade.

edit: Outro exemplo, nos Golf esse mínimo está definido pelo otto 1.5 ou pelo diesel 2.0. Tive o 2.0TDI de 140cv no V e era muito equilibrado. Depois tive o 2.0 de 120cv no VI e também gostei. Mas quanto ao 1.6 no VII... Já era curto.

Faço-me entender? [;)]

Última edição:
Para mim o "curto" é quando um motor fica abaixo de um determinado conforto de utilização. O haver mais motores acima não altera esse parâmetro mínimo. Esse mínimo é o permitir uma condução desenvolta na maioria das situações que nos surgem diariamente (subidas, ultrapassagens, etc. )

Um exemplo: O motor diesel 1.6 no BMW 116ed sinto-o como curto, sensação provavelmente agravada pelas relações da caixa. No V40 D2 o 2.0 proporciona-me uma condução muito mais descontraída e agradável. Portanto considero que o 2.0 no V40 está no ponto e que o 1.6 no BMW é curto.

edit: neste caso o maior conforto do 2.0 da volvo está relacionado com a sua maior elasticidade.

Haver motores melhores e mais agradáveis é óbvio mas não implica o menos agradável ser curto... não obstante teres pessoalmente o teu ponto de "rutura"...

Haver motores melhores e mais agradáveis é óbvio mas não implica o menos agradável ser curto... não obstante teres pessoalmente o teu ponto de "rutura"...
A sério? Não me consegui fazer entender? [s)]

É curto porque abaixo de um determinado ponto não chega. Não tem nada que ver com haver motores mais agradáveis.

Última edição:
Sim, percebi porque é curto para ti...
Não é curto para mim, é curto para as solicitações das estradas, para as subidas por exemplo. perde-se balanço ali na subida da Serra dos Candeeiros e depois é um sarilha para recuperar. É só isso. O problema não sou eu, o problema são as subidas! E as subidas (ou as ultrapassagens) que são iguais para mim ou para qualquer outra pessoa. Ora esta?! [:D]

Só não se aplicará a quem apenas conduza em zonas planas, e sempre a velocidade estabilizada...

edit: Afirmar que uma Honda PCX é curta para fazer uma viagem até Paris será verdade para mim ou para qualquer outra pessoa razoável... Ainda que na verdade seja possível ir de Lisboa a Paris numa PCX.

Última edição:
Não é curto para mim, é curto para as solicitações das estradas, para as subidas por exemplo. perde-se balanço ali na subida da Serra dos Candeeiros e depois é um sarilha para recuperar. É só isso. O problema não sou eu, o problema são as subidas! E as subidas (ou as ultrapassagens) que são iguais para mim ou para qualquer outra pessoa. Ora esta?! [:D]

Só não se aplicará a quem apenas conduza em zonas planas, e sempre a velocidade estabilizada...

edit: Afirmar que uma Honda PCX é curta para fazer uma viagem até Paris será verdade para mim ou para qualquer outra pessoa razoável... Ainda que na verdade seja possível ir de Lisboa a Paris numa PCX.

Um 1.0 não será de facto o indicado para ir a Paris...mas não é isso que se discute...[;)]...ter de meter uma ou 2 abaixo e até perder velocidade em algumas situações não é ser curto... é uma característica do conjunto que se vai a conduzir...[;)]...noutras situações um 1.4 pode igualmente ter de reduzir e perder velocidade enquanto um 1.8 com mais 40cv não acontece... é uma característica...

Um 140cv casar bem não significa que um 120cv seja curto...
Sim para mim é curto não quer dizer que para muitas pessoas não chegue, por exemplo o meu Captur é 1.2 de 120cv´s para andar em cidade é bom mas numa auto-estrada em algumas subidas já começa a ficar curto também, no caso do xceed por mais 2mil€ vale bem o esforço e ir para o 1.4[;)]

E se formos por ai acima até temos uma versão 1.6 de 204cv :)

Tinha-mos é que ir a nuestros hermanos buscar pq aqui na Tugalandia + de 150cv já é desportivo de luxo
[:D]

Sim para mim é curto não quer dizer que para muitas pessoas não chegue, por exemplo o meu Captur é 1.2 de 120cv´s para andar em cidade é bom mas numa auto-estrada em algumas subidas já começa a ficar curto também, no caso do xceed por mais 2mil€ vale bem o esforço e ir para o 1.4[;)]

Mas depois pensamos, será que não ter que puxar pela 4ª vale 2000€ ? :)

Quer dizer, quem pode, pode ! [;)]

Tb acho que o 1.4 vale a diferença e preferia-o...mas não acho o 1.0 curto... aliás... actualmente acho que não há conjuntos curtos...nem o AX 1.4d era...

Última edição:
Eu andei numa proceed 1.0 e não gostei falta lhe força. Eu vou fazer negócio entre a proceed xceed ou Corolla 1.8 mas prefiro dar mais 2000€. Ainda não testei o 1.4, a ver se resto ainda este mês. A ver se noto diferença..
E não é em termos de potência o 3cl o barulho é diferente tens mais vibrações, tens que trabalhar bmais com a caixa.

Voltar
Superior