XCEED excede mesmo as expectativas

ARMIC

New member
Passei num Stand Kia para ver o Stonic, já que a senhora minha mãe pretende comprar um carro que seja á vez pequeno e altinho por um preço simpatico e pediu para lhe fazer uma pesquisa.

Depois de fazer o meu serviço, estava ali tb o novo XCEED e aproveitei para ver o bicho.

Devo dizer que aquilo está francamente bom. Linhas e proporções coupé-cross muito muito bem conseguidas e interior com uma qualidade ao melhor nível.

Eis que o PVP do 1.0 fica ao nível do que eventualmente poderia ser a minha futura troca. Focus Active 1.0.

E é aqui onde fiquei confuso. Embora aprecie muito as linhas do Hatch-cross da Ford, este Xceed veio baralhar tudo.

O Focus terá á priori uma dinâmica mais empolgante, assim como uma maior habitabilidade, embora do que vi nos testes, o Kia não perde por muito em termos de comportamento.

Para as mesmas dimensões, onde o Kia ganha é na mala mas perde no espaço de trás.

O que me abalou uma decisão já quase tomada foi o design do Xceed que ao vivo ganha muitos pontos, assim como a perceção de qualidade ao melhor nível.

Fica aqui o que estava no stand. Embora o branco já canse, devo dizer que não lhe assentava nada mal

kia-xceed-phev-8.jpg

full.jpg

A única que não me convence é o nome da marca [:D]

Enfim, a coisa complicou e terá que ser tirada a ferros com o test drive da praxe :)

Last edited:
Boas!

Também ando de olho no Focus.

O XCEED tem (pelo menos) um problema para mim: só vem com jantes de 18 para cima (em Portugal, claro está, já que temos belas estradas municipais e nacionais [8b] :sh)... ) e eu não queria ir além das 17 (e mesmo assim, já são granditas... ). Outro exemplo é o KADJAR que passa de jantes de 17 (na versão que não interessa) diretamente para as 19 (sendo as 18 opção [8b] )

Nota: bem sei que o que interessa é a medida dos pneus que determina concretamente a altura de pneu, mas nestes casos tudo o que é acima de 16, o pneu tende a ser baixinho e caro [;)]

Cumps!

Boas!

Também ando de olho no Focus.

O XCEED tem (pelo menos) um problema para mim: só vem com jantes de 18 para cima (em Portugal, claro está, já que temos belas estradas municipais e nacionais [8b] :sh)... ) e eu não queria ir além das 17 (e mesmo assim, já são granditas... ). Outro exemplo é o KADJAR que passa de jantes de 17 (na versão que não interessa) diretamente para as 19 (sendo as 18 opção [8b] )

Nota: bem sei que o que interessa é a medida dos pneus que determina concretamente a altura de pneu, mas nestes casos tudo o que é acima de 16, o pneu tende a ser baixinho e caro [;)]

Cumps!

Sim, quanto mais balão mais filtra, mas tb é menos acutilante. Do que vi nos testdrives, o Xceed leva batentes hidráulicos á frente, o que lhe dará alguma vantagem que atenue o perfil de pneu mais baixo. Atrás vem tb com multilink como no Focus. Mas nada como testar.

Onde o Focus bate a concorrência é no chassi, o que lhe dá vantagem ao nível da agilidade e dinâmica mas parece que o Xceed tem um comportamento muito estável e previsível,

Do Kia o que me surpreendeu é a qualidade geral acima da media, sobretudo com uns preços tão competitivos.

o focus sempre teve um excelente chassis. o kia está muito bom, realmente, a ver por essas imagens. este se tivesse uma estrela, por exemplo, não ficava nada a dever ao classe A ou então algo estilo megane.

tem um design arrojado e totalmente diferente dos kia sportage, rio e similares cuja traseira era mesmo achinocada, por exemplo. de frente anda escapava.

isto era mesmo feio e já nem se vê na estrada e ainda bem. falta o rio...

CAC20KIS011A1113.jpg

Z

2Q==

kia-rio-ybmy17-udcleanwhite-17a-0048-1.png

COMPAREM LÁ COM O EXCEED... :sh)

Vocês "dão-lhe" muito com o chassis do Focus como se passassem o(s) dia(s) a fazer curvas e rotundas com os pneus a chiar, ainda para mais num veículo familiar. [;)]

Por acaso também fui a um stand da KIA ver a Proceed, e estava lá um Xceed.
E gostei bastante, interior com qualidade de materiais, bem construído, bom aspecto, confortável.
Mas é um segmento pequeno para o que pretendo.
Mas adorei o carro, tanto é que vou fazer um test drive nele para testar o 1.6 diesel.
Visto de momento não terem uma proceed.

Eu acho que é da posição traseira das ópticas, faz parecer mais robusto né?

Alguém conhece ou tem feedback do pós venda e oficinas da KIA?

Sem dúvida que está bastante bem conseguido este Ceed de cara diferente e calças arregaçadas. Tivesse a marca outro nome e vendiam isto que nem pães quentes e a preço mais caro.

Posto isto, eu escolhia o Focus [:D] gosto mais, mas o formato do xceed é "o futuro" apesar de nem ser carne nem peixe.

Por acaso também fui a um stand da KIA ver a Proceed, e estava lá um Xceed.
E gostei bastante, interior com qualidade de materiais, bem construído, bom aspecto, confortável.
Mas é um segmento pequeno para o que pretendo.
Mas adorei o carro, tanto é que vou fazer um test drive nele para testar o 1.6 diesel.
Visto de momento não terem uma proceed.

Foste ver a proceed e achas o xceed um seg pequeno?... são o mesmo segmento...

Sem dúvida que está bastante bem conseguido este Ceed de cara diferente e calças arregaçadas. Tivesse a marca outro nome e vendiam isto que nem pães quentes e a preço mais caro.

Posto isto, eu escolhia o Focus [:D] gosto mais, mas o formato do xceed é "o futuro" apesar de nem ser carne nem peixe.

Sim, aquilo é um mix de SUV com coupé, sendo que os SUV já são um mix de normal com gipe. Ou seja é o megamix [:D]

Mas neste caso, a coisa funcionou, e como digo, é dos casos que ao vivo ainda melhora mais.

A Kia com este filão de formatos ( hatch e SW + a shooting brake Pro-ceed e agora este coupé-SUV á la Macan trás para os generalistas uma variedade visual que só havia nos premium.

De facto, já só o nome da marca tem conotações low cost pq a perceção de qualidade geral está a nível upmarket.

Como referi no inicio. Excede mesmo a todos os níveis as expectativas.

Só falta o teste dinâmico mas pelo que se vê nos vários teste drives no you tube, o nível matem-se tb por essa via.

O Xceed ainda não o vi, mas o ceed está francamente mais bem construído do que o focus. Andei uma semana com um ceed 1.4 com caixa automática e gostei francamente do carro. É como o Golf, não sendo perfeito também não apresenta defeitos significativos.

edit: Pelo contrário o proceed não me convence, mas apenas pelo conceito. Para mim em importância a função vem antes da estética e o proceed é um daqueles conceitos a que não percebo utilidade. Percebo para que serve uma carrinha, mas estes carros que não são nem peixe nem carne não me dizem nada. O ceed (ou em alternativa o xceed) e o ceed sw são a minha praia.

Last edited:
Nos últimos 10 anos, a Hyundai e principalmente a KIA melhoraram imenso a estética e a qualidade dos seus produtos.

Neste momento, se estivesse comprador de carro novo no segmento C, estas duas marcas estariam claramente na short list final.

Eu acho que é da posição traseira das ópticas, faz parecer mais robusto né?

Alguém conhece ou tem feedback do pós venda e oficinas da KIA?

Isso vai sempre variar de oficina para oficina...

Da Corvauto em Aveiro só tenho a dizer bem. Todos os problemas em garantia foram resolvidos, e depois fora da garantia tive de fazer umas reparações e sempre foram atenciosos (leia-se, desconto).

Se já estivesse no mercado há 2 meses, quando comprei o Vitara, ainda teria que o ir ver!

Já vi um na rua e achei bastante piada e deve casar bastante bem com o motor 1.4 a gasolina…

PS: também considero um disparate as jantes de 18 polegadas!
PS 2: há um teste engraçado à motorização 1.4 numa das revistas cá do burgo, mas não me recordo qual...

Sim, aquilo é um mix de SUV com coupé, sendo que os SUV já são um mix de normal com gipe. Ou seja é o megamix [:D]

Mas neste caso, a coisa funcionou, e como digo, é dos casos que ao vivo ainda melhora mais.

A Kia com este filão de formatos ( hatch e SW + a shooting brake Pro-ceed e agora este coupé-SUV á la Macan trás para os generalistas uma variedade visual que só havia nos premium.

De facto, já só o nome da marca tem conotações low cost pq a perceção de qualidade geral está a nível upmarket.

Como referi no inicio. Excede mesmo a todos os níveis as expectativas.

Só falta o teste dinâmico mas pelo que se vê nos vários teste drives no you tube, o nível matem-se tb por essa via.

Há muito que a Kia/Hyundai deixaram de ser produtos low cost, nesto momento são uma marca ao nível de uma Toyota, Mazda, Ford, Peugeot, Opel, etc... são só o terceiro maior construtor automóvel do mundo.

Quanto a este Kia, acho que é um dos "carros" mais bonitos do mercado atualmente e entre este e o Focus nem pensava duas vezes.

Os coreanos são extremamente fiáveis, carregados de equipamento, muitos anos de garantia e interiores de boa qualidade e montagem. O calcanhar de aquiles continua a ser os consumos, por norma são mais gulosos que os similares da concorrência.

O Xceed ainda não o vi, mas o ceed está francamente mais bem construído do que o focus. Andei uma semana com um ceed 1.4 com caixa automática e gostei francamente do carro. É como o Golf, não sendo perfeito também não apresenta defeitos significativos.

edit: Pelo contrário o proceed não me convence, mas apenas pelo conceito. Para mim em importância a função vem antes da estética e o proceed é um daqueles conceitos a que não percebo utilidade. Percebo para que serve uma carrinha, mas estes carros que não são nem peixe nem carne não me dizem nada. O ceed (ou em alternativa o xceed) e o ceed sw são a minha praia.
Já agora, que tal os consumos? Tenho um familiar que quer comprar um XCeed 1.4.

Back