Ora vamos la a uma análise do carro.
Em primeiro lugar, acho o carro belíssimo, especialmente nesta cor que me faz lembrar o estoril blau do Z3 M coupe[B)]. Tem o tamanho ideal, compacto e com curvas arrojadas, mas que resultam muito bem.
Entro no carro, menos baixo do que estava a espera. Baixo o vidro, dou à chave e ouço os 6 cilindros a despertar. Fico logo com sorriso nos lábios. Por mais que um motor de 4 cilindros tente, nao consegue ser tão harmonioso como isto[B)].
tal como esperava o motor não é nenhum canhão, mas cumpre com o esperado, revelando-se muito agradável de utilizar em todo o espectro de rotaçao, e em 5a a partir dos 50 progride sem problemas. A isto acrescento o belo som em toda a faixa de rotação. Este som tanto provém do motor em si, como das ponteiras de escape que estão bastante perto de nós.
Umas voltas aqui e ali, e calhou nessa noite haver encontro com o pessoal do serrapowa.
Altura ideal para testar o carro na serra.
Desci e subi usando o modo intermedio de controle de estabilidade. De inicio é preciso calibrar os nossos limites, pois com pneu 225 é natural que o carro agarre muito, mas o facto de conhecer muito bem aquela estrada fez com que a calibrassem fosse rápida, e a meio da descida já dava para denotar uma frente incisiva qb, e uma traseira a reagir ao acelerador, o que com o habito faz com que endireitemos o volante antes da curva acabar, rodando a traseira com o acelerador para uma saida em velocidade.
Como tal, fiquei satisfeito com o chassis do bicho. Fácil de controlar e bem divertido. A grande nota negativa vai para a direcçao, pela qual nao se sente bem as imperfeiçoes da estrada e leva um lição de feedback do E46 lá de casa. O mesmo acontece aos travoes, embora competentes nao gostei do feeling do pedal no ataque inicial...
Duma maneira geral o carro nao avisava muito quando iria dar uma traseirada, embora fosse facílimo de controlar.
Uma caixa precisa e durinha, mas é o que se pede num carro destes.
Pedaleira bem a jeito do ponta tacao, e bancos que nao sao duros mas conseguem envolver razoavelmente bem o corpo nas curvas.
E a nível dinamico é esta a minha analise[:I]