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Originalmente Colocado por CarLegends Ver PostJosé, esse. Patrol está novo pá!
depois de retocado e com as borrachas das portas traseiras novas ficará melhor.
hoje dei conta que o sensor da porta está um pouco estrado ( borracha ) e já encomendei ( perto de 15 euros ).
aos poucos ficará tudo melhor.
entretanto recebi uma chamada da 1962; auto a informar que o forro do capot ainda não chegou ( atraso no transporte ), a ver se vem nos próximos dias .
o teu vais trocar o forro ou manter ?
se o GR continuar na tua garagem acho que devias ponderar isso, nem que seja para um dia o trocares.Editado pela última vez por josemanuel; 09 June 2020, 21:37.
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver Postlonge disso, mas está bastante razoável.
depois de retocado e com as borrachas das portas traseiras novas ficará melhor.
hoje dei conta que o sensor da porta está um pouco estrado ( borracha ) e já encomendei ( perto de 15 euros ).
aos poucos ficará tudo melhor.
entretanto recebi uma chamada da 1962; auto a informar que o forro do capot ainda não chegou ( atraso no transporte ), a ver se vem nos próximos dias .
o teu vais trocar o forro ou manter ?
se o GR continuar na tua garagem acho que devias ponderar isso, nem que seja para um dia o trocares.
Se ficar na minha garagem, não vou tocar... Porque raio haveria de trocar o forro?
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver Postum pouco longe disso, mas está bastante razoável.
depois de retocado e com as borrachas das portas traseiras novas ficará melhor.
hoje dei conta que o sensor da porta está um pouco estrado ( borracha ) e já encomendei ( perto de 15 euros ).
aos poucos ficará tudo melhor.
entretanto recebi uma chamada da 1962; auto a informar que o forro do capot ainda não chegou ( atraso no transporte ), a ver se vem nos próximos dias .
o teu vais trocar o forro ou manter ?
se o GR continuar na tua garagem acho que devias ponderar isso, nem que seja para um dia o trocares.
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Originalmente Colocado por CarLegends Ver PostO forro?
Se ficar na minha garagem, não vou tocar... Porque raio haveria de trocar o forro?
tal como estou a trocar as borrachas das portas ( á frente já estavam mal tratadas, mas as de trás pela idade ) idem para as correias e apoios de motor e caixa.
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver Posto intercooler fazes bem porque melhora o rendimento, já o EBC nem sei o que é
Relativamente ao turbo, um tgv seria bem vindo, sendo que o motor passaria a ter uma disponibilidade mais forte em baixas.
Com estas alterações, muito provável será a troca de embraiagem,qie não deverá suportar o aumento de binário.
Relativamente ao forro do capot, aparenta estar em bom estado... Mudar por idade... Não vou a esse " requinte"... A não ser que alguém aponte um jacto de água com máquina de pressão....
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostAcho mal... um jipe com “abrandadores” tb faz parte da experiência.
O meu Patrol tem 4 discos ventilados nas 4 rodas, mas a travagem é fraca e depois de 2 travagens mais acutilantes, nitidamente os travões perdem eficácia.
Se continuar cá em casa, essa será seguramente uma das próximas intervenções. A segurança é para mim o aspecto que valorizo mais... Nunca sabes quando precisas de uns bons travões!
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Originalmente Colocado por CarLegends Ver PostVrumm,
O meu Patrol tem 4 discos ventilados nas 4 rodas, mas a travagem é fraca e depois de 2 travagens mais acutilantes, nitidamente os travões perdem eficácia.
Se continuar cá em casa, essa será seguramente uma das próximas intervenções. A segurança é para mim o aspecto que valorizo mais... Nunca sabes quando precisas de uns bons travões!
No entanto, é certo e sabido que a travagem nestes mastodontes nunca foi uma virtude, estava só realçar essa situação.
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Pessoal,
Preciso de umas luzes sobre o Y61, 2.8td6.
Onde devem estar os meus olhos?
O que seguramente, independentemente da idade/kms terei/deverei alterar?
Para estar tranquilo em algumas tiradas em AE a rolar nos 130/140, devo ser pró-activo em alguma alteração?
É uma hipótese muito real que surgiu inesperadamente após uma decepção numa negociação que estava muito bem encaminhado mas que, infelizmente, borregou.
Um Y61 é um bom rebound TT?
Li todo o tópico e acaba por ser o modelo a que dedicam menos atenção.
Obriagdo!
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostPessoal,
Preciso de umas luzes sobre o Y61, 2.8td6.
Onde devem estar os meus olhos?
O que seguramente, independentemente da idade/kms terei/deverei alterar?
Para estar tranquilo em algumas tiradas em AE a rolar nos 130/140, devo ser pró-activo em alguma alteração?
É uma hipótese muito real que surgiu inesperadamente após uma decepção numa negociação que estava muito bem encaminhado mas que, infelizmente, borregou.
Um Y61 é um bom rebound TT?
Li todo o tópico e acaba por ser o modelo a que dedicam menos atenção.
Obriagdo!
- Sistema de refrigeração (sem fugas, líquido sem vestígios de ferrugem, termostato a funcionar correctamente)
- Pneus (recentes, em bom estado e não recauchutados).
Não tenhas vergonha de te deitar debaixo dele e tentar perceber se existem:
- fugas de lubrificante, principalmente nas uniões entre (motor, caixa de velocidades, caixa de transferências) e nos eixos
- indícios de reparações mal feitas;
- Folga nalguns elementos de suspensão;
Na condução:
- se o carro liga/desliga a tracção;
- direcção precisa ( dentro do que é um jipe);
- ausência de folgas nos órgãos de transmissão, e zoadas nos diferenciais e rolamentos.
Depois, os normais, como a tonalidade do óleo de motor, travões, etc.
Ps: existirão mais coisas, específicas do Y61, mas isto é o geral que deves ver num jipe.
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Neste modelo a história do 6 cilindro “não existe”, correcto? Isso é maleita das geraçoes anterior e da seguinte, verdade?
Quando falo de grandes tiradas refiro me a Lx- Algarve ou Lx-Gerês, por exemplo. Umas 3h nesses ritmos é pedir chatice num carro com >20anos?
Isto é o extremo, na verdade a faze lo a minha ideia é evitar AE e parar smp algures para almoçar/jantar/lanchar/...
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Originalmente Colocado por rjpmendes Ver PostGosto imenso do Y61 pelo aspecto e pelas sus capacidades OFFROAD, mas não seria jipe para circular a essas velocidades.
Quase todos os 4x4 antigos apresentam problemas de aquecimento e consumo elevado, mas o 2.8TD6 tem um cantinho especial.
Jipes é para rolar devagar, apreciar a vista!
Mas de uma forma geral, é isso que quero fazer.
Prefiro é estar garantido/seguro de que, caso necessite, não ficou logo a varrer a berma...
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostNeste modelo a história do 6 cilindro “não existe”, correcto? Isso é maleita das geraçoes anterior e da seguinte, verdade?
Quando falo de grandes tiradas refiro me a Lx- Algarve ou Lx-Gerês, por exemplo. Umas 3h nesses ritmos é pedir chatice num carro com >20anos?
Isto é o extremo, na verdade a faze lo a minha ideia é evitar AE e parar smp algures para almoçar/jantar/lanchar/...
Eu evitaria essas tiradas ao máximo. Estes carros não foram feitos para isso, e os consumos serão estratoesfericos .
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostO problema continua a existir. Por isso é que andam aí muitos já com o TDi27, M57 e o 4.2 Toyota.
Eu evitaria essas tiradas ao máximo. Estes carros não foram feitos para isso, e os consumos serão estratoesfericos .
Qual é que achas ser a velocidade correcta para manter numa tirada de 300kms?
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostEntão mas fizeste o teu record de 968kms no Terrano sempre a 100? Isso são 10h seguidas a conduzir... à valente!
Qual é que achas ser a velocidade correcta para manter numa tirada de 300kms?
No dia seguinte foi Tanger-Ribatejo... E já tinha feito Dakar- Nouakchott e Nouakchott-Dahkla...
Isto ainda com a caixa de velocidades original, que é mais curta 500 rpm em 5a, e um turbo já bastante debilitado, num Terrano longo carregado de tudo o que levas para 19 dias em África.
O mais importante, para a fiabilidade, não é a velocidade, mas sim as rpm a que levas o motor. Não conheço em pormenor o Y61, mas dificilmente faria uma viagem com o ponteiro consistentemente acima acima das 3k rpm, e já estou a esticar...
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostForam mais de 10h, entre Dahkla e Guelmim, No dia seguinte foi Guelmim -Tânger, que é outra dose similar...
No dia seguinte foi Tanger-Ribatejo... E já tinha feito Dakar- Nouakchott e Nouakchott-Dahkla...
Isto ainda com a caixa de velocidades original, que é mais curta 500 rpm em 5a, e um turbo já bastante debilitado, num Terrano longo carregado de tudo o que levas para 19 dias em África.
O mais importante, para a fiabilidade, não é a velocidade, mas sim as rpm a que levas o motor. Não conheço em pormenor o Y61, mas dificilmente faria uma viagem com o ponteiro consistentemente acima acima das 3k rpm, e já estou a esticar...
Daquelas que eu dizia que ia fazer quando tinha 16/18... agora estou mais burguês, vulgo, lontra... para sacrifícios já basta o dia a dia que não é fácil.
Mas obrigado pela partilha Rui, vocês são impecáveis.
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Originalmente Colocado por CarLegends Ver PostNa tuff 4x4 têm um intercooler próprio para o y60 para colocar na frente do jipe, sem ter que colocar por cima do motor e "abrir" um buraco no capot, como o Y61. Essa será uma alteração que não altera nada a originalidade do carro.
Relativamente ao turbo, um tgv seria bem vindo, sendo que o motor passaria a ter uma disponibilidade mais forte em baixas.
Com estas alterações, muito provável será a troca de embraiagem,qie não deverá suportar o aumento de binário.
Relativamente ao forro do capot, aparenta estar em bom estado... Mudar por idade... Não vou a esse " requinte"... A não ser que alguém aponte um jacto de água com máquina de pressão....
travões melhores é sempre bom, mas num carro que não deve rolar muito acima do legal não vejo uma mais valia assim tão necessária, obviamente que ter mais potência e melhores travões é algo que todos gostamos.
quanto ao forro do capot conheço uma casa que pode acelerar essa troca ...
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostPessoal,
Preciso de umas luzes sobre o Y61, 2.8td6.
Onde devem estar os meus olhos?
O que seguramente, independentemente da idade/kms terei/deverei alterar?
Para estar tranquilo em algumas tiradas em AE a rolar nos 130/140, devo ser pró-activo em alguma alteração?
É uma hipótese muito real que surgiu inesperadamente após uma decepção numa negociação que estava muito bem encaminhado mas que, infelizmente, borregou.
Um Y61 é um bom rebound TT?
Li todo o tópico e acaba por ser o modelo a que dedicam menos atenção.
Obriagdo!
Assim os mais obvios a ver:
- Em 4Wd, rodar a direcao ao limite dos dois lados e ao andar, ver se ha estalos;
- Rodar entre os 80 e os 100, e ver se tens death wobble - tem mais que uma causa possivel;
- testar o bloqueio traseiro, barra estabilizadora e cubos automaticos;
- fugas nas esferas dos diferenciais
- ver estado do viscoso da ventoinha (com o carro a temperatura de funcionamento, desligar e ver se esta rigido);
para essas velocidades em AE, bastara ter o sistema de refrigeracao em condicoes e ter atencao ao ponteiro da temperatura. (em 4/5 minutos apos ligar o carro deve estar ligeiramente acima do meio. Em AE pode subir ate aos 3/4. No caso do meu, tem um erro relativamente grande de velocímetro: 100 km/h de ponteiro sao +-87 no GPS
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostPessoal,
Preciso de umas luzes sobre o Y61, 2.8td6.
Onde devem estar os meus olhos?
O que seguramente, independentemente da idade/kms terei/deverei alterar?
Para estar tranquilo em algumas tiradas em AE a rolar nos 130/140, devo ser pró-activo em alguma alteração?
É uma hipótese muito real que surgiu inesperadamente após uma decepção numa negociação que estava muito bem encaminhado mas que, infelizmente, borregou.
Um Y61 é um bom rebound TT?
Li todo o tópico e acaba por ser o modelo a que dedicam menos atenção.
Obriagdo!
Convivo com um Y60 special edition desde 1994 que era do meu pai. Vendi em 2009 e menos de 1 ano depois está cá o meu y60 special edition actual.
Portanto poderei dizer que conheço relativamente bem este modelo (y60) com IL6 2.8 TD.
Todos os Y60 mais km menos km têm problemas de aquecimento e queimam a junta da cabeça no 6º cilindro. Nada que não se resolva... Habitualmente rectifica a cabeça e leva junta nova... É uma chatice.. e são seguramente 2 a 3 K€ de reparação.
O que fazer então? Não andar a mais de 100/110? Existem pessoas que r as. Várias soluções para este problema, uma das quais o famoso "bypass para arrefecimento ao 6º cilindro". Depois existem termostatos com acerto mais baixo de temperatura, polies de actuação da bomba de água para maior refrigeração.. Etc. Na altura em que o meu queimou a junta da cabeça, por aquecimento, a opção que considerei foi colocar um radiador de alumínio com, sensivelmente, o dobro da capacidade do original. É assim foi!
O que eu notei diferente:
. Quando antigamente o ponteiro ia logo para meio, numa utilização descontraída, actualmente fica a 1/4.
. Numa utilização AE, como a que se tem descrito por aqui, anteriormente o meu y60 facilmente subia a mais de meio, actualmente raramente, mesmo a fundo durante alguns kms, passa de 1/3...
Ou seja nunca mais tive este problema....
Relativamente ao Y61, e fazendo aqui uma comparação com o y60, indiscutivelmente é um carro mais bem construído, mais actual, com um bater de porta mais sólido. Pessoalmente acho uma experiência mais filtrada, com posição de condução menos bem conseguida. A resposta ao acelerador é mais filtrada (parece ter um delay), talvez fruto da bomba injectora electrónica.
Estou a demasiado habituado ao y60 e por isso será o meu preferido...
Mas claro, são gostos!
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Originalmente Colocado por Hanhart Ver PostOs problemas de aquecimento normalmente estao ligados a pneus maiores e falta de manutencao do sistema de refrigeracao.
Assim os mais obvios a ver:
- Em 4Wd, rodar a direcao ao limite dos dois lados e ao andar, ver se ha estalos;
- Rodar entre os 80 e os 100, e ver se tens death wobble - tem mais que uma causa possivel;
- testar o bloqueio traseiro, barra estabilizadora e cubos automaticos;
- fugas nas esferas dos diferenciais
- ver estado do viscoso da ventoinha (com o carro a temperatura de funcionamento, desligar e ver se esta rigido);
para essas velocidades em AE, bastara ter o sistema de refrigeracao em condicoes e ter atencao ao ponteiro da temperatura. (em 4/5 minutos apos ligar o carro deve estar ligeiramente acima do meio. Em AE pode subir ate aos 3/4. No caso do meu, tem um erro relativamente grande de velocímetro: 100 km/h de ponteiro sao +-87 no GPS
Já fiz uma viagem de 250 kms e rodou sempre entre os 130 e os 140 com picos de 165 sem nunca passar do mesmo local ( abaixo do meio ).
Sempre levou revisões a tempo e anti congelante.
O viscoso funciona bem e mesmo a puxar não mexe.
O ac quando ligado o relentim aumenta um pouco e a ventoinha elétrica arranca ( como é normal ).
Em 600 kms feitos não noto qualquer fuga de água ou óleo em lado nenhum, portanto acredito que tudo está a funcionar bem.
Não obstante isso, levou um novo termo estato a abrir aos 82 e nova bomba de água.
Mas é como foi dito, aumentar a potência, pneus etc vai quase de certeza trazer problemas.
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver PostNo meu GR ao fim de 5 minutos já está quente, mas nunca chega ao meio.
Já fiz uma viagem de 250 kms e rodou sempre entre os 130 e os 140 com picos de 165 sem nunca passar do mesmo local ( abaixo do meio ).
Sempre levou revisões a tempo e anti congelante.
O viscoso funciona bem e mesmo a puxar não mexe.
O ac quando ligado o relentim aumenta um pouco e a ventoinha elétrica arranca ( como é normal ).
Em 600 kms feitos não noto qualquer fuga de água ou óleo em lado nenhum, portanto acredito que tudo está a funcionar bem.
Não obstante isso, levou um novo termo estato a abrir aos 82 e nova bomba de água.
Mas é como foi dito, aumentar a potência, pneus etc vai quase de certeza trazer problemas.
Umas fotos para dar um pouco de cor.
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