Já não vou lá há uns poucos anos, mas nas últimas vezes, o acesso foi limitado.
Ficou muito conhecida e o pessoal começou a abusar nas idas de jipe até à cascata. Os trilhos ficaram muito danificados e começou-se a passar na zona com vegetação. Já era dificil até a pé.
O pior é que para aceder, tinhamos de passar por um terreno privado, e nem todos respeitam as zonas de cultivo. O facto de estar verde, não significa "Tapete para fazer piões e bricadeiras com jipes". Alí cultiva-se e esse foi o maios factor para o proprietário ter cortado o acesso de carro à cascata.
Já não vou lá há uns poucos anos, mas nas últimas vezes, o acesso foi limitado.
Ficou muito conhecida e o pessoal começou a abusar nas idas de jipe até à cascata. Os trilhos ficaram muito danificados e começou-se a passar na zona com vegetação. Já era dificil até a pé.
O pior é que para aceder, tinhamos de passar por um terreno privado, e nem todos respeitam as zonas de cultivo. O facto de estar verde, não significa "Tapete para fazer piões e bricadeiras com jipes". Alí cultiva-se e esse foi o maios factor para o proprietário ter cortado o acesso de carro à cascata.
Pessoal, será que alguém tem outras ideias para reparar a tomada de isqueiro do meu Disco?
Desmontei a consola, pois pensei que era mesmo a peça, mas não é.
A energia não chega à tomada do isqueiro, e os fusiveis estão bons.... onde devo procurar o erro?
Vé qual a corrente que chega ao isqueiro e a que estiver em falta vais seguindo o cabo e ir testando nos pontos ligação do mesmo até chegares a raiz do problema.
Vé qual a corrente que chega ao isqueiro e a que estiver em falta vais seguindo o cabo e ir testando nos pontos ligação do mesmo até chegares a raiz do problema.
Existem três fios no local. Um para a massa (preto) que alimenta o isqueiro e a lâmpada, um vermelho que alimenta a lâmpada, e outro verde que alimenta o isqueiro.
Para a lâmpada tenho corrente, os 12v (preto+vermelho), para o isqueiro, não tenho nada (preto+verde).
Vou ver se consigo seguir o fio verde e perceber o que se passa. O complicado é que este fio vai para uma zona de dificil acesso... mas tem de ser. Toca a desmontar peças
Tens corrente no fusível? É que se não chega aí nada ....nem vale a pena perder tempo com o cabo. Tens de ir daí para trás! Sinal de ignição.....por exemplo.
Para nao desmontares o carro todo por causa de um isqueiro porque nao improvisas uma nova ligação tirando corrente algures por exemplo o que alimenta o radio metendo em serie um fusivel que liga ao isqueiro. Pode parecer uma gambiarra mas é uma opçao a ponderar
Tens corrente no fusível? É que se não chega aí nada ....nem vale a pena perder tempo com o cabo. Tens de ir daí para trás! Sinal de ignição.....por exemplo.
Isso levanta uma questão que ontem fiz a mim próprio:
Ontem, para medir a voltagem no fusível, retirei o mesmo e coloquei os terminais do multímetro, cada um num dos encaixes... Devia ter corrente assim?
Ou é preciso ter lá o fusível e medir em cada um dos terminais?
Não faço ideia de onde vêm os cabos a montante do fusível...
Para nao desmontares o carro todo por causa de um isqueiro porque nao improvisas uma nova ligação tirando corrente algures por exemplo o que alimenta o radio metendo em serie um fusivel que liga ao isqueiro. Pode parecer uma gambiarra mas é uma opçao a ponderar
Essa é uma opção que ganha cada vez mais força... mas como sou apenas um curioso, tenho de fazer perguntas (meio estúpidas) para tentar perceber as coisas
Quando falas em retirar corrente "do que alimenta o rádio", referes-te a instalar outro cabo a jusante do fusível do rádio? Depois instalo um fusível, tipo "banana" nesse cabo que por sua vez alimentará o isqueiro... é algo desse tipo?
Tem um cabo grosso vermelho com positivo que vai para o radio, tiras corrente desse cabo e neste metes um fusivel que vai para isqueiro, a corrente negativa tiras da carroçaria do carro.
Este desenho tem direito de actor Nao pegues fogo no carro!
Editado pela última vez por Rools; 10 April 2020, 20:54.
Isso levanta uma questão que ontem fiz a mim próprio:
Ontem, para medir a voltagem no fusível, retirei o mesmo e coloquei os terminais do multímetro, cada um num dos encaixes... Devia ter corrente assim?
Ou é preciso ter lá o fusível e medir em cada um dos terminais?
Não faço ideia de onde vêm os cabos a montante do fusível...
Tens de meter um dos cabos do multímetro a fazer massa e com o outro medes os terminais! Verifica com a ignição ligada.
Tem um cabo grosso vermelho com positivo que vai para o radio, tiras corrente desse cabo e neste metes um fusivel que vai para isqueiro, a corrente negativa tiras da carroçaria do carro.
Este desenho tem direito de actor Nao pegues fogo no carro!
Vou ter o extintor pronto para alguma ocorrência
Depois de fazer a verificação indicada pelo Ciber007, se não tiver energia vou avançar para esta solução
Vou ter o extintor pronto para alguma ocorrência
Depois de fazer a verificação indicada pelo Ciber007, se não tiver energia vou avançar para esta solução
Sim, fazes bem, a segunda opção é claramente usado so em ultimo caso
Isso poderá estar ser uma complicação sendo tu fazer, mas para quem sabe por exemplo um electricista é facílimo.
Sim, fazes bem, a segunda opção é claramente usado so em ultimo caso
Isso poderá estar ser uma complicação sendo tu fazer, mas para quem sabe por exemplo um electricista é facílimo.
Acredito... Vou fazendo nas calmas e se me sentir enrascado, telefono a um amigo meu que é electricista de helicópteros
Depois de medir no fusível, confirmei que não tinha corrente. Passei ao plano B.
Quando comprei o jipe, mandei instalar um rádio CB. O electricista que fez a instalação colocou o cabo a passar perto da tomada de isqueiro, o que me facilitou muito o trabalho
Aqui vai o meu relato (façam o favor de não reparar na sujidade existente é o que dá andar com os cães à vontade no carro ):
Remover as capas dos manípulos é simples, mas convém ter cuidado para não partir os trincos de plástico.
Para retirar o manipulo da caixa de velocidades temos de retirar o parafuso
A fase seguinte deu algum trabalho a perceber como fazer...
Tentei tirar a consola central, mas por causa do manípulo do travão, não conseguia.
Procurei alguma forma ou "jeito" e nada... levantei a capa e procurei melhor. A solução passa por aí.
É necessário remover a cavilha que prende o cabo do travão ao manípulo.
Levanta-se o manípulo até ficar na vertical, e está pronto a retirar a consola central
A minha primeira ideia para o problema do isqueiro:
A luz não funciona, está "queimada" - o meu pensamento - "Então colocam uma lâmpada a fechar o circuito do isqueiro?! Que engenharia!"
(Contra mim pensei nesse instante... afinal estudamos para alguma coisa e a Engenharia tinha pensado correctamente, eu é que pensei rápido demais e saiu bosta)
São circuitos separados.
Após essa descoberta maravilhosa, que afinal existem circuitos separados, comprei uma lâmpada nova e lá foi instalada
Já com o problema sinalizado, fui em busca de uma solução.
O fusível não tem energia, o cabo do CB está a cêntimetros... feito.
Aqui fica o esquema de montagem que programei
Instalado o porta-fusíveis e respetivos cabos e finalizado o trabalho
O circuito do CB estava protegido por um fusível de 7,5A passei para 15A. Este fusível é de mais fácil acesso do que o que instalei para o isqueiro, que é de 20A (como o original).
A jusante da picagem, instalei um novo porta-fusíveis onde instalei o fusível de 7,5A.
O porquê de instalar o fusível de 15A onde estava o de 7,5A é apenas pela facilidade de acesso. Assim, se algum dia estiver com o CB e isqueiro ligado, o mais provável é rebentar o de 15A que já tenho em reserva no KIT SOS do Disco
Só para finalizar, o cabo de massa ficou o que já existia, pois estava a funcionar bem, tal como o cabo de corrente para a luz.
Do cabo do CB apenas retirei corrente para o isqueiro.
Entretanto comprei um extintor novo porque o meu já tinha passado a data de validade
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