Anúncio

Collapse
No announcement yet.

será a manutenção dos ALFA's assim tão cara?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
    E depois têm surpresas...
    Ainda por cima das caras!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
      Cyber, essa temperatura é demasiada, mesmo em carga. O mal deve estar do actuador electrico que faz disparar a ventoinha. Não seria o primeiro a acontecer. Tens que mandar verificar, e com o calor do verão (onde anda ele?), o quanto antes.
      Ó Hugo, a temperatura é demasiada, se realmente ele estiver a marcar bem...

      O meu tem os mesmo sintomas e com o ALFADiag ja verifiquei que marca mais do que na realidade está...

      Convinha verificar a diferença entre a temperatura lida pela centralina e a temperatura mostrada no tablier...




      E já agora, porque fiquei com o bichinho atrás da orelha, onde está esse actuador ?

      É que eu sempre achei que 88 / 89º em andamentos banais, ligeiramente acima do que me parece normal, esperava algo mais para os 84 / 85º, gostava de verificar o mesmo para tirar as teimas...

      Comentário


        #93
        É assim,

        Eu já fiz uma experiência que foi desligar a ficha do sensor de temperatura no termostáto e ele arrancou o ventilador na 1ª velocidade, alterando segundos depois para a 2ª. Pelo que li isto significa que essas resistências estão a funcionar mas fiquei com dúvidas na mesma porque eu já constatei que se deixar o carro ao ralenti ele não liga a 1ª velocidade, engrena logo a 2ª quando marca sensivelmente 110º.

        Tendo em conta o que tenho lido, ele devia accionar a 1ª aos 100 e qualquer coisa graus e depois caso fosse necessário a 2ª aos 110º. No meu caso ele só liga a 2ª aos 110º mas conforme disse anteriormente, se desligar o sensor ele passa pelas duas velocidades. Estou com a pulga atrás da orelha..

        Vocês recordam-se a que temperatura ele acciona o ventilador e em que velocidade quando se encontra em ralenti?

        Se forem bastante tempo a dar "calor", principalmente em subidas, até onde vai o ponteiro da temperatura? Esta era muito importante que alguém me pudesse respoder.

        Abraço!

        PS: o vendedor hoje tem de ir à Alfa buscar um carro e já vai falar com eles.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
          É assim,

          Eu já fiz uma experiência que foi desligar a ficha do sensor de temperatura no termostáto e ele arrancou o ventilador na 1ª velocidade, alterando segundos depois para a 2ª. Pelo que li isto significa que essas resistências estão a funcionar mas fiquei com dúvidas na mesma porque eu já constatei que se deixar o carro ao ralenti ele não liga a 1ª velocidade, engrena logo a 2ª quando marca sensivelmente 110º.

          Tendo em conta o que tenho lido, ele devia accionar a 1ª aos 100 e qualquer coisa graus e depois caso fosse necessário a 2ª aos 110º. No meu caso ele só liga a 2ª aos 110º mas conforme disse anteriormente, se desligar o sensor ele passa pelas duas velocidades. Estou com a pulga atrás da orelha..

          Vocês recordam-se a que temperatura ele acciona o ventilador e em que velocidade quando se encontra em ralenti?

          Se forem bastante tempo a dar "calor", principalmente em subidas, até onde vai o ponteiro da temperatura? Esta era muito importante que alguém me pudesse respoder.

          Abraço!

          PS: o vendedor hoje tem de ir à Alfa buscar um carro e já vai falar com eles.
          É assim, o traço que fica no meio da posição 90 e 130 é o 110 .


          no meu normalmente o ponteiro marca na casa dos 92 / 93, quando na realidade anda nos 88 / 89 .


          A 140 / 150 o ponteiro sobre para os 96 / 97, ainda não liguei o portatil nessa altura para verificar na realidade que temperatura é...


          A puxar a sério por ela o ponteiro sobe ligeiramente acima do sitio dos 100, atingindo por vezes um máximo na posição 105...


          Dado que só existe traço para os 90 / 110 / 130 , as minhas indicações são meramente especulativas...


          A ver se amanha trago o portatil comigo e verifico pelo caminho as diferentes temperaturas reais lidas pela centralina para tirar teimas...

          Comentário


            #95
            Pois, o meu já estava a passar da marca dos 110º mas também a A24 é puxada. Ia com 4 pessoas, AC, 30º de temp. exterior e uns quilómetros a subir. Ele até então aquecia mais menos o que teu aquecia mas pelo que descreves eu acho que ele estava sempre uns 5º ou 10º mais quente que o teu no mesmo tipo de situações. Acho que ele está realmente a aquecer um bocado.

            Em termos de comportamentos os nosso carros estão semelhantes pois o meu ou anda em cima dos 90º ou nos 91º/92º. Ainda ontem ou antes de ontem encontrei um tópico no antigo forum de um Alfa 110 que mudou o termostáto e ficou a marcar o mesmo por isso até aqui acho que está tudo bem.

            Abraço.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
              Pois, o meu já estava a passar da marca dos 110º mas também a A24 é puxada. Ia com 4 pessoas, AC, 30º de temp. exterior e uns quilómetros a subir. (...)
              Isso de ser puxada não é desculpa...


              EU ja fiz tiradas de quase 30 minutos na A1, com o carro cheio, nos 180 / 200 continuamente, prego a fundo, e o ponteiro andava mais perto dos 110, mas nunca bateu la, nem passou...


              Mas como existe um problema conhecido com os mostradores da consola central, não é só os da temperatura, também com os de combustivel, em alguns casos marcam o que lhes apetece, podes até estar com a temperatura correcta, mas isso só consegues confirmar ligando o portatil ao carro e verificar pelo caminho...


              Amanha já vou tirar as teimas...

              Comentário


                #97
                Ja agora, quando lhe mudaram o termoestato colocaram um liquido de refrigeração como-deve-de-ser ?


                É que ha por ai muitas marcas que não passam de "agua com corante"...

                Comentário


                  #98
                  Ah pois não, não é desculpa. Ele tem que aguentar, era o que mais faltava.

                  O anticongelante é o de origem, até foi mudado na Alfa onde o carro costumava ir pois é da mesma zona.

                  Abraço.

                  Comentário


                    #99
                    O meu 1.6 TS não passa dos 90º nem que vá às 6500rpm em 5ª (200Km/h). Mas também só andei uma vez a essa velocidade. É raro passar os 160Km/h.
                    Editado pela última vez por LuisMiguelC; 30 July 2009, 14:24.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                      E depois têm surpresas...
                      Quando até os representantes oficiais alongam os 3 anos/60mil para 4 ou 5 anos ou 80mil Km, mais à vontade as pessoas se sentem para alongar ainda mais esses prazos...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        Ó Hugo, a temperatura é demasiada, se realmente ele estiver a marcar bem...

                        O meu tem os mesmo sintomas e com o ALFADiag ja verifiquei que marca mais do que na realidade está...

                        Convinha verificar a diferença entre a temperatura lida pela centralina e a temperatura mostrada no tablier...

                        E já agora, porque fiquei com o bichinho atrás da orelha, onde está esse actuador ?

                        É que eu sempre achei que 88 / 89º em andamentos banais, ligeiramente acima do que me parece normal, esperava algo mais para os 84 / 85º, gostava de verificar o mesmo para tirar as teimas...
                        Boas Pedro,

                        1º - sim, o marcador nem sempre está perfeitamente calibrado. E não é só o da temperatura (alguns conta rotações também, mas como a ordem de grandeza é muito superior, nem se nota). Já na temperatura nota-se. Mesmo assim, a diferença é pequena, e como dizes, ronda os 2 a 4 graus. Não mais do que isso. E as diferenças no 147 são ainda menores. Marcar 112 é muito.

                        O actuador é uma pequena caixa que encontras presa ao chassis da ventoinha.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                          Vocês recordam-se a que temperatura ele acciona o ventilador e em que velocidade quando se encontra em ralenti?

                          Se forem bastante tempo a dar "calor", principalmente em subidas, até onde vai o ponteiro da temperatura? Esta era muito importante que alguém me pudesse respoder.
                          De cabeça, tenho presente o número 96º, mas preciso de confirmar isso.

                          O meu ex 147 nunca passou dos 90. E levou cada "esfrega"... e estava reprogramado. 130.000kms SEMPRE na melhor forma.
                          No 159 se calhar ainda não lhe dei assim tanto "calor". Até porque as circunstâncias são diferentes, e vem com cadeirinha de bábá incluida. Até ver anda sempre nos 90º (vista no manómetro).

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                            Boas Pedro,

                            1º - sim, o marcador nem sempre está perfeitamente calibrado. E não é só o da temperatura (alguns conta rotações também, mas como a ordem de grandeza é muito superior, nem se nota). Já na temperatura nota-se. Mesmo assim, a diferença é pequena, e como dizes, ronda os 2 a 4 graus. Não mais do que isso. E as diferenças no 147 são ainda menores. Marcar 112 é muito.

                            O actuador é uma pequena caixa que encontras presa ao chassis da ventoinha.
                            Eu amanha vou tirar as teimas sobre os valores reais de temperatura .


                            Dependendo do que vir, talvez até substitua o tal actuador, dependendo do preço, para ver se noto diferenças...

                            A ventoinha sei que trabalha, ja vi, e quando ligo o AC ela também liga, pode é não estar a disparar quando devia...

                            Comentário


                              Ok, faz isso Pedro.

                              Comentário


                                Obrigado pelas respostas!

                                Ainda ninguém me ligou mas pelo que estou a ver tenho definitivamente um problema. Aguardo ansiosamente pela chamada do vendedor para saber se sempre levo o carro à Alfa para verificar a situação. Se bem que, mesmo que eles digam que está tudo bem, vai na mesma para a oficina (seja Alfa ou seja a que o stand trabalha que também tem um mecânico alfista que trabalha muito bem só que como termostáto calhou em ser montado na Alfa Aveiro, por motivos de disponibilidade, levava-se lá).

                                Aliás, estou a lembrar-me de ter trocado umas impressões com o mecânico do stand antes de ontem quando fui verificar os triângulos para colocar pneus novos e ele disse-me que muito provavelmente e tendo em conta que levou um termostáto novo, tenho o radiador com alguns favos entupidos pois os sintomas indicam pouco caudal de anticongelante. Portanto, o caudal que tem neste momento serve para andamentos normais mas se começamos a apertar ele já não tem capacidade de dissipar o calor todo, o que faz subir a temperatura do motor.

                                Abraço.
                                Editado pela última vez por ciber007; 30 July 2009, 15:12.

                                Comentário


                                  Já muitos o disseram,mas aproveito para dizer que o meu nunca passou dos 90º em andamento,para quem conheçe faço muitas vezes A25 Aveiro-Viseu a 150/160 e o ponteiro mantêm-se sempre ligeiramente abaixo dos 90º

                                  cumps

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Obrigado pelas respostas!
                                    (...) tenho o radiador com alguns favos entupidos pois os sintomas indicam pouco caudal de anticongelante. Portanto, o caudal que tem neste momento serve para andamentos normais mas se começamos a apertar ele já não tem capacidade de dissipar o calor todo, o que faz subir a temperatura do motor.

                                    Abraço.
                                    Originalmente Colocado por alfasilvas Ver Post
                                    Já muitos o disseram,mas aproveito para dizer que o meu nunca passou dos 90º em andamento,para quem conheçe faço muitas vezes A25 Aveiro-Viseu a 150/160 e o ponteiro mantêm-se sempre ligeiramente abaixo dos 90º

                                    cumps
                                    Isto faz-me pensar se não deveria ponderar a hipótese de também ter o radiador entupido...


                                    Bem, ja tenho aqui o alfadiag a postos para amanha tirar as teimas em andamento...


                                    Não me estava a apetecer nada desmontar o radiador para limpar...

                                    Comentário


                                      O radiador é sempre uma possibilidade, sem dúvida.
                                      Mesmo assim, a experiência pessoal que tenho do meu 147 é que, mesmo ao fim de 7 anos, 130.000kms, com várias alhetas do radeador completamente amassadas, fruto do que se encontra a "voar nas nossas estradas", mesmo assim, nunca teve qualquer problema de refrigeração. Mudou foi o anticongelante quando previsto, bem purgado, mas sem mais tratos especiais.

                                      Comentário


                                        Nas poucas centenas de kms que fiz com o JTDm, nunca vi o ponteiro da temperatura a tocar os 90. Normalmente está bastante mais para o traço sem nº do que para o traço dos 90º.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                          O radiador é sempre uma possibilidade, sem dúvida.
                                          Mesmo assim, a experiência pessoal que tenho do meu 147 é que, mesmo ao fim de 7 anos, 130.000kms, com várias alhetas do radeador completamente amassadas, fruto do que se encontra a "voar nas nossas estradas", mesmo assim, nunca teve qualquer problema de refrigeração. Mudou foi o anticongelante quando previsto, bem purgado, mas sem mais tratos especiais.
                                          O liquido foi mudado recentemente com a revisão grande, Paraflu, o recomendado .


                                          Bem, mas já tirei as teimas :

                                          Andamento normal :

                                          Mostrador :


                                          Lido pela centralina :



                                          Andamento em esforço :

                                          Mostrador:


                                          Lido pela centralina :






                                          Ou seja, no meu caso era o que suspeitava mesmo, um erro de mostrador .



                                          De notar que quando estava a aquecer ainda, quando o ponteiro marcava cerca de 2mm abaixo do traço dos 70º ( o traço visivel entre os 50 e os 90 ), a centralina lia 77º .


                                          Em andamento normal, com o ponteiro nos +-92º, a centralina lê 87,06º .


                                          Em esforço, o ponteiro marca perto da marca dos 110º, mas na realidade o valor lido pela centralina indica 91,06º .



                                          O sensor de temperatura duvido que seja, é o sensor que está enroscado no corpo do termoestato, e como o sensor veio ja com o termoestato novo, mudado á cerca de 20k kms, é pouco provavel...


                                          Como já é conhecido o "problema" dos mostradores centrais do 156, temos aí a resposta ao meu caso .


                                          ( o "em esforço" foi agora no para-arranca, e forcei um bocado a coisa com uns arranques sem necessidade só para ver o ponteiro a subir )



                                          Entretanto acabei de confirmar mais uma coisa que ja sabia estar avariada: a MAF .


                                          Embora não dê erro nenhum, e com andamentos normais me ande a fazer consumos de 6,5 , e a andar bem, a verdade é que através do alfa-diag vê-se quais os valores que está a ler da MAF, e quais os que devria estar a ler, e são muito dispares mesmo...


                                          Nos ultimos kms esta diferença tem vindo a aumentar bastante, á cerca de 20k kms atrás, era uma diferença pouca entre o que devia mostrar, e os valores reais...


                                          Lá vou ter de investir numa MAF!
                                          Editado pela última vez por Baiones; 31 July 2009, 07:50.

                                          Comentário


                                            O GTV à uns tempos andava a tocar e passar os 110º no monstrador quando circulava em trânsito.
                                            A ventoinha tinha também um comportamento estranho, muito barulhente e intermitente!
                                            Resultado, a resistência da primeira velocidade da ventoinha estava queimada. é uma peça envolvida em cerâmica que está presa as ventoinhas! Só estava a disparar quando atingia a velocidade da segunda ventoinha!
                                            Agora, nem se ouve o trabalhar das ventoinhas, pois estas ligam mal passa dos 90º e a temperatura do carro está muito mais estável!

                                            Comentário


                                              Bom dia.

                                              Bem, ainda não recebi a tal chamada mas conto que me liguem hoje.

                                              Baiones, obrigado pelas informações. Engraçado (ou não) o erro que o mostrador tem, principalmente à medida que sobe na escala. O meu também tem de certeza mas o ponteiro sobe bem mais por isso continuo convicto de que tenho um problema na mesma.

                                              Alfamaniaco, parece que também tenho esses sintomas. Agora, acho estranho é desligar a ficha do sensor de temperatura e ele accionar a 1ª e a 2ª velocidades (supostamente indica que a tal peça em cerâmica está boa). Bem, tendo em conta o que escreveste, será mais uma situação para ser relatada, verificada e confirmada.

                                              Abraço.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                Eu amanha vou tirar as teimas sobre os valores reais de temperatura .


                                                Dependendo do que vir, talvez até substitua o tal actuador, dependendo do preço, para ver se noto diferenças...

                                                A ventoinha sei que trabalha, ja vi, e quando ligo o AC ela também liga, pode é não estar a disparar quando devia...
                                                Tinha uma vaga ideia de que o AC tinha uma ventoinha independente.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                                                  Tinha uma vaga ideia de que o AC tinha uma ventoinha independente.
                                                  Se tem está muito escondida...


                                                  Ainda ontem voltei a fazer o teste, parei o carro, lsai, liguei o AC, e de imediato se ligou a ventoinha do radiador .

                                                  Comentário


                                                    Na nossa serie só saiu com um ventilador mas penso que chegou a sair com 2. Agora não sei se foram os primeiros ou os últimos.

                                                    Ter AC não significa forçosamente 2 ventiladores.

                                                    Cumprimentos.

                                                    Comentário


                                                      Tenho um amigo meu com uma MY2003 que só tem uma ventoinha, e funciona da mesma forma que a da minha também...


                                                      A minha é uma MY2002...



                                                      Já tive um 1.6 TS Sport de primeira série e também tinha o mesmo comportamento...


                                                      O Radiador do AC fica em frente ao radiador de refrigeração do motor, não estou a ver que haja outra ventoinha...

                                                      Comentário


                                                        Pedro, o teu está com um erro abismal!! Esse erro é conhecido mas o teu é um abuso.

                                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                        é uma peça envolvida em cerâmica que está presa as ventoinhas! Só estava a disparar quando atingia a velocidade da segunda ventoinha!
                                                        É um pequeno cilindro, numa caixinha com alguns circuitos. É a isso que me refiro como actuador.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                                          Pedro, o teu está com um erro abismal!! Esse erro é conhecido mas o teu é um abuso.



                                                          É um pequeno cilindro, numa caixinha com alguns circuitos. É a isso que me refiro como actuador.
                                                          Bem antes erro no manometro que radiador entupido!!!

                                                          Comentário


                                                            No 156, GTV, smart F2, e patrol GR, todos ligam a ventoinha imediatamente com o Ac.
                                                            No GTV, tem duas ventoinhas, pelo que quando se liga o AC aquilo parece um avião, devido ao barulho das mesmas. (só se nota no exterior)

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                              Bem antes erro no manometro que radiador entupido!!!
                                                              Antes isso!

                                                              ATé te imagino a soprar no radiador!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X