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será a manutenção dos ALFA's assim tão cara?
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Originalmente Colocado por Throttleman Ver PostCyber, essa temperatura é demasiada, mesmo em carga. O mal deve estar do actuador electrico que faz disparar a ventoinha. Não seria o primeiro a acontecer. Tens que mandar verificar, e com o calor do verão (onde anda ele?), o quanto antes.
O meu tem os mesmo sintomas e com o ALFADiag ja verifiquei que marca mais do que na realidade está...
Convinha verificar a diferença entre a temperatura lida pela centralina e a temperatura mostrada no tablier...
E já agora, porque fiquei com o bichinho atrás da orelha, onde está esse actuador ?
É que eu sempre achei que 88 / 89º em andamentos banais, ligeiramente acima do que me parece normal, esperava algo mais para os 84 / 85º, gostava de verificar o mesmo para tirar as teimas...
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É assim,
Eu já fiz uma experiência que foi desligar a ficha do sensor de temperatura no termostáto e ele arrancou o ventilador na 1ª velocidade, alterando segundos depois para a 2ª. Pelo que li isto significa que essas resistências estão a funcionar mas fiquei com dúvidas na mesma porque eu já constatei que se deixar o carro ao ralenti ele não liga a 1ª velocidade, engrena logo a 2ª quando marca sensivelmente 110º.
Tendo em conta o que tenho lido, ele devia accionar a 1ª aos 100 e qualquer coisa graus e depois caso fosse necessário a 2ª aos 110º. No meu caso ele só liga a 2ª aos 110º mas conforme disse anteriormente, se desligar o sensor ele passa pelas duas velocidades. Estou com a pulga atrás da orelha..
Vocês recordam-se a que temperatura ele acciona o ventilador e em que velocidade quando se encontra em ralenti?
Se forem bastante tempo a dar "calor", principalmente em subidas, até onde vai o ponteiro da temperatura? Esta era muito importante que alguém me pudesse respoder.
Abraço!
PS: o vendedor hoje tem de ir à Alfa buscar um carro e já vai falar com eles.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostÉ assim,
Eu já fiz uma experiência que foi desligar a ficha do sensor de temperatura no termostáto e ele arrancou o ventilador na 1ª velocidade, alterando segundos depois para a 2ª. Pelo que li isto significa que essas resistências estão a funcionar mas fiquei com dúvidas na mesma porque eu já constatei que se deixar o carro ao ralenti ele não liga a 1ª velocidade, engrena logo a 2ª quando marca sensivelmente 110º.
Tendo em conta o que tenho lido, ele devia accionar a 1ª aos 100 e qualquer coisa graus e depois caso fosse necessário a 2ª aos 110º. No meu caso ele só liga a 2ª aos 110º mas conforme disse anteriormente, se desligar o sensor ele passa pelas duas velocidades. Estou com a pulga atrás da orelha..
Vocês recordam-se a que temperatura ele acciona o ventilador e em que velocidade quando se encontra em ralenti?
Se forem bastante tempo a dar "calor", principalmente em subidas, até onde vai o ponteiro da temperatura? Esta era muito importante que alguém me pudesse respoder.
Abraço!
PS: o vendedor hoje tem de ir à Alfa buscar um carro e já vai falar com eles.
no meu normalmente o ponteiro marca na casa dos 92 / 93, quando na realidade anda nos 88 / 89 .
A 140 / 150 o ponteiro sobre para os 96 / 97, ainda não liguei o portatil nessa altura para verificar na realidade que temperatura é...
A puxar a sério por ela o ponteiro sobe ligeiramente acima do sitio dos 100, atingindo por vezes um máximo na posição 105...
Dado que só existe traço para os 90 / 110 / 130 , as minhas indicações são meramente especulativas...
A ver se amanha trago o portatil comigo e verifico pelo caminho as diferentes temperaturas reais lidas pela centralina para tirar teimas...
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Pois, o meu já estava a passar da marca dos 110º mas também a A24 é puxada. Ia com 4 pessoas, AC, 30º de temp. exterior e uns quilómetros a subir. Ele até então aquecia mais menos o que teu aquecia mas pelo que descreves eu acho que ele estava sempre uns 5º ou 10º mais quente que o teu no mesmo tipo de situações. Acho que ele está realmente a aquecer um bocado.
Em termos de comportamentos os nosso carros estão semelhantes pois o meu ou anda em cima dos 90º ou nos 91º/92º. Ainda ontem ou antes de ontem encontrei um tópico no antigo forum de um Alfa 110 que mudou o termostáto e ficou a marcar o mesmo por isso até aqui acho que está tudo bem.
Abraço.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostPois, o meu já estava a passar da marca dos 110º mas também a A24 é puxada. Ia com 4 pessoas, AC, 30º de temp. exterior e uns quilómetros a subir. (...)
EU ja fiz tiradas de quase 30 minutos na A1, com o carro cheio, nos 180 / 200 continuamente, prego a fundo, e o ponteiro andava mais perto dos 110, mas nunca bateu la, nem passou...
Mas como existe um problema conhecido com os mostradores da consola central, não é só os da temperatura, também com os de combustivel, em alguns casos marcam o que lhes apetece, podes até estar com a temperatura correcta, mas isso só consegues confirmar ligando o portatil ao carro e verificar pelo caminho...
Amanha já vou tirar as teimas...
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O meu 1.6 TS não passa dos 90º nem que vá às 6500rpm em 5ª (200Km/h). Mas também só andei uma vez a essa velocidade. É raro passar os 160Km/h.Editado pela última vez por LuisMiguelC; 30 July 2009, 14:24.
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Originalmente Colocado por Baiones Ver PostÓ Hugo, a temperatura é demasiada, se realmente ele estiver a marcar bem...
O meu tem os mesmo sintomas e com o ALFADiag ja verifiquei que marca mais do que na realidade está...
Convinha verificar a diferença entre a temperatura lida pela centralina e a temperatura mostrada no tablier...
E já agora, porque fiquei com o bichinho atrás da orelha, onde está esse actuador ?
É que eu sempre achei que 88 / 89º em andamentos banais, ligeiramente acima do que me parece normal, esperava algo mais para os 84 / 85º, gostava de verificar o mesmo para tirar as teimas...
1º - sim, o marcador nem sempre está perfeitamente calibrado. E não é só o da temperatura (alguns conta rotações também, mas como a ordem de grandeza é muito superior, nem se nota). Já na temperatura nota-se. Mesmo assim, a diferença é pequena, e como dizes, ronda os 2 a 4 graus. Não mais do que isso. E as diferenças no 147 são ainda menores. Marcar 112 é muito.
O actuador é uma pequena caixa que encontras presa ao chassis da ventoinha.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostVocês recordam-se a que temperatura ele acciona o ventilador e em que velocidade quando se encontra em ralenti?
Se forem bastante tempo a dar "calor", principalmente em subidas, até onde vai o ponteiro da temperatura? Esta era muito importante que alguém me pudesse respoder.
O meu ex 147 nunca passou dos 90. E levou cada "esfrega"... e estava reprogramado. 130.000kms SEMPRE na melhor forma.
No 159 se calhar ainda não lhe dei assim tanto "calor". Até porque as circunstâncias são diferentes, e vem com cadeirinha de bábá incluida. Até ver anda sempre nos 90º (vista no manómetro).
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Originalmente Colocado por Throttleman Ver PostBoas Pedro,
1º - sim, o marcador nem sempre está perfeitamente calibrado. E não é só o da temperatura (alguns conta rotações também, mas como a ordem de grandeza é muito superior, nem se nota). Já na temperatura nota-se. Mesmo assim, a diferença é pequena, e como dizes, ronda os 2 a 4 graus. Não mais do que isso. E as diferenças no 147 são ainda menores. Marcar 112 é muito.
O actuador é uma pequena caixa que encontras presa ao chassis da ventoinha.
Dependendo do que vir, talvez até substitua o tal actuador, dependendo do preço, para ver se noto diferenças...
A ventoinha sei que trabalha, ja vi, e quando ligo o AC ela também liga, pode é não estar a disparar quando devia...
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Obrigado pelas respostas!
Ainda ninguém me ligou mas pelo que estou a ver tenho definitivamente um problema. Aguardo ansiosamente pela chamada do vendedor para saber se sempre levo o carro à Alfa para verificar a situação. Se bem que, mesmo que eles digam que está tudo bem, vai na mesma para a oficina (seja Alfa ou seja a que o stand trabalha que também tem um mecânico alfista que trabalha muito bem só que como termostáto calhou em ser montado na Alfa Aveiro, por motivos de disponibilidade, levava-se lá).
Aliás, estou a lembrar-me de ter trocado umas impressões com o mecânico do stand antes de ontem quando fui verificar os triângulos para colocar pneus novos e ele disse-me que muito provavelmente e tendo em conta que levou um termostáto novo, tenho o radiador com alguns favos entupidos pois os sintomas indicam pouco caudal de anticongelante. Portanto, o caudal que tem neste momento serve para andamentos normais mas se começamos a apertar ele já não tem capacidade de dissipar o calor todo, o que faz subir a temperatura do motor.
Abraço.Editado pela última vez por ciber007; 30 July 2009, 15:12.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostObrigado pelas respostas!
(...) tenho o radiador com alguns favos entupidos pois os sintomas indicam pouco caudal de anticongelante. Portanto, o caudal que tem neste momento serve para andamentos normais mas se começamos a apertar ele já não tem capacidade de dissipar o calor todo, o que faz subir a temperatura do motor.
Abraço.Originalmente Colocado por alfasilvas Ver PostJá muitos o disseram,mas aproveito para dizer que o meu nunca passou dos 90º em andamento,para quem conheçe faço muitas vezes A25 Aveiro-Viseu a 150/160 e o ponteiro mantêm-se sempre ligeiramente abaixo dos 90º
cumps
Bem, ja tenho aqui o alfadiag a postos para amanha tirar as teimas em andamento...
Não me estava a apetecer nada desmontar o radiador para limpar...
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O radiador é sempre uma possibilidade, sem dúvida.
Mesmo assim, a experiência pessoal que tenho do meu 147 é que, mesmo ao fim de 7 anos, 130.000kms, com várias alhetas do radeador completamente amassadas, fruto do que se encontra a "voar nas nossas estradas", mesmo assim, nunca teve qualquer problema de refrigeração. Mudou foi o anticongelante quando previsto, bem purgado, mas sem mais tratos especiais.
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Originalmente Colocado por Throttleman Ver PostO radiador é sempre uma possibilidade, sem dúvida.
Mesmo assim, a experiência pessoal que tenho do meu 147 é que, mesmo ao fim de 7 anos, 130.000kms, com várias alhetas do radeador completamente amassadas, fruto do que se encontra a "voar nas nossas estradas", mesmo assim, nunca teve qualquer problema de refrigeração. Mudou foi o anticongelante quando previsto, bem purgado, mas sem mais tratos especiais.
Bem, mas já tirei as teimas :
Andamento normal :
Mostrador :
Lido pela centralina :
Andamento em esforço :
Mostrador:
Lido pela centralina :
Ou seja, no meu caso era o que suspeitava mesmo, um erro de mostrador .
De notar que quando estava a aquecer ainda, quando o ponteiro marcava cerca de 2mm abaixo do traço dos 70º ( o traço visivel entre os 50 e os 90 ), a centralina lia 77º .
Em andamento normal, com o ponteiro nos +-92º, a centralina lê 87,06º .
Em esforço, o ponteiro marca perto da marca dos 110º, mas na realidade o valor lido pela centralina indica 91,06º .
O sensor de temperatura duvido que seja, é o sensor que está enroscado no corpo do termoestato, e como o sensor veio ja com o termoestato novo, mudado á cerca de 20k kms, é pouco provavel...
Como já é conhecido o "problema" dos mostradores centrais do 156, temos aí a resposta ao meu caso .
( o "em esforço" foi agora no para-arranca, e forcei um bocado a coisa com uns arranques sem necessidade só para ver o ponteiro a subir )
Entretanto acabei de confirmar mais uma coisa que ja sabia estar avariada: a MAF .
Embora não dê erro nenhum, e com andamentos normais me ande a fazer consumos de 6,5 , e a andar bem, a verdade é que através do alfa-diag vê-se quais os valores que está a ler da MAF, e quais os que devria estar a ler, e são muito dispares mesmo...
Nos ultimos kms esta diferença tem vindo a aumentar bastante, á cerca de 20k kms atrás, era uma diferença pouca entre o que devia mostrar, e os valores reais...
Lá vou ter de investir numa MAF!Editado pela última vez por Baiones; 31 July 2009, 07:50.
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O GTV à uns tempos andava a tocar e passar os 110º no monstrador quando circulava em trânsito.
A ventoinha tinha também um comportamento estranho, muito barulhente e intermitente!
Resultado, a resistência da primeira velocidade da ventoinha estava queimada. é uma peça envolvida em cerâmica que está presa as ventoinhas! Só estava a disparar quando atingia a velocidade da segunda ventoinha!
Agora, nem se ouve o trabalhar das ventoinhas, pois estas ligam mal passa dos 90º e a temperatura do carro está muito mais estável!
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Bom dia.
Bem, ainda não recebi a tal chamada mas conto que me liguem hoje.
Baiones, obrigado pelas informações. Engraçado (ou não) o erro que o mostrador tem, principalmente à medida que sobe na escala. O meu também tem de certeza mas o ponteiro sobe bem mais por isso continuo convicto de que tenho um problema na mesma.
Alfamaniaco, parece que também tenho esses sintomas. Agora, acho estranho é desligar a ficha do sensor de temperatura e ele accionar a 1ª e a 2ª velocidades (supostamente indica que a tal peça em cerâmica está boa). Bem, tendo em conta o que escreveste, será mais uma situação para ser relatada, verificada e confirmada.
Abraço.
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Originalmente Colocado por Baiones Ver PostEu amanha vou tirar as teimas sobre os valores reais de temperatura .
Dependendo do que vir, talvez até substitua o tal actuador, dependendo do preço, para ver se noto diferenças...
A ventoinha sei que trabalha, ja vi, e quando ligo o AC ela também liga, pode é não estar a disparar quando devia...
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Tenho um amigo meu com uma MY2003 que só tem uma ventoinha, e funciona da mesma forma que a da minha também...
A minha é uma MY2002...
Já tive um 1.6 TS Sport de primeira série e também tinha o mesmo comportamento...
O Radiador do AC fica em frente ao radiador de refrigeração do motor, não estou a ver que haja outra ventoinha...
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Pedro, o teu está com um erro abismal!! Esse erro é conhecido mas o teu é um abuso.
Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Posté uma peça envolvida em cerâmica que está presa as ventoinhas! Só estava a disparar quando atingia a velocidade da segunda ventoinha!
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