Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Lâmpadas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que recomendam de LEDs para Piscas traseiros e marcha atrás?

    No meu caso será para o i30. O carro já tem o interior todo em LED e exterior, apenas tem halogénio nos piscas traseiros e marcha atrás.

    Para o ibiza comprava no aliexpress muitos W5W e nunca tive problemas, para o i30 o que recomendam para não dar erro no CB?

    Comentário


      Neolux, Osram, Philips, ..

      Comentário


        Vou procurar umas, para os piscas terei de colocar alguma resistência para não dar erro ou não é necessário?

        Comentário


          É mais encontrar umas legais do que preocupar com isso. A Neolux vende resistências separadamente.

          Comentário


            O carro tem full LED, apenas vem com halogéneo de origem na marcha atrás e piscas traseiros.
            Não creio que impliquem com isso visto que muitos carros do ano do meu e amis recentes já vêm com estas lâmpadas em LED.

            Comentário


              No R56 meti umas do Ali e funcionam bem, nos piscas tenho hyperblink na primeira utilização e depois não faz mais, sem erros no CB.
              Editado pela última vez por JGibao; 21 November 2023, 09:32.

              Comentário


                Boas,

                Tenho um Corolla E12 2006 e coloquei recentemente nos m?dios as OSRAM Nightbreaker H7 LED, que, de acordo com os documentos da OSRAM, est?o homologadas para este modelo (e para os far?is de origem). Posteriormente ? troca das l?mpadas, os far?is foram alinhados em oficina.

                Acontece que fui ? IPO na Controlauto e eles n?o t?m conhecimento de nada disto, falei com o funcion?rio que fez a inspe??o, expliquei-lhe a situa??o e mostrei-lhe os documentos/certificados retirados ap?s a compra das l?mpadas. Ele disse que n?o havendo nenhum tipo de indica??o do IMT, entidade reguladora e pela qual eles se guiam, acerca destas novas situa??es, tinha que aplicar a lei portuguesa em vigor, sendo que estas l?mpadas num farol espelhado para halog?neo representam uma altera??o n?o legal. Disse que ia reportar ao coordenador mas que de momento n?o podia fazer mais nada, e a IPO veio com uma anota??o de defici?ncia. Adicionalmente referiu que o feixe apesar de estar com a altura correta, n?o fazia o corte como ? suposto, com a abertura do feixe no lado direito.

                Irei remeter um email ? OSRAM a reportar a situa??o, e solicitar eventualmente que enviem a documenta??o ao IMT, e fazer um pedido de esclarecimento ao IMT a ver se obtenho resposta.

                O que sugerem?

                E relativamente ao corte do feixe?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por gcastilho Ver Post
                  Boas,

                  Tenho um Corolla E12 2006 e coloquei recentemente nos m?dios as OSRAM Nightbreaker H7 LED, que, de acordo com os documentos da OSRAM, est?o homologadas para este modelo (e para os far?is de origem). Posteriormente ? troca das l?mpadas, os far?is foram alinhados em oficina.

                  Acontece que fui ? IPO na Controlauto e eles n?o t?m conhecimento de nada disto, falei com o funcion?rio que fez a inspe??o, expliquei-lhe a situa??o e mostrei-lhe os documentos/certificados retirados ap?s a compra das l?mpadas. Ele disse que n?o havendo nenhum tipo de indica??o do IMT, entidade reguladora e pela qual eles se guiam, acerca destas novas situa??es, tinha que aplicar a lei portuguesa em vigor, sendo que estas l?mpadas num farol espelhado para halog?neo representam uma altera??o n?o legal. Disse que ia reportar ao coordenador mas que de momento n?o podia fazer mais nada, e a IPO veio com uma anota??o de defici?ncia. Adicionalmente referiu que o feixe apesar de estar com a altura correta, n?o fazia o corte como ? suposto, com a abertura do feixe no lado direito.

                  Irei remeter um email ? OSRAM a reportar a situa??o, e solicitar eventualmente que enviem a documenta??o ao IMT, e fazer um pedido de esclarecimento ao IMT a ver se obtenho resposta.

                  O que sugerem?

                  E relativamente ao corte do feixe?


                  E o que ele refere, no nosso sistema acaba por ser assim.

                  Não "estando" homologado pelo IMT... é o que é.

                  Comentário


                    O facto de um construtor de lâmpadas indicar que o modelo está homologado para um determinado modelo de uma marca automóvel, não significa no imediato de que a lâmpada tem homologação nacional ou Europeia.

                    Portanto, se quiseres andar a brincar à lâmpadas, antes da ida à IPO é trocar por umas lâmpadas de filamento e voltar a colocá-las depois da IPO. Andas ilegal na mesma, podes inclusivé incomodar os outros utilizadores da estrada mas desta forma escusas de deixar a notinha no cinzeiro.

                    Comentário


                      Eu já relatei aqui a experiência.

                      Fui com essas lâmpadas à IPO, preparadinho para ter problemas , e passou sem espinhas.

                      As lâmpadas são aprovadas por regulamento comunitário que prevalece sobre o Direito interno.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                        Como prometido por mim aquando da colocação de Osram Nighbreaker LED H7 no meu Classe A w176, segue aqui o feedback após a primeira IPO com as lâmpadas instaladas.

                        IMG_6050.jpg

                        Não foi preciso levantar a voz enquanto exibo o certificado da Osram , nem pedir o livro de reclamações na sequência de eventual reprovação em virtude de lâmpadas homologadas pelo Direito da UE (que em Portugal goza de aplicabilidade direta).

                        Sem espinhas.
                        Está aqui o meu post.

                        Alias, basta recuar uma página aqui no tópico.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          O facto de um construtor de lâmpadas indicar que o modelo está homologado para um determinado modelo de uma marca automóvel, não significa no imediato de que a lâmpada tem homologação nacional ou Europeia.

                          Portanto, se quiseres andar a brincar à lâmpadas, antes da ida à IPO é trocar por umas lâmpadas de filamento e voltar a colocá-las depois da IPO. Andas ilegal na mesma, podes inclusivé incomodar os outros utilizadores da estrada mas desta forma escusas de deixar a notinha no cinzeiro.
                          Ilegal?

                          Entao estás a colocar as Osram, que custam uma fortuna, ao lado de umas chinesas de 20€ sem qualquer tipo de homologação.

                          Eu disse que só iria comprar lâmpadas para o meu carro quando houvesse homologação para tal.

                          Portanto nunca olhei para os chineses e gastei 150€ nas Osram, precisamente para andar com tudo by the book.

                          P.S. E a forma como colocas as coisas é uma acusação um bocado grave. Estás basicamente a acusar a Osram do crime de fraude, ao vender lâmpadas com homologação que segundo o teu post, não existe.
                          Editado pela última vez por Etcetera; 22 November 2023, 18:14.

                          Comentário


                            Quantas lâmpadas de marcas reputadas "not road legal" queres?

                            Diz lá qual é a norma ou homologação Europeia que permite usar essas lâmpadas.

                            E não, o preço mais elevado não as torna legais.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Quantas lâmpadas de marcas reputadas "not road legal" queres?

                              Diz lá qual é a norma ou homologação Europeia que permite usar essas lâmpadas.

                              E não, o preço mais elevado não as torna legais.
                              Mais me ajudas.

                              Sempre tiveste as Osram Cool Blue Hyper, que são de halogéneo e que sempre disseram não ser road legal.

                              A questão é que estás lâmpadas têm uma homologação diferente (ou até apenas uma homologação), o que as distingue das outras, CASO o veículo em questão seja um dos mencionados na lista.

                              Não sei a norma de cor, mas vê no site da Osram.

                              Se a marca afirma a homologação e, mais que isso, junta documentação de suporte a tal homologação, não vamos ser nós a dizer que é tanga e uma desculpa para venderem as lâmpadas mais caras.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por gcastilho Ver Post
                                Boas,

                                Tenho um Corolla E12 2006 e coloquei recentemente nos m?dios as OSRAM Nightbreaker H7 LED, que, de acordo com os documentos da OSRAM, est?o homologadas para este modelo (e para os far?is de origem). Posteriormente ? troca das l?mpadas, os far?is foram alinhados em oficina.

                                Acontece que fui ? IPO na Controlauto e eles n?o t?m conhecimento de nada disto, falei com o funcion?rio que fez a inspe??o, expliquei-lhe a situa??o e mostrei-lhe os documentos/certificados retirados ap?s a compra das l?mpadas. Ele disse que n?o havendo nenhum tipo de indica??o do IMT, entidade reguladora e pela qual eles se guiam, acerca destas novas situa??es, tinha que aplicar a lei portuguesa em vigor, sendo que estas l?mpadas num farol espelhado para halog?neo representam uma altera??o n?o legal. Disse que ia reportar ao coordenador mas que de momento n?o podia fazer mais nada, e a IPO veio com uma anota??o de defici?ncia. Adicionalmente referiu que o feixe apesar de estar com a altura correta, n?o fazia o corte como ? suposto, com a abertura do feixe no lado direito.

                                Irei remeter um email ? OSRAM a reportar a situa??o, e solicitar eventualmente que enviem a documenta??o ao IMT, e fazer um pedido de esclarecimento ao IMT a ver se obtenho resposta.

                                O que sugerem?

                                E relativamente ao corte do feixe?
                                O problema está no farol.

                                Comentário


                                  Há quem não saiba exactamente o que é uma homologação para um determinado produto.

                                  ​​​​​
                                  Não há, ainda, nenhum organismo Europeu que tenha aprovado lâmpadas LED como material de reposição.

                                  Essa é que é essa!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post

                                    O problema está no farol.
                                    Referes-te a problema no sentido do farol/espelhado ter algum defeito/anomalia, ou problema porque sendo um farol preparado para refletir a luz de uma l?mpada de halog?neo, n?o o faz da mesma forma perante uma l?mpada LED?

                                    DeCeli, acho que acaba por ser isso, e acho que acabei por me precipitar na compra. J? pedi a devolu??o das l?mpadas na amazon, vou voltar ao halog?neo, ainda s?o uns trocos para andar com dinheiro empatado ou com problemas...

                                    Noutro forum, um user teve a seguinte resposta por parte do IMT:

                                    "Bom dia,

                                    O Artigo 114, do C?digo da Estrada determina que todos os componentes e acess?rios que equipam os ve?culos est?o sujeitos a aprova??o de acordo com as regras fixadas em regulamento.

                                    Caso pretenda efectuar alguma altera??o ao ve?culo, dever? consultar o representante oficial da marca e solicitar num Servi?o do IMT a respectiva transforma??o.

                                    Junto se envia informa??o sobre transforma??es de ve?culos:

                                    TRANSFORMA??O DE VE?CULOS DOCUMENTOS NECESS?RIOS: ? Requerimento em modelo 9-IMT, preenchido e assinado, a solicitar aprova??o da transforma??o; ? Certificado de matr?cula (ou livrete + t?tulo de registo de propriedade) do ve?culo; ? Documento alfandeg?rio devido pela transforma??o (nos casos aplic?veis); ? Exibi??o de documento de identifica??o; ? Desenhos do ve?culo ? escala de 1/20, 1/30 ou 1/40 onde constem as altera??es, com vistas (lateral, cima e retaguarda), dimens?es principais e devidamente legendado; ? Mem?ria descritiva onde constem as altera??es efetuadas no ve?culo, elaborada por engenheiro/engenheiro t?cnico inscrito em organismo profissional; ? Termo de responsabilidade da transforma??o (minuta em anexo). TAXA: ....................... 150 EUROS

                                    Nota: No caso de serem alterados componentes, sistemas e acess?rios (ex.: para-choques, barra anti-aproxima??o, suspens?o, tubo de admiss?o de ar, etc.), dever?o ser apresentados comprovativos em como est?o homologados juntando documento emitido pelo representante oficial da marca onde conste que o modelo do ve?culo est? tamb?m homologado com aqueles elementos, anexando c?pias de certificados de aprova??o CE. Em alternativa apresentar relat?rio de ensaio emitido por Laborat?rio acreditado pelo IPAC e reconhecido pelo IMT para o efeito.

                                    Minuta TERMO DE RESPONSABILIDADE

                                    (identifica??o) .................................................. ........., titular do Bilhete de Identidade (ou Cart?o do Cidad?o) n.?......................., emitido em....../....../......, pelos arquivo de identifica??o de..........................., com o n?mero de contribuinte n.?................................, residente em ........................................declara que a transforma??o/carro?amento(*) do ve?culo:

                                    Matr?cula....................................... Marca –........................................ Modelo- ........................................ N.? de homologa??o nacional ........................................

                                    Conforme o projeto apresentado, cumpre todas as disposi??es legais aplic?veis.

                                    (Local e data) (Assinatura com plenos poderes para o efeito)

                                    (*) Riscar o que n?o interessa

                                    Estes processos, podem ser entregues mediante atendimento presencial sujeito a agendamento no servi?o do IMT da sua ?rea de resid?ncia.

                                    Junto se envia endere?o para acesso ao Comunicado sobre Regras de Atendimento: https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Por...Presencial.pdf

                                    Em alternativa, poder? remeter a documenta??o necess?ria, via correio, em carta registada, para o Servi?os da sua ?rea de resid?ncia. O pagamento da taxa ser? efectuado por multibanco, atrav?s de refer?ncia, criada aquando da abertura do processo e enviada por correio electr?nico. Se preferir, poder? enviar cheque emitido ? ordem de IGCP.EPE. (n?o s?o aceites outras formas de pagamento). Caso pretenda devolu??o de expediente (recibo/…) juntar envelope selado e endere?ado.

                                    Os endere?os das Delega??es do IMT poder? obt?-los em: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Port...inas/Sede.aspx

                                    Cumprimentos,

                                    Ve?culos-Informa??es - VMM Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P."
                                    Editado pela última vez por gcastilho; 24 November 2023, 14:51.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por gcastilho Ver Post

                                      Referes-te a problema no sentido do farol/espelhado ter algum defeito/anomalia, ou problema porque sendo um farol preparado para refletir a luz de uma l?mpada de halog?neo, n?o o faz da mesma forma perante uma l?mpada LED?
                                      Escreveste isto num Nokia 3310???

                                      Sim um farol preparado para refletir a luz de uma lampada de halogoneo, pode nao o fazer da mesma forma perante uma lampada LED.

                                      Comentário


                                        Olá a todos.

                                        Quais são atualmente as melhores lâmpadas de halogénio para troca direta com as de origem e que sejam 100% legais?

                                        Não me interessa a cor da luz, quero qualidade/intensidade/alcance.

                                        Serão as OSRAM Night Breaker 200?

                                        Antecipadamente agradeço a ajuda.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                          Olá a todos.

                                          Quais são atualmente as melhores lâmpadas de halogénio para troca direta com as de origem e que sejam 100% legais?

                                          Não me interessa a cor da luz, quero qualidade/intensidade/alcance.

                                          Serão as OSRAM Night Breaker 200?

                                          Antecipadamente agradeço a ajuda.


                                          Terás de ír para as lâmpadas de "rendimento", como o caso dessas que referes.

                                          Comentário


                                            Boas, tenho um Nissan Qashqai de 2019 com halogénio e olho de boi.
                                            Entretanto decidi experimentar LED's vindos da Amazon de marcas não conhecidas e o corte da luz é igual ao de halogénio (lâmpada H11), pelo que não há problema a cegar outros carros (apenas quando o carro que está do outro lado vem a subir é que encandeia, mas isso é normal).
                                            No entanto, quando dou máximos (halogénio), dou pisca ou ligo o farol de nevoeiro dianteiro, sente-se que pisca o LED naquele instante que liga uma dessas 3 luzes.
                                            Testei isso com 2 diferentes LEDs que mandei vir da Amazon e em ambos isso acontece (um anuncia 50W por lâmpada e outro anuncia 60W por lâmpada). O que poderá ser?

                                            Mandei agora também vir as Philips Ultinon Pro9100, OSRAM LEDrivingHL BRIGHT, Philips Ultinon Pro5100 e Philips Ultinon Pro3021 da Amazon (ainda não chegaram) para experimentar se esse problema não acontece, e, caso não aconteça, deverei ficar com uma dessas, pois são marcas conhecidas e consequentemente mais fiáveis.
                                            Já agora, entre as Philips Ultinon Pro9100 e OSRAM LEDrivingHL BRIGHT, quais acham melhores?
                                            Editado pela última vez por jters; 07 January 2024, 19:01.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por jters Ver Post
                                              Boas, tenho um Nissan Qashqai de 2019 com halogénio e olho de boi.
                                              Entretanto decidi experimentar LED's vindos da Amazon de marcas não conhecidas e o corte da luz é igual ao de halogénio (lâmpada H11), pelo que não há problema a cegar outros carros (apenas quando o carro que está do outro lado vem a subir é que encandeia, mas isso é normal).
                                              No entanto, quando dou máximos (halogénio), dou pisca ou ligo o farol de nevoeiro dianteiro, sente-se que pisca o LED naquele instante que liga uma dessas 3 luzes.
                                              Testei isso com 2 diferentes LEDs que mandei vir da Amazon e em ambos isso acontece (um anuncia 50W por lâmpada e outro anuncia 60W por lâmpada). O que poderá ser?

                                              Mandei agora também vir as Philips Ultinon Pro9100, OSRAM LEDrivingHL BRIGHT, Philips Ultinon Pro5100 e Philips Ultinon Pro3021 da Amazon (ainda não chegaram) para experimentar se esse problema não acontece, e, caso não aconteça, deverei ficar com uma dessas, pois são marcas conhecidas e consequentemente mais fiáveis.
                                              Já agora, entre as Philips Ultinon Pro9100 e OSRAM LEDrivingHL BRIGHT, quais acham melhores?
                                              Mandaste vir 4 modelos e depois de testar vais devolver 3?

                                              Por causa disso aqui há uns 15 anos deixei de comprar na fnac.. sempre que comprava alguma coisa só me calhava produtos usados

                                              Comentário


                                                Bom, mas estava para comprar uma lampadas led baratas para um carro com farol olho de boi para experimentar

                                                Recomendam algumas?

                                                Meti umas halogéneo das que iluminam bem mas parece que nem 1 ano duraram e poucas vezes foram ligadas

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jters Ver Post
                                                  Boas, tenho um Nissan Qashqai de 2019 com halogénio e olho de boi.
                                                  Entretanto decidi experimentar LED's vindos da Amazon de marcas não conhecidas e o corte da luz é igual ao de halogénio (lâmpada H11), pelo que não há problema a cegar outros carros (apenas quando o carro que está do outro lado vem a subir é que encandeia, mas isso é normal).
                                                  No entanto, quando dou máximos (halogénio), dou pisca ou ligo o farol de nevoeiro dianteiro, sente-se que pisca o LED naquele instante que liga uma dessas 3 luzes.
                                                  Testei isso com 2 diferentes LEDs que mandei vir da Amazon e em ambos isso acontece (um anuncia 50W por lâmpada e outro anuncia 60W por lâmpada). O que poderá ser?

                                                  Mandei agora também vir as Philips Ultinon Pro9100, OSRAM LEDrivingHL BRIGHT, Philips Ultinon Pro5100 e Philips Ultinon Pro3021 da Amazon (ainda não chegaram) para experimentar se esse problema não acontece, e, caso não aconteça, deverei ficar com uma dessas, pois são marcas conhecidas e consequentemente mais fiáveis.
                                                  Já agora, entre as Philips Ultinon Pro9100 e OSRAM LEDrivingHL BRIGHT, quais acham melhores?
                                                  Com as Philips deixará de ter esse problema porque já incorporam o sistema CanBus.
                                                  Agora...gastou aí uma pipa de €€€ ao comprar esses 4 modelos desnecessariamente...o modelo Pro9100 é o topo de topo da Philips...para quê ter comprado o resto?


                                                  Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                                  Mandaste vir 4 modelos e depois de testar vais devolver 3?

                                                  Por causa disso aqui há uns 15 anos deixei de comprar na fnac.. sempre que comprava alguma coisa só me calhava produtos usados


                                                  Infelizmente há pessoas assim...como em lojas de roupa e afins...compram hoje...usam amanhã no momento "especial"...devolvem no dia seguinte.




                                                  Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                                  Bom, mas estava para comprar uma lampadas led baratas para um carro com farol olho de boi para experimentar

                                                  Recomendam algumas?

                                                  Meti umas halogéneo das que iluminam bem mas parece que nem 1 ano duraram e poucas vezes foram ligadas



                                                  Esqueça o "barato"...aposte em lâmpadas leds de marcas conceituadas e até já com compatibilidade legal em certas marcas e modelos.
                                                  Osram ou Philips.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                                    Mandaste vir 4 modelos e depois de testar vais devolver 3?

                                                    Por causa disso aqui há uns 15 anos deixei de comprar na fnac.. sempre que comprava alguma coisa só me calhava produtos usados
                                                    Não há esse problema na Amazon porque eles distinguem produtos novos de produtos usados na hora de vender (vendem mais baratos os usados)


                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post

                                                      Com as Philips deixará de ter esse problema porque já incorporam o sistema CanBus.
                                                      Agora...gastou aí uma pipa de €€€ ao comprar esses 4 modelos desnecessariamente...o modelo Pro9100 é o topo de topo da Philips...para quê ter comprado o resto?
                                                      Em princípio ficará as Philips 9100 para médios.
                                                      Comprei esses 4 pares porque também quero ver qual dos modelos irei meter para máximos (estou a pensar colocar as Philips 5100 que têm a mesma temperatura de cor que as 9100 e pelo que li também já tem CANbus incorporado)

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por jters Ver Post

                                                        Em princípio ficará as Philips 9100 para médios.
                                                        Comprei esses 4 pares porque também quero ver qual dos modelos irei meter para máximos (estou a pensar colocar as Philips 5100 que têm a mesma temperatura de cor que as 9100 e pelo que li também já tem CANbus incorporado)
                                                        Eu no meu MeganeIV...meti as Pro9000(o modelo anterior) para médios...e as OSRAM Osram LEDriving HL Gen2 para máximos.
                                                        Como não ando sempre de máximos e quando os uso é por fracções de segundos ou, quanto muito, em estradas livres alguns minutos...não achei necessidade de ter ventilador.
                                                        No meu caso...o Canbus é fundamental nos médios mas não nos máximos.

                                                        P.S.: No meu caso já instalei este "setup" em 2020. Agora existem produtos mais actuais e, de certeza, melhores... 😉
                                                        Editado pela última vez por Vipauer; 08 January 2024, 09:08.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                                          Agora...gastou aí uma pipa de €€€ ao comprar esses 4 modelos desnecessariamente...o modelo Pro9100 é o topo de topo da Philips...para quê ter comprado o resto?
                                                          Não saber o q fazer aos €€...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post

                                                            Eu no meu MeganeIV...meti as Pro9000(o modelo anterior) para médios...e as OSRAM Osram LEDriving HL Gen2 para máximos.
                                                            Como não ando sempre de máximos e quando os uso é por fracções de segundos ou, quanto muito, em estradas livres alguns minutos...não achei necessidade de ter ventilador.
                                                            No meu caso...o Canbus é fundamental nos médios mas não nos máximos.

                                                            P.S.: No meu caso já instalei este "setup" em 2020. Agora existem produtos mais actuais e, de certeza, melhores... 😉
                                                            Porque dispensa CANBus nos máximos? Não terá depois o problema de cintilação?

                                                            Outra pergunta, não dá muita "cana" o LED à mostra nos máximos? Nos médios ainda o olho de boi esconde e à primeira vista eles não sabem se é de origem ou não, mas nos máximos a história é diferente...
                                                            Nunca teve problemas em Operações Stop?
                                                            Já não pergunto em inspeções porque deve certamente mudar para halogénio quando lá vai.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                                                              Não saber o q fazer aos €€...
                                                              Acho que é mais o contrário, saber para onde vai o dinheiro.
                                                              Assim testo tudo e vejo o que mais me agrada

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X