Anúncio

Collapse
No announcement yet.

World Series by Renault 3.5 - 2012

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    isso não é impedimento, pode pagar-lhe um lugar.

    penso que há espaço para o AFC correr com carros mais potentes antes da F1
    O lugar que a Red Bull lhe paga é na WSR, que tem carros potentes e se não me engano até supera a GP2 ou pelo menos são equiparáveis.

    Na GP3 ele só começou a usar o fato e o capacete com as cores da Red Bull, porque passou a fazer parte da Red Bull Junior Team, mas o lugar era pago pelos seus patrocinadores, sendo um deles da própria equipa Carlin, que também tem carros na GP2.

    Ou seja, caso a Red Bull permita, ele poderá participar na GP3/GP2 nesses moldes.

    Comentário


      Red Bull Junior Team - Renault 3.5 Catalunya - Félix da Costa keeps winning---

      Comentário


        Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
        O lugar que a Red Bull lhe paga é na WSR, que tem carros potentes e se não me engano até supera a GP2 ou pelo menos são equiparáveis.

        Na GP3 ele só começou a usar o fato e o capacete com as cores da Red Bull, porque passou a fazer parte da Red Bull Junior Team, mas o lugar era pago pelos seus patrocinadores, sendo um deles da própria equipa Carlin, que também tem carros na GP2.

        Ou seja, caso a Red Bull permita, ele poderá participar na GP3/GP2 nesses moldes.
        Por curiosidade, alguns dados sobre os dois carros, segundo a Wiki:

        GP2:

        Motor Renault/Mecachrome V8 4.0L com 612cv às 10000 rpm. Os carros são construídos pela Dallara, pesam 688kg (piloto incluído), têm caixa de 6 velocidades.

        WSR:

        Motor Zytek V8 3.5L com 530cv. Regime máximo às 9500 rpm. Os chassis também são Dallara, com um peso em vazio de 600kg, caixa de 6 e usam um sistema DRS.


        GP2 Series - Wikipedia, the free encyclopedia

        Formula Renault 3.5

        Comentário


          não so a potência, mas também a possibilidade de afinações.

          alem disso, quanto mais provas ele fizer,melhor

          Comentário


            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
            não so a potência, mas também a possibilidade de afinações.

            alem disso, quanto mais provas ele fizer,melhor
            Exacto.. acho que era interessante ele fazer os dois campeonatos, mas se só puder fazer um, decerto que será o WSR... devido ao que já foi dito acerca dos gostos da Red Bull.

            Comentário


              Originalmente Colocado por TILT Ver Post
              Por curiosidade, alguns dados sobre os dois carros, segundo a Wiki:

              GP2:

              Motor Renault/Mecachrome V8 4.0L com 612cv às 10000 rpm. Os carros são construídos pela Dallara, pesam 688kg (piloto incluído), têm caixa de 6 velocidades.

              WSR:

              Motor Zytek V8 3.5L com 530cv. Regime máximo às 9500 rpm. Os chassis também são Dallara, com um peso em vazio de 600kg, caixa de 6 e usam um sistema DRS.


              GP2 Series - Wikipedia, the free encyclopedia

              Formula Renault 3.5
              Pensei que o WSR era um pouco melhor que o GP2... podia ter pesquisado antes.

              Comentário


                A questão é que houve um desentendimento entre a Red Bull e a organização da GP2 e não têm lá corrido pilotos da RB ultimamente:

                Red Bull Junior Team 2012 - Drivers :: Red Bull

                A não ser que eles mudem de opinião, dificilmente o AFC lá correrá para o ano.

                Comentário


                  O WSR 3.5 é um campeonato bem melhor que o GP2 na minha opinião. Geralmente os carros são mais rápidos que os GP2 nas mesmas pistas, e tem pilotos melhores. O GP2 vive muito de pay-drivers ultimamente.

                  Comentário


                    Parabéns ao Grande "Da Costa" como é chamado. Grande Félix!

                    Fez um brilhante fim de semana, e se n fosse ter perdido as 5 primeiras corridas, era muito provavelmente o campeão.

                    No final de tudo também resta apontar outra coisa. A Manobra vencedora do FRIJNS foi muito ao estilo do Schumacher... "Ai que me vou lixar.... Deixa cá bater no gajo!"
                    Estive a ver se encontrava alguma penalização (mesmo que isso não mude nada!) mas no site da WSR só o apontam como campeão.

                    Comentário


                      Foi penalizado com 25s... mas mesmo assim sagrou-se campeão.

                      Comentário


                        Frijns earns Red Bull test alongside da Costa


                        Robin Frijns earns Red Bull test with World Series by Renault title | World Series by Renault | Formula 1 news, live F1 | ESPN F1



                        Frijns já tinha confirmado um teste com a Sauber ao lado de Esteban Gutierrez, agora por ter ganho as WSR, ganhou um teste na RBR ao lado de Da Costa...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                          Foi penalizado com 25s... mas mesmo assim sagrou-se campeão.
                          Pois, não muda nada.

                          Mas vai ficar sempre na dúvida....

                          Comentário


                            Barcelona FR3.5: Frijns penalised for Bianchi clash but keeps titleFormula Renault 3.5 champion Robin Frijns has been given a 25-second penalty for his clash with title rival Jules Bianchi in the Barcelona decider, but it does not affect his championship success.
                            Frijns, points leader going into the event, collided with Bianchi at Turn 4 on lap 21, leaving the Ferrari protege in the gravel. Bianchi had just overtaken Frijns for fourth place earlier in the lap.
                            Fortec driver Frijns went on to finish seventh on the road, but the penalty - awarded in lieu of an in-race drive-through - dropped him to 14th.
                            However as he was already ahead in the points before the finale, Frijns keeps the 2012 title. The Dutchman came into FR3.5 this year as a rookie, having won the Formula BMW Europe and Formula Renault 2.0 Eurocup championships in the preceding two seasons.
                            The penalty decision was only reached after several hours of deliberation by the stewards.
                            Although the drivers' championship is unaffected by the penalty, Frijns' demotion means his Fortec team falls behind Arden Caterham to third in the teams' standings, as the latter scores second in its debut FR3.5 season.

                            Barcelona FR3.5: Frijns penalised for Bianchi clash but keeps title - Formula Renault 3.5 news - AUTOSPORT.com

                            Comentário


                              A Red Bull chamou Felix da Costa para testar o F1 em Abu Dhabi

                              "A Red Bull Racing F1 confirmou hoje a sua dupla de pilotos para o teste de jovens pilotos de Abu Dhabi, no circuito Yas Marina, nos dias 6, 7 e 8 de Novembro. Os dois pilotos que estarão ao volante do carro Campeão do Mundo são António Félix da Costa e Robin Frijns. António Félix da Costa é piloto da Red Bull Junior Team e terminou esta temporada no 3º lugar na GP3 Series, tendo também participado em seis das nove corridas da World Series by Renault 3.5, onde alcançou quatro vitórias, terminando na 4ª posição do campeonato. O piloto de 21 anos guiou ainda recentemente o Red Bull Racing RB7 num evento de Show Car, em Seoul, na Coreia. António Félix da Costa estará ao volante nos dois primeiros dias, estando Frijns responsável pelo 3º dia de testes."


                              António Félix da Costa vai testar F1 em Abu Dhabi - Automobilismo - Consumer Site
                              Editado pela última vez por jb007; 22 October 2012, 20:51.

                              Comentário


                                Comentário


                                  Um horizonte mais Félix!


                                  O duplo triunfo de António Félix da Costa na derradeira jornada da Fórmula Renault 3.5 em Barcelona, culminando um ano de ouro, leva o nosso especialista, João Carlos Costa, a uma reflexão sobre a importância que o jovem piloto pode ter no futuro do Desporto Motorizado em Portugal.





                                  Numa altura em que o negativismo assola o nosso país, António Félix da Costa pode ter na mão a chave para nos dar razões de sonhar, colocando outra vez na ribalta o Desporto Motorizado que nos últimos 10 (se calhar 20) anos tem estado relegado a um estatuto secundário.


                                  Faço parte de uma geração que não teve grandes ídolos desportivos nacionais. Novo demais para vibrar com os feitos do Benfica na Taça dos Campeões Europeus (nasci poucos dias depois do segundo título), bem como os de Eusébio e dos outros “Magriços” no Mundial de Futebol em 1966, tive de me contentar com Joaquim Agostinho e o sonho de uma vitória na Volta a França em bicicleta que nunca se concretizou. Grandes triunfos internacionais no Desporto, o primeiro foi mesmo o de Carlos Lopes na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles/1984. Aos 22 anos fiz parte dos milhares (milhões?) que esperaram pelas 5 da manha para ver na RTP a bandeira subir e a Portuguesa tocar!


                                  Nos automóveis também fui “novo demais” para me lembrar de Nicha Cabral na F1. Ter portugueses a ganhar corridas no estrangeiro era algo de outro mundo. Umas vitórias sortidas em Espanha, o triunfo do Team BIP nos Sport 2 Litros em Spa/1973 (nunca mais saia o Motor nessa semana para saber tudo…). Vibrava com um 19º lugar de Francisco Romãozinho no Rali de Monte Carlo/1972, 19º lugar, ok! Ou com um 5º de António Borges no San Martino de Castrozza do Europeu de Ralis/1974. E pouco mais, como as viagens de Carlos Torres a provas do Mundial de Ralis, os Alfa Romeo da Ton-Sur-Ton no Europeu de Turismo ou os UMM e Portaro nos primórdios do Dakar.


                                  Até que a meio da década de 80, António Simões abriu a “escola” de ir correr para Inglaterra na F. Ford, F.3 e outras fórmulas de promoção. Época marcada em muitos casos pelo “famoso livro das desculpas” justificando alguma falta de resultados. Mas era um filão que se percebia que podia dar frutos… e veio a dar.


                                  O sonho supremo era voltarmos a ter um português na F.1. Em 1991 aconteceu com Pedro Chaves da pior maneira na inenarrável aventura Coloni. Continuou com Pedro Lamy em 1993 (incrível quase há 20 anos, o tempo voa), também longe do ideal. Mas Lamy teve um “capital” sem preço – possibilitou uma ainda maior abertura do automobilismo ao “povo”. Algo com contornos por vezes irreais mas muito saboroso de se viver. Portugal descobriu um ídolo nos automóveis. O mesmo Lamy que antes, nas fórmulas de promoção, ganhava corridas (e não era o único). Vencer passou a ser um hábito. Era um país que tinha finalmente pilotos ganhadores além-fronteiras. Que melhor prenda para um Portugal que era “maluquinho” por corridas, capaz de parar durante uns dias de Março para ver nas estradas cada edição do Rali Vinho do Porto e que se habituou a sentar-se à mesa às 13h00 de Domingo para um repasto em família acompanhado com a F1 de Fittipaldi, Stewart, Lauda, Prost, Piquet, Mansell e, sobretudo, Villeneuve e Senna.




                                  À subida ao Olimpo seguiu-se um desmoronar difícil de prever nesses anos de loucura. Lamy não chegou longe na F1. De seguida, o hiato foi grande até Tiago Monteiro que “apanhou o comboio” quando as corridas já eram tratadas como produto de segunda nos media portugueses. Pelo meio tivemos os brilharetes de Rui Madeira no Mundial de Ralis ou de alguns pilotos no Dakar, mas não uma grande vitória, não uma série de triunfos continuada no tempo. Até o Rali de Portugal caiu num (quase) esquecimento. O espírito de festa popular só foi ressuscitado com a vinda do Rali Dakar a Portugal no final da última década. Mas até essa passagem da grande maratona do Todo Terreno acabou com nota amarga.





                                  Tempo então de “entrar em jogo” António Félix da Costa. É o jovem “Formiga” que pode ter a chave para dar de novo asas a uma paixão que anda adormecida e, mais importante ainda, conquistar para o Desporto Automóvel os jovens que dele andam arredados, entusiasmados pelo sempre omnipresente futebol e por outros desportos mais radicais, menos “cotas”, mais na moda.


                                  Não tenham dúvidas que o Desporto Automóvel em Portugal precisa de um nome a lutar pelos bons lugares, pelas vitórias, na F1 ou no Mundial de Ralis. Serão os dois únicos campeonatos que conseguirão bombardear a barreira da indiferença a que os media portugueses devotam o automobilismo. O grande público virá por arrasto e em força. Poderá ser uma moda, mas muitos ficarão conquistados para a vida. E virão reforçar o grupo dos fãs a que pertenço, um grupo que anda “curto e adormecido”.


                                  O impacto de um grande resultado na F1 (ou no Mundial de Ralis) nunca será igualado com um título de Tiago Monteiro no WTCC, de Felipe Albuquerque no DTM, de Álvaro Parente dos GT, ou de um outro qualquer piloto nas 24 Horas de Le Mans ou no “Dakar”, por exemplo. Le Mans e o Dakar terão uma chance, mas são provas de uma/duas semana e o fenómeno acabará por se diluir.




                                  Álvaro Parente, Felipe Albuquerque ou Armindo Araújo foram os que nos últimos cinco anos tiveram a chave na fechadura da porta desse sonho, sem dar a volta à mesma. António Félix da Costa está mais perto de o conseguir. Em poucos meses, desde que tem o apoio da Red Bull, liberto das preocupações financeiras, confirmou toda a rapidez que sempre lhe foi reconhecida desde o karting, juntando a isso uma dose certa de agressividade e calculismo que tem deixado entusiasmados os responsáveis do programa desportivo da marca de bebidas energéticas, que não ainda os media portugueses ou o público nacional.





                                  As vitórias têm acontecido em catadupa, acompanhadas de pódios, de tremendas exibições, com ultrapassagens com enorme garra, em momentos decisivos.


                                  A porta da F.1 começa a ficar entreaberta. Nem podia ser de outra maneira. O sonho instala-se em todos nós que gostamos de corridas. E se o António entrasse para a Red Bull F1 em dois ou três anos?! Se pudesse lutar pelas vitórias, pelo título mundial, fazer-nos sonhar a cada Grande Prémio, abrindo noticiários, trazendo de volta a F1 a canal aberto, marcando as manchetes de jornais e revistas?! Um movimento de bola de neve que faria a muitos redescobrir o Desporto Motorizado e a uma grande maioria olhar para esta modalidade de forma séria. Assim queiram os responsáveis da Red Bull, assim queira o António continuando na senda dos bons resultados. Carrega um peso enorme nos ombros, tão só e apenas o de poder “recolocar no mapa” português o desporto que amamos. Será ele o próximo grande ídolo nacional para uma geração que felizmente, ao contrário da minha, está muito mais habituada a tê-los em outros desportos? O peso pode ser pesado, inumano até, mas a “formiga” é um animal trabalhador e o António merece a alcunha, agora já não tanto pela dimensão diminuta que lhe valeu o “petit nom” em miúdo, mas sim por aquilo que faz dentro e fora das pistas.


                                  Um horizonte mais Félix! - Automobilismo - Consumer Site

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                    tem que ir para GP2 primeiro
                                    Porquê? O que não falta são pilotos que passaram directamente da WSR para a F1. Casos de Vettel, Ricciardo, Jean-Eric Vergne ou Kubica.

                                    Comentário


                                      RED BULL RACING F1 ANUNCIA DUPLA DE PILOTOS PARA ROOKIE TESTE FÓRMULA 1 DE ABU DHABI

                                      Comentário


                                        Comentário


                                          Comentário


                                            Fórmula Renault: companheiro de Félix da Costa é brasileiro


                                            Arden Caterham anuncia o nome de Pietro Fantin


                                            10/01/2013 em Velocidade



                                            O companheiro de equipa de António Félix da Costa na Ardem Caterham é brasileiro. A equipa, que vai competir na Fórmula Renault 3.5, anunciou o nome de Pietro Fantin, de 20 anos, que competir na Fórmula 3 britânica.


                                            Fantin terminou a temporada passada na Fórmula 3 no sexto lugar, sendo que foi a segunda época que passou naquela prova, onde também conseguiu ganhar uma corrida e terminar seis vezes no pódio.


                                            O piloto confessou que passar para a Fórmula Renault 3.5 “sempre esteve” nos seus planos. “Queria um projeto de dois anos, por causa do carro e do alto nível da competição. Como estreante, espero aprender muito, mas também tenho o objetivo de terminar nos dez primeiros, terminar todas as corridas e pontuar constantemente”, confessou.


                                            Em relação à sua nova equipa, Pietro Fantin elogiou a “brilhante performance” do ano transato. “Tiveram sempre um carro competitivo e acredito que este ano não será diferente. Já conhecia o Julian Rouse [diretor desportivo] e o meu primeiro contacto com a equipa, em Barcelona, foi muito bom”, revelou.


                                            Frmula Renault: companheiro de Flix da Costa brasileiro - Autoportal

                                            Comentário


                                              Alguém me pode dizer como é que altero o título do tópico?

                                              Comentário


                                                Comentário


                                                  WSR: McLaren alberga adversário de Formiga





                                                  Stoffel Vandoorne, que este ano será adversário de António Félix da Costa na Fórmula Renault 3.5 World Series, foi integrado no programa de jovens pilotos da McLaren.


                                                  O jovem belga tem vindo a impressionar desde que se iniciou nas corridas de automóveis, triunfando na F4 Eurocup 1.6 para, dois anos depois, em 2012, conquistar a Fórmula Renault 2.0 Eurocup ao serviço da Epsilon.


                                                  Este ano Vandoorne dará o salto para a Fórmula Renault 3.5 World Series com as cores da Fortec, sendo um dos pilotos a seguir com atenção, dado poder demonstrar rapidamente o seu potencial.


                                                  Face aos resultados prometedores ao longo da sua carreira, a McLaren resolveu integrar o adversário de António Félix da Costa – que faz parte da academia da Red Bull – no seu programa de desenvolvimento de jovens pilotos, do qual Lewis Hamilton também fez parte.






                                                  Poderá agora seguir-nos também no Facebook em SPORTMOTORES.COM ou no Twitter em @SportMotoresCom

                                                  Comentário


                                                    WSR: AFC terá Aleshin e Muller pela frente





                                                    António Félix da Costa continua a descobrir os seus rivais de 2013 na Fórmula Renault 3.5 World Series, tendo Mikhail Aleshin sido confirmado pela Tech 1 e Nico Muller pela Draco.


                                                    O piloto português é considerado um dos principais candidatos ao título deste ano da categoria, depois de ter impressionado na temporada passada, mas terá uma forte oposição pela frente que tudo fará para lhe dificultar a tarefa.


                                                    A Tech 1 Racing, que alcançou o seu primeiro ceptro na categoria com Álvaro Parente, lutou pelo título do ano passado através de Jules Bianchi e este ano parece estar apostada em se bater pelo campeonato que lhe foge desse 2007 e, depois de ter assegurado Nigel Melker – refugiado da GP2 Series –, assinou com Aleshin o Campeão de 2010, então ao serviço da Carlin.


                                                    A meio da temporada passada o russo voltou à Fórmula Renault 3.5 World Series ao serviço da RFR, uma equipa oriunda do seu país, tendo terminando a época no décimo terceiro posto. Este ano Aleshin regressa a tempo inteiro e, integrado na Tech 1, poderá ser um candidato aos primeiros lugares.


                                                    Também a Draco Racing espera poder repetir este ano o título alcançado em 2009 com Bertrand Baguette, reconduzindo Nico Muller num dos seus carros.


                                                    O suíço esteve o ano passado ao serviço da formação de Adriano Morini, terminando no nono lugar da competição de pilotos, apesar de alguns problemas de fiabilidade.


                                                    A Draco Racing ainda não tem o segundo piloto da equipa confirmado, muito embora uma das possibilidades seja manter André Negrão.


                                                    INSCRITOS


                                                    EQUIPA - PILOTO - PILOTO


                                                    Tech 1 Racing - Nigel Melker - Mikhail Aleshin
                                                    Arden Caterham - Pietro Fantin - Antonio Felix da Costa
                                                    Fortec Motorsports - Oliver Webb - Stoffel Vandoorne
                                                    ISR - Sergey Sirotkin - P.A.
                                                    Lotus - P.A. - P.A.
                                                    Carlin - Jazeman Jaafar - Carlos Huertas
                                                    Comtec Racing - P.A. - P.A.
                                                    International Draco Racing – Nico Muller - P.A.
                                                    DAMS - Kevin Magnussen - Norman Nato
                                                    P1 Motorsport Matias Laine - Will Stevens
                                                    Pons Racing - Zoel Amberg - Nikolay Martsenko.
                                                    AV Formula - Arthur Pic - Yann Cunha


                                                    http://iris.cpidt.pt/sportmotores200...OTICIA(36152);

                                                    Comentário


                                                      WSR: Lotus define equipa





                                                      Marco Sorensen e Marlon Stockinger defenderão as cores da Lotus ao longo da temporada de 2013 da Fórmula Renault 3.5 World Series, campeonato que contará com a presença de António Félix da Costa.


                                                      O dinamarquês mantém-se na equipa operada em pista pela Charouz, depois de no ano passado, a sua época de estreia na categoria, ter terminado o campeonato de pilotos no sexto posto com uma vitória e três pódios.


                                                      Por seu lado, Stockinger foi adversário de António Félix da Costa na GP3 Series, alcançado um triunfo na disciplina que acompanha os Grandes Prémios de Fórmula 1 europeus, e mais um pódio, terminando o campeonato de pilotos no décimo lugar com cinquenta e cinco pontos. O checo dá agora salto para a competição de monolugares mais importante da Renault, mantendo-se como adversário da esperança portuguesa.


                                                      Com a definição dos pilotos da Lotus, estão agora apenas seis lugares vagos no plantel de 2013 da Fórmula Renault 3.5 World Series: um na ISR, um na Draco, dois na Comtec e dois na Zeta.


                                                      António Félix da Costa foi já confirmado há algumas semanas na Arden, tendo como colega de equipa Pietro Fantin.


                                                      INSCRITOS


                                                      EQUIPA - PILOTO - PILOTO


                                                      Tech 1 Racing - Nigel Melker - Mikhail Aleshin
                                                      Arden Caterham - Pietro Fantin - Antonio Felix da Costa
                                                      Fortec Motorsports - Oliver Webb - Stoffel Vandoorne
                                                      ISR - Sergey Sirotkin - P.A.
                                                      Lotus - Marco Sorensen - Marlon Stockinger
                                                      Carlin - Jazeman Jaafar - Carlos Huertas
                                                      Comtec Racing - P.A. - P.A.
                                                      International Draco Racing – Nico Muller - P.A.
                                                      DAMS - Kevin Magnussen - Norman Nato
                                                      P1 Motorsport Matias Laine - Will Stevens
                                                      Pons Racing - Zoel Amberg - Nikolay Martsenko.
                                                      AV Formula - Arthur Pic - Yann Cunha
                                                      Zeta Corse - P.A. - P.A.


                                                      http://iris.cpidt.pt/sportmotores200...OTICIA(36176);

                                                      Comentário





                                                        Antonio Felix da Costa - Road to FORMULA 1


                                                        ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA COM O 2º MELHOR TEMPO NO 1º DIA DE TESTES OFICIAIS EM MOTORLAND
                                                        (Assessoria de Imprensa)


                                                        1.Vandoorne 1.39.913
                                                        2.ANTONIO 1.40.055
                                                        3.Move 1.40.068
                                                        4.Muller 1.40.162
                                                        5.Stevens 1.40.325
                                                        6.Negrao 1.40.398
                                                        7.Fantin 1.40.724
                                                        8.Laine 1.40.731
                                                        9.Nato 1.40.734
                                                        10.Dilmann 1.40.734
                                                        26 pilotos presentes. Testes proseguem amanhã.


                                                        Mais informações:
                                                        ////// António Felix da Costa #13 - Página oficial
                                                        news@brandlooks.pt


                                                        Comentário


                                                          O dia de testes de ontem foi cancelado devido à neve e gelo. domfillas, sabes se hoje vai haver testes?

                                                          Comentário


                                                            Se ao menos houvesse circuitos no Sul da Europa onde se pudesse testar nesta altura do ano sem haver risco de neve...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                              Se ao menos houvesse circuitos no Sul da Europa onde se pudesse testar nesta altura do ano sem haver risco de neve...

                                                              Em Monza há umas semanas aconteceu o mesmo e também cancelaram os testes. Este ano o inverno está a ser severo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X