Meus amigos, uma box ou repro (bem feitas) em carros turbo, resulta num ganho de 25 a 35 cv.
As diferenças são notórias…
Dou aqui um exemplo que se passou comigo ao volante: O Opel astra GTC de 150 cv, totalmente de origem, fez um pico, com outro carro e perdeu. Na semana a seguir, com power box na mesma estrada a pisar em 2ª, o outro carro nem agua bebeu…
"Fazer um pico"....
E, claro que o consumo diminuiu...
De acordo, mas duvido mesmo muito dessas melhoria na eficiência...
A eficiência pode aumentar ligeiramente e manter o consumo; agora diminuir?!...
Claro que o FAP, etc, diminui a eficiência, mas, não é com repros e boxes que se tirar o FAP fora...
Além de que, o fabricante já optimizou a eficiência para aquele "hardware" original, por isso...
Pois se a eficiência sobe tanto aumenta a potência para o mesmo consumo como diminui o consumo para a mesma potência, é mesmo esse o conceito de eficiência, a proporção entre o que entra e o que sai.
Já dei exemplos de parâmetros que podem ser modificados electronicamente que afectam a eficiência.
"Fazer um pico"....
E, claro que o consumo diminuiu...
Em que parte do que escrevi falo de consumos??
Em condução normal, o consumo baixa. A fundo aumenta, mas emoção não tem nada haver.
Mas só quem experimentou é que pode falar e dizer de sua justiça. Infelismente, há muita gente sem ter que fazer, que usa este espaço para passar tempo e, falar do que não sabe
Pois se a eficiência sobe tanto aumenta a potência para o mesmo consumo como diminui o consumo para a mesma potência, é mesmo esse o conceito de eficiência, a proporção entre o que entra e o que sai.
Já dei exemplos de parâmetros que podem ser modificados electronicamente que afectam a eficiência.
Sim, claro!
E, único caso aqui relatado com "pés e cabeça" foi o do Fraga, que, em AE, nota melhorias!
Em condução normal, o consumo baixa. A fundo aumenta, mas emoção não tem nada haver.
Mas só quem experimentou é que pode falar e dizer de sua justiça. Infelismente, há muita gente sem ter que fazer, que usa este espaço para passar tempo e, falar do que não sabe
Alguém recomenda mais algumas, para além das que já aqui foram faladas?
Há muitas "casas" por esse país fora que trabalham muito bem a cobrar por volta dos 200/250€. Não temos obrigatóriamente de optar pelas casas com "mais nome". A NGP, por exemplo trabalham muito bem e têm bons preços.
Editado pela última vez por Crysis; 20 February 2013, 22:26.
Os valores do CB ficam errados se os mapa de injecção não ficarem devidamente calibrados.
A abertura dos injectores é definida em micro-segundos mas a informação que o CB recebe é em miligramas, ou seja, para aumentar o debito de combustivel é necessário aumentar o tempo de abertura dos injectores, mas temos de "avisar" a ECU que esse tempo de abertura equivale a "X mg" e não a "y mg" como antes programado.
Mas algum reprogramador actualiza os dados do CB? Isso nem lhes dá jeito.
Depois é ver este pessoal aqui a dizer que os consumos diminuíram...pois claro, pelo menos no CB na realidade os números não vão bater certos.
EGR pode ser fechada, por exemplo. E não é só pelos componentes, como referi os Diesel hoje em dia não podem funcionar tão pobres quanto querem por causa das emissões de NOx.
Nunca li nada relacionado com o assunto. Pode ser que sim...mas não estou a ver as marcas a perderem em eficiência unicamente para compensar o NOx, visto que a eficiência vai afectar emissões de CO2, CO, etc. Se o fazem, é marginalmente.
Mas se perceberes um pouco de termodinâmica até podes acreditar que é possível reduzir consumos !! mas em contra partida prejudicando o nível de CO2 emitido.
Explica-me como é que se reduzem consumos prejudicando o nível de CO2 emitido, se o nível de CO2 está directamente ligado à quantidade de combustível consumido
Explica-me como é que se reduzem consumos prejudicando o nível de CO2 emitido, se o nível de CO2 está directamente ligado à quantidade de combustível consumido
Se souberes o que é avanço de injecção/ignição e as consequências disso, percebes que o nível de CO2 não está directamente ligado é quantidade de combustível consumido.
Editado pela última vez por Crysis; 20 February 2013, 22:43.
Eu tenho na minha aud A4i 2.7 tdi esta box da recechip à cerca de 3 anos e antes tive na Mazda 5 e as difrencas säo muitas para mais
potencia,eu vivo na Suica e aqui como na Alemanha italia etc a box é muito usada em portugal .....enfim sabemos sempre mais ai ai ai.........
E o que é que isso tem a ver com o que eu disse? As repros aumentam a potência (pudera!), daí a diminuírem os consumos globais...
Um motor turbodiesel é normalmente mais eficiente às 1750 rpm a fundo que às 2500 a 70% de acelerador, por exemplo (a diferença entre fazer uma subida em 4ª ou em 3ª). Mas um motor mais pequeno pode muito bem não aguentar ir às 1750, não tem força e mesmo com o pedal colado em baixo vai a perder velocidade. Depois de uma repro pode já ter potência/binário suficiente para se aguentar a esse regime e portanto poder funcionar numa situação de maior eficiência.
É exactamente aqui que posso por em consideração um aumento da eficiência no motor...mas aumento de eficiência não tem de se traduzir obrigatoriamente em diminuição de consumos, se as potências são maiores...
Este é um assunto que, a ser bem discutido, era pegando em dois motores (um com e um sem) e realizar testes de laboratório com o mesmo. o AHO até podia tentar algo do género...
Meus amigos, uma box ou repro (bem feitas) em carros turbo, resulta num ganho de 25 a 35 cv.
As diferenças são notórias…
Dou aqui um exemplo que se passou comigo ao volante: O Opel astra GTC de 150 cv, totalmente de origem, fez um pico, com outro carro e perdeu. Na semana a seguir, com power box na mesma estrada a pisar em 2ª, o outro carro nem agua bebeu…
Com box? 15-20cv ainda consigo acreditar mais que isso...
Com repro sim consegues isso e ate bem mais, lembro de ver uma Passat 1.9 TDI PD130 que so com repro sacou 85cv... claro que aquilo ate ao ralenti deitava fumo, e em pouco tempo lixou o turbo, embraiagem, e deixou de entrar a 3ª.
Se souberes o que é avanço de injecção/ignição e as consequências disso, percebes que o nível de CO2 não está directamente ligado é quantidade de combustível consumido.
Como? A emissão de dióxido de carbono está directamente, intrinsecamente (o que tu quiseres ) ligado à quantidade de combustível consumida! O avanço de injecção e ignição afectam o desenrolar da combustão mas não a quantidade de combustível consumido (que já foi definida anteriormente)...a não ser que esteja a ser injectada uma quantidade idiota de combustível, o que usualmente é o caso de algumas repros Há sempre emissão de hidrocarbonetos mas isso não tem expressão nas emissões finais de CO2...até porque, no catalisador, estes HCs são transformados em...CO2 (e H2O).
Mas se perceberes um pouco de termodinâmica até podes acreditar que é possível reduzir consumos !! mas em contra partida prejudicando o nível de CO2 emitido.
PS: Mas de qualquer das formas, o parâmetro que pode optimizar os consumos não é alterado numa reprogramação vulgar em que o objectivo é apenas ganhar os "primeiros" cavalos a partir da programação original
Não?!
Se aumentou o CO2 é porque: ou a combustão piorou (logo, menor eficiência! (neste caso, aumentou, principalmente, o CO)), ou a potência aumentou; de qualquer modo, se aumentou o CO2, aumentou o consumo!!!
Editado pela última vez por ASAS; 21 February 2013, 03:33.
Quê? Desde quando é que a eficiência da combustão se mede pelo CO2 libertado?
Huh?
Eu vou parar de ler o que escreves...Mostra-me lá as formulas básicas da física para provar o que dizes. É que já não é a primeira vez que enuncias a física para te justificares sem que realmente digas algo de jeito. Os gráficos não te preciso de mostrar, estão nos sites das tais reprogramações e powerbox's.
De uma forma simples:
Combustão incompleta (fumarada!):
Combustão completa:
Explica lá como é que há aumento de CO2, mantendo (ou diminuindo) ou consumo combustível?!!
Isto é uma "equação simplificada"; certamente que os fabricantes das box's ou o "artistas" das repros, tem formulas e cálculos bem mais elaborados....
99% dos artistas das repros as únicas contas que fazem são umas regras de três simples
"Ora se tenho aqui no mapa 160 e com isto ele produz X, então para produzir Y tenho que mudar o valor para Z".
Verdade!
OFFTOPIC: teem ate dia 1 de março 2013 para trocar as powerbox da zon pela zon box hd.
ONTOPIC: tenho um amigo que teve um 18tds compact que que lhe colocou a uma box já que em casa era tudo corrido a bmw e estava habituado a andar mais depressa (325tds, 325i e 328ci).
Se aquilo andava bem mais que o 18tds de origem? Nao tenham duvidas! Se em percursos calmos gastava menos? Parecia que sim! Se o turbo era o de origem? Claro que nao! era um turbo a cada 40.000km!
A box limita-se a enganar constantemente os valores da centralina por forma a permitir maior entrada de combustível.
Se rende, no meu caso em concreto (moto) sim, porque em conjunto com uma admissão e escape menos restritivos nota-se outra agradabilidade na condução. O motor aguenta muito melhor as muito baixas rotações e em consequência o consumo em uso regular baixou.
Quem quer cavalos que ponha um TURBO..qual box ou powerbox!
Até te digo mais. TROCA DE CARRO! Não basta trocar o turbo e voilá.... além do custo do turbo tens de fazer acerto na eletrónica, o que implica mais 400 euros (em média). E mais...provavelmente tens de trocar o IC tb....e os outros pequenos acessórios que ficam caros!
Verdade!
OFFTOPIC: teem ate dia 1 de março 2013 para trocar as powerbox da zon pela zon box hd.
ONTOPIC: tenho um amigo que teve um 18tds compact que que lhe colocou a uma box já que em casa era tudo corrido a bmw e estava habituado a andar mais depressa (325tds, 325i e 328ci).
Se aquilo andava bem mais que o 18tds de origem? Nao tenham duvidas! Se em percursos calmos gastava menos? Parecia que sim! Se o turbo era o de origem? Claro que nao! era um turbo a cada 40.000km!
Se usou o modo mais agressivo da box, não é de admirar, e para ter o "andamento" de um 325 que seja, tinha de andar esmifradinho. Não é surpresa
Pegando no link do início do tópico aumentaria a potência do ML 270 CDI em 27 % com 129 € (não falo do transporte)
Parece aptecível. Estes dados são fiáveis ou nem por isso ?
Eu tenho uma no meu JTD de 110cv e o motor até parece outro.
Tenho a box apenas a 50% e chega perfeitamente. A box avança muito mais do que isso mas até se começa a ouvir a injecção a "martelar" a frio , pelo que o interesse nessa situação é 0.
Uma reprogramação altera outros parâmetros e consegue tirar mais rendimento, sendo obviamente uma solução mais completa. No entanto para quem quer apenas tirar aquela inércia inicial do motor (caso que se nota muito nos JTD de 8v) serve perfeitamente e não danifica nada, desde que usada com moderação tal como referi em cima.
Quanto aos consumos não notei nada, quanto muito gasta o mesmo mas andado mais, ou seja, o que gasta a mais quando carrego a fundo compensa com o que gasta a menos quando ando normalmente.
Já agora, é preciso ter cuidado com muitas box's que por aí andam. Por fora são todas XPTO e com luzinhas a piscar mas depois de abertas só têm uma resistência lá dentro.
Eu tenho uma no meu JTD de 110cv e o motor até parece outro.
Tenho a box apenas a 50% e chega perfeitamente. A box avança muito mais do que isso mas até se começa a ouvir a injecção a "martelar" a frio , pelo que o interesse nessa situação é 0.
Uma reprogramação altera outros parâmetros e consegue tirar mais rendimento, sendo obviamente uma solução mais completa. No entanto para quem quer apenas tirar aquela inércia inicial do motor (caso que se nota muito nos JTD de 8v) serve perfeitamente e não danifica nada, desde que usada com moderação tal como referi em cima.
Quanto aos consumos não notei nada, quanto muito gasta o mesmo mas andado mais, ou seja, o que gasta a mais quando carrego a fundo compensa com o que gasta a menos quando ando normalmente.
Já agora, é preciso ter cuidado com muitas box's que por aí andam. Por fora são todas XPTO e com luzinhas a piscar mas depois de abertas só têm uma resistência lá dentro.
Pegando no link do início do tópico aumentaria a potência do ML 270 CDI em 27 % com 129 € (não falo do transporte)
Parece aptecível. Estes dados são fiáveis ou nem por isso ?
Os custos de envio estão incluídos (para a Europa).
Em relação aos dados, eu continuo a "implicar" com os consumos....
Numa condução normal os consumos são melhores, isto pela simples razão, que em carros com alguma potência deficitária e ou mal compensada em certas faixas de rotação (antes da entrada do turbo, 2000 rpm, caso dos 1.3), o aumento de potência + binário vai fazer com que na vez de termos de subir a rotação até acima das 2000 rpm para poder trocar de caixa decentemente, podemo-lo fazer às 1500 rpm. Num carro a diesel e falando nos 1.3 (modelo que possuo) 500 rpm é mt. Em cidade o número de vezes que recorremos à caixa (e falo por mim q tenho caixa de 6v) se passarmos de caixa mais cedo, e mantermos o carro numa mudança + alta sem "exigir" tanto do carro, há uma melhor gestão da condução e consequentes reduções de consumos! É evidente que a alteração apenas da eletrónica, com uma condução desportiva vai gastar mais! Nisso nem se coloca questão. Claro há as excepções de alguns comboios a carvão na estrada, q gostam de tapar as vistas a quem vai atrás, mas enfim essa minoria de idiotas n serve cm exemplo.
Os custos de envio estão incluídos (para a Europa).
Em relação aos dados, eu continuo a "implicar" com os consumos....
Por que não escreves, da tua experiencia com powerbox, que já tiveste nos teus carros ou das repros que já fizeste? Em vez de duvidares de tudo e todos… em vez de constantemente colocares retóricas atrás de retóricas por aqui?…
Comentário