Anúncio

Collapse
No announcement yet.

carro economico: corsa 1.5td ou saxo 1.5d? conselhos para avaliar 106 1.5d usado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    A ironia é para quem a sabe usar.

    Já agora, aquela do ABS não precisar de servo-freio, podias explicar?
    Continuas a não saber ler.

    Viste alguém dizer que o ABS não tem servo-freio? Eu falei de servo-freio simples e sistemas com ABS.

    Até faço um quote:

    Originalmente Colocado por OFFICER
    Agora, o que é o ABS? Como o nome indica, sistema de anti-bloqueio ou Anti-Block System. O que faz o ABS? Faz com que as rodas não bloqueiem reduzindo assim a distância de travagem.

    Ah...espera, o servo-freio é melhor


    Para ti...

    Aprender Português, há ai uns cursos online



    Estes fanboys....mãezinha.
    Editado pela última vez por OFFICER; 09 May 2013, 14:50.

    Comentário


      vou tentar resumir o tópico:

      CORSA 1.5TD

      mais potencia e velocidade
      melhores interiores e plasticos
      melhor segurança passiva

      pouco conforto
      trava mal e curva mal
      possivel problema de aquecimento???


      SAXO 1.5D
      mais confortavel
      melhor a curvar e travar

      pouca velocidade de ponta
      possivel problema no eixo traseiro
      mais ruídos parasitas???


      NOTAS: carros usados comprar o que se apresenta em melhor estado...
      conhecendo-me como sou só comprarei se achar que é bom negócio/bom preço
      mtos corsas nao têm direcção assistida

      QUESTOES: a velocidade de ponta dos saxos é baixa? no meu saxo comercial em AE dificilmente chega aos 140km/h sem se estar a derreter todo
      os ruídos parasitas serao realmente menores no corsa? no meu saxo é uma chinfrineira....

      A REFLETIR: gastar mais um litro por cada 100km e optar por outro modelo com mais conforto e segurança, mas mantendo o orçamento (1500€)

      Comentário


        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
        Continuas a não saber ler.

        Viste alguém dizer que o ABS não tem servo-freio? Eu falei de servo-freio simples e sistemas com ABS.

        Até faço um quote:

        [/COLOR]

        Para ti...

        Aprender Português, há ai uns cursos online



        Estes fanboys....mãezinha.
        Oh pah desculpa, eu sou mesmo burro, o que é um servo-freio simples mesmo?
        Em que difere um servo-freio "simples" de um com ABS?

        Elucida-nos com a tua sabedoria e não caias no insulto fácil!
        Sei que deve ser complicado para ti mas, faz um esforço.

        Comentário


          Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
          vou tentar resumir o tópico:

          CORSA 1.5TD

          mais potencia e velocidade
          melhores interiores e plasticos
          melhor segurança passiva

          pouco conforto
          trava mal e curva mal
          possivel problema de aquecimento???


          SAXO 1.5D
          mais confortavel
          melhor a curvar e travar

          pouca velocidade de ponta
          possivel problema no eixo traseiro
          mais ruídos parasitas???


          NOTAS: carros usados comprar o que se apresenta em melhor estado...
          conhecendo-me como sou só comprarei se achar que é bom negócio/bom preço
          mtos corsas nao têm direcção assistida

          QUESTOES: a velocidade de ponta dos saxos é baixa? no meu saxo comercial em AE dificilmente chega aos 140km/h sem se estar a derreter todo
          os ruídos parasitas serao realmente menores no corsa? no meu saxo é uma chinfrineira....

          A REFLETIR: gastar mais um litro por cada 100km e optar por outro modelo com mais conforto e segurança, mas mantendo o orçamento (1500€)
          Esquece as velocidades de ponta.
          Não diferem muito e nem tão pouco são mensuráveis a lá chegar.
          São lentos, ponto

          A questão do sobre-aquecimento do Opel é um facto e não uma dúvida.

          Como alguém disse e bem - e tu referes - compra o que estiver em melhor estado e pelo melhor preço.
          Para o que pretendes, ficas bem servido com os dois.

          No que toca a ruidos parasitas, o Corsa B tem menos que o Saxo.
          Não esperes é um nível de ruidos ao nível de um Mercedes.
          Eles existem na mesma.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
            Eu que sou um defensor do Corsa B 1.5TD, e tendo tido um...posso dizer facilmente que não! não curva bem nem trava bem - esses, em conjunto com desconforto para algo que não é desportivo, são precisamente os seus defeitos!

            E o que tive não era um "normal" como aqui dizem. Os Corsas B que privei foram 1.5TD Sport e 1.4i16v Sport (ambos de 5 lugares)

            O meu foi o diesel e sempre achei o carro pouco interactivo e com uma traseira falsa (ainda por cima sem ABS - e sim, como já expliquei acima faz diferença nesta má base já que bloqueava as rodas de trás) e como Sport tinha as jantes de 14", nunca usei pneus da tanga (aliás nos anos 90 nem havia tanto)

            O que não quer dizer que se vire a qualquer momento...aliás felizmente nunca tive nenhum acidente (e foi basicamente o 1º carro meu). Mas isso parte de ter noção do que temos nas mãos. Mas apanhei alguns sustos de travagens em apoio e sei que apesar de parecer que curvava bem e não adornava (coisa que previligio), quando fugia não é das melhores coisas
            Os corsas que tiveste eram pré-restyling ou pós?

            Nota: isto só para me centrar.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Os corsas que tiveste eram pré-restyling ou pós?

              Nota: isto só para me centrar.
              O 1.5TD foi de 94 - pré-restyling...Sport, com as jantes de liga com 3 raios, bancos tipo backet e duros como tábuas, mas interior bonito
              Nem ABS, nem mesmo airbag, ainda era um volante por acaso bem bonito (ao contrário do pós que era aquele de 4 braços grande e fininho) de 3 braços e buzina no meio - http://www.mercadoracing.org/imagene...te-corsa-b.jpg

              Com os defeitos já aqui resumidos acima (e quanto a mim muito bem), adorei o carro e para o que se propunha fazer é muito bom. Sempre achei e continuo a achar (e também conduzi bastante um Saxo dos 1ºs 1.5d) que é bem melhor do que o Saxo - falo de carros iguais da época, atenção! (nos usados é mais, compra o melhor)

              O outro, o a gasolina com o motor do Tigra, não foi meu mas conduzi muitas vezes. Pós-restyling

              Comentário


                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                Esquece as velocidades de ponta.
                Não diferem muito e nem tão pouco são mensuráveis a lá chegar.
                São lentos, ponto

                A questão do sobre-aquecimento do Opel é um facto e não uma dúvida.

                Como alguém disse e bem - e tu referes - compra o que estiver em melhor estado e pelo melhor preço.
                Para o que pretendes, ficas bem servido com os dois.

                No que toca a ruidos parasitas, o Corsa B tem menos que o Saxo.
                Não esperes é um nível de ruidos ao nível de um Mercedes.
                Eles existem na mesma.
                a questao da velocidade pra mim ta a ser pertinente, porque o meu saxo em AE nao anda mais do que 110km/h sem tar a derreter... o certo é que o carro era duma senhora e nao sei se teve o mlhr desenvolvimento enquanto novo... no entanto eu tb nao sou adepto de grandes velocidades, mas gostava de puder andar de uma forma estavel a 130/140 km/h sem o carro tar a derreter, e pelo que li em comentarios anteriores o corsa consegue isso facilmente. talvez os outros saxos que nao o meu tb consigam, nao sei....

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                  Sabes que o "Sport" apenas designa um nível de equipamento e apresentação, certo? Que o resto é igual ao mais pacato GLS, por exemplo.

                  O Corsa B é tido como sendo inferior aos demais concorrentes no capítulo dinâmico. É unânime. Se tens dúvidas, consulta revistas de época.
                  Apesar de Sport ser o nivel de equipamento, tenho a clara convicção que trás um curso menor de suspensão associado a uma maior rigidez de suspensão.

                  Se, o corsa B era o não o pior no capítulo dinâmico na época, eu não sei, até porque não me lembro de ter lido isso. Mas também, como proprietário, só me calhou o pós-restyling (que é um chasso a curvar se compararmos com o corsa C), mas é melhor que o pré-restyling. Tive as minhas aventuras, as traseiradas, e afins, mas muito honestamente, para o carro que era (segmento B) não o achava mau. Diria que era pior a curvar que a travar, mas o meu tinha a suspensão seca e bailarina como tudo, e onde se notava mais era no eixo traseiro. Á frente não sentia o desconforto, os bancos também não eram iguais à 1ª fase.

                  Estamos todos aqui a opinar (e isso é de valor, no sentido de ajudar o autor do tópico), e compreende-se que cada um tenha a sua "bitola", nos parâmetros que estamos a falar. O que me parece de realçar, é que, apesar de todos os defeitos que possa ter, após maio de 1997, o corsa B foi alvo de alterações que melhoraram o carro num conjunto de situações, e é exactamente a partir desta data que recomendo a compra (se tiveres dúvidas pode-se ver pela grelha frontal que é diferente).

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                    a questao da velocidade pra mim ta a ser pertinente, porque o meu saxo em AE nao anda mais do que 110km/h sem tar a derreter... o certo é que o carro era duma senhora e nao sei se teve o mlhr desenvolvimento enquanto novo... no entanto eu tb nao sou adepto de grandes velocidades, mas gostava de puder andar de uma forma estavel a 130/140 km/h sem o carro tar a derreter, e pelo que li em comentarios anteriores o corsa consegue isso facilmente. talvez os outros saxos que nao o meu tb consigam, nao sei....
                    Não sei o que entendes por derreter, mas se pretendes um carro que chegue aos 140km/h facilmente e que por lá se mantenha com facilidade - e sem grande ruido - então estás a ver os carros errados.

                    Nenhum deles o faz de forma fácil.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                      O 1.5TD foi de 94 - pré-restyling...Sport, com as jantes de liga com 3 raios, bancos tipo backet e duros como tábuas, mas interior bonito
                      Nem ABS, nem mesmo airbag, ainda era um volante por acaso bem bonito (ao contrário do pós que era aquele de 4 braços grande e fininho) de 3 braços e buzina no meio - http://www.mercadoracing.org/imagene...te-corsa-b.jpg

                      Com os defeitos já aqui resumidos acima (e quanto a mim muito bem), adorei o carro e para o que se propunha fazer é muito bom. Sempre achei e continuo a achar (e também conduzi bastante um Saxo dos 1ºs 1.5d) que é bem melhor do que o Saxo - falo de carros iguais da época, atenção! (nos usados é mais, compra o melhor)

                      O outro, o a gasolina com o motor do Tigra, não foi meu mas conduzi muitas vezes. Pós-restyling
                      Lembro-me perfeitamente desses 2 volantes que referes. O 1º foi o carro da condução, e o 2º já foi o meu carro (até já coloquei por aqui uma foto por causa da buzina que nunca rompeu).

                      O Sport deve, por lógica, ser o que descreves, duro e uma tábua e desconfortável por isso.

                      Notaste o pedal da embraiagem e travão mais macios no pós-restyling? Chegaste a fazer alguma travagem a fundo, em que te apercebesses de alguma diferença para o teu?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        Não sei o que entendes por derreter, mas se pretendes um carro que chegue aos 140km/h facilmente e que por lá se mantenha com facilidade - e sem grande ruido - então estás a ver os carros errados.

                        Nenhum deles o faz de forma fácil.
                        sim eu sei, o facil queria dizer mais facilmente um que o outro....
                        o meu "derreter" quer dizer o elevado barulho do motor e o carra a tremer por todo o lado...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                          sim eu sei, o facil queria dizer mais facilmente um que o outro....
                          o meu "derreter" quer dizer o elevado barulho do motor e o carra a tremer por todo o lado...
                          Não tenho essa experiência no Saxo, mas no Corsa tenho e a partir dos 90km/h já vai a fazer bom ruido.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Oh pah desculpa, eu sou mesmo burro, o que é um servo-freio simples mesmo?
                            Em que difere um servo-freio "simples" de um com ABS?

                            Elucida-nos com a tua sabedoria e não caias no insulto fácil!
                            Sei que deve ser complicado para ti mas, faz um esforço.
                            Se achas que estava a insultar, peço desculpa, não foi com esse tom.

                            No entanto não vou gastar mais latim contigo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                              sim eu sei, o facil queria dizer mais facilmente um que o outro....
                              o meu "derreter" quer dizer o elevado barulho do motor e o carra a tremer por todo o lado...

                              Para teres uma ideia, no Corsa (comercial) a 120 tens de gritar para quem vai ao teu lado te entender. No Saxo também é ela por ela, apesar do motor ser menos ruidoso que o do Corsa (mas lá está, falamos de duas traineiras de qualquer forma !).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                Se achas que estava a insultar, peço desculpa, não foi com esse tom.

                                No entanto não vou gastar mais latim contigo.
                                Pois não vais não porque não sabes o que dizer, tanto do insulto, como do servo-freio.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                  Pois não vais não porque não sabes o que dizer, tanto do insulto, como do servo-freio.
                                  Exacto.

                                  Comentário


                                    Agora, respondendo apenas à tua última questão, de um lado tens o ABS do outro tens o servo-freio "simples" como eu disse. Leia-se, que quando refiro servo-freio "simples" indico, sem ABS.



                                    Desculpa lá mas tinha que trolar um bocado

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                                      a questao da velocidade pra mim ta a ser pertinente, porque o meu saxo em AE nao anda mais do que 110km/h sem tar a derreter... o certo é que o carro era duma senhora e nao sei se teve o mlhr desenvolvimento enquanto novo... no entanto eu tb nao sou adepto de grandes velocidades, mas gostava de puder andar de uma forma estavel a 130/140 km/h sem o carro tar a derreter, e pelo que li em comentarios anteriores o corsa consegue isso facilmente. talvez os outros saxos que nao o meu tb consigam, nao sei....
                                      Caro malapeiro,

                                      Tenho um Saxo 1.5D Exclusive com 5 portas, e fiquei surpreso de saber esses valores... pois eu no meu consigo andar sem "estar a derreter" a 130km/h, o máximo que consegui dar rondou os 150/160 km/h, aí sim já se nota que está a chegar ao máximo... quanto ao arranque sim acho o carro lento.
                                      (assim está mais que obvio que a desenvoltura do carro também depende muito do tratamento que este levou durante a sua vida..)

                                      Abraço e boa compra

                                      Edit: Os valores que falo é em plano, em subidas nota-se que o carro perde força...
                                      Editado pela última vez por jppr; 10 May 2013, 12:38.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jppr Ver Post
                                        Caro malapeiro,

                                        Tenho um Saxo 1.5D Exclusive com 5 portas, e fiquei surpreso de saber esses valores... pois eu no meu consigo andar sem "estar a derreter" a 130km/h, o máximo que consegui dar rondou os 150/160 km/h, aí sim já se nota que está a chegar ao máximo... quanto ao arranque sim acho o carro lento.
                                        (assim está mais que obvio que a desenvoltura do carro também depende muito do tratamento que este levou durante a sua vida..)

                                        Abraço e boa compra

                                        Edit: Os valores que falo é em plano, em subidas nota-se que o carro perde força...
                                        Ele quando falou em derreter referia-se ao barulho a esa velocidade.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          Ele quando falou em derreter referia-se ao barulho a esa velocidade.
                                          Ok, confesso que posso já estar habituado ao barulho do carro (pois é o único carro com que ando hehe), mas não sinto que tenha de ir a falar alto com alguém ao lado a ir a 130km/h.. mas é como tudo, a intensidade varia de pessoa para pessoa..
                                          Abraço

                                          Comentário


                                            Olha posso garantir que o saxo 1.5d (1998) de 5lugares e 5 portas até é mais silencioso que o corsa 1.7dti (2002), pelo que acredito que seja mais silencioso que o corsa 1.5TD ou D...

                                            consegue-se andar a 130km/h sem ir a derreter.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                              Olha posso garantir que o saxo 1.5d (1998) de 5lugares e 5 portas até é mais silencioso que o corsa 1.7dti (2002), pelo que acredito que seja mais silencioso que o corsa 1.5TD ou D...

                                              consegue-se andar a 130km/h sem ir a derreter.
                                              ontem lembrei-me deste tópico e como ia apanhar a.e. meti o carro a 120 e nessa velocidade, vai-se mesmo bem... a 130 nota-se alguma diferença, mas em termos de acelerador, ainda tinha um bocado para explorar... ou seja, a 130 não vai a derreter.


                                              comparei com o corsa 1.7dti e tenho também que referir a curiosidade que este corsa parece fazer mais barulho a 140 do que a 160 e não é só impressão minha, porque mais malta já me tem dito o mesmo.

                                              Comentário


                                                Essa parte do corsa C que falas deverá ser das RPM que são usadas nas diferentes velocidades que indicas. Ou seja, uma fará mais trepidação e a outra menos devido às RPM. Provavelmente a 140 estás a usar a faixa de RPM com mais binário ou com mais força vá..e a 160 já não.

                                                Comentário


                                                  bem apareceu-me um negócio de um 106 1.5d, vou vê-lo dentro de dias...
                                                  como verificar o estado do eixo traseiro?
                                                  que outros aspectos devo verificar?

                                                  Comentário


                                                    O 106 é praticamente um saxo em tudo portanto é as mesmas coisas do saxo.

                                                    Quanto ao eixo traseiro vou tentar explicar-te com um "desenho":

                                                    Num eixo em bom estado as rodas estão assim: |-----|

                                                    Num eixo danificado dos 106/saxo fica assim: /-----\

                                                    Os traços ( / e \) são as rodas.

                                                    Ou seja, ficam assim:

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                      O 106 é praticamente um saxo em tudo portanto é as mesmas coisas do saxo.

                                                      Quanto ao eixo traseiro vou tentar explicar-te com um "desenho":

                                                      Num eixo em bom estado as rodas estão assim: |-----|

                                                      Num eixo danificado dos 106/saxo fica assim: /-----\

                                                      Os traços ( / e \) são as rodas.

                                                      Ou seja, ficam assim:

                                                      obrigado, entendi... em andamento concerteza que se vai notar algo estranho, certo?
                                                      existem alguns sintomas que o eixo está prestes a berrar?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                                                        obrigado, entendi... em andamento concerteza que se vai notar algo estranho, certo?
                                                        existem alguns sintomas que o eixo está prestes a berrar?
                                                        Em andamento podes não notar, mas talvez notes a traseira estranha...os sintomas do eixo a berrar são estes mesmo. O mais certo é estar prestes a partir ;)

                                                        Comentário


                                                          Em relaçoes a velocidades nao percebi bem , entao estas a ver saxos 1.5 D e corsas D onde os seus unicos trunfes sao a economia e para andar meramente em cidade e falas em velocidade de ponta ?

                                                          Deves estar a ver os modelos errados para o que pretendes entao , é preferivel gastar mais 1 litros e ter algo bem melhor por exemplo

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                            Em andamento podes não notar, mas talvez notes a traseira estranha...os sintomas do eixo a berrar são estes mesmo. O mais certo é estar prestes a partir ;)
                                                            entao o melhor é levar régua e esquadro qdo for ver o carro...lol
                                                            não haverá mesmo mais formas de averiguar o estado do eixo?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                                                              bem apareceu-me um negócio de um 106 1.5d, vou vê-lo dentro de dias...
                                                              como verificar o estado do eixo traseiro?
                                                              que outros aspectos devo verificar?
                                                              Verifica o estado e o desgaste dos pneus traseiros. Se o lado interior estiver muito mais gasto em relação ao lado exterior, o carro é mais certo padecer de eixo torcido.


                                                              Quanto ao motor, é natural que possa aparecer um pouco babado mas toma em atenção a quantidade de óleo. Se te parecer exagerado, o mais certo é o motor precisar de juntas novas.

                                                              Verifica também se a bomba injectora foi mexida e o estado da mesma, se apresenta fugas ou não.

                                                              Um 1.5 D bem afinado e bem mantido não faz fumo praticamente nenhum e é de cor preta clara.

                                                              Confirma o bom funcionamento da direcção assistida (de série em todos os 1.5 D de origem, há aí muito 1.5 D metido à poteriori), que por vezes avaria-se.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X