Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regeneração dos motores diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    XMRV6, logicamente que louvo a tua atitude de pedir informações na marca, de modo a conhecer melhor os meandros do carro. E, como saberás de certo, mais que eu, sobre o mesmo, nem me atrevo a entrar nessa discussão.

    Mas fica com a ideia que com o carro desligado, não há regeneração.
    Pode ser que não.. mas no caso do meu... se eu desligar com ele em regeneração.. e voltar a ligar e dar uma volta... o "start and stop" continua sem funcionar... se fizer o mesmo num mero arrefecimento.. ele desliga sempre..

    Mas lá está.. eu não conheço o sistema.. é a ideia que me passa... não posso afirmar que realmente ele a continue a fazer desligado.. ou seja apenas a continuação do arrefecimento derivado a ele... e foi a única questão.. que não me souberam esclarecer na altura.. porque não havia nada descrito..

    E como a Citroën gosta de ser diferente em tudo... e claro.. isto num C4 B7 EHDi..
    Editado pela última vez por XMRV6; 13 October 2013, 20:51.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
      Pode ser que não.. mas no caso do meu... se eu desligar com ele em regeneração.. e voltar a ligar e dar uma volta... o "start and stop" continua sem funcionar... se fizer o mesmo num mero arrefecimento.. ele desliga sempre..

      Mas lá está.. eu não conheço o sistema.. é a ideia que me passa... não posso afirmar que realmente ele a continue a fazer desligado.. ou seja apenas a continuação do arrefecimento derivado a ele... e foi a única questão.. que não me souberam esclarecer na altura.. porque não havia nada descrito..

      E como a Citroën gosta de ser diferente em tudo... e claro.. isto num C4 B7 EHDi..
      Se eu me armar em idiota, diria que pode iniciar nova regeneração, já que a anterior foi abortada. Mas é só uma hipótese, não faço ideia que seja isto.

      Comentário


        #63
        Vamos a factos:

        Todos os sistemas de regeneração foram criados com o objetivo de reduzir as emissões pela queima de gasóleo/aditivo que incinera as ditas partículas;
        Existe uma série de sistemas de filtro de partículas diferentes, consoante os fabricantes e até em modelos diferentes;
        Regra geral, os vários sistemas "não gostam" de trajetos curtos e muitas viagens pequenas;
        Os fabricantes teimam em não ter um sistema que informe quando o sistema está quase saturado e que nós possamos ativar;
        Há marcas modelos em que o sistema tem tido problemas graves de gasóleo que vai até ao cárter, caso da Mazda;
        Há outras, caso da Renault, que usam um injetor diferenciado e a coisa tem corrido melhor;
        Pode ser removido, mas é ilegal e se for descoberto... é multa na certa;
        Os sistemas são cada vez mais suaves e quase nem se dá por eles a atuar;
        Desconheço que exista um sistema no mercado que injete gasóleo/aditivo mesmo com o carro desligado;

        Se muita gente soubesse previamente ao que ia... não tinha comprado diesel ou pelo menos com filtro de particulas!!!

        Comentário


          #64
          Como é que compro um carro novo sem filtro de particulas a gasóleo para fazer 120km por dia ? Todos trajetos curtos, 10+10+10...

          Comentário


            #65
            As regeneração ativa acontece sempre que o diferencial entre o sensor de entrada e o de saída do filtro ultrapasse o estipulado, Na teoria em AE tal não deveria acontecer, as também não deveriam ser necessárias regenerações forçadas e as vezes tem de se efectuar.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
              Como é que compro um carro novo sem filtro de particulas a gasóleo para fazer 120km por dia ? Todos trajetos curtos, 10+10+10...
              Como é que se ganha o euromilhões?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                Vamos a factos:
                (...)
                Pode ser removido, mas é ilegal e se for descoberto... é multa na certa;
                Consegues indicar qual a lei e artigo que prevê esta situação?

                (só para prevenir, gosto de estar informado, pois ando a pensar em tirar o filtro do meu carro, pois já tem 153kKm)

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                  Como é que se ganha o euromilhões?


                  Tenho uma questão.

                  Os novos HDI (115cv, 92cv e por ai fora) como funciona a manutenção do FAP? Que acontece aquando interrupção?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                    As regeneração ativa acontece sempre que o diferencial entre o sensor de entrada e o de saída do filtro ultrapasse o estipulado, Na teoria em AE tal não deveria acontecer, as também não deveriam ser necessárias regenerações forçadas e as vezes tem de se efectuar.
                    Tecnicamente não sei o que é "o diferencial entre o sensor de entrada e saida do filtro" nem como se calcula. Mas regenerações activas acontecem em todos os trajectos. O que varia é a frequência das mesmas. Isto não é teoria, mas sim a prática. Felizmente nunca tive a necessidade de regenerações forçadas, mas não vejo nisso um bicho de 7 cabeças. O que depreendo é que o FAP não está a ter as melhores condições para regenerar...

                    Comentário


                      #70
                      Volvo 1.6d (109cv) 2009:
                      - Ao regenerar o consumo não desce a 0 e notam-se consumos ligeiramente mais altos
                      - Ao desligar, se interrompermos a regeneração, as ventoinhas do radiador ficam a trabalhar, naturalmente, até o circuito atingir uma temperatura segura
                      - Segundo o próprio manual do carro o desembaciador do vidro traseiro (e provavelmente dos espelhos tb, pois é o mesmo circuito) pode ser activado sem qualquer indicação
                      - Mesmo trajectos relativamente curtos (5/6km) podem ser suficientes para dar inicio à regeneração
                      - Este sistema de regeneração funciona com um aditivo atestado a cada 60.000km (EOLYS)
                      - Não há cá luzinhas indicativas de nada em situação normal (excepto quando o filtro chega a 80% da capacidade e nessa altura tem de ser fazer kms para forçar a regeneração)
                      - Não me apercebo de qualquer alteração a nível de força na condução
                      - Parece haver um intervalo pré-definido para as regenerações... é quase certo que, estando atento, o apanho a fazê-las em intervalos de cerca de 180/200kms, quer ande em cidade, quer ande em estrada
                      - Não há contaminação de óleo, pois não se trata de um sistema activo

                      Se não soubesse já da existência da FAP, tirando as ventoinhas a trabalhar pontualmente, não me apercebia de nada.
                      Editado pela última vez por joaopmsantos; 14 October 2013, 15:20.

                      Comentário


                        #71
                        Boas,

                        Contactei a Honda para saber de forma mais pormonerizada como funciona este sistema nos carros deles.

                        Após consulta tecnica do vendedor e posterior contacto, disse-me que os carros da Honda não tem o tal aditivo que em carros mais antigos vinha e que juntamente com a injeção de gasoleo faziam as regenerações activas.

                        Assim foi-me dito que se andar com o carro normalmente em estrada as regenerações processão-se normalmente (como já li por aqui) se for carro que faz mais cidade as regenerações são feitas como aqui tb já foi descrito, não sendo aconcelhavel desligar o carro para esta completar.

                        Agora se por acaso o condutor interromper a regeneração (acende uma luz amarela) e o condutor leva o carro ao concecionario que leva uma hora de mão de obra para efectuar a regeneração.

                        Contudo não é necessário mudar o oleo nem colocar aditivo que agora no sistema da Honda não se usa.

                        Será que esta informação é coerente a nível mecanico?

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #72
                          Não conheço todos os sistemas, nem conheço o da Honda em particular. Mas tenho ideia que os sistemas de aditivo e os sistemas de injecção de gasóleo são sistemas distintos.

                          Comentário


                            #73
                            Bem se nao se regenerar tem de se levar á honda para forçarem ...


                            Aqui na oficina já se teve montes de hdi's e outros para forçarem as Faps a regenerar pois as pessoas era só percursos curtos e estavam todas entupidas e outros para retirar ou substituir o fap .


                            Tal como disse , se for para andar muitos kms e muita estrada o diesel é indicado , caso contrario é gasolina .

                            Imagina teres de andar sempre a ir á honda para forçares a regeneraçao , ou se nao fores chegares ao ponto de a mesma entupir ou teres de substituir

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                              Como é que compro um carro novo sem filtro de particulas a gasóleo para fazer 120km por dia ? Todos trajetos curtos, 10+10+10...
                              Compra a gás...deve dar menos dores de cabeça.

                              Comentário


                                #75
                                Tanta complicação com o Diesel...

                                Fosse eu que andasse à procura de um Civic era um 1.8 para meter a gás.

                                Atmosférico e sem FAPs!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                  Bem se nao se regenerar tem de se levar á honda para forçarem ...


                                  Aqui na oficina já se teve montes de hdi's e outros para forçarem as Faps a regenerar pois as pessoas era só percursos curtos e estavam todas entupidas e outros para retirar ou substituir o fap .


                                  Tal como disse , se for para andar muitos kms e muita estrada o diesel é indicado , caso contrario é gasolina .

                                  Imagina teres de andar sempre a ir á honda para forçares a regeneraçao , ou se nao fores chegares ao ponto de a mesma entupir ou teres de substituir

                                  Para ir à Honda regenerar, so em ultimo caso e com completo desleixo do condutor, porque quando se chega a um ponto de risco (controlado) o carro avisa, se avisa é so levar à estrada um bocado que passa.

                                  Portanto, para ir à Honda regenerar, so ignorando as indicaçoes que o carro começa a dar, e ai nao se pode bem culpar o carro ja que o sistema avisa quando ainda ha uma margem de segurança.


                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                  Tanta complicação com o Diesel...
                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post

                                  Fosse eu que andasse à procura de um Civic era um 1.8 para meter a gás.

                                  Atmosférico e sem FAPs!


                                  Nao ha grande complicaçao, ate porque eu e varios users nem nos apercebemos quando o carro regenera ou algumas coisas que faz quando regenera, como o caso do desembaciador de vidros que nem sabia que este podia se ligar quando o carro esta a regenerar.

                                  Apesar deste topico, na realidade, a regeneraçao ate é algo pacifico e mal se nota. A maior parte dos problemas deste sistema é o uso continuado em cidade com percursos pequenos e o custo de manutençao, de resto...

                                  Agora, falam do caso do Civic 1.8, como ja disse no outro topico, é mais caro 2000€ (se juntarmos o sistema de Gas sao 3500€ a mais que o 1.6), mais 100€ de IUC por ano e o consumo misto anunciado é de 6.1 para o 1.8 e 3.6 para o 1.6 e conhecendo os motores, ha mais probabilidades do 1.6 fazer perto dos valores anunciados que o 1.8. É um dos casos, que ca em Portugal, o 1.8 nao compensa, so se for por gosto de andar a gasolina.
                                  Editado pela última vez por Drifter; 14 October 2013, 17:00.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                    Consegues indicar qual a lei e artigo que prevê esta situação?

                                    (só para prevenir, gosto de estar informado, pois ando a pensar em tirar o filtro do meu carro, pois já tem 153kKm)
                                    Originalmente Colocado por petrus
                                    Vamos a factos:
                                    (...)
                                    Pode ser removido, mas é ilegal e se for descoberto... é multa na certa;

                                    - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....nL3hhOC9.dpuf

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Tecnicamente não sei o que é "o diferencial entre o sensor de entrada e saida do filtro" nem como se calcula. Mas regenerações activas acontecem em todos os trajectos. O que varia é a frequência das mesmas. Isto não é teoria, mas sim a prática. Felizmente nunca tive a necessidade de regenerações forçadas, mas não vejo nisso um bicho de 7 cabeças. O que depreendo é que o FAP não está a ter as melhores condições para regenerar...
                                      A Centralina sabe que o filtro está entupido quando a pressão dos gases no sensor de entrada (antes do filtro)é superior a pressão no sensor de saída depois do filtro.
                                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                      Consegues indicar qual a lei e artigo que prevê esta situação?

                                      (só para prevenir, gosto de estar informado, pois ando a pensar em tirar o filtro do meu carro, pois já tem 153kKm)
                                      todos os carros são homologados e tem de manter essas características, ao tirar o filtro de partículas o carro deixa de cumprir os valores logo pode ser multado por alterações ás características do veiculo e sujeito a uma inspeção B para verificar se está de acordo com as mesmas
                                      Editado pela última vez por vitorpaulo; 14 October 2013, 21:12.

                                      Comentário


                                        #79
                                        post repetido
                                        Editado pela última vez por vitorpaulo; 14 October 2013, 21:13.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                          A Centralina sabe que o filtro está entupido quando a pressão dos gases no sensor de entrada (antes do filtro)é superior a pressão no sensor de saída depois do filtro.
                                          A pressão de entrada é sempre superior à pressão de saída. Quando a diferença entre a pressão de entrada e de saída (diferencial) atinge um determinado valor pré estabelecido, isso significa que o FAP está a ficar obstruído e o sistema inicia a regeneração.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Vitor, nem a propósito. Hoje na A1 vinha eu a cerca de 130 quando iniciou a regeneração activa.

                                            Comentário


                                              #82
                                              No meu não me apercebo quando está a regenerar, só no CB é que se vê um aumento significativo do consumo, mas os sistemas são diferentes da marca para marca, pois o meu não liga as ventoinhas mesmo ao ralentin, quando o desligo fica a dar estalos da contração do metal do sistema de exaustão .
                                              o nível sobe bastante sempre que faço pequenos percursos o que não acontece em AE pois não precisa de regenerações activas.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Para ir à Honda regenerar, so em ultimo caso e com completo desleixo do condutor, porque quando se chega a um ponto de risco (controlado) o carro avisa, se avisa é so levar à estrada um bocado que passa.

                                                Portanto, para ir à Honda regenerar, so ignorando as indicaçoes que o carro começa a dar, e ai nao se pode bem culpar o carro ja que o sistema avisa quando ainda ha uma margem de segurança.




                                                Nao ha grande complicaçao, ate porque eu e varios users nem nos apercebemos quando o carro regenera ou algumas coisas que faz quando regenera, como o caso do desembaciador de vidros que nem sabia que este podia se ligar quando o carro esta a regenerar.

                                                Apesar deste topico, na realidade, a regeneraçao ate é algo pacifico e mal se nota. A maior parte dos problemas deste sistema é o uso continuado em cidade com percursos pequenos e o custo de manutençao, de resto...

                                                Agora, falam do caso do Civic 1.8, como ja disse no outro topico, é mais caro 2000€ (se juntarmos o sistema de Gas sao 3500€ a mais que o 1.6), mais 100€ de IUC por ano e o consumo misto anunciado é de 6.1 para o 1.8 e 3.6 para o 1.6 e conhecendo os motores, ha mais probabilidades do 1.6 fazer perto dos valores anunciados que o 1.8. É um dos casos, que ca em Portugal, o 1.8 nao compensa, so se for por gosto de andar a gasolina.
                                                Tens de fazer as contas de combustível em EUROS não em litros.

                                                Será que esses 3500€ a mais não valerão a pena tendo em conta a manutenção de um motor mais simples?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Vitor, nem a propósito. Hoje na A1 vinha eu a cerca de 130 quando iniciou a regeneração activa.
                                                  Como é que notaste?
                                                  Eu, em andamento, nunca me apercebi.
                                                  Imagino que em mais de 50000km, o meu filtro tenha regenerado mais do que 4vezes!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                    Tens de fazer as contas de combustível em EUROS não em litros.

                                                    Será que esses 3500€ a mais não valerão a pena tendo em conta a manutenção de um motor mais simples?
                                                    A manutenção de um motor diesel não é assim tão mais cara que a de um gasolina.
                                                    A diferença de IUC atenuam/ anulam a diferença (se existir) de manutenção.
                                                    Os 3500€ nunca vão ser recuperados, pois mesmo a gpl o 1.8 não vai gastar menos que o diesel. Ainda por cima, numa condução mais animada, o aumento de consumo do diesel vai ser menor que o 1.8.
                                                    Isto é apenas a análise de custos, pois existem outros factores importantes a ter em conta.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                      A manutenção de um motor diesel não é assim tão mais cara que a de um gasolina.
                                                      A diferença de IUC atenuam/ anulam a diferença (se existir) de manutenção.
                                                      Os 3500€ nunca vão ser recuperados, pois mesmo a gpl o 1.8 não vai gastar menos que o diesel. Ainda por cima, numa condução mais animada, o aumento de consumo do diesel vai ser menor que o 1.8.
                                                      Isto é apenas a análise de custos, pois existem outros factores importantes a ter em conta.
                                                      Dependendo do motor, não são raras as vezes onde efectuam trocas de FAPs, turbos e MAFs, e depois claro, conduzir um Honda 1.8 Gasolina é muito diferente de conduzir um 1.6 Diesel.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Acho que se tem criado um mito que a manutenção dos diesel é caríssima e que todos os FAP dão imensos problemas.
                                                        É, pontualmente, mais cara, sim. Há casos de FAP com problemas, sim. Há turbos que partem, verdade. Isto é a regra para todos? Nem de perto, nem de longe.
                                                        Não há gasolinas com problemas de turbos (começa a haver muitos gasolina com turbo)? Não há problemas de injectores também em gasolinas?

                                                        Conheço muitas pessoas com dieseis com carradas de kms (para cima de 200.000) e pouquissimos ou nenhuns problemas.
                                                        Gasolinas com estas kilometragens, acho que nenhum (e imune de problemas, tanto menos).
                                                        Editado pela última vez por joaopmsantos; 15 October 2013, 11:04.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          No 1.8 não há problemas de turbos de certeza.

                                                          Acerca dos injectores até podia haver, se o motor não tivesse os anos que tem comparando ao novíssimo 1.6D que ainda tem muitos kms para mostra se é fiável ou não.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                            Dependendo do motor, não são raras as vezes onde efectuam trocas de FAPs, turbos e MAFs, e depois claro, conduzir um Honda 1.8 Gasolina é muito diferente de conduzir um 1.6 Diesel.
                                                            A ultima parte do teu post, vai de encontro à última parte do meu. Aliàs, há quem prefira o diesel ( actualmente é mesmo a maioria).
                                                            Futurologia deixo para a Maya, e o que eu considero manutenção é o que vem no plano estipulado pela marca.
                                                            Os motores Honda, e tudo o resto, tem sido bastante fiável, incluindo os motores diesel. Este não deverá sr excepção.
                                                            Problemas graves com motores a gasolina também não seria estreia na Honda, mesmo para motores NA ( Normalmente Aspirados, já que de atmosféricos não têm nada).

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                              ...
                                                              todos os carros são homologados e tem de manter essas características, ao tirar o filtro de partículas o carro deixa de cumprir os valores logo pode ser multado por alterações ás características do veiculo e sujeito a uma inspeção B para verificar se está de acordo com as mesmas
                                                              Pois o busílis da questão é mesmo esse: PODE !

                                                              Ou seja, talvez seja multado.... quiçá...ninguém tem certezas de nada... ninguém sabe quem é o responsável pela hipotética autuação....., por isso não podem afirmar que ao ser retirado o filtro, é "multa na certa".

                                                              Porque, se não multam os "fumarentos do aço", que claramente alteram as características dos veículos, e não são multados por isso, como raio vão averiguar e multar quem tira o filtro de partículas?
                                                              E, podemos sempre levar ao extremo, de quem coloca um autocolante "Bébé a Bordo" na viatura, não sei se sabem mas também altera as características do mesmo, e sim, neste caso existe um artigo da Lei (Código da Estrada) que determina o impedimento de autocolantes que impeça ou dificulte a visão normal, e... não vejo ninguém a ser multado por isso!

                                                              Como já muito foi divulgado por aí, nas IPO normais não podem dizer nada quanto aos níveis de gases medidos, pois a legislação em vigor, pelos vistos, não contempla autuar quando as leituras são diferentes dos dados do fabricante, para determinados gases.

                                                              E, também, já há muitos relatos de quem tenha removido os filtros, foram às IPO periódicas, e tudo ok.

                                                              Daí que eu tenha questionado "Consegues indicar qual a lei e artigo que prevê esta situação?", porque, a existir, é bom ter conhecimento da mesma e dos seus dizeres!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X