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Consumo de Prius a 140 km/h
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Claro que para muitos o Prius é a mesma coisa que o 1.9 TDI é no que toca a consumos...
Podem ver aqui:
Toyota Prius. berlina, híbrida, conducción, respuesta, motor. km77.com.
e aqui:
Toyota Prius Linéa Sol - Toyota Prius Linéa Sol - Essais - L'Automobile Magazine
Pied de nez aux diesels, la consommation urbaine et extra-urbaine : en quelques centaines de km parcourus dans la banlieue parisienne j’ai consommé moins de 6 l/100 km de sans plomb. Dans les embouteillages, où l’on progresse souvent sur le seul mode électrique, on tombe à seulement 5l/100 km, voire moins. C’est carrément 2 à 3 l de moins qu’une familiale diesel à boîte mécanique. Sur route, la consommation reste encore très honorable, puisque la Prius se contente d’à peine plus de 7 l/100 km. Sur autoroute, où l’apport de l’électrique est moins sensible, elle arrive à se contenter de 8 à 9 l selon les conditions. C’est encore très bien, mais pas exceptionnel
Read more at Toyota Prius Linéa Sol - Toyota Prius Linéa Sol - Essais - L'Automobile Magazine
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Adoro bitaites de quem nunca conduziu um prius mas manda na mesma a sua postela.
O prius em andamento dá uma tareia a qualquer disel até 1.6 dos que andam por ai. Acima de 1.6 Disel depende do motor em concreto.
Sim é tipico os donos de HSD andarem devagar, porque normalmente quem compra um HSD quer poupar combustivel, não é porque o carro não anda, simplesmente da todos os alertas para que o condutor aumente a eficiencia na condução.
Pode em algumas condicões provocar um custo de combustivel por KM superior a alguns disel porque a gasolina é mais cara. Obviamente num caso em que faça media de 6 em autoestrada, podemos arranjar (Não facilmente) um carro equivalente a disel que faça o mesmo percurso a 6,5 (O normal será fazer essa diferença ou sempre superior) e ai vai ficar ligeiramente mais caro o percurso no prius.
O normal é que quando se fala de autoestrada, o custo combustivel KM fique alinhado com o custos normal de um 1.6 disel. Em cidade e estrada iremos ter um custo mais baixo.
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Originalmente Colocado por eu Ver PostPor acaso, nunca vi um Prius a 140. Sempre que passo por eles, eles vão devagarinho, mesmo em autoestrada. Deve estar relacionado com o perfil típico do condutor do Prius: alguém que valoriza acima de tudo o consumo.
Ainda este verão na A2 a caminho do algarve, ia eu com o ponteiro em cima dos 140 km/h e passa-me na faixa da esquerda um Prius bem lançado...e nem sequer ia a descer.
Lembro-me de pensar...epá afinal o Prius também anda bem
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostAdoro bitaites de quem nunca conduziu um prius mas manda na mesma a sua postela.
O prius em andamento dá uma tareia a qualquer disel até 1.6 dos que andam por ai. Acima de 1.6 Disel depende do motor em concreto.
Sim é tipico os donos de HSD andarem devagar, porque normalmente quem compra um HSD quer poupar combustivel, não é porque o carro não anda, simplesmente da todos os alertas para que o condutor aumente a eficiencia na condução.
Pode em algumas condicões provocar um custo de combustivel por KM superior a alguns disel porque a gasolina é mais cara. Obviamente num caso em que faça media de 6 em autoestrada, podemos arranjar (Não facilmente) um carro equivalente a disel que faça o mesmo percurso a 6,5 (O normal será fazer essa diferença ou sempre superior) e ai vai ficar ligeiramente mais caro o percurso no prius.
O normal é que quando se fala de autoestrada, o custo combustivel KM fique alinhado com o custos normal de um 1.6 disel. Em cidade e estrada iremos ter um custo mais baixo.
Em termos de consumos há muitos diesel que para fazerem uma média de 6 já fazem velocidades razoáveis da ordem dos 140/150 se não mais.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostO prius em andamento dá uma tareia a qualquer disel até 1.6 dos que andam por ai. Acima de 1.6 Disel depende do motor em concreto.
Sim é tipico os donos de HSD andarem devagar, porque normalmente quem compra um HSD quer poupar combustivel, não é porque o carro não anda, simplesmente da todos os alertas para que o condutor aumente a eficiencia na condução.
O Prius só bate qualquer coisa em ambiente urbano, e mesmo assim tem de ser com pézinhos de lã para que o motor elécrico funcione a maior parte do tempo.
Em AE, o Prius está longe de ser o poupado que apregoam e isto começa-se logo a notar acima dos 100 km/h. E antes que venham com tretas, a caixa de velocidades do Prius é das coisas mais ineficientes que há no género.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostAdoro bitaites de quem nunca conduziu um prius mas manda na mesma a sua postela.
O prius em andamento dá uma tareia a qualquer disel até 1.6 dos que andam por ai. Acima de 1.6 Disel depende do motor em concreto.
Sim é tipico os donos de HSD andarem devagar, porque normalmente quem compra um HSD quer poupar combustivel, não é porque o carro não anda, simplesmente da todos os alertas para que o condutor aumente a eficiencia na condução.
Pode em algumas condicões provocar um custo de combustivel por KM superior a alguns disel porque a gasolina é mais cara. Obviamente num caso em que faça media de 6 em autoestrada, podemos arranjar (Não facilmente) um carro equivalente a disel que faça o mesmo percurso a 6,5 (O normal será fazer essa diferença ou sempre superior) e ai vai ficar ligeiramente mais caro o percurso no prius.
O normal é que quando se fala de autoestrada, o custo combustivel KM fique alinhado com o custos normal de um 1.6 disel. Em cidade e estrada iremos ter um custo mais baixo.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostAdoro bitaites de quem nunca conduziu um prius mas manda na mesma a sua postela.
O prius em andamento dá uma tareia a qualquer disel até 1.6 dos que andam por ai. Acima de 1.6 Disel depende do motor em concreto.
Sim é tipico os donos de HSD andarem devagar, porque normalmente quem compra um HSD quer poupar combustivel, não é porque o carro não anda, simplesmente da todos os alertas para que o condutor aumente a eficiencia na condução.
Pode em algumas condicões provocar um custo de combustivel por KM superior a alguns disel porque a gasolina é mais cara. Obviamente num caso em que faça media de 6 em autoestrada, podemos arranjar (Não facilmente) um carro equivalente a disel que faça o mesmo percurso a 6,5 (O normal será fazer essa diferença ou sempre superior) e ai vai ficar ligeiramente mais caro o percurso no prius.
O normal é que quando se fala de autoestrada, o custo combustivel KM fique alinhado com o custos normal de um 1.6 disel. Em cidade e estrada iremos ter um custo mais baixo.
No consumo, e tentando encontrar uma lógica, parece-me que em circuito urbano não dá a mínima hipótese, como é óbvio. Já em AE e estradas nacionais, os custos devam ser semelhantes ou um pouco desfavoráveis. Não é difícil colocar um diesel numa nacional a fazer menos de 4 (tal como o prius, presumo, mas a gasolina é mais cara).
Depois, e tirando da mesa o custo de aquisição, que me parece mais caro no prius, os custos de manutenção (especialmente a correctiva) é que colocam a racionalidade em cima do nome prius, sem todo um conjunto de componentes para trocar ou reparar. Acho que acima de tudo, esta é a palavra que pode definir melhor o perfil do condutor de um híbrido.
Se eu comprava? Claro que sim, sem qualquer problema, mas lá está, tento meter a maior dose de racionalidade possível numa compra.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO meu é um diesel 1.6, e faz facilmente consumos de 5,5 a 5,8 em AE com o CC a 140. com o CC a 120 anda entre os 4.6 e os 5,2. Não estou a ver onde foste buscar os 6,5.
Originalmente Colocado por marrokino Ver PostComo urbano são poucos km, dependendo do tipo de condução ( ha muitas formas de andar a 140) e do perfil da autoestrada conta entre os 5,5 e os 6,5 no cenário menos favoravel. Se fosse 120 era 4,8 - 5,8.
Eu estou me a referir a versão com jante 17.
Quanto dizes que fazes 5,5 a 5,8 com CC a 140 espero que estejas já a falar de medias reais (com o respectivo desconto) e que estejas a falar de reset ao CB quando comecas a viagem e analise no fim, não me fales de medias de deposito nem de medias de viagem nem de medias de computador de bordo. Não estou com isto a dizer que é impossivel, apenas estou a alertar porque muita gente fala de medias mas nunca fez o calculo real.
Eu tenho um disel e faço medias à volta dos 5,5 nos percursos de autoestrada que costumo fazer a 140 só que no HSD faço 5,0 nas mesmas condições é certo que em termos de custo real de combustivel, sai me mais favoravel a viagem a 5,5 disel, só que ninguem faz unicamente autoestrada, e basta entrar nem que seja pouco urbano que começa logo a descer.
Por outro lado fazendo a autoestrada a 110 - 120 começa-se a fazer medias que os disel nem chegam aos calcanhares...
NOTA: Pelo preço da ultima vez que atestei os 2 carros (Disel e Gasolina) por exemplo fazer 5.0 a gasolina = 5,8 Disel.Editado pela última vez por marrokino; 15 September 2014, 14:41.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostA nivel de performances reconheço que nunca experimentei e como tal não posso dar a minha opinião, mas pelos números anunciados, parece, efectivamente mais rápido (não esquecer que também são mais cavalos - e falo do 1.8), ou para potências semelhantes (os novos 1.6 de 120, 130, 140cv), as performances devam perder um pouco a favor dos turbinados. Fico curioso para saber das recuperações.
Recuperações conhecendo-se o carro (porque muita gente fica assustada com a forma de funcionamento da CVT) não perde de todo para um disel normal. So em termos de comparação a recuperação é ao nivel (pareceme até melhor) do Mazda 2.0 143 CV que tinha.
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostNo consumo, e tentando encontrar uma lógica, parece-me que em circuito urbano não dá a mínima hipótese, como é óbvio. Já em AE e estradas nacionais, os custos devam ser semelhantes ou um pouco desfavoráveis. Não é difícil colocar um diesel numa nacional a fazer menos de 4 (tal como o prius, presumo, mas a gasolina é mais cara).
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostDepois, e tirando da mesa o custo de aquisição, que me parece mais caro no prius, os custos de manutenção (especialmente a correctiva) é que colocam a racionalidade em cima do nome prius, sem todo um conjunto de componentes para trocar ou reparar. Acho que acima de tudo, esta é a palavra que pode definir melhor o perfil do condutor de um híbrido.
Sim de facto os HSD são os carros que tem a manutenção mais barata dentro da toyota.
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Obrigado por tantas respostas!
Atualmente tenho um Xsara Picasso 1.6 Hdi 110cv (caixa de 5) e a média neste percurso são 5,7 L/100 Kms.
Como a parte urbana é quase irrelevante (numa cidade da província, sem semáforos, engarrafamentos e pára-arranca) a ideia era perceber se em AE o Prius poderia eventualmente ser mais económico (custo por km, compensando o maior custo do litro de gasolina face ao diesel, por contrapartida de menor consumo).
Num carro a gasolina (não-híbrido) é impossível (não estou a mentir pois não?) mas talvez o Prius conseguisse. O percurso de AE tem pouca variação de altitude mas não é plano, tem uma subida ao meio, de um lado com um declive mais acentuado do que do outro. Ou seja, há uma parte a subir e outra a descer.
Infelizmente tenho condicionantes pessoais que não me permitem sair mais cedo de casa e ir mais devagar, tem mesmo de ser assim (quando o conseguia a média era de 5,2...).
Parece que num futuro negócio terei de ir outra vez para diesel, com caixa de 6.
Já agora acham que um diesel 1.4 com 90cv (Auris, i30CW, C'eed) tem "capacidade/estaleca" para este tipo de andamento em AE ou é um "trabalho" mais adequado a algo mais potente (110 a 120 cavalos)?
Obrigado.
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Originalmente Colocado por Sushi Ver PostObrigado por tantas respostas!
Atualmente tenho um Xsara Picasso 1.6 Hdi 110cv (caixa de 5) e a média neste percurso são 5,7 L/100 Kms.
Como a parte urbana é quase irrelevante (numa cidade da província, sem semáforos, engarrafamentos e pára-arranca) a ideia era perceber se em AE o Prius poderia eventualmente ser mais económico (custo por km, compensando o maior custo do litro de gasolina face ao diesel, por contrapartida de menor consumo).
Num carro a gasolina (não-híbrido) é impossível (não estou a mentir pois não?) mas talvez o Prius conseguisse. O percurso de AE tem pouca variação de altitude mas não é plano, tem uma subida ao meio, de um lado com um declive mais acentuado do que do outro. Ou seja, há uma parte a subir e outra a descer.
Infelizmente tenho condicionantes pessoais que não me permitem sair mais cedo de casa e ir mais devagar, tem mesmo de ser assim (quando o conseguia a média era de 5,2...).
Parece que num futuro negócio terei de ir outra vez para diesel, com caixa de 6.
Já agora acham que um diesel 1.4 com 90cv (Auris, i30CW, C'eed) tem "capacidade/estaleca" para este tipo de andamento em AE ou é um "trabalho" mais adequado a algo mais potente (110 a 120 cavalos)?
Obrigado.
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Companheiro
A minha Astra 1.3cdti consome mais que a 1.7 cdti.
O motor é mais evoluído e tem menor cilindrada, mas falta-lhe "motor" para empurrar a carroçaria.
Esta falta de motor tem que ser compensada com mais "acelerador", e logo, mais consumo.
Um motor maior não tem obrigatoriamente que ser mais guloso que um motor menor.
Na minha opinião, para esse tipo de trajecto, ficarias melhor servido com um 1.6/1.7 em detrimento dum 1.4.
Esta é a minha opinião, baseada na minha experiência.
Um abraço
ny12xx
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostNão era o Prius que consumia mais do que um M3 em pista? Tenho ideia que o prius em AE não consome tão pouco quanto isso, até porque as baterias esgotam num instante.
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostNão era o Prius que consumia mais do que um M3 em pista? Tenho ideia que o prius em AE não consome tão pouco quanto isso, até porque as baterias esgotam num instante.
Esse teste que refereres do top gear tambem podes aplicar a qualquer disel 1.6 que por ai vejas.. mete-o a dar o maximo numa pista no red line e depois poe o M3 a acompanhar calmamente e vez se o M3 nao bebe menos.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostA nivel de arranque é bastante superior aos normais carros, contando para isso a caixa CVT em que simplesmente não existem trocas de caixa.
Recuperações conhecendo-se o carro (porque muita gente fica assustada com a forma de funcionamento da CVT) não perde de todo para um disel normal. So em termos de comparação a recuperação é ao nivel (pareceme até melhor) do Mazda 2.0 143 CV que tinha.
Tem que se fazer perto de 0,8 litro a menos de gasolina (se estivermos a falar de medias disel perto dos 6.0) para compensar.
Os custos de aquisição no caso do prius em novo são elevados, em usado muito pelo contrario. É preciso ter em conta que o Prius apesar de ser segmento C posiciona-se a um nivel superior do normal segmento C. Segmento C puro é o Auris HSD e o preço do hibrido é praticamente igual ao Disel.
Sim de facto os HSD são os carros que tem a manutenção mais barata dentro da toyota.
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Eu andei em vários Prius taxi em Barcelona.
Fui aproveitando para conversar com os taxistas, aqueles que estão a GPL são naturalmente os mais económicos.
Ainda andei num que teria uns 6,5 de média, mas o condutor, um puto novo andava sempre a abrir. Notava-se que o Prius não foi feito para grandes andamentos, o carro tem um set-up virado para o conforto, adorna e bamboleia um bocado e borra-se todo para andar mais a sério.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostAinda andei num que teria uns 6,5 de média, mas o condutor, um puto novo andava sempre a abrir. Notava-se que o Prius não foi feito para grandes andamentos, o carro tem um set-up virado para o conforto, adorna e bamboleia um bocado e borra-se todo para andar mais a sério.
Isso do borra-se todo deves tar algo confuso devido ao ruido quando o ponteiro encosta no power-mode.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO meu é um diesel 1.6, e faz facilmente consumos de 5,5 a 5,8 em AE com o CC a 140. com o CC a 120 anda entre os 4.6 e os 5,2. Não estou a ver onde foste buscar os 6,5.
Isso faz o meu Mazda 6 2.5cc 192 cv em auto estrada 6.4 a média de 140 km hora e 5.5 ou menos abaixo dos 130 km hora.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostE percebes disso de carago. O prius em Autoestrada não usa sequer a bateria. Apenas usa a bateria para dar mais power nas recuperações.
Esse teste que refereres do top gear tambem podes aplicar a qualquer disel 1.6 que por ai vejas.. mete-o a dar o maximo numa pista no red line e depois poe o M3 a acompanhar calmamente e vez se o M3 nao bebe menos.
O prius andando devagar, e principalmente em cidade, é poupado, mais que um Diesel mais potente (2.0 de 140 ou + cv). O problema é quando se começa em AE a elevar ritmos, principalmente acima dos 150. O motor claramente é fraco, um 1.8 de 99cv nao tem a pujança de um 2.0, e ate um 1.6 consegue acomapanhar, consumos sao altos, e o ruido é bastante desagradavel.
Os condutores do Prius sao claramente pessoas viradas para a economia, ja que o Prius este campo nao ha melhor no mercado pelo menos preço, mas no que toca a conduçao nao é de longe referencia. E depois, nota-se claramente que nao é um carro que entusiasma ou puxa, para andar a velocidades altas na AE, nao é para isso que foi feito nem é essa a sua zona de conforto. Claro que é possivel meter um Prius a 200, mas dai a ele ''gostar'' de andar a essas velocidades...
O Prius é um carro com varios defeitos, qualidade de interiores é discutivel, design tambem (apesar de comparado com um Leaf ou um i3 o Prius é uma obra de arte ), dinamica sofrivel... mas as suas vantagens a nivel economico sobrepoem-se a tudo o resto negativo, a sua facilidade de conduçao e silencio do propulsor... sao coisas que fazem dele um carro com fãs e um quase (se nao mesmo) unico no segmento. E a fiabilidade nem preciso de falar, porque realmente, no segmento C, nao ha igual.
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Originalmente Colocado por MRF Ver PostIsso faz o meu Mazda 6 2.5cc 192 cv em auto estrada 6.4 a média de 140 km hora e 5.5 ou menos abaixo dos 130 km hora.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostTenho claras duvidas na parte bold, para nao dizer certas que isso nao ia acontecer. Ja fiz viagens (poucas, 1 ou 2) com um 1.6 TDCI numa Focus, sempre acima das 4000rpm (180+), saindo da AE, puxar por mudanças novamente sempre acima das 4000rpm. Nao passei dos 8.5 de media. Arrisco a dizer, que nesta utilizaçao, duvido que o Prius fosse mais poupado.
O prius andando devagar, e principalmente em cidade, é poupado, mais que um Diesel mais potente (2.0 de 140 ou + cv). O problema é quando se começa em AE a elevar ritmos, principalmente acima dos 150. O motor claramente é fraco, um 1.8 de 99cv nao tem a pujança de um 2.0, e ate um 1.6 consegue acomapanhar, consumos sao altos, e o ruido é bastante desagradavel.
Os condutores do Prius sao claramente pessoas viradas para a economia, ja que o Prius este campo nao ha melhor no mercado pelo menos preço, mas no que toca a conduçao nao é de longe referencia. E depois, nota-se claramente que nao é um carro que entusiasma ou puxa, para andar a velocidades altas na AE, nao é para isso que foi feito nem é essa a sua zona de conforto. Claro que é possivel meter um Prius a 200, mas dai a ele ''gostar'' de andar a essas velocidades...
O Prius é um carro com varios defeitos, qualidade de interiores é discutivel, design tambem (apesar de comparado com um Leaf ou um i3 o Prius é uma obra de arte ), dinamica sofrivel... mas as suas vantagens a nivel economico sobrepoem-se a tudo o resto negativo, a sua facilidade de conduçao e silencio do propulsor... sao coisas que fazem dele um carro com fãs e um quase (se nao mesmo) unico no segmento. E a fiabilidade nem preciso de falar, porque realmente, no segmento C, nao ha igual.
Tambem te posso garantir que o prius puxa melhor e tem melhores recuperaçoes que o teu ford, já conduzi ambos modelos varias vezes!
O motor do 1.8 hsd tem 136 cv e não 100, 100 era se fosse unicamente a gasolina.
Outra correcao... O prius andando normal em cidade é mais poupado que qualquer disel.
Quanto as altas velocidades em ae, por acaso é dos carros que mais gosto me deu, la porque ha pessoas que se assustam quando finalmente ouvem o motor....
Enfim falem do que sabem
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É engraçado como aqueles que nunca conduziram um Prius (ou apenas o fizeram uma ou duas vezes na vida) são sempre uns especialistas nos consumos do Prius.
Já fiz AE, com velocidades entre 100 e 130km/h e a média final desse percurso foi 4.5.
Já fiz o mesmo percurso, com CC fixo nos 120km/h e a média final foi 5.1.
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostTenho claras duvidas na parte bold, para nao dizer certas que isso nao ia acontecer. Ja fiz viagens (poucas, 1 ou 2) com um 1.6 TDCI numa Focus, sempre acima das 4000rpm (180+), saindo da AE, puxar por mudanças novamente sempre acima das 4000rpm. Nao passei dos 8.5 de media. Arrisco a dizer, que nesta utilizaçao, duvido que o Prius fosse mais poupado.
O meu Altea em AE entre 100 e 120km/h indica uma média de 4.4. Já a velocidades entre os 120 e os 150km/h sobre para os 5.5 a 6...
Mas uma coisa é o que ele indica..outra é o valor verdadeiro, que descobri que é quase 0.6l mais elevado que o que é indicado com o CB
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