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Consumo de Prius a 140 km/h

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    #91
    Há aqui muita ignorância sobre o Prius. O que não tem mal nenhum. Mal são os que não sabem nem querem saber. Deixo aqui uns links cuja leitura atenta quebra alguns dos mitos (mais ou menos disparatados) sobre o Prius:

    Escola HSD - Prius-PT

    Motor ciclo Aktinson - Diferenças para um motor convencional - Prius-PT

    Vantagens acessórios alimentados energia eléctrica - Prius-PT

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
      Essa afirmação está ao nível daquele que comparou o Prius com uma gaja certinha, que fazia tudo bem, etc...
      Mas estamos a falar de desportivos ou de utilitários?
      Até parece que uma alternativa com mais sal, mais picante, etc, é um equivalente a Diesel. Comparem o que é comparável e deixem-se de lirismos. Se querem um carro com mais Sal e mais picante, têm que subir um bocado a fasquia do preço.
      E mesmo no que concerne à parte desportiva, o Prius até tem algumas vantagens, arranca melhor e recupera melhor, do que os seus equivalentes a Diesel.

      O que eu acho é que isso é tudo influência dos elementos poluidores que saem dos escapes dos vossos fogareiros. Troquem por um hibrido e vão ver as coisas muito menos turbas. Saiam do lado negro da força.
      O Prius dinâmicamente é fraco, até podia ser forte a acelerar e a recuperar, que não é ! mas a forma como se relaciona com a estrada, como gere as transferências de massas, como curva, é de um projecto para o qual estes predicados contavam pouco.

      Um golf, 308, focus, etc. são mais equilibrados nisso.

      Mas como se torna claro lendo este tópico isso não interessa muito a quem os compra.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        O Prius dinâmicamente é fraco, até podia ser forte a acelerar e a recuperar, que não é ! mas a forma como se relaciona com a estrada, como gere as transferências de massas, como curva, é de um projecto para o qual estes predicados contavam pouco.

        Um golf, 308, focus, etc. são mais equilibrados nisso.

        Mas como se torna claro lendo este tópico isso não interessa muito a quem os compra.
        Mas isso já são argumentos válidos para uma discussão. Agora dizer que é sem sal, que é como uma gaja certinha, são argumentos da treta.

        Eu acho que a diferença dinâmica que esses carros têm não compensa o resto das desvantagens.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          Eu acho que a diferença dinâmica que esses carros têm não compensa o resto das desvantagens.
          Tu és um tipico cliente Prius.

          Comentário


            #95
            Para mim o Prius fica bem mas é com mostarda, de preferência dos dois lados.

            Agora a sério, o Prius (assim como como o Jazz no seu segmento) é uma galinha dos ovos de ouro em países onde a gasolina é mais barata que o diesel. Ou mesmo em países onde o diferencial de preços entre estes combustíveis é muito baixo.

            Em Portugal, mesmo assim, consegue ombrear facilmente em custos de utilização com os carros do seu segmento quando olhamos à manutenção e acima de tudo à reparação. Hoje em dia qualquer injector diesel é piezo-electrico e custa uns 300 euros... as embraiagens que dantes custavam uns 200 euros o kit hoje implicam o volante com custos pornográficos para o orgão em causa (embraiagem é um orgão de desgaste)... e por aí adiante. Nem falo em FAP's porque acho injusto falar nisso, depende da utilização...

            Obviamente que quem quer andar no picanço não convém comprar um Prius. A não ser que não se importe de perder umas quantas corridas. (Apesar de conseguir umas surpresas )

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              AE o que se usa mais é o motor a gasolina tendo as baterias como auxiliares, tu proprio disseste isso.
              Correto usa o motor a gasolina para manter a velocidade e usa o eletrico como backup sempre que necessita de um esforço extra, ultrapassagem, acelaração etc. Ou seja sempre que solicito motor tenho os 136 CV.

              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Em cidade ser mais poupado que qualquer Diesel... cuidado com essas afirmaçoes, posso ir buscar um Saxo 1.5d e andar a pisar ovos, e meter aqui medias de 3L, ou ate menos, que aquilo a fundo em cidade nao passa dos 5.5, a pisar ovos... mais economico que qualquer Diesel com os mesmos niveis de potencia concordo, que qualquer Diesel...
              Tens razão, devia ter sido mais especifico.. Estava a comparar dentro do mesmo segmento. Se vamos por exemplo para os segmento B comparamos com o Yaris HSD do qual desconheco as capacidades pelo que nao vou referir.
              Até porque temos sempre os smart disel etc que acabam por ser imbativeis em cidade (Digo eu... não sei ao certo).
              Mas atenção, que eu quando digo cidade não digo dentro de uma localidade sempre a andar sem semaforos. O Saxo 1.5 não será o melhor exemplo, mas concordo que ha utilitários actuais dificeis de bater.
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              8.5 ja com o erro, que no caso do CB do Ford, sao 0.3L a menos que a realidade.
              Pois eu achei a media fiavel, porque não é assim tão facil beber tanto.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                O Prius dinâmicamente é fraco, até podia ser forte a acelerar e a recuperar, que não é !
                Não me parece que tenhas grande conhecimento de causa.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Obviamente que quem quer andar no picanço não convém comprar um Prius. A não ser que não se importe de perder umas quantas corridas. (Apesar de conseguir umas surpresas )
                  Sim todos os carros do segmento perdem corridas.

                  Comentário


                    #99
                    E já agora, não podemos esquecer que é um produto global. E como tal tem de ter uma afinação dinâmica "global".

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Mas isso já são argumentos válidos para uma discussão. Agora dizer que é sem sal, que é como uma gaja certinha, são argumentos da treta.

                      Eu acho que a diferença dinâmica que esses carros têm não compensa o resto das desvantagens.
                      Estão ao nível do teu fundamentalismo! Só isso! Se não sabes o que é uma metáfora...

                      E, já agora, eu conheço o carro, já o conduzi e não gostei da direção artificial, da sensação de barco e os consumos não achei nada de especial. marcava 5, qualquer coisa! É mesmo um carro sem sal! Não me diz nada, já para nem falar na componente estética...

                      PS - se o teu prius que já é um económico a gasolina e ainda lhe colocas mais o GPL (calculo que entre mais 1500 e 2000 euros) então ou fazes muitos km's para rentabilizar esse custo extra (não sei se precisa de lubrificante para as válvulas, mas pelo menos de rever o sistema de GPL precisa com regularidade) ou então a poupança perde-se no custo adicional e é mesmo por opção...

                      Já agora, o IUC do Prius é caro que dói: quase 200 euros, certo?

                      Não retirando mérito ao carro (e tem muito) ainda tem custos superiores ao de um diesel equivalente, começando logo pela aquisição e fico por aqui que não ando a medir pilinhas...

                      Comentário


                        O PRius plugIn é que porreiro. Pena ser TAO CARO !

                        No dia a dia eu nem usava gasolina, só para viagens longas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          E a manutençao de um carro é so mudar oleo?

                          Contabiliza o tempo que o teu DCI passa na oficina a mudar embraiagem, correias ou um turbo quando chegar a altura, ou mesmo pastilhas que no Prius duram bem mais que umas normais...
                          Embraiagem não é componente que se mude de forma preconizada, o seu desgaste vai depender do uso que se dá ao carro.

                          Quanto a pastilhas... Eu sei que elas estão lá mas fazem comigo quase 100.000 km, sem ajuda de nada. Mais uma vez, é como se conduz que faz a diferença.


                          O Prius pode ser muita coisa, agora não é tudo aquilo que querem fazer dele, a começar por ser poupado em auto-estrada, que efectivamente não o é.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                            Não me parece que tenhas grande conhecimento de causa.
                            Não tenho, resume-se a umas boleias de uma amiga minha que trabalha na EDP e que normalmente anda com um Prius ou com um Civic Hibrido e a alguns percursos em Barcelona em taxis (a maior parte na versão 1,5).

                            Mas como referi apanhei um taxista, puto novo, que num percurso entre o Porto Olimpico e Gava fez vários arranques a fundo e velocidades acima de 140 e achei fracote (neste caso era ainda o 1,5), muito barulho que se traduzia num andamento sofrivel.

                            Comentário


                              O Prius tem uma insonorização fraca, para poupar no peso. Em AE isso nota-se e bem !

                              Comentário


                                E mesmo assim, garante um silêncio a bordo bem acima de qualquer locomotiva a vapor da concorrência.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  O que eu gostava mesmo era de ver os consumos em AE de um Prius carregados de passageiros comparado com os deste

                                  Para meteres aqui um trambolho ao menos metias um Setra

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Em 30.000 km só se imobiliza o veículo uma vez para proceder a manutenção.
                                    Depende do estado das capas das bielas

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                      Para meteres aqui um trambolho ao menos metias um Setra
                                      É trambolho é mas é o mais económico.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                        E mesmo assim, garante um silêncio a bordo bem acima de qualquer locomotiva a vapor da concorrência.
                                        Segundo estes:

                                        Toyota Prius Linéa Sol - Toyota Prius Linéa Sol - Essais - L'Automobile Magazine

                                        72 dB a 130 km/h.

                                        Um Clio II dCi faz 71 dB...

                                        Renault Clio Campus 1. 5 dCi 70 Authentique - Renault Clio Campus 1. 5 dCi 70 Authentique - Essais - L'Automobile Magazine


                                        Silencioso, sem dúvida o Prius !

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Essa afirmação está ao nível daquele que comparou o Prius com uma gaja certinha, que fazia tudo bem, etc...
                                          Mas estamos a falar de desportivos ou de utilitários?
                                          Até parece que uma alternativa com mais sal, mais picante, etc, é um equivalente a Diesel. Comparem o que é comparável e deixem-se de lirismos. Se querem um carro com mais Sal e mais picante, têm que subir um bocado a fasquia do preço.
                                          E mesmo no que concerne à parte desportiva, o Prius até tem algumas vantagens, arranca melhor e recupera melhor, do que os seus equivalentes a Diesel.

                                          O que eu acho é que isso é tudo influência dos elementos poluidores que saem dos escapes dos vossos fogareiros. Troquem por um hibrido e vão ver as coisas muito menos turbas. Saiam do lado negro da força.
                                          É uma opinião pessoal. É um carro com uma estética que para mim é algo sensaborona.

                                          Como fiz questão de dizer, gosto muito do conceito. Critiquei a caixa, de resto gosto bastante do carro e acho que cumpre bastante bem. Sendo uma aposta bastante válida.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Não tenho, resume-se a umas boleias de uma amiga minha que trabalha na EDP e que normalmente anda com um Prius ou com um Civic Hibrido e a alguns percursos em Barcelona em taxis (a maior parte na versão 1,5).

                                            Mas como referi apanhei um taxista, puto novo, que num percurso entre o Porto Olimpico e Gava fez vários arranques a fundo e velocidades acima de 140 e achei fracote (neste caso era ainda o 1,5), muito barulho que se traduzia num andamento sofrivel.
                                            A versão 1.5 nunca andei por isso dessa não falo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Não tenho, resume-se a umas boleias de uma amiga minha que trabalha na EDP e que normalmente anda com um Prius ou com um Civic Hibrido e a alguns percursos em Barcelona em taxis (a maior parte na versão 1,5).

                                              Mas como referi apanhei um taxista, puto novo, que num percurso entre o Porto Olimpico e Gava fez vários arranques a fundo e velocidades acima de 140 e achei fracote (neste caso era ainda o 1,5), muito barulho que se traduzia num andamento sofrivel.
                                              O Prius é um carro de cidade, para aquelas pessoas como eu que passam todos os dias várias vezes pelo Marquês de Pombal a passo de caracol, ou para quem passa todos os dias pela ponte 25 de Abril, poupando muito dinheiro em combustível, depois claro, existem os sonhadores que deliram em fazer Lisboa Porto a 250 km/h todos os dias às 4 da manhã, o Prius não é o carro indicado para esses. Já agora o Prius não tem qualquer problema em fazer 140 km/h ...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Embraiagem não é componente que se mude de forma preconizada, o seu desgaste vai depender do uso que se dá ao carro.

                                                Quanto a pastilhas... Eu sei que elas estão lá mas fazem comigo quase 100.000 km, sem ajuda de nada. Mais uma vez, é como se conduz que faz a diferença.


                                                O Prius pode ser muita coisa, agora não é tudo aquilo que querem fazer dele, a começar por ser poupado em auto-estrada, que efectivamente não o é.
                                                A embraiagem é um componente que não existe no Prius, e algo que vai ser mudado em qualquer outro carro seja quando for, se fores pelas paragens do carro, é menos uma a favor do Prius. Correias idem.

                                                Pastilhas duvido que faças 100.000km em percursos puramente citadinos, é que um Prius faz ou pelo menos uma quilómetragem perto disso.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por HenriquesJ Ver Post
                                                  O Prius é um carro de cidade, para aquelas pessoas como eu que passam todos os dias várias vezes pelo Marquês de Pombal a passo de caracol, ou para quem passa todos os dias pela ponte 25 de Abril, poupando muito dinheiro em combustível,...
                                                  Até aqui ías muito bem

                                                  Originalmente Colocado por HenriquesJ Ver Post
                                                  depois claro, existem os sonhadores que deliram em fazer Lisboa Porto a 250 km/h todos os dias às 4 da manhã, o Prius não é o carro indicado para esses. Já agora o Prius não tem qualquer problema em fazer 140 km/h ...
                                                  Aqui espalhaste-te porque há quem de facto faça isso e não são sonhadores.

                                                  Mas mais do que os que fazem viagens a 250, há os que fazem a 170/180 e para esses o Prius não é bom.

                                                  Comentário


                                                    Atencão...

                                                    Um Renault Clio Campus é o nome do Renault Clio Storia em Espanha e França. E um Clio Storia (eu tenho um) tem menos material insonorizante que um Clio II - por exemplo, o capot do Clio Storia tem a chapa à vista por dentro, não tem sequer o forro insonorizante.

                                                    Um Clio Campus (Storia) 1.5dCi faz 71 dB, mas esses não são os números de um Clio II dCi.

                                                    Nesta comparação, com os valores de um Clio II "verdadeiro", o Prius era capaz de ficar pior na fotografia...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por HenriquesJ Ver Post
                                                      Já agora o Prius não tem qualquer problema em fazer 140 km/h ...
                                                      E alguém disse que tem ?

                                                      Não. Não faz é os consumos milagrosos que dizem que faz. Ponto.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Estão ao nível do teu fundamentalismo! Só isso! Se não sabes o que é uma metáfora...

                                                        E, já agora, eu conheço o carro, já o conduzi e não gostei da direção artificial, da sensação de barco e os consumos não achei nada de especial. marcava 5, qualquer coisa! É mesmo um carro sem sal! Não me diz nada, já para nem falar na componente estética...

                                                        PS - se o teu prius que já é um económico a gasolina e ainda lhe colocas mais o GPL (calculo que entre mais 1500 e 2000 euros) então ou fazes muitos km's para rentabilizar esse custo extra (não sei se precisa de lubrificante para as válvulas, mas pelo menos de rever o sistema de GPL precisa com regularidade) ou então a poupança perde-se no custo adicional e é mesmo por opção...

                                                        Já agora, o IUC do Prius é caro que dói: quase 200 euros, certo?

                                                        Não retirando mérito ao carro (e tem muito) ainda tem custos superiores ao de um diesel equivalente, começando logo pela aquisição e fico por aqui que não ando a medir pilinhas...
                                                        Eu é que sou fundamentalista?

                                                        Mas vocês é que dizem verdades absolutas sobre o carro sem nunca terem tido um.
                                                        Tenho o carro há 5 anos, já fiz com ele quase 100.000 kms. Já tem neste momento mais de 10 anos e mais de 200.000 kms.
                                                        Tempo de paragem total na oficina nos últimos 5 anos: menos de 2 dias (não inclui instalação do GPL). Peças extra, uma lâmpada e uma bateria auxiliar. Se eu alguma vez pensava em trocar por um Diesel? Nunca em tempo algum. Agora cada um faz o que quer da sua vida.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          E alguém disse que tem ?

                                                          Não. Não faz é os consumos milagrosos que dizem que faz. Ponto.
                                                          Faz o teu maravilhoso dci, com óleo xpto que dura 30000km e é super barato, que não faz barulho nenhum quando está a disponibilizar a potência máxima (pela qual temos de esperar uma eternidade até lá chegar ), que não precisa de calços de travões, que tem o mesmo espaço interior e é do mesmo segmento que um Prius....

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                            Faz o teu maravilhoso dci, com óleo xpto que dura 30000km e é super barato, que não faz barulho nenhum quando está a disponibilizar a potência máxima (pela qual temos de esperar uma eternidade até lá chegar ), que não precisa de calços de travões, que tem o mesmo espaço interior e é do mesmo segmento que um Prius....
                                                            E estás-te a esquecer de que leva a familia toda, malas para as férias, e ainda o cão, a 200 na A2 a caminho do Algarve sempre a fundo e a gastar no máximo 5 litros.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                              Eu é que sou fundamentalista?
                                                              ...Se eu alguma vez pensava em trocar por um Diesel? Nunca em tempo algum. Agora cada um faz o que quer da sua vida.
                                                              Companheiro

                                                              Afinal estás a ser fundamentalista...

                                                              Na minha muito humilde opinião, o Prius/IMA/e afins, têm todo o cabimento a nível ambiental. No ponto de vista meramente económico, não são para o mercado europeu/nipónico.

                                                              Conseguem-se arranjar carros mais eficientes/polivalentes com custos de utilização inferiores (utilização maioritariamente em estrada).

                                                              Os híbridos têm como target o mercado "verde" no outro lado do oceano, e aí, não dão hipótese a ninguém a nível de consumo (economia) e ambiental.

                                                              Se levarmos um híbrido ao extremo (transformado a GPL), já pode ser que os custos de aquisição/utilização se consigam diluir numa quilometragem/tempo mais reduzido, mas, mesmo assim, tenho sérias dúvidas.

                                                              Convivo de perto com um IMA, e este, parece-me mais carro que o Prius (esteticamente desgosto do Prius).

                                                              Eu sei o que é ter um carro económico a gasóleo, e, em estrada e com uma condução normal, o Prius (sem ser a GPL) não consegue ser mais económico.

                                                              Estarei errado?

                                                              Um abraço

                                                              ny12xx

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