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    Originalmente Colocado por Sushi Ver Post
    Bem estava longe de imaginar que a minha dúvida ía acabar com tanta argumentação!

    Admiro o "amor à camisola" de alguns users...
    Sabes..quem tem um Prius, não quer outra coisa..e ainda não conheci nenhum dono de um Prius que diga o contrário

    Quanto a mim, já fiquei com bastante material para assimilar!
    isto não é nada...se queres mesmo material para assimilar, passa aqui:

    Escola HSD - Prius-PT

    Q&A Toyota Prius 2G - Prius-PT

    Q&A Toyota Prius 3G - Prius-PT

    Boas leituras

    Comentário


      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
      É tentador para um utilização "nas voltinhas do dia a dia"
      Sim, os eléctricos por enquanto são mais direcionados para voltitas mais pequenas ou um casa-trabalho-casa que não seja exageradamente longo.
      Os híbridos por sua vez já são pau para toda a obra.
      Extremamente económicos em cidade (eléctricos à parte), muito bons em estradas nacionais e mesmo em AE em ritmos legais (120km/h). Não quer dizer que gastem muito em relação a um diesel poupado daí para cima, mas até aos 120 considero que será o seu grande forte.

      Comentário


        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
        Estás-te a rir de que? Para ti caixa de velocidades e transmissão são a mesma coisa?
        Para ser mais preciso, o que faz de caixa de velocidades num carro tradicional, chama-se de Power Split Device no Prius, que é uma transmissão de variação continua. Mas podes informar-te aqui:

        Toyota Prius - Power Split Device

        Mas seja que nome se der, o importante é que não há velocidades, não há engrenagens nenhumas, não há rodas dentadas que se trocam para mudar de velocidades, o sistema está permanentemente engrenado nas mesmas rodas dentadas, sendo tudo gerido de forma electrónica.

        Mas quando parares de rir, por favor gostava de ver os teus desenvolvimentos sobre a "caixa devoradora de potência".
        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
        Não existe caixa de velocidades. Existe um Power Split Device.

        Mas como isto é muita areia para para os condutores de fumarentos que levam óleo xpto muito barato e que aguenta 30000km e que lhes nasce gasóleo no depósito quando andam a 200, nós dizemos-lhes que temos uma e-CVT

        Claro que eles continuam na mesma, mas como CVT já lhes é mais familiar, não ficam com tantas dúvidas
        Podem-lhe chamar o que quiserem mas é uma caixa de velocidades, mais complexa se preferirem. É onde se desmultiplica a potência gerada e a transformar em andamento.

        E se acham que as CVT são do que mais rendimento oferece, porque raio tão poucos construtores (praticamente só a FIAT, Honda e Toyota a usam ou usaram) as adoptaram ? Porque é que as caixas de velocidades tradicionais estão a ser substituídas por caixas de velocidades comuns mas accionadas por um comando hidráulico e controladas por um módulo electrónico ? POrque é que se anda a postar nas caixas robotizadas e não mais nas CVT ? Hum...




        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
        Acho que as vezes, com tanta vontade que tens de embirrar com o que nao es a favor, passas por ignorante quando nao o es.

        Onde é que uma caixa CVT, seja ela qual for, é das piores a aproveitar o que quer que seja e devoradora de potencia? As caixas CVT sao das mais eficientes que se pode usar num carro. Pode nao ser a mais entusiasmante, mas é a mais eficiente em termos de andamento e consumo, porque pata a fundo, estas sempre na rotaçao mais optimizada para aproveitar potencia e binario do motor.
        As caixas CVT não são as mais eficientes e trazem 2 grandes inconvinientes e que no Prius são bem notórios: arrastam-se (embora isto no Prius seja atenuado pelo motor eléctrico) e pior que isso, fazem o motor rodar a rotações excessivamente altas, que nem sempre se justifica e que acaba por resultar consumos altos e ruído mecânico.

        Mas sim, as CVT são das melhores que há, oh sim...

        Comentário


          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          Já foi aqui dito que o Prius não tem caixa de velocidades, portanto não pode ser lenta, nem rápida. Há uma velocidade de todo o sistema, que a mim me parece bem mais rápida que a velocidade de todo o sistema de um carro tradicional. Mas gostava que explanasses melhor esse ponto de vista.
          Tem uma transmissão de variação continua, mas por favor desenvolve mais, gostava de saber os argumentos e justificações para a parte de ser "das piores a aproveitar a energia que recebe" e de ser "devoradora de potência".

          Seja como for, o que interessa para o utilizador é o consumo final, e nesse aspecto o Prius é muito bom, e se é muito bom mesmo tendo uma caixa "das piores a aproveitar a energia que recebe" e de ser "devoradora de potência", nem quero imaginar quando lhe colocarem uma caixa melhor, até vai nascer gasolina no depósito e electrões na bateria.
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Tecnicamente não é uma caixa de velocidades.

          Tem um sistema diferente de transmissão entre o motor e as rodas.
          Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
          Não existe caixa de velocidades. Existe um Power Split Device.

          Mas como isto é muita areia para para os condutores de fumarentos que levam óleo xpto muito barato e que aguenta 30000km e que lhes nasce gasóleo no depósito quando andam a 200, nós dizemos-lhes que temos uma e-CVT

          Claro que eles continuam na mesma, mas como CVT já lhes é mais familiar, não ficam com tantas dúvidas
          Vão me desculpar, mas se não há caixa de velocidades então deveria existir uma relação direta entre a velocidade do motor e a velocidade do automóvel.

          Por exemplo, a 1000 rotações do motor, o carro vai a 10 Km/H a 2000 vai a 20 e assim sucessivamente.

          Não é o que se passa com o Prius e nem com nenhum outro automóvel híbrido, ou térmico. Até mesmo o i8 da BMW tem 2 relações de caixa de velocidades para a motorização elétrica.

          Já os que dizem que não há carreto, engrenagens a tocarem umas nas outras... Não é nada disso que vejo nas demonstrações apresentadas.

          Depois há os que dizem que não é uma caixa que é uma CVT, ou uma eCVT... Tudo o que seja, uma variação, no caso das CVT, , das relações de transmissão, é uma caixa de velocidades. A diferença que numa CVT, ou as apregoadas eCVT, essa variação é constante. Mas a partir do momento em que ocorre variação da relação de transmissão, existe caixa de velocidades.

          Comentário


            Bem..ou não leram, ou leram e não perceberam... Ou gostam de se fazer, só para chatear..

            Não há nenhuma caixa.. existe um Power Split Device e caso não tenhas visto a demonstração, sim a velocidade é directamente proporcional à rotação... do MG2, não do MCI.

            Lê o link que puseram, experimenta o simulador que lá está e vê os vídeos que coloquei.

            Agora se não querem aprender e andam apenas aqui neste tópico para "trollarem", claro que de nada adianta

            Comentário


              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Já foi aqui dito que o Prius não tem caixa de velocidades, portanto não pode ser lenta, nem rápida. Há uma velocidade de todo o sistema, que a mim me parece bem mais rápida que a velocidade de todo o sistema de um carro tradicional. Mas gostava que explanasses melhor esse ponto de vista.
              Tem uma transmissão de variação continua, mas por favor desenvolve mais, gostava de saber os argumentos e justificações para a parte de ser "das piores a aproveitar a energia que recebe" e de ser "devoradora de potência".

              Seja como for, o que interessa para o utilizador é o consumo final, e nesse aspecto o Prius é muito bom, e se é muito bom mesmo tendo uma caixa "das piores a aproveitar a energia que recebe" e de ser "devoradora de potência", nem quero imaginar quando lhe colocarem uma caixa melhor, até vai nascer gasolina no depósito e electrões na bateria.
              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
              Tecnicamente não é uma caixa de velocidades.

              Tem um sistema diferente de transmissão entre o motor e as rodas.
              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
              Não existe caixa de velocidades. Existe um Power Split Device.

              Mas como isto é muita areia para para os condutores de fumarentos que levam óleo xpto muito barato e que aguenta 30000km e que lhes nasce gasóleo no depósito quando andam a 200, nós dizemos-lhes que temos uma e-CVT

              Claro que eles continuam na mesma, mas como CVT já lhes é mais familiar, não ficam com tantas dúvidas
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              Podem-lhe chamar o que quiserem mas é uma caixa de velocidades, mais complexa se preferirem. É onde se desmultiplica a potência gerada e a transformar em andamento.

              E se acham que as CVT são do que mais rendimento oferece, porque raio tão poucos construtores (praticamente só a FIAT, Honda e Toyota a usam ou usaram) as adoptaram ? Porque é que as caixas de velocidades tradicionais estão a ser substituídas por caixas de velocidades comuns mas accionadas por um comando hidráulico e controladas por um módulo electrónico ? POrque é que se anda a postar nas caixas robotizadas e não mais nas CVT ? Hum...






              As caixas CVT não são as mais eficientes e trazem 2 grandes inconvinientes e que no Prius são bem notórios: arrastam-se (embora isto no Prius seja atenuado pelo motor eléctrico) e pior que isso, fazem o motor rodar a rotações excessivamente altas, que nem sempre se justifica e que acaba por resultar consumos altos e ruído mecânico.

              Mas sim, as CVT são das melhores que há, oh sim...
              Só vou comentar a parte final, porque no restante concordo.

              Em relação às CVTs, há CVTs e CVTs....

              As das scooters, por exemplo, fazem a transmissão entre polies por meio de uma correia. Tudo bem, o peso do conjunto é pouco e a potência também. Mas ocorre escorregamento da correia e daí resulta uma perda de rendimento e eficiência.

              O sistema do Prius não é assim, é baseado em engrenagens, em rodas dentadas que engrenam umas nas outras. O sistema já é bastante clássico e antigo, a novidade é apenas e só juntarem o movimento proveniente do sistema elétrico. Em termos do rendimento é bom, porque as perdas são nulas.

              Mas agora entra aquilo que eu disse, que existem CVTs e CVTs.

              O sistema do Prius atira as rotações do motor para o regime de potência máxima, quando o carro é solicitado a fundo. Só desta forma é que se o veículo consegue obter uma performance aceitável. O senão, é que nestes termos o motor não está no seu regime de máxima eficiência. Ou seja, o rendimento conseguido pela caixa, dilui-se pelo inferior rendimento do motor térmico. Já para a parte elétrica, isto realmente é indiferente.

              Depois há as outras CVTs, ainda aqui há tempos levei boleia de um Audi equipado com CVT, acho que é a Multitronic e quando o condutor carregou a fundo, pelo menos durante um tempo bastante alargado e razoável, o motor manteve-se nas 2000 rotações. Precisamente onde ele é mais eficiente. Melhor binário, maior capacidade de aceleração e relação performance / consumos otimizada.

              Já para não falar, do que referes e bem, da questão da capacidade de resposta (no caso do Prius desconheço) e do ruído.

              Comentário


                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                Bem..ou não leram, ou leram e não perceberam... Ou gostam de se fazer, só para chatear..

                Não há nenhuma caixa.. existe um Power Split Device e caso não tenhas visto a demonstração, sim a velocidade é directamente proporcional à rotação... do MG2, não do MCI.

                Lê o link que puseram, experimenta o simulador que lá está e vê os vídeos que coloquei.

                Agora se não querem aprender e andam apenas aqui neste tópico para "trollarem", claro que de nada adianta
                Tens um carro e tens 3 motores, ou 4 ou 5.

                Se o movimento de um deles (por acaso, o principal ) é diferente, para uma mesma velocidade, então tens uma caixa de velocidades!

                Num carro convencional podes ir a 50 Km/H, às 6000 rotações, ou às 4000, ou às 3000, ou às 2500, ou às 2000. Porque tens caixa. O mesmo acontece com o Prius. A diferença é que a variação é infinitamente variável, podes ir desde o mínimo até ao máximo das rotações do motor.

                Isso só acontece porque tens um variador de relação de transmissão, vulgarmente conhecido por caixa de velocidades.
                Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 17 September 2014, 22:05.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Tens um carro e tens 3 motores, ou 4 ou 5.

                  Se o movimento de um deles (por acaso, o principal ) é diferente, para uma mesma velocidade, então tens uma caixa de velocidades!
                  Não é diferente..é directamente proporcional à rotação do MG2


                  Num carro convencional podes ir a 50 Km/H, às 6000 rotações, ou às 4000, ou às 3000, ou às 2500, ou às 2000. Porque tens caixa. O mesmo acontece com o Prius. A diferente é que a variação é infinitamente variável, podes ir desde o mínimo até ao máximo das rotações do motor.
                  Não acontece não...a velocidade é sempre directamente proporcional à rotação do MG2. O MCI apenas trabalha na zona de máxima eficiência e só é mais solicitado quando é preciso fornecer mais corrente ao MG2 ou quando se pressiona o pedal a fundo.

                  Comentário


                    Teorias, esquemas, motores, rotações, baterias......

                    Uma coisa é certa. Quem os tem não quer outra coisa e quem por aqui fala certas coisas é porque nem sequer entrou num.
                    É um carro muito à frente, com uma tecnologia com provas dadas.
                    O prazer da condução, a simplicidade e sim a habitabilidade a bordo.
                    Quando falamos de fiabilidade então não há hipótese.
                    O meu ainda não tem 4 anos e já passou os 200 mil kms. Problemas ZERO.
                    É quem nem pastilhas levou, devido à travagem regenerativa que o faz abrandar sem utilizar os travões.
                    As peças de desgaste são........pneus, escovas limpa vidros......e não me lembro de mais nada.
                    Consumos, em cidade faz 5 litros na boa. Depois em nacional consegue-se 4 sem grandes esforços (já fiz 3 e pouco com esforço).
                    Em auto-estrada é claro que não bate um diesel. Mas então? Um diesel não bate um prius em cidade.

                    Sinceramente, o único inconveniente que vejo é num injusto IUC que devido ao facto de ter um motor 1800 paga quase 200 euros.

                    Palavras para quê? É um PRIUS..... ahhh e tem 136cv (nunca esgotei a bateria em andamento) para a esgotar pelo que sei é mesmo meter prego durante bastante tempo, quem faz isto regularmente?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por savage21 Ver Post

                      As peças de desgaste são........pneus, escovas limpa vidros......e não me lembro de mais nada.
                      Esqueceste-te das lâmpadas Quando fundem...acho que nem isso acontece, que é para não se ficarem atrás do resto

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                        Só vou comentar a parte final, porque no restante concordo.

                        Em relação às CVTs, há CVTs e CVTs....

                        As das scooters, por exemplo, fazem a transmissão entre polies por meio de uma correia. Tudo bem, o peso do conjunto é pouco e a potência também. Mas ocorre escorregamento da correia e daí resulta uma perda de rendimento e eficiência.

                        O sistema do Prius não é assim, é baseado em engrenagens, em rodas dentadas que engrenam umas nas outras. O sistema já é bastante clássico e antigo, a novidade é apenas e só juntarem o movimento proveniente do sistema elétrico. Em termos do rendimento é bom, porque as perdas são nulas.

                        Mas agora entra aquilo que eu disse, que existem CVTs e CVTs.

                        O sistema do Prius atira as rotações do motor para o regime de potência máxima, quando o carro é solicitado a fundo. Só desta forma é que se o veículo consegue obter uma performance aceitável. O senão, é que nestes termos o motor não está no seu regime de máxima eficiência. Ou seja, o rendimento conseguido pela caixa, dilui-se pelo inferior rendimento do motor térmico. Já para a parte elétrica, isto realmente é indiferente.

                        Depois há as outras CVTs, ainda aqui há tempos levei boleia de um Audi equipado com CVT, acho que é a Multitronic e quando o condutor carregou a fundo, pelo menos durante um tempo bastante alargado e razoável, o motor manteve-se nas 2000 rotações. Precisamente onde ele é mais eficiente. Melhor binário, maior capacidade de aceleração e relação performance / consumos otimizada.

                        Já para não falar, do que referes e bem, da questão da capacidade de resposta (no caso do Prius desconheço) e do ruído.
                        Companheiro

                        Por 15 minutos, tiraste-me as "palavras do teclado".

                        Cada vez que via aqui a sigla CVT, estranhava que ninguém dizia que aquilo é uma "transmissão por variador continuo".

                        Podem dar-lhes o nome que quiserem, mas, é igual à de todos os aspiradores que populam pelas nossas estradas desde o tempo da ST50L.

                        Sendo um sistema "aparentemente" novo no mundo automóvel, já cá anda há uns bons 20 aninhos (a nível comercial).

                        Na minha opinião, não é a transmissão ideal para aplicar no Prius, visto que, sendo que o binário máximo do motor (de combustão) só aparece "cá para cima". É óbvio que lá está o motor eléctrico, mas, mesmo assim, acredito que com uma transmissão convencional se conseguiria um melhor aproveitamento da potencialidades a nível de economia no Prius .

                        A transmissão por variador continuo, deveria ser mais eficiente quando utilizada num motor turbo, visto que, poderia trabalhar com um binário superior a uma rotação inferior, e deste modo, potenciando a economia.

                        Como os japoneses não são malucos, algum motivo lógico eles devem ter arranjado para colocar esta transmissão no Prius, mas não me parece que seja pela economia de combustível.

                        Como o cliente alvo destes carros são os americanos do lobby ambientalista, devem ter acreditado que conseguiriam mais vendas com um carro de "transmissão automática" que com um carro com uma transmissão eficiente.

                        Pode ser pelo facto de ser uma transmissão "básica" simplesmente composta por duas embraiagens que se anulam, e desta forma, melhorar a integração do motor eléctrico.

                        Dei corda enquanto a quiseram puxar, mas, por muito que puxem, não chegam lá.

                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Estava a falar de forma irónica acerca do Clio Dci, e não do Prius. Leste os posts um bocado a correr, foi?
                        Deve ter sido mesmo isso, e por isso, as minhas desculpas.

                        Um abraço

                        ny12xx

                        Comentário


                          De uma vez por todas..Não é uma CVT e não tem nada a ver com a caixa das scooters

                          É um PSD que se comporta como se fosse uma CVT. E acredita que é bem mais eficiente que qualquer outra CVT que vejas por aí e não existem embraiagens

                          Mas será que se deram ao trabalho de ler os links que foram colocados?

                          Comentário


                            Embraiagens?

                            Quais embraiagens???

                            Não há "meterial" a desgastar e a perder-se energia, é um carro inteligente.

                            É verdade, já fundi uma lâmpada....

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                              Teorias, esquemas, motores, rotações, baterias......

                              Uma coisa é certa. Quem os tem não quer outra coisa e quem por aqui fala certas coisas é porque nem sequer entrou num.
                              É um carro muito à frente, com uma tecnologia com provas dadas.
                              O prazer da condução, a simplicidade e sim a habitabilidade a bordo.
                              Quando falamos de fiabilidade então não há hipótese.
                              O meu ainda não tem 4 anos e já passou os 200 mil kms. Problemas ZERO.
                              É quem nem pastilhas levou, devido à travagem regenerativa que o faz abrandar sem utilizar os travões.
                              As peças de desgaste são........pneus, escovas limpa vidros......e não me lembro de mais nada.
                              Consumos, em cidade faz 5 litros na boa. Depois em nacional consegue-se 4 sem grandes esforços (já fiz 3 e pouco com esforço).
                              Em auto-estrada é claro que não bate um diesel. Mas então? Um diesel não bate um prius em cidade.

                              Sinceramente, o único inconveniente que vejo é num injusto IUC que devido ao facto de ter um motor 1800 paga quase 200 euros.

                              Palavras para quê? É um PRIUS..... ahhh e tem 136cv (nunca esgotei a bateria em andamento) para a esgotar pelo que sei é mesmo meter prego durante bastante tempo, quem faz isto regularmente?
                              Dei-te um "gosto" porque me parece que fizeste uma análise sensata e honesta do Prius, mas "prazer de condução" depende do perfil de condutor. Não estou a dizer que sim ou sopas, mas que depende. Tu podes sentir-te bem ao volante de Prius e o vizinho já não. Isto é válido para qualquer carro ou parâmetro subjectivo, como é óbvio.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Dei-te um "gosto" porque me parece que fizeste uma análise sensata e honesta do Prius, mas "prazer de condução" depende do perfil de condutor. Não estou a dizer que sim ou sopas, mas que depende. Tu podes sentir-te bem ao volante de Prius e o vizinho já não. Isto é válido para qualquer carro ou parâmetro subjectivo, como é óbvio.
                                Sim, meti o meu cunho pessoal e nesse ponto fui parcial
                                Ok, eu tenho prazer em conduzir o Prius.
                                A sério aconselho vivamente a quem nunca experimentou, testar por uma vez.....
                                Pelo que vejo aqui até se fala em caixa automática e embraiagem. É que não tem nada a ver, neste carro está lá tudo para durar.

                                Comentário


                                  Prazer de condução daquele associado a um carro desportivo, em que sentimos a máquina e todos os seus inputs como se fosse uma extenção de nós mesmos, no prius é 0 (zero).

                                  Aliás a Toyota com o gt86 e o prius conseguiu fazer os antipodas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                                    Sim, meti o meu cunho pessoal e nesse ponto fui parcial
                                    Ok, eu tenho prazer em conduzir o Prius.
                                    A sério aconselho vivamente a quem nunca experimentou, testar por uma vez.....
                                    Pelo que vejo aqui até se fala em caixa automática e embraiagem. É que não tem nada a ver, neste carro está lá tudo para durar.
                                    Hei-de experimentar, assim que tenha a hipótese. Sei que não tem nada a ver, mas já conduzi um civic 1.3 híbrido e os consumos desiludiram-me, além do ruído quando pisava mais forte. De resto, até achei piada ao facto de ter uma condução diferente. Bom, mas são coisas distintas, pelo que me apercebo.

                                    Comentário


                                      O Prius é tão mau, tão mau, que nenhum carro equivalente consegue ter consumos tão baixos, seja ele a Diesel ou a Gasolina, com turbo, ou sem turbo. Ai se fosse bom, se fosse bom, então é que era.

                                      Comentário


                                        Aqui há uns bons anos fui para Marrocos de carro com uns amigos.

                                        Eu levei o meu ex-A3 2,0 tdi, foi um S-max 1,8 tdci, um Touran 1,9 tdi, um golf vi 1,9 tdi e um civic hibrido.

                                        Numa viagem de um dia inteiro não há cá fru-frus nem gaitinhas, foi a própria condutora do Civic que tinha dito que não queria passar dos 140, que logo na fase inicial da viagem fez boa parte da A2 a 160/170.

                                        Resultado o Civic hibrido foi o carro que fez os consumos mais altos

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                                          Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                          De uma vez por todas..Não é uma CVT e não tem nada a ver com a caixa das scooters

                                          É um PSD que se comporta como se fosse uma CVT. E acredita que é bem mais eficiente que qualquer outra CVT que vejas por aí e não existem embraiagens

                                          Mas será que se deram ao trabalho de ler os links que foram colocados?
                                          Gosto sempre quando o pessoal usa siglas altamente elaboradas e complexas para definir coisas básicas.

                                          É uma transmissão por variador continuo!

                                          É giro um gajo mandar umas sigla para a frente à espera que o outro não perceba um cú e acredite piamente no que se está a dizer.

                                          Se o Prius tem estes seguidores, mais dia menos dia, está ao nível do Tdi...

                                          Um abraço

                                          ny12xx

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Prazer de condução daquele associado a um carro desportivo, em que sentimos a máquina e todos os seus inputs como se fosse uma extenção de nós mesmos, no prius é 0 (zero).

                                            Aliás a Toyota com o gt86 e o prius conseguiu fazer os antipodas.
                                            Opá, já se sabe que o Prius é um frigorífico com rodas.
                                            Mas olha que até de um frigorifico com rodas é possível tirar prazer de condução.

                                            E um Diesel como um Mégane ou equivalente, é só prazer de condução, não haja dúvida.
                                            Editado pela última vez por XlPower; 17 September 2014, 23:24.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              Opá, já se sabe que o Prius é um frigorífico com rodas.
                                              Mas olha que até de um frigorifico com rodas é possível tirar prazer de condução.

                                              E um Diesel como um Mégane ou equivalente, é só prazer de condução, não acha dúvida.
                                              Eu não disse que um Megane era uma ferramenta.

                                              Mas do que vi do Prius todas as suas soluções futuristas e inovadoras parecem concorrer para se conduzir de uma forma diferente e sem pica.

                                              Serve muito bem algumas pessoas, mas não é bom para todos, a mim não me atrai.

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                                                Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                Gosto sempre quando o pessoal usa siglas altamente elaboradas e complexas para definir coisas básicas.

                                                É uma transmissão por variador continuo!

                                                É giro um gajo mandar umas sigla para a frente à espera que o outro não perceba um cú e acredite piamente no que se está a dizer.

                                                Se o Prius tem estes seguidores, mais dia menos dia, está ao nível do Tdi...

                                                Um abraço

                                                ny12xx
                                                O mais importante para o consumidor é o resultado final, e esse é imbatível até agora. Estarmos aqui a discutir qual o nome que se deve dar é quase irrelevante e não vai mudar nada.
                                                Por mim podem dizer que é uma caixa de velocidades, que é uma batedeira ou um chinês a dar aos pedais lá dentro.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Eu não disse que um Megane era uma ferramenta.

                                                  Mas do que vi do Prius todas as suas soluções futuristas e inovadoras parecem concorrer para se conduzir de uma forma diferente e sem pica.

                                                  Serve muito bem algumas pessoas, mas não é bom para todos, a mim não me atrai.
                                                  Tem um volante, acelerador e travão, diverte-te.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                    É uma transmissão por variador continuo!
                                                    É precisamente isso!!!

                                                    Mas não é tecnicamente uma caixa.

                                                    Podem-lhe até chamar Maria ou Albertina, por mim tanto dá.

                                                    É uma forma bastante diferente de transmissão. Chamar-lhe caixa retira metade da credibilidade a quem o faz.... isto quando se discutem pintelhesimos...
                                                    Editado pela última vez por Vocsa; 17 September 2014, 23:59.

                                                    Comentário


                                                      Eu não me importava nada de ter um

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        O Prius é tão mau, tão mau, que nenhum carro equivalente consegue ter consumos tão baixos, seja ele a Diesel ou a Gasolina, com turbo, ou sem turbo. Ai se fosse bom, se fosse bom, então é que era.
                                                        Companheiro

                                                        Só um fundamentalista acha a sua religião perfeita, e, não tolera qualquer uma das outras.

                                                        Acho que não há ninguém que duvide da economia do Prius, mas, continuas a bater na mesma tecla (o teu caso não é exemplo, visto que, o transformaste a GPL).

                                                        Como sou um Alfista, e o sangue que me corre nas veias é vermelho, tenho "preferências" e/ou necessidades um bocadinho dispares das tuas.

                                                        Vou dar-te uma ou duas informações, que, mesmo que as conheças, não tiveste "vontade" de as partilhar:

                                                        - Apregoas o "silêncio" a bordo do Prius. O Prius nunca poderia emanar a melodia de um V6 de origem Alfa. O simples facto de ouvires uma melodia que te entusiasmasse, era suficiente, para que a tua vontade de aumentar a pressão no pedal direito aumentasse. Lá se ía a economia de combustível. Neste caso, a função sobrepõe-se à forma.

                                                        - Apregoas o espaço interior e a capacidade da mala. O Prius para ser económico necessita de ser aerodinâmico. A forma excessivamente alongada do Prius, potencia a penetração aerodinâmica. O carro não tem aquele formato para ser bonito, mas sim para ser eficiente. Neste caso, a função sobrepõe-se à forma.

                                                        Como estes exemplos, podem encontrar-se outros, em que a função se sobrepõe à forma, e deste modo, deixa de ser um "carro" e passa a ser um Prius.

                                                        Está mais que provado que a tecnologia híbrida é o futuro, senão mesmo o presente. Ninguém critica um utilizador de um Prius por este procurar ser ecológico.

                                                        O que falta ao meu carro, é um motor eléctrico que lhe permita dar mais "sumo" sem gastar mais laranjas...

                                                        Foi necessário vir para aqui um fumarento dizer isto...

                                                        Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                        Se tivesses referido o binário, terias aberto um porta mais interessante para ti.

                                                        A potência tem influência ZERO no consumo, já o binário tem toda a influência.

                                                        Deverias ter referido que o Prius tem binário (eléctrico) constante, que é sempre superior ao binário máximo que podes retirar do motor de combustão.
                                                        ... para que um utilizador do Prius dissesse isto:

                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        ... É que o motor eléctrico tem um binário bem melhor, e por isso permite acelerações melhores.
                                                        Como utilizam fundamentos ao nível de qualquer fundamentalista, depois admiram-se de aparecer por aqui pessoal a comparar os consumos do Prius com os de carros de segmentos inferiores.

                                                        Não compreendo os custos em manutenção que "vocês"apregoam. O prius não leva óleo + filtro de ar + filtro de óleo + filtro de habitáculo + velas + ...? Ou estes "consumíveis" são eternos no Prius?

                                                        Ninguém falou no desgaste dos pneus, mas posso ser o primeiro. Com uma afinação igual e em condução igual, um carro mais pesado tem que gastar mais pneu. Se o prius é muito mais pesado que a maioria dos carros do seu segmento (quando comparado com um C, mas na minha opinião, os híbridos têm um segmento à parte), tem que gastar mais pneu. Isto não é engenharia espacial, é simples bom senso.

                                                        À e tal o Prius nunca avaria e até lhe nasce gasosa no depósito e consigo ir daqui até ali só com os vapores do depósito e um pilha de relógio!!!

                                                        O meu anterior carro, durante 14 anos e 360k kms, conseguiu ter um custo total (aquisição + manutenção +combustível + tudo o resto) inferior a um Prius caso fosse utilizado nas mesmas condições, e desta forma, sendo o Prius um carro muito económico, pode não ser "o mais económico".

                                                        Assim como um Alfa não é um carro (porque é um Alfa), um Prius também é apenas um Prius.

                                                        Não posso exigir a um Prius que se comporte como um carro, como não posso exigir a um carro consumos em cidade iguais aos de um Prius.

                                                        São produtos diferentes para pessoas diferentes e preocupações diferentes.

                                                        Se pararem com os disparates e começarem a "construir" o tópico, ainda vão conseguir aprender uma coisa ou duas.

                                                        Eu estou sempre a aprender, e vocês (fundamentalistas) deveriam fazer o mesmo.

                                                        Um abraço

                                                        ny12xx

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post

                                                          Não compreendo os custos em manutenção que "vocês"apregoam. O prius não leva óleo + filtro de ar + filtro de óleo + filtro de habitáculo + velas + ...? Ou estes "consumíveis" são eternos no Prius?

                                                          Ninguém falou no desgaste dos pneus, mas posso ser o primeiro. Com uma afinação igual e em condução igual, um carro mais pesado tem que gastar mais pneu. Se o prius é muito mais pesado que a maioria dos carros do seu segmento (quando comparado com um C, mas na minha opinião, os híbridos têm um segmento à parte), tem que gastar mais pneu. Isto não é engenharia espacial, é simples bom senso.

                                                          À e tal o Prius nunca avaria e até lhe nasce gasosa no depósito e consigo ir daqui até ali só com os vapores do depósito e um pilha de relógio!!!

                                                          O meu anterior carro, durante 14 anos e 360k kms, conseguiu ter um custo total (aquisição + manutenção +combustível + tudo o resto) inferior a um Prius caso fosse utilizado nas mesmas condições, e desta forma, sendo o Prius um carro muito económico, pode não ser "o mais económico".

                                                          Assim como um Alfa não é um carro (porque é um Alfa), um Prius também é apenas um Prius.

                                                          Não posso exigir a um Prius que se comporte como um carro, como não posso exigir a um carro consumos em cidade iguais aos de um Prius.

                                                          São produtos diferentes para pessoas diferentes e preocupações diferentes.

                                                          Se pararem com os disparates e começarem a "construir" o tópico, ainda vão conseguir aprender uma coisa ou duas.

                                                          Eu estou sempre a aprender, e vocês (fundamentalistas) deveriam fazer o mesmo.

                                                          Um abraço

                                                          ny12xx
                                                          O oleo do Prius é um simples 10W40, o meu mecanico leva 32€ por 3.5L de 10W40 Mobil 1, e pessoalmente, nem acho barato. Filtros... ja sabemos que mesmo na marca, é barato. Velas, sao velas simples, igualmente baratas. Como ja foi dito, o Prius tem uma manutençao tao barata como um Yaris 1.0. Com a vantagem de nao haver trocas de correias aos 120.000km, embraiagens etc. Comparado com um Diesel, so o facto de nao ter FAP, ja é uma mais valia.

                                                          Quanto ao teu carro com 14 anos e 360.000km, se me lembro, nao era um Polo 1.4 TDI? Acho que nao vale a pena comparar, se o Prius tiver uma manutençao perto de um segmento B Diesel com 75cv, acho excelente, tendo em conta o seu segmento C, espaço, conforto, mala, e os 136cv, portanto, la esta... manutençao de um B, ou ate mais barata (se for fora da marca).

                                                          Quanto ao resto da Alfa, neste momento, tirando o 4C, um Alfa é tao carro como um Prius Isto se nao querem meter um V6 da Alfa, que nao tem logica nenhuma, como é obvio, um Alfa minimamente comparavel... de carro pouco tem. Deixa la que a Toyota tem sempre o GT86.

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                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            O oleo do Prius é um simples 10W40, (...)
                                                            Não é utilizado o 0W20 nos híbridos da Toyota?

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                                                              Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                              Não é utilizado o 0W20 nos híbridos da Toyota?
                                                              Acho que o recomendado pela marca é 5W30. Mas os concessionários em Portugal costumam pôr 10W40.

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