Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Imposto sobre veículos desce 80% para carros com mais de 10 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Ha uma coisa que não entendo ... com tanta porra para impostos penalizantes sobre o mais poluente , o GPL não polui menos ? Estou muito enganado ou o GPL não deveria sofrer aumento ...

    Comentário


      #92
      Assim está bem, já posso ir buscar o 320d Coupe com 100 000km á vontade, com sorte trago antes o 330 ou 335d.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
        Acho que a malta está descontente com a medida porque estão com medo dos seus carros desvalorizarem...
        Porque de resto não se entende, se sobe é porque sobe é o caos, se desce é porque não devia.

        O estado não está minimamente interessado com o facto do parque automóvel ser velho ou com a poluição, o que lhes interessa é arrecadar receita e esta descida vai proporcionar isso tanto pelo ISV (mais carros) como pelo IUC alto que vai ser cobrado às viaturas legalizadas.
        Isso é o menos, quando isto for para a frente, quem tiver com carros com mais de 10 anos a desvalorizaçao é irrevalante, simplesmente o carro vai para abate e pronto.

        Claro que isto nao é uma medida muito inteligente, começando com o problema de em vez de incentivarmos a termos carros mais recentes, que poluem menos, sao mais seguros (e aqui, menos sinistralidade, menos custos com acidentados que o governo ia gastar) fazemos o contrario, que é incentivar o pessoal a andar com carros velhos, ultrapassados a nivel de segurança, e sabe-se la em que estado, porque fui fazer uma rapida pesquisa pelo Mobile.de e vi um A4 B6 2.5 TDI V6, por 1990€ com 187.000km... com varios pontos de ferrugem pelo carro (que como sabemos, é sempre bom ter).

        Dizeres que o estado nao esta preocupado com a poluiçao nao faz sentido, claro que esta, ate porqeu ha normas ambientais a cumprir sobre pena de pesadas coimas, ou porque achas que colocaram as restrinçoes na baixa? A CEE ja estava a ameaçar com coimas pesadas devido à concentraçao de poluiçao, por isso a poluiçao e a idade do parque automovel é importante, por isso, é que isto nao faz grande sentido do ponto de vista logico, porque em vez de se modernizar o parque, vai envelhece-lo.

        Claro que vai ser interessante daqui a 2-3 anos, poder ir à Alemanha buscar um 330d E90 e legaliza-lo por 6-7000€, bem bom... mas é isso que se quer? Estagnar a venda de usados? Mais carros velhos? Se a media da idade de carros ca é de 9 anos, ira passar para os 15-20 anos sem problemas.

        No fundo, vamos ficar como a Albania, com Mercedes com 15-20 anos a fazerem 80% do parque automovel... bastante interessante sem duvida.

        E depois, la teremos o tipico importador da esquina, que vai buscar carros com 500-600.000km muitos deles batidos, martela/arranja, mete à venda ao preço de um em bom estado ja legalizado... siga lucro, o pessoal em vez de ir à Alemanha vai à terrola X buscar o carro com 150.000km e sem acidentes. Porque quer-se queria, quer nao, se isto ja existe agora, quanto mais com medidas destas... entao neste ramo onde a honestidade abunda (not!).

        Concordo com medidas para baixar impostos (quem nao concorda) mas esta, nao me parece muito acertada. Eu pelo menos nao vou achar grande piada a termos um parque automovel envelhecido com a maioria de carros Alemãs.
        Editado pela última vez por Drifter; 17 October 2014, 02:24.

        Comentário


          #94
          A medida não tem qualquer sentido querendo eles combater o parque automóvel envelhecido. É mesmo caçar o imposto.

          Comentário


            #95
            Caros leitores,

            Vejo aqui uma quantidade considerável de teoria da conspiração e desinformação. É preciso ter alguma atenção na forma como se dizem algumas coisas, há que distinguir o que é opinião do que é facto.
            O retorno à "velha" (sim, era a que estava em vigor em 2008!) tabela de descontos para importados usados deve-se única e exclusivamente à Comissão Europeia.
            Em Janeiro de 2014 a Comissão avisou Portugal e eu escrevi:

            É de esperar algumas alterações na forma como a tributação de veículos importados é feita. Estas alterações poderão não acontecer a curto prazo mas, é possível que num prazo de 1 a 2 anos haja mudanças na legislação.
            Alterações ao Imposto Sobre Veículos em breve? - Legislação - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação
            (leiam o artigo para compreenderem o que se passou)

            Conforme previsto, aqui estão as "novidades" no Orçamento de Estado para 2015.

            Mas, o mais estranho não é isto, é outra coisa:

            Também há alterações na fórmula usada para o cálculo do ISV a pagar caso se opte pelo método alternativo mas, é matéria para aprofundar porque, pelo que percebo, casos haverá em que o valor de ISV a liquidar é... negativo?! Sempre que o valor apurado da componente ambiental (emissões CO2) for superior ao valor apurado pela componente cilindrada, o valor do ISV a pagar será negativo. Poderá ser um erro no texto, terei que analisar melhor pelo que darei mais notícias em breve.
            Tabela Imposto Sobre Veículos (ISV) 2015 - Tabela Imposto Sobre Veículos - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação

            Estou a estudar esta questão e espero em breve dar notícias.

            Comentário


              #96
              Isto é simplesmente uma boa maneira de ir buscar mais dinheiro para o estado.... E em nada o factor ecológico, segurança rodoviária,etc interessa o mais importatante é mesmo o dinheiro arrecadado!
              O mercado dos importados estava um pouco estagnado assim vai incentivar mais dinheiro a entrar com o ISV.
              Mas a grande jogada que vejo vai ser no IUC, pois reparem bem no que já foi dito " assim em vez dum 320d aproveito e trago logo 330d" boa se já pagavas 200 passas a pagar 300 ( valores meramente especulativos).
              Por outro lado vai permitir a quem tem menos poder de compra poder trocar de carro troca o seu velho carro que em nada dá lucro ao estado por um melhor mas em contra partida o estado sem ganha uma renda anual duns 100/150€.

              Comentário


                #97
                Deviam fazer isto para os clássicos..

                Uns 80% num 911 antigo, que maravilha..

                Comentário


                  #98
                  A minha opinião, à semelhança de outras aqui, é que o IUC irá atenuar ou até anular a vantagem da descida de ISV.
                  Carros antigos a pagar IUC moderno são muito pouco interessantes, em 2 ou 3 anos pagava-se mais em IUC que no valor do carro quase...

                  O interessante é para a malta que compra carros com 1 ou 2 anos aqui em Portugal, que paga o mesmo IUC se comprar cá ou se importar, mas que dependendo do caso fica mais barato importar. Híbridos já tem bónus de 50% no ISV, se ainda tiverem mais este bónus cumulativamente...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                    Numa primeira análise não vai mudar grande coisa. Na prática dificilmente incentiva a importação de carros mais antigos pelo simples facto de que as emissões e cilindrada eram tendencialmente maiores e isso tem reflexos muito pesados no IUC!

                    O que vai ter tendência a valorizar são os carros matriculados até junho de 2007 em que o IUC é uma bagatela!!!

                    Seja como for, pressão de Bruxelas ou não, a ideia é que o papão Estado nos saque mais dinheiro, seja em carros novos ou velhos!!!
                    Ao Estado interessa receita. E percebeu que o que dá receita não era o ISV dos importados mas sim o IUC. Se não se vendem novos (ou se vendem poucos) então que se facilite a importação. Pagam IUC como os novos e como as emissões são maiores, rende mais ao estado um importado mais antigo que um carro novo cá.

                    Se concordo com a medida? Do ponto de vista da justiça europeia fiscal sim. Até porque não se devia pagar ISV. Se há livre circulação de pessoas e bens, porque não posso comprar o bem (carro) onde quero? Às vezes nem é por uma questão de ser mais barato ou não. Há carros e motorizações que não se venderam cá bem como modelos que dado a pequeno dimensão do nosso mercado, são muito dificeis de encontrar aqui.

                    Acho bem que se mantenha o IUC. Já não é barato e faz a discriminação entre os mais poluentes e os menos poluentes. Talvez com ponderação da idade para carros com mesmo nível dr emissões pudessem pagar menos qualquer coisa. De modo a que quem polui mais pagasse sempre mais (salvaguardada politica verde e na pratica evitar envelhecimento do parque automóvel) mas se tivéssemos dois carros com mesmo nível de emissões e mesmo consumo misto homologado, o carro mais velho tivesse uma ligeira bonificação pela idade.

                    E esta medida pode ser implementada mas com mais benefícios fiscais/impostos para carros ecologicamente eficientes (eléctricos, híbridos e até GPL).

                    O desequilibrar a balança comercial é relativo. Se não há produção automóvel nacional que constitua alternativa (em variedade e preço) é óbvio que para cada nova aquisição (novo, usado, importado) o Estado ganha sempre (e muito bem: ISV, IUC, impostos combustíveis e IVA sobre isto tudo incluindo sobre o seguro e revisões/manutenções). Portanto qualquer venda/aquisição é boa pro Estado.

                    E se fizermos hipóteses: imaginem que exportação rendia 100 euros aos Estado. E se gastava 20 euros em importação. O Estado tinha balança comercial positiva com superávit de 80 euros.

                    Imaginem outra realidade em que Estado exporta 100 euros e importa 500 euros (em bens de consumo individual privado como aquisição de um carro). A balança comercial é à partida negativa e por isso pior, mas só em ISV e IVA que esses 500 euros de importação representarão, o Estado terá mais "dinheiro". Com balança comercial negativa mas com mais dinheiro para gastar. E investir.

                    E o argumento de dinheiro que é gasto lá fora não é gasto cá é relativo porque se não há produção nacional automóvel variada, se eu quero comprar um carro novo, se não compro um estrangeiro (a esmagadora maioria) então não compro nenhum provavelmente. E o Estado não tem qualquer receita, logo fica pior, do que se eu comprar qualquer carro novo, produzido no estrangeiro que a partir dos 50 mil euros de PVP já é quase 50% do veiculo e 50% de impostos (ISV+IVA).
                    Editado pela última vez por dtv; 17 October 2014, 10:07.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      Isso é o menos, quando isto for para a frente, quem tiver com carros com mais de 10 anos a desvalorizaçao é irrevalante, simplesmente o carro vai para abate e pronto.

                      Claro que isto nao é uma medida muito inteligente, começando com o problema de em vez de incentivarmos a termos carros mais recentes, que poluem menos, sao mais seguros (e aqui, menos sinistralidade, menos custos com acidentados que o governo ia gastar) fazemos o contrario, que é incentivar o pessoal a andar com carros velhos, ultrapassados a nivel de segurança, e sabe-se la em que estado, porque fui fazer uma rapida pesquisa pelo Mobile.de e vi um A4 B6 2.5 TDI V6, por 1990€ com 187.000km... com varios pontos de ferrugem pelo carro (que como sabemos, é sempre bom ter).

                      Dizeres que o estado nao esta preocupado com a poluiçao nao faz sentido, claro que esta, ate porqeu ha normas ambientais a cumprir sobre pena de pesadas coimas, ou porque achas que colocaram as restrinçoes na baixa? A CEE ja estava a ameaçar com coimas pesadas devido à concentraçao de poluiçao, por isso a poluiçao e a idade do parque automovel é importante, por isso, é que isto nao faz grande sentido do ponto de vista logico, porque em vez de se modernizar o parque, vai envelhece-lo.

                      Claro que vai ser interessante daqui a 2-3 anos, poder ir à Alemanha buscar um 330d E90 e legaliza-lo por 6-7000€, bem bom... mas é isso que se quer? Estagnar a venda de usados? Mais carros velhos? Se a media da idade de carros ca é de 9 anos, ira passar para os 15-20 anos sem problemas.

                      No fundo, vamos ficar como a Albania, com Mercedes com 15-20 anos a fazerem 80% do parque automovel... bastante interessante sem duvida.

                      E depois, la teremos o tipico importador da esquina, que vai buscar carros com 500-600.000km muitos deles batidos, martela/arranja, mete à venda ao preço de um em bom estado ja legalizado... siga lucro, o pessoal em vez de ir à Alemanha vai à terrola X buscar o carro com 150.000km e sem acidentes. Porque quer-se queria, quer nao, se isto ja existe agora, quanto mais com medidas destas... entao neste ramo onde a honestidade abunda (not!).

                      Concordo com medidas para baixar impostos (quem nao concorda) mas esta, nao me parece muito acertada. Eu pelo menos nao vou achar grande piada a termos um parque automovel envelhecido com a maioria de carros Alemãs.
                      Vocês só conseguem ver uma parte da questão, o grosso da importação de carro não vai ser de carros com mais de 10 anos isso vai ser uma minoria, vai ser feita é de carros com menos de 6 anos (no máximo).

                      Não será isto rejuvenescer o parque automóvel?

                      Além disso a media actual do nosso parque automóvel não é de 9 anos é de 12 anos.

                      Cada vez mais vejo que existe uma atitude "racista" contra os carros importados que simplesmente não têm qualquer base de apoio racional, e a importação não tem de ser só carros alemães...

                      E fica sabendo que um E90 para mim e para a maioria dos portugueses ainda está muito longe de ser um carro velho... velhos são os carros que a maior parte da população conduz todos datados dos anos 90s ou mesmo ainda de 80s.
                      A concretização a troca de alguns destes carros não será isto reduzir a poluição e aumentar a segurança?
                      Editado pela última vez por DragonH; 17 October 2014, 08:30.

                      Comentário


                        Bem o meu, vai ficar comigo mais 14 anos...

                        jbarbosa

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                          Assim está bem, já posso ir buscar o 320d Coupe com 100 000km á vontade, com sorte trago antes o 330 ou 335d.
                          E92

                          Com estas mudanças deves conseguir importar com um valor final a rondar os 16000 euros. O problema é o IUC que vai ficar na ordem dos 600 (digo eu..). Gostava de saber como é feito o calculo do IUC se alguem me conseguisse explicar.

                          Comentário


                            Se isto for verdade devem existir interesses de "amigos" ai no meio, pois não tem qualquer sentido uma lei destas

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                              Isto é simplesmente uma boa maneira de ir buscar mais dinheiro para o estado.... E em nada o factor ecológico, segurança rodoviária,etc interessa o mais importatante é mesmo o dinheiro arrecadado!
                              O mercado dos importados estava um pouco estagnado assim vai incentivar mais dinheiro a entrar com o ISV.
                              Mas a grande jogada que vejo vai ser no IUC, pois reparem bem no que já foi dito " assim em vez dum 320d aproveito e trago logo 330d" boa se já pagavas 200 passas a pagar 300 ( valores meramente especulativos).
                              Por outro lado vai permitir a quem tem menos poder de compra poder trocar de carro troca o seu velho carro que em nada dá lucro ao estado por um melhor mas em contra partida o estado sem ganha uma renda anual duns 100/150€.
                              Sim está bem pensado, cabe-nos a nós trocar-lhes as voltas a essas contas

                              Comentário


                                Vamos ver quando fica disponível o simulador para o ano 2015 do ISV para vermos em termos reais as diferenças.

                                Deixo o link para o simulador do ano actual :

                                Portal das Finanças

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                  Vocês só conseguem ver uma parte da questão, o grosso da importação de carro não vai ser de carros com mais de 10 anos isso vai ser uma minoria, vai ser feita é de carros com menos de 6 anos (no máximo).
                                  Segundo a tabela provisória só compensa importar, em relação a 2014, a partir de "mais de 6 a 7 anos". Por isso a clientela habitual irá comprar com menos anos mas outra clientela nova irá aproveitar o desconto máximo que vai dos "mais de 10 anos".

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por mllopes2006 Ver Post
                                    Se isto for verdade devem existir interesses de "amigos" ai no meio, pois não tem qualquer sentido uma lei destas
                                    Não tinha era lógica nenhuma a lei que estava em vigor, que era completamente desproporcional.
                                    Essa é que foi feita para provavelmente para salvaguardar interesses de "amigos" (grandes grupos económicos do sector).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                      Segundo a tabela provisória só compensa importar, em relação a 2014, a partir de "mais de 6 a 7 anos". Por isso a clientela habitual irá comprar com menos anos mas outra clientela nova irá aproveitar o desconto máximo que vai dos "mais de 10 anos".
                                      Não sei se reparaste em 2015 segundo o que está anunciado tens logo desconto de 10% de 6 meses a 1 anos, que anteriormente tinhas de pagar a 100%!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                        Não sei se reparaste em 2015 segundo o que está anunciado tens logo desconto de 10% de 6 meses a 1 anos, que anteriormente tinhas de pagar a 100%!
                                        Sim reparei e é uma vantagem para quem quer carro novo. No entanto as massas deverão andar pelos mais de 6-7 anos. No fundo o governo acena com descontos e aumenta outros ficando dessa forma a receber uma renda anual através do IUC. Mas esperemos que a lei seja aprovada para tirar mais conclusões.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                          Não tinha era lógica nenhuma a lei que estava em vigor, que era completamente desproporcional.
                                          Essa é que foi feita para provavelmente para salvaguardar interesses de "amigos" (grandes grupos económicos do sector).
                                          Sim concordo, taxar um carro "velho" pelos mesmos valores que um carro novo não está correto, no entanto não é correto termos a circular carros(mais carros) com uma idade elevada, quer seja em termos de segurança quer em termos de poluição

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                            Até porque não se devia pagar ISV. Se há livre circulação de pessoas e bens, porque não posso comprar o bem (carro) onde quero? Às vezes nem é por uma questão de ser mais barato ou não. Há carros e motorizações que não se venderam cá bem como modelos que dado a pequeno dimensão do nosso mercado, são muito dificeis de encontrar aqui.
                                            Mas há alguma coisa que te impeça de comprar carro onde bem queiras, dentro da UE, e trazer para cá ?

                                            Comentário


                                              Exemplo:
                                              Importar em Janeiro de 2015 um veículo de 2004 com o motor 1.9 tdi de 130cv, paga de ISV € 1474,60. E de IUC perto de €200,00 anuais.

                                              Não tenho a certeza da veracidade da tabela de valores que utilizei, confirmem antes de considerar certos estes valores.

                                              Acho que compensa largamente.

                                              Edit:
                                              Estive a ler, e o ISV incide sobre a primeira matriculação de um veículo em Portugal...

                                              Absurdo.
                                              Editado pela última vez por Alive; 17 October 2014, 09:48.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Mas há alguma coisa que te impeça de comprar carro onde bem queiras, dentro da UE, e trazer para cá ?
                                                Não há. Mas faltou-me acrescentar "sem pagar ISV cá". O que não faz sentido e impede a total " livre circulação de pessoas e bens" nos carros é teres de pagar ISV cá. Ou seja posso ir comprar onde quero (dentro da UE) e trazer para cá mas no fundo pago para isso (ISV). Se fosse uma taxa alfandegária de entrada era igual. Mas lá está, isso não é permitido dentro da UE e o Estado arranjou esta artimanha. Isso é que devia terminar. Portanto óbvio que sou a favor não apenas da redução de 80% acima dos 10 anos bem como de qualquer ISV pago sobre os importados. Mesmo que isso se traduzisse num aumento de IUC (discutível mas compreendia). Assim só se pagava pela propriedade porque a aquisição era apenas paga no País onde carro fosse comprado.

                                                Não faz sentido pagar imposto automóvel 2 vezes do mesmo carro.

                                                Em termos "verdes" não deveria haver grandes mudanças mesmo que ISV deixasse de existir nos usados importados porque carros baratos e mais antigos teriam IUC na casa dos 400/500 euros (como têm agora) tornando menos atractivo a sua importação. Sendo que seriam vestigiais estes casos e mais pelo valor histórico (clássicos) ou raridade de modelos muito específicos.

                                                E o que iria ser estimulado era o mercado livre (como devia ser) e as aquisições iam versar carros com menos idade (até 6 anos) contribuindo e muito para o rejuvenescimento do parque automóvel atual..
                                                Editado pela última vez por dtv; 17 October 2014, 10:03.

                                                Comentário


                                                  Andam a falar no ISV que supostamente já deveria ter acabado, mas atenção o Imposto Único de Circulação(IUC) sempre foi um imposto de circulação que supostamente onera quem mais polui e não deveria ser um imposto sobre Propriedade móvel como os Socratinos o tornaram, porque se for um imposto sobre a Posse da Propriedade não faz sentido falar em Emissões, Ecologia, e essas mentiras todas que os Socratinos apregoam.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                    Andam a falar no ISV que supostamente já deveria ter acabado, mas atenção o Imposto Único de Circulação(IUC) sempre foi um imposto de circulação que supostamente onera quem mais polui e não deveria ser um imposto sobre Propriedade móvel como os Socratinos o tornaram, porque se for um imposto sobre a Posse da Propriedade não faz sentido falar em Emissões, Ecologia, e essas mentiras todas que os Socratinos apregoam.
                                                    É uma questão de português. Uma vez que versa quem possui a propriedade do carro (independentemente do carro circular ou não) se calhar devia chamar-sd "imposto da propriedade automóvel". A circulação interessa porque a pretexto das emissões poluentes se pode politicamente justificar a atualização anual com agravamento dos mais poluentes... É um dois em um em que os argumentos são contornados consoante a facilidade de justificar a pretensão de aumentar a receita para o Estado.

                                                    Comentário


                                                      O estado esta-se marimbando para o rejuvenescimento do parque automóvel, para a ecologia ou para a falta de segurança na estrada. Não se iludam. E não é só o estado Português, é todo o mundo industrializado, vejam o que está a contecer com o protocolo de kyoto...
                                                      Por isso, isto tem um e unico objectivo, aumentar receita.

                                                      Eu não entendo, como é que todos nós (como em tantas outras coisas) permitimos que exista um imposto como o IUC, somos mesmo um país de brandos costumes.
                                                      É ridiculo eu pagar mais de IUC do que de seguro automóvel, é ridiculo eu (qualquer um de nós) pagar metade do que muita gente ganha num mês ou o que muita gente paga para ser dona de uma casa (IMI) só para ser dono de um carro...
                                                      Muito me admira que tanta gente compre carros com IUC's superiores a 200€ (grande parte dos carros actuais), e muito ficaria admirado que muita gente comprasse um carro com decadas e depois pagasse este valores, mas já acredito em tudo.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                        É uma questão de português. Uma vez que versa quem possui a propriedade do carro (independentemente do carro circular ou não) se calhar devia chamar-sd "imposto da propriedade automóvel". A circulação interessa porque a pretexto das emissões poluentes se pode politicamente justificar a atualização anual com agravamento dos mais poluentes... É um dois em um em que os argumentos são contornados consoante a facilidade de justificar a pretensão de aumentar a receita para o Estado.

                                                        O IUC sempre foi um imposto de circulação, até ai só pagava o "selo" quem circulasse, era fiscalizado pela GNR, só em 2007 os Socratinos o transformaram em imposto sobre a posse de uma Propriedade Móvel, na altura alertei e escrevi bastante contra esta alteração, mas os Socialistas todos aplaudiam porque era em favor do ambiente!!! Agora para os que aplaudiram vejam a porcaria que ficou.

                                                        Comentário


                                                          Podiam era ajustar os IUCs de carros com mais de 10 anos.

                                                          Vai ser uma autêntica anedota ter carros banais a pagarem 20 ou 30% do seu valor, por ano!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                            Isto é simplesmente uma boa maneira de ir buscar mais dinheiro para o estado.... E em nada o factor ecológico, segurança rodoviária,etc interessa o mais importatante é mesmo o dinheiro arrecadado!
                                                            O mercado dos importados estava um pouco estagnado assim vai incentivar mais dinheiro a entrar com o ISV.
                                                            Mas a grande jogada que vejo vai ser no IUC, pois reparem bem no que já foi dito " assim em vez dum 320d aproveito e trago logo 330d" boa se já pagavas 200 passas a pagar 300 ( valores meramente especulativos).
                                                            Por outro lado vai permitir a quem tem menos poder de compra poder trocar de carro troca o seu velho carro que em nada dá lucro ao estado por um melhor mas em contra partida o estado sem ganha uma renda anual duns 100/150€.
                                                            Mete antes €250 de IUC para um mero 2.0 (menos do que isto para carros antigos 2.0 é virtualmente impossível visto ser só para menos de 120g de CO2), e mete uns bons €600 para IUC dos 3.0.

                                                            Esta medida só é boa para quem não está a ver a big picture.

                                                            Por exemplo um qualquer 320d importado vai pagar mais €210 de IUC face a um nacional. Portanto em 10 anos falamos de €2100, quiça mais porque quando há aumentos no IUC sente-se (em valor absoluto) muito mais nos IUCs pós 06/2007 (que incluí todos os importados a partir dessa data como se sabe).

                                                            Não fui ver na prática a poupança que isto pode significar, mas eles não são parvos e no tal horizonte de 10 anos só em IUC paga-se um disparate que faz com os nacionais sejam na mesma alternativa por não terem este encargo extra ad eternum.

                                                            Ou seja, na prática vai ficar sempre mais barato importar agora do que nos últimos anos, mas isso é porque as importações estavam em baixa e assim motiva-se a importação para depois ir buscar mais € em IUC porque o que eles querem é cada vez mais pessoas a pagar IUC à grande e menos pessoas a pagar IUC à antiga...


                                                            Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                                            Exemplo:
                                                            Importar em Janeiro de 2015 um veículo de 2004 com o motor 1.9 tdi de 130cv, paga de ISV € 1474,60. E de IUC perto de €200,00 anuais.

                                                            Não tenho a certeza da veracidade da tabela de valores que utilizei, confirmem antes de considerar certos estes valores.

                                                            Acho que compensa largamente.

                                                            Edit:
                                                            Estive a ler, e o ISV incide sobre a primeira matriculação de um veículo em Portugal...

                                                            Absurdo.
                                                            €250 É o que paga qualquer carro >=2010 diesel entre 1,75 e 2,5 e CO2 entre 121 e 180g.
                                                            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 17 October 2014, 12:09.

                                                            Comentário


                                                              ainda ontem falei com um alemão, e ele disse ter pena de na alemanha os carros antigos e que não tem catalisador (carochas, kadetts etc), ou seja os que poluem mais, não serem muito vistos. mas lá é porque o imposto sobre os carros poluentes é mais elevado. nós por cá, fazemos ao contrário vá se lá entender

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X