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    #61
    Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
    É que eu estava a fazer contas aos custos de utilização para 8 anos em que seriam necessários 20 mil kms por ano e realmente cheguei aos seguintes números:

    Opel Corsa 1.3 CDTI (o meu carro)
    Cerca de 100kms com 4€. O que dá 800€ por ano e 6400€ ao fim de 8 anos.


    Nissan Leaf:
    Cerca de 100kms com 1.5€ Portanto, 300€ por ano e 2400€ ao fim de 8 anos.

    A diferença de consumos é favorável para o leaf em 4000€. No entanto, ao fim de 8 anos o leaf precisa de uma bateria nova cuja substituição deve ficar por volta dos 7000€ (já com iva e mão de obra não deve ficar muito abaixo disso). Por isso, entre electricidade e baterias o leaf fica por 9400€ ao fim de 8 anos. Enquanto que o corsa são 6400€ mais as respectivas revisões e IUC (o meu paga 20€ por ano). Ou seja, o valor será idêntico se o meu carro tiver uma despesa de cerca de 250€ por mês. Como até acho que é menos, não estou a ver como é que um elétrico como este pode compensar a longo prazo.

    Daquilo que vi, a única vantagem (grande) de um carro destes é para quem mora nos grandes centros por duas razões: Estacionamento grátis e reservado e possibilidade de carregamento rápido.
    Tens de ter em conta que o Leaf é um carro de um segmento acima que o Corsa.

    A experiência que tenho com um Leaf (30kw baterias) e que o consumo é de cerca de 15kw/100km e veres qual o teu custo por kw.

    O consumo do opel não esta um bocado optimista, ou fazes um trajecto que te permite um consumo baixo?

    Os eléctricos são mais vantajosos para as empresas, pois acabam por poupar também na tributação autónoma, o que temos na empresa, pelas contas feitas contamos fazer 30.000km por ano, com uma poupança de 2.500€ a 3.000€, infelizmente não temos pontos de carga Mobie perto, se não pelo menos este ano poupávamos ainda mais.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
      Tens de ter em conta que o Leaf é um carro de um segmento acima que o Corsa.

      A experiência que tenho com um Leaf (30kw baterias) e que o consumo é de cerca de 15kw/100km e veres qual o teu custo por kw.

      O consumo do opel não esta um bocado optimista, ou fazes um trajecto que te permite um consumo baixo?

      Os eléctricos são mais vantajosos para as empresas, pois acabam por poupar também na tributação autónoma, o que temos na empresa, pelas contas feitas contamos fazer 30.000km por ano, com uma poupança de 2.500€ a 3.000€, infelizmente não temos pontos de carga Mobie perto, se não pelo menos este ano poupávamos ainda mais.
      Tenho que ir aí dar uma volta nele!!
      A ver em quanto tempo esgotamos a bateria!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
        É que eu estava a fazer contas aos custos de utilização para 8 anos em que seriam necessários 20 mil kms por ano e realmente cheguei aos seguintes números:

        Opel Corsa 1.3 CDTI (o meu carro)
        Cerca de 100kms com 4€. O que dá 800€ por ano e 6400€ ao fim de 8 anos.


        Nissan Leaf:
        Cerca de 100kms com 1.5€ Portanto, 300€ por ano e 2400€ ao fim de 8 anos.

        A diferença de consumos é favorável para o leaf em 4000€. No entanto, ao fim de 8 anos o leaf precisa de uma bateria nova cuja substituição deve ficar por volta dos 7000€ (já com iva e mão de obra não deve ficar muito abaixo disso). Por isso, entre electricidade e baterias o leaf fica por 9400€ ao fim de 8 anos. Enquanto que o corsa são 6400€ mais as respectivas revisões e IUC (o meu paga 20€ por ano). Ou seja, o valor será idêntico se o meu carro tiver uma despesa de cerca de 250€ por mês. Como até acho que é menos, não estou a ver como é que um elétrico como este pode compensar a longo prazo.

        Daquilo que vi, a única vantagem (grande) de um carro destes é para quem mora nos grandes centros por duas razões: Estacionamento grátis e reservado e possibilidade de carregamento rápido.
        E a poupança em manutenção ? Só isso compensa e muito!

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          #64
          Ele deve fazer 4€/100km mas é a ser rebocado, de certeza...

          Depois existem os preconceitos errados, como a história de as baterias só durarem x anos e que daqui a a esses x anos ainda custam mais do que custam agora

          Acrescentando o facto de nem serem carros do mesmo segmento e de faltarem as contas da manutenção...

          Comentário


            #65
            Tenho um amigo que recebeu agora um Leaf com suposta autonomia para 240 km. Autonomia essa que só é atingida em condições praticamente utópicas, ou desconfortáveis. X passageiros, X temperatura exterior, AC off, nada de subidas...

            Resumindo, lá tem de andar ele quase sem passar dos 100, incluindo na AE , e com o AC desligado. Tudo porque tem que transportar 5 pessoas todos os dias.

            PS: Não tem hipótese de carregar a viatura em casa.

            Comentário


              #66
              Li num estudo que daqui a 1,2 anos as pessoas vão querer todas electrico.

              É que mesmo sendo mais caro inicialmente, os custos de manutenção são brutalmente inferiores aos motores de combustão!

              Além de que as baterias já andaram todas a fazer mais de >300km

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                Li num estudo que daqui a 1,2 anos as pessoas vão querer todas electrico.

                É que mesmo sendo mais caro inicialmente, os custos de manutenção são brutalmente inferiores aos motores de combustão!

                Além de que as baterias já andaram todas a fazer mais de >300km

                Deve ser um estudo muito válido...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  Tenho um amigo que recebeu agora um Leaf com suposta autonomia para 240 km. Autonomia essa que só é atingida em condições praticamente utópicas, ou desconfortáveis. X passageiros, X temperatura exterior, AC off, nada de subidas...

                  Resumindo, lá tem de andar ele quase sem passar dos 100, incluindo na AE , e com o AC desligado. Tudo porque tem que transportar 5 pessoas todos os dias.

                  PS: Não tem hipótese de carregar a viatura em casa.
                  As autonomias anunciadas em norma NDEC são como os consumos anunciados em norma NDEC: uma treta pegada... Se querem valores mais realistas, é olhar para os valores EPA. O Leaf de 30kWh tem uma autonomia EPA de 107 milhas = 172 km... como podes ver, os valores anunciados com o ciclo NDEC são uma autentica farsa...

                  Mas isso não interessa mudar aos grandes fabricantes alemães, senão lá se iam os seus "fantabulásticos" consumos anunciados

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                    As autonomias anunciadas em norma NDEC são como os consumos anunciados em norma NDEC: uma treta pegada... Se querem valores mais realistas, é olhar para os valores EPA. O Leaf de 30kWh tem uma autonomia EPA de 107 milhas = 172 km... como podes ver, os valores anunciados com o ciclo NDEC são uma autentica farsa...

                    Mas isso não interessa mudar aos grandes fabricantes alemães, senão lá se iam os seus "fantabulásticos" consumos anunciados
                    Será só a esses? E os outros todos a nível mundial? Não se aproveitam?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      Será só a esses? E os outros todos a nível mundial? Não se aproveitam?
                      Essencialmente a esses, pois há anos que se está para mudar para um novo ciclo de testes e consumos na Europa e a Alemanha anda a empurrar para a frente...

                      Felizmente entra em vigor no próximo ano, se não for mais uma vez adiado...

                      Comentário


                        #71
                        Manutenção e IUC já são alguns euros de poupança.
                        A bateria só é trocada ao fim de 8 anos se quiser, pois quase de certeza que continuará a dar para fazer mais de 100kms.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
                          É que eu estava a fazer contas aos custos de utilização para 8 anos em que seriam necessários 20 mil kms por ano e realmente cheguei aos seguintes números:

                          Opel Corsa 1.3 CDTI (o meu carro)
                          Cerca de 100kms com 4€. O que dá 800€ por ano e 6400€ ao fim de 8 anos.


                          Nissan Leaf:
                          Cerca de 100kms com 1.5€ Portanto, 300€ por ano e 2400€ ao fim de 8 anos.

                          A diferença de consumos é favorável para o leaf em 4000€. No entanto, ao fim de 8 anos o leaf precisa de uma bateria nova cuja substituição deve ficar por volta dos 7000€ (já com iva e mão de obra não deve ficar muito abaixo disso). Por isso, entre electricidade e baterias o leaf fica por 9400€ ao fim de 8 anos. Enquanto que o corsa são 6400€ mais as respectivas revisões e IUC (o meu paga 20€ por ano). Ou seja, o valor será idêntico se o meu carro tiver uma despesa de cerca de 250€ por mês. Como até acho que é menos, não estou a ver como é que um elétrico como este pode compensar a longo prazo.

                          Daquilo que vi, a única vantagem (grande) de um carro destes é para quem mora nos grandes centros por duas razões: Estacionamento grátis e reservado e possibilidade de carregamento rápido.
                          Portanto queres dizer que o teu Corsa faz 3.2L/100km? Eu não estou a ver um corsa a fazer isso, a não ser que seja usado exclusivamente em estradas nacionais a velocidades estáveis. E para esse uso não vejo razão para um EV, pois já é naquele ponto em que o motor do EV deixa de ser económico.
                          Para um corsa o consumo no mundo real (médio, segundo o spritmonitor.de ) é de 5.05L/100km. Fazendo as contas com esses números (diesel a um preço médio de 1.25€/L):

                          Corsa
                          100km-5.05*1.25=6.31€. Ao fim de 1 ano e 20.000km isso dava 1262€. Adiciona o selo e uma revisão, e fica por cerca de 1450€

                          Leaf
                          100km-1.5€. Ao fim de 1 ano e 20.000km isso dava 300€. Mais selo (gratuito) e revisão ao sistema eléctrico ficava por cerca de 350€

                          Com isto vejo aqui uma diferença de 1100€/ano. A esta diferença tira cerca de 900€ para o aluguer da bateria (acho que o Leaf já só se vende com aluguer) e ainda ficam 200€, para o lado do Leaf.

                          Depois o desgaste das baterias ia depender do teu uso (basta ver a bateria de um carro normal: umas duram 3 anos, outras 7 ou 8), e esse custo está incluído no aluguer, logo não há preocupação com isso.
                          E do lado do corsa iria haver os inevitáveis problemas, o que dava mais custos para o lado deste, aumentando a vantagem para o Leaf a longo prazo.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por FilipeB694 Ver Post
                            Com isto vejo aqui uma diferença de 1100€/ano. A esta diferença tira cerca de 900€ para o aluguer da bateria (acho que o Leaf já só se vende com aluguer) e ainda ficam 200€, para o lado do Leaf.

                            O Leaf não se vende só com aluguer de bateria...não sei onde raio vão buscar estas ideias...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por FilipeB694 Ver Post
                              Portanto queres dizer que o teu Corsa faz 3.2L/100km? Eu não estou a ver um corsa a fazer isso, a não ser que seja usado exclusivamente em estradas nacionais a velocidades estáveis. E para esse uso não vejo razão para um EV, pois já é naquele ponto em que o motor do EV deixa de ser económico.
                              Para um corsa o consumo no mundo real (médio, segundo o spritmonitor.de ) é de 5.05L/100km. Fazendo as contas com esses números (diesel a um preço médio de 1.25€/L):

                              Corsa
                              100km-5.05*1.25=6.31€. Ao fim de 1 ano e 20.000km isso dava 1262€. Adiciona o selo e uma revisão, e fica por cerca de 1450€

                              Leaf
                              100km-1.5€. Ao fim de 1 ano e 20.000km isso dava 300€. Mais selo (gratuito) e revisão ao sistema eléctrico ficava por cerca de 350€

                              Com isto vejo aqui uma diferença de 1100€/ano. A esta diferença tira cerca de 900€ para o aluguer da bateria (acho que o Leaf já só se vende com aluguer) e ainda ficam 200€, para o lado do Leaf.

                              Depois o desgaste das baterias ia depender do teu uso (basta ver a bateria de um carro normal: umas duram 3 anos, outras 7 ou 8), e esse custo está incluído no aluguer, logo não há preocupação com isso.
                              E do lado do corsa iria haver os inevitáveis problemas, o que dava mais custos para o lado deste, aumentando a vantagem para o Leaf a longo prazo.
                              Se optarem pelo aluguer não ha problemas com o desgaste pois a bateria é trocada gratuitamente.
                              Se comprarem as baterias estes leafs novos tem garantia de 10 anos

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Tenho um amigo que recebeu agora um Leaf com suposta autonomia para 240 km. Autonomia essa que só é atingida em condições praticamente utópicas, ou desconfortáveis. X passageiros, X temperatura exterior, AC off, nada de subidas...

                                Resumindo, lá tem de andar ele quase sem passar dos 100, incluindo na AE , e com o AC desligado. Tudo porque tem que transportar 5 pessoas todos os dias.

                                PS: Não tem hipótese de carregar a viatura em casa.
                                Mas quantos km's tem de fazer por dia ? 240?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                  Mas quantos km's tem de fazer por dia ? 240?
                                  Esquece os 240. Esse número é utópico e só o conseguirá se deixar os passageiros, colegas de empresa, em terra.

                                  Faz cerca de 140 km diários com 5 ocupantes.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Esquece os 240. Esse número é utópico e só o conseguirá se deixar os passageiros, colegas de empresa, em terra.

                                    Faz cerca de 140 km diários com 5 ocupantes.
                                    Então 140 deve dar para fazer bem, mesmo andando depressa com a/c e carregado.

                                    Nos electricos o peso não deve fazer tanta mossa, como nos motores de combustão pequenos/medios.
                                    Vai poupar e muito ...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por FilipeB694 Ver Post
                                      Portanto queres dizer que o teu Corsa faz 3.2L/100km? Eu não estou a ver um corsa a fazer isso, a não ser que seja usado exclusivamente em estradas nacionais a velocidades estáveis. E para esse uso não vejo razão para um EV, pois já é naquele ponto em que o motor do EV deixa de ser económico.
                                      Para um corsa o consumo no mundo real (médio, segundo o spritmonitor.de ) é de 5.05L/100km. Fazendo as contas com esses números (diesel a um preço médio de 1.25€/L):

                                      Corsa
                                      100km-5.05*1.25=6.31€. Ao fim de 1 ano e 20.000km isso dava 1262€. Adiciona o selo e uma revisão, e fica por cerca de 1450€

                                      Leaf
                                      100km-1.5€. Ao fim de 1 ano e 20.000km isso dava 300€. Mais selo (gratuito) e revisão ao sistema eléctrico ficava por cerca de 350€

                                      Com isto vejo aqui uma diferença de 1100€/ano. A esta diferença tira cerca de 900€ para o aluguer da bateria (acho que o Leaf já só se vende com aluguer) e ainda ficam 200€, para o lado do Leaf.

                                      Depois o desgaste das baterias ia depender do teu uso (basta ver a bateria de um carro normal: umas duram 3 anos, outras 7 ou 8), e esse custo está incluído no aluguer, logo não há preocupação com isso.
                                      E do lado do corsa iria haver os inevitáveis problemas, o que dava mais custos para o lado deste, aumentando a vantagem para o Leaf a longo prazo.
                                      O gasóleo está por volta de 1,06€ nos sítios mais baratos, o que para um carro que consiga médias de 4 litros, é perfeitamente viável os 4,20€.

                                      Por outro lado, falando de 20.000kms, o preço de aluguer da bateria do Leaf ficaria muito mais cara do que esses 900€. Os preços, penso, começam nos 948€/ano e só incluem 12.500kms, o que se traduz em 1.500€/ano para o aluguer das baterias, fazendo proporção ao nº de kms.

                                      Isto significa que as contas não são fáceis e os eléctricos, em termos de poupança, ainda não são uma aposta tão segura como querem fazer crer.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                        Então 140 deve dar para fazer bem, mesmo andando depressa com a/c e carregado.

                                        Nos electricos o peso não deve fazer tanta mossa, como nos motores de combustão pequenos/medios.
                                        Vai poupar e muito ...
                                        Estás a fazer suposições. O homem anda com o carro e diz que é à pele e que tem bastante influência.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          O gasóleo está por volta de 1,06€ nos sítios mais baratos, o que para um carro que consiga médias de 4 litros, é perfeitamente viável os 4,20€.

                                          Por outro lado, falando de 20.000kms, o preço de aluguer da bateria do Leaf ficaria muito mais cara do que esses 900€. Os preços, penso, começam nos 948€/ano e só incluem 12.500kms, o que se traduz em 1.500€/ano para o aluguer das baterias, fazendo proporção ao nº de kms.

                                          Isto significa que as contas não são fáceis e os eléctricos, em termos de poupança, ainda não são uma aposta tão segura como querem fazer crer.
                                          Isso se só comparares consumos. Porque até tens o GPL, que dão para gastar 3,5€ aos 100.

                                          A grande vantagem para mim será sempre na manutenção a longo prazo !

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                                            #81
                                            Originalmente Colocado por FilipeB694 Ver Post
                                            Portanto queres dizer que o teu Corsa faz 3.2L/100km? Eu não estou a ver um corsa a fazer isso, a não ser que seja usado exclusivamente em estradas nacionais a velocidades estáveis. E para esse uso não vejo razão para um EV, pois já é naquele ponto em que o motor do EV deixa de ser económico.
                                            Para um corsa o consumo no mundo real (médio, segundo o spritmonitor.de ) é de 5.05L/100km. Fazendo as contas com esses números (diesel a um preço médio de 1.25€/L):

                                            Corsa
                                            100km-5.05*1.25=6.31€. Ao fim de 1 ano e 20.000km isso dava 1262€. Adiciona o selo e uma revisão, e fica por cerca de 1450€

                                            Leaf
                                            100km-1.5€. Ao fim de 1 ano e 20.000km isso dava 300€. Mais selo (gratuito) e revisão ao sistema eléctrico ficava por cerca de 350€

                                            Com isto vejo aqui uma diferença de 1100€/ano. A esta diferença tira cerca de 900€ para o aluguer da bateria (acho que o Leaf já só se vende com aluguer) e ainda ficam 200€, para o lado do Leaf.

                                            Depois o desgaste das baterias ia depender do teu uso (basta ver a bateria de um carro normal: umas duram 3 anos, outras 7 ou 8), e esse custo está incluído no aluguer, logo não há preocupação com isso.
                                            E do lado do corsa iria haver os inevitáveis problemas, o que dava mais custos para o lado deste, aumentando a vantagem para o Leaf a longo prazo.
                                            Tas a ser pessimista para o Opel, pois o gasóleo é mais barato, e depois tens de fazes melhor as contas para o electrico, conta cerca de 15kw/100km e nem todos tem bi-horario, esses 1,5€ são muito optimistas, aponta para 1,7-1,8 em bi-horario e 2,8-2,9 tarifa normal (pode variar consante o tarifário).

                                            E como já foi dito não é obrigatório o aluguer das baterias.

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                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              O gasóleo está por volta de 1,06€ nos sítios mais baratos, o que para um carro que consiga médias de 4 litros, é perfeitamente viável os 4,20€.

                                              Por outro lado, falando de 20.000kms, o preço de aluguer da bateria do Leaf ficaria muito mais cara do que esses 900€. Os preços, penso, começam nos 948€/ano e só incluem 12.500kms, o que se traduz em 1.500€/ano para o aluguer das baterias, fazendo proporção ao nº de kms.

                                              Isto significa que as contas não são fáceis e os eléctricos, em termos de poupança, ainda não são uma aposta tão segura como querem fazer crer.
                                              Não é facil um carro fazer os 4l, mas se os fizer serão em condições em que também os eléctricos serão mais económicos.

                                              A bateria é uma não questão, pois existe opção sem aluguer.

                                              Em relação ao teu ultimo paragrafo, tens razão que ainda não o são vantajosos/viaveis em todos os casos, mas estão a evoluir bastante, a "segunda geração" de alguns modelos irão ser muito mais interessantes e viáveis.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                Não é facil um carro fazer os 4l, mas se os fizer serão em condições em que também os eléctricos serão mais económicos.

                                                A bateria é uma não questão, pois existe opção sem aluguer.

                                                Em relação ao teu ultimo paragrafo, tens razão que ainda não o são vantajosos/viaveis em todos os casos, mas estão a evoluir bastante, a "segunda geração" de alguns modelos irão ser muito mais interessantes e viáveis.
                                                Quanto fica por km o aluguer da bateria?

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                  Tas a ser pessimista para o Opel, pois o gasóleo é mais barato, e depois tens de fazes melhor as contas para o electrico, conta cerca de 15kw/100km e nem todos tem bi-horario, esses 1,5€ são muito optimistas, aponta para 1,7-1,8 em bi-horario e 2,8-2,9 tarifa normal (pode variar consante o tarifário).

                                                  E como já foi dito não é obrigatório o aluguer das baterias.
                                                  Também tas a ser pessimista.
                                                  Tens carregamentos gratuitos para os electricos

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                                                    #85
                                                    Quanto ao consumo do corsa estou a falar de uma média de 3.8l aos 100 kms. No entanto ele até faz muitas vezes melhor que isto: 3.6/3.7l aos 100. Mesmo com bastante utilização em cidade e alguma utilização de ar condicionado ele costuma ficar sempre, mas sempre abaixo dos 4l. Só houve umas 3 ou 4 vezes em 35 mil kms que ficou acima. Por isso com trajecto favorável até já ficou muitas vezes abaixo de 4€/100! As revisões são anuais (30mil kms ou um ano) e costumam ficar por volta dos 100€. O meu é a versão de 5 portas.

                                                    Quando ao segmento superior, tenho um bocado de dificuldade em perceber esse encaixe no segmento C. A começar pela impossibilidade de escolher uma versão SW, que nos segmentos C costuma sempre haver.E depois parece-me que para segmento C, está um bocado abaixo da oferta da concorrência para umo segmento C, ao nível do equipamento. Mas isso talvez seja impressão minha...

                                                    Quanto ao consumo do leaf, acredito que os valores até possam ser mais altos. Basta estar mais calor e mesmo que não use o AC a autonomia já vai ser mais baixa. O calor nos carros de combustão até costuma favorecer os consumos. Depois, onde os carros de combustão ganham vantagem é onde o leaf acaba por perder. Devido à falta por exemplo de recuperação de carga com as desacelerações. No entanto estamos sempre a falar de cêntimos. Enquanto que as minhas contas falam de centenas de € a favor da utilização de um carro a diesel.
                                                    Editado pela última vez por GorySantos; 25 August 2016, 12:46.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                                      Isso se só comparares consumos. Porque até tens o GPL, que dão para gastar 3,5€ aos 100.

                                                      A grande vantagem para mim será sempre na manutenção a longo prazo !
                                                      Muito longo prazo mesmo.

                                                      Quanto é que custa um leaf já com baterias incluídas?

                                                      Um focus, que é do mesmo segmento, custa 17k...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                        Não é facil um carro fazer os 4l, mas se os fizer serão em condições em que também os eléctricos serão mais económicos.

                                                        A bateria é uma não questão, pois existe opção sem aluguer.

                                                        Em relação ao teu ultimo paragrafo, tens razão que ainda não o são vantajosos/viaveis em todos os casos, mas estão a evoluir bastante, a "segunda geração" de alguns modelos irão ser muito mais interessantes e viáveis.
                                                        A bateria é uma não questão? Se não alugares é oferta?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Pelas minhas contas para os números serem iguais, o meu teria de gastar uns 250€ por ano em média em manutenção. E sinceramente, tenho dúvidas que chegue a gastar metade disso. E está cá em casa outro que é do mesmo ano e do mesmo mês e faz o mesmo. Por isso não se pode dizer que seja uma excepção...
                                                          Editado pela última vez por GorySantos; 25 August 2016, 13:11.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Eu estou aqui para mostrar exactamente isso. E sim, eu já fiz 1150kms com cerca de 45€. Se acham isso estranho... Para mim não seria aceitável não conseguir baixar fácilmente dos 4l. Mas isso é com cada um. Quando à manutenção também já respondi mas a vantagem é clara para o meu carro!!!. E não levo com as desvantagens, limitações e stresses de um leaf.

                                                            Outra questão importante é que ao trocar a bateria estou a "fidelizar-me ao carro". Porque é um investimento para mais uma carrada de anos, que só compensa se ficar com o carro esses anos todos. Além de não saber se isso vai realmente acontecer ou não, por n factores!

                                                            Vamos imaginar uma viagem mensal de 160 kms. Hoje consigo fazê-la sem preocupações, mas se calhar daqui a 3/4 anos já é bem diferente porque as baterias já perderam autonomia.
                                                            Editado pela última vez por GorySantos; 25 August 2016, 13:05.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                                              Também tas a ser pessimista.
                                                              Tens carregamentos gratuitos para os electricos
                                                              E conta também com o aumento da factura porque provavelmente tens de aumentar a potência que recebes em casa para conseguir carregar o carro. Eu pelo menos teria.

                                                              Comentário

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