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    #91
    Daquilo que retiro disto é que o vendedor foi um bocado canalha ao tentar adiar a resolução do problema, já que ia de férias, e que o comprador quer aproveitar-se da situação para ser indemnizado de todas as reservas de viagem (bilhetes da Disney, estadia em hotéis, ...) que tinha feito antes de o problema na carrinha ter acontecido.
    Ambos têm culpa no cartório. Mas estou certo que, para além de uma carrinha velha arranjada, o OP não vai conseguir nenhuma indemnização. Ficaria surpeendido se tal acontecesse.

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      #92
      Ate la o fulano acaba com o stand e o processo fica em aguas de bacalhau e depois abre outro stand, algo que acontece.

      Não tenho acompanhado o topico, mas se o carro nao foi reparado em tempo record, é normal, ja que o mesmo é raro e supostamente as peças devem vir de fora, penso eu.

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        #93
        Originalmente Colocado por Misterpicking Ver Post
        Seguradora aguentar a bronca??? Disse isso? O que disse foi que se a carrinha avariasse no caminho a minha seguradora como qualquer outra teria que assegurar a continuação da viagem bem como o regresso. Não sou oportunista.
        Podes nào o ser mas és muito inocente se pensas que o seguro te oferece tanta cobertura...

        Normalmente, ou optas por prosseguir para o destino ou regresso a casa. Caso optes npelo primeiro, a assistência termina quando lá chegas. Para o regresso, estás por tua conta.

        Já agora, como farias se a carrinha avariasse fora da garantia e quisseses ir à mesma comer croissants e baguetes na França? Pois...

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          #94
          Originalmente Colocado por Misterpicking Ver Post
          Seguradora aguentar a bronca??? Disse isso? O que disse foi que se a carrinha avariasse no caminho a minha seguradora como qualquer outra teria que assegurar a continuação da viagem bem como o regresso. Não sou oportunista. Agora se leres bem a historia verificas que ele só nao arranjou a carrinha pk não quis pk esta servido com o dinheirinho no bolso. Agora danos morais acredita que ele vai ter que assumir, ate pk se ele me devolvesse o dinheiro eu não estaria aqui agarrada a este inferno de situação e a depender de voltinhas que quem tem que dar sera ele não eu. Oxalá que no teu mundinho nunca passes por isto. A diferente é que vcs homens tem uma vantagem perante nos mulheres... A FORÇA. Qualquer das formas digo e repito, não sou oportunista, sou a menos culpada e a mais lesada. pk as ferias dele nao foram prejudicadas.

          O meu seguro tb para que conste da veiculo de substituição em caso de avaria, que não pude pedir pois a carrinho foi de reboque com uns cabos agarrado ao carro do sr do stand.
          pode-se saber que seguradora tens??

          é que estou a pensar em mudar para essa, e todas as viagens sejam dentro de portugal ou não ficam garantidas, estou a pensar em deixar o carro ali na bomba de combustivel que fica a 2 km de casa, chego la, desato 1 tubo, ou corto algo e la vou eu de viagem a custo 0


          alem disso e não querendo ofender, mas a historia que contas é estranha, e secalhar sabendo a outra versão iria ajudar imenso

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            #95
            Boa noite. So hoje pude vir ao forum.
            Sou o marido da "queixosa" se assim se pode dizer.
            Resumidamente, a historia e em todo verdade sem invençoes, oportunismos e outras questoes. Para os mais ceticos e nao querendo ofender, a minha companhia de seguros, e certamente a de muitos de voces com a cobertura de carro de substituiçao. Nesta situaçao em particular, o meu seguro cobre o reboque seja em que ponto a avaria ocorra e viatura de substituicao a partir do local de avaria, durante 5 dias, por dois periodos distintos anuais de 5 dias. Supondo que a avaria ocorre em Espanha ou em França, a mesma companhia de logotipo azul e que começa com um " A" garante viatura de substituiçao. Imaginando que sigo para o destino, tenho 5 dias a contar desse momento para me "gozar" da dita viatura, enquanto a minha estara a reparar, tendo apenas que garantir que apos esse periodo, entregarei a mesma no ponto de recolha de rent a car mais perto da area de residencia, seja o carro espanhol, frances ou portugues. Extraordinario?? nao me parece... Apenas me garante que terei o dito champanhe, baguetes, roquefort, whatever, sem me aproveitar do coitado do sr do stand, que ja basta o transtorno de ver as minhas chamadas nao atendidas, e os meus emails, e cartas registadas etc.Dele so quero uma coisa, responsabilizaçao por aquilo que tem culpa.Mais nada! penso que e um direito que me assiste quando as situaçoes nao sao resolvidas de boa-fe. Eu nao cortei tubos, nao desatei nada, nao estou a pedir nada de extraordinario. Apenas o que me assiste. Na questao da Disney, epah foi apenas um dano colateral. garanto que acontecendo ao contrario ele seria o primeiro a ir as utimas consequencias, bem como qualquer um de vos. Sou tao oportunista que me tenho dedicado a resolver esta situaçao tal como foi descrito anteriormente,de um lado para o outro, tratar da reparacao por minha conta e risco etc, enquanto dp outro lado obtenho um silencio inquietante e ao mesmo tempo revoltante. Nos homens resolvemos tudo a força , as vezes tem mesmo que ser. Artistas como este, usam e abusam, borrifam-se. Enquanto tivermos mao leve, "bom senso", coerencia e quisermos resolver tudo a bem, porque somos todos boas pessoas, estes individuos continuam a violar-nos e a abusarem da boa vontade, porque enfim ate somos pessoas pacatas. Isto foi so um desabafo, nao levem a mal os mais sensiveis, mas estou farto de ver que neste pais todos defendemos o que nao tem defesa, talvez por ser mais facil. Quando nos toca na pele, de repente revelamo-nos, as vezes por coisas sem importancia ou ate mesmo futeis. Quando nao e conosco, tapamos os olhos, cantamos, mudamos de passeio e ate brincamos com a situaçao. De qualquer forma agradeço o tempo que tem dispensado, esclarecimentos, ajuda. Assim que isto estiver resolvido, virei aqui explicar o ponto em que ficou. Obrigado

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              #96
              Vir alguém expôr um problema neste fórum e acabar insultado, não é novidade. Não és o primeiro e, certamente, não serás o último... as pessoas gostam muito de julgamentos públicos, principalmente sobre realidades que desconhecem. Não ligues. O melhor é ignorar.
              Felizmente existem em Portugal tribunais a sério e é em tribunal que se saberá se tens ou não direito ao que reclamas. Eu acho que fazes muito bem em pedir uma indemnização. Espero sinceramente que obriguem o tipo do stand (que pelo que relatas tem o fenótipo completo do verdadeiro aldrabão - e há por aí tantos...) a pagar. Boa sorte!

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                #97
                não me parece que aqui ninguem esteja a insultar ninguem, simplesmente se esta a dizer que as coisas não são como se pintam

                afinal parece que o stand tem 30dias para arranjar o carro, e parece que esse tempo não passou

                e para os que venham ja ca dizer que pode arranjar em horas ou dias, dou só o exemplo que na marca 1 peça para o meu carro vai demorar 2 semanas, e é 1 marca que esta no top 10 de vendas em pt este ano

                depois o que foi falado a ninguem de seguros ja mudou 1 bocado o prego, era há grande e ha francesa e agora ja esta bem mais pequeno, no fundo ja esta no normal, porque nas paginas anteriores só faltou dizer que a companhia de seguros alugava 1 jacto privado, 1 limusine para passear etc


                eu as vezes chego a pensar que este é um topico daqueles das ferias escolares

                Comentário


                  #98
                  Nao li o topico todo, mas existem avarias e avarias. Eu comprei á uns anos um carro que gostava muito, era usado e tinha 12 ou 13 anos, fui buscar a Vizela (sou de Braga) são cerca de 30km, cheguei a casa com 30km feitos e parei o carro. Fui verificar mais profundamente as coisas e vejo que o nivel de oleo estava um pouco baixo, mas dentro dos limites, já era noite e tal e pensei que ia comprar oleo no dia seguinte de manha para atestar. Na manha seguinte, sem ter mexido mais no carro, peguei nele e ia fazer uma viagem de 5km para comprar o oleo, durante o trajecto resolvi puxar pelos 200 e tal cv que tinha o bicho para ver se estavam de saude.
                  A via rapida onde me encontrava é larga e tem boas rectas, ja conhecendo bem o motor sabia bem o que o carro deveria ou não andar, começei a puxar e senti o carro com pouco pulmão... Insisti e o carro começou a perder velocidade, ia a cerca de 170km/h, foi abrandando até eu ver que alguma coisa muito errada se passava. Em andamento desliguei e desengatei o carro até conseguir parar, nunca mais pegou nem tão pouco rodava o motor.
                  Mecanico com ele, resultado motor no lixo. Desfez a cambota e 2 dos seis pistons, 2500€ de reparação (levou novo motor).
                  Andei 35km com o carro depois de o comprar.
                  Ainda liguei ao vendedor, não para devolver mas para ver se ele assumia pelo menos parte da reparação, ele ficou surpreendido com o que aconteceu mas não ajudou em reparação nenhuma. Vendo bem as coisas, se fosse o contrario se calhar fazia o mesmo.
                  Isto tudo pra dizer, que carros "velhos" ninguem sabe o que se passa dentro do motor até a o dia que rebenta, não tem necessariamente de ser má fé do vendedor.
                  Editado pela última vez por JEDI; 19 August 2015, 22:14.

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                    #99
                    O vendedor era particular, e a lei em portugal é muito omissa neste caso, sendo muito improvavel mesmo pela via legal conseguir alguma coisa, só mesmo provando por A+B que houve intenção de burla. Caso contrario é = a batatas!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                      não me parece que aqui ninguem esteja a insultar ninguem, simplesmente se esta a dizer que as coisas não são como se pintam

                      afinal parece que o stand tem 30dias para arranjar o carro, e parece que esse tempo não passou

                      e para os que venham ja ca dizer que pode arranjar em horas ou dias, dou só o exemplo que na marca 1 peça para o meu carro vai demorar 2 semanas, e é 1 marca que esta no top 10 de vendas em pt este ano

                      depois o que foi falado a ninguem de seguros ja mudou 1 bocado o prego, era há grande e ha francesa e agora ja esta bem mais pequeno, no fundo ja esta no normal, porque nas paginas anteriores só faltou dizer que a companhia de seguros alugava 1 jacto privado, 1 limusine para passear etc


                      eu as vezes chego a pensar que este é um topico daqueles das ferias escolares
                      Achas isto necessário? Não dá para discutir o assunto sem chamar o autor do tópico de oportunista, espertalhão, de ter criado a situação para retirar dela proveito, ou criança com muito tempo livre?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                        Achas isto necessário? Não dá para discutir o assunto sem chamar o autor do tópico de oportunista, espertalhão, de ter criado a situação para retirar dela proveito, ou criança com muito tempo livre?
                        Quando o comprador tem noção que o vendedor ainda esta no período legal de reparação, e que simplesmente esta a reclamar porque não tem o carro em condições para uma viagem já programada e que o vendedor não tem culpa, sim, também vejo alguma má fé.

                        Pelo menos sem ouvir a outra parte a estória está um pouco estranha.

                        Comentário


                          Não diria má fé, pois não conheço, mas alguma irresponsabilidade e ser "crente" sim. Programar comprar um carro(velho) num dia e fazer 3000km no dia a seguir, sem saber minimamente o estado da maquina, é no minimo de coragem e altamente provavel que corra mal.
                          Eu nem no carro que tenho á anos confio uma tal viagem sem uma boa verificação antes e já o conheço bem, quanto mais um carro velho, muitos km e de origem desconhecida.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                            Achas isto necessário? Não dá para discutir o assunto sem chamar o autor do tópico de oportunista, espertalhão, de ter criado a situação para retirar dela proveito, ou criança com muito tempo livre?
                            eu não chamei oportunista a ninguem, mas se analisares bem desde a pagina 1, e principalmente na pagina 3, aquilo parece numa de, eu vou receber muito

                            eu só disse das ferias escolares porque analisando vemos que o marido é ca user, mas veio responder no nick da mulher

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Quando o comprador tem noção que o vendedor ainda esta no período legal de reparação, e que simplesmente esta a reclamar porque não tem o carro em condições para uma viagem já programada e que o vendedor não tem culpa, sim, também vejo alguma má fé.

                              Pelo menos sem ouvir a outra parte a estória está um pouco estranha.
                              Dito assim concordo que possas fazer essa interpretação.
                              Mas a meu ver, tendo em conta o que é relatado (e à falta de outra versão, é esta que temos de considerar), o vendedor desde o primeiro contacto começou a enrolar e dá a plena ideia de que não vai atender às pretensões do autor do tópico (admito que me possa enganar, mas duvido). Como já disse antes, revi-me bastante num problema recente que tive com um apartamento em que o responsável por uma reparação era perito em arranjar desculpas e mentir para protelar uma obra urgente que punha em risco a saúde dos moradores. No meu caso também podias alegar que a reparação tinha X dias para ser feita e como tal eu tinha era de esperar. O problema é que desde o primeiro contacto eu percebi a intenção do fulano e a verdade é que só se resolveu bastante tempo depois com a entrada em cena de um bom advogado.
                              Editado pela última vez por Sweden; 19 August 2015, 22:36.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                Não diria má fé, pois não conheço, mas alguma irresponsabilidade e ser "crente" sim. Programar comprar um carro(velho) num dia e fazer 3000km no dia a seguir, sem saber minimamente o estado da maquina, é no minimo de coragem e altamente provavel que corra mal.
                                Eu nem no carro que tenho á anos confio uma tal viagem sem uma boa verificação antes e já o conheço bem, quanto mais um carro velho, muitos km e de origem desconhecida.
                                Nisto estou de acordo contigo. Foi imprudente e precipitado. Mas estamos sempre a aprender e, de certeza que pelo menos isso, o Misterpicking aprendeu.

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                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Quando o comprador tem noção que o vendedor ainda esta no período legal de reparação, e que simplesmente esta a reclamar porque não tem o carro em condições para uma viagem já programada e que o vendedor não tem culpa, sim, também vejo alguma má fé.

                                  Pelo menos sem ouvir a outra parte a estória está um pouco estranha.


                                  Pois é, a historia dos outros é sempre estranha quando não nos toca na pele. Mas sabes uma coisa?! Amanha vou buscar a bomba injectora reparada, vou pagar o arranjo para que possa ter a carrinha mais rapido, pk desde Sabado que não sei nada do coitado do sr do stand. Epah desgraçado do homem, que tem que reparar a viatura até 30 dias e que ate a data nada fez para a reparar. alias a unica coisa que fez foi levar a carrinha de arrasto com uma corda ate a oficina dele. Quem da a cara dele é uma mecanico, nada mais. Mas realmente estes forums servem para darem dicas e ou opiniões, que sera dadas com base na historia aqui declarada pelo user, era bom ouvir a outra parte não era? Era optimo pk assim esse senhor aparecia. Agora esta com x mil euros no bolso e com o stand fechado, a curtir a grande as ferias. E relembrando que se ele calha ter feito o que necessario a carrinha estaria pronta sim num tempo necessario para nao ser prejudicial(tanto). Desde Terça que a bomba esta a reparar e amanha estara a ser montanda na carrinha ora conto 2 dias... Agora em vez de criticar faça contas ao timing e veja lá onde para a má fe.

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                                    Situação:

                                    Carro comprado usado com garantia.
                                    Carro avaria e é comunicado ao vendedor.

                                    Vendedor não dá resposta nem responde a telefonemas.

                                    Comprador já farto envia carta registada a explicar a situação a exigir a reparação em prazo razoável e legal ou acciona os seus direitos legais que incluem anulação do negócio.
                                    O vendedor responde ou não, repara ou não.
                                    Se resolver, óptimo, senão, após o prazo legal, solicita se anulação do negócio. Neste ponto já poderá entrar apoio jurídico.
                                    Situação resolve-se a bem ou por via legal.
                                    Fim da história.


                                    O problema é que meteram o rato Mickey ao barulho, e o tópico virou uma eurodisney. Vem o Donald e o pateta, todos opinam, e a margarida mandatos dar uma volta e eles vão. Ficam apeados e ligam para o seguro, mas este diz que o carro está em nome da Minnie e por isso nada feito. O Gastão diz que não é preciso ficarem assim que vai pedir ao Donald para este pedir um carro ao Tio Patinhas. O tio patinhas não atende o telefone e nem abre a porta. Contratam o bafo de onça para ir meter um susto ao tio e orientar um carro. Fim.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                      eu não chamei oportunista a ninguem, mas se analisares bem desde a pagina 1, e principalmente na pagina 3, aquilo parece numa de, eu vou receber muito

                                      eu só disse das ferias escolares porque analisando vemos que o marido é ca user, mas veio responder no nick da mulher

                                      MisterPicking sou eu. Ela sim veio com o meu username.
                                      Nao espero receber muito mas simplesmente resolver esta m*'º´a de uma vez por todas. nao vou partir para o bate boca, nem para o insulto ou piadinhas porque estamos bem a ver quem poderão ser as criancas com tempo livre. De qualqeru forma amanha espero ter isto resolvido

                                      Obtuso, penso que ja paravas com as infantilidades nao? Acho que começa a ser um pouco demais nao? Queres ir a EuroDisney? Tu e o dono do stand? Ia ser divertido. Se nao tens respostas ou opinioes construtivas, nao percas tempo.

                                      Comentário


                                        Começo a acreditas que o Obtuso sera o dono do Stand... Pelo grau de indignaçao e defesa acérrima começo a acreditar em coincidencias. Boa noite a todos

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                          Nisto estou de acordo contigo. Foi imprudente e precipitado. Mas estamos sempre a aprender e, de certeza que pelo menos isso, o Misterpicking aprendeu.
                                          Claro que aprendi. Alias nem foi questao de aprender, mas foi questao de ter os olhos mais abertos. Talvez da proxima nao seja tao brando. ha sempre uma primeira vez.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Situação:

                                            Carro comprado usado com garantia.
                                            Carro avaria e é comunicado ao vendedor.

                                            Vendedor não dá resposta nem responde a telefonemas.

                                            Comprador já farto envia carta registada a explicar a situação a exigir a reparação em prazo razoável e legal ou acciona os seus direitos legais que incluem anulação do negócio.
                                            O vendedor responde ou não, repara ou não.
                                            Se resolver, óptimo, senão, após o prazo legal, solicita se anulação do negócio. Neste ponto já poderá entrar apoio jurídico.
                                            Situação resolve-se a bem ou por via legal.
                                            Fim da história.


                                            O problema é que meteram o rato Mickey ao barulho, e o tópico virou uma eurodisney. Vem o Donald e o pateta, todos opinam, e a margarida mandatos dar uma volta e eles vão. Ficam apeados e ligam para o seguro, mas este diz que o carro está em nome da Minnie e por isso nada feito. O Gastão diz que não é preciso ficarem assim que vai pedir ao Donald para este pedir um carro ao Tio Patinhas. O tio patinhas não atende o telefone e nem abre a porta. Contratam o bafo de onça para ir meter um susto ao tio e orientar um carro. Fim.
                                            Isso é tudo muito bonito quando o lesado não somos nós. É a velha estória da pimenta no ** dos outros...
                                            Esqueceste-te de dizer que o comprador tem direito a pedir uma indemnização pelos danos patrimoniais e não patrimoniais que decorram da não reparação. Se isso inclui a visita à Eurodisney, seja. Não é a primeira vez que acontece e também não seria a primeira vez que o tribunal dá razão ao queixoso. Pelo menos já há matéria para jurisprudência.

                                            Acordão do Tribunal da Relação do Porto:
                                            "É devida reparação por todos os danos decorrentes do incumprimento contratual, desde logo pela não eliminação das avarias detectadas na viatura ..-..-OF, comprada pelos apelantes. Não tendo a apelada procedido à reparação fica obrigada a pagar o custo integral da reparação da avaria [(mencionada em e) da matéria de facto)], nos termos peticionados, incluindo transportes (necessários à deslocação do veículo para reparação), mão de obra e materiais.

                                            Pediram os apelantes, ainda, a reparação por outros danos materiais e não patrimoniais por eles sofridos em consequência da conduta da ré.
                                            Decorre da factualidade provada que o veículo, em consequência da avaria ficou imobilizado, e que, em virtude dessa imobilização, sem que os AA, durante esse período, dele pudessem retirar quaisquer das vantagens que, normalmente, uma viatura proporciona, o mesmo sofreu uma desvalorização de € 2.500,00. Trata-se de um dano reparável e que deve ser reparado, por esse montante.

                                            No âmbito dos factos provados, não se vislumbram outros danos, quer de ordem patrimonial (e para liquidação posterior só pode ser remetida o cálculo do seu montante, mas não o apuramento de danos, que devem ser fixados na sentença) quer de ordem não patrimonial.
                                            Pelo que, no mais, não pode vingar a pretensão dos apelantes.

                                            8) – Pelo exposto, acorda-se neste tribunal da Relação do Porto, em na procedência parcial da apelação, revogar a douta sentença recorrida e condenar a apelada a pagar aos apelantes:
                                            a) a quantia líquida de € 2.500,00 e
                                            b) a quantia, em montante a liquidar ulteriormente, necessária à reparação da viatura vendida aos apelantes, incluindo as despesas de transporte, material e mão-de-obra.
                                            Custas de 1/4 pelos apelantes e as demais pela apelada."

                                            http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/d1d5ce62...f?OpenDocument

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Misterpicking Ver Post
                                              Começo a acreditas que o Obtuso sera o dono do Stand... Pelo grau de indignaçao e defesa acérrima começo a acreditar em coincidencias. Boa noite a todos
                                              Sou advogado do diabo mas também sou pragmático.

                                              Para que conste, a minha declaração de interesses indica que não tenho qualquer relacionamento com o mundo automóvel, nomeadamente qualquer negócio na área.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                O vendedor era particular, e a lei em portugal é muito omissa neste caso, sendo muito improvavel mesmo pela via legal conseguir alguma coisa, só mesmo provando por A+B que houve intenção de burla. Caso contrario é = a batatas!

                                                Por acaso para a situação descrita e em compra a particular, a lei prevê 6 meses em que as avarias graves são razão válida para resolução da compra.

                                                Não me parece que a culpa aí fosse 100% tua. Puxar pelo carro não terá ajudado mas carro já não estava bom e mais km menos km ia acontecer o que veio a acontecer. Foste "simpático" para quem te vendeu o carro, no mínimo. E Não querendo com isto dizer que quem to vendeu tenha tido qualquer intenção de te enganar ou ocultar algo...

                                                Por esta razão, vender carros como particular deixei de fazer há muitos anos... Mais vale perder dinheiro e entregar como retoma. Não há dinheiro que pague ausência de chatices...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                  Isso é tudo muito bonito quando o lesado não somos nós. É a velha estória da pimenta no ** dos outros...
                                                  Esqueceste-te de dizer que o comprador tem direito a pedir uma indemnização pelos danos patrimoniais e não patrimoniais que decorram da não reparação. Se isso inclui a visita à Eurodisney, seja. Não é a primeira vez que acontece e também não seria a primeira vez que o tribunal dá razão ao queixoso. Pelo menos já há matéria para jurisprudência.

                                                  Acordão do Tribunal da Relação do Porto:
                                                  "É devida reparação por todos os danos decorrentes do incumprimento contratual, desde logo pela não eliminação das avarias detectadas na viatura ..-..-OF, comprada pelos apelantes. Não tendo a apelada procedido à reparação fica obrigada a pagar o custo integral da reparação da avaria [(mencionada em e) da matéria de facto)], nos termos peticionados, incluindo transportes (necessários à deslocação do veículo para reparação), mão de obra e materiais.

                                                  Pediram os apelantes, ainda, a reparação por outros danos materiais e não patrimoniais por eles sofridos em consequência da conduta da ré.
                                                  Decorre da factualidade provada que o veículo, em consequência da avaria ficou imobilizado, e que, em virtude dessa imobilização, sem que os AA, durante esse período, dele pudessem retirar quaisquer das vantagens que, normalmente, uma viatura proporciona, o mesmo sofreu uma desvalorização de € 2.500,00. Trata-se de um dano reparável e que deve ser reparado, por esse montante.

                                                  No âmbito dos factos provados, não se vislumbram outros danos, quer de ordem patrimonial (e para liquidação posterior só pode ser remetida o cálculo do seu montante, mas não o apuramento de danos, que devem ser fixados na sentença) quer de ordem não patrimonial.
                                                  Pelo que, no mais, não pode vingar a pretensão dos apelantes.

                                                  8) – Pelo exposto, acorda-se neste tribunal da Relação do Porto, em na procedência parcial da apelação, revogar a douta sentença recorrida e condenar a apelada a pagar aos apelantes:
                                                  a) a quantia líquida de € 2.500,00 e
                                                  b) a quantia, em montante a liquidar ulteriormente, necessária à reparação da viatura vendida aos apelantes, incluindo as despesas de transporte, material e mão-de-obra.
                                                  Custas de 1/4 pelos apelantes e as demais pela apelada."

                                                  http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/d1d5ce62...f?OpenDocument
                                                  Mas ninguém disse o contrário. O que falta aí indicar é se esse processo se refere a uma reparação que demorou mais de 24h ou se demorou mais de um mês ou dois. Pensa lá quantos carros é que desvalorizam 2500 euros, vá, em 2 meses. E isso são custos objectivos e justificados pela imobilização directa com a viatura.

                                                  Aqui fala-se numa compra a 5 dias de uma viagem, em que o carro avaria, e que exigem rapidez de reparação que não foi cumprida. Eu acho bem que lutem pelos seus direitos, mas o exemplo que dás nada tem a ver com o do tópico. Poderá sim vir a ter no futuro e tornar-se uma situação idêntica. Mas não acredito que a eurodisney sequer seja equacionada numa indemnização.

                                                  Comentário


                                                    Pelo que foi aqui descrito, a posição do dono do stand não tem defesa possível. Contudo, pode haver sempre uma vírgula, ou uma frase que mude um pouco o rumo da história, pelo que prefiro falar apenas na parte mecânica da coisa.

                                                    Eu já tive problemas com uma bomba injetora Bosch que só ao fim da 3a intervenção (feita numa das melhores casas de LX, pertencente à própria marca) é que ficou boa.

                                                    Neste caso foram 2 semanas até o carro ficar bom, e eu também tinha a previsão de, em 2 dias, ter o carro a trabalhar sem problemas. Ou seja, só se deve fazer a "festa" quando a carrinha estiver a funcionar corretamente.

                                                    Outra questão que não sei se já foi colocada/respondida?

                                                    Como foi feita a venda? De forma oficial com 12 ou 24 meses de garantia? Em caso negativo, há algum documento do stand que prove a origem da venda (guia de circulação, etc)?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Mas ninguém disse o contrário. O que falta aí indicar é se esse processo se refere a uma reparação que demorou mais de 24h ou se demorou mais de um mês ou dois. Pensa lá quantos carros é que desvalorizam 2500 euros, vá, em 2 meses. E isso são custos objectivos e justificados pela imobilização directa com a viatura.

                                                      Aqui fala-se numa compra a 5 dias de uma viagem, em que o carro avaria, e que exigem rapidez de reparação que não foi cumprida. Eu acho bem que lutem pelos seus direitos, mas o exemplo que dás nada tem a ver com o do tópico. Poderá sim vir a ter no futuro e tornar-se uma situação idêntica. Mas não acredito que a eurodisney sequer seja equacionada numa indemnização.
                                                      Obviamente parto do pressuposto de que o vendedor não vai assumir a reparação dentro do prazo legal (e aposto que não o vai fazer!). Claro que não se mete a acção passados 5 dias.
                                                      Em relação à Eurodisney, em matérias de direito, um bom advogado move montanhas...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                        Como foi feita a venda? De forma oficial com 12 ou 24 meses de garantia? Em caso negativo, há algum documento do stand que prove a origem da venda (guia de circulação, etc)?
                                                        Pois... e também é importante ver se o vendedor oficial foi o Stand ou um particular (que também é um esquema que os trapaceiros podem usar). É que se foi particular a questão da garantia já nem se põe.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                          Por acaso para a situação descrita e em compra a particular, a lei prevê 6 meses em que as avarias graves são razão válida para resolução da compra.

                                                          Não me parece que a culpa aí fosse 100% tua. Puxar pelo carro não terá ajudado mas carro já não estava bom e mais km menos km ia acontecer o que veio a acontecer. Foste "simpático" para quem te vendeu o carro, no mínimo. E Não querendo com isto dizer que quem to vendeu tenha tido qualquer intenção de te enganar ou ocultar algo...

                                                          Por esta razão, vender carros como particular deixei de fazer há muitos anos... Mais vale perder dinheiro e entregar como retoma. Não há dinheiro que pague ausência de chatices...
                                                          Onde ves isso dos 6 meses? Qual a legislação? A unica que eu conheco é aquela postada anteriormente, mas fala claramente em produtor, vendedor (profissional) etc, para negocios particulares não conheço nada...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                            Obviamente parto do pressuposto de que o vendedor não vai assumir a reparação dentro do prazo legal (e aposto que não o vai fazer!). Claro que não se mete a acção passados 5 dias.
                                                            Em relação à Eurodisney, em matérias de direito, um bom advogado move montanhas...
                                                            Certo, então qual a razão do filme todo em 5 dias? O que fiz foi colocar em perspectiva uma posição do comprador, e que simplesmente não me parece razoável ou prudente apoiar sem ouvir ou conhecer a outra versa. Claro que nada disto invalida que o vendedor seja um vigarista, e que pague o prejuízo no momento certo.

                                                            Quanto a advogados moverem montanhas, o problema é quando do outro lado há advogados que não só também movem montanhas como as comem ao pequeno almoço. É por isso que em vários processos que já tive, em dois tive de contratar outros advogados. Há processos nada fáceis, a luta pode ser difícil, cara e não dar em nada. É muito mais fácil negociar custos directos e objectivos.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              Certo, então qual a razão do filme todo em 5 dias? O que fiz foi colocar em perspectiva uma posição do comprador, e que simplesmente não me parece razoável ou prudente apoiar sem ouvir ou conhecer a outra versa. Claro que nada disto invalida que o vendedor seja um vigarista, e que pague o prejuízo no momento certo. .
                                                              Eu não estou a fazer filme com os 5 dias. A nossa discordância é apenas porque tu estás a ser 100% pragmático e eu, pelas razões que expliquei, estou a pôr-me na pele do Misterpicking e já vejo a estória a acabar mal para o lado dele, com despesas, arreliações e tempo perdido por causa de um aldrabão disfarçado de vendedor.

                                                              Comentário

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