Brisa, SA = PPP (Parceria pública-privada)
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Originalmente Colocado por MontanelasTDI Ver PostÉ o outro lado das contas, acho que no final cabe a cada um e como estamos a falar de valores não muito grandes não me parece haver resposta concreta. Até porque se for preciso essa pilha dura-te 5 anos e o identificador outros tantos e quando finalmente avariar o que poupaste nas anuidades dá para comprar outro novo e ainda podes ir beber os cafézinhos.
Eu pessoalmente por 8€ ano não tou para me chatear muito com isso.
Pessoalmente tenho 2 em regime de aluguer e foram trocados há alguns meses (ainda eram dos primeiros da década de 90), um por avaria e o outro porque parecia querer ir pelo mesmo caminho. Depois foi pagar 6 € (3+3) em vez de 55 € (27.50+27.50), nem pensei muito confesso e agora 14 (7+7) por ano (valor que deverá ser actualizado progressivamente).
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Originalmente Colocado por vitor307 Ver PostBrisa, SA = PPP (Parceria pública-privada)
http://www.brisa.pt/pt/Empresa-e-est...ura-accionista
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Eu tenho Via Verde desde 2003 (sempre o mesmo) e só trocou de pilha ainda duas vezes, que acho que são cerca de 8.50€ a troca de pilha e a ultima vez foi em Janeiro deste ano....de resto 0 problemas
Agora para o RS também vou comprar,acho que não se justifica alugar,mas isto é a minha opinião!!
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Originalmente Colocado por MetalKing Ver PostPosso estar errado, mas continuo a não ver lógica, de as Finanças estarem a fazer essa cobrança.
Aliás eu sugiro que se ponha a autoridade tributária a cobrar tudo o resto. Porquê as portagens mas não a eletricidade ou a água?
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Originalmente Colocado por vitor307 Ver PostBrisa, SA = PPP (Parceria pública-privada)Originalmente Colocado por vitor307 Ver PostNão sei pormenores concretos mas tenho (?) na ideia que o Estado se faz representar por alguma dessas empresas.
Lembras-te da PT em que o Estado tinha voz ativa e grande, nas assembleias de acionistas através da CGD?
Sempre assisti a uma ligação muito forte entre o Estado e a Brisa e muitas vezes o Secretário do Estado (MAI) comparecia em muitas reuniões quer nos Pousos quer no Carregado.
Mas estamos a falar dos anos 90 e até 2003 ou 2004, existia muitas ligações e movimentos financeiros.
Mas volto a dizer, a Brisa não é diferente de todas as outras concessionárias de Auto-Estradas em Portugal e há várias!
A única empresa que tem um estatuto diferente é a Infraestruturas de Portugal que é uma empresa pública que opera uma concessão de estradas e vias. Nalguns casos sub-concessiona certos trechos a outras.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostNão estás errado. Esta ideia original de cobranças fiscais para receber portagens é uma evidente imbecilidade.
Aliás eu sugiro que se ponha a autoridade tributária a cobrar tudo o resto. Porquê as portagens mas não a eletricidade ou a água?
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Do ponto de vista financeiro não há absolutamente nenhuma dúvida que é compensatório comprar.
Duração mínima prevista 5 anos com 2 anos de garantia (22€)
contrato de 5 anos 3+8+8+8+8 ( 35€)
Duram mais que 5 anos...
Do ponto de vista emocional, pode eventualmente ser melhor o alugar.... por não ter chatices....
Como eu conto ainda ter VV durante uns 50 anos, não vou a andar a dar todos os anos dinheiro a quem tem mais que eu.
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Lei nº. 25/2006 de 30 Junho, já com novas alterações
Legislação
Lei n.º 64_B/2011, de 30 de dezembro
- Orçamento do Estado para 2012Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro
- Orçamento do Estado para 2011Lei n.º 46/2010, de 7 de setembro
- Terceira alteração ao Regulamento de Matrícula dos Automóveis, Seus Reboques, Motociclos, Ciclomotores, Triciclos, Quadriciclos, Máquinas Industriais e Máquinas Industriais Rebocáveis
- adaptações necessárias decorrentes da revogação da obrigatoriedade do dispositivo eletrónico de matrícula Decreto-Lei n.º 113/2009, de 18 de maio
- Estabelece um regime aplicável às infrações às normas que constituem a disciplina aplicável à identificação ou deteção eletrónica de veículos através do dispositivo eletrónico de matrícula, alterando a Lei n.º 25/2006, de 30 de junho, e o Código da EstradaLei n.º 25/2006, de 30 de junho
- Aprova o regime sancionatório aplicável às transgressões ocorridas em matéria de infraestruturas rodoviárias onde seja devido o pagamento de taxas de portagemLei n.º 67-A/2007, de 31 de dezembro
- Orçamento do Estado para 2008 (Artigos 139.º e 140.º)Regime Geral do Ilícito de Mera Ordenação Social
- Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, com as alterações introduzidas pelos seguintes diplomas legais: Decreto-Lei n.º 356/89, de 17 de outubro, Decreto-Lei n.º 244/95, de 14 de setembro e Lei n.º 109/2001, de 24 de dezembro.
Aqui:
Ascendi (1) ; Brisa – Auto-Estradas de Portugal, S.A.; Lusoponte – Concessionária para a Travessia do Tejo, S.A.; BRISAL – Auto-Estradas do Litoral, S.A.; Auto-estradas do Atlântico; Auto-estrada do Marão, S.A.; AEDL- Auto-estradas do Douro Litoral, S.A.; EUROSCUT, Sociedade Concessionária da A22, S.A.; SCUTVIAS - Auto-Estradas da Beira Interior; NORSCUT - Concessionária de Auto-Estradas, S.A.; Norte Litoral – Sociedade Concessionária, AENL, S.A.Quase exclusivamente empresas privadas. Todavia, a cobrança dos seus serviços é feita pela Autoridade Tributária, nos termos do Regime Geral das Infracções Tributárias.
A cobrança de portagens e o processo contraordenacional. Análise pela Dra. Sandra Moreira da Silva, Advogada
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Independentemente da legislação, continuo a achar que não faz sentido, mas é apenas e só a minha opinião.
Se fosse para a Infraestruturas de Portugal, concordava, visto ser uma empresa pública, para as privadas, não.
As duas passagens que me cobraram sem eu lá ter passado, sendo assim, posso ir reclamar ao Estado o valor das mesmas.
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Não recebi qualquer notificação, pois se havia ''alguém'' a ser notificado, era a Lusoponte e não eu, por cobrança indevida.
Esta situação ocorreu há mais de 15 anos, em que me cobraram duas passagens na VV da Ponte 25 de Abril, sem eu lá ter passado.
Nunca responderam à minha queixa.
Mas já chega de OT.
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só sei que sou do contra e depois de a minha VV, pintadinha de preto, ter sido cancelada por estar sempre a acender o amarelo e de eu ter deixado andar durante quase 1 ano até que me fartei, paguei os 30€ em atraso e propuseram-me há uns meses que alugasse ou comprasse. não era possível reativar a mesma ou adquirir uma nova à troca por um x valor. sendo assim fiz melhor que muitos, nem comprei nem aluguei, isto depois de muito pensar. desde setembro até agora utilizei a AE umas 3 vezes ida e volta. foi demorar 10seg na entrada e 30seg na saída... daqui a uns tempos já posso dizer que poupei não sei quanto do aluguer ou não sei quanto da compra menos 50 cêntimos...
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postsó sei que sou do contra e depois de a minha VV, pintadinha de preto, ter sido cancelada por estar sempre a acender o amarelo e de eu ter deixado andar durante quase 1 ano até que me fartei, paguei os 30€ em atraso e propuseram-me há uns meses que alugasse ou comprasse. não era possível reativar a mesma ou adquirir uma nova à troca por um x valor. sendo assim fiz melhor que muitos, nem comprei nem aluguei, isto depois de muito pensar. desde setembro até agora utilizei a AE umas 3 vezes ida e volta. foi demorar 10seg na entrada e 30seg na saída... daqui a uns tempos já posso dizer que poupei não sei quanto do aluguer ou não sei quanto da compra menos 50 cêntimos...
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Ainda tenho um identificador que comprei no ano 2000. Levou pilhas 1 vez. E já passou por vários carros.
Tenho outro que me foi DADO pela Brisa em 2013 depois de o anterior, dos antigos andar a dar amarelo numa saida especifica da AE. Ao fim de uns meses com a DECO pelo meio ofereceram-me o novo identificador poiis chegaram à conclusão que o problema era do portico. A pilha ainda é a mesma.
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Originalmente Colocado por Omega Ver PostAinda tenho um identificador que comprei no ano 2000. Levou pilhas 1 vez. E já passou por vários carros.
Tenho outro que me foi DADO pela Brisa em 2013 depois de o anterior, dos antigos andar a dar amarelo numa saida especifica da AE. Ao fim de uns meses com a DECO pelo meio ofereceram-me o novo identificador poiis chegaram à conclusão que o problema era do portico. A pilha ainda é a mesma.
É que tenho reparado que o meu identificador dá repetidamente sinal amarelo (mas exibindo o preço) na entrada da AE de Oeiras em direcção a Lisboa enquanto dá sinal verde em todas e quaisquer outras saídas que uso.
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Originalmente Colocado por ppais Ver PostOmega, por curiosidade, qual foi essa saída da AE?
É que tenho reparado que o meu identificador dá repetidamente sinal amarelo (mas exibindo o preço) na entrada da AE de Oeiras em direcção a Lisboa enquanto dá sinal verde em todas e quaisquer outras saídas que uso.
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Originalmente Colocado por MetalKing Ver PostIndependentemente da legislação, continuo a achar que não faz sentido, mas é apenas e só a minha opinião.
Se fosse para a Infraestruturas de Portugal, concordava, visto ser uma empresa pública, para as privadas, não.
As duas passagens que me cobraram sem eu lá ter passado, sendo assim, posso ir reclamar ao Estado o valor das mesmas.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postnão costumo ir para esses sítios.
deve ser erro de concepção, só pode. loooool!
Entrar na a9 em direcção a alverca e sair para torres vedras, da para entrar logo novamente na a9 no sentido queluz
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Originalmente Colocado por RuiFreitas Ver PostE aquela conversa de se poder alterar a matricula associada ao identificador como funciona?
Só se pode trocar se for titular dos dois carros ou podia passar por exemplo para o carro do meu filho?
Tem apenas que se registar, mas a mudança é imediata (testei há 1 mês e funcionou 5*)
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