Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FIAT TEMPRA , Porque correu mal??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
    Os mercedes S dos inicio dos anos 90 também não era um poço de fiabilidade, a geração seguinte também não o foi...... Existem problemas em todas as marcas, principalmente quando tentam inovar, o que faz a diferença é o preconceito.
    Bem... Cada um que fale por si! No meu caso (e no dos meus familiares mais próximos) o único preconceito era o de gostarmos de carros do grupo e por isso eu, o meu pai, a minha mãe, etc. Termos tido tantos.

    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    O Dedra é que esteve uns 4 anos com o Laguna no mercado sim.
    E lá está, nesse tempo o Laguna era um excelente produto quando comparado com o dedra, muito bonitinho mas com uma injeção/gestão do motor caótica. O Dedra 1.6 era um sarilho enquanto o Laguna 1.6 parecia estar noutro patamar em todos os aspetos.
    Editado pela última vez por Jbranco; 29 June 2016, 12:32.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Ele não disse que o Tempra era segmento D......

      Aliás o mesmo acontece com o BX.
      As pessoas de certeza que muitas vezes não estão a prestar atenção quando estão a ler.
      Acho que expliquei mais do que claramente a atitude da marca com o Tempra e Dedra e o posicionamento nas "classes":
      Tempra: C 1300-1400
      Dedra: D 1600

      Comentário


        #63
        Sim, um tipo passava de um Dedra para um 155, por exemplo. O Tempra estava noutro campeonato.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          Agora pergunto: Mas cabe na cabeça de alguém em Lisboa só ter um ponto de assistência capaz?! Claro que os clientes fugiram e eu fui um deles.
          Sempre foi pior nos grandes centros.

          Se reparares quando comecei o tema, foquei de imediato a assistência "vigarista".

          E aqui nem vou entrar (para não exagerar) em sabotagens. Isso também não, se bem que houve casos, peças trocadas ou danificadas de propósito para retornarem lá.
          Não estou a falar em concreto da FIAT!!!
          Mas... quantos Unos e Puntos com o motor Turbo não viram os Turbos e MAF agasalhados?

          Os tempos mudam.
          ANTES...
          como era assim, e quem percebe tinha que proceder do seguinte modo, e era o que tinha que se fazer:

          gratificar à partida ANTES das revisões.
          E uma gratificação digamos... equivalente ao que ganhavam num dia.
          Isso funcionou assim até durante os anos 90. Depois não.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
            Sim, um tipo passava de um Dedra para um 155, por exemplo. O Tempra estava noutro campeonato.
            Claro.
            Em 90-91 a FIAT vendeu muitos Tempras 1.4 mas mesmo muitos muitos muitos Dedras 1.6 para o carro que era.
            Sedans 1.3-1.4 e Sedans 1.6, estava aqui a fatia do mercado gigantesca dentro dos Sedans C e Sedans D. Fora disto as vendas eram residuais em numero para eles.
            Mais tarde os Dedras já venderam mais em 1.8 e 1.9 T Diesel.

            Não há comparação com nenhuma fase da história da Lancia em Portugal o que saiu o Dedra 1.6.
            E curiosamente o 1.6 SOHC 90cv é um menino a andar ao lado do Prisma 1.6 DOHC 108cv.

            No entanto, dimesionalmente e volumetricamente o Tempra e o Dedra são quase iguais.
            Um exemplo claro de como o "mesmo" carro (entre aspas) é posicionado em segmentos diferentes com apresentações diferentes e claro, cilindradas (fiscalidades) diferentes.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Perda de liquido refrigerante;
              Painel de instrumentos rasgou na parte superior almofadada;
              Rolamento de uma roda gripado;
              Vários rolamentos na caixa de velocidade gripados.

              Acho que foi tudo... Problemas com o Check Panel ou outros elétricos não tive.
              Curioso vês!
              Tiveste problemas que são típicos de um "limão". Pode acontecer com todos.
              Curiosamente a versão que tinha mais por onde poderes ter chatices, o Turbo i.e., foi 5 estrelas.
              Também o meu MK1 Turbo i.e.

              E o tal check panel das luzinhas funcionou-te bem.
              Sem bem que das 6 informações, a da vareta do óleo não me inspira confiança. Não sei como aqueles 2 cm no final da vareta que parecem um termómetro de ver a febre podem ler bem óleo (caso falte, com ele ali a "passar"). Já a água é fácil. Ou está mergulhado ou não a frio! Ou a quente sem água

              Ora bem, dos problemas que descreves o que concluo é que de grave tiveste uma caixa de velocidades manhosa.
              Portanto tiveste um carro que veio com caixa de velocidades defeituosa.

              O resto é diferente.
              A perda do liquido foi grave? O carro aqueceu?
              Ou foi só um tubo mal apertado?
              Se não me engano não foste tu que o cabo do acelerador com o carro novo em folha se soltou?

              Se o tubo da água estava mal apertado e o tubo se soltou, tal como o cabo de acelerador, eu diria que o operário na Montagem do carro (esse ainda era montado e bem em Portugal) descurou, errou, fez mal as operações, largou a meio, uma série de coisas e motivos.
              (Olha pode ter sido o último antes da saída nesse dia de trabalho )
              Que depois não foram devidamente verificados.
              AQUI ESTÁ UM PROBLEMA
              Esse problema foi logo das minhas primeiras frases:
              Mas acima de tudo parece-me que nesses tempos os carros mal paridos iam ás feras na mesma...

              ;

              Rolamento da roda gripado, não tenho dados nem sei quanto tempo tiveste o carro.

              Tablier rasgado, não tenho dados.
              Vinha estragado novo?
              Ao montarem o quadrante, erraram e rasgaram?

              Incidente de utilizador?

              Como sabes eu tive 2 Unos 55 Super, precisamente destes ainda Portugueses e adorei os carros.
              Um de 84 (Em 1991-1992) e um de 85 (Em 2010-2012).
              Editado pela última vez por gtabarth; 29 June 2016, 14:56.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                Afinal dizes muita coisa em comum comigo para parecer que discordas ou estás contra o que eu disse!
                Acho que estás a acusar os outros de não ler com atenção e tu fazes o mesmo.

                Não vou estar aqui a rebater os pontos todos novamente, pois embora me dê gozo falar de uma época em que tava atento a tudo, é chato para os outros.
                Mas há coisas que para mim são clarissimas.
                No inicio dos anos anos 90, qualquer família de classe média era normal pensar em comprar um Fiat, então se fosse um B era sempre considerado. A fama de avarias já existia há muito. Mas ouvia muito, e aliás correctamente no meu ponto de vista, que assim compravam novo e vendiam daí a 5 anos porque como já disse as propostas do grupo na época não primavam pela durabilidade. Era normal, via-se um claro disputar do mercado entre estes e a casa estatal francesa, a rua estava cheia de unos, pandas, Tipos, Deltas, Dedras, 33...
                O tempra está longe de ser um carro interessante, era uma proposta interessante com um motor de treta, ou o motor do fiat sem potência pode ser agradável de conduzir mas os dos outros não?
                O preço sempre foi um factor importante, se assim não fosse e os japoneses tivessem um preço bom eram estes que tinham liderado o mercado.
                O terem saído de Portugal com a montagem conta zero, porque todos sairam nessa altura, infelizmente.
                OS factores, para mim, do declínio de vendas são simples:
                - Má fama dos veículos sem a necessária defesa por parte do importador (durante anos cada vez que saía um novo, a comunicação era sempre de que este era produto mais inovador e com muito superior qualidade);
                - Desapareceram os concessionários de forma exagerada (por diversas razões);
                - A própria grupo não deu armas para concorrer;
                - Péssima gestão do importador da marca;
                - Apareceu um novo player no mercado.

                Já é a terceira vez que escrevo isto, e volto a escrever, espero que o responsável do importador tenha claro que para vender o Giulia é preciso metê-lo nas frotas.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  a rua estava cheia de unos, pandas, Tipos, Deltas, Dedras, 33...
                  Bem, em parte é verdade.
                  No entanto falamos de realidades diferentes.
                  127, Unos e ainda Puntos sim.
                  Foram bastantes anos mesmo o carro mais vendido em Portugal.
                  Tipos... vendeu bem mas talvez menos de metade dos R19.
                  E nem vou aos tempos do R9/R11. Esses muito mais em % claro.

                  O Dedra sim, tem ali 2-3 anos que em concreto na gama Familiar 1.6 vendeu muito para o que esta parte do mercado valia em Portugal, que claro não tinha nada a ver com carros utilitários em número.

                  Os Deltas, podiam ver-se, mais nas Cidades, mas apesar de ser um carro que chama a atenção vendeu alguma coisa, mas sempre volumes nada de grandeza para ser considerado comum.
                  O ALFA 33 sim.
                  Para um carro que sempre foi considerado como muito gastador, era sem dúvida relativamente muito vendido!
                  Era um segmento C, que vendia relativamente bem, nada de lideranças claro, mas eu vou aqui arriscar uma frase:
                  era o veículo a mamar + de 10 litros aos 100 de média, destacadamente mais vendido em Portugal!

                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  O tempra está longe de ser um carro interessante, era uma proposta interessante com um motor de treta, ou o motor do fiat sem potência pode ser agradável de conduzir mas os dos outros não?
                  Hum... na época e comparado com os concorrentes, o Tempra não teria um motor da treta, pelo contrario.
                  Tem para mim ou para ti, para um chefe de família que se calhar vinha de um de um 127, R5 não achava isso! Até porque agora tinha mais espaço.
                  Que fosse de um R9 GTC Super

                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  O preço sempre foi um factor importante, se assim não fosse e os japoneses tivessem um preço bom eram estes que tinham liderado o mercado.
                  E os Japoneses nos anos 70 por cá penetraram como nunca.
                  No tempo dos Ienes Tostão Furado.
                  Os Italianos, para quem tem presente, quando perdem a Lira, ficaram também com os carros automaticamente mais caros.
                  Se ainda hoje os Franceses e Italianos são de preço próximo e os Alemães mais caros, antes do desaparecimento da Lira, estes 2 degraus eram 3.
                  Como eu já relatei.
                  Os FIAT conseguiam chegar a um preço mais baixo, ou por outro lado, podiam oferecer versões com imenso equipamento.
                  É evidente que os imensos casos de indecisão entre várias marcas e modelos, é muito diferente "ir a jogo" com um carro a custar "1500" ou "1800".
                  Ou por outro lado, custar os 1800 mas ser o 60 SX em vez do 45 S.


                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  O terem saído de Portugal com a montagem conta zero, porque todos saíram nessa altura, infelizmente.
                  Não estás a entender a minha questão com a montagem Portuguesa!
                  Com a breve abertura do mercado ia deixar de ser "necessária".
                  Não foi o fim da montagem Portuguesa FIAT que impediu as vendas. Até a FIAT voltou para a liderança do mercado já sem montagem, uma meia dúzia de anos.
                  O fim da montagem FIAT em Portugal, é como o fim em França da SIMCA FIAT e na Alemanha da NSU FIAT, por motivos de abertura no mercado.
                  A nossa junta ao fim da SEAT-FIAT e por isso: Portugal acabar e passar a haver a FIAT Ibérica!
                  E o detalhe a atenção a Portugal esfumou-se com mais alguns anos!

                  Vou dar-te um exemplo muito mais antigo: quem se lembraria de fazer um 127 Surf e... a mecânica era apenas a mesma 900/C?
                  O Surf é uma versão Portuguesa inspirada no 127 Top e Sport, resultando num carro de aspecto desportivo, quer em decoração, quer em equipamento, onde bancos, volante de couro desportivo, jantes de liga leve, conta-rotações.
                  Depois nervoso era!
                  Mas o motor era apenas o 900 como dos outros 127
                  E travões abrandadores também.
                  No entanto o carro entrava no mercado como um sucesso e bastante apelativo, porque foi um carro pensado para cá!
                  Se fosse mesmo um 1050 ou 1300 o seu preço por cá era demasiado elevado.



                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  - Apareceu um novo player no mercado.
                  Sim, o grupo VW (até por questões politicas) esteve fora de Portugal de 74 a 87.
                  Só regressou em 87 para a abertura do mercado livre em 88.
                  Todas as marcas do grupo VW vieram evidentemente retirar sempre mercado aos outros.

                  Acrescento que para além desse player, há mais um (por pequeno que ainda seja) os Coreanos, que actuam na última década também em mercado em que a FIAT vendia bem.
                  E acrescento o maior "player" de todos entre aspas, porque é indirecto: os carros usados valerem muito menos do que antigamente nos tempos da liderança de mercado da FIAT ou até da disputa taco a taco com a Renault do mercado Português.
                  Não abordas essa questão importantíssima!
                  Quantos milhares e milhares de carros novos utilitários e económicos não se vendem novos, porque as pessoas optam por veículos superiores usados?
                  A FIAT tinha a grande % de vendas nos utilitários. Não era a única mais tinha!
                  O Uno chegou a ter 85% do mercado FIAT em Portugal!!!
                  E o facto dos usados valerem muito pouco comparado com antigamente, tem duas componentes:
                  - uma é que compras pelo preço de um utilitário novo, um Premium usado mas ainda aparentemente com estado quase novo.
                  - outra é que tens noção que o utilitário novo nos dois primeiros anos vai desvalorizar "quase tudo", ou seja, tens a noção que é sempre bom aquela coisa de ter um carro novo, virgem, mas que esse efeito dura pouco tempo. Depois de passar 1 ou 2 anos... é para arrepender e tinha mais valido a pena um usado melhor e maior.

                  Outra questão é que por vários motivos, mesmo o mercado de NOVOS em Portugal foi evoluindo (O monopólio Diesel ajuda a aproximar segmentos em relação ao passado).
                  Portanto o nosso mercado que em tempos tinha uma % enorme nos totais das vendas do segmento B, hoje já não é assim. Entram muito mais do que no passado carros maiores.

                  Ora a FIAT só por isso e por sempre ter tido no segmento B (e A) grande %, também desde logo nunca poderia voltar a ter % totais como já teve.

                  ;

                  Mais uma questão que entra em jogo é nos anos 90 as carrinhas comerciais disfarçadas, os "2 lugares", que recordo houve anos a vender tanto como ligeiros de passageiros, sendo que num ano ou dois ainda venderam mais!
                  E aqui a FIAT, apesar de meter uns Unos Van e Puntos Van na rua, especialmente prestacional na época o Uno TD 72cv, e mais tarde os Bravos 1.9... ficou muito longe dos volumes atingidos por Renault e Opel por exemplo.
                  Até mesmo dos Peugeots e Fords.
                  Nem vou falar mais tarde nos SEAT.

                  Lembro-me bem nas tabelas de vendas do "GA", da FIAT ser o líder nos ligeiros de passageiros e depois andar taco a taco com a Renault.
                  Mas nos comerciais derivados de turismos ficar muito modestamente colocada.

                  Esta é mais uma razão para perda de mercado, depois das referidas inicialmente de problemas, avarias, qualidade, assistência, perda de estrutura em Portugal, etc.
                  Editado pela última vez por gtabarth; 29 June 2016, 14:42.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    Acho que estás a acusar os outros de não ler com atenção e tu fazes o mesmo.

                    Não vou estar aqui a rebater os pontos todos novamente, pois embora me dê gozo falar de uma época em que tava atento a tudo, é chato para os outros.
                    Não te percebo
                    Nem estava a falar de ti!
                    Acho que entendes muitas vezes que eu implico contigo ou que estou em desacordo contigo e não, pelos vistos raramente.
                    Até estamos em sintonia.
                    E não parece chato para os outros, mas até culturalmente interessante.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Ora bem, dos problemas que descreves o que concluo é que de grave tiveste uma caixa de velocidades manhosa.

                      O resto é diferente.
                      A perda do liquido foi grave? O carro aqueceu?
                      Ou foi só um tubo mal apertado?
                      A água aparecia contaminada, se a memória não me falha (já lá vão 30 anos) foi a junta da cabeça.

                      Se não me engano não foste tu que o cabo do acelerador com o carro novo em folha se soltou?
                      É verdade, saí com ele da fiat amoreiras, meti combustível na Artilharia 1 e... Empanou na subida da AE entre as Amoreiras e o Monsanto!


                      Rolamento da roda gripado, não tenho dados nem sei quanto tempo tiveste o carro.
                      Teria talvez 20.000kms. A caixa é que já foi mais tarde, talvez 20.000kms depois.

                      Tablier rasgado, não tenho dados.
                      Vinha estragado novo?
                      Ao montarem o quadrante, erraram e rasgaram?

                      Incidente de utilizador?
                      Do lado do passageiro. Talvez efeito do sol, não sei... Já teria então 4 ou 5 anos de idade.

                      Em todo o caso foi um bom companheiro.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        A água aparecia contaminada, se a memória não me falha (já lá vão 30 anos) foi a junta da cabeça.
                        Teria talvez 20.000kms. A caixa é que já foi mais tarde, talvez 20.000kms depois.
                        Isso então foi diferente.
                        Queimou a junta da cabeça.
                        Acontece, mas raro em tão pouco tempo! Comum em carros com +10 anos sem mudar água.
                        Esse carro (motor) até tinha um circuito grande de refrigeração, de 6 litros.

                        A Caixa já se percebeu que veio mal.

                        Portanto limão!

                        Ou passavas a vida a reduzir para as "10.000" (convidava a isso sim)!

                        O Rolamento se não houve pancada, mais um problema, talvez rolamento defeituoso, mas isso, algo menor relativamente à caixa.

                        Mas sem problemas era um carro (na época) do catano!

                        O tablier, acredito, mas com ajuda de uma agressão física, pois há imensos ainda hoje intactos, mas também estalados no revestimento, mas isso ao fim de "20 anos" de sol.

                        EDIT: estás em tempo e idade é de comprares um 500 C, mesmo que o 1.2 FIRE 69cv, normal, mesmo com estofos Príncipe de Gales.
                        Nem digo Abarth, estofos em pele, etc.
                        O Normal já vem muito fixe!
                        Pode avariar, mas pelo menos de certeza que o cabo do acelerador já não se solta!
                        Editado pela última vez por gtabarth; 29 June 2016, 15:23.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Não te percebo
                          Nem estava a falar de ti!
                          Acho que entendes muitas vezes que eu implico contigo ou que estou em desacordo contigo e não, pelos vistos raramente.
                          Até estamos em sintonia.
                          E não parece chato para os outros, mas até culturalmente interessante.

                          Eu sei que não tavas a falar de mim.
                          E não deixo de achar que és muito parcial quando se fala da Fiat.
                          Apenas um apontamento por causa do surf, não é preciso ter produção no país para se ter séries especiais, o clio teve tantas e já nada era feito cá. Acho que a Renault é exemplo do que uma grande rede comercial consegue fazer em "push" de produtos mesmo que nem sempre sejam os mais concorrenciais.
                          Se na época os stralet e principalmente os micra tivessem preço competitivo simplesmente matavam a concorrencia.
                          Há um carro de que já por aqui se falou que matou muito a Lancia com as suas primeiras unidades, o Y10 que era um desejo de todas as mulheres tinha uma qualidade de construção, não falo de plásticos, sofrível. Fichas ressequidas em carros com 5 anos, fios soltos, plasticos mal presos.
                          Na primeira metade dos anos 90 em qualquer subúrbio da cidade, numa rua movimentada estaria estacionado um carro do grupo, hoje em dia já não apostaria e nos casos em que está se calhar tem 20 anos.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Eu sei que não tavas a falar de mim.
                            E não deixo de achar que és muito parcial quando se fala da Fiat.
                            Eu não vejo onde no que escrevi possas ver parcialidade.
                            Por conhecer bem consigo analisar as coisas e ser mais justo, assim como explicar algumas situações.
                            Explicar. Não com qualquer intenção de desculpar!
                            Aliás, porque a FIAT é que me deve algo a mim como cliente e bom cliente no passado, e não o contrário

                            Sobre este tema pouco bem digo até. Digo mais mal.
                            Quando digo bem é realmente de coisas óbvias, como o que os Unos ofereciam relativamente à concorrência.
                            Ou de elucidar do que era o Tempra quando aparece em 1990, de topo entre os concorrentes em alguns aspectos e não um carro fraco genericamente como por vezes parece que as pessoas acham.

                            Mas o ser parcial ou justo tem que se lhe diga, é a tal coisa, é fácil dizer que um Punto actual é fraco (de interiores e assim), depois, eu que conheço os carros quase todos, entro num Clio / Captur e se o Punto é fraco... o que dizer?

                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Na primeira metade dos anos 90 em qualquer subúrbio da cidade, numa rua movimentada estaria estacionado um carro do grupo, hoje em dia já não apostaria e nos casos em que está se calhar tem 20 anos.
                            Se te estás a referir aos bairros periféricos, vês até ao Punto MK2 inclusive.
                            Portanto com "15 anos".

                            Na cidade... vês um 500 em cada esquina.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                              ... levava com óleo diesel queimado de um golf 3 tdi...
                              já se falava na política dos 3 R na altura?

                              Comentário


                                #75
                                Cá por casa passou um FIAT Uno 60SX foi um carro superfiável a nível de motor a nível de acessórios e equipamento electrico foi bastante problemático penso ser ai aonde a FIAT ganhou má imagem os plásticos também não ajudavam muito.Em relação ao Tempra era um carro bonito para época e o painel futurista,embora acha-se o primo Lancia Dedra com melhores materiais mas era para outro preço os 2.0 Turbo e mesmo os 1.9 Turbo D era motores bons e com performance.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Portanto o nosso mercado que em tempos tinha uma % enorme nos totais das vendas do segmento B, hoje já não é assim. Entram muito mais do que no passado carros maiores.

                                  Ora a FIAT só por isso e por sempre ter tido no segmento B (e A) grande %, também desde logo nunca poderia voltar a ter % totais como já teve.
                                  Considero a análise muito interessante e acho que faz muito sentido, mas também deixa algumas questões/dúvidas:

                                  • Se a questão da lira ajudou a marca a posicionar melhor os seus produtos a nível do preço final, então a Fiat foi criando um mercado baseado em preço baixo e não em alinhar o seu produto pela qualidade média.
                                  • Dito de outra forma, se os Fiat tivessem sido colocados no mercado ao preço dos seus concorrentes desde o "início", quando se fossem equiparar versões idênticas de Fiat vs Renault e concorrência, o sucesso da marca por cá não teria chegado a acontecer...?
                                  • Ou seja, a Fiat focou-se na venda dos segmentos de entrada e baixo preço, descurando (mesmo com a Lancia como se viu e vê) os mercados médios/altos e mais abrangentes.


                                  Cruzando a tua explicação com a gama disponível pela Fiat nos dias de hoje, conclui-se que é uma marca destinada ao entry-level, mas que nem aí teria resultados decentes se não fosse o 500 (que continua a situar-se no segmento que situa).


                                  Olhando para as coisas por esta perspectiva não parece que a Fiat tenha feito por ter uma imagem muito distante da que tem, e que não será nunca de um produto com muita qualidade.

                                  Comentário


                                    #77


                                    Um vídeo feito por mim já há um tempo atrás, daqui a uns dias faço outro mas a dar umas voltas na carrinha e com melhor qualidade!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Considero a análise muito interessante e acho que faz muito sentido, mas também deixa algumas questões/dúvidas:
                                      Atenção que o aspecto que me citas, o crescimento dos automóveis no mercado, melhor dizendo: o diminuir do peso enorme do segmento B no nosso mercado, uma vez que até à uns anos nenhum segmento C entrava no Top Ten, como Meganes, Golfs e Astras; não é depois referido nas tuas considerações.
                                      Essa perda de peso específico que o segmento B tinha, desde logo e automaticamente que desce % em marcas que tinham o seu forte no segmento B.

                                      Assim e sobre as mesmas considerações:

                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                      • Se a questão da lira ajudou a marca a posicionar melhor os seus produtos a nível do preço final, então a Fiat foi criando um mercado baseado em preço baixo e não em alinhar o seu produto pela qualidade média.
                                      • Dito de outra forma, se os Fiat tivessem sido colocados no mercado ao preço dos seus concorrentes desde o "início", quando se fossem equiparar versões idênticas de Fiat vs Renault e concorrência, o sucesso da marca por cá não teria chegado a acontecer...?
                                      Os carros não eram feitos para Portugal.
                                      O sucesso teria acontecido com carros como o Uno como aconteceu por exemplo em França, onde perdia a vantagem económica que tinha por cá em relação aos Franceses.
                                      O que não acontecia de certeza em Portugal era vender a quantidade que vendeu, se evidentemente carros de 1000 custassem 1300 ou carros de 1500 custassem 1800.
                                      As grandezas são mais ou menos estas.
                                      E estamos a falar de um carro que foi o mais vendido na Europa alguns anos. Mais do que o Golf II.

                                      O que estamos a falar em Portugal é de muitos anos a liderar o mercado e em termos de modelos, o 127, Uno e ainda Punto a serem o carro mais vendido em Portugal bastantes anos.
                                      Sem a Lira, é evidente que não conseguiriam vender o mesmo.
                                      Se era suficiente ou não para ser líder do mercado? Não tenho certeza. Acho que a FIAT teria dificuldade em ser meia dúzia de anos líder, e acho que tanto o Uno como o Punto em vez de lideres também meia dúzia de anos, só teriam sido um ano ou outro.

                                      Claro que a situação tem que ser vista ao contrário: o que aconteceu é que quando apareceu o Euro, os FIAT automaticamente subiram de preço e é evidente que muitos compradores, deixaram de o ser, pois por um lado um determinado FIAT passa a ter por exemplo 9 em vez de 2 concorrentes / alternativas, e por outro os carros que podiam ir a jogo, certas vantagens (nomeadamente mecânicas) dissiparam-se.
                                      Exemplos:
                                      - vários carros em dúvida de 45cv e o FIAT com esses valores podia ser já o de 60cv.
                                      - vários carros em dúvida de 60cv e o FIAT com esses valores podia ser já o de 85cv,
                                      Com o passar do tempo e com a moeda única, as coisas caminharam para uma quase equivalência entre os diversos modelos.

                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Ou seja, a Fiat focou-se na venda dos segmentos de entrada e baixo preço, descurando (mesmo com a Lancia como se viu e vê) os mercados médios/altos e mais abrangentes.
                                      Historicamente a FIAT sempre foi especialista em carros pequenos urbanos, e os Italianos em geral nos pequenos e depois nos carros de topo, luxuosos e desportivos.
                                      Pelo meio há modelos fortes, mas diria que a FIAT não é mesmo forte no segmento médio - médio alto, desde os tempos do 124 e vá, já menos do 131.
                                      Portanto desde o início dos anos 80.
                                      Mas a FIAT descurou sim, se bem que o fenómeno é um pouco abrangente aos construtores generalistas.
                                      A Opel por exemplo está com uma fatia de 7% do mercado Alemão e já teve 40%.
                                      O que vende em Portugal a líder Renault nos últimos 10 anos acima do Megane?
                                      Lagunas? Quantos?
                                      Lembram-se do que vendia o R21? Pois.
                                      Um pouco a Peugeot com o 405. É o 508 que se aproxima sequer de uma pequena parte que o 405 conseguia?

                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Cruzando a tua explicação com a gama disponível pela Fiat nos dias de hoje, conclui-se que é uma marca destinada ao entry-level, mas que nem aí teria resultados decentes se não fosse o 500 (que continua a situar-se no segmento que situa).


                                      Olhando para as coisas por esta perspectiva não parece que a Fiat tenha feito por ter uma imagem muito distante da que tem, e que não será nunca de um produto com muita qualidade.
                                      Bem, o "tirando o 500" é uma boa questão.
                                      Porque o 500 é um puro FIAT tradicional e se pensarmos em tirar o 500, tinha que haver outras coisas. Não o podemos tirar porque ele faz parte e por isso os resultados são decentes como dizes. Fez quase sempre parte da história da FIAT, carros com o que o 500 abrange no momento.
                                      E não são bem entry level.
                                      O 500 até é bem caro e mesmo o Panda não é dos mais baratos mas é um carro muito completo para o segmento A.

                                      E a FIAT tem produtos com muita qualidade: o Panda e o 500 são os melhores carros do seu género respectivamente, sendo que o 500 continua sem concorrência verdadeira, só mesmo nas versões de motor maior.
                                      (Não estou a entrar nos L e X, que são produtos um pouco alternativos, e muito interessantes dentro do que são, em especial o X, mas também em termos familiares o L).
                                      Acima disso em gama "convencional" (Panda) está parada e não renovou o Punto, que quando era recente era um produto muito capaz.

                                      E parece que agora este Tipo, para o objectivo que pretende atingir, está (parece) excelente, de momento bem acima em termos qualitativos dos que parecem ser seus concorrentes.
                                      Editado pela última vez por gtabarth; 30 June 2016, 00:55.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post

                                        ...

                                        E a FIAT tem produtos com muita qualidade: o Panda e o 500 são os melhores carros do seu género respectivamente, sendo que o 500 continua sem concorrência verdadeira, só mesmo nas versões de motor maior.
                                        (Não estou a entrar nos L e X, que são produtos um pouco alternativos, e muito interessantes dentro do que são, em especial o X, mas também em termos familiares o L).
                                        Acima disso em gama "convencional" (Panda) está parada e não renovou o Punto, que quando era recente era um produto muito capaz.

                                        E parece que agora este Tipo, para o objectivo que pretende atingir, está (parece) excelente, de momento bem acima em termos qualitativos dos que parecem ser seus concorrentes.
                                        O 500 é o melhor carro do seu segmento porquê? É apetecivel pela estética, mas a partir daí começa a ser dificil. Porque basta um i10 para em termos práticos o encostar logo à boxe.
                                        O Panda sim é uma boa proposta até porque está em alguns aspectos a encostar no segmento seguinte.

                                        Não concordo que o tipo esteja acima dos seus concorrentes, ainda me falta conduzi-lo, mas em acabamentos e materiais está perfeitamente enquadrado com um C-elysee e um rapid, pode é não dar tantos ares de básico. Ambos acima dos Dacia.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          O 500 é o melhor carro do seu segmento porquê? É apetecivel pela estética, mas a partir daí começa a ser dificil. Porque basta um i10 para em termos práticos o encostar logo à boxe.
                                          O Panda sim é uma boa proposta até porque está em alguns aspectos a encostar no segmento seguinte.

                                          Não concordo que o tipo esteja acima dos seus concorrentes, ainda me falta conduzi-lo, mas em acabamentos e materiais está perfeitamente enquadrado com um C-elysee e um rapid, pode é não dar tantos ares de básico. Ambos acima dos Dacia.
                                          O 50 é o melhor do segmento em estética. Olhas para o carro e não te sentes deprimido por andares num caixote sobre rodas como acontece com práticamente qualquer carro do segmento A. E em termos de motores está bastante bem servido.

                                          O Tipo tem mais espaço que o C-Elysee e Rapid e em termos de acabamento, materiais e equipamento está bastante á frente do C-Elysee como já foi mencionado até em múltiplos comparativos. Está ao nível do Rapid nesse campo.

                                          E se formos a dizer que a Fiat tirando o 500 não tem nada podemos seguir essa linha de raciocínio e dizermos a VW tirando o Golf não era nada ou a Peugeot sem o 308 não era nada. Olha obrigado.
                                          O 500X vende imenso no segmento B-crossover e juntando as vendas com as do Renegade são o 4º modelo mais vendido do segmento. O 500-L lidera o segmento das carrinhas compactas e vamos ver como vai se comportar o Tipo nos próximos anos.

                                          Basta verem o crescimento nas vendas que a Fiat tem tido nos últimos anos ao regressar a segmentos de onde tinha estado ausente.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Eu disse do género e não segmento.
                                            O Panda é o melhor carro do segmento.
                                            O 500 não tem segmento.
                                            O 500 não é comparável a nenhum outro carro destes tamanhos.
                                            Nem vale a pena falar sobre isso se não se entende o que é um 500 e se pensa que é um electrodoméstico para ligar A a B.

                                            O Tipo como disse, sendo apontado a certos modelos, parece sair para já como estando um degrau acima deles.
                                            Mesmos materiais? Quem usa também o tablier em peça de mousse aborrachada por exemplo?

                                            Comentário


                                              #82
                                              O 500 tem tópico específico, mas o carro é tão singular!
                                              Por exemplo: pára sem problemas em qualquer Restaurante ou Hotel.
                                              Tem coisas que mais nenhum "A" sonha ter, tanto em equipamentos como em termos mecânicos.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Eu disse do género e não segmento.
                                                O Panda é o melhor carro do segmento.
                                                O 500 não tem segmento.
                                                O 500 não é comparável a nenhum outro carro destes tamanhos.
                                                Nem vale a pena falar sobre isso se não se entende o que é um 500 e se pensa que é um electrodoméstico para ligar A a B.
                                                O Panda é excelente enquanto citadino.
                                                O 500 é bonito e fofinho e lindinho.

                                                O Panda bate o 500 em qualquer aspecto prático.
                                                O 500 é bonito e fofinho e lindinho.

                                                Em cada esquina vê-se um 500, ou dois.
                                                O Panda vê-se 1 por cada 10 quilómetros quadrados de cidade.

                                                "Penduricalho decorativo" rules!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                  O 500 tem tópico específico, mas o carro é tão singular!
                                                  Por exemplo: pára sem problemas em qualquer Restaurante ou Hotel.
                                                  Tem coisas que mais nenhum "A" sonha ter, tanto em equipamentos como em termos mecânicos.
                                                  Os outros "A" não têm travões para pararem à porta do restaurante ou do hotel?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    O Panda é excelente enquanto citadino.
                                                    O 500 é bonito e fofinho e lindinho.

                                                    O Panda bate o 500 em qualquer aspecto prático.
                                                    O 500 é bonito e fofinho e lindinho.

                                                    Em cada esquina vê-se um 500, ou dois.
                                                    O Panda vê-se 1 por cada 10 quilómetros quadrados de cidade.

                                                    "Penduricalho decorativo" rules!
                                                    E o 4x4 até que é bem porreiro.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                      Mas o ser parcial ou justo tem que se lhe diga, é a tal coisa, é fácil dizer que um Punto actual é fraco (de interiores e assim), depois, eu que conheço os carros quase todos, entro num Clio / Captur e se o Punto é fraco... o que dizer?
                                                      Ainda hoje, olho para o volante em pele perfurada do meu Panda de 2013 e olho para o do A160d de 2015 e o do Panda é muito melhor em qualidade e tacto... mas o premium é o outro...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                                        O 50 é o melhor do segmento em estética. Olhas para o carro e não te sentes deprimido por andares num caixote sobre rodas como acontece com práticamente qualquer carro do segmento A. E em termos de motores está bastante bem servido.

                                                        Ser o melhor em estética não o faz o melhor do segmento. Em termos de motores estar bem servido é relativo, lá por casa anda um twin-air que facilmente o trocava por qualquer tricilindrico japones ou coreano, faz barulho a mais, gasta o mesmo que um tricilindrico japones, gasta óleo e não é agradavel de utilizar. É creio o único que disponibiliza um diesel pois os coreanos e franceses já não o fazem e tem versões mais apimentadas, isso dá versatilidade e imagem.

                                                        O Tipo tem mais espaço que o C-Elysee e Rapid e em termos de acabamento, materiais e equipamento está bastante á frente do C-Elysee como já foi mencionado até em múltiplos comparativos. Está ao nível do Rapid nesse campo.

                                                        A minha opinião, de quem até esteve a pedir propostas do tipo, é a que disse acima. Não está bastante à frente do C-Elysee, a única coisa em que este está atrás é na ergonomia.

                                                        E se formos a dizer que a Fiat tirando o 500 não tem nada podemos seguir essa linha de raciocínio e dizermos a VW tirando o Golf não era nada ou a Peugeot sem o 308 não era nada. Olha obrigado.
                                                        O 500X vende imenso no segmento B-crossover e juntando as vendas com as do Renegade são o 4º modelo mais vendido do segmento. O 500-L lidera o segmento das carrinhas compactas e vamos ver como vai se comportar o Tipo nos próximos anos

                                                        Tens números a "bancar" estas afirmações? tenho curiosidade em sabê-los pois não tenho dados de Portugal.
                                                        Uma rápida procura na internet mostra que no primeiro trimestre de 2016 na Europa há uns exemplos engraçados que rebatem o que dizes, e escolheste um péssimo exemplo com a VW e Peugeot, que obviamente tem modelos que vendem mais mas então no caso da Peugeot o 2008 vende quase tanto como o 308 e o 208 mais, e o Passat é há anos o lider do segmento D não premium que com as vendas ainda estupidamente altas do polo juntos vendem mais que o Golf.

                                                        Exemplo:
                                                        Segmento D Generalista: Passat 53000 unds, superb 21000 unds, Mondeo 21000 unds
                                                        Segmento C Generalista: Golf 129000 unds, Astra 61000 unds, Focus 60000 unds, Octavia, 308 54000 Unds
                                                        Segmento crossover segmento C: Qashqai 66000 unds, Sportage 38000 unds, Tiguan 36000 unds
                                                        Segmento B : Fiesta 84000 unds, Polo 81000 unds, Clio 77000 unds, corsa, 208 68000 unds, yaris, fabia, sandero, C3, Ibiza, I20, Micra, Rio, Punto 16000 unds

                                                        Segmento crossover segmento B: Captur 54000 unds, 2008 45000 unds, Mocca 43000 unds, Duster, 500X 28000 unds.
                                                        MPV segmento B: 500L 22000 unds, Meriva 13000 unds, B-Max 11000 unds.
                                                        Segmento A: Panda 56000 unds, 500 53000, Up 25000 unds.

                                                        Ora o grupo vendeu na europa 260000 carros (Panda 56000, 500 53000, 500 X 28000, 500 L 22000 e Punto 16000 total 175000 67% ) e a Fiat sozinha vendeu 197000 com o 500 a representar 52% das vendas.
                                                        Por comparação, a vw vendeu 422000 unds (147000 unds golf contando com toda a familia) o que representou 35% das vendas.
                                                        Por comparação a Peugeot vendeu 232000 unds (54000 308) o que representou 23% das vendas.



                                                        Basta verem o crescimento nas vendas que a Fiat tem tido nos últimos anos ao regressar a segmentos de onde tinha estado ausente.

                                                        2009 - 1010000
                                                        2010 - 837000
                                                        2011 - 704000
                                                        2012 - 581000
                                                        2013 - 568000
                                                        2014 - 583000
                                                        2015 - 653000

                                                        A crescer lentamente, claramente com falta de um novo Punto ou então, e aqui teria sido a cacetada realmente inteligente esquecer o seemnto B normal e apostar tudo no 500 X.

                                                        A azul.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                          Ainda hoje, olho para o volante em pele perfurada do meu Panda de 2013 e olho para o do A160d de 2015 e o do Panda é muito melhor em qualidade e tacto... mas o premium é o outro...
                                                          Sim, porque um volante é que faz o carro.
                                                          E já se sabe como é na MB: queres melhor, pagas.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                            Eu disse do género e não segmento.
                                                            O Panda é o melhor carro do segmento.
                                                            O 500 não tem segmento.
                                                            O 500 não é comparável a nenhum outro carro destes tamanhos.
                                                            Nem vale a pena falar sobre isso se não se entende o que é um 500 e se pensa que é um electrodoméstico para ligar A a B.

                                                            O Tipo como disse, sendo apontado a certos modelos, parece sair para já como estando um degrau acima deles.
                                                            Mesmos materiais? Quem usa também o tablier em peça de mousse aborrachada por exemplo?
                                                            Já olhaste pá mala de um tipo? Já olhaste para uma porta? Já olhaste para os travões?

                                                            O 500 entra no segmento A e é assim que é julgado, e pode ser claramente considerado um carro como o smart que nas anteriores gerações sempre vendeu mais q praticabilidade além de ter um caso semelhante que é o outro revivalista.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                              Já olhaste pá mala de um tipo? Já olhaste para uma porta? Já olhaste para os travões?

                                                              O 500 entra no segmento A e é assim que é julgado, e pode ser claramente considerado um carro como o smart que nas anteriores gerações sempre vendeu mais q praticabilidade além de ter um caso semelhante que é o outro revivalista.
                                                              Julgado!

                                                              O SMART e o iQ são carros de 2 lugares.
                                                              Mas sim, os SMART andaram bastante tempo com aura de carro da moda sim.
                                                              Os lugares traseiros do 500 são pequenos mas existem.

                                                              O 500 tem hipóteses ímpares, fechado, TA, Tecto Vidro Fixo, C tecto completo em lona, inúmeras tapeçarias, chaves, decorações, peles, bancos (alguns muito bons mesmo), mecânicas aspiradas, turbinadas, diesel turbinadas, travagem D+T, travagem 4 discos, travahem 4 discos Brembo, autoblocante electrónico, autoblocante mecânico, jantes à base de Magnésio, possibilidade de painéis em fibra de carbono, até em topo uma caixa de velocidades dog ring, etc.

                                                              Esse conjunto faz dele o único carro Premium destas dimensões, sendo que só as versões mais caras podem ter um verdadeiro concorrente, quando aparecem os Mini.
                                                              Fora disso, nada a ver!
                                                              Editado pela última vez por gtabarth; 30 June 2016, 12:20.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X