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    #91
    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Julgado!

    O SMART e o iQ são carros de 2 lugares.
    Os lugares traseiros do 500 são pequenos mas existem.

    O 500 tem hipóteses ímpares, fechado, TA, Tecto Vidro Fixo, C tecto completo em lona, inúmeras tapeçarias, chaves, decorações, peles, bancos (alguns muito bons mesmo), mecânicas aspiradas, turbinadas, diesel turbinadas, travagem D+T, travagem 4 discos, travahem 4 discos Brembo, autoblocante electrónico, autoblocante mecânico, jantes à base de Magnésio, possibilidade de painéis em fibra de carbono, até em topo uma caixa de velocidades dog ring, etc.
    Então mas primeiro o 500 n pode ser julgado por questões práticas mas afinal já são uma vantagem.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
      Já olhaste pá mala de um tipo? Já olhaste para uma porta? Já olhaste para os travões?
      Já.
      O Tipo é um carro que pessoalmente não me desperta interesse, mas que dentro do que é me parece muito bom, o melhor do género, e por boa distância.
      Começa logo na capacidade de albergar 5 pessoas mesmo grandes e por ter uma mala enorme, que está inclusivamente "calibrada" para caberem em pé as malas de mão de avião!

      Nota: o que têm os travões do Tipo?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
        Então mas primeiro o 500 n pode ser julgado por questões práticas mas afinal já são uma vantagem.
        Pode. (Achei foi piada à expressão "Julgado")
        Mas isso faz sentido?
        É evidente que se precisas de um utilitário pratico e versátil tens o Panda e uma série de concorrentes.
        O 500 não serve esse propósito.
        Corre pelo lado no mercado. Está fácil de ver.
        É um carro imensamente escolhido como carro de solteiro/a, casal e segundo, terceiro, quarto... carro da casa. Para perceber isso.
        A mim basta-me olhar para a Rua ou até para o meu Prédio... e só tem 8 apartamentos!

        Basta-me correr a lista de números do meu telemóvel para entender isso.

        E quem anda no Mundo Automóvel percebe isso perfeitamente.
        Se fores atender à área de RAC, achas que o 500 é englobado na categoria do Panda? Up? 108?
        Editado pela última vez por gtabarth; 30 June 2016, 12:38.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          A azul.
          Ser o melhor em estética não o faz o melhor do segmento. Em termos de motores estar bem servido é relativo, lá por casa anda um twin-air que facilmente o trocava por qualquer tricilindrico japones ou coreano, faz barulho a mais, gasta o mesmo que um tricilindrico japones, gasta óleo e não é agradavel de utilizar. É creio o único que disponibiliza um diesel pois os coreanos e franceses já não o fazem e tem versões mais apimentadas, isso dá versatilidade e imagem.

          O 500 tem opções de motores, configurações e de interiores que não encontras em mais nenhum modelo do segmento. A versão base de outros pode ser melhor mas tu do 500, tens milhentas versões especiais que arrumam a concorrência. Tal como tu mencionas, é o único que oferece diesel e versões apimentadas.

          A minha opinião, de quem até esteve a pedir propostas do tipo, é a que disse acima. Não está bastante à frente do C-Elysee, a única coisa em que este está atrás é na ergonomia.

          Então diz que é "a tua opinião". E não um facto. Eu estou a dar-te factos. O Tipo tem um sistema de infotainment que o C-Elysee não tem. O Tipo tem quotas de espaço interior (nomeadamente largura) que o Rapid não tem. E em hatchback tem a segunda maior bagageira do segmento C com 440L atrás do Civic.

          Tens números a "bancar" estas afirmações? tenho curiosidade em sabê-los pois não tenho dados de Portugal.
          Uma rápida procura na internet mostra que no primeiro trimestre de 2016 na Europa há uns exemplos engraçados que rebatem o que dizes, e escolheste um péssimo exemplo com a VW e Peugeot, que obviamente tem modelos que vendem mais mas então no caso da Peugeot o 2008 vende quase tanto como o 308 e o 208 mais, e o Passat é há anos o lider do segmento D não premium que com as vendas ainda estupidamente altas do polo juntos vendem mais que o Golf.


          Exemplo:
          Segmento D Generalista: Passat 53000 unds, superb 21000 unds, Mondeo 21000 unds
          Segmento C Generalista: Golf 129000 unds, Astra 61000 unds, Focus 60000 unds, Octavia, 308 54000 Unds
          Segmento crossover segmento C: Qashqai 66000 unds, Sportage 38000 unds, Tiguan 36000 unds
          Segmento B : Fiesta 84000 unds, Polo 81000 unds, Clio 77000 unds, corsa, 208 68000 unds, yaris, fabia, sandero, C3, Ibiza, I20, Micra, Rio, Punto 16000 unds

          Segmento crossover segmento B: Captur 54000 unds, 2008 45000 unds, Mocca 43000 unds, Duster, 500X 28000 unds.
          MPV segmento B: 500L 22000 unds, Meriva 13000 unds, B-Max 11000 unds.
          Segmento A: Panda 56000 unds, 500 53000, Up 25000 unds.

          Ora o grupo vendeu na europa 260000 carros (Panda 56000, 500 53000, 500 X 28000, 500 L 22000 e Punto 16000 total 175000 67% ) e a Fiat sozinha vendeu 197000 com o 500 a representar 52% das vendas.
          Por comparação, a vw vendeu 422000 unds (147000 unds golf contando com toda a familia) o que representou 35% das vendas.
          Por comparação a Peugeot vendeu 232000 unds (54000 308) o que representou 23% das vendas.

          Se tu achas que um modelo representar 35% das vendas quando a VW tem muitos mais modelos á venda do que a Fiat tu lá sabes... A VW é bem mais dependente do Golf do que a Fiat do 500 e não é por seres um nabo a matemática que disfarças isso.

          No entanto não sabes fazer contas no peso das vendas do fiat 500 no mix da Fiat. Então dizes que a Fiat vendeu sozinha 197000 carros, dos quais 53000 são Fiat 500 e isso é 52% das vendas da Fiat?? What?
          A Fiat em todo o ano de 2015 vendeu 656669 carros dos quais 180148 eram Fiat 500. Isso faz com que o 500 tenha representado 27% das vendas da Fiat em 2015. E como podes ver nesse link que coloquei, até agora em 2016 o Panda até pesa mais para as vendas da Fiat que o 500.

          Nos 4 primeiros meses e 2016 a Fiat vendeu 268687 unidades. Destas 68068 eram 500, 74018 eram Pandas, 39227 500X, 29810 500L, 26888 Ypsilons (lol), 25819 Renegades, 24312 Puntos, 15988 Giuliettas, 12392 Tipos (ainda sem hatch e SW), 4423 Grand Cherokees, 4215 Mitos, 3541 Cherokees, 2016 Freemonts, 1615 Ghiblis e 1292 Wranglers. Se somares todas vendas desses modelos Fiat dá-te um total de vendas de 249843. E o 500 não representa mais de metade. Nem de perto nem de longe.

          2009 - 1010000
          2010 - 837000
          2011 - 704000
          2012 - 581000
          2013 - 568000
          2014 - 583000
          2015 - 653000

          A crescer lentamente, claramente com falta de um novo Punto ou então, e aqui teria sido a cacetada realmente inteligente esquecer o seemnto B normal e apostar tudo no 500 X.

          A crescer. Isso do crescer lentamente é segundo tu que não olhas para o quadro geral do crescimento de vendas no mercado europeu. A fiat tem crescido acima da média do mercado europeu.

          E o crescimento do grupo só vai acentuar nos próximos tempos porque regressou ao segmento C, vai lançar dois novos C-SUV da Jeep e Fiat e ainda vem o 124 que vai ter vendas residuais.
          Editado pela última vez por Rosmano; 30 June 2016, 13:46.

          Comentário


            #95
            Vendas FIAT na Europa:


            2016: (Parcial)
            22% Panda
            20% 500


            2015:
            26% Panda
            27% 500


            2014:
            26% Panda
            31% 500


            2013:
            27% Panda
            28% 500


            2012:
            32% Panda
            25% 500
            24% Punto


            2011:
            28% Panda
            23% 500
            32% Punto


            2010:
            29% Panda
            21% 500
            32% Punto


            2009:
            29% Panda
            18% 500
            32% Punto


            2008:
            23% Panda
            19% 500
            29% Punto


            2007:
            25% Panda
            4% 500 (Lançamento)
            39% Punto

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
              Vendas FIAT na Europa:


              2016: (Parcial)
              22% Panda
              20% 500


              2015:
              26% Panda
              27% 500


              2014:
              26% Panda
              31% 500


              2013:
              27% Panda
              28% 500


              2012:
              32% Panda
              25% 500
              24% Punto


              2011:
              28% Panda
              23% 500
              32% Punto


              2010:
              29% Panda
              21% 500
              32% Punto


              2009:
              29% Panda
              18% 500
              32% Punto


              2008:
              23% Panda
              19% 500
              29% Punto


              2007:
              25% Panda
              4% 500 (Lançamento)
              39% Punto
              Podem-se concluir algumas coisas no mercado da Europa:

              - O 500 e o Panda ao longo dos anos vão-se equiparando muito em vendas.
              (A margem de lucro é que é imensamente maior no 500).
              - Um Punto "novo" seria sempre o carro mais vendido da FIAT e poderá vender cerca de metade da marca.
              - Um Punto envelhecido vendia muito próximo do 500 e Panda. Um Punto actual com tantos anos vende menos de metade do 500 ou Panda.
              - O Panda por mais que continue a vender é evidentemente sempre mais limitado nas vendas pelo aparecimento do Up-Mii-Citigo, depois da existência dos Trigemeos PSA e claro dos restantes. Mas o grupo VW esteve fora do segmento e ao voltar tem que necessariamente tirar mercado a outros, incluindo o Panda.
              - O 500 parece ter aguentado a FIAT, e acredito que sim em termos de dinheiro, mas em número na Europa o habitual é valer 1/5 a 1/4 do mercado FIAT, sendo que mesmo no melhor ano, não chegou a 1/3.
              - 500+Panda têm os dois nos últimos anos valido metade das vendas da FIAT na Europa.
              Este ano não vão chegar a isso, porque há o Tipo e o 500x em pleno.

              Comentário


                #97
                A azul.

                Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                ...

                Tens números a "bancar" estas afirmações? tenho curiosidade em sabê-los pois não tenho dados de Portugal.
                Uma rápida procura na internet mostra que no primeiro trimestre de 2016 na Europa há uns exemplos engraçados que rebatem o que dizes, e escolheste um péssimo exemplo com a VW e Peugeot, que obviamente tem modelos que vendem mais mas então no caso da Peugeot o 2008 vende quase tanto como o 308 e o 208 mais, e o Passat é há anos o lider do segmento D não premium que com as vendas ainda estupidamente altas do polo juntos vendem mais que o Golf.


                Exemplo:
                Segmento D Generalista: Passat 53000 unds, superb 21000 unds, Mondeo 21000 unds
                Segmento C Generalista: Golf 129000 unds, Astra 61000 unds, Focus 60000 unds, Octavia, 308 54000 Unds
                Segmento crossover segmento C:
                Qashqai 66000 unds, Sportage 38000 unds, Tiguan 36000 unds
                Segmento B : Fiesta 84000 unds, Polo 81000 unds, Clio 77000 unds, corsa, 208 68000 unds, yaris, fabia, sandero, C3, Ibiza, I20, Micra, Rio, Punto 16000 unds

                Segmento crossover segmento B: Captur 54000 unds, 2008 45000 unds, Mocca 43000 unds, Duster, 500X 28000 unds.
                MPV segmento B: 500L 22000 unds, Meriva 13000 unds, B-Max 11000 unds.
                Segmento A: Panda 56000 unds, 500 53000, Up 25000 unds.

                Ora o grupo vendeu na europa 260000 carros (Panda 56000, 500 53000, 500 X 28000, 500 L 22000 e Punto 16000 total 175000 67% ) e a Fiat sozinha vendeu 197000 com o 500 a representar 52% das vendas.
                Por comparação, a vw vendeu 422000 unds (147000 unds golf contando com toda a familia) o que representou 35% das vendas.
                Por comparação a Peugeot vendeu 232000 unds (54000 308) o que representou 23% das vendas.

                Se tu achas que um modelo representar 35% das vendas quando a VW tem muitos mais modelos á venda do que a Fiat tu lá sabes... A VW é bem mais dependente do Golf do que a Fiat do 500 e não é por seres um nabo a matemática que disfarças isso.


                Tu disseste e passo a citar:

                "E se formos a dizer que a Fiat tirando o 500 não tem nada podemos seguir essa linha de raciocínio e dizermos a VW tirando o Golf não era nada ou a Peugeot sem o 308 não era nada. Olha obrigado.
                O 500X vende imenso no segmento B-crossover e juntando as vendas com as do Renegade são o 4º modelo mais vendido do segmento. O 500-L lidera o segmento das carrinhas compactas e vamos ver como vai se comportar o Tipo nos próximos anos"



                Provei com números que está a Fiat mais dependente da família 500 do que qualquer dos outros exemplos que deste. Por isso nabo não sou eu. Aliás tenho perfeita consciência, aparentemente não te passa pela cabeça, que substituir um golf ou um 308 é fácil agora substituir um 500, vemos o que a Mini tem feito para render a uva que torna a tarefa bem mais difícil.

                Afirmaste que a VW sem o golf não era nada.
                Ora a VW em 2016 1st QT vendeu 422000 vejamos os modelos vendidos:
                Familia Golf 147000;
                Polo 81000;
                Passat 53000;
                Tiguan 36000;
                Up 25000.
                Tendo em conta que aqui ainda faltam alguns modelos.

                Afirmaste que a Peugeot sem o 308 não era nada:
                Ora a Peugeot em 2016 1st QT vendeu 232000 vejamos os modelos vendidos:
                208 68000
                308 54000
                2008 45000
                Aqui ainda faltam alguns modelos na ordem dos 9 a 12000.



                No entanto não sabes fazer contas no peso das vendas do fiat 500 no mix da Fiat. Então dizes que a Fiat vendeu sozinha 197000 carros, dos quais 53000 são Fiat 500 e isso é 52% das vendas da Fiat?? What?
                A Fiat em todo o ano de 2015 vendeu 656669 carros dos quais 180148 eram Fiat 500. Isso faz com que o 500 tenha representado 27% das vendas da Fiat em 2015. E como podes ver nesse link que coloquei, até agora em 2016 o Panda até pesa mais para as vendas da Fiat que o 500.

                Achei que não era preciso explicar que os números eram de toda a familia 500, porque se não colas a estética ao 500 do L e X quero ver o que vendem.

                Nos 4 primeiros meses e 2016 a Fiat vendeu 268687 unidades. Destas 68068 eram 500, 74018 eram Pandas, 39227 500X, 29810 500L, 26888 Ypsilons (lol), 25819 Renegades, 24312 Puntos, 15988 Giuliettas, 12392 Tipos (ainda sem hatch e SW), 4423 Grand Cherokees, 4215 Mitos, 3541 Cherokees, 2016 Freemonts, 1615 Ghiblis e 1292 Wranglers. Se somares todas vendas desses modelos Fiat dá-te um total de vendas de 249843. E o 500 não representa mais de metade. Nem de perto nem de longe.

                2009 - 1010000
                2010 - 837000
                2011 - 704000
                2012 - 581000
                2013 - 568000
                2014 - 583000
                2015 - 653000

                A crescer lentamente, claramente com falta de um novo Punto ou então, e aqui teria sido a cacetada realmente inteligente esquecer o seemnto B normal e apostar tudo no 500 X.
                A crescer. Isso do crescer lentamente é segundo tu que não olhas para o quadro geral do crescimento de vendas no mercado europeu. A fiat tem crescido acima da média do mercado europeu.

                Entre 2009 e 2014 a marca perdeu mais de 2% de cota, o que se olharmos para o seu peso no mercado significa perder quase metade de volume em 4 anos e pouco. Em 2015 cresceu cerca de 12%, apoiada nos resultados da extensão da familia 500.
                A isto acresce que dos 260000, 110000 foram em itália cujo mercado está em crescimento na ordem dos 15% e onde a Fiat teve um aumento de 18%, mais uma vez demonstrando a loucura de dependência do mercado interno. O segundo maior mercado europeu é a Alemanha a uma distância imensa.
                Portanto a análise que carece de profundidade é a tua, que não verifica que a marca cresce com particular intensidade num mercado crescente e onde sempre lhe foi favorável.


                E o crescimento do grupo só vai acentuar nos próximos tempos porque regressou ao segmento C, vai lançar dois novos C-SUV da Jeep e Fiat e ainda vem o 124 que vai ter vendas residuais

                Sempre falei da Fiat e não do grupo, mas se queres falar do grupo, então ainda fico mais triste. Porque olha-se para 2015 e os números indicam claramente que o dinheiro não deve ser investido com preocupações europeias.
                Vendas por país em 2015
                EUA 2200000 unidades
                Brasil 483000
                Itália 446000
                Canadá 293000
                China 139000
                Alemanha 90000
                México 87000
                RU 83000
                Argentina 74000
                França 71000
                As empresas devem ser geridas com 3/4 de razão e 1/4 de coração, qualquer comissão executiva olha para os números e vê que o mercado da Fiat na Europa é só um e que não pode ser abandonado apenas pelo 1/4 de coração. O dinheiro tem que ser canalizado para a Chrysler e América do Sul. O Marchionni é um gestor tipico americano olha apenas para números, espero que não aconteça à Fiat o que aconteceu aos big-three.

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                  #98
                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  A azul.
                  E partires as quotes a meio em vez de escreveres no meio das minhas não? É irritante andar a fazer copy paste e desformatar texto porque não sabes que basta meteres [ quote] texto[/ quote] (remove os espaços) entre cada um dos meus parágrafos a que queres responder.

                  Tu sabias muito bem no seguimento da nossa discussão que eu me estava a referir ao modelo 500 em particular. Foste é juntar os números do 500, 500X e 500L porque te convinha á tua linha de argumentação. Se a minha análise carece de "profundidade" (tenho mais que fazer do tempo do que escrever textos de 10 páginas de análise de mercado só para ganhar um argumento na Internet) a tua carece de honestidade intelectual.

                  Se formos a ver por essa linha de raciocínio então a Peugeot está totalmente dependente da gama X08 (108, 208, 308, 508).
                  Já te demonstramos cabalmente que a Fiat não depende do 500. Influenciou o rumo da marca no lançamento de novos modelos? Definitivamente. Esteve dependente deste modelo no passado recente? Sem dúvida.

                  Quanto á dependência da Fiat no seu mercado interno, isso já é outro assunto e estás a desviar a agulha para coisas que não têm a ver com o tópico original da conversa. Eu não acho que seja mau a Fiat fazer 50% das suas vendas na Europa em Itália. O mercado alemão é o maior europeu e as marcas alemãs controlam 80% desse mercado. Em França as marcas francesas também têm a maior percentagem de quota de mercado.
                  E ser o player dominante e ter as suas vendas concentradas no mercado europeu com maior taxa de crescimento é bom porque aproveita essa maior taxa de crescimento.

                  Quanto ao investimento, neste momento a FCA está a apostar na Europa (vamos ver se isso se mantém depois do Brexit...) porque o mercado americano está perto do pico de crescimento e o mercado europeu tem maior potencial de crescimento. Daí o lançamento do Tipo, Alfa Giulia e futuramente Jeep Compass e sucessor do Journey.

                  E quanto á taxa de crescimento na Europa a Fiat está acima de todos os outros fabricantes do mercado. Está a recuperar quota e mais vai recuperar nos próximos trimestres.

                  Comentário


                    #99
                    Alguém me sabe dizer porque é que a minha tempra tem 2 antenas??e uma espécie de mini coluna há frente??

                    gifs upload

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                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JonetPT Ver Post
                      Alguém me sabe dizer porque é que a minha tempra tem 2 antenas??e uma espécie de mini coluna há frente??
                      há frente hao lado de halguma cousa

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                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        Já olhaste pá mala de um tipo? Já olhaste para uma porta? Já olhaste para os travões?
                        Já te perguntei mas não deves ter lido.
                        O que têm de mal os travões do Tipo?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Já te perguntei mas não deves ter lido.
                          O que têm de mal os travões do Tipo?
                          Deve ser por usar tambores atrás em algumas versões, assim como o Focus na versão base...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                            Deve ser por usar tambores atrás em algumas versões, assim como o Focus na versão base...
                            Exacto. Eu vi os travões do Tipo 4 portas: no 1.3 (tambores traseiros) e no 1.6 (discos traseiros).

                            O Tipo tem Tambores traseiros apenas no motor 1.3 Mjet 95cv e 1.4 16v 95cv quando na carroçaria 4 portas.
                            O 1.6 Mjet 120cv e o 1.4 T 120cv usam discos ás 4.
                            Discos 284 e 251.
                            Travagem muito semelhante ao antigo Bravo 1.4 T-Jet 150.

                            Os Tipo 5 Portas e Carrinha têm sempre discos ás 4 rodas.
                            Também 284 e 251 nos motores 1.3 Mjet 95cv e 1.4 16v 95cv, mas discos traseiros maiores de 264 nos motores 1.4 T 120cv e 1.6 Mjet 120cv.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                              Exacto. Eu vi os travões do Tipo 4 portas: no 1.3 (tambores traseiros) e no 1.6 (discos traseiros).

                              O Tipo tem Tambores traseiros apenas no motor 1.3 Mjet 95cv e 1.4 16v 95cv quando na carroçaria 4 portas.
                              O 1.6 Mjet 120cv e o 1.4 T 120cv usam discos ás 4.
                              Discos 284 e 251.
                              Travagem muito semelhante ao antigo Bravo 1.4 T-Jet 150.

                              Os Tipo 5 Portas e Carrinha têm sempre discos ás 4 rodas.
                              Também 284 e 251 nos motores 1.3 Mjet 95cv e 1.4 16v 95cv, mas discos traseiros maiores de 264 nos motores 1.4 T 120cv e 1.6 Mjet 120cv.
                              Para um carro com o peso e potência do Tipo 1.3 e 1.4, os travões a tambor são suficientes. Depois, é até mais barato na hora de os trocar.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                E partires as quotes a meio em vez de escreveres no meio das minhas não? É irritante andar a fazer copy paste e desformatar texto porque não sabes que basta meteres [ quote] texto[/ quote] (remove os espaços) entre cada um dos meus parágrafos a que queres responder.

                                Tu sabias muito bem no seguimento da nossa discussão que eu me estava a referir ao modelo 500 em particular. Foste é juntar os números do 500, 500X e 500L porque te convinha á tua linha de argumentação. Se a minha análise carece de "profundidade" (tenho mais que fazer do tempo do que escrever textos de 10 páginas de análise de mercado só para ganhar um argumento na Internet) a tua carece de honestidade intelectual.

                                Se formos a ver por essa linha de raciocínio então a Peugeot está totalmente dependente da gama X08 (108, 208, 308, 508).
                                Já te demonstramos cabalmente que a Fiat não depende do 500. Influenciou o rumo da marca no lançamento de novos modelos? Definitivamente. Esteve dependente deste modelo no passado recente? Sem dúvida.

                                Quanto á dependência da Fiat no seu mercado interno, isso já é outro assunto e estás a desviar a agulha para coisas que não têm a ver com o tópico original da conversa. Eu não acho que seja mau a Fiat fazer 50% das suas vendas na Europa em Itália. O mercado alemão é o maior europeu e as marcas alemãs controlam 80% desse mercado. Em França as marcas francesas também têm a maior percentagem de quota de mercado.
                                E ser o player dominante e ter as suas vendas concentradas no mercado europeu com maior taxa de crescimento é bom porque aproveita essa maior taxa de crescimento.

                                Quanto ao investimento, neste momento a FCA está a apostar na Europa (vamos ver se isso se mantém depois do Brexit...) porque o mercado americano está perto do pico de crescimento e o mercado europeu tem maior potencial de crescimento. Daí o lançamento do Tipo, Alfa Giulia e futuramente Jeep Compass e sucessor do Journey.

                                E quanto á taxa de crescimento na Europa a Fiat está acima de todos os outros fabricantes do mercado. Está a recuperar quota e mais vai recuperar nos próximos trimestres.
                                Como não tenho a tua educação acabou aqui.
                                Infelizmente é o exemplo de mais fanboys.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Já te perguntei mas não deves ter lido.
                                  O que têm de mal os travões do Tipo?
                                  Já foi discutido no tópico respectivo.
                                  E não vamos começar aqui outra vez a fazer querer que toda a indústria está errada e o bom é ter travões de tambor.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                    Esse croma ao pé dos outros irmãos do projecto Tipo 4 (alfa 164, Lancia Thema e Saab 9000) era um menino, com os seus 150cv. Os mesmos que tinha o Thema atmosférico.
                                    Essa não era a potência do motor 1.6 Turbo ie do Tipo?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      Já foi discutido no tópico respectivo.
                                      E não vamos começar aqui outra vez a fazer querer que toda a indústria está errada e o bom é ter travões de tambor.
                                      E também por estar noutro tópico é evidente que não sou eu (até pela opinião que lá dei) que vou dizer que o que é bom ter travões de tambor!
                                      Porque sou um apreciador dos discos ás 4 rodas. Até tenho um carro de 1966 normal que tem sempre discos ás 4 rodas!
                                      O que não significa que os Tambores traseiros tenham algumas vantagens, não só desvantagens.

                                      Não sendo bom ter tambores traseiros, o que é certo é que alguma concorrência, como a mais falada, o C-Elysèe, tem esse sistema.
                                      E o Tipo tem o sistema Discos-Tambores nas versões 1.3 95cv e 1.4 95cv.
                                      A versão 1.6 120cv já é de Discos-Discos.
                                      Ficam de fora os 5 portas e Carrinha que são sempre Discos - Discos.

                                      O post aqui é só mesmo por perguntares se eu tinha visto os travões, em tom de critica pois estavas a enumerar coisas negativas, dando a entender sem o referir (aqui) que não prestavam, por serem "tambores".
                                      Ora se eu tinha escrito que tinha ido ver o carro, vi e vi os Discos no 1.6 e Tambores no 1.3.
                                      Resta saber se tu sabias que no 1.6 são Discos, porque estavas a falar de forma genérica.
                                      Se não sabias, ficas a saber pronto.

                                      Devo ainda acrescentar que estou curioso com a diferença entre as distâncias de travagem deste Tipo 4 Portas nas versões 1.6 e 1.3.
                                      A diferença de peso é de 65 kg.

                                      O 1.6 sei que as distâncias são muito semelhantes a um Giulietta 1.6, 308 1.6, Golf 1.6, etc.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Como não tenho a tua educação acabou aqui.
                                        Infelizmente é o exemplo de mais fanboys.
                                        Pois, realmente não tens. Como os números de vendas não suportam a tua teoria de que a Fiat só depende do 500 toca a torcer os factos para dizer que depende não de um modelo mas de 3 diferentes. E como isso não passa eu é que sou fanboy. Admitir que estás errado é que está quieto.

                                        E essa rábula dos travões do Tipo também já foste calado pelo gtabarth por isso é melhor realmente ignorares este tópico.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                                          Essa não era a potência do motor 1.6 Turbo ie do Tipo?
                                          Não. O Tipo não teve 1.6 Turbo.

                                          O Croma teve 2.0 Turbo 8 válvulas.

                                          Configuração de 155 cv ou 150cv Catalisado.
                                          O Thema S1 usava o mesmo com 165cv ou 150cv Catalisado.
                                          O ALFA 164 chegou a usar o mesmo mas com 175cv.

                                          Mesmo motor e mesmo Turbo Garrett T3 mas configurados com pressões diferentes:

                                          0,53 bar - 155cv - Croma
                                          0,65 bar - 165cv - Thema
                                          0,84 bar - 175cv - 164

                                          Comentário


                                            Tu sabes tudo!

                                            Por acaso tinha ideia de que o Thema 2.0 Turbo que passou cá por casa nos anos 80 teria mais cavalos... 200cv... Qualquer coisa em torno desse valor...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                              Se fores atender à área de RAC, achas que o 500 é englobado na categoria do Panda? Up? 108?
                                              Categoria abaixo dos supra-citados, por ter apenas 3 portas, apenas poder levar 4 pessoas (aqui só o Panda se superioriza) e capacidade de mala muito reduzida.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Tu sabes tudo!

                                                Por acaso tinha ideia de que o Thema 2.0 Turbo que passou cá por casa nos anos 80 teria mais cavalos... 200cv... Qualquer coisa em torno desse valor...
                                                Mas se for o Série 2 é 16v, tem 185cv. (Mais comum)
                                                Se for o Série 3 tem 205cv.





                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                  Série I aldrabado... Os retrovisores (iguais aos do SAAB 9000) não enganam.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Categoria abaixo dos supra-citados, por ter apenas 3 portas, apenas poder levar 4 pessoas (aqui só o Panda se superioriza) e capacidade de mala muito reduzida.
                                                    O 500 é alugado como "Elite".
                                                    Grosso modo o 500 1.2 Normal sendo um "A" é do preço dos "B".

                                                    O 500 C mais caro claro.

                                                    É evidente que um casal com 2 crianças, carrinho de bébé não escolhe um 500

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Série I aldrabado... Os retrovisores (iguais aos do SAAB 9000) não enganam.
                                                      Os primeiros da Segunda série ainda tinham estes retrovisores



                                                      Depois vieram com estes:


                                                      Edit: mas claro, o que dizes pode ser aldrabado.
                                                      Mas é mais fácil colocar retrovisores S1 num S2, do que estar a mudar a frente toda do S1 para S2.
                                                      Editado pela última vez por gtabarth; 01 July 2016, 11:21.

                                                      Comentário


                                                        Sobre o título do tópico, julgo que os motivos:

                                                        - estigma da baixa fiabilidade associado à marca;
                                                        - quem procurava o segmento do Tempra (segmento D ?) naquela altura, ia tendencialmente para outras marcas associadas a mais "luxo", ou qualidade que a FIAT;
                                                        - revistas da altura (guia automóvel ?), mencionavam que motorizações como por ex. 1.4 gasolina eram claramente submotorizadas para uma carroceria tão grande.

                                                        Comentário


                                                          O Tempra actuava no segmento C, o Dedra é que actuava no D.

                                                          Mas em termos de espaços o Tempra competia com DD, por isso estando nos CC era o seu maior argumento.

                                                          Depois claro, tinha uns estofos e equipamentos porreiros e para muita gente o quadrante digital pesava.

                                                          O 1.4 76cv para a concorrência dos CC na altura não se mexia mal.

                                                          Existe uma dúvida sobre o Tempra 1372, porque há quem tenha dados de 76cv como o Tipo mas há quem tenha dados de 78cv.
                                                          E os Tipo também há dados de 72cv em vez de 76cv.
                                                          Tudo isto com carburadores duplos 32/34

                                                          Foi algo que ainda hoje não apurei ao certo.

                                                          A verdade é que o Tipo e o Tempra andam o mesmo até médias velocidades.
                                                          Como o Tempra pesa +100 kg é porque terá mais cavalos.

                                                          Depois em ponta é diferente porque o Tempra é muito aerodinâmico, e tem mais uns 10 km/h.

                                                          Por acaso é algo que vou apurar!

                                                          O que eu sei é que algumas pessoas que compraram o Tipo e vinham do Ritmo / Regata com o anterior 1301 68cv, acharam o carro mais morto e houve quem alterasse o carburador com um Kit daquelas pecinhas todas, gigleurs e assim; e meteu aquilo a andar bem mais.
                                                          Editado pela última vez por gtabarth; 01 July 2016, 12:05.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JonetPT Ver Post
                                                            Alguém me sabe dizer porque é que a minha tempra tem 2 antenas??e uma espécie de mini coluna há frente??

                                                            gifs upload

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                                                            O primeiro não é uma antena, é (era?) um sensor volumétrico para o alarme anti-roubo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                              Os primeiros da Segunda série ainda tinham estes retrovisores

                                                              Nunca vi por cá um assim. E mesmo ver um da primeira série é (era) raro...


                                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                              O Tempra actuava no segmento C, o Dedra é que actuava no D.
                                                              Era um D (tal como o Dedra e o 155). A própria FIAT o colocava assim e até o recheava mais que o Tipo, o que lhe dava a tal distinção de segmentos. A principal diferença do Tempra para os outros manos do grupo é que tinha como entrada de gama um motor 1.4, ao passo que os outros começavam com um 1.6 (dedra) e um 1.7 (155). Ou seja, vinha buscar alguma clientela ao segmento C (Orion/Escort 4 portas, R19 Chamade, VW Jetta/Vento, etc)

                                                              Comentário

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