Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A velocidade causa acidentes ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Eu respondi NÃO.

    Embora existam varidissimas variantes tal como o Vanquish já o disse, a linear resposta de NÃO ou SIM não corresponderá á realidade que se vive nas estradas.

    Contudo e de forma a contrariar a visão MINIMALISTA de que todos os problamas e acidentes passam maioritáriamente pela velocidade a resposta só pode ser NÃO.


    Usem de CIVILIDADE, BOM SENSO e INTELIGÊNCIA, e até podem conduzir a 120 numa qualquer nacional, sem que isso provoque acidentes.


    Ahhh, e outra coisa, deixem de medir o tamanho das PILINHAS quando estão ao volante.

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por jacomiranda

      citação:Originalmente colocada por jcpr

      citação:Originalmente colocada por Movyk
      desculpa mas isso para mim é teoria da batata.

      Segundo aquilo que tu pensas, o pessoal andava todo a 200km/h dentro das aldeias porque se aparecesse alguem a frente a culpa era dele.

      O problema é que um carro a travar dos 50-0 demora 15 metros e a 90 ja demora 40.

      ja para nao falar dos decimos de segundo que o nosso cerebro precisa para pensar que deve travar.

      ir a 50 dentro de uma cidade dá mais segurança, quer a quem vai a conduzir, por conseguir imobilizar ou desviar a viatura mais facilmente, quer a quem quer,por exemplo, atravessar uma estrada. se eu vejo um carro a 90 nao vou ficar confiante que aquela pessoa tenha tempo para travar a viatura a tempo.
      Isso é que é a teoria da batata.

      É a desresponsabilização de quem é de facto o culpado do embate!

      Quem é que modificou a sua trajectória e provocou o embate? O gajo que ia 90 com uma trajectória definida ou o gajo que se lembrou de atravessar a rua sem ver?

      A questão é que independentemente de demorares 15 metros a travar ou 40, se o gajo não se tivesse mandado para a tua frente, tu não precisarias de travar, pois não?
      Tenha paciência meu caro!
      Nunca te esqueças que em primeiro lugar quem se trama é o peão, daí que os condutores devem ter atenção e bom senso nestas coisas. Andar a 90km/h dentro de localidades, mas a que propósito???
      Se este pensamento não servir, tente ver o problema doutro ângulo: depois de desfazeres um peão a 90km/h, quem é que vai assumir o estrago do veículo?
      A funerária do peão?:D:D:D:D:D:D:D:D

      cumps
      Trata-me por tu, por favor.;)

      Paciencia tenho eu, e muita:D:D

      Como já afirmei não defendo andar a 90 km/h nas localidades. Aliás mutias vezes é a pouco mais que isso que eu circulo nas AEs.

      O que se está aqui a discutir são as causas dos acidentes, não as consequencias!

      Se um peão se mandar para a minha frente, indo eu a 10, 40, 80 ou 200, podes crer que a culpa é dele. O carro ainda não exerce uma força gravitacional tal, que a mais de 50 atrai os peões das bermas para serem atropelados. A culpa no caso que apresentei é do peão.

      Porque se vocês circularem a 90 numa localidade e se em vez de um peão, esteja um carro estacionado e este arranque e se mande para cima de vocês, a culpa do embate é do carro que está estacionado. A causa do embate foi ele ter saido do estacionamento sem poder, não foi o facto de vocês irem a 90 que atraiu o carro estacionado. Sem qualquer tipo de dúvida.

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por Excalibur

        Eu respondi NÃO.

        Embora existam varidissimas variantes tal como o Vanquish já o disse, a linear resposta de NÃO ou SIM não corresponderá á realidade que se vive nas estradas.

        Contudo e de forma a contrariar a visão MINIMALISTA de que todos os problamas e acidentes passam maioritáriamente pela velocidade a resposta só pode ser NÃO.


        Usem de CIVILIDADE, BOM SENSO e INTELIGÊNCIA, e até podem conduzir a 120 numa qualquer nacional, sem que isso provoque acidentes.


        Ahhh, e outra coisa, deixem de medir o tamanho das PILINHAS quando estão ao volante.

        Eu também acho que a velocidade NÃO É a principal causa de acidentes.

        Para mim é a falta de BOM SENSO que os causa.
        Referindo outros exemplos para além do peao, vemos muito frequentemente nas auto estradas tipos a andarem a cerca de 60/70 km/h (e as vezes ate menos), e nós vamos na nossa a 120km/h, e deparamo nos com o fulano a frente. Ja se sabe que se bater a culpa é nossa, porque não guardou a distancia de segurrança, bla, bla, ...

        Este verão fiz a A28 algumas vezes, e para quem não conhece é uma auto estrada no qual se pode andar "na boa" a 160 km/h por ter uma contrução decente!!! É claro que quando se fala nesta velocidade, não se esta a dizer que andou o tempo todo a esta velocidade, mas que em rectas (sem ser preciso "expremer" o carro) pode-se ter a vontade. O problema surge quando um fulano lá a frente se lembra que quer iniciar uma ultrapassagem e nem sequer avalia a velocidade a que eu venho e muda de faixa.
        Se ele for a 100km/h, e eu a 150km/h e lhe bater de quem é a culpa???? Eu que vinha com EXCESSO DE VELOCIDADE, ou ele que não avaliou a situação (não teve bom senso)?

        E para acabar, que já vou longo, esta semana choveu aqui no Porto, e apesar de ser as primeiras chuvas, não vi mudança nenhuma no comportamento dos condutores. Luzes desligadas, a mesma distancia do carro da frente como se fosse piso seco, a mesma velocidade, tudo igual.

        Acho que esta mentalidade de velocidade foi um bocado induzida pelas autoridades. Cada vez que há um acidente, o polica so diz (uma ou um conjunto de causas) que foi excesso de velocidade, alcool ou manobras perigosas. O resto não causa acidentes (na idologia deles).

        Um ligeiro offtopic:
        Quando chover liguei os médios!! Deixem os minimos e os de nevoiro em casa!!!
        Quando mudarem de faixa, quer para a esquerda quer para a direita, ou virarem num cruzamento, ou for para onde for, utilizem a manete do lado esquerdo do volante que se costuma de chamar de pisca!!!! Pode parecer que não, mas evita muitos acidentes, sustos, e travagens bruscas.
        E quando entrarem numa rua que têm 2 ou mais faixas, é pela faixa da direita que tem de entrar, mesmo que mais a frente vá virar a esquerda!!

        Comentário


          #64
          Muitos não usam a porcaria dos piscas! Comecei agora ir por auto-estradas e realmente custa a acreditar no que vejo. Na 2 Circular só vi asneiradas atrás asneiradas.

          Comentário


            #65
            podias era ter especificado as respostas na poll (e nao pool, que é piscina em ingles).

            pode sr perigosa se nao fores em segurança, se aparecer alguém na estrada, um peao, uma vaca, sei lá, se a estrada for boa, má, se o carro for um uno ou um lambo...

            mas acho que mesmo todo protegido, pode acontecer um imprevisto e pode-se ir desta pra... pior!

            Comentário


              #66
              A velocidade não causa acidentes.
              O que causa é a não observação do n.º 1 do art.º 24º do C.E..

              Comentário


                #67
                Causa e não causa.
                Depende do sitio, da situação, do carro e do mais importante de quem vai a conduzir.Mas o aumento de velocidade poderá por ventura aumentar a probabilidade de acidente.

                Comentário


                  #68
                  Claro que causa... excesso de velocidade, manobras perigosas e conduzir sob o efeito de drogas são provavelmente as maiores causas de mortes e acidentes na estrada...

                  Comentário


                    #69
                    citação:Originalmente colocada por fernas

                    Claro que causa... excesso de velocidade, manobras perigosas e conduzir sob o efeito de drogas são provavelmente as maiores causas de mortes e acidentes na estrada...
                    Não digo que não sejam as maiores causas!
                    Apenas acho que há outras, menos importantes mas que também influenciam. É claro que num acidente, aponta se logo excesso de velocidade (ou velocidade excessiva que é o mais correcto dizer).

                    Por exemplo (mesmo a titulo de exemplo!!):
                    Um senhor ja "esvaziou" umas garrafinhas, e vai para sua casa "bem regado"!! Vai por uma estrada que já conhece como a palma da mao, e tendo em conta que não é a primeira vez que conduz bebado, decide faze-lo.
                    Como nunca teve um acidente nestas situações, pode-se considerar um gajo cheio de sorte.
                    Mas um dia vai ele pela rua e depara-se com um carro que segue a sua frente. Inexplicavalemte o carro da frente decide travar a fundo, e o senhor como as reacções sao muito lentas, bate em cheio na traseira.
                    Quando a policia chega, acredita em quem??
                    No senhor bebado que diz que o carro da frente parou sem aviso previo e/ou motivo aparente, ou o senhor do carro da frente que diz que o bebado bateu-lhe por tras porque tá com os "copos"?


                    Não digo que este exemplo seja comum, mas decerto que já aconteceu neste pais, dai dizer-se logo que a culpa é do alcoolismo.


                    Nota: Eu sou a favor que não se beba ponta de alcool quando se sabe que vai conduzir!!! Nem cheirar o copo! Porque na estrada não vamos sozinhos, e não podemos ser egocentricos!

                    Abraços

                    Comentário


                      #70
                      A velocidade causa acidentes em situações onde o condutor não adequa a sua condução ao estado da via, à quantidade de transito, ao percurso e as características dos veículos automóvel.

                      Resumindo: "Em última análise a velocidade pode provocar acidentes, a baixa velocidade tb pode, mas acima de tudo a responsabilidade é do condutor". Pois já o ditado dizia tudo o que é 8 ou 80 não presta, e cabe-nos a nós a capacidade de achar o meio termo.

                      Irresponsabilidade é: conduzir embriagado, não parar nas passadeiras, ultrapassar em zonas de visibilidade nula, não aguardar uma distância de segurança do veículo da frente... Enfim, nisto tudo, é obvio que se é o condutor que tem o controlo da máquina é ele o único responsável, embora por vezes sejamos vítimas da insensatez de outros condutores. Nesta visão a velocidade é apenas mais uma variável que poderá ter ou não influencia em acidentes.

                      Cumprimentos ppl



                      Comentário


                        #71
                        o que eu ando a ver muito no ic19 e 2º circular, é pessoal a por-se na faixa da eskerda a 70/80...aí sim, a velocidade pode causar acidentes.

                        Comentário


                          #72
                          sim, mas n é a velocidade que mata em portugal, são as manobras perigosas, alcool/drogas, zézisse, etc... lol

                          Comentário


                            #73
                            [img]uploaded/BskyB/2006917113819_ATT655728.JPG [/img]

                            Comentário


                              #74
                              citação:Originalmente colocada por Bskyb

                              [img]uploaded/BskyB/2006917113819_ATT655728.JPG [/img]

                              A 110 ? [8)]

                              Comentário


                                #75
                                Milhas [:P]

                                Comentário


                                  #76
                                  vou ser objectivo

                                  todos os carros parados, nao causam acidentes.
                                  todos os carros em movimento, causam acidentes.

                                  logo, a velocidade causa acidentes.

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por ELgatu

                                    vou ser objectivo

                                    todos os carros parados, nao causam acidentes.
                                    todos os carros em movimento, causam acidentes.

                                    logo, a velocidade causa acidentes.
                                    Nem uma nem outra estão correctas;)

                                    Comentário


                                      #78
                                      Ha excesso de velocidade e velocidade excessiva!! Ambas podem causar acidentes!

                                      Comentário


                                        #79
                                        A velocidade não é a causadora de todos os acidentes, apenas de alguns. No entanto influencia, em muito, o resultado final do acidente. O resultado é muito diferente entre bater a 100 e bater a 150.

                                        Comentário


                                          #80
                                          A Velocidade por si só não causa acidentes como é obvio.
                                          O que causa acidentes são conjuntos de factores, e em maioria os condutores.

                                          A Velocidade não é mais do que um factor que ajuda a se dar um acidente. Quanto mais velocidade maisor o risco do acidente ser maior, maior o risco de mortalidade ou lesões, menor tempo de reacção, comportamento diferente do carro.

                                          Conduzir numa auto-estrada sem transito, com luz, e num bom piso, permite-nos carregar um pouco mais no acelerador, mas daí a dizer que não tem qualquer mal .....

                                          Se rebenta um pneu a 110km/h ou a 220km/h só um maluo e insconsciente dirá que o acidente será igual e a forma de controlar o carro tambem.

                                          Resumindo, a velocidade nao causa acidentes, é um dos factores que potencia acidentes, e a sua grandiosidade.

                                          Facto: Alta de Lisboa, cruzamento existente por acabar. Perigo imenso nesse cruzamento.

                                          Existem uns 3 acidentes da mesma forma por semana nesse cruzamento. Até hoje só dois ( que tive conhecimento), originaram carros para sucata, e intervenção de bombeiros para desencarceramento e INEM para transporte de pessoas aleijadas. Motivo: Velocidade

                                          Essa zona é dentro da cidade e por isso de 50km/h de limite, mas uma vez que é a subir e a visibilidade do cruzamento é reduzida, o condutor deveria coduir a velocidades mais reduzidas. 35/40 Km/h é o normal para se darem toques apenas. Esses dois acidentes foram carros que vinham a 80km/h +-, e quando acabaram a subida tinham alguem a meio do cruzamento para o passar. Imaginem o resto!

                                          Comentário


                                            #81
                                            É verdade que a probabilidade de acidente aumenta com a velocidade, mas também é verdade que a grande maioria dos acidentes são causados por álcool e manobras perigosas. Saídas de pista devido a excesso de velocidade só vêm em 3º lugar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              por ela própria não causa acidente,mas o descuido causa e se o descuido causa,se a velocidade for grande o acidente é grande!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Se a velocidade causa acidentes?


                                                Que eu saiba a velocidade nem sequer é um ser com vontade própria, bracinhos e perninhas... [xx(]



                                                A estupidez ao volante, o desrespeito pelas regras e pelos outros utentes, isso sim, causa acidentes...




                                                As pistolas assassinam?

                                                As pessoas com pistolas assassinam?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Praticamente todos os acidentes são causados por velocidade excessiva (aquela que não permite imobilizar o veículo com segurança perante uma situação de emergência). Mas nem todos são causados por excesso de velocidade (aquela que é superior aos limites legais, definidos por uns idiotas barrigudos a que chamam políticos, que depois são apanhados a mais de 200km/h na AE e dizem que estão com pressa).

                                                  Ou seja, podes fazer uma viagem de 1000km numa AE a 150km/h e não ter acidente nenhum e podes andar meia dúzia de km numa localidade a 40km/h e teres um acidente. O que é indiscutível é que se tiveres o acidente a 150km/h os estragos vão ser maiores do que a 40km/h.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Ora 36% dizem que a velocidade não causa acidentes.

                                                    Já agora desses 36% quantos é que ainda não tiraram a carta ?
                                                    E dos que já tiraram ? Será que este aspecto não foi focado no ensino da condução ?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:Originalmente colocada por João Dias

                                                      Ora 36% dizem que a velocidade não causa acidentes.

                                                      Já agora desses 36% quantos é que ainda não tiraram a carta ?
                                                      E dos que já tiraram ? Será que este aspecto não foi focado no ensino da condução ?
                                                      Eu respondi não, pelas razões que coloquei acima.

                                                      Que aspecto? O aspecto da velocidade "causar" acidentes? Não, não foi focado.

                                                      Talvez porque, de facto, a velocidade raramente causa acidentes.;)

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                        citação:Originalmente colocada por João Dias

                                                        Ora 36% dizem que a velocidade não causa acidentes.

                                                        Já agora desses 36% quantos é que ainda não tiraram a carta ?
                                                        E dos que já tiraram ? Será que este aspecto não foi focado no ensino da condução ?
                                                        Eu respondi não, pelas razões que coloquei acima.

                                                        Que aspecto? O aspecto da velocidade "causar" acidentes? Não, não foi focado.

                                                        Talvez porque, de facto, a velocidade raramente causa acidentes.;)
                                                        Raramente, porquê ?

                                                        Os meus dados dizem-em que é frequentemente [8)]

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          A velocidade pode causar, mas nao acho que seja a principal causa. Penso que seja é uma agravante do acidente.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            pode n causar, mas k é um indício para aumentar a sinistralidade rodoviária, ai isso é! eu por sinal, tbm gosto de andar depressa. mas quando n da, n da. n sou fã da adrenalina.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Penso que a pergunta poderia etsar formulada de outra forma...a velocidade em que sentido?andar a 200 numa AE sem ninguem, não, á partida nao provoca, contudo andar a 80 em certos sitios ja pode provocar e bem graves!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X