Originalmente Colocado por Panda4x4
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Porque é que o pessoal anda sempre com os farois de nevoeiro?
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostMas é exactamente isso que algumas marcas fazem. Colocam DRL no lugar das luzes de nevoeiro.
O meu tem DRLs e tem faróis de nevoeiro.
Eu pessoalmente sinto-me incomodado quando seguem atrás de mim carros com faróis de nevoeiro ligados e a visibilidade está normal/boa, sobretudo em cidade (agora menos porque tenho os 3 retrovisores sensíveis à luz e que escurecem, que quis exatamente por isso).
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Para além dos anormais que andam com f. nevoeiro ligados e minimos, há a questão da malta não ligar luz nenhum e anda de DRL já em pleno breu da noite.
Eu creio que uma grande culpa para isto acontecer deve-se aos paineis de instrumentos com luz permanente. Antigamente, quando se punha um carro a trabalhar de noite, como não se via o painel ligava-se logo as luzes. Agora não é assim.
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostPara além dos anormais que andam com f. nevoeiro ligados e minimos, há a questão da malta não ligar luz nenhum e anda de DRL já em pleno breu da noite.
Eu creio que uma grande culpa para isto acontecer deve-se aos paineis de instrumentos com luz permanente. Antigamente, quando se punha um carro a trabalhar de noite, como não se via o painel ligava-se logo as luzes. Agora não é assim.
Sinceramente, acho que nos carros novos não deviam permitir desligar completamente as luzes. Ou ficavam em automático, ou com os médios acesos, desligadas nunca. Ou então, só permitir desligar se o carro não estiver acima de uns 5km/h.
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostPara além dos anormais que andam com f. nevoeiro ligados e minimos, há a questão da malta não ligar luz nenhum e anda de DRL já em pleno breu da noite.
Eu creio que uma grande culpa para isto acontecer deve-se aos paineis de instrumentos com luz permanente. Antigamente, quando se punha um carro a trabalhar de noite, como não se via o painel ligava-se logo as luzes. Agora não é assim.
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostPara além dos anormais que andam com f. nevoeiro ligados e minimos, há a questão da malta não ligar luz nenhum e anda de DRL já em pleno breu da noite.
Eu creio que uma grande culpa para isto acontecer deve-se aos paineis de instrumentos com luz permanente. Antigamente, quando se punha um carro a trabalhar de noite, como não se via o painel ligava-se logo as luzes. Agora não é assim.
Reparei neste pormenor há pouco tempo...
Cump.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostO meu por acaso não liga a luz do painel de instrumentos. Por vezes ligo os farois ainda durante plena luz do dia mas onde está nublado por ex. As DRL aí fazem o serviço perfeitamente mas assim ando com médios para iluminar o painel, o que tambem não se perde nada já que médios não prejudica ng, pelo contrário até.
Juro que não percebo.
A luz de trás de nevoeiro percebo, mas os FN não percebo mesmo.
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Tenho que concordar com o Obtuso.
Se as luzes de nevoeiro estiverem bem calibradas iluminam e encandeiam menos que as luzes de cruzamento, sobretudo porque as luzes de nevoeiro estão apontadas para o chão e só iluminam até 30m enquanto as luzes de cruzamento estão mais altas e iluminam até 50m.
As únicas que mesmo estando bem calibradas, podem encandear são as luzes de estrada pois estão apontadas para a frente e não para o chão e iluminam até 100m.
Agora, a luz de nevoeiro traseira, essa sim provoca encandeamento pois é mais forte que todas as outras.
PS: As luzes de presença não servem para iluminar "porra" nenhuma, apenas para identificar o veículo e devem ser vistas a 150m. Já as luzes diurnas, são eficazes apenas quando as condições meteorológicas estão boas, quando as condições pioram deve-se usar as luzes de cruzamento.Editado pela última vez por Panda4x4; 21 November 2018, 10:23.
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Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostQuando chove mesmo muito e o carro deixa de ser visível atrás com as de presença, por causa do efeito de spray, ligo os FN (F+T). Fora isso, "só" com médios.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostMédios que iluminam 50m não prejudicam mas FN que iluminam 30m já prejudicam?
Juro que não percebo.
A luz de trás de nevoeiro percebo, mas os FN não percebo mesmo.
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Originalmente Colocado por darkwings Ver PostHá cerca de 2 semanas ia-me estampando contra um Range Rover Evoque, preto, precisamente porque estava com as luzes desligadas, e na faixa do meio. Ia a ultrapassar um carro que ia na faixa da direita, e só quando estava a menos de 30m do carro é que vi os refletores do carro. Travei a fundo, passei por ele, descarreguei a buzina, e quando fiquei a frente dele fiz sinais com as luzes de nevoeiro! O gajo lá se mancou e ligou as luzes.
Sinceramente, acho que nos carros novos não deviam permitir desligar completamente as luzes. Ou ficavam em automático, ou com os médios acesos, desligadas nunca. Ou então, só permitir desligar se o carro não estiver acima de uns 5km/h.
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Originalmente Colocado por tonirai Ver PostNo meu com luzes auto, várias vezes me apercebi que ele ainda não ligou as luzes quando considero que até já faziam falta (nevoeiro a aparecer, anoitecer, etc)... Por isso e porque no meu há essa possibilidade, activei as DRLs também atrás... Assim tenho sempre luz à frente e atrás.
O teu não é por acaso um BMW, pois não? É que se for um BMW vou já tratar disso. Já várias vezes pensei como é parvo aquilo não acender atrás.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostIsso é que é uma grande ideia.
O teu não é por acaso um BMW, pois não? É que se for um BMW vou já tratar disso. Já várias vezes pensei como é parvo aquilo não acender atrás.
Qualquer pessoa com um interface obd2 e app adequada te faz isso (eu fiz em casa).
No meu até dá para escolher se quero as luzes de fora, de dentro, ou ambas acesas (para quem tem o farol dividido em 2 partes) - eu escolhi só parte de dentro, porque ligar tudo seria igual a quando se liga as luzes, e ligar só as de fora parecia o pré-LCI.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostIsso é que é uma grande ideia.
O teu não é por acaso um BMW, pois não? É que se for um BMW vou já tratar disso. Já várias vezes pensei como é parvo aquilo não acender atrás.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostDetesto isso de ligar os FN traseiros com chuva. Encadeia que é uma coisa horrorosa.
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O meu tem sempre luzes drl à frente e atrás acesas. E por estranho que pareça dá para desligar todas, julgando eu que à frente era obrigatório e ponto.
À frente só a curvar porque o faz de fábrica (não creio que ajude assim tanto quanto se diz), com nevoeiro obviamente ou chuva intensa de dia a velocidades mais altas por causa do spray.
O meu é preto e ainda disfarça, mas carros cinzentos com chuva casca grossa já é pior
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostO meu tem sempre luzes drl à frente e atrás acesas. E por estranho que pareça dá para desligar todas, julgando eu que à frente era obrigatório e ponto.
À frente só a curvar porque o faz de fábrica (não creio que ajude assim tanto quanto se diz), com nevoeiro obviamente ou chuva intensa de dia a velocidades mais altas por causa do spray.
O meu é preto e ainda disfarça, mas carros cinzentos com chuva casca grossa já é pior
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostEntão desculpa mas nunca andaste à chuva a sério a mais de 20kmh.
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Em dias de chuvadas intensas como as de hoje, até preferia que ver muitos carros com faróis de nevoeiro ligados (não vi nenhum), do que sem qualquer luz acesa (foram múltiplos).
Dias cinzentos, com estradas cheias de spray e carros cinzentos/pretos sem luzes são uma combinação terrível: só os vemos quando estão mesmo colados na nossa traseira ou nós estamos colados na traseira deles.
Hoje faço uma excepção e digo: porra, liguem as luzes... nem que sejam as de nevoeiro.
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