Vou fazer um mea culpa e admitir que os costumo usar à noite, porque ajudam imenso a ver buracos na estrada
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Porque é que o pessoal anda sempre com os farois de nevoeiro?
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Originalmente Colocado por RedHeart Ver PostEm dias de chuvadas intensas como as de hoje, até preferia que ver muitos carros com faróis de nevoeiro ligados (não vi nenhum), do que sem qualquer luz acesa (foram múltiplos).
Dias cinzentos, com estradas cheias de spray e carros cinzentos/pretos sem luzes são uma combinação terrível: só os vemos quando estão mesmo colados na nossa traseira ou nós estamos colados na traseira deles.
Hoje faço uma excepção e digo: porra, liguem as luzes... nem que sejam as de nevoeiro.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostVou fazer um mea culpa e admitir que os costumo usar à noite, porque ajudam imenso a ver buracos na estrada
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostSim, e então? Também conduzo em cidade e nacional
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostPois, é a primeira vez que ouço tal coisa, por isso o meu espanto, diria que em cidade estão as vias iluminadas e em nacional... vai lá vai. De qualquer das formas os faróis que me incomodam mais até são os traseiros, até porque reparei que actualmente há marcas com 2 na traseira, se estava mal...
O de trás raramente o uso e só mesmo em situação de nevoeiro cerrado.Editado pela última vez por brkncrss; 22 November 2018, 11:29.
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Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver PostTenho que concordar com o Obtuso.
Se as luzes de nevoeiro estiverem bem calibradas iluminam e encandeiam menos que as luzes de cruzamento, sobretudo porque as luzes de nevoeiro estão apontadas para o chão e só iluminam até 30m enquanto as luzes de cruzamento estão mais altas e iluminam até 50m.
As únicas que mesmo estando bem calibradas, podem encandear são as luzes de estrada pois estão apontadas para a frente e não para o chão e iluminam até 100m.
Agora, a luz de nevoeiro traseira, essa sim provoca encandeamento pois é mais forte que todas as outras.
PS: As luzes de presença não servem para iluminar "porra" nenhuma, apenas para identificar o veículo e devem ser vistas a 150m. Já as luzes diurnas, são eficazes apenas quando as condições meteorológicas estão boas, quando as condições pioram deve-se usar as luzes de cruzamento.
Os restantes parece que só conseguem conversar com o código da estrada.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostOlha que não obtuso Tu até falaste em questão técnica logo o CE está de parte.
A dúvida agora, por curiosidade, é se médios + farois de nevoeiro chateiam mais que médios isolados.
As DRL desligam-se quando os médios ligam. Evitar redundâncias.
Essa é uma boa questão.
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uma situação onde causa bastante impacto é no caso me que tenha chovido e a estrada esteja bem molhada, o reflexo dos faróis de nevoeiro na estrada molhada torna-se bastante incomodativo. Eu conduzo maioritariamente à noite e em estradas nacionais sem iluminação, e chateia bastante!
é como aquele pessoal que tem os farois todos queimados, dos anos, e em vez de resolver o problema acaba por comprar lâmpadas mais fortes e claras, para andarem feitos em cagões que é xenon, mas não fazem mais que chatear os outros. ou pessoal com os farois apontados à lua que não fazem mais do que encandear... enfim, o style é que manda...
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SIm mas podes ter lâmpadas brancas mas sem causar incómodo. Assim como xenon. O mal é quando é lâmpadas manhosas ou a apontar 1 para cada nação tipo camaleão.
Já agora então pelo que percebo as DRL não causam esse tal incómodo à noite. Ao contrário das de nevoeiro frontais em dias de alcatrão molhado.
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Em chuva, diria que os médios servem para mais de 99% das situações. Eu falei nos FN (até mais pelo traseiro, mas também não acende sem os da frente) apenas em situações muito específicas em que, a velocidades mais elevadas e em tipos de piso que drenam pouca água, os carros fazem muito spray e as luzes de presença se tornam insuficientes.
Mesmo olhando para o CE:
Artigo 60.º
Utilização de luzes1 - Os dispositivos de iluminação a utilizar pelos condutores são os seguintes:
a) Luz de estrada (máximos), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância não inferior a 100 m;
b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 m;
c) Luz de nevoeiro da frente, destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de visibilidade reduzida;
d) Luz de marcha atrás, destinada a iluminar a estrada para a retaguarda do veículo e avisar os outros utentes que o veículo faz ou vai fazer marcha atrás.
2 - Os dispositivos de sinalização luminosa a utilizar pelos condutores são os seguintes:
a) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a largura do veículo, quando visto de frente e da retaguarda, tomando as da frente a designação «mínimos»;
b) Luz de mudança de direção, destinada a indicar aos outros utentes a intenção de mudar de direção;
c) Luzes avisadoras de perigo, destinadas a assinalar que o veículo representa um perigo especial para os outros utentes e constituídas pelo funcionamento simultâneo de todos os indicadores de mudança de direção;
d) Luz de travagem, destinada a indicar aos outros utentes o acionamento do travão de serviço;
e) Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade.
Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afetos ao transporte de mercadorias perigosas, sinalizadas com painel laranja, nos termos da respetiva legislação especial, devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
5 - Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.
6 - Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
Reparem ainda neste:
Artigo 19.º
Visibilidade reduzida ou insuficientePara os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m.
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Uma coisa vos digo. FN e DRL's à parte, eu era um gajo muito mais feliz se em dias de chuva todos os condutores andassem com os médios ligados. Aqueles que vão só em mínimos dá-me um asco....
Era isso e não andarem na faixa do meio sem necessidade...sobretudo quando vão a 60 km/h no IC19 com pouco transito ( )
Era um gajo tão feliz, eu....
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Eu penso que a maior parte do pessoal que os utiliza é porque nunca os teve e agora precisa de mostrar que também tem...
Ou não tem faróis diurnos e esses de nevoeiro fazem as mesmas vezes... não sei! Digo eu que também não tenho led's diurnos... só tenho mínimos e médios...
Acho que ainda tenho máximos porque os utilizo no Alentejo à noite e sei que tenho luzes de nevoeiro porque todos os anos vou à inspecção com o carro e eles mandam-me sempre ligar aquilo tudo...
Saudades de passar a Torre na Estrela com neve e nevoeiro minutos antes de eles fecharem a estrada... aí é que são precisos os faróis de nevoeiro e baixar a inclinação dos médios para o mínimo... e ir com muito cuidado porque a queda pode ser grande!
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSIm mas podes ter lâmpadas brancas mas sem causar incómodo. Assim como xenon. O mal é quando é lâmpadas manhosas ou a apontar 1 para cada nação tipo camaleão.
Já agora então pelo que percebo as DRL não causam esse tal incómodo à noite. Ao contrário das de nevoeiro frontais em dias de alcatrão molhado.
Os DRL, acho que depende da lâmpada. Se forem umas lâmpadazinhas de halogéneo, sinceramente não me chateia nada. Quando são LED com uma luz mais intensa, ai já chateia alguma coisa. Mesmo assim, por norma, onde encontro mais pessoal com as DRL ligadas à noite acaba por ser em cidade, onde calha a haver alguma luz (e tenho alguma taxa de sucesso em avisar o pessoal e perceberem e corrigirem). Chateia, mas como há muita luz à volta não chateia tanto. É diferente de conduzir numa estrada escura, sem qualquer iluminação sem ser a lua, e levares com um reflexo de um farol de nevoeiro uma estrada encharcada. Mas isto sou eu...
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostMas aí estás a falar de nevoeiro muito cerrado não?
Se for nevoeiro minimamente aceitavel digamos assim, ou dias de chuva forte, deves andar com os médios tambem.
Ou estou a dizer algo errado?
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