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As 10 marcas de automóveis mais vendidas em Portugal, em 2018

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    #61
    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Será que de alguma forma isto no futuro não irá banalizar aquilo que era/é uma marca de prestigio. Pois o sonho de um "pobre" era vir a ter um Mercedes...
    Por acaso também pensei nisso. A Mercedes de tão banalizada acaba pro ser menos "desejada". Pelo contrário a Audi, com vendas tão baixas, acaba por ser mais "raro" e desejado.

    Mas no fim do dia o que interessam são os números.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por joaons Ver Post
      Pobres!

      Nem um premium no top 10.

      De facto, para um país muito mais rico que o nosso é estranho (ou não) não ver nenhuma marca Premium no Top10. Realmente o nosso mercado não tem paralelo. Repare-se que a Mercedes e a BMW (as duas marcas Premium que estão no nosso Top10) têm, em Espanha, uma quota de mercado de 3,93% e 3,70%, respectivamente, quando em Portugal a mesma é de 7,21% e 6,05%! Não somos um país de gente rica mas, como dizia o outro: não é uma mulher rica mas é uma rica mulher

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
        De facto, para um país muito mais rico que o nosso é estranho (ou não) não ver nenhuma marca Premium no Top10. Realmente o nosso mercado não tem paralelo. Repare-se que a Mercedes e a BMW (as duas marcas Premium que estão no nosso Top10) têm, em Espanha, uma quota de mercado de 3,93% e 3,70%, respectivamente, quando em Portugal a mesma é de 7,21% e 6,05%! Não somos um país de gente rica mas, como dizia o outro: não é uma mulher rica mas é uma rica mulher
        Generalizando a mentalidade dos 2 povos:

        Os portugueses sempre deram mais importância ao Status.

        Os espanhois são muito mais práticos em termos de bens materiais. São muito mais cuidados com a imagem pessoal deles do que com a imagem daquilo que possuem.

        Há uns anos atrás não era anormal, ver espanhóis muito bem vestidos e bem aprumados a sair de carros sem jantes especiais e com os parachoques de plástico todos arranhados.

        São modos de vida diferentes e já enraizados. É mesmo assim.

        Por curiosidade os espanhois continuam fieis ao que é deles e continuam a comprar SEAT

        Comentário


          #64
          Os portugueses têm uma relação de amor com o carro que não é comum.

          Se fosse uma questão apenas de status isso não explicaria essa obsessão pelo carro. O status poderá ser demonstrado pela casa, pela roupa, pelas jóias, pelo sucesso profissional, pela cultura, etc. Mas para a generalidade dos portugueses o carro vem antes de tudo o mais, penso que há poucos povos que atribuam tanto valor ao carro como nós.

          Comentário


            #65
            Os espanhóis têm carros bem mais baratos e ganham mais que nós. O valor em ordenados médios portugueses é ainda maior em comparação [emoji848].

            Comentário


              #66
              Como já foi referido, os carros em Espanha são mais baratos que em Portugal, o que torna os Premium mais acessíveis a uma população que tem um ordenado mínimo muito superior ao nosso.

              O que é interessante na tabela de vendas espanhola é ver como é renhida a disputa da quota de mercado. A SEAT, que é a líder, tem uma quota de mercado de pouco mais de 8% e as três marcas que se seguem têm todas elas quotas acima dos 7%. Ou seja, não há um líder incontestado, como aqui em Portugal.

              Outra coisa que salta à vista é a dimensão do mercado espanhol: quase 6 vezes (5,84x) o mercado português, para uma população que é cerca de 4,5 vezes superior à nossa.
              Editado pela última vez por PauloRaposo; 07 January 2019, 13:35.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Os portugueses têm uma relação de amor com o carro que não é comum.

                Se fosse uma questão apenas de status isso não explicaria essa obsessão pelo carro. O status poderá ser demonstrado pela casa, pela roupa, pelas jóias, pelo sucesso profissional, pela cultura, etc. Mas para a generalidade dos portugueses o carro vem antes de tudo o mais, penso que há poucos povos que atribuam tanto valor ao carro como nós.
                Isso é verdade, mas o status da marca também é muito importante para a generalidade do povo português.

                Por exemplo, a mim isso nunca me fez diferença mas faz-me alguma confusão quando chegam à minha beira e dizem:

                - Quando comprei a Ceed - "Ui, KIA!?! A sério que compraste isso?!? Por esse valor compravas carros muito melhores."
                - Quando troquei pela 308 - As reações foram neutras, tipo: "é engraçado o carro, sempre é melhor que a KIA"
                - Quando troquei para Touran - "Isso são máquinas para uma vida, mas já é de 2006 e tem muitos kms"
                - Quando troquei pela 216d - "Eh lá!!! Vive-se bem!! BMW, fónix!!"

                Resumo, o raio do 216d foi ao mesmo preço que a Ceed e veio o 216d porque acabei por gostar mais deste do que da Carens, se não tinha vindo uma Carens.
                Isto só para realçar a importância que o povo dá a estas criquices, principalmente em pequenas cidades/vilas/aldeia. Em grandes cidades ninguém quer saber da vida de ninguém, nem os vizinhos conhecem

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                  Fora do Top10 há a destacar a Volvo que passou a ser a 3ª marca Premium mais vendida em Portugal (5.088 unidades vendidas).

                  Se as vendas da VW foram muito más, as da SIVA ainda foram piores (-32,8%)!
                  A Audi vendeu quanto?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                    Pior que a VW, só mesmo a AUDI (4.851 unidades, -49,5%)!!! O ano passado a AUDI estava no TOP10, em 10º lugar, com 9.614 unidades vendidas.
                    Acho que foi isto

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                      A uns meses atrás bem disse que a Mercedes iria ficar no Top 3, fruto de uma estética muito mais apelativa (os anteriores eram uns trambolhos jeitosos) e de motores com provas dadas no mercado (1.5 e 1.6 DCI), em relação a VW só os mais desatentos é que ficaram surpresos pela queda nas vendas, as pessoas abriram os olhos, pagar mais por carros que são feios todos os dias, fiabilidade igual ou pior que a concorrência, é só aldrabices (emissões, vendem carros de testes como se fossem novos, testes feitos a macacos, etc....e muito coisa que não se sabe), por isso só comprou quem não percebe nadinha de carros.

                      Cumps
                      Pois,

                      mas não foi por isso a queda das vendas.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                        Acho que foi isto
                        obrigado, não tinha reparado.

                        Realmente, que queda enorme... Será tudo responsabilidade da SIVA?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                          obrigado, não tinha reparado.

                          Realmente, que queda enorme... Será tudo responsabilidade da SIVA?
                          Em parte será certamente, tenho um amigo com 1 Q5 e o pai tem uma A6 e ele diz que não voltam à Audi! Serviço parece que está péssimo.

                          Mas neste caso e tal como a queda abrupta da VW no nosso mercado a culpa será dos escândalos mais recentes...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                            Em parte será certamente, tenho um amigo com 1 Q5 e o pai tem uma A6 e ele diz que não voltam à Audi! Serviço parece que está péssimo.

                            Mas neste caso e tal como a queda abrupta da VW no nosso mercado a culpa será dos escândalos mais recentes...

                            Mas se assim é, como explicas o facto da AUDI ser a marca Premium mais vendida em Espanha? E a VW em 2º lugar na tabela de nuestros hermanos?
                            Eu penso que poderá ser mesmo um problema da SIVA

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                              Mas se assim é, como explicas o facto da AUDI ser a marca Premium mais vendida em Espanha? E a VW em 2º lugar na tabela de nuestros hermanos?
                              Eu penso que poderá ser mesmo um problema da SIVA
                              Tudo depende do tipo de noticia a que tens acesso e como a mesma ter é dada. Ou seja, aqui em Portugal falou-se muito deste assunto.
                              Em Espanha se calhar não se deu tanta relevância.
                              Eu, por exemplo, nesta troca de carro há 6 meses atrás nem ponderei ir ver Audi e VW, aliás ponderei um A3 4 portas mas depois não sabia se o carro já tinha sido ou não "castrado" e desisti.
                              Depois em Espanha o mercado é muito dividido e como já vimos as marcas "premium" não são as que mais vendem, longe disso.
                              Aqui é o contrário, ou seja, não há Audi, há Mercedes e BMW, mas lá está a BMW também parece ter sofrido com estes escândalos, a seguir à
                              Audi falou-se também da BMW e coincidência ou não perderam 5% de vendas.
                              Até porque a maioria das pessoas, nem sabe o que é a SIVA, quanto mais como esta trabalha
                              Editado pela última vez por MikePug82; 07 January 2019, 14:26.

                              Comentário


                                #75
                                Não sabem o que é a SIVA mas sabem avaliar o nível de serviço. E ao que parece, pelo escreveste no teu post, o serviço estará péssimo.
                                Em relação aos escândalos, também se falou do grupo PSA, da Porsche, da própria Mercedes e não vejo as vendas a caírem, antes pelo contrário

                                É um facto que o escândalo das emissões afetou principalmente a VW. Mas aqui ao lado a VW viu as suas vendas crescerem cerca de 15% no ano de 2018. Em Portugal caíu 24,7%. Eu não consigo explicar isto a não ser por uma debilidade do importador (SIVA).

                                Num post que colquei atrás estava indicado que, segundo dados da SIVA, o GOLF vendeu cerca de 1700 unidades. Isto é um número de vendas extremamente baixo para um carro como o GOLF. Os dados do POLO foram bem melhores, parece-me que este desempenho comercial do GOLF poderá ser uma das razões para a fraca prestação da VW no nosso país.
                                Editado pela última vez por PauloRaposo; 07 January 2019, 15:37.

                                Comentário


                                  #76
                                  Em Espanha nunca ligaram aos carros qualquer charuto serve, por isso não se pode comparar e aqui damos muito mais valor ao carro porque custa nos muito mais, o esforço que um Português tem que fazer para ter um carro nada tem a ver com outro país qualquer, mas aqui temos que agradecer aos chulos e parasitas do nosso governo, em relação a queda da VW se notar mais aqui do que na Espanha é por essa mesma razão, as pessoas ao estarem informadas daquilo que se passou a volta desse grupo não compraram esses carros e nada tem a ver com o serviço prestado na oficina ou outra coisa qualquer, porque desse mal todas as marcas sofrem e sim, falou se em outras marcas para tentar desviar o alvo desse grupo, mas essas marcas não aldrabaram nada só a VW é que aldrabou por isso venderam menos. Das marcas Premium a Mercedes foi a mais vendida fruto de uma estética mais bem conseguida em relação a concorrência directa e dos motores Renault, foi uma aposta ganha.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                    Não sabem o que é a SIVA mas sabem avaliar o nível de serviço. E ao que parece, pelo escreveste no teu post, o serviço que estará péssimo.
                                    Sim, mas isso quem sabe são os atuais cliente e não os novos

                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                    Em relação aos escândalos, também se falou do grupo PSA, da Porsche, da própria Mercedes e não vejo as vendas a caírem, antes pelo contrário
                                    Certo, mas a questão é a proporção com que se falou e embora quem acompanhe estes Foruns, tenha uma maior percepção da realidade a verdade é que nas noticias televisivas e para a maioria do povo e mais falado e badalado foi mesmo a VW/Audi (demissões de administradores, casos judiciais, penalizações da própria Alemanha, etc)
                                    Creio que este foi mesmo o ponto fulcral. Mesmo para as Rent a Car carros destas marcas deixaram de ter interesse, bem como para frotas de empresas. I.e. na nossa ainda o ano passado se renovou parte da frotas de carros de administradores e passaram da Audi para a BMW.

                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                    É um facto que o escândalo das emissões afetou principalmente a VW. Mas aqui ao lado a VW viu as suas vendas crescerem cerca de 15% no ano de 2018. Em Portugal caíu 24,7%. Eu não consigo explicar isto a não ser por uma debilidade do importador (SIVA).
                                    É um fenómeno estranho e aqui poderá ter entrado a questão do importador sim que provavelmente reviu os preços em baixa devido a toda a situação falada e em Portugal isso não aconteceu.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                      Mas se assim é, como explicas o facto da AUDI ser a marca Premium mais vendida em Espanha? E a VW em 2º lugar na tabela de nuestros hermanos?
                                      Eu penso que poderá ser mesmo um problema da SIVA
                                      Falando por mim, que fui cliente da siva por muitos anos, se hoje não tenho nenhum modelo da audi nem da vw é apenas por causa do mau serviço pós venda da siva. Fartei-me.

                                      edit: Ou, dito de outro modo, dos carros continuo a gostar, da siva é que não.
                                      Editado pela última vez por Jbranco; 07 January 2019, 15:43.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                        Não sabem o que é a SIVA mas sabem avaliar o nível de serviço. E ao que parece, pelo escreveste no teu post, o serviço estará péssimo.
                                        Em relação aos escândalos, também se falou do grupo PSA, da Porsche, da própria Mercedes e não vejo as vendas a caírem, antes pelo contrário

                                        É um facto que o escândalo das emissões afetou principalmente a VW. Mas aqui ao lado a VW viu as suas vendas crescerem cerca de 15% no ano de 2018. Em Portugal caíu 24,7%. Eu não consigo explicar isto a não ser por uma debilidade do importador (SIVA).

                                        Num post que colquei atrás estava indicado que, segundo dados da SIVA, o GOLF vendeu cerca de 1700 unidades. Isto é um número de vendas extremamente baixo para um carro como o GOLF. Os dados do POLO foram bem melhores, parece-me que este desempenho comercial do GOLF poderá ser uma das razões para a fraca prestação da VW no nosso país.
                                        FIAT/Renault/Mazda/BMW este último ano praticamente toda a industria automóvel, esteve sobre pressão mediática em questão ambiental, por força do escândalo do Diselgate da VW no EUA, e por arrasto na Europa.

                                        A própria implementação de um novo método de cálculo de consumo e valor de emissão de poluentes em veículos novos/WTLP contribui-o para tal cenário de contestação.

                                        Comentário


                                          #80
                                          http://www.site.aran.pt/images/estat...ha_dez2018.pdf

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                            obrigado, não tinha reparado.

                                            Realmente, que queda enorme... Será tudo responsabilidade da SIVA?
                                            Outro dado, a SEAT (com outro importador para o mercado nacional), mas fazendo parte da VW e recorrendo a plataforma e mecânica idêntica, teve um crescimento de 16,7% em valor absoluto de venda e aumento de quota de mercado em 0,5%.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                              Outro dado, a SEAT (com outro importador para o mercado nacional), mas fazendo parte da VW e recorrendo a plataforma e mecânica idêntica, teve um crescimento de 16,7% em valor absoluto de venda e aumento de quota de mercado em 0,5%.
                                              Ora nem mais! Isto só revela que as quebras da VW, em Portugal, estão associadas ao fraco desempenho do seu importador e não tem tanto a ver com o escândalo das emissões que envolveu o GRUPO VW. Já agora, a SKODA, outra marca representada pela SIVA, teve uma quebra de 21,4% em 2018.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                Ora nem mais! Isto só revela que as quebras da VW, em Portugal, estão associadas ao fraco desempenho do seu importador e não tem tanto a ver com o escândalo das emissões que envolveu o GRUPO VW. Já agora, a SKODA, outra marca representada pela SIVA, teve uma quebra de 21,4% em 2018.
                                                Aí atrás leu-se que só compra VAG quem não percebe nada de automóveis. Claramente quem escreveu não percebe nada do mercado nem está atento ao que se passa cá e lá fora.
                                                Ás uns largos meses que a SIVA bloqueava por falta de pagamento à casa mãe vendas efetivas e disponibilidade de viaturas para os concessionários por todo o país.
                                                Fossem golfs, Arteons, Polos, Audis, etc. Pelo meio ajustes de WLTP e uma gama Golf em fim de vida.
                                                Não deverá ser difícil após a resolução da questão da Siva e com o aparecimento do novo GOLF e campanhas imbatíveis começarem de novo a vender, ainda mais se perderem o imposto SIVA ficando as viaturas mais em conta.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Aqui acredito que a renovação da oferta em formato SUV tenha tido influencia no ano comercial da SKODA.

                                                  Outro dado, a questão da venda de carro a Rent-a-Car no mercado nacional entre diversa marca automóvel.

                                                  "(...)Como é que o crescimento do PIB se está a traduzir num aumento das vendas de automóveis?
                                                  Há uma relação muito directa entre o crescimento do PIB e a estrutura do crescimento do mercado automóvel. Se nós olharmos para o PIB, a componente que mais cresce é a das exportações. E é a que está num índice mais alto face a 2018. O investimento privado também cresce, mas está num nível ainda bastante abaixo. O mercado automóvel é o reflexo disso. Uma componente das exportações é obviamente o turismo. E a componente que mais cresce no mercado automóvel é a do "rent-a-car". O mercado este ano cresceu cerca de 8% e isso são mais ou menos 12 mil carros, comparando Janeiro a Agosto deste ano com o mesmo período do ano passado. E a grande maioria desses 12 mil carros são carros do "rent-a-car".

                                                  Mas essa é uma área em que a SIVA não está a fazer uma grande aposta.
                                                  A SIVA, ao longo da sua história, sempre teve uma componente grande das suas vendas no "rent-a-car". Houve anos em que a quota de mercado da Volkswagen, por exemplo, era superior no "rent-a-car" à quota de mercado média da marca. E nós este ano, estrategicamente, decidimos reduzir o nosso envolvimento no negócio do "rent-a-car", e portanto este ano vamos ter uma quota de mercado menor no "rent-a-car" do que no mercado global.

                                                  Porquê essa aposta estratégica, se é um segmento que está a crescer?
                                                  Porque é um segmento com margens muito baixas e que tem risco. Porque os negócios do "rent-a-car" são feitos 95% em "buy-back". Ou seja, nós vendemos e recompramos. E, portanto, se nos enganarmos no valor de recompra... Só sabemos o resultado da venda passado um ano. Temos um ano de risco para perceber se o negócio dá margem ou não. Como logo à partida a margem é relativamente reduzida, corremos o risco de fazer negócios sem margem.

                                                  Isso significa que mesmo com as vendas de automóveis a retomarem os valores anteriores à crise, a rentabilidade do negócio continua ainda a ser muito mais baixa?
                                                  Continua a ser muito mais baixa. O volume claro que ajuda, mas a estrutura do mercado mudou completamente em relação a 2008. O segmento do "rent-a-car" pesava 13% no mercado total, quando se vendiam 220 mil carros, antes de 2008. Agora é 25% "rent-a-car". Além disso, no negócio das gestoras de frotas, o peso não aumentou muito, mas o poder de negociação aumentou de forma significativa. O mercado também passou a ter mais "players". Há 10 anos, as marcas "premium" estavam só nos segmentos "premium" como a Mercedes, a Audi e a BMW. Agora todas têm carros no segmento mais baixo. A concorrência também se tornou mais forte e com isso a rentabilidade tem vindo a ficar um bocadinho pior.

                                                  E o recurso dos privados ao crédito? Isso tem facilitado?
                                                  O que nós sentimos é que o recurso ao crédito agora não é um gargalo. Não há procura travada ou não satisfeita por não haver crédito. Nós não sentimos isso.

                                                  E qual é o risco deste crescimento, do seu ponto de vista? É sustentável ou não?
                                                  É sustentado no crescimento do turismo e da exportação. Sustentável acho que não, porque o "rent-a-car" tem crescido a um ritmo muito rápido. Não há números muito fiáveis, mas o que se estima é que o "rent-a-car" esteja a crescer entre 22% e 25% este ano, para um mercado que cresce 8%.

                                                  O que prevê para a frente são taxas de crescimento mais baixas?
                                                  Prevejo taxas de crescimento mais baixas, mas mais altas no segmento dos clientes individuais.

                                                  Os descontos que estão a ser feitos aos clientes particulares são hoje menores do que foram?
                                                  Não, não são menores. São é menores do que os descontos do "rent-a-car", e dos descontos às empresas, e que os descontos de frota.(...)"

                                                  CEO da SIVA: "Ritmo de crescimento das vendas de automóveis não é sustentável"

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                    Aí atrás leu-se que só compra VAG quem não percebe nada de automóveis. Claramente quem escreveu não percebe nada do mercado nem está atento ao que se passa cá e lá fora.
                                                    Ás uns largos meses que a SIVA bloqueava por falta de pagamento à casa mãe vendas efetivas e disponibilidade de viaturas para os concessionários por todo o país.
                                                    Fossem golfs, Arteons, Polos, Audis, etc. Pelo meio ajustes de WLTP e uma gama Golf em fim de vida.
                                                    Não deverá ser difícil após a resolução da questão da Siva e com o aparecimento do novo GOLF e campanhas imbatíveis começarem de novo a vender, ainda mais se perderem o imposto SIVA ficando as viaturas mais em conta.
                                                    É necessário que o mercado esteja em fase de crescimento, é que vendas agora efectuadas são de alcance a médio prazo, como o próprio bem automóvel o é.

                                                    E a concorrência também faz renovação de produto, o próximo VW Golf, leva de imediato à resposta da Peugeot (308), Audi (A3), SEAT (Leon), BMW S1, SKODA (Octavia), para escrever marca que a curto prazo vão colocar novo carro no mercado.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Os portugueses têm uma relação de amor com o carro que não é comum.
                                                      isso é assim em toda a parte.. não exclusivo cá do burgo

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        O que está a acontecer com a VW agora já aconteceu com a Honda, mas pior.
                                                        A queda da VW em Portugal a meu ver só não é pior porque goza de um bom estatuto de qualidade que se torna quase inabalável. Às tantas, talvez só atrás da Mercedes.
                                                        Prova disto é a própria Audi e Skoda que estão com quebras muito maiores.

                                                        Os escândalos como as emissões acabam por ter mais efeito da parte de quem não compra do que dos clientes da marca. Para isso basta pensar que ainda recentemente estavam no topo da tabela de vendas.

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                          Aqui destaco a Honda que, apesar de ter conseguido um bom crescimento das suas vendas, encontra-se num nível de vendas muito baixo para uma marca que, em tempos, teve um presença muito interessante no nosso mercado (era a 2ª japonesa, atrás da Toyota).
                                                          A Honda esteve em processo de mudança de importador.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Realmente em Espanha há outra relação com os automóveis. Estive uns dias na Galiza entre o Natal e o Ano Novo e é impressionante a quantidade de Berlingos, Partners, Kangoos, Connects, Caddys etc de passageiros que se vê. Por cá são uma raridade. Lá são aos milhares.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                              Realmente em Espanha há outra relação com os automóveis. Estive uns dias na Galiza entre o Natal e o Ano Novo e é impressionante a quantidade de Berlingos, Partners, Kangoos, Connects, Caddys etc de passageiros que se vê. Por cá são uma raridade. Lá são aos milhares.
                                                              Eles têm um gosto particular por esse tipo de carros.

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