Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Golf variant 1.5 tsi act ou 2.0 tdi

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Desapareceu meio depósito em pouco mais de 120km? Mas esse depósito é de 25L??

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DBB Ver Post
      Desapareceu meio depósito em pouco mais de 120km? Mas esse depósito é de 25L??
      O depósito tem uns 37 litros úteis...

      Falamos de um indicador digital.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
        A questão está entree estes 2 motores. Nao procuro alternativas. Ja tenho uma carro a gasolina em casa. Agora pretendo para carro de dia a dia algo com mais potência. Os tais 150cv dos motores que coloquei.
        Se colocares a questão de que nos 320 kms/8 anos abates o maior investimento inicial pela diferença de consumo, pode tornar-se mais fácil a tua decisão. Ou seja, será como se os carros ficassem pelo mesmo preço. É certo que ninguém sabe como irão evoluir os preços dos combustíveis, mas em 2008 já andaram a menos de 10 cts, depois voltaram para mais de 20 e agora voltaram a estar mais próximos. Não haverá uma conta certa, apenas aproximada.

        Assim sendo, deves ter em consideração a diferença de IUC, a diferença de seguro (se houver), a diferença da manutenção preventiva (não sei como está definido o plano de manutenção para cada um; e a manutenção correctiva/avarias inesperadas não dá para contabilizar por serem uma incógnita) e o investimento que podes fazer com os 10 mil € que ficam de sobra.

        No final de contas, tentar perceber qual o valor de retoma. Para mim não serão obviamente 10 mil €, talvez metade...falamos em 8 anos.

        Dito isto, reafirmo que do ponto de vista económico, o diesel ganha. Em relação à performance/consumo, sei que este 2.0 tdi de 150 cv é muito bom mesmo num segmento C. O 1.5 tsi desconheço.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
          em muitas situações o "pulmão" de um 2.0 faz a diferença na agradabilidade de condução, apesar de muitos espernearem a dizer o contrário
          e para fazer 8 anos e 320.000kms daria-me mais confiança e tranquilidade ter este motor 2.0tdi que o 1.5tsi

          Mas isto sou eu, que sou do contra...
          dar-me-ia. a mim um motor 1.5 com 150cv também deve andar bem, mas depois de fazer 300 mil a gasolina, se calhar não chegava aos 300 mil sem algumas intervenções mais onerosas. e mesmo assim aí se calhar o diesel é mais caro em manutenção, mas com os pressupostos do autor do tópico e calhar o diesel nem se iria ressentir grande coisa até essa quilometragem.


          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          10 mil € de diferença custa a dar tendo em conta que é o mesmo carro, só que 40 mil/ano e 8 anos de permanência, vão acabar por compensar essa diferença.

          Não sei se estou a dizer bem, mas aponto para 1.5l de diferença de consumos, com a agravante de a gasolina ser mais cara. No final dos 8 anos, um diesel com 320 mil kms ainda terá procura, já um gasosas nem tanto, o que pode ditar uma mais valia de uns bons milhares de € na venda.

          Venha o 2.0 tdi.
          fossem uns 30 mil ou uns 6 ou 7 mil de diferença e se calhar se fosse eu era capaz de me aventurar no tsi. mas em AE não há milagres e ir a 120 a gasolina ou gasóleo não é a mesma coisa, muito por culpa do binário.


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Essa teoria dos combustíveis ao mesmo preço.....lol já se houve dizer há uns 10 anos.

          A verdade é que a diferença entre combustíveis estava a 7 centimos no jumbo esta semana
          ouve-se dizer há muitos anos, mas a verdade é que neste momento a diferença anda entre os 6 a 8 cêntimos na bomba quando há "15 dias" estava a mais de 12 cêntimos. dizem apenas e só - que até 2021 a diferença vai esbater-se e que o gasóleo vai sofrer impostos absurdos. vamos ver como corre isto até ao verão.

          na minha humilde opinião e mesmo que entretanto se troque daqui a 6 anos, se calhar um diesel acabará por ser mais consensual. mas 10 mil a mais ou a menos pesa ainda muito... um diesel com 1 ano ou ano e meio não poderia entrar na equação?

          Comentário


            #35
            VW Golf VII 1.5 TSi vs VW Golf VII 2.0 Tdi -> Duel 66584469

            As performances sao similares. O TSI até tem melhores recuperações.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              dar-me-ia. a mim um motor 1.5 com 150cv também deve andar bem, mas depois de fazer 300 mil a gasolina, se calhar não chegava aos 300 mil sem algumas intervenções mais onerosas. e mesmo assim aí se calhar o diesel é mais caro em manutenção, mas com os pressupostos do autor do tópico e calhar o diesel nem se iria ressentir grande coisa até essa quilometragem.




              fossem uns 30 mil ou uns 6 ou 7 mil de diferença e se calhar se fosse eu era capaz de me aventurar no tsi. mas em AE não há milagres e ir a 120 a gasolina ou gasóleo não é a mesma coisa, muito por culpa do binário.




              ouve-se dizer há muitos anos, mas a verdade é que neste momento a diferença anda entre os 6 a 8 cêntimos na bomba quando há "15 dias" estava a mais de 12 cêntimos. dizem apenas e só - que até 2021 a diferença vai esbater-se e que o gasóleo vai sofrer impostos absurdos. vamos ver como corre isto até ao verão.

              na minha humilde opinião e mesmo que entretanto se troque daqui a 6 anos, se calhar um diesel acabará por ser mais consensual. mas 10 mil a mais ou a menos pesa ainda muito... um diesel com 1 ano ou ano e meio não poderia entrar na equação?
              Carros novos. Nada de usados e só mesmo entre estes 2 modelos. Consigo novos mais baratos que esses de 1 ano. Mas a diferença é na mesma os 10000€.

              Comentário


                #37
                então nada feito se não dá um "usado", mesmo eu e tu referindo-nos ao golf apenas.

                Comentário


                  #38
                  Dci80,

                  Tenho a certeza que sabes os preços de cor, mas nunca pensei que a diferença entre esses 2 motores fosse de 10000€.

                  Comentário


                    #39
                    Na sua essência, o Tsi e o Tdi acabam por ser duas motorizações com filosofias semelhantes, sobrealimentadas, mas com combustíveis diferentes. Deverão ser ambos agradáveis de conduzir, com bom binário em baixas, mais o diesel seguramente, enquanto o Tsi levará vantagem, com um leque de rotações um pouco mais alargado.
                    Do ponto de vista de custos de utilização, tendencialmente o TSI terá maior amplitude de consumo numa utilização citadina e ou desportiva, o que não parece ser o caso do user que aponta para kms anuais avultados e com utilizações comedidas, e nestas condições "controladas" os consumos serão mais comedidos, mesmo no TSI.
                    Com a tendência de aproximação de custos gasolina/diesel, e à partida uma diferença de 10 K€ para o mesmo carro com as diferentes motorizações em equação, parece-me óbvio que o Tsi leva clara vantagem.

                    Confesso que sou um grande adepto do binário massivo dos TDs actuais, em que se consegue uma agradabilidade de utilização sem "espremer" as rotações do motor. Contudo este TSi não é um NA. Na verdade, é um turbinado "moderno" pelo que, certamente, será também bastante agradável de conduzir!

                    O valor em usado, daqui a 8 anos, será pura especulação.... o mercado está em ebulição e os cenários a 8 anos não serão mais do que pura especulação....

                    Por todas estas razões, sobretudo pela diferença de 10 K€ de investimento inicial, a minha escolha seria o 1.5 Tsi.

                    Votos de boa compra!

                    Comentário


                      #40
                      Se fosse o 1.6 TDI diria que o Diesel de caras, isto para 40kkm em AE.

                      Sendo o 2.0 TDI a coisa complica-se.

                      São 10.000€ de diferença, mais IUC, mais seguro, a ser a crédito, uma prestação maior com mais juros.

                      Ou seja, a diferença não sao, somente, os 10.000€, é mais.

                      Por outro lado, o 2.0 TDI para AE principalmente para tiradas a velocidades mais altas é mais adequado, poupado, e quem sabe, silencioso porque os Diesel hoje em dia, andam com relações de caixa mega longas.

                      Os 10.000€ não vão ser recuperados na retoma, esquecia essa parte, porque com 8 anos e 320.000km, diria que nenhum deles vale grande coisa no mercado de usados, e aqui podemos estar a piorar a situação com as limitações do Diesel, portanto, há probabilidade para, a perder valor, seja maior no Diesel com um mercado tendencionalmente a virar para gasolina.

                      Comentário


                        #41
                        Excelente análise!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          A questão está entree estes 2 motores. Nao procuro alternativas. Ja tenho uma carro a gasolina em casa. Agora pretendo para carro de dia a dia algo com mais potência. Os tais 150cv dos motores que coloquei.
                          Assim sendo, sinceramente não sei o que fazia.
                          10.000€ ainda é bastante dinheiro de diferença...
                          Já conseguiste conduzir os 2 motores?

                          Sabes qual é a média real que o 1.5 a gasolina faz a andar a 140 km/h em AE?

                          Eu cá em casa acabei com os motores a gasolina mas foi meio por acaso e não faço 40k km por ano...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                            Aqui não se trata de uma questão de preferir, é uma questão de praticabilidade.

                            Um carro 2 litros Diesel com um depósito de uns 60 litros garante-te uma autonomia de 800kms/900kms sem ter de ir à bomba. Podes dizer que não se deve fazer 800kms de seguida e quase ninguém faz isso, verdade, mas andar sempre enfiado nas bombas é uma seca e falo com conhecimento em causa porque tenho um carro a gasolina que derrete um depósito em pouco mais de 400kms.


                            A resposta acima pode responder à tua questão.

                            Ando no meu carro a gasolina, que é um 2L Turbo de 240cv, um motor bastante bom e que limpa kms sem dramas, não tenho dúvidas que montado num Série 3/4 (330i/430i) seja um belíssimo cruiser, mas a verdade é que para questões de autonomia é chato. Recentemente fiz um percurso entre Lisboa e uma cidade no baixo Alentejo a altas horas da noite e fui muito tempo com o Cruise Control a 180, outras a 150/160, dois picos de 200, posso-te dizer que desapareceu meio depósito em pouco mais de 120kms, a média rondava os 11/12 nesses andamentos.
                            11/12 para 60 litros significa que ficas ali a roçar os 500kms entre abastecimentos. E 11/12 em andamentos fortes num carro a gasolina é ser optimista, e tu sabes disso Salvador.
                            Opá tabem eu tinha o C5 com autonomia de 1200 a 1300 KM em nacionais e agora tenho GPL com autonomia de 450 km, é chato? é. Mas o GPL é barato lol.

                            Claro que obviamente o 2.0 TDI com baixos consumos e força que chegue e sobre é, de uma forma racional, mais prático obviamente.

                            Eu próprio ja conduzi em termos do 2.0 TDI CR o Golf VI 110cv e o A4 136cv, assim como entre outros exemplos, o canhão do Mito 1.6 mjet 120cv, todos eles com muito mais binário que o Alfa 147 1.6 120cv a gasolina que conduzi que apesar de algo " molengão " em baixas RPM, continua a dar-me muito mais pica que os outros hehe.

                            Mas lá está cada um terá as suas preferências.

                            Quanto aos custos, é uma pena a gasolina cá ser tão cara.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post

                              ouve-se dizer há muitos anos, mas a verdade é que neste momento a diferença anda entre os 6 a 8 cêntimos na bomba quando há "15 dias" estava a mais de 12 cêntimos. dizem apenas e só - que até 2021 a diferença vai esbater-se e que o gasóleo vai sofrer impostos absurdos. vamos ver como corre isto até ao verão.

                              na minha humilde opinião e mesmo que entretanto se troque daqui a 6 anos, se calhar um diesel acabará por ser mais consensual. mas 10 mil a mais ou a menos pesa ainda muito... um diesel com 1 ano ou ano e meio não poderia entrar na equação?

                              OMG caditonuno então eu escrevi houve em vez de ouve.....opá credo estou mesmo com sono

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Excelente análise!
                                Epá, era um 2.0 TSI e não se fala mais nisso !

                                Lino, pagas tu na bomba

                                Comentário


                                  #46
                                  Vocês nessas contas todas estão-se a esquecer de alguns pormenores.
                                  Ora vejamos, nesses 8 anos o tdi já levou pelo menos uma fap e quase que apostava uma egr.
                                  Também já teve de levar um kit de embreagem com bimassa e cujo valor no tdi é substancialmente mais alto que no tsi.

                                  Em relação aos consumos, estes novos tdi não consomem assim tão pouco e o 1.5tsi não consome assim tanto como os gasolinas do passado. O tsi tem act que desliga cilindros quando não necessários o que permite alguma poupança.
                                  E digo vós isto vindo de alguém que teve um 2.0 tdi CR de 140cv e tem agora um 1.0tsi na garagem.

                                  Comentário


                                    #47
                                    A minha opiniao, de quem jßa conduziu vários 2.0TDI e 1.5 TSI (incluindo) Golf. Para além disso, a minha irma tem um T-Roc 1.5 TSI, pelo que ja tenho alguma experiência com o motor.

                                    O 1.5 anda melhor, é muito, mas muito mais suave, super silencioso e consome cerca de 6 a 6,5 com conducao absolutamente despreocupada (normalmente sao carros de aluguer, nem sei bem como conduzir bem o carro para optimizar os consumos).

                                    A carregar a fundo o diesel, devido ao torque, irá passar uma sensacao mais bruta, que nao passa de uma sensacao, na pratica é quase tudo a mesma coisa.

                                    Compra o 1.5 TSI que nao te vais arrepender.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Iria para o 1.5 porque:

                                      10.000 euros dá para uma série de coisas, incluindo investir, poupar na aquisição, nos juros...;
                                      O diferencial de consumos diesel/gasolina, nomeadamente no teu perfil de condutor, nunca será muito elevado, tipo 1 ou 1,5 litros (e ainda tem ACT);
                                      A retoma com essa quilometragem/anos será sempre má e uma incógnita até porque o diesel começa a ser bem menos procurado;
                                      Fiabilidade será incógnita nos dois, mas o filtro de partículas será mais simples no 1.5 (parto do pressuposto que já tem), tal como o bimassa;
                                      É sempre um motor mais suave e com menos vibração;
                                      A diferença de IUC é alguma, tal como o desgaste nos pneus (em tantos km's diria menos 1 jogo e facilmente falamos de 600 euros só aqui);
                                      E, de vez em quando, podes sempre alargar o leque de rotação e ter um sorriso rasgado que o diesel nunca te poderá dar!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Opá tabem eu tinha o C5 com autonomia de 1200 a 1300 KM em nacionais e agora tenho GPL com autonomia de 450 km, é chato? é. Mas o GPL é barato lol.
                                        Eu não duvido das vantagens do GPL, mas se fazes kms à séria o GPL torna-se chato, então se fizeres kms viagens de noite/madrugada como já tive de fazer (que é quando mais gosto de conduzir ) ainda pior!

                                        Imagina-te a atravessar Castilla y la Mancha a uma 3ª feira de madrugada de inverno por estradas onde não passa nem Cristo Ou nem precisas de sair do nosso rectangulo, em certas e determinadas zonas mais remotas do nosso país já é díficil arranjar uma bomba de gasolina aberta à noite, quanto mais uma com GPL.... E sei do que falo, porque com Diesel já eu vi o caso mal parado um par de vezes quando o planeamento não correspondeu ao planeado.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                          Eu não duvido das vantagens do GPL, mas se fazes kms à séria o GPL torna-se chato, então se fizeres kms viagens de noite/madrugada como já tive de fazer (que é quando mais gosto de conduzir ) ainda pior!

                                          Imagina-te a atravessar Castilla y la Mancha a uma 3ª feira de madrugada de inverno por estradas onde não passa nem Cristo Ou nem precisas de sair do nosso rectangulo, em certas e determinadas zonas mais remotas do nosso país já é díficil arranjar uma bomba de gasolina aberta à noite, quanto mais uma com GPL.... E sei do que falo, porque com Diesel já eu vi o caso mal parado um par de vezes quando o planeamento não correspondeu ao planeado.
                                          Ah pois, mas eu só passeio de dia. Faço uns 45 mil km/ano, e como uso a app para descobrir bombas com GPL , esse problema fica quase ultrapassado.

                                          Á noite só ando se tiver mesmo de ser e é sempre por AE mas lá está é raríssimo porque gosto de passear é de dia e em EN's e não em AE.

                                          Referi o AE porque costumam ter algumas bombas GPL.

                                          Agora claro, não há combustíveis perfeitos, cada um tem os seus prós e contras e daí eu ter dito que para ser o Golf TSI o ideal era com um cilindro de muitos L de GPL hehe

                                          Nos segmentos D ( inicialmente confundi com Passat ) dá para meter depósitos de 80 / 90L de GPL, já se tem uma boa autonomia assim.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Em relação ao diferencial de consumos, depois de teres explicado o teu tipo de condução, sim, acredito que seja algo tipo 1L/1,5L. Se andares depressa, esquece esta diferença. Será bastante maior.

                                            Prazer de condução, na verdadeiro sentido, nenhum deles dá propriamente. "Puxar rotações", por si só, não é prazer de condução. Na minha opinião, o 1.5 TSI é melhor de conduzir, mas não por esse motivo. É melhor por ser mais silencioso, mais redondo, mais linear, etc.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                              Se fosse o 1.6 TDI diria que o Diesel de caras, isto para 40kkm em AE.

                                              Sendo o 2.0 TDI a coisa complica-se.

                                              São 10.000€ de diferença, mais IUC, mais seguro, a ser a crédito, uma prestação maior com mais juros.

                                              Ou seja, a diferença não sao, somente, os 10.000€, é mais.

                                              Por outro lado, o 2.0 TDI para AE principalmente para tiradas a velocidades mais altas é mais adequado, poupado, e quem sabe, silencioso porque os Diesel hoje em dia, andam com relações de caixa mega longas.

                                              Os 10.000€ não vão ser recuperados na retoma, esquecia essa parte, porque com 8 anos e 320.000km, diria que nenhum deles vale grande coisa no mercado de usados, e aqui podemos estar a piorar a situação com as limitações do Diesel, portanto, há probabilidade para, a perder valor, seja maior no Diesel com um mercado tendencionalmente a virar para gasolina.
                                              Tudo dito! E como já aqui disseram, ter "10 mil euros" disponíveis e/ou aforrados sempre dão outra disponíbilidade.

                                              Para mais, existe sempre (caso seja imperativo) a possibilidade de colocar a GPL que então torna os custos a valores excelentes!

                                              Tenham em atenção, que o paradigma diesel não está a mudar, já mudou!

                                              EDIT: O único senão que vejo aqui (e vale o que vale) é a fiabilidade do 1.5 TSI...
                                              Editado pela última vez por REDLINER; 23 January 2019, 09:37.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                Em relação ao diferencial de consumos, depois de teres explicado o teu tipo de condução, sim, acredito que seja algo tipo 1L/1,5L. Se andares depressa, esquece esta diferença. Será bastante maior.

                                                Prazer de condução, na verdadeiro sentido, nenhum deles dá propriamente. "Puxar rotações", por si só, não é prazer de condução. Na minha opinião, o 1.5 TSI é melhor de conduzir, mas não por esse motivo. É melhor por ser mais silencioso, mais redondo, mais linear, etc.
                                                É isto tudo. Para andar depressa (>140) durante muito tempo na AE o TDI será sempre mais poupado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Ah sim, para andar depressa é melhor esquecer motores a gasolina se os consumos forem preocupação....é que ou é GPL ou então o custo por cada 100km dispara.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Em relação ao diferencial de consumos, depois de teres explicado o teu tipo de condução, sim, acredito que seja algo tipo 1L/1,5L. Se andares depressa, esquece esta diferença. Será bastante maior.

                                                    Prazer de condução, na verdadeiro sentido, nenhum deles dá propriamente. "Puxar rotações", por si só, não é prazer de condução. Na minha opinião, o 1.5 TSI é melhor de conduzir, mas não por esse motivo. É melhor por ser mais silencioso, mais redondo, mais linear, etc.
                                                    O puxar rotações é puxar pelo carro, acelerações, curvas em apoio, recuperações, condução desportiva. Eu quando ando no ibiza tranfiguro-me. E nem é própriamente andar muito depressa. Mas dá um imenso gozo. A golf variant, não puxa por esse tipo de condução. Apela mais a andar de forma tranquila. Troca de mudanças antes das 2500. Cruise control. O meu receio num motor a gasolina, é o que acontece no ibiza. nas mesmas condições, a golf começa uma subida a 140 e mantém, o ibiza passa de 140 para 100 ou 110. o binário do 1.5tsi é 250, do 2.0 tdi é 340.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Repetido

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Ah, entretanto contas por alto em combustivel para 40 mil km/ano admitindo 5.5 L /100 para diesel, 6.5 para gasolina e 7.5 para GPL

                                                        Gasolina 95 : 3510 euros
                                                        Diesel : 2813 euros
                                                        GPL : 1770 euros


                                                        Em relação ao GPL há que contar obviamente com o preço do kit de injecção liquida ( diria entre 1500 euros e 2000, mas ao fim de 1 ano está compensado o investimento, falta obviamente questão da garantia ser mantida ou não, na VW )

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Ah sim, para andar depressa é melhor esquecer motores a gasolina se os consumos forem preocupação....é que ou é GPL ou então o custo por cada 100km dispara.
                                                          Mas definam andar depressa? 130? 140 ? ou acima de 160 KM?

                                                          Eu tenho um dos "1.5 Turbo da moda" com 152 cavalos (automático) e na casa dos 140/150, com várias pesssoas a bordo (+ bagagens) e AC ligado em viagens em AE aberta, nunca o vi passar dos 7.5 /8 L aos 100!

                                                          Agora claro, se explorar recuperações e devidas rotações com kick downs e afins, não existem milagares e os consumos disparam! Mas será que no 2.0 Tdi não acontece o mesmo (apesar de proporcional a diesel claro)

                                                          Duvido que o 2.0 Tdi seja MUITO melhor
                                                          Editado pela última vez por REDLINER; 23 January 2019, 09:55.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            GPL não é opção. Vamos nos cingir ao 1.5 tsi e 2.0 tdi.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                              O puxar rotações é puxar pelo carro, acelerações, curvas em apoio, recuperações, condução desportiva. Eu quando ando no ibiza tranfiguro-me. E nem é própriamente andar muito depressa. Mas dá um imenso gozo. A golf variant, não puxa por esse tipo de condução. Apela mais a andar de forma tranquila. Troca de mudanças antes das 2500. Cruise control. O meu receio num motor a gasolina, é o que acontece no ibiza. nas mesmas condições, a golf começa uma subida a 140 e mantém, o ibiza passa de 140 para 100 ou 110. o binário do 1.5tsi é 250, do 2.0 tdi é 340.
                                                              Se sobe a 140 ? claro, metes nem que seja 1 ou 2 abaixo e nem precisas de assim tantas RPM.

                                                              Ou isso ou se não queres usar a caixa mais vale ser tudo a DSG.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X