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Golf variant 1.5 tsi act ou 2.0 tdi

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    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Por incrivel que pareça até estou a pender para o TSI. Mas, e aqui há um mas, estou no 3º carro a gasoleo, nos 2 1ºs fiz mais de 300mil km sem stress. Neste vou com 200km sem stress. Estou portanto habituado a diesel. Será que o TSI é igual? daí ter pedido a vossa ajuda para os prós e contras.
    Igual não é, mas nos últimos tempos tem havido alguma aproximação, alguns motores a gasóleo fazem 5.000 rpms ou próximo úteis, por sua vez os motores a gasolina turbos de 4 cilindros tendem a fazer cerca de 6.000 ou pouco mais. Depois às 2.000 rpms nos novos motores a gasolina já há boa resposta e as descargas de binário dos antigos turbo diesel também tendem a ser mais suaves.

    Em resumo se dantes um golf 1,9 tdi 130 era uma coisa completamente diferente de um Civic VTI 160, actualmente os 2 que comparas são muito mais próximos na forma como se conduzem.

    Comentário


      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
      Por incrivel que pareça até estou a pender para o TSI. Mas, e aqui há um mas, estou no 3º carro a gasoleo, nos 2 1ºs fiz mais de 300mil km sem stress. Neste vou com 200km sem stress. Estou portanto habituado a diesel. Será que o TSI é igual? daí ter pedido a vossa ajuda para os prós e contras.
      Então ponderas antecipar a troca ? Quando se pode trocar e principalmente melhorar é uma seca ter o mesmo carro 8 anos.

      Comentário


        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Todos estamos a partir do princípio que a versão 2.0 TDI é 10,000 € mais cara, mas... têm a certeza disso?
        Segundo o configurador da VW, são 7k de diferença. Se fizermos o mesmo exercício para o Leon, a diferença também é de 7.000 euros.

        Comentário


          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          Por incrivel que pareça até estou a pender para o TSI. Mas, e aqui há um mas, estou no 3º carro a gasoleo, nos 2 1ºs fiz mais de 300mil km sem stress. Neste vou com 200km sem stress. Estou portanto habituado a diesel. Será que o TSI é igual? daí ter pedido a vossa ajuda para os prós e contras.
          Nestes novos motores a gasolina da VW, não sei se estão a partir do principio de que o número de rotações à mesma velocidade é igual aos motores mais antigos, a 120km/h deve andar a pouco mais de 2000 rpm, o desgaste assim é bem menos acentuado.
          Em relação aos cilindros que desligam (penso que seja dois), na prática poucas vezes isso acontece, pelo menos tendo em conta a indicação no painel de bordo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
            Segundo o configurador da VW, são 7k de diferença. Se fizermos o mesmo exercício para o Leon, a diferença também é de 7.000 euros.
            tsi 29000€ TDI 39000€

            Comentário


              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              tsi 29000€ TDI 39000€
              Em versões equivalentes? confortline? highline?

              Comentário


                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                Então ponderas antecipar a troca ? Quando se pode trocar e principalmente melhorar é uma seca ter o mesmo carro 8 anos.
                Não vou antecipar a troca. Apenas gosto de ver as situações com antecedência. E bem ponderadas.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Segundo o configurador da VW, são 7k de diferença. Se fizermos o mesmo exercício para o Leon, a diferença também é de 7.000 euros.
                  Depende do nível de equipamento pretendido, as diferenças podem chegar aos 10 000€.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                    Em versões equivalentes? confortline? highline?
                    Não há 2.0 TDi confortline no configurador, isso explica a diferença de 10 000€. Se forem ambos Highline, a diferença é de 7000€.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      Não vou antecipar a troca. Apenas gosto de ver as situações com antecedência. E bem ponderadas.
                      Mas nessa altura a Golf Variant já será o novo modelo, preços/motores/caixas serão diferentes provavelmente.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                        Não há 2.0 TDi confortline no configurador, isso explica a diferença de 10 000€. Se forem ambos Highline, a diferença é de 7000€.
                        Bem me parecia.

                        Pelo menos no Golf 7 sabia que não havia em Confortline, mas no 7.5 não sabia se se mantinha isso ou não

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          tsi 29000€ TDI 39000€
                          Como surge essa diferença face ao configurador?

                          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                          Depende do nível de equipamento pretendido, as diferenças podem chegar aos 10 000€.
                          Eu fui buscar exatamente a mesma versão. Não fazia sentido ser de outra forma.
                          Editado pela última vez por JGTB; 24 January 2019, 11:28.

                          Comentário


                            O equipamento será o mesmo.
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Gostava de lançar aqui uma discussão.
                            Que motorização escolhiam? 1.5 tsi ou 2.0tdi?

                            Pressupostos:
                            Equipamento igual
                            2.0tdi custa mais 10000€

                            40000km ano
                            8 anos de posse do veículo.
                            75% autoestrada e vias rápidas
                            15% cidade com bastante trânsito
                            10% nacional

                            Expliquem a vossa opção e fundamentem.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              Eu fui buscar exatamente a versão. Não fazia sentido ser de outra forma.
                              Pois, só assim faz sentido comparar.

                              Comentário


                                Há 2 curiosidades engraçadas neste exercício do dci80:

                                1- O facto de se ponderar um carro a gasolina para 40 mil kms/ano
                                2- O facto de só de colocar a discussão 2 carros com 10 mil € de diferença.

                                Se por um lado, para mim, seria impensável fazer 40 mil kms/ano num gasosas, por outro também não colocaria em discussão um diesel com 10 mil € de custo extra (preferia ir para outras marcas/modelos, ou baixar a cilindrada para o 1.6).

                                Comentário


                                  Com uma quilometragem anual de 40.000Km, o diesel será sempre a melhor opção. Apesar de já o quererem condenar, matar e enterrar, para certos usos, é ainda a melhor escolha.

                                  Este para mim seria um ponto de ordem.

                                  Não vou ponderar falar de elétricos, hibridos ou gasolina, porque cada um destes tem mais desvantagens em relação ao diesel e para esta quilometragem anual.


                                  Resta agora questionar se a escolha do motor seria o ideal. O motor 2.0TDI 150CV é dos melhores e sem dúvida alguma seria a escolha ideal. Resta perceber se vale os 10K€ de diferença e se por outro lado, um um outro diesel mais barato fazia a mesma coisa.

                                  Se estás À vontade para dar mais 10K€ e pagar o 2.0TDI, pagar mais IUC e seguro, força.Avança. Senão, aqui é que se terá que trabalhar e escolher um outro carro ou com outro motor, de forma a diferença de preço, IUC e seguro seja o mais baixo.

                                  Comentário


                                    Acho que não faz qualquer sentido comparar níveis de equipagem diferentes.

                                    Dito isso, para trabalhar preferia o 1.6TDI porque 10.000€ ainda é muito dinheiro num carro destes. Aliás cheguei a ter uma carrinha com esse motor + DSG e foi um carros simpático.

                                    De outro modo, como disse, optaria pelo 1.5TSI Higline. É uma maravilha.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Há 2 curiosidades engraçadas neste exercício do dci80:

                                      1- O facto de se ponderar um carro a gasolina para 40 mil kms/ano
                                      2- O facto de só de colocar a discussão 2 carros com 10 mil € de diferença.

                                      Se por um lado, para mim, seria impensável fazer 40 mil kms/ano num gasosas, por outro também não colocaria em discussão um diesel com 10 mil € de custo extra (preferia ir para outras marcas/modelos, ou baixar a cilindrada para o 1.6).
                                      Mas é curioso (e até foi para mim) que o TSi mesmo a 40.000km/ano seja mais econômico... Devido a diferença de 10.000€.

                                      Mas, se for 7.000€, então o TDI é economicamente, mais viavel, mas não por uma grande margem.


                                      Um a parte que não tem haver com a citação:

                                      A nível de fiabilidade, não acho que haja grandes problemas, tendo em conta que os 2 são motores fiáveis (não sei como se está a portar o TSI, estou a assumir que não tem dado problemas).
                                      Editado pela última vez por Carmaniaco90; 24 January 2019, 11:38.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                        Pois, só assim faz sentido comparar.
                                        Mas se tu quiseres um Confortline, porque motivo has-de comprar um Highline?

                                        Objectivamente, o 1.5 TSi mais barato custa menos 10000€ que o 2.0 TDI mais barato.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                          Com uma quilometragem anual de 40.000Km, o diesel será sempre a melhor opção. Apesar de já o quererem condenar, matar e enterrar, para certos usos, é ainda a melhor escolha.

                                          Este para mim seria um ponto de ordem.
                                          Ninguém está aqui a tentar matar seja que combustível for, todos os users estão a mostrar os prós e contras, inclusive com várias contas algumas delas até muito completas.
                                          Portanto não vale a pena vires dizer que o diesel é sempre o melhor como se fosse uma verdade absoluta e como se os vários posts de ajuda ao user fossem inúteis.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                            Com uma quilometragem anual de 40.000Km, o diesel será sempre a melhor opção. Apesar de já o quererem condenar, matar e enterrar, para certos usos, é ainda a melhor escolha.

                                            Este para mim seria um ponto de ordem.
                                            .
                                            Não é isso que dizem as contas ....

                                            Se os pressupostos estiverem correctos, nomeadamente os 10 mil euros de diferença.

                                            O pessoal demora a adaptar-se .....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Dito isso, para trabalhar preferia o 1.6TDI porque 10.000€ ainda é muito dinheiro num carro destes. Aliás cheguei a ter uma carrinha com esse motor + DSG e foi um carros simpático.
                                              Para trabalhar !? Mas imagino que não seja para andar a servir de veículo comercial ?

                                              Eu concordo que 10 mil nesta ordem de valores é imenso, mas para alguêm que passa 40 mil km no carro por ano, também é um investimento no seu bem estar um carro que o satisfaça mais.

                                              Poucas são as pessoas que compram os carros de mínimo valor possível, a Dacia teria muito a ganhar com isso

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                Então ponderas antecipar a troca ? Quando se pode trocar e principalmente melhorar é uma seca ter o mesmo carro 8 anos.
                                                Não vou antecipar a troca. Apenas gosto de ver as situações com antecedência. E bem ponderadas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                  Em versões equivalentes? confortline? highline?
                                                  confortline. Carros iguaizinhos. Só muda o motor.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                    Para trabalhar !? Mas imagino que não seja para andar a servir de veículo comercial ?

                                                    Eu concordo que 10 mil nesta ordem de valores é imenso, mas para alguêm que passa 40 mil km no carro por ano, também é um investimento no seu bem estar um carro que o satisfaça mais.

                                                    Poucas são as pessoas que compram os carros de mínimo valor possível, a Dacia teria muito a ganhar com isso
                                                    Olha lá pá, estás a tentar dizer dizer-me alguma coisa ?

                                                    Sandero e 45 mil km/ano, tábem ?

                                                    Vê lá vê

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Há 2 curiosidades engraçadas neste exercício do dci80:

                                                      1- O facto de se ponderar um carro a gasolina para 40 mil kms/ano
                                                      2- O facto de só de colocar a discussão 2 carros com 10 mil € de diferença.

                                                      Se por um lado, para mim, seria impensável fazer 40 mil kms/ano num gasosas, por outro também não colocaria em discussão um diesel com 10 mil € de custo extra (preferia ir para outras marcas/modelos, ou baixar a cilindrada para o 1.6).
                                                      1.6 tdi tenho eu. Outras marcas / modelos não entram na equação.

                                                      Comentário


                                                        Tens qual TDI 1.6 por curiosidade? É que já ouvi que o 105cv é muito amorfo mas o 115 mexe-se muito bem

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Tens qual TDI 1.6 por curiosidade? É que já ouvi que o 105cv é muito amorfo mas o 115 mexe-se muito bem
                                                          105. Mas não acho que seja amorfo no golf VII. No golf VI sim era.

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                                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                            Mas é curioso (e até foi para mim) que o TSi mesmo a 40.000km/ano seja mais econômico... Devido a diferença de 10.000€.

                                                            Mas, se for 7.000€, então o TDI é economicamente, mais viavel, mas não por uma grande margem.


                                                            Um a parte que não tem haver com a citação:

                                                            A nível de fiabilidade, não acho que haja grandes problemas, tendo em conta que os 2 são motores fiáveis (não sei como se está a portar o TSI, estou a assumir que não tem dado problemas).
                                                            Falta o valor de retoma nessas contas. O mesmo carro que custa 10 mil € a mais, terá certamente mais valor no final dos 8 anos. Resta saber quanto. E se forem 5 mil € a mais, mesmo a custar 10 mil € mais no acto da compra (e não havendo surpresas de avarias onerosas), o tdi ganha no aspecto financeiro.

                                                            O CarLegends disse lá atrás que o valor de retoma é pura especulação e eu até concordo com ele. É impossível hoje sabermos o que estes 2 carro poderão valer daqui por 8 anos. Mas especulando, eu diria que a diferença será uns bons milhares a mais para o lado do tdi. Digo isto, porque não creio que haja muita procura para carros com 300 mil kms a gasolina, ainda que o paradigma esteja em clara mudança.

                                                            A manutenção normal, sendo que ambos são a cada 25 mil kms, parece-me uma não questão. O imprevisível é que não podemos saber. FAP, bimassa, turbo, EGR, injectores, etc como é que vamos saber se algum vai precisar? Se não conseguimos, mais vale nem pensarmos nisso.

                                                            A distribuição do tdi terá que ser trocada uma vez. A do tsi não sei (corrente? Mesmo que seja, também pode ser trocada em 320 mil kms).

                                                            Depois eu vejo estimativas de diferença de consumos na ordem do 1.1 L/100 kms (acho que foi isto). Sinceramente, e ainda que considere o spritmonitor uma ferramenta muito útil, temos que olhar do ponto de vista crítico. Temos lá consumos díspares que depois dão uma média e é essa média que nos estamos a basear. Mas será que é essa a média do dci80? É que 0.5L/100 kms faz uma mossa enorme nas contas ao fim dos 320 mil kms. E olha que basta o tsi gastar mais 3 décimas do que o calculado e o tdi gastar menos 2 (ou vice-versa, claro).

                                                            Ainda há o preço dos combustíveis. Será que voltam para os 15/20 cts de diferença, ou ficam assim mais aproximados? Não se sabe.

                                                            Tantas variáveis que podem tombar a balança para um ou outro lado...

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                                                              1.6 tdi tenho eu. Outras marcas / modelos não entram na equação.
                                                              Pois, eu sei disso, daí as curiosidades.

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