O puxar rotações é puxar pelo carro, acelerações, curvas em apoio, recuperações, condução desportiva. Eu quando ando no ibiza tranfiguro-me. E nem é própriamente andar muito depressa. Mas dá um imenso gozo. A golf variant, não puxa por esse tipo de condução. Apela mais a andar de forma tranquila. Troca de mudanças antes das 2500. Cruise control. O meu receio num motor a gasolina, é o que acontece no ibiza. nas mesmas condições, a golf começa uma subida a 140 e mantém, o ibiza passa de 140 para 100 ou 110. o binário do 1.5tsi é 250, do 2.0 tdi é 340.
Nos carros a gasolina devemos utilizar mais a caixa, é mesmo assim...
Se não gostas de utilizar a caixa, compra com caixa automática
Mas definam andar depressa? 130? 140 ? ou acima de 160 KM?
Eu tenho um dos "1.5 Turbo da moda" com 152 cavalos (automático) e na casa dos 140/150, com várias pesssoas a bordo (+ bagagens) e AC ligado em viagens em AE aberta, nunca o vi passar dos 7.5 /8 L aos 100!
Agora claro, se explorar recuperações e devidas rotações com kick downs e afins, não existem milgares e os consumos disparam! Mas será que no 2.0 Tdi não acontece o mesmo (apesar de proporcional a diesel claro)
Duvido que o 2.0 Tdi seja MUITO melhor
Sim andar depressa será tipo acima de 140, olha, por exemplo se um gajo quiser desafiar os radares, a 180 / 200, a diferença entre 2.0 TDI e 1.5 TSI eu diria que é beeeem considerável, e 8L / 100 fazia o meu C5 2.0 HDI 110 caixa de 5v com 1500 KG de TARA a uma velocidade média de 145 km/h.
A 180/190 fez 9L .Um 2.0 TDI moderno e de 6v fará menos a essas velocidades.
Sei que fujo um pouco ao assunto mas não ponderas o 1.6 TDI com DSG? A nível de custos, fosse na compra ou posterior, tudo seria mais favorável. A DSG não deixaria o 1.6 com o pulmão do 2.0 mas camuflava as baixas. Um motor menos performance com uma caixa mediana ou má é desagradável mas a DSG deve ser das melhores se não a melhor nesse segmento. Mas percebo que no global o 1.6 TDI + DSG não é a mesma coisa que um 2.0 TDI. Uma caixa automático pode ser fonte de despesas extra mas o uso previstos parece-me favorável.
Entre os dois indicados não sei qual escolheria, teria sempre de fazer as contas antes. Começaria por comparar o meu carro/motor actual com os valores do spritmonitor e depois fazer uma previsão para os que tinha em vista com base nos valores do spritmonitor.
A condução pode influenciar muito. Condução pacata e dentro dos limites, com muitos kms a velocidade estável ajuda a encurtar o diferencial de consumos. Num uso mais apressado a diferença aumenta e aí os diesel têm os seus trunfos. Os consumos num gasolina turbo serão sempre muito mais sensíveis a variações no pé direito face a um diesel.
Neste momento penso que um 2.0 TDI com uma previsão de uso maioritariamente em estrada será bastante pacífico em termos de fiabilidade, às tantas nem o FAP dará chatices durante esses kms. São muitos kms e há sempre margem para alguma avaria mas o TSI vai pelo mesmo caminho. Não tenho tanta confiança nos turbo a gasolina para tantos kms, ainda é "novidade" juntar gasolina, injecção directa, turbo e FAP no mesmo carro, e agora a cumprir o WLTP. Nesse aspecto um diesel tem mais tradição. Em termos de despesas extra e fiabilidade o TDI parece-me ser melhor aposta apesar de haver sempre uma dose de lotaria nestas questões.
Há muitos anos que se fala sobre o preço do diesel perder vantagem mas a verdade é que ainda existe e vai oscilando apesar de neste momento ser curta
A questão complicada como já tem dito é a diferença de preço entre os dois. Se houver crédito, o TDI vai sair mais caro nesse aspecto e pesar mais no seguro. Se não houvesse crédito indo para o TSI essa diferença pode ser aplicada.
Apesar de gostar mais de gasolina não vejo desvantagem em usar um diesel para passar grande parte do tempo a velocidade estável numa AE/IP/IC, até por existir outro carro com motor a gasolina. O TSI tem o ACT (creio que desliga 2 cilindros) mas imagino que acima dos 80-90 km/h quase não se tire partido dessa vantagem.
Em suma, no geral o 2.0 TDI parece-me mais apropriado para um uso tão intensivo, surge a duvida se no final dos 8 anos ficaria mais barato ou não. Uma previsão não passa de uma previsão mas começaria sempre por fazer essas contas, nomeadamente tendo em conta as diferenças a nível de eventual crédito e seguro.
Deixo ainda duas questões:
1. As revisões têm os mesmos intervalos? Algumas marcas têm encurtado prazos/kms nos novos modelos, nomeadamente a Ford e a Honda, e desconfio que mais se vão seguir.
2. O diesel usa adblue?
O puxar rotações é puxar pelo carro, acelerações, curvas em apoio, recuperações, condução desportiva. Eu quando ando no ibiza tranfiguro-me. E nem é própriamente andar muito depressa. Mas dá um imenso gozo. A golf variant, não puxa por esse tipo de condução. Apela mais a andar de forma tranquila. Troca de mudanças antes das 2500. Cruise control. O meu receio num motor a gasolina, é o que acontece no ibiza. nas mesmas condições, a golf começa uma subida a 140 e mantém, o ibiza passa de 140 para 100 ou 110. o binário do 1.5tsi é 250, do 2.0 tdi é 340.
Eu percebo o que queres dizer. Mas sendo o mesmo carro, o motor TSI apenas te dará uma faixa de utilização mais alargada. O resto acaba por ser bastante similar. Se é mais "giro" de conduzir? Sim, sem dúvida.
O Ibiza tem um motor "pequeno", por isso é um caso ligeiramente diferente. No caso do 1.5 TSI, não vejo problema com a situação que referes. Será tão capaz como o TDI. Tens, isso sim, de habituar a uma condução ligeiramente diferente.
Se sobe a 140 ? claro, metes nem que seja 1 ou 2 abaixo e nem precisas de assim tantas RPM.
Ou isso ou se não queres usar a caixa mais vale ser tudo a DSG.
como é lógico não quero usar a caixa. Não quero DSG. Porque prefiro manual. No carro atual, entro na AE, não preciso de trocar mudanças. Quero manter isso. NAs viagens é quase como um automático, nas voltinhas gosto de caixa manual. A DSG não é a mesma coisa.
O meu receio num motor a gasolina, é o que acontece no ibiza. nas mesmas condições, a golf começa uma subida a 140 e mantém, o ibiza passa de 140 para 100 ou 110. o binário do 1.5tsi é 250, do 2.0 tdi é 340.
Garanto-te que um Golf 1.0 tsi começa a subir a serra de aire na A1 a 140 e chega lá cima nos mesmos 140, sem mexer na caixa. Nas minhas mãos até já fez mais do que isso. Com quatro pessoas e bagagens.
É um 5 portas, não é a variant mas só tem 200 de binário, comparando com esses que falas.
Consumos a 140 estabilizados nunca fez mais de 7 na A1.
Sei que fujo um pouco ao assunto mas não ponderas o 1.6 TDI com DSG? A nível de custos, fosse na compra ou posterior, tudo seria mais favorável. A DSG não deixaria o 1.6 com o pulmão do 2.0 mas camuflava as baixas. Um motor menos performance com uma caixa mediana ou má é desagradável mas a DSG deve ser das melhores se não a melhor nesse segmento. Mas percebo que no global o 1.6 TDI + DSG não é a mesma coisa que um 2.0 TDI. Uma caixa automático pode ser fonte de despesas extra mas o uso previstos parece-me favorável.
Entre os dois indicados não sei qual escolheria, teria sempre de fazer as contas antes. Começaria por comparar o meu carro/motor actual com os valores do spritmonitor e depois fazer uma previsão para os que tinha em vista com base nos valores do spritmonitor.
A condução pode influenciar muito. Condução pacata e dentro dos limites, com muitos kms a velocidade estável ajuda a encurtar o diferencial de consumos. Num uso mais apressado a diferença aumenta e aí os diesel têm os seus trunfos. Os consumos num gasolina turbo serão sempre muito mais sensíveis a variações no pé direito face a um diesel.
Neste momento penso que um 2.0 TDI com uma previsão de uso maioritariamente em estrada será bastante pacífico em termos de fiabilidade, às tantas nem o FAP dará chatices durante esses kms. São muitos kms e há sempre margem para alguma avaria mas o TSI vai pelo mesmo caminho. Não tenho tanta confiança nos turbo a gasolina para tantos kms, ainda é "novidade" juntar gasolina, injecção directa, turbo e FAP no mesmo carro, e agora a cumprir o WLTP. Nesse aspecto um diesel tem mais tradição. Em termos de despesas extra e fiabilidade o TDI parece-me ser melhor aposta apesar de haver sempre uma dose de lotaria nestas questões.
Há muitos anos que se fala sobre o preço do diesel perder vantagem mas a verdade é que ainda existe e vai oscilando apesar de neste momento ser curta
A questão complicada como já tem dito é a diferença de preço entre os dois. Se houver crédito, o TDI vai sair mais caro nesse aspecto e pesar mais no seguro. Se não houvesse crédito indo para o TSI essa diferença pode ser aplicada.
Apesar de gostar mais de gasolina não vejo desvantagem em usar um diesel para passar grande parte do tempo a velocidade estável numa AE/IP/IC, até por existir outro carro com motor a gasolina. O TSI tem o ACT (creio que desliga 2 cilindros) mas imagino que acima dos 80-90 km/h quase não se tire partido dessa vantagem.
Em suma, no geral o 2.0 TDI parece-me mais apropriado para um uso tão intensivo, surge a duvida se no final dos 8 anos ficaria mais barato ou não. Uma previsão não passa de uma previsão mas começaria sempre por fazer essas contas, nomeadamente tendo em conta as diferenças a nível de eventual crédito e seguro.
Deixo ainda duas questões:
1. As revisões têm os mesmos intervalos? Algumas marcas têm encurtado prazos/kms nos novos modelos, nomeadamente a Ford e a Honda, e desconfio que mais se vão seguir.
2. O diesel usa adblue?
Mas definam andar depressa? 130? 140 ? ou acima de 160 KM?
Eu tenho um dos "1.5 Turbo da moda" com 152 cavalos (automático) e na casa dos 140/150, com várias pesssoas a bordo (+ bagagens) e AC ligado em viagens em AE aberta, nunca o vi passar dos 7.5 /8 L aos 100!
Agora claro, se explorar recuperações e devidas rotações com kick downs e afins, não existem milagares e os consumos disparam! Mas será que no 2.0 Tdi não acontece o mesmo (apesar de proporcional a diesel claro)
Duvido que o 2.0 Tdi seja MUITO melhor
No meu caso, numa A4 b9, posso-te dizer que ainda no domingo passado fiz uma viagem de 140kms, dos quais 132 foram em auto-estrada a uma velocidade entre os 135/140km/h, com 3 pessoas e bagagem, e cheguei ao fim da viagem com uma média de 5,3L
a questão aqui é que o 2.0Tdi a essas velocidades de 135-140kms/h vai a um regime abaixo das 2000rpms, e isso faz com que os consumos sejam muito favoráveis. Claro que a 160-170 já não é assim...
mas não sei se o 1.5tsi também faz estes regimes de rpms a 135-140, mas imagino que sejam superiores
como é lógico não quero usar a caixa. Não quero DSG. Porque prefiro manual. No carro atual, entro na AE, não preciso de trocar mudanças. Quero manter isso. NAs viagens é quase como um automático, nas voltinhas gosto de caixa manual. A DSG não é a mesma coisa.
Desculpa a pergunta; Porque é que "é lógico" não quereres usar a caixa?
Ok
Mas olha de deverias ficar, pelo menos, receptivo! Eu também não o era e agora, (pelo menos)estou a pensar no assunto a médio prazo quando as garantias terminarem!
No meu caso, numa A4 b9, posso-te dizer que ainda no domingo passado fiz uma viagem de 140kms, dos quais 132 foram em auto-estrada a uma velocidade entre os 135/140km/h, com 3 pessoas e bagagem, e cheguei ao fim da viagem com uma média de 5,3L
a questão aqui é que o 2.0Tdi a essas velocidades de 135-140kms/h vai a um regime abaixo das 2000rpms, e isso faz com que os consumos sejam muito favoráveis. Claro que a 160-170 já não é assim...
mas não sei se o 1.5tsi também faz estes regimes de rpms a 135-140, mas imagino que sejam superiores
Não quero ser do contra, e muito menos duvidar de ti, mas esses 5.3L são um bocado optimistas pá
Desculpa a pergunta; Porque é que "é lógico" não quereres usar a caixa?
Porque prefiro a condução do diesel para o dia a dia, onde não tens de trocar de caixa para manter velocidade em subidas, ou para fazer recuperações. eu gosto de usar a caixa no ibiza, mas é numa condução mais empenhada e desportiva, de teor recreativo. Fazer mais de 100km dia com o stress de ter de andar a trocar de caixa, não obrigado.
Porque prefiro a condução do diesel para o dia a dia, onde não tens de trocar de caixa para manter velocidade em subidas, ou para fazer recuperações. eu gosto de usar a caixa no ibiza, mas é numa condução mais empenhada e desportiva, de teor recreativo. Fazer mais de 100km dia com o stress de ter de andar a trocar de caixa, não obrigado.
Então acho que devias experimentar uma caixa automática, com o que dizes penso ser o ideal para ti e ainda podes, quando quiseres, utilizar as patilhas do volante.
Já vi que não equacionas a caixa automática, mas devias pelo menos experimentar, penso que ficará agradavelmente surpreendido.
Porque prefiro a condução do diesel para o dia a dia, onde não tens de trocar de caixa para manter velocidade em subidas, ou para fazer recuperações. eu gosto de usar a caixa no ibiza, mas é numa condução mais empenhada e desportiva, de teor recreativo. Fazer mais de 100km dia com o stress de ter de andar a trocar de caixa, não obrigado.
Experimenta fazer a tua vida com uma cx DSG (ou semelhante, de outra marca) e depois verás o que é conforto de utilização.
Porque prefiro a condução do diesel para o dia a dia, onde não tens de trocar de caixa para manter velocidade em subidas, ou para fazer recuperações. eu gosto de usar a caixa no ibiza, mas é numa condução mais empenhada e desportiva, de teor recreativo. Fazer mais de 100km dia com o stress de ter de andar a trocar de caixa, não obrigado.
Desculpa a questão, mas já conduziste um carro turbo moderno? É que (para minha pena) cada vez mais parecem carros diesel, com binários muito generosos! Essa história de ter de "usar a caixa" hoje em dia é quase marginal...
O 1.5TSI é francamente mais agradável do que o 2.0TDI. A única desvantagem é gastar mais. Portanto se um consumo baixo é uma prioridade a escolha acertada é o 2.0TDI, em todas as outras circunstancias o 1.5TSI é vantajoso. Tão simples quanto isto.
Desculpa a questão, mas já conduziste um carro turbo moderno? É que (para minha pena) cada vez mais parecem carros diesel, com binários muito generosos! Essa história de ter de "usar a caixa" hoje em dia é quase marginal...
Garanto-te que um Golf 1.0 tsi começa a subir a serra de aire na A1 a 140 e chega lá cima nos mesmos 140, sem mexer na caixa. Nas minhas mãos até já fez mais do que isso. Com quatro pessoas e bagagens.
É um 5 portas, não é a variant mas só tem 200 de binário, comparando com esses que falas.
Consumos a 140 estabilizados nunca fez mais de 7 na A1.
Exatamente. E tal como prefiro o 1.5TSI ao 2.0TDI, também acho o 1.0TSI bem mais agradável do que o 1.6TDI.
Em relação à DSG, sinto mais falta da DSG nos diesel, mais dependentes do turbo, do que nos otto equivalentes (portanto 1.0TSI <=> 1.6TDI e 1.5TSI <=>2.0TDI)
Eu na minha banheira com 1800kg, 163cv cansados, a gasolina/gpl , em AE não tenho que reduzir para manter velocidades de 170, mesmo em subidas.
Por isso um carro turbo, moderno e mais leve também deve fazer tudo na mesma mudança.
Mas pronto vamos admitir que o user dci80 já analisou bem a questão do GPL e que já conduziu muito com caixa auto e manual daí o gostar de manual por experiência dele.
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