Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Golf variant 1.5 tsi act ou 2.0 tdi

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    GPL não é opção. Vamos nos cingir ao 1.5 tsi e 2.0 tdi.
    Mas porque não? É uma hipotese que pode ser sempre equacionada, pois efectivamente existe e deve ser pensada!

    Coisa que no diesel, não pode...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
      O puxar rotações é puxar pelo carro, acelerações, curvas em apoio, recuperações, condução desportiva. Eu quando ando no ibiza tranfiguro-me. E nem é própriamente andar muito depressa. Mas dá um imenso gozo. A golf variant, não puxa por esse tipo de condução. Apela mais a andar de forma tranquila. Troca de mudanças antes das 2500. Cruise control. O meu receio num motor a gasolina, é o que acontece no ibiza. nas mesmas condições, a golf começa uma subida a 140 e mantém, o ibiza passa de 140 para 100 ou 110. o binário do 1.5tsi é 250, do 2.0 tdi é 340.
      Nos carros a gasolina devemos utilizar mais a caixa, é mesmo assim...
      Se não gostas de utilizar a caixa, compra com caixa automática

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
        Mas definam andar depressa? 130? 140 ? ou acima de 160 KM?

        Eu tenho um dos "1.5 Turbo da moda" com 152 cavalos (automático) e na casa dos 140/150, com várias pesssoas a bordo (+ bagagens) e AC ligado em viagens em AE aberta, nunca o vi passar dos 7.5 /8 L aos 100!

        Agora claro, se explorar recuperações e devidas rotações com kick downs e afins, não existem milgares e os consumos disparam! Mas será que no 2.0 Tdi não acontece o mesmo (apesar de proporcional a diesel claro)

        Duvido que o 2.0 Tdi seja MUITO melhor
        Sim andar depressa será tipo acima de 140, olha, por exemplo se um gajo quiser desafiar os radares, a 180 / 200, a diferença entre 2.0 TDI e 1.5 TSI eu diria que é beeeem considerável, e 8L / 100 fazia o meu C5 2.0 HDI 110 caixa de 5v com 1500 KG de TARA a uma velocidade média de 145 km/h.

        A 180/190 fez 9L .Um 2.0 TDI moderno e de 6v fará menos a essas velocidades.

        Comentário


          #64
          Sei que fujo um pouco ao assunto mas não ponderas o 1.6 TDI com DSG? A nível de custos, fosse na compra ou posterior, tudo seria mais favorável. A DSG não deixaria o 1.6 com o pulmão do 2.0 mas camuflava as baixas. Um motor menos performance com uma caixa mediana ou má é desagradável mas a DSG deve ser das melhores se não a melhor nesse segmento. Mas percebo que no global o 1.6 TDI + DSG não é a mesma coisa que um 2.0 TDI. Uma caixa automático pode ser fonte de despesas extra mas o uso previstos parece-me favorável.


          Entre os dois indicados não sei qual escolheria, teria sempre de fazer as contas antes. Começaria por comparar o meu carro/motor actual com os valores do spritmonitor e depois fazer uma previsão para os que tinha em vista com base nos valores do spritmonitor.

          A condução pode influenciar muito. Condução pacata e dentro dos limites, com muitos kms a velocidade estável ajuda a encurtar o diferencial de consumos. Num uso mais apressado a diferença aumenta e aí os diesel têm os seus trunfos. Os consumos num gasolina turbo serão sempre muito mais sensíveis a variações no pé direito face a um diesel.

          Neste momento penso que um 2.0 TDI com uma previsão de uso maioritariamente em estrada será bastante pacífico em termos de fiabilidade, às tantas nem o FAP dará chatices durante esses kms. São muitos kms e há sempre margem para alguma avaria mas o TSI vai pelo mesmo caminho. Não tenho tanta confiança nos turbo a gasolina para tantos kms, ainda é "novidade" juntar gasolina, injecção directa, turbo e FAP no mesmo carro, e agora a cumprir o WLTP. Nesse aspecto um diesel tem mais tradição. Em termos de despesas extra e fiabilidade o TDI parece-me ser melhor aposta apesar de haver sempre uma dose de lotaria nestas questões.

          Há muitos anos que se fala sobre o preço do diesel perder vantagem mas a verdade é que ainda existe e vai oscilando apesar de neste momento ser curta

          A questão complicada como já tem dito é a diferença de preço entre os dois. Se houver crédito, o TDI vai sair mais caro nesse aspecto e pesar mais no seguro. Se não houvesse crédito indo para o TSI essa diferença pode ser aplicada.

          Apesar de gostar mais de gasolina não vejo desvantagem em usar um diesel para passar grande parte do tempo a velocidade estável numa AE/IP/IC, até por existir outro carro com motor a gasolina. O TSI tem o ACT (creio que desliga 2 cilindros) mas imagino que acima dos 80-90 km/h quase não se tire partido dessa vantagem.

          Em suma, no geral o 2.0 TDI parece-me mais apropriado para um uso tão intensivo, surge a duvida se no final dos 8 anos ficaria mais barato ou não. Uma previsão não passa de uma previsão mas começaria sempre por fazer essas contas, nomeadamente tendo em conta as diferenças a nível de eventual crédito e seguro.

          Deixo ainda duas questões:
          1. As revisões têm os mesmos intervalos? Algumas marcas têm encurtado prazos/kms nos novos modelos, nomeadamente a Ford e a Honda, e desconfio que mais se vão seguir.
          2. O diesel usa adblue?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
            O puxar rotações é puxar pelo carro, acelerações, curvas em apoio, recuperações, condução desportiva. Eu quando ando no ibiza tranfiguro-me. E nem é própriamente andar muito depressa. Mas dá um imenso gozo. A golf variant, não puxa por esse tipo de condução. Apela mais a andar de forma tranquila. Troca de mudanças antes das 2500. Cruise control. O meu receio num motor a gasolina, é o que acontece no ibiza. nas mesmas condições, a golf começa uma subida a 140 e mantém, o ibiza passa de 140 para 100 ou 110. o binário do 1.5tsi é 250, do 2.0 tdi é 340.
            Eu percebo o que queres dizer. Mas sendo o mesmo carro, o motor TSI apenas te dará uma faixa de utilização mais alargada. O resto acaba por ser bastante similar. Se é mais "giro" de conduzir? Sim, sem dúvida.

            O Ibiza tem um motor "pequeno", por isso é um caso ligeiramente diferente. No caso do 1.5 TSI, não vejo problema com a situação que referes. Será tão capaz como o TDI. Tens, isso sim, de habituar a uma condução ligeiramente diferente.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Se sobe a 140 ? claro, metes nem que seja 1 ou 2 abaixo e nem precisas de assim tantas RPM.

              Ou isso ou se não queres usar a caixa mais vale ser tudo a DSG.
              como é lógico não quero usar a caixa. Não quero DSG. Porque prefiro manual. No carro atual, entro na AE, não preciso de trocar mudanças. Quero manter isso. NAs viagens é quase como um automático, nas voltinhas gosto de caixa manual. A DSG não é a mesma coisa.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                Mas porque não? É uma hipotese que pode ser sempre equacionada, pois efectivamente existe e deve ser pensada!

                Coisa que no diesel, não pode...
                Pensada e não é opção.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  O meu receio num motor a gasolina, é o que acontece no ibiza. nas mesmas condições, a golf começa uma subida a 140 e mantém, o ibiza passa de 140 para 100 ou 110. o binário do 1.5tsi é 250, do 2.0 tdi é 340.
                  Garanto-te que um Golf 1.0 tsi começa a subir a serra de aire na A1 a 140 e chega lá cima nos mesmos 140, sem mexer na caixa. Nas minhas mãos até já fez mais do que isso. Com quatro pessoas e bagagens.
                  É um 5 portas, não é a variant mas só tem 200 de binário, comparando com esses que falas.

                  Consumos a 140 estabilizados nunca fez mais de 7 na A1.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                    Sei que fujo um pouco ao assunto mas não ponderas o 1.6 TDI com DSG? A nível de custos, fosse na compra ou posterior, tudo seria mais favorável. A DSG não deixaria o 1.6 com o pulmão do 2.0 mas camuflava as baixas. Um motor menos performance com uma caixa mediana ou má é desagradável mas a DSG deve ser das melhores se não a melhor nesse segmento. Mas percebo que no global o 1.6 TDI + DSG não é a mesma coisa que um 2.0 TDI. Uma caixa automático pode ser fonte de despesas extra mas o uso previstos parece-me favorável.


                    Entre os dois indicados não sei qual escolheria, teria sempre de fazer as contas antes. Começaria por comparar o meu carro/motor actual com os valores do spritmonitor e depois fazer uma previsão para os que tinha em vista com base nos valores do spritmonitor.

                    A condução pode influenciar muito. Condução pacata e dentro dos limites, com muitos kms a velocidade estável ajuda a encurtar o diferencial de consumos. Num uso mais apressado a diferença aumenta e aí os diesel têm os seus trunfos. Os consumos num gasolina turbo serão sempre muito mais sensíveis a variações no pé direito face a um diesel.

                    Neste momento penso que um 2.0 TDI com uma previsão de uso maioritariamente em estrada será bastante pacífico em termos de fiabilidade, às tantas nem o FAP dará chatices durante esses kms. São muitos kms e há sempre margem para alguma avaria mas o TSI vai pelo mesmo caminho. Não tenho tanta confiança nos turbo a gasolina para tantos kms, ainda é "novidade" juntar gasolina, injecção directa, turbo e FAP no mesmo carro, e agora a cumprir o WLTP. Nesse aspecto um diesel tem mais tradição. Em termos de despesas extra e fiabilidade o TDI parece-me ser melhor aposta apesar de haver sempre uma dose de lotaria nestas questões.

                    Há muitos anos que se fala sobre o preço do diesel perder vantagem mas a verdade é que ainda existe e vai oscilando apesar de neste momento ser curta

                    A questão complicada como já tem dito é a diferença de preço entre os dois. Se houver crédito, o TDI vai sair mais caro nesse aspecto e pesar mais no seguro. Se não houvesse crédito indo para o TSI essa diferença pode ser aplicada.

                    Apesar de gostar mais de gasolina não vejo desvantagem em usar um diesel para passar grande parte do tempo a velocidade estável numa AE/IP/IC, até por existir outro carro com motor a gasolina. O TSI tem o ACT (creio que desliga 2 cilindros) mas imagino que acima dos 80-90 km/h quase não se tire partido dessa vantagem.

                    Em suma, no geral o 2.0 TDI parece-me mais apropriado para um uso tão intensivo, surge a duvida se no final dos 8 anos ficaria mais barato ou não. Uma previsão não passa de uma previsão mas começaria sempre por fazer essas contas, nomeadamente tendo em conta as diferenças a nível de eventual crédito e seguro.

                    Deixo ainda duas questões:
                    1. As revisões têm os mesmos intervalos? Algumas marcas têm encurtado prazos/kms nos novos modelos, nomeadamente a Ford e a Honda, e desconfio que mais se vão seguir.
                    2. O diesel usa adblue?
                    Intervalo de revisões iguais.
                    O diesel usa adblue

                    1.6 tdi já eu tenho. quero um upgrade.

                    Comentário


                      #70
                      Ok então nesse caso o melhor é tentares testar os 2 .

                      Obviamente que o TSI será muito capaz mas o binário do 2.0 será outra fruta. Ou não. Isto é, só testando conseguirás perceber qual gostas mais.

                      Só que eu até percebo que em AE não gostes muito de usar a caixa mas se queres manual é um certo contrasenso.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        Mas definam andar depressa? 130? 140 ? ou acima de 160 KM?

                        Eu tenho um dos "1.5 Turbo da moda" com 152 cavalos (automático) e na casa dos 140/150, com várias pesssoas a bordo (+ bagagens) e AC ligado em viagens em AE aberta, nunca o vi passar dos 7.5 /8 L aos 100!

                        Agora claro, se explorar recuperações e devidas rotações com kick downs e afins, não existem milagares e os consumos disparam! Mas será que no 2.0 Tdi não acontece o mesmo (apesar de proporcional a diesel claro)

                        Duvido que o 2.0 Tdi seja MUITO melhor
                        No meu caso, numa A4 b9, posso-te dizer que ainda no domingo passado fiz uma viagem de 140kms, dos quais 132 foram em auto-estrada a uma velocidade entre os 135/140km/h, com 3 pessoas e bagagem, e cheguei ao fim da viagem com uma média de 5,3L

                        a questão aqui é que o 2.0Tdi a essas velocidades de 135-140kms/h vai a um regime abaixo das 2000rpms, e isso faz com que os consumos sejam muito favoráveis. Claro que a 160-170 já não é assim...
                        mas não sei se o 1.5tsi também faz estes regimes de rpms a 135-140, mas imagino que sejam superiores

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          como é lógico não quero usar a caixa. Não quero DSG. Porque prefiro manual. No carro atual, entro na AE, não preciso de trocar mudanças. Quero manter isso. NAs viagens é quase como um automático, nas voltinhas gosto de caixa manual. A DSG não é a mesma coisa.
                          Desculpa a pergunta; Porque é que "é lógico" não quereres usar a caixa?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Pensada e não é opção.
                            Ok
                            Mas olha de deverias ficar, pelo menos, receptivo! Eu também não o era e agora, (pelo menos)estou a pensar no assunto a médio prazo quando as garantias terminarem!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                              No meu caso, numa A4 b9, posso-te dizer que ainda no domingo passado fiz uma viagem de 140kms, dos quais 132 foram em auto-estrada a uma velocidade entre os 135/140km/h, com 3 pessoas e bagagem, e cheguei ao fim da viagem com uma média de 5,3L

                              a questão aqui é que o 2.0Tdi a essas velocidades de 135-140kms/h vai a um regime abaixo das 2000rpms, e isso faz com que os consumos sejam muito favoráveis. Claro que a 160-170 já não é assim...
                              mas não sei se o 1.5tsi também faz estes regimes de rpms a 135-140, mas imagino que sejam superiores
                              Não quero ser do contra, e muito menos duvidar de ti, mas esses 5.3L são um bocado optimistas pá

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                Desculpa a pergunta; Porque é que "é lógico" não quereres usar a caixa?
                                Porque prefiro a condução do diesel para o dia a dia, onde não tens de trocar de caixa para manter velocidade em subidas, ou para fazer recuperações. eu gosto de usar a caixa no ibiza, mas é numa condução mais empenhada e desportiva, de teor recreativo. Fazer mais de 100km dia com o stress de ter de andar a trocar de caixa, não obrigado.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                  Não quero ser do contra, e muito menos duvidar de ti, mas esses 5.3L são um bocado optimistas pá
                                  É o que diz o cb, mas é certo que terá uma margem optimista de 0,2-0,3 como sempre têm. Neste nunca fiz ainda esse teste de calibração

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                    É o que diz o cb, mas é certo que terá uma margem optimista de 0,2-0,3 como sempre têm. Neste nunca fiz ainda esse teste de calibração
                                    Deve andar por aí sim.

                                    Com o velocímetro sempre a 110 / 120 o meu C5 110 fazia 5.4 , logo esse a 130 / 140 faz sentido fazer +/- o mesmo.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      Porque prefiro a condução do diesel para o dia a dia, onde não tens de trocar de caixa para manter velocidade em subidas, ou para fazer recuperações. eu gosto de usar a caixa no ibiza, mas é numa condução mais empenhada e desportiva, de teor recreativo. Fazer mais de 100km dia com o stress de ter de andar a trocar de caixa, não obrigado.
                                      Então acho que devias experimentar uma caixa automática, com o que dizes penso ser o ideal para ti e ainda podes, quando quiseres, utilizar as patilhas do volante.

                                      Já vi que não equacionas a caixa automática, mas devias pelo menos experimentar, penso que ficará agradavelmente surpreendido.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Porque prefiro a condução do diesel para o dia a dia, onde não tens de trocar de caixa para manter velocidade em subidas, ou para fazer recuperações. eu gosto de usar a caixa no ibiza, mas é numa condução mais empenhada e desportiva, de teor recreativo. Fazer mais de 100km dia com o stress de ter de andar a trocar de caixa, não obrigado.
                                        Experimenta fazer a tua vida com uma cx DSG (ou semelhante, de outra marca) e depois verás o que é conforto de utilização.

                                        Ao fim de 3 meses já não quererás outra coisa.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                          Porque prefiro a condução do diesel para o dia a dia, onde não tens de trocar de caixa para manter velocidade em subidas, ou para fazer recuperações. eu gosto de usar a caixa no ibiza, mas é numa condução mais empenhada e desportiva, de teor recreativo. Fazer mais de 100km dia com o stress de ter de andar a trocar de caixa, não obrigado.
                                          Desculpa a questão, mas já conduziste um carro turbo moderno? É que (para minha pena) cada vez mais parecem carros diesel, com binários muito generosos! Essa história de ter de "usar a caixa" hoje em dia é quase marginal...

                                          Comentário


                                            #81
                                            O 1.5TSI é francamente mais agradável do que o 2.0TDI. A única desvantagem é gastar mais. Portanto se um consumo baixo é uma prioridade a escolha acertada é o 2.0TDI, em todas as outras circunstancias o 1.5TSI é vantajoso. Tão simples quanto isto.

                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Desculpa a questão, mas já conduziste um carro turbo moderno? É que (para minha pena) cada vez mais parecem carros diesel, com binários muito generosos! Essa história de ter de "usar a caixa" hoje em dia é quase marginal...
                                            Exatamente.

                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                            Experimenta fazer a tua vida com uma cx DSG (ou semelhante, de outra marca) e depois verás o que é conforto de utilização.

                                            Ao fim de 3 meses já não quererás outra coisa.
                                            Subscrevo também.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Alsicon Ver Post
                                              Garanto-te que um Golf 1.0 tsi começa a subir a serra de aire na A1 a 140 e chega lá cima nos mesmos 140, sem mexer na caixa. Nas minhas mãos até já fez mais do que isso. Com quatro pessoas e bagagens.
                                              É um 5 portas, não é a variant mas só tem 200 de binário, comparando com esses que falas.

                                              Consumos a 140 estabilizados nunca fez mais de 7 na A1.
                                              Exatamente. E tal como prefiro o 1.5TSI ao 2.0TDI, também acho o 1.0TSI bem mais agradável do que o 1.6TDI.

                                              Em relação à DSG, sinto mais falta da DSG nos diesel, mais dependentes do turbo, do que nos otto equivalentes (portanto 1.0TSI <=> 1.6TDI e 1.5TSI <=>2.0TDI)

                                              Comentário


                                                #83
                                                Eu na minha banheira com 1800kg, 163cv cansados, a gasolina/gpl , em AE não tenho que reduzir para manter velocidades de 170, mesmo em subidas.
                                                Por isso um carro turbo, moderno e mais leve também deve fazer tudo na mesma mudança.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                  Experimenta fazer a tua vida com uma cx DSG (ou semelhante, de outra marca) e depois verás o que é conforto de utilização.

                                                  Ao fim de 3 meses já não quererás outra coisa.
                                                  Eu era muito céptico em relação a caixas auto.

                                                  Um dia o meu pai comprou um C5 II com caixa automática.

                                                  Falas em 3 meses ? Bastou-me uns 700 metros para perceber que não iria querer outra coisa que não uma auto

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Mas pronto vamos admitir que o user dci80 já analisou bem a questão do GPL e que já conduziu muito com caixa auto e manual daí o gostar de manual por experiência dele.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Eu era muito céptico em relação a caixas auto.

                                                      Um dia o meu pai comprou um C5 II com caixa automática.

                                                      Falas em 3 meses ? Bastou-me uns 700 metros para perceber que não iria querer outra coisa que não uma auto
                                                      Sim, mas sabes dar-lhe o real valor ao fim de algum tempo de utilização. Então se for em cidade, melhor.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Eu era muito céptico em relação a caixas auto.

                                                        Um dia o meu pai comprou um C5 II com caixa automática.

                                                        Falas em 3 meses ? Bastou-me uns 700 metros para perceber que não iria querer outra coisa que não uma auto
                                                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                        Sim, mas sabes dar-lhe o real valor ao fim de algum tempo de utilização. Então se for em cidade, melhor.
                                                        Caixa manual hoje em dia já me parece um anacronismo.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Caixa manual hoje em dia já me parece um anacronismo.
                                                          Acho que continua a fazer todo o sentido num 2.º carro ou para fãs que não façam cidade / poucos kms por ano.

                                                          Para quem conduz diariamente, na cidade ou com trânsito, não há melhor.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                            Sim, mas sabes dar-lhe o real valor ao fim de algum tempo de utilização. Então se for em cidade, melhor.
                                                            Continuo a gostar muito de caixas manuais, mas confesso que cada vez gosto mais das auto.

                                                            Pode ser de ter chegado aos "trintas" não sei.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                              Acho que continua a fazer todo o sentido num 2.º carro ou para fãs que não façam cidade / poucos kms por ano.

                                                              Para quem conduz diariamente, na cidade ou com trânsito, não há melhor.
                                                              Mesmo em estrada a forma como se ultrapassa com um automático é um descanso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X