Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre código

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
    O Google Street View tem 3 versões de imagens. Umas de 2009, outras de 2014 e outras de 2015.

    Nesta de 2015 mostra claramente que tens de ceder passagem:

    Acho que em todas as versões.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
      Ou seja, o sinal B1 do R.S.T. é só para ''enfeitar'' a estrada.
      SUBSECÇÃO II
      Sinais de cedência de passagem
      Artigo 21.º
      Sinais de cedência de passagem
      Os sinais de cedência de passagem, representados no
      quadro XXIII, em anexo, são os seguintes:
      B1 — cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

      Tem de ceder passagem aos veículos que transitem na via.

      Se quiseres entrar na via que se aproxima, ou seja, a da esquerda, tens de ceder passagem a quem lá transita.

      Ter de ceder passagem para entrarem na tua via é absurdo.

      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
      Desculpa, mas estás errado.
      E há centenas de casos assim e interpretações disformes ou erradas.

      Ou seja, tendo sinalização, tens que ceder a prioridade a quem circula na outra estrada. Independentemente de mudares de via ou não.
      Este é um dos casos que geralmente mais confusão causa na estrada. Apanho disto às dezenas de situações. Posso-te expor casos e casos.
      Depois ainda há os chicos espertos que se aproveitam da situação.
      Isso não contraria o que eu digo. É óbvio que tem de ceder passagem a quem circula na outra via.

      A questão é que uma coisa é ceder passagem a quem transita na via da esquerda, outra é ceder passagem a quem está a mudar de direção para a direita.

      Tu achas que é necessário ceder passagem a quem quer entrar na tua via, eu acho que isso não faz sentido. A minha interpretação parece-me mais lógica.

      Tens alguma coisa que suporte a tua interpretação ou ficamos empatados?





      Pela tua interpretação, este sinal de cedência numa via de aceleração implica que tens de deixar entrar na tua via os veículos da via da esquerda que queiram ir para a tua via.

      O código costuma fazer sentido. O que tu dizes é demasiado absurdo para conseguir acreditar que o código diz isso.

      Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
      O Google Street View tem 3 versões de imagens. Umas de 2009, outras de 2014 e outras de 2015.

      Nesta de 2015 mostra claramente que tens de ceder passagem:

      Mas não há dúvidas de que é preciso ceder passagem se quiseres entrar na via da esquerda.

      O sinal de cedência de passagem não tem efeitos imediatos, aplica-se como é natural à interseção com a outra via.

      Se o objetivo fosse obrigar quem circula à direita a ceder passagem a quem muda para a via da direita, a sinalização horizontal seria algo deste género:

      Editado pela última vez por rrrfff; 06 March 2019, 14:02.

      Comentário


        #33


        A minha interpretação é a seguinte:

        Quem vem nas vias da esquerda e quer ir para a a direita só o pode fazer no final do traço continuo.
        Quem vem da direita só pode entrar nas da esquerda no final do traço continuo.
        Acontece que no final da traço continuo há a indicação de perda de prioridade. Logo como até esse ponto não pode mudar de via, a perda é para a mudança de via e também na continuação da mesma.
        No meu entender quem vem da direita perde sempre a prioridade. Posso estar errado mas é assim que vejo a coisa.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por edununo Ver Post


          A minha interpretação é a seguinte:

          Quem vem nas vias da esquerda e quer ir para a a direita só o pode fazer no final do traço continuo.
          Quem vem da direita só pode entrar nas da esquerda no final do traço continuo.
          Acontece que no final da traço continuo há a indicação de perda de prioridade. Logo como até esse ponto não pode mudar de via, a perda é para a mudança de via e também na continuação da mesma.
          No meu entender quem vem da direita perde sempre a prioridade. Posso estar errado mas é assim que vejo a coisa.
          Essa interpretação é plausível, não consigo encontrar no código algo suficientemente explícito para perceber qual a interpretação correta.

          No entanto dessa forma existe a criação de um conflito: tu queres entrar e precisas de acelerar, quem quer sair vai estar a travar.

          Se tens de ceder passagem a quem quer entrar na tua via, vais ter de travar e seguir atrás do carro que está a sair e a travar, quando tu precisas de ganhar velocidade para entrar!

          Para mim seria muito mais lógico que a cedência de passagem apenas se aplique à interseção, normalmente sinalizada com tracejado, como isto:





          Até porque a descrição do sinal B1 é: cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

          É cedência de passagem para a via a que se aproxima, acho que faz sentido quem se mantém na mesma via não ter de ceder passagem.

          Portanto eu interpreto como se se tratasse desta situação, em que a cedência se aplica à mudança de via, onde está tracejado:



          Além disso na prática nunca vejo ninguém ceder passagem em situações como esta quando não mudam de via:

          Editado pela última vez por rrrfff; 06 March 2019, 15:38.

          Comentário


            #35
            Guimarães - a melhor cidade do país, com as piores estradas do mundo

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
              (...)
              Realmente, se ele entrar e se mantiver na direita, não teria de ceder passagem... Mas para isso não seria necessária a sinalização que colocaram no local pois sempre que mudas de via tens de dar prioridade a quem lá está. Hum...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                Essa interpretação é plausível, não consigo encontrar no código algo suficientemente explícito para perceber qual a interpretação correta.

                No entanto dessa forma existe a criação de um conflito: tu queres entrar e precisas de acelerar, quem quer sair vai estar a travar.

                Se tens de ceder passagem a quem quer entrar na tua via, vais ter de travar e seguir atrás do carro que está a sair e a travar, quando tu precisas de ganhar velocidade para entrar!

                Para mim seria muito mais lógico que a cedência de passagem apenas se aplique à interseção, normalmente sinalizada com tracejado, como isto:





                Até porque a descrição do sinal B1 é: cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;

                É cedência de passagem para a via a que se aproxima, acho que faz sentido quem se mantém na mesma via não ter de ceder passagem.

                Portanto eu interpreto como se se tratasse desta situação, em que a cedência se aplica à mudança de via, onde está tracejado:



                Além disso na prática nunca vejo ninguém ceder passagem em situações como esta quando não mudam de via:

                se fosse como dizes ou interpretas, nem havia necessidade de gastar recursos em sinalizar tanto verticalmente como horizontalmente.
                agora pensa porque motivo está lá a sinalização

                Comentário


                  #38
                  E aqui? Como se faz?



                  https://www.google.com/maps/@41.4135...1!1e3?hl=pt-PT

                  Comentário


                    #39
                    almoça-se ou janta-se muito bem

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                      as setas dão indicação para mudar de via, remete para a legislação e regras da mudança de via onde existe pluralidade no mesmo sentido.

                      Comentário


                        #41
                        O problema é que a indicação a traço interrompido não bate certo com as setas...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                          B1 — cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima;
                          Ainda bem que sublinhaste.

                          A minha contribuição para este peditório acaba aqui.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                            se fosse como dizes ou interpretas, nem havia necessidade de gastar recursos em sinalizar tanto verticalmente como horizontalmente.
                            agora pensa porque motivo está lá a sinalização
                            Então pela tua lógica, na ausência dos sinais de cedência de passagem, como é que os condutores deveria proceder?

                            Porquê dois sinais de cedência de passagem, um horizontal e outro vertical, se um bastaria?






                            E isto, porquê gastar recursos nesta placa?

                            Segundo a tua teoria não haveria sinalização redundante.
                            Editado pela última vez por rrrfff; 06 March 2019, 17:08.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                              Ainda bem que sublinhaste.

                              A minha contribuição para este peditório acaba aqui.
                              Não percebeste a questão deste tópico.

                              Não há dúvidas que quem quiser entrar na via da esquerda tem de ceder passagem a quem transitar nessa via.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                Não percebeste a questão deste tópico.

                                Não há dúvidas que quem quiser entrar na via da esquerda tem de ceder passagem a quem transitar nessa via.
                                Lá está.
                                Eu criei o tópico para entender como devo proceder caso queira seguir pela via da direita (via na qual eu já estou).
                                Como posso adivinhar se um carro que vem na via da esquerda quer virar para a minha faixa? E se ele simplesmente se mandar para cima de mim? Quem tem a culpa?
                                Não me parece que seja uma situação muito claro, tal como a discordância neste tópico o demonstra...

                                Comentário


                                  #46
                                  Se ele quiser sair terá de indicar mudança de direcção e terás de dar prioridade.

                                  A lógica é a mesma da circulação em qualquer lugar: quem quiser sair, deverá ter prioridade. Até nos elevadores acontece isso.

                                  Porque se quem quer sair não tiver prioridade, irá ter de parar nas vias onde se circula a velocidade superior sendo muito mais perigoso e acumulando trânsito. Tal como na situação do elevador, o objectivo é a fluidez, e quem quiser sair de onde está, no caso de estrada principal, rotunda, etc, deve ter prioridade.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                    Lá está.
                                    Eu criei o tópico para entender como devo proceder caso queira seguir pela via da direita (via na qual eu já estou).
                                    Como posso adivinhar se um carro que vem na via da esquerda quer virar para a minha faixa? E se ele simplesmente se mandar para cima de mim? Quem tem a culpa?
                                    Não me parece que seja uma situação muito claro, tal como a discordância neste tópico o demonstra...
                                    Quem vem no sentido Fafe Guimarães e sai na saída que dá acesso a essa rotunda mas quiser ir para o shopping também não tem de mudar de faixa mas tem de ceder prioridade a quem vem na variante em direção a essa rotunda

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                      Então pela tua lógica, na ausência dos sinais de cedência de passagem, como é que os condutores deveria proceder?

                                      Porquê dois sinais de cedência de passagem, um horizontal e outro vertical, se um bastaria?






                                      E isto, porquê gastar recursos nesta placa?

                                      Segundo a tua teoria não haveria sinalização redundante.
                                      segundo o código da estrada ao haver pluralidade quem muda de via deve dar prioridade a quem já nela circula, logo segundo a tua logica seja para esquerda ou direita não é preciso sinais de cedência de prioridade

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                        Não percebeste a questão deste tópico.

                                        Não há dúvidas que quem quiser entrar na via da esquerda tem de ceder passagem a quem transitar nessa via.
                                        para isso nem era preciso estar lá sinal algum de perda de prioridade reforçado pela marca no pavimento

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                          Lá está.
                                          Eu criei o tópico para entender como devo proceder caso queira seguir pela via da direita (via na qual eu já estou).
                                          Como posso adivinhar se um carro que vem na via da esquerda quer virar para a minha faixa? E se ele simplesmente se mandar para cima de mim? Quem tem a culpa?
                                          Não me parece que seja uma situação muito claro, tal como a discordância neste tópico o demonstra...
                                          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                          Quem vem no sentido Fafe Guimarães e sai na saída que dá acesso a essa rotunda mas quiser ir para o shopping também não tem de mudar de faixa mas tem de ceder prioridade a quem vem na variante em direção a essa rotunda
                                          Para completar o que disse aqui ficam as imagens

                                          Se quiseres voltar a entrar na variante mas no sentido Guimarães Fafe ou então ir para o shopping não precisas de mudar de faixa mas tens sempre de ceder a prioridade

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                            segundo o código da estrada ao haver pluralidade quem muda de via deve dar prioridade a quem já nela circula, logo segundo a tua logica seja para esquerda ou direita não é preciso sinais de cedência de prioridade
                                            Não, essa é precisamente a tua lógica. Segundo a tua lógica não há sinais redundantes:

                                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                            se fosse como dizes ou interpretas, nem havia necessidade de gastar recursos em sinalizar tanto verticalmente como horizontalmente.
                                            agora pensa porque motivo está lá a sinalização
                                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                            para isso nem era preciso estar lá sinal algum de perda de prioridade reforçado pela marca no pavimento
                                            Contradizes-te todo.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Nobel Ver Post
                                              Lá está.
                                              Eu criei o tópico para entender como devo proceder caso queira seguir pela via da direita (via na qual eu já estou).
                                              Como posso adivinhar se um carro que vem na via da esquerda quer virar para a minha faixa? E se ele simplesmente se mandar para cima de mim? Quem tem a culpa?
                                              Não me parece que seja uma situação muito claro, tal como a discordância neste tópico o demonstra...
                                              Tens que ceder a passagem.
                                              Nem há discussão.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                                Se quiseres voltar a entrar na variante mas no sentido Guimarães Fafe ou então ir para o shopping não precisas de mudar de faixa mas tens sempre de ceder a prioridade
                                                Isso qualquer pessoa pode afirmar. Tal como pode afirmar o contrário.

                                                Acho que o autor do tópico procurava respostas fundamentadas pelo código da estrada.


                                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                Tens que ceder a passagem.
                                                Nem há discussão.
                                                Não tens de ceder passagem.
                                                Nem há discussão.

                                                Vês. Qualquer pessoa pode afirmar o que bem lhe apetecer. Mas isso não contribui em nada para o esclarecimento da questão.
                                                Editado pela última vez por rrrfff; 06 March 2019, 19:26.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                  Isso qualquer pessoa pode afirmar. Tal como pode afirmar o contrário.

                                                  Acho que o autor do código procurava respostas fundamentadas pelo código da estrada.
                                                  Ninguém melhor para o fazer do que alguém que trabalha para uma seguradora e que por acaso já se pronunciou neste tópico

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    E em que sentido é que esse alguém se pronunciou?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                      Isso qualquer pessoa pode afirmar. Tal como pode afirmar o contrário.

                                                      Acho que o autor do tópico procurava respostas fundamentadas pelo código da estrada.




                                                      Não tens de ceder passagem.
                                                      Nem há discussão.

                                                      Vês. Qualquer pessoa pode afirmar o que bem lhe apetecer. Mas isso não contribui em nada para o esclarecimento da questão.
                                                      Ao pé da minha casa também há pessoas que pensam que continuar na mesma rua lhes dá prioridade.
                                                      Esquecem se é que existe uma rua à direita sem sinalização de cedência de passagem.
                                                      Pela tua lógica não faz sentido ceder a passagem, uma vez que vão continuar na mesma via.
                                                      A sinalização é clara, tanto a vertical, como a horizontal (que mostra o local a partir do qual tens que ceder passagem a todos os veículos que estejam a jusante do sinal).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                                        Ninguém melhor para o fazer do que alguém que trabalha para uma seguradora e que por acaso já se pronunciou neste tópico
                                                        Portanto é alguém que deverá saber fundamentar a sua resposta com base no código da estrada.

                                                        Se não o fizer, não espere maior credibilidade do que qualquer outro anónimo a dar a sua opinião.

                                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                        Ao pé da minha casa também há pessoas que pensam que continuar na mesma rua lhes dá prioridade.
                                                        Esquecem se é que existe uma rua à direita sem sinalização de cedência de passagem.
                                                        Pela tua lógica não faz sentido ceder a passagem, uma vez que vão continuar na mesma via.
                                                        A sinalização é clara, tanto a vertical, como a horizontal (que mostra o local a partir do qual tens que ceder passagem a todos os veículos que estejam a jusante do sinal).
                                                        Nesse caso existe uma interseção.

                                                        Se a sinalização as vias fosse assim também não haveria dúvidas de que os da direita têm de ceder sempre passagem:

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                          Portanto é alguém que deverá saber fundamentar a sua resposta com base no código da estrada.

                                                          Se não o fizer, não espere maior credibilidade do que qualquer outro anónimo a dar a sua opinião.



                                                          Nesse caso existe uma interseção.

                                                          Se a sinalização as vias fosse assim também não haveria dúvidas de que os da direita têm de ceder sempre passagem:

                                                          Eu não tenho dúvidas neste caso e em casos semelhantes.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                            Não, essa é precisamente a tua lógica. Segundo a tua lógica não há sinais redundantes:





                                                            Contradizes-te todo.
                                                            não, me contradigo, estou apenas a demonstrar a tua logica
                                                            se pela a tua logica o sinal da origem do tópico está lá somente para ceder passagem para quem quer ir para a via da esquerda, então porque raio é preciso sinal?? toda a gente sabe que havendo pluralidade ao mudar de via tem de ceder passagem a quem nela já circula

                                                            pelos visto tudo o que são estradas deste género têm sinalização redundante que na tua visão não serve de nada.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O que julgo fazer sentido é que se quem vem da direita quer passar para a via da esquerda tem de ceder prioridade apesar de se apresentar pela direita, sendo esse o motivo da colocação da sinalização. Por seu lado quem circule na via da esquerda e queira mudar para a da direita terá de ceder prioridade.

                                                              Se assim não fosse nos nós em que a via da direita serve simultaneamente para aceleração e desaceleração seria extremamente complicado servir o propósito da aceleração uma vez que se teria de dar prioridade a quem quer sair e que iria abrandar à frente de quem precisa de acelerar.

                                                              Por outro lado "Artigo 22.o
                                                              Colocação e características
                                                              1 — Os sinais B1 e B2 devem ser colocados na proximidade imediata da intersecção, tanto quanto possível, na posição correspondente ao local onde os condutores devem parar e aguardar a passagem dos veículos na via com prioridade.
                                                              2 — O sinal B1 pode ainda ser colocado a uma distância máxima da intersecção de 50 m fora das localidades e de 25 m dentro das localidades ou, quando acompanhado de um painel adicional, pode ser repetido a maior distância da intersecção a que respeita, funcionando como pré-aviso.", então o sinal B1 só teria validade no ponto em que se encontra ou num ponto que não se encontra definido e que estaria no máximo a 50 m ou 25 m após o sinal B1, fora e dentro das localidades respetivamente, sendo que fora desses pontos teria prioridade quem vem da direita.
                                                              Editado pela última vez por Rebel; 06 March 2019, 21:22.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X