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    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

    Acho que estás a misturar os temas todos.

    A manutenção sempre foi a Mama das marcas. Isso não há dúvida.
    O mini era JCW sim, mas o problemas das pastilhas afecta todos. Havia no grupo da Mini malta a mudar de pastilhas com menos de 10.000km... Uma vergonha.

    Em relação a updates via OTA, sendo o powertrain uma coisa electronica como é óbvio é muito mais simples de resolver remotamente do que um motor térmico.

    Claro que vão continuar sempre a haver problemas que requerem acesso físico e peças.

    Em relação a service centres, estou de acordo, ter 2 é absurdo.

    E sim os carros chegam novos com diversos problemas que demoram meses a ser resolvidos.

    No Alpine é um verdadeiro roubo

    No MX5 é um verdadeiro low cost

    Comentário


      Malta casada a falar da manutenção das máquinas, não percebo... já deviam estar vacinados :P

      Comentário


        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

        Acho que estás a misturar os temas todos.

        A manutenção sempre foi a Mama das marcas. Isso não há dúvida.
        O mini era JCW sim, mas o problemas das pastilhas afecta todos. Havia no grupo da Mini malta a mudar de pastilhas com menos de 10.000km... Uma vergonha.

        Em relação a updates via OTA, sendo o powertrain uma coisa electronica como é óbvio é muito mais simples de resolver remotamente do que um motor térmico.

        Claro que vão continuar sempre a haver problemas que requerem acesso físico e peças.

        Em relação a service centres, estou de acordo, ter 2 é absurdo.

        E sim os carros chegam novos com diversos problemas que demoram meses a ser resolvidos.
        Os temas não estão misturados.

        Todos dizem respeito à falta de eficiência e eficácia da rede no que diz respeito à manutenção e reparação.

        Se querem ser um construtor de volume, têm que ter a estrutura para tal (e os custos associados).

        E não concordo nada com a apreciação que são dores de crescimento que todos têm.

        tens várias marcas com crescimentos de vendas enormes nos últimos anos (coreanos à cabeça) e não viste nem perto o que se passa ali

        na Tesla é uma questão de filosofia de empresa: não é suposto precisarem de assistência.

        Mas a realidade mostra que é preciso, mesmo que menos face a um ICE, e que a rede não pode continuar a funcionar com a mesma filosofia para este número de vendas.

        Há o problema adicional próprio do ciclo de produção rápido resultar numa taxa de defeitos de fabrico…maior. E isso também coloca uma pressao extra na rede.

        e aí o controlo de qualidade vai ter que mudar, também não há milagres na matéria.
        Editado pela última vez por Andre; 05 April 2023, 13:07.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Andre Ver Post


          Há o problema adicional próprio do ciclo de produção rápido resultar numa taxa de defeitos de fabrico
          Podes demonstrar dados que corroborem isto que estás a dizer?

          É que o Model 3 aparece no topo ou acima da média nos diversos estudos de satisfação do consumidor dentro dos VEs.

          Comentário


            Se há coisa que funciona bem é a assistencia da Tesla.

            Agora qualquer infoexcluido que se preze, ou príncipe das Astúrias nunca devia comprar um Tesla com pena de fritar a bolacha!!!

            A Assistencia da Tesla muito possivelmente é a assistencia que todas as marcas vão copiar.

            Tens um problema? Não é preciso falar com ninguém!!!

            É aqui que as pessoas que não conseguem fazer nada sem chorar a sua triste existência a toda a gente entram em parafuso.

            É só abrir a app, escolher o grupo do tipo de avaria, escrever um texto com o problema, colocar foto ou vídeo e escolhas uma das datas sugeridas.

            Acho que perguntam se querem ranger ou ir ao service center, do mais simples que há.

            A partir daí começam a enviar msgs a avisar da Assistencia.

            Onde é que a porca torce o rabo?

            Quando o carro “morre”, aí ninguém quer nada disto, querem falar com alguém e já!!!

            Aí sim tem que esperar que atendam lá no “Zimbabué”, para dizerem o que toda a gente devia saber, é preciso chamar o reboque!!!!

            Quanto as problemas, não há um conhecimento colectivo sobre ev, por isso para muita gente tudo é um problema quando muitas vezes é só falta de conhecimento.

            Mas tudo tem solução e para muita gente a melhor solução é não comprem um Tesla, e desamparem a loja.

            Daqui a 20 anos quando já tiver passado o medo, a incerteza e a dúvida, aí sim já podem equacionar.

            Até porque a Tesla não vai ser capaz de produzir todos os carros do mundo, há muito espaço para outras marcas para lá da Tesla.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Andre Ver Post

              Os temas não estão misturados.

              Todos dizem respeito à falta de eficiência e eficácia da rede no que diz respeito à manutenção e reparação.

              Se querem ser um construtor de volume, têm que ter a estrutura para tal (e os custos associados).

              E não concordo nada com a apreciação que são dores de crescimento que todos têm.


              tens várias marcas com crescimentos de vendas enormes nos últimos anos (coreanos à cabeça) e não viste nem perto o que se passa ali

              na Tesla é uma questão de filosofia de empresa: não é suposto precisarem de assistência.

              Mas a realidade mostra que é preciso, mesmo que menos face a um ICE, e que a rede não pode continuar a funcionar com a mesma filosofia para este número de vendas.

              Há o problema adicional próprio do ciclo de produção rápido resultar numa taxa de defeitos de fabrico…maior. E isso também coloca uma pressao extra na rede.

              e aí o controlo de qualidade vai ter que mudar, também não há milagres na matéria.
              Tens marcas que não estão a crescer, estão bem estabelecidas no mercado, e com rede de assistência bem grande, e que no final têm problemas idênticos aos da Tesla.

              Comentário


                Apenas 4% de crescimento de vendas relativamente ao último trimestre de 2022, estranho considerando as drásticas descidas de preço.

                Apesar de várias fábricas a trabalhar muito abaixo do seu limite de produção, no 1º trimestre a tesla diz que voltou a produzir mais viaturas que as que vendeu, pela lógica avizinham-se mais descidas de preço.

                Comentário


                  A questão dos pontos de assistência Tesla (nesta caso o escasso número) é uma opção da Tesla.

                  A filosofia é de que para a maioria das situações um ranger serve (um ranger é uma “oficina móvel”).

                  Para a Tesla é muito fácil aumentar o número de rangers, muito mais fácil do que instalar oficinas à imagens das outras marcas.

                  Não o vão fazer, neste momento a Tesla tem uma “oficina” em todo o lado, desde que não seja preciso meter o carro no elevador, eles vão onde o carro estiver.

                  Para chapa são parcerias, logo os carros só vão a belas ou ao Porto (e futuramente Leiria) se o carro tiver uma avaria mais “profunda”.

                  A maioria das deslocações às oficinas são para revisões, essas (as poucas que a Tesla tem) ou só porque o dono quer, são feitas em todo o lado.

                  Em resumo, para a revisão a Tesla tem uma oficina em todo o lado.

                  Não há nenhuma marca que venda eléctricos que não vá ter um sistema destes.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                    Apenas 4% de crescimento de vendas relativamente ao último trimestre de 2022, estranho considerando as drásticas descidas de preço.

                    Apesar de várias fábricas a trabalhar muito abaixo do seu limite de produção, no 1º trimestre a tesla diz que voltou a produzir mais viaturas que as que vendeu, pela lógica avizinham-se mais descidas de preço.
                    Acho que não se pode comparar o último trimestre do ano com o primeiro...o último tem sempre mais encomendas especialmente de empresas... Acho eu mas posso estar errado.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                      Apenas 4% de crescimento de vendas relativamente ao último trimestre de 2022, estranho considerando as drásticas descidas de preço.

                      Apesar de várias fábricas a trabalhar muito abaixo do seu limite de produção, no 1º trimestre a tesla diz que voltou a produzir mais viaturas que as que vendeu, pela lógica avizinham-se mais descidas de preço.
                      Por norma o primeiro trimestre é o mais fraco, no passado chegava a acontecer o primeiro trimestre do ano produzir menos que o ultimo, qual fabrica está muito abaixo do limitde de produção? A de Berlin e do Texas ainda estão a escalar a produção e atingiram agora as 5.000 e 4.000 unidades/semana respetivamente, o que está a acontecer é que cada vez a Tesla tem mais carros a entregar no final do trimestre e existe limitações na capacidade logística de distribuição.

                      O modelo que teve maior discrepância entre produção entregas(em termos percentuais) foi o Model S/X, com 10.000 entregas contra 19.000 produzidos, mas ainda existem encomendas na Europa de 2021 por entregar.

                      O se olharmos para Portugal, a baixa de preço teve um impacto muito grande nas vendas, em 2022 a Tesla vendeu 2.616 carros e só no primeiro trimestre deste ano vendeu 2.096, as noticias apontam para que a Tesla possa baixar mais os carros este ano, mas no Model 3 e Y não deve ser descida muito significativa, para o Model S e X, ao limparem o backlog de encomendas é expectável uma baixa significativa como fizeram nos EUA em que este ano já baixaram 21.000dls o LR e 29.000 dls o Plaid., estando agora o LR 10.000dls mais caro que no lançamento do refresh (em janeiro de 2021) e o Plaid 10.000dls mais barato.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                        Tens marcas que não estão a crescer, estão bem estabelecidas no mercado, e com rede de assistência bem grande, e que no final têm problemas idênticos aos da Tesla.
                        whataboutism...

                        Comentário


                          Que decalage... 15 anos á frente da "concorrência". Em Portugal é que é o fim de Mundo habitual, entretanto a Tesla manda retirar os carregadores de Matosinhos. Á 2 anos instalados...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                            Que decalage... 15 anos á frente da "concorrência". Em Portugal é que é o fim de Mundo habitual, entretanto a Tesla manda retirar os carregadores de Matosinhos. Á 2 anos instalados...
                            E achas estranho? Nem sequer vejo qual é essa concorrência, não sei se reparaste mas a concorrência que falas existe noutras frentes que não só eletricos e nem se dedica aos carregadores, não é sequer comparavel nessas coisas, na minha opinião claro, pelo menos não conheço nenhuma marca de carros que se dedique apenas a EVs e tenha carregadores proprios, que possa fazer concorrência.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              Que decalage... 15 anos á frente da "concorrência". Em Portugal é que é o fim de Mundo habitual, entretanto a Tesla manda retirar os carregadores de Matosinhos. Á 2 anos instalados...
                              Que se passou com esses carregadores, já os vejo lá há bastante tempo... Também há uns meio abandonados no Fórum Castelo Branco, deve ter o mesmo problema..

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                Que decalage... 15 anos á frente da "concorrência". Em Portugal é que é o fim de Mundo habitual, entretanto a Tesla manda retirar os carregadores de Matosinhos. Á 2 anos instalados...
                                Mandou retirar? Só vi isso no dia 1 de abril(como deves imaginar não era real)...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                  Que se passou com esses carregadores, já os vejo lá há bastante tempo... Também há uns meio abandonados no Fórum Castelo Branco, deve ter o mesmo problema..
                                  Tem um problema chamado Portugal, que odeia atividade empresarial. Aqui tudo tem de funcionar através da inépcia do estado.

                                  Comentário


                                    O que se passa com os carregadores é que a Tesla não vai ceder e abdicar de lucros e controlo da sua rede para cumprir as regras do sistema complexo e de taxinhas que o PS montou em Portugal para os carregamentos eléctricos.

                                    E só faz bem.

                                    um dia esta treta há-de mudar, se todos cederem é pior.

                                    Comentário


                                      A rede SuperCharger só vai crescer em Portugal se a Tesla mudar um pouco a forma que os instala, terá de procurar localizações em que possam ficar atrás de uma cancela em lugar "privado", um pouco como acontece com as redes de carregamentos dos TVDE.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                        A rede SuperCharger só vai crescer em Portugal se a Tesla mudar um pouco a forma que os instala, terá de procurar localizações em que possam ficar atrás de uma cancela em lugar "privado", um pouco como acontece com as redes de carregamentos dos TVDE.
                                        Achas? Isso não vai contra a abertura dos SuC a todos os EVs?

                                        Comentário


                                          Um dia esta perseguição contra a Tesla vai ser estudada por psicológos e até por psiquiatras.

                                          O que é que leva as pessoas a mentirem e a odiarem uma marca de automóveis sem uma razão minimamente lógica?

                                          Mais um puro de exemplo de fake news com o nome Tesla para ganhar cliques:

                                          https://pplware.sapo.pt/motores/pole...r-na-alemanha/

                                          Comentário


                                            Penso que não, deixam de estar em sitos de acesso publico para locais de acesso privado, entra no sistema das redes de carregamento dedicadas aos TVDE, que continuam a crescer, de acordo com os dados de um user doutro forum, existem 749 postos privados ou de acesso apenas para cliente em Portugal, por isso não seria assim tão descabido a Tesla tentar ir por este caminho, bastava por um portão com código (como já existe em algumas localizações) em que só os Tesla teriam acesso ou codigo para poderem entrar.

                                            Vamos ver se com a construção/abertura do Service Center em Leiria a Tesla não monta lá um supercharger dentro desta ideia.

                                            Uma curiosidade é que o Continente tem aberto alguns postos de carregamento, e continua a estar fora da rede Mobi-e, no entanto a Tesla não deixam abrir.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post
                                              Um dia esta perseguição contra a Tesla vai ser estudada por psicológos e até por psiquiatras.

                                              O que é que leva as pessoas a mentirem e a odiarem uma marca de automóveis sem uma razão minimamente lógica?

                                              Mais um puro de exemplo de fake news com o nome Tesla para ganhar cliques:

                                              https://pplware.sapo.pt/motores/pole...r-na-alemanha/
                                              Esse artigo que citas tem links a comprovarem o que dizem, e tu tens alguma coisa? Ou é só porque sim?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                Penso que não, deixam de estar em sitos de acesso publico para locais de acesso privado, entra no sistema das redes de carregamento dedicadas aos TVDE, que continuam a crescer, de acordo com os dados de um user doutro forum, existem 749 postos privados ou de acesso apenas para cliente em Portugal, por isso não seria assim tão descabido a Tesla tentar ir por este caminho, bastava por um portão com código (como já existe em algumas localizações) em que só os Tesla teriam acesso ou codigo para poderem entrar.

                                                Vamos ver se com a construção/abertura do Service Center em Leiria a Tesla não monta lá um supercharger dentro desta ideia.

                                                Uma curiosidade é que o Continente tem aberto alguns postos de carregamento, e continua a estar fora da rede Mobi-e, no entanto a Tesla não deixam abrir.
                                                Porque o continente não vende electricidade, é a forma que arranjaram para contornar a obrigatoriedade de ser CEME para se vender energia.

                                                Comentário


                                                  Afcivic basta ver as pessoas que assim que aparece uma noticia negativa da Tesla espalham a mesma por todo o lado, quando aparecem noticia idênticas de outras marcas não ligam, assim como existem estes haters, também existem fanáticos (que existem tambem em outras marcas), que se a Tesla amanha apresentar pneus quadrados vão logo defender a Tesla e que será o futuro dos pneus...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                    Porque o continente não vende electricidade, é a forma que arranjaram para contornar a obrigatoriedade de ser CEME para se vender energia.
                                                    O Continente tambem teve a expansão da rede parada algum tempo, alem de que o que a Continente faz de cobrar por meia dúzia de lugares, quanto tem parque enorme gratuito, é uma jogada arriscada, a Tesla não poderia tentar ir pelo mesmo caminho ou teria o entrave de não ser dona do local?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                      Afcivic basta ver as pessoas que assim que aparece uma noticia negativa da Tesla espalham a mesma por todo o lado, quando aparecem noticia idênticas de outras marcas não ligam, assim como existem estes haters, também existem fanáticos (que existem tambem em outras marcas), que se a Tesla amanha apresentar pneus quadrados vão logo defender a Tesla e que será o futuro dos pneus...
                                                      Eu diria que há para aí dez vezes mais haters do que fanáticos. Pelo menos neste fórum nunca vi ninguém a defender coisas como aquele volante quadrado ou agora a questão dos sensores ou a negar que a Tesla teve mais problemas no S e no X do que o expectável.

                                                      Já haters, em cada página aparecem vários até neste tópico, esse user é um exemplo. Já nem vale a pena perder tempo a responder.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                                                        O Continente tambem teve a expansão da rede parada algum tempo, alem de que o que a Continente faz de cobrar por meia dúzia de lugares, quanto tem parque enorme gratuito, é uma jogada arriscada, a Tesla não poderia tentar ir pelo mesmo caminho ou teria o entrave de não ser dona do local?
                                                        É tudo muito estranho porque abrem os postos lá fora mas aqui continuam fechados e a informação que temos são apenas rumores porque todos os envolvidos recusam falar ou dar detalhes do que realmente se passa.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          O que se passa com os carregadores é que a Tesla não vai ceder e abdicar de lucros e controlo da sua rede para cumprir as regras do sistema complexo e de taxinhas que o PS montou em Portugal para os carregamentos eléctricos.

                                                          E só faz bem.

                                                          um dia esta treta há-de mudar, se todos cederem é pior.
                                                          Conta lá quais são essas perdas de lucros, controlo da rede e as taxinhas? Consegues-me elucidar?
                                                          É que outros players como a ChargePoint, Shell Recharge e a Charge My EV da Bosh conseguiram e pessoal estrangeiro que as tenha pode usar toda a nossa rede com elas.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                                                            O Continente tambem teve a expansão da rede parada algum tempo, alem de que o que a Continente faz de cobrar por meia dúzia de lugares, quanto tem parque enorme gratuito, é uma jogada arriscada, a Tesla não poderia tentar ir pelo mesmo caminho ou teria o entrave de não ser dona do local?
                                                            Supostamente eles iam ter um modelo "misto" ou seja operar como agora mas ao mesmo tempo quem tiver cartões de CEME poder usar a rede deles, deve ter sido a forma de desbloquear a situação.
                                                            Quanto à Tesla para mim era fazer como nalguns sítios onde estão em propriedades privadas com acesso por cancela(hotéis, etc) que quem tenha acesso ao carro pode ver o PIN de acesso, etc e pronto já não era necessário ligação à MOBi.E, o problema foi começarem a instalar em PT nos parques dos shoppings, restaurantes, etc

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                              Esse artigo que citas tem links a comprovarem o que dizem, e tu tens alguma coisa? Ou é só porque sim?
                                                              Polestar ultrapassa Tesla na Alemanha.
                                                              Em vendas?? Não… num top de popularidade da LeasePlan.
                                                              Clickbait do bom

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