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O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

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    Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
    Nem de propósito, faleceu há 2 dias. Não sabia desse livro, mas vi um artigo em que ele diz muito "a meu ver". Daí até à opinião dele se sobrepor à lei portuguesa, vai um passo grande. Os tribunais que decidam, mas "a meu ver", está em vigor.
    Não está em vigor.

    O protocolo teria de ter sido ratificado por todos. Não foi. Não é válido.
    Se não é válido, não há acordo.
    Se não há acordo, não pode estar em vigor.

    Além de que, o próprio protocolo está incompleto (falta o vocabulário).

    Comentário


      Originalmente Colocado por M207 Ver Post
      Aqui compraram os posts á efacec....dos mais baratos..arcaico, comunicação deficiente, sem possibilidade de upgrades a não ser trocar todo o posto..
      Depois o governo fez um contrato/concurso de 500.000 mil euros para manutenção dos postos ( fiscalização inexistente) aonde se passam meses e meses sem manutenção.

      Indice de satisfaçao 1.4
      https://portaldaqueixa.com/marcas/mobie

      deixa de dizer disparates ! os carregadores da Efacec são tão bons como quaisquer outros , e olha que isto é dito por um gajo, que sou eu , que é funcionario de uma multinacional que é concorrencia da Efacec em todos os produtos que a Efacec produz, incluido carregadores , os carregadores que o estado comprou à efacec estiveram em armazem já depois de pagos , uma boa parte do governo do passos, porque esse fantastico governo , não procedeu ao levantamento dos equipamentos , porque não fez o concurso publico para a instalação dos equipamentos , o tempo de boa parte desse contrato de manutenção foi passado nos armazens da Efacec, a efacec não ter cobrado o tempo de armazenamento já foi uma sorte! se fosse numa empresa que eu conheço bem , passados 30 dias estavam a pagar o espaço do armazem!


      A Efacec tem carregadores instalados por toda a europa , e não tem probemas com ninguem , só cá é que não prestam....quando não percebem nada do assunto , não digam coisas que não têm qualquer fundamento , só por dizer!
      Editado pela última vez por fgarcia337; 30 October 2019, 17:41.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
        Não está em vigor.
        Está em vigor. https://www.incm.pt/actos/acordo_ortografico.html

        Comentário


          Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
          O H2 tem a vantagem do peso em relação às baterias. Por muitos avanços que surjam, nem daqui a centenas de anos se vão produzir baterias com uma densidade energética comparável à dos combustíveis líquidos. Portanto fazer descolar aviões comerciais eléctricos a baterias está fora do alcance.
          É aí que o H2 poderá eventualmente trazer soluções.
          Ok, a fuell cell e a bateria não têm peso?
          Os aviões são outro quinhentos, hidrogénio e coisas a voar não têm grande historial... Nuvens, relâmpagos, coisas complicadas.
          Editado pela última vez por Afcivic; 30 October 2019, 17:53.

          Comentário


            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
            O H2 tem a vantagem do peso em relação às baterias. Por muitos avanços que surjam, nem daqui a centenas de anos se vão produzir baterias com uma densidade energética comparável à dos combustíveis líquidos. Portanto fazer descolar aviões comerciais eléctricos a baterias está fora do alcance.
            É aí que o H2 poderá eventualmente trazer soluções.
            Em caso de acidente não sei até que ponto o hidrogénio não será demasiado perigoso...

            Comentário


              Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
              Não está em vigor.

              O AO pressupõe que todos ratifiquem.
              O segundo protocolo pretende que possa entrar em vigor com parte (3).
              Consequentemente, não está em vigor: não houve acordo.
              Se não há acordo, não está em vigor.

              Fizeram um golpe palaciano para tentar manter a face (porque não conseguiram ratificar pela totalidade).

              Não pode estar em vigor uma coisa que não existe (acordo).

              Comentário


                Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                O H2 tem a vantagem do peso em relação às baterias. Por muitos avanços que surjam, nem daqui a centenas de anos se vão produzir baterias com uma densidade energética comparável à dos combustíveis líquidos. Portanto fazer descolar aviões comerciais eléctricos a baterias está fora do alcance.
                É aí que o H2 poderá eventualmente trazer soluções.
                Usar hidrogénio para aeronaves?

                Que excelente ideia!

                Não googles por Hindenburg não....

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                  Em caso de acidente não sei até que ponto o hidrogénio não será demasiado perigoso...
                  Acidente é o próprio hidrogénio a causar (como se tem visto).

                  Acho que a Toyota está à espera de conseguir alterar as leis da Física.
                  Provavelmente vão contratar o Sócrates, que é um génio a contornar as leis.
                  Afinal até conseguiu convencer as pessoas a votarem novamente nele, mesmo depois de ter "contornado" tantas leis.

                  Nem que se fdm todos vão conseguir que o hidrogénio seja uma alternativa viável.

                  Se com meia-dúzia de carros a circular já têm problemas, imagine-se com milhões.

                  Comentário


                    Cheira-me q o Hidrogénio é um sonho húmido das petrolíferas q estão a ver o futuro negro no horizonte: deixavam de vender petróleo e passavam a vender hidrogénio.

                    Cada vez tenho mais certeza q o futuro está nos eléctricos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                      Usar hidrogénio para aeronaves?

                      Que excelente ideia!

                      Não googles por Hindenburg não....
                      DAESH faz like

                      Comentário


                        Este tópico está lindo...

                        Bombas, explosões, hidrogénio, e Daesh...
                        As campainhas devem estar todas a tocar lá na CIA, FBI, NSA, etc.

                        Comentário


                          Daimler aposta no hidrogénio

                          Camião a fuel cell. Daimler aposta no hidrogénio

                          Com base na experiência com o eCanter, produzido em Portugal, a Daimler junta-se às marcas que defendem EV não apenas a bateria. Eis o Vision F-Cell, que recorre a célula de combustível a hidrogénio.







                          Como um dos maiores fabricantes mundiais de camiões, autocarros e veículos comerciais, a Daimler está preocupada em criar igualmente para os veículos pesados soluções neutras em carbono, se considerarmos o ciclo “tank to wheel”. Uma das suas mais recentes propostas neste sentido é o Fuso Vision F-Cell, camião que é eléctrico, mas que vê a electricidade de que necessita para se deslocar ser produzida a bordo, através de uma célula de combustível a hidrogénio (fuel cell).
                          Este Vision F-Cell parte da experiência alcançada com o Fuso eCanter, camião eléctrico fabricado em Portugal, nas instalações da Mitsubishi Fuso Truck Europe do Tramagal. Já há mais de 140 unidades nas mãos de clientes, para que a Daimler (dona dos camiões Mitsubishi/Fuso) tenha dados concretos sobre a utilização dos seus veículos pesados comerciais. A diferença é que, até agora, os eCanter eram eléctricos alimentados por bateria, mas o protótipo revelado pela Daimler no Salão de Tóquio é o primeiro que recorre a fuel cell.

                          A vantagem desta solução é a maior rapidez de abastecimento, uma vez que os tanques a 350 ou a 700 bar levam 10 a 15 minutos a atestar, para depois percorrer maiores distâncias, um pouco à semelhança do que acontece com os motores a gasóleo. Há outros dois factores que tornam as células de combustível mais interessantes do que as baterias – pelo menos, enquanto estas estiverem no actual estádio de evolução –, sendo que o primeiro tem a ver com o menor peso do conjunto fuel cell/depósitos de hidrogénio, contra o peso das baterias necessárias para o mesmo tipo de autonomia. O segundo factor prende-se com o custo, com as fuel cells a serem igualmente mais baratas, se produzidas em série tal como as baterias.

                          À semelhança do que acontece há muito com a Toyota (bem como a Hyundai e a Honda) e, mais recentemente, com a Renault, que apresentou os seus primeiros comerciais ligeiros a hidrogénio, também a Daimler está apostada nos veículos eléctricos, mas não exclusivamente a bateria, pelo menos de momento e para determinados sectores. Mas apesar de a Alemanha ser dos países que possui a maior rede de postos de abastecimento de hidrogénio, este tipo de solução vai confrontar-se com a ausência de uma rede eficaz de abastecimento, o que é mais evidente em países como o nosso, onde não existe um único aberto ao público.






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                            Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver Post
                            Cheira-me q o Hidrogénio é um sonho húmido das petrolíferas q estão a ver o futuro negro no horizonte: deixavam de vender petróleo e passavam a vender hidrogénio.

                            Cada vez tenho mais certeza q o futuro está nos eléctricos.
                            É um bocado por aí, e claro, muitos anti-EV acham que o hidrogénio é o melhor do mundo, não sabem fundamentar se quer porque mas é...

                            A realidade é algo que não trás praticamente benefícios em ligeiros de passageiros. Seguindo os últimos preços do kg se hidrogénio na Noruega, 45€ por cada 5kg (no mirai da 500km) é diria equivalente a um carro a gastar 10L. É um absurdo de preço que tinha de descer bastante para compensar face a um EV e meia dúzia de € para fazer os mesmos 500km.

                            São estas coisas que para mim fazem o hidrogénio ser algo que não é viável. Juntando a menor eficiência, autonomia relativamente idêntica a um EV, perigosidade de abastecimento e armazenamento, manutenção dos Fuel Cell, o impacto dos materiais usados para fazer as células de combustível que usa igualmente materiais raros, para além das baterias...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                              Usar hidrogénio para aeronaves?

                              Que excelente ideia!

                              Não googles por Hindenburg não....

                              Ia googlar isso, mas acidentalmente ... https://www.google.com/search?q=lithium+fires

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                Ia googlar isso, mas acidentalmente ... https://www.google.com/search?q=lithium+fires

                                É como comparar uma bomba de hidrogénio com uma granada de mão.

                                As baterias pegam fogo ao carro... o hidrogénio faz com que deixes de ter carro ainda antes de começar o fogo.

                                Aliás, continuas a ter que ter baterias num carro a hidrogénio.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  É como comparar uma bomba de hidrogénio com uma granada de mão.

                                  As baterias pegam fogo ao carro... o hidrogénio faz com que deixes de ter carro ainda antes de começar o fogo.

                                  Aliás, continuas a ter que ter baterias num carro a hidrogénio.

                                  É daquelas coisas, fogos que são apagados e reacendem repetidamente até meterem o carro dentro de água metem-me algum respeito.

                                  E.g. https://www.theverge.com/2018/7/3/17...tation-science

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                    É daquelas coisas, fogos que são apagados e reacendem repetidamente até meterem o carro dentro de água metem-me algum respeito.

                                    E.g. https://www.theverge.com/2018/7/3/17...tation-science
                                    É como te disse: os carros a hidrogénio têm que ter também essas baterias.

                                    Agora, imagina esse tipo de fogo que falas, num carro que, para além das baterias, tem também um depósito de hidrogénio.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                      É daquelas coisas, fogos que são apagados e reacendem repetidamente até meterem o carro dentro de água metem-me algum respeito.

                                      E.g. https://www.theverge.com/2018/7/3/17...tation-science
                                      Num carro normal a combustão não reacende porque arde completamente em poucos minutos. No hidrogénio, não sobra carro para arder. Nas baterias de lítio, é suposto arder completamente, se tentam apagar, volta a acender, tipo as velas de aniversário.
                                      No hidrogénio não tens tempo de pensar que vais morrer... o pior é que pode matar outros condutores num raio de várias centenas de metros.
                                      Uma compilação de acidentes com gpl.
                                      https://youtu.be/V0RJa4HdlM4

                                      Comentário


                                        Centenas de kms, é como a bomba de hidrogenio, agora metros, isso é para meninos

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                          Centenas de kms, é como a bomba de hidrogenio, agora metros, isso é para meninos
                                          Sabias que os carros com fuel cell de H2 também têm baterias? Vende as acções, rápido!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                            Sabias que os carros com fuel cell de H2 também têm baterias? (...)
                                            Já escrevi isso umas quantas vezes...
                                            Parece que ninguém percebeu que todos os perigos que apontam aos BEV existem nos FCEV... acrescidos de todos os perigos inerentes à Fuel Cell.

                                            Comentário


                                              Ter hidrogénio a pressões altíssimas dentro de um carro tem tudo para dar bronca. Sabemos que vão existir acidentes e mortes por causa de explosões com hidrogénio.

                                              Estatisticamente se calhar o risco até não é muito elevado, mas como vão ser explosões brutais, psicologicamente estes acidentes vão ter um impacto muito grande e não me admirava que o hidrogénio fosse colocado em causa por causa do perigo.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Ter hidrogénio a pressões altíssimas dentro de um carro tem tudo para dar bronca. Sabemos que vão existir acidentes e mortes por causa de explosões com hidrogénio.

                                                Estatisticamente se calhar o risco até não é muito elevado, mas como vão ser explosões brutais, psicologicamente estes acidentes vão ter um impacto muito grande e não me admirava que o hidrogénio fosse colocado em causa por causa do perigo.
                                                Se com os eléctricos só pelo "fogo" ser diferente temos um comboio de fear-mongers aqui... imagino com isso

                                                Comentário


                                                  O risco será semelhante ao de um tanque GPL (aliás é só procurarem pelas certificados e testes de segurança em caso de acidentes)....eu só continuo a achar piada ao "dourar da pílula" de uma solução mais ineficiente aplicada a veículos domésticos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    O risco será semelhante ao de um tanque GPL (aliás é só procurarem pelas certificados e testes de segurança em caso de acidentes)....eu só continuo a achar piada ao "dourar da pílula" de uma solução mais ineficiente aplicada a veículos domésticos
                                                    Errado, vou citar o Nuno

                                                    GPL é bem mais seguro que o H2.

                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Essa comparação está errada.

                                                    GPL é bem mais seguro que o H2.

                                                    GPL é mais denso, pelo que é mais fácil de conter.
                                                    H2 escapa-se por qualquer ínfima porosidade que encontre.

                                                    Além disso, o H2 é explosivo a praticamente qualquer concentração, ao contrário do GPL.

                                                    https://h2tools.org/bestpractices/hy...ed-other-fuels

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      O risco será semelhante ao de um tanque GPL (aliás é só procurarem pelas certificados e testes de segurança em caso de acidentes)....eu só continuo a achar piada ao "dourar da pílula" de uma solução mais ineficiente aplicada a veículos domésticos
                                                      Um tanque automóvel de GPL está a 7 bar (100 psi).
                                                      Um tanque automóvel de H2 está a 700 bar (10.000 psi).

                                                      Tem tudo a ver, sem dúvida.

                                                      Isto sem falar que qualquer ínfima porosidade é suficiente para o H2 se escapar. O mesmo não acontece com o GPL.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                        Errado, vou citar o Nuno

                                                        GPL é bem mais seguro que o H2.
                                                        http://conference.ing.unipi.it/ichs2...ers/220117.pdf

                                                        Garantidamente serão capazes de desenvolver um depósito a cumprir todas as normas e requisitos em caso de acidente.

                                                        Comentário


                                                          Para a Hyundai alcançar zero emissões em 2050 só será possível com veículos alimentados a hidrogénio

                                                          Mais um fabricante de carros a precisar de vir aqui ao forum pedir conselhos aos experts


                                                          https://www.sapo.pt/noticias/motores...f2d2383650b94e

                                                          Comentário


                                                            O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

                                                            Originalmente Colocado por Paladino Ver Post
                                                            Para a Hyundai alcançar zero emissões em 2050 só será possível com veículos alimentados a hidrogénio

                                                            Mais um fabricante de carros a precisar de vir aqui ao forum pedir conselhos aos experts


                                                            https://www.sapo.pt/noticias/motores...f2d2383650b94e
                                                            O facto da Hyundai precisar de hidrogénio não faz do hidrogénio a melhor solução por tudo já falado. E por tudo já falado, nota-se que a falta de contra-argumentação, haja quem esteja aqui a fazer mais propaganda que a debater uma solução face a outras.

                                                            Mas realmente o grupo Hyundai/Kia tem de vir aqui para ler que o hidrogénio é a solução, porque a realidade é que andam a esgotar vendas de EV...

                                                            PS: gosto das “emissões zero”, espero por certos users que debatiam que um EV não tem emissões zero por ter bateria, agora o que vão dizer de uma solução que não só tem baterias como um depósito feito igualmente com material que tem de ser minerado e raro? E combustível que vem de fontes fósseis do mesmo modo que a electricidade em certos pontos do mundo? Ups, emissões zero “marketing”, mas como se quer fazer propaganda dá-se a hipocrisia.
                                                            Editado pela última vez por Carmaniaco90; 31 October 2019, 21:49.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Paladino Ver Post
                                                              Para a Hyundai alcançar zero emissões em 2050 só será possível com veículos alimentados a hidrogénio

                                                              Mais um fabricante de carros a precisar de vir aqui ao forum pedir conselhos aos experts

                                                              https://www.sapo.pt/noticias/motores...f2d2383650b94e

                                                              O lobby do petróleo está em grande força no hidrogénio... está é com azar, que as leis da Física não estão a colaborar...

                                                              Comentário

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