Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Toyota Yaris IV (2020)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Toyota Yaris IV (2020)

    Fica aqui a minha experiência, até agora com o GR Yaris:

    Conduzi um na 4a feira passada e o carro ainda não me saiu da cabeça. O GR Yaris está fantástico.

    Fiz cerca de 50km em estradas de serra, a puxar e o carro é óptimo. O vendedor insistiu em vir comigo. Começou por dar uma introdução muito básica ao carro, mencionando alguns dos pontos do YouTube, mas claramente o GR não é o normal Prius híbrido vendido pela Toyota.
    Fez algumas alusões à dinâmica apurada e à agilidade que o carro tem a mudar de direção. Fun fact enalteceu a presença de uma pega de teto no lugar do passageiro, única entre os Yaris. Foi-lhe útil durante a viagem, bom pormenor.

    O test drive começou na cidade, sempre a velocidades moderadas. Quando me sentei no carro o primeiro choque foi a posição de condução alta, mas extremamente ergonómica e onde a localização de todos os elementos importantes estão onde seria de esperar. Muito rapidamente me senti como peixe na água.
    O destino era um dos muitos castelos aqui da zona. Assim que a cidade acabou deu para abrir as goelas e fazer uma ultrapassagem com toda a facilidade. Desde logo nota positiva para o motor. Ao abrandar para entrar na vila seguinte deu para sentir que os travões prometiam.

    Livre do circuito urbano foi tempo de puxar. E que maravilha. O motor é do caceta, em baixas é capaz de ter um bocado de lag, mas quem quer saber ? Está sempre a puxar até ao red line pouco acima das 7000rpm. É um motor que anda feliz e sem grande esforço às 4-5000rpm, com pouca carga de acelerador. Claramente gosta de rodar e tem um volante de motor leve.

    O fake sound dos speakers, conjugado com o som da admissão e dos diferencias dão um sentimento muito engraçado e que dá "pica" a bordo. Para os puristas, já dá para descodificar via OBD, mas pelo que percebi nem é que seja completamente falso, mas simplesmente uma amplificação do som existente. Interessante de desligar para viagens mais longas.

    O vendedor sofreu um bocado. Lá ia pedindo para "ter cuidado", que gostava que os clientes sentissem o carro mas que àqueles ritmos talvez só "depois de comprar". Eu não estava com meias medidas, tava ali para experimentar e queria saber com o que contar.

    Condução aí a 8/10, travagens fortes no ABS mas com alguma distância para as curvas, deixar margem na entrada e sair de gás com o carro a puxar.

    O feeling dos travões pareceu ok. De certo irá beneficiar de umas pastilhas mais agressivas e de umas linhas com malha de aço. Não notei fadiga nenhuma, mas de certo que aqueceram bastante. Quando fiz uma pequena pausa, antes de iniciar o caminho de regresso, a cabine ficou inundado por um agradável cheiro a pneu e a pastilha. Claro que o vendedor pediu para arrefecer o carro no regresso :D. Uma nota negativa para o sistema que acende os 4 piscas em travagens de "emergência", o sistema está "sempre" a entrar e não dá para desligar.

    Como nota final, enaltecer de novo a ergonomia da posição de condução. Volante com excelente diâmetro, boa pega e espessura. A caixa é do cacete também, tem um curso muito curto e todas as posições muito bem definidas. Acho que a única coisa que falta é um pouco mais de feedback quando a mudança "entra". No início dei por mim, devido ao curso curto, sem saber ao certo se a mudança "estava lá dentro" ou não. As relações de caixa são muito curtas, segunda esgota antes dos 100km/h. Os pedais dão muito bem para fazer ponta tacão, o volante do motor leve e acelerador previsível ajudam à festa. Nunca senti necessidade de ligar o auto rev match (IMT).

    Como follow-up troquei uns emails com o vendedor em que ele disse o seguinte "Die Probefahrt war sehr spannend !". Que se pode traduzir como "O test drive foi muito emocionante!".

    Como nota gostava de dizer que eu não tenho prazer nenhum em colocar as pessoas que estão comigo no carro com medo, e tento fazer tudo dentro das minhas capacidades como condutor e segurança. Normalmente faço sempre os meus test drives sozinho, este stand infelizmente tinha como política para o GR que todos os test drives tinham que ser acompanhados... Eu quero realmente experimentar o carro, e claro não o consigo fazer a conduzir como uma avozinha num Yaris híbrido.

    Numa conversa posterior, ele (o vendedor) também confessou que no mesmo dia de tarde teve outro sujeito de 40-50 anos a experimentar o carro. Diz que lhe recomendou ir fazer o mesmo percurso [emoji16], mas que ele quis ir para AE dar >200... Claramente uma desilusão para ele face à experiência da manhã. Ficou o meu convite para uma volta no GT4.
    Editado pela última vez por f7ood; 14 December 2020, 11:17. Razão: Correção

    Comentário


      Bom feedback

      Duvido que consiga fazer o mesmo aqui em PT, mas tenho muita curiosidade.


      o pormenor dos 4 piscas
      Editado pela última vez por bg2; 14 December 2020, 10:25.

      Comentário


        Mais um relato dum test drive ao GR acabadinho de fazer, cortesia dum amigo meu que me proporcionou esta experiência. Vou fazer copy/paste do que escrevi noutro tópico:

        "Bom, o carro tem muita presença ao vivo. Este é vermelho e só lhe arranjaram seguro hoje.

        Primeiro fui à pendura (e o meu filho no banco de trás), e o meu amigo foi a conduzir porque ainda não tinha andado quase nada com ele, só para ir à bomba e voltar.

        No lugar do pendura deu para ver que o espaço não é muito, mas ainda é bastante melhor que no Abarth [emoji14]

        A suspensão não é tão rija como no Abarth, e até se lida bem com ela numa utilização quotidiana. Até ficámos na dúvida se seria adaptativa, mas essa sensação surgiu com o aumento do ritmo e sem ter sido seleccionado nenhum modo de condução. Possivelmente terá amortecedores tipo FSD ou algo do estilo que varie o amortecimento consoante a frequência dos ressaltos. Mas claramente pareceu mais firme quando se andou ao ataque.

        Depois trocámos de posição, e fiquei contente por conseguir uma boa posição de condução sem ter o banco todo chegado para trás, que era como andava no Abarth.

        A posição dos pedais é excelente, apesar da embraiagem pegar muito em cima, mesmo. O acelerador parece muito mais abaixo do travão do que devia, mas fiz ponta-tacão sem qualquer problema. Até me saíam como melhor "timing" que no Abarth. O acelerador, no entanto, é muito "mole". Ao fazer ponta-tacão nem se sente que ele lá está, o que pensei que fosse dificultar o dosear do mesmo, mas de alguma forma saiu sempre certinho. Deduzo que seja realmente fruto da sua posição.

        O banco é bastante bom, fornecendo todo o apoio necessário sem que, no entanto, se note que nos está a "agarrar". Os bancos costumam ser um problema para mim, mas este está impecável.

        Aqui faço um reparo menos positivo à iluminação ambiente (andei às apalpadelas à procura dos puxadores, há comandos que não estão bem iluminados) e à câmara de marcha-atrás, mas isto já é picuinhice minha.

        Volante com excelente pega, a cereja no topo duma direcção que é tanto precisa e directa como comunicativa. É a tal questão de que eu falo entre o Abarth e o Mini, sendo que no GR parece ser ainda mais comunicativa que no Abarth. Pudera.

        A tracção. Ca filha da p*t@. De noite e com chuva, não era nada com ele. Fiz várias rotundas ali ao pé do CascaiShopping e só se fosse maluco é que o fazia descolar, porque teria que ir a uma velocidade tal que já não permitia ao meu parco kit de unhas recuperar de uma escorregadela. Fiquei mesmo de queixo caído. E sai das curvas com uma força... bem, força ele tem sempre, mesmo em baixas. Está sempre disponível. Podemos andar numa de "domingar", nas calmas, que basta esmagar o acelerador para ele acordar e arrancar com tudo. Gosto da forma como se pode comutar entre estas atitudes sem ter que recorrer a um botão de selecção: se o conduzirmos nas calmas, é um carro pacato para andar no dia-a-dia a ir buscar putos à escola, mas se lhe apertamos o pipo temos que nos segurar bem e "temer pela vida" [emoji14] Acho que das coisas que mais curti no carro foram estas: a tracção e a mudança de "perfil" sem ter que andar a seleccionar modos.

        Quanto ao motor, e como já disse, é pau para toda a obra. Tem sempre força, e puxa até lá acima, só perdendo já perto do red-line. Só se nota que é turbo ali até às 1500 mais ou menos. O som é que... pronto. Qual som? Dentro do habitáculo ainda se ouve alguma coisa, que parece ser melhorada electronicamente, mas mesmo esse som não é propriamente excitante. Mas numa rua mais deserta a puxar uma 2ª ainda houve umas tipas no passeio que, a uns 50 metros, se viraram para trás curiosas (assustadas era forte demais). Deve ouvir-se alguma coisa, portanto.

        Não andei muito, apenas o suficiente para ir dos 9 litros de média aos 17, mas no trajecto e no tempo que o carro tem, não espanta. Ah, ainda arranhei uma 3ª por causa da falta de hábito à embraiagem (e a embraiagens em geral, porque desde Janeiro que só conduzo automáticos). No fim o meu amigo ainda me mostrou umas coisas no carro, como ligar o modo "Expert" (esse não experimentei, nem tencionava fazê-lo com chuva e com o puto no carro) e o "IMT", que parece ser o rev-matching automático. Segundo ele, este carro não é propriamente para test-drives e isso, sendo que para esse fim virá outro (ou outros, não percebi) que aparentemente irá dar para experimentar durante 1 dia, mas não sei se isso se confirmará.

        A ser, ele diz que me chama de novo [emoji6]

        Já tem 6 pessoas interessadas, duas das quais em vias de abrir os cordões à bolsa. Cheira-me que no Outono que vem não sobra nada. Parece que já estão a desviar alguns dos que iam para a Ásia aqui para a Europa para dar vazão à coisa."

        Comentário





          Normal: Dunlop SP Sport MAXX 050

          Circuit pack: Michelin Pilot Sport 4s




          Comentário


            Comentário


              Originalmente Colocado por topspeedPT Ver Post



              Não acham que os tempos aferidos nestas acelerações estão muito optimistas (para o novo Yaris GR) ??? Cumprir os 0 aos 100km/h abaixo dos 4,9 segundos e os primeiros 1000 metros pouco acima dos 24 segundos, numa viatura com 261cv (mesmo pesando abaixo dos 1300 kg), mas tendo caixa manual e para atingirmos os 100 km/h temos de engrenar 3ª velocidade é mesmo assinalável !!!

              Comentário


                Vi outro vídeo onde fazem tempos facilmente abaixo dos 5.3 e reference que se deixares cair a embraiagem do redline fazes à volta dos 5s. Esses tempos podem ter 1 foot rollout o que tira 0.1-0.2s.
                O gajo do CarWow sem grande esforço fez 5.3. O carro também tem medido >270cv em banco.

                Comentário





                  Toyota GR Yaris
                  Reifen: Michelin Pilot Sport 4S
                  Mini JCW
                  Reifen: Pirelli P Zero
                  .....BMW M340i xDrive Touring: 2.02,7 min
                  .Mercedes-AMG C 43 T-Modell: 2.03,1 min
                  ...................Audi TTS Coupé: 2.03,4 min
                  .................Toyota GR Yaris: 2.03,8 min
                  ............Toyota Supra GR 2.0: 2.03,8 min
                  BMW M235i xDrive Gran Coupe: 2.06,1 min
                  ...........Audi S4 Avant V6 TDI: 2.06,3 min
                  ......Ford Fiesta ST by SPcars: 2.06,4 min
                  ...........Seat Leon Cupra R ST: 2.06,7 min
                  ...........................BMW 330i: 2.08,7 min
                  ..............Mini JCW (231 PS): 2.09,6 min
                  Editado pela última vez por topspeedPT; 22 December 2020, 14:41.

                  Comentário


                    O GR parece estar aí bem acima do seu "gabarito". Hockenheim é uma pista onde carros com power são bem beneficiados.

                    Comentário


                      Pelas opiniões que este GR está a ter, após um sucesso no mundial de ralis, faz-me recordar (há 25 anos ) quando apareceram os Subaru Impreza WRX, foi um autêntico sucesso

                      Por outro lado, será que este GR será uma opção mais em conta para quem queria comprar um M2, por exemplo?
                      Mais barato, com excelentes qualidades, recente, esperar para ver.

                      Este GR está limitado em números de produção?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
                        Este GR está limitado em números de produção?
                        Antes pelo contrário.. São obrigados a fazer pelo menos 25.000!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                          Antes pelo contrário.. São obrigados a fazer pelo menos 25.000!
                          Por causa da homologação? Onde estão as versões de estrada dos rivais dos rallies (Hyundai/Ford)? Não vejo nenhuma atualmente a ser produzida e vendida ao grande público, excluíndo este Yaris GR. Que tipo de homologação é que exige a produção de 25.000 carros?

                          Comentário


                            As versões de estrada da Hyundai/ford são homologadas com os modelos normais do fiesta e i20

                            Neste yaris isso não é possível porque a Toyota eliminou a versão de 3 portas

                            Comentário


                              A do WRC2. Also tem muito a ver com a carroçaria e não com o resto. O yaris normal tem 4 portas, o que implicaria que a Toyota teria de correr com isso.

                              Comentário


                                um "mini" Evo dos tempos modernos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                  As versões de estrada da Hyundai/ford são homologadas com os modelos normais do fiesta e i20

                                  Neste yaris isso não é possível porque a Toyota eliminou a versão de 3 portas

                                  Claro, já me tinha esquecido dessa situação da carroçaria de 3 portas. Mas isso não obriga a produzir 25.000 Yaris GR, a Toyota tem é de produzir 25.000 Yaris na variante de 3P. O que é bem diferente. Podem ser todos GR ou alguns GR e restantes Yaris normais. Aliás, parece-me até que o mais provável é a Toyota aproveitar o sucesso do GR para lançar uma versão "pocket-rocket" de 3P (com cerca de 200cv) ou até mesmo um "hot- Hatch" com o mesmo motor do GR, ambos FWD, mas com preço mais acessível.
                                  Editado pela última vez por PauloRaposo; 24 December 2020, 13:51.

                                  Comentário


                                    Um Yaris em estrada de serra. A minha pequena análise

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                      Claro, já me tinha esquecido dessa situação da carroçaria de 3 portas. Mas isso não obriga a produzir 25.000 Yaris GR, a Toyota tem é de produzir 25.000 Yaris na variante de 3P. O que é bem diferente. Podem ser todos GR ou alguns GR e restantes Yaris normais. Aliás, parece-me até que o mais provável é a Toyota aproveitar o sucesso do GR para lançar uma versão "pocket-rocket" de 3P (com cerca de 200cv) ou até mesmo um "hot- Hatch" com o mesmo motor do GR, ambos FWD, mas com preço mais acessível.
                                      Não há Yaris de 3 portas que não sejam GR
                                      (excepto no japão)

                                      Comentário


                                        Quattroruote: Toyota GR Yaris Circuit Pack














                                        Comentário


                                          Comentário


                                            Yaris mais eficaz, Fiesta mais divertido.

                                            De notar que o Fiesta ST LE não existe cá em Portugal (tanto quanto sei).

                                            Comentário


                                              https://youtu.be/22WPPTdu4A4?t=165

                                              teste de jeito

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                                Yaris mais eficaz, Fiesta mais divertido.

                                                De notar que o Fiesta ST LE não existe cá em Portugal (tanto quanto sei).
                                                São 500, 300 para o reino unido, 200 para o resto da europa... Não sei se estará disponível por aqui.

                                                De qualquer forma, mecanicamente, a diferença é o kit coilovers da ford performance e as jantes ford performance, ambos disponíveis para venda nos concessionários.

                                                Comentário


                                                  Não sei o que mais impressiona: o comportamento dinâmico do Fiesta ST LE, fruto da excelência do seu chassis, ou o facto de um Yaris GR "normal" custar apenas mais 3000 libras que um Fiesta ST LE.

                                                  Por muito bom que seja este ST LE, por mais 3000 libras (cerca de 3300 euros), nem pensava duas vezes: vinha o Yaris GR. É impressionante como a Toyota consegue colocar no mercado o Yaris GR (com toda a tecnologia que está disponível nesta versão) por este preço! Well done Toyota. Isto em Inglaterra, claro está.

                                                  Cá em Portugal, a situação é distinta. Mas também não temos uma idéia de quanto custaria esta versão LE do Fiesta ST. Mas a diferença entre um Yaris GR Standard um Fiesta ST é de 11.000 euros. O que é muito $$$. Já sem falar que a Ford costuma ter bons descontos. Seria interessante saber qual o preço do kit de coilovers e das jantes especiais nos concessionários, para poder fazer uma comparação mais justa.

                                                  Já agora uma dúvida: o Fiesta ST Standard já vem com autoblocante LSD de série, tal como a versão LE, certo?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por topspeedPT Ver Post
                                                    Quattroruote: Toyota GR Yaris Circuit Pack
















                                                    Curioso a parte da travagem... não existe "diferença" ao fim de tantos anos de evolução.
                                                    Editado pela última vez por nto; 29 December 2020, 17:56.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                      Não sei o que mais impressiona: o comportamento dinâmico do Fiesta ST LE, fruto da excelência do seu chassis, ou o facto de um Yaris GR "normal" custar apenas mais 3000 libras que um Fiesta ST LE.

                                                      Por muito bom que seja este ST LE, por mais 3000 libras (cerca de 3300 euros), nem pensava duas vezes: vinha o Yaris GR. É impressionante como a Toyota consegue colocar no mercado o Yaris GR (com toda a tecnologia que está disponível nesta versão) por este preço! Well done Toyota. Isto em Inglaterra, claro está.

                                                      Cá em Portugal, a situação é distinta. Mas também não temos uma idéia de quanto custaria esta versão LE do Fiesta ST. Mas a diferença entre um Yaris GR Standard um Fiesta ST é de 11.000 euros. O que é muito $$$. Já sem falar que a Ford costuma ter bons descontos. Seria interessante saber qual o preço do kit de coilovers e das jantes especiais nos concessionários, para poder fazer uma comparação mais justa.

                                                      Já agora uma dúvida: o Fiesta ST Standard já vem com autoblocante LSD de série, tal como a versão LE, certo?
                                                      Já vi que não vem com LSD de série. É um opcional pago à parte (incluído no Pack Performance).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                        Não sei o que mais impressiona: o comportamento dinâmico do Fiesta ST LE, fruto da excelência do seu chassis, ou o facto de um Yaris GR "normal" custar apenas mais 3000 libras que um Fiesta ST LE.

                                                        Por muito bom que seja este ST LE, por mais 3000 libras (cerca de 3300 euros), nem pensava duas vezes: vinha o Yaris GR. É impressionante como a Toyota consegue colocar no mercado o Yaris GR (com toda a tecnologia que está disponível nesta versão) por este preço! Well done Toyota. Isto em Inglaterra, claro está.

                                                        Cá em Portugal, a situação é distinta. Mas também não temos uma idéia de quanto custaria esta versão LE do Fiesta ST. Mas a diferença entre um Yaris GR Standard um Fiesta ST é de 11.000 euros. O que é muito $$$. Já sem falar que a Ford costuma ter bons descontos. Seria interessante saber qual o preço do kit de coilovers e das jantes especiais nos concessionários, para poder fazer uma comparação mais justa.

                                                        Já agora uma dúvida: o Fiesta ST Standard já vem com autoblocante LSD de série, tal como a versão LE, certo?
                                                        Sim.... Mas por aqui a diferença é bem maior... o yaris em portugal custa uns 55 mil? O fiesta fica facilmente abaixo de 30.

                                                        As rodas performance de 18 custam 309€ cada, coilovers ajustáveis 1954€.

                                                        Parece-me, no entanto, que o primeiro upgrade no fiesta será mesmo a travagem fraquita original que o impede de fazer peito a outros carros semelhantes... Kit tarox vendido pela ford, 2380€ para a travagem da frente...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                          Sim.... Mas por aqui a diferença é bem maior... o yaris em portugal custa uns 55 mil? O fiesta fica facilmente abaixo de 30.

                                                          As rodas performance de 18 custam 309€ cada, coilovers ajustáveis 1954€.

                                                          Parece-me, no entanto, que o primeiro upgrade no fiesta será mesmo a travagem fraquita original que o impede de fazer peito a outros carros semelhantes... Kit tarox vendido pela ford, 2380€ para a travagem da frente...
                                                          Nem pensar! O Yaris GR Standard custa 42.090 Euros e o Yaris GR Extreme Rally (que corresponde ao Circuit Pack lá fora) custa 45.990 Euros.

                                                          Em Portugal, o Fiesta ST custa (de tabela) cerca de 31.000 Euros. Com Pack Performance (para termos direito ao autoblocante LSD) já fica por cerca de 32.000 Euros. Mais as jantes (309x4=1236€) e o kit de coilovers 1964€ e já vamos em 35.200 Euros. Seriam 7000 euros de diferença para um Yaris GR Standard. Continua a ser muito $$$ mas atendendo a que o Yaris GR tem tração integral, é muito mais potente que o Fiesta ST e é um carro muito mais exclusivo a dúvida pode instalar-se. Uma coisa é certa, se os 7000 a mais não me fizessem falta, eu optava de caras pelo Yaris GR. É um carro de outro campeonato, não é propriamente rival do Fiesta ST a não ser pelo facto de ser um segmento B.

                                                          Atenção, não sei se os valores que disponibilizaste para as jantes e o kit de coilovers já tem o IVA incluído. O pessoal das peças e acessórios dos concessionários gostam muito de dar preços sem IVA.

                                                          Comentário





                                                            (damp track)

                                                            Honda Civic Type R GT(Manual)(BS Potenza S001): 0:47.10
                                                            ..................Toyota Yaris GR CP(Manual)(MPS4S): 0:47.90
                                                            ..............Ford Fiesta ST Edition(Manual)(MPS4S): 0:48.50
                                                            ..................VW Golf 8 GTI(DSG)(GY Eagle F1 SS): 0:48.80

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                              Nem pensar! O Yaris GR Standard custa 42.090 Euros e o Yaris GR Extreme Rally (que corresponde ao Circuit Pack lá fora) custa 45.990 Euros.

                                                              Em Portugal, o Fiesta ST custa (de tabela) cerca de 31.000 Euros. Com Pack Performance (para termos direito ao autoblocante LSD) já fica por cerca de 32.000 Euros. Mais as jantes (309x4=1236€) e o kit de coilovers 1964€ e já vamos em 35.200 Euros. Seriam 7000 euros de diferença para um Yaris GR Standard. Continua a ser muito $$$ mas atendendo a que o Yaris GR tem tração integral, é muito mais potente que o Fiesta ST e é um carro muito mais exclusivo a dúvida pode instalar-se. Uma coisa é certa, se os 7000 a mais não me fizessem falta, eu optava de caras pelo Yaris GR. É um carro de outro campeonato, não é propriamente rival do Fiesta ST a não ser pelo facto de ser um segmento B.

                                                              Atenção, não sei se os valores que disponibilizaste para as jantes e o kit de coilovers já tem o IVA incluído. O pessoal das peças e acessórios dos concessionários gostam muito de dar preços sem IVA.
                                                              Estou completamente de acordo que não sao comparáveis, muito mais potência no yaris, e o 4x4 coloca-o logo noutro patamar, deixa de ser um simples hot hatch.

                                                              O meu fiesta ST, pack performance e full led , ficou bastante abaixo dos 30.000...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X