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Turbo ie vs 205 GTI vs Super 5 GT Turbo vs G40

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    #31
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    PauloRaposo: atenção, que o CTI nunca saiu com motor 1.9 de fábrica. Era exclusivo do GTI (fechado, portanto).
    https://www.ultimatespecs.com/pt/car...468/205-Cabrio

    https://en.wikipedia.org/wiki/Peugeot_205

    Creio que estás enganado.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
      Estava enganado quanto ao facto de ter havido motor 1.9 no CTI, embora isso apenas tenha acontecido em alguns mercados. Quantos não sei, mas foram poucos.

      Não estou quanto ao facto de não ter havido 1.9 de 130 CV no CTI.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Correcção: Turbo i.e. era limitado. Ponto!
        Lembro-me de um Tie rebaixado, jantes 15 e um pouco mais de pressão, nada de loucos, a ganhar na categoria na rampa dos capuchos.

        Sabendo explorar, não era terrível.
        Mas tinha de ter alguns (poucos) melhoramentos.

        Comentário


          #34
          Tentado dar algumas respostas genéricas:

          - para mim o melhor, sendo que melhor significa mais completo, é o 205 GTI 1.9.

          Não tinha problema nenhum em ter um, gosto do carro e acho que deve andar benzinho com os seus 130cv.
          A construção ser ou não boa em termos de materiais, para mim, não é problemático porque é só para andar nele 1 ou 2x por semana.

          Grande problema - o preço pedido quando aparece algum é elevado para o que pretendo gastar e como já disse antes, é demasiado próximo do Williams.
          Para gastar 20k, preferia um Williams.
          O 1.6 não é opção.

          Uno - também gosto, a construção ser fraca e por vezes o eixo dianteiro ser insuficiente para tal potência não é algo que me faça por de lado esta opção.
          Gosto do Mk1 e do Mk2 (?), gosto muito da instrumentação.

          Contra - arranjar um que não esteja em mau estado é bastante difícil.

          GTT - esteticamente gosto menos do que dos outros, a questão da construção mais uma vez não é problemática, mas o aquecimento que já li que por vezes afeta estes modelos já é algo que me preocupe, embora para ser coerente, acredite que se ultrapasse. Não vou fazer classificativas.

          Contra - o que me parece estar em bom estado, o preço afasta-me.

          G40 - confesso que também gosto esteticamente falando, contudo, relatos de dificuldade até a andar em frente já me deixam a pensar se será uma boa opção.

          Contra - mais uma vez, o que eventualmente me chama à atenção, o preço é dissuasor.

          Por isso neste momento, o Turbo ie e o GTT estão na dianteira.

          Outros modelos da época não gosto tanto, daí não serem opções.

          Embora não seja a mesma coisa, conduzo com alguma frequência um Barchetta e o motor com 130cv torna-o agradável de conduzir, deduzo que um 205 seja muito semelhante.

          Os outros como não são atmosféricos, não faço ideia do que esperar.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
            São carros muito giros de se conduzirem, mesmo os que têm um chassis subdimensionado.

            O difícil será encontrar um exemplar em condições razoáveis, já são antigos.

            O 205 gti mesmo o 1,6 era fantástico e na minha opinião o carro que encarnava melhor o espiríto, teve uma primeira versão de 105 cv e depois uma de 115 cv, era rápido fiável e muito bom de conduzir. O 1,9 com 130 cv era uma verdadeira bomba na altura.

            Os R5 GTT também tiveram uma primeira versão com 115 cv e depois uma de 120 cv, andava mais que o 205 e quase o mesmo que o 205 1,9 era também fiável e equilibrado.

            Os UNO tiveram uma primeira versão de 105 cv e depois uma de 118 !? motor sofisticado, disparo parecido com o GTT, mas pior de comportamento.

            O G40 nunca andei, mas andei muito num GT 1,3 de 78 vigorosos cavalos da mesma altura e era um belo carro, bastante robusto.

            Para além destes houve outros bastante interessantes, os AX gt, sport e mais tarde gti, os 106 xsi, rally e mais tarde gti, os 205 rally, os já referidos swift gti, charade gtti, os Punto GT, os A112 abarth, os Y10 turbo, etc.

            Eu ainda hoje adorava ter um A112 abarth.
            O Punto GT já não é contemporâneo dos outros.

            Comentário


              #36
              https://www.olx.pt/anuncio/toyota-corolla-gti-ae92-IDDWGip.html#8774d5ebf9

              https://www.facebook.com/marketplace/item/3027106527327285/


              não é bem a mm coisa. Mas por outro lado, ainda bem. O que perde em feeling para um desses ganha no resto.

              Já agora, AX GTI, CRX....todas essas "latas" dos 80 não?
              Editado pela última vez por AyrtonRose; 24 November 2019, 18:01.

              Comentário


                #37
                Qual é orçamento máximo.

                Cumps

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                  https://www.olx.pt/anuncio/toyota-corolla-gti-ae92-IDDWGip.html#8774d5ebf9

                  https://www.facebook.com/marketplace/item/3027106527327285/


                  não é bem a mm coisa. Mas por outro lado, ainda bem. O que perde em feeling para um desses ganha no resto.

                  Já agora, AX GTI, CRX....todas essas "latas" dos 80 não?
                  É um carro de que também gosto, o "problema", é que tinha de utilizar alguns filtros, caso contrário, colocava aqui uma lista de carros que gosto que nunca mais saíamos daqui.

                  Exemplo - gosto do Punto GT, do Punto Abarth, do DS3R, do Fiesta ST, Lupo GTI, Polo GTI, Ibiza Cupra, Corsa OPC, 206 RC, 207 GTI, do 208 GTI, dos Clios RS e penso que me devo ter esquecido de uns quantos.

                  Isto apenas do segmento B.

                  Agora imagina ir para outro segmento, seria a confusão total.

                  Quanto aos contemporâneos dos aqui discutidos não aprecio especialmente, acho-os sempre inferiores em termos de motor.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                    Qual é orçamento máximo.

                    Cumps
                    Digamos que 5/6K seria um valor adequado podendo ser maior caso se trate de uma unidade realmente boa.

                    Até porque este tipo de compra implica sempre um gasto após a compra que não deve ser negligenciado e que engorda o valor final de aquisição.

                    Comentário


                      #40
                      Desses o único que no tempo dele achei verdadeiramente difícil e algo desgovernado foi o G40. O Uno era controlável, o 205 era o mais fácil o R5 era o mais divertido.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Desses o único que no tempo dele achei verdadeiramente difícil e algo desgovernado foi o G40. O Uno era controlável, o 205 era o mais fácil o R5 era o mais divertido.
                        Qual foi o preferido?

                        Se agora comprasses qual seria o escolhido?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                          Em termos estéticos, gosto de todos, claro que não pode ser em qualquer cor, mas por exemplo, o G40 branco, para mim está muito bonito.
                          é a cor mais morta para mim. primeiro em vermelho, que é para chamar a atenção e depois o preto.


                          Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                          Digamos que 5/6K seria um valor adequado podendo ser maior caso se trate de uma unidade realmente boa.

                          Até porque este tipo de compra implica sempre um gasto após a compra que não deve ser negligenciado e que engorda o valor final de aquisição.
                          com 5 milhenas não compras nada atualmente, isso te garanto. só se for algum com problemas para resolver, geralmente elétricos ou de alguma peça que costume da raia. já andam a falar de valores de 20 mil para um 1.9 gti, ou seja, 3 vezes mais. se calhar desses todos arranjas um turbo i.e. a precisar de alguns arranjos ou então um g40. há uns dois anos e tal andavam muitos pelos 3500, 4000€. hoje não sei.
                          também falaram no swift, se calhar seria de pensar. mais recente e ainda não atingiu aquele pico de valores, pois também é um carro que não abunda e como é suzuki e não uma marca mais ampla, geralmente é esquecido.

                          Comentário


                            #43
                            Com 5/6K vai ser dificil

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              é a cor mais morta para mim. primeiro em vermelho, que é para chamar a atenção e depois o preto.




                              com 5 milhenas não compras nada atualmente, isso te garanto. só se for algum com problemas para resolver, geralmente elétricos ou de alguma peça que costume da raia. já andam a falar de valores de 20 mil para um 1.9 gti, ou seja, 3 vezes mais. se calhar desses todos arranjas um turbo i.e. a precisar de alguns arranjos ou então um g40. há uns dois anos e tal andavam muitos pelos 3500, 4000€. hoje não sei.
                              também falaram no swift, se calhar seria de pensar. mais recente e ainda não atingiu aquele pico de valores, pois também é um carro que não abunda e como é suzuki e não uma marca mais ampla, geralmente é esquecido.
                              Eu disse 5/6 mas que podia ser mais desde que seja uma boa unidade, aí poderei ir aos 7/8, não mais, até porque como disse também, este tipo de compra implica ter algum dinheiro de lado para além desses 5/6 ou 7/8k.

                              O 205 já disse que está fora de questão pelo preço, pois por esse preço preferia um Williams.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                Com 5/6K vai ser dificil
                                Já respondi acima.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                  Qual foi o preferido?

                                  Se agora comprasses qual seria o escolhido?
                                  Aquele que deixou mais saudades foi R5 Gt Turbo. Se fosse hje punha o G40 de lado porque é um carro absolutamente desinteressante, dos restantes consideraria em 1º lugar o estado de conservação. Se todos estivessem em estado de conservação equivalente então preferiria o 205 (1.9 mas também 1.6). No uno procuraria um da 1ª série com o motor de 1300cc. No Gt Turbo um da segunda série.

                                  Comentário


                                    #47
                                    São todos "do meu tempo", mas felizmente nunca tive nenhum, embora tenha andado em vários deles, não o 205 com o motor 1.9...

                                    Depende para o que queres o carro e a profundidade da tua carteira!

                                    Se fosse para mim, com 10.000 biscas no bolso para estourar, comprava algo já dos anos 90, do segmento acima e com alguma segurança, pelo menos ABS…

                                    PS: o mais perigoso em que andei foi um Autobianchi turbo, basicamente igual ao do Uno, mas num carro ainda mais leve...
                                    Editado pela última vez por petrus; 25 November 2019, 08:58.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Boas

                                      o y10 turbo andava bem menos que o UNO turbo i e,mas entendo quando dizes que era parecido, aquela falta de motricidade era desesperante.
                                      De todos que falas , eu ia para o 205 GTI se possivel o 1.9.
                                      Mas o mais importante e dificil sera encontrares um em bom estado.
                                      Quanto ao Corola gti , passou um na familia vermelho de 1987, era um carro fantastico na altura , é de um segmento acima mas nao tem as mesmas performances que os gt turbo , uno turbo, por outro lado em termos de fiabilidade deve ser bem melhor, basta ver os que andam aqui em Angola com mais de 30 anos a servir de "taxi".

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #49
                                        Também tem sempre as opções da Ford com o escort ou fiesta com o xr2i, xr2i ou as versões rs turbo com o 1.6 de 132cvs

                                        O g40 é bastante engraçado mas o carro em si é muito fraco e de qualidade fraca pois até as longarinas se queixavam bastante.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Só conduzi 2 deles. Sou proprietário de um G40 s/ catalisador e tenho um amigo que tem o Gt turbo, em termos de stock performance o G40 ganha, no resto já se sabe, conforto e segurança nada bate os franceses. Mas acho que a (má) fama que o G40 tem é exagerada e só quem o conduz sabe o prazer e adrenalina que ele transmite.
                                          O Renault tem alguns problemas de aquecimento devido á maneira como é feita a refrigeração do óleo e água (um aquece ou arrefece o outro) levando a água a aquecer mais do que suposto por vezes. Mas com algumas alterações fica resolvido.

                                          Sem ter conduzido o Tie e o 205 e olhando apenas ao que está no papel e estética:

                                          1º 205 GTI 1.9
                                          2º G40
                                          3º 5 Gt Turbo
                                          4º Uno Turbo IE

                                          Comentário


                                            #51
                                            (...)Mas acho que a (má) fama que o G40 tem é exagerada e só quem o conduz sabe o prazer e adrenalina que ele transmite.(...)
                                            Vê-lá tu que eu até estive na sua apresentação... E logo nesse dia quase tive um acidente com ele!

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                                              #52
                                              Eu só acho que quem compra um clássico, pois é disso que estamos a falar, compra com o coração, não interessa se na época era um bocadinho melhor ou pior que a concorrência, é uma escolha 100% emotiva.

                                              Eu escolhia o GT Turbo, pelo aspeto e pela nostalgia que me desperta...

                                              PS: Se é um carro para fazeres "corridas" e andar sempre a acelerar, não compres nenhum desses, compra um mais recente, que vais melhor servido

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Também tem sempre as opções da Ford com o escort ou fiesta com o xr2i, xr2i ou as versões rs turbo com o 1.6 de 132cvs

                                                O g40 é bastante engraçado mas o carro em si é muito fraco e de qualidade fraca pois até as longarinas se queixavam bastante.
                                                É verdade...tens o belíssimo Escort RS turbo.

                                                Que só pecou por não ser RWD

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Vê-lá tu que eu até estive na sua apresentação... E logo nesse dia quase tive um acidente com ele!
                                                  Trata-se de um carro que é a extensão do nosso corpo, se for assim pensado muitos acidentes seriam de evitar
                                                  Aquele barulho do compressor é único, entendedores saberão do que falo!

                                                  Sou suspeito porque é o meu carro preferido, se um dia tiver que vender um dos meus "pocket rockets" este e o CRX, o Honda vai primeiro

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Tive um Polo G40 e posso dizer-te algumas coisas sobre este carro:

                                                    Pontos fortes:

                                                    - Motor, barulho do compressor, qualidade interior e um disparo brutal.

                                                    Pontos fracos:

                                                    - Chassis muito fraco (rachava com facilidade as longarinas), sofria muito de torque steering, curvava mal e era traiçoeiro. Curvas em apoio, rapidamente a traseira queria passar a frente, travões fracos.

                                                    O meu já em 1998 tinha apenas umas molas de rebaixamento e escape. Não deixou saudades, estava sempre na oficina a afinar ou com algo avariado (intercoler rachado, tubo intercoler, compressor a verter óleo, sensor de ar, corpo de borboleta, centralina danificada, longarinas rachada, discos empenados). Daí nunca mais ter comprado um VW
                                                    Mas quando funcionava bem, era um motor viciante...

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                      Eu só acho que quem compra um clássico, pois é disso que estamos a falar, compra com o coração, não interessa se na época era um bocadinho melhor ou pior que a concorrência, é uma escolha 100% emotiva.

                                                      Eu escolhia o GT Turbo, pelo aspeto e pela nostalgia que me desperta...

                                                      PS: Se é um carro para fazeres "corridas" e andar sempre a acelerar, não compres nenhum desses, compra um mais recente, que vais melhor servido
                                                      Resumiste esta questão da melhor forma, e também escolheria o Super 5... Porquê? Porque tive um, embora na versão diesel, e esteticamente me parece o mais apelativo.

                                                      Julgo que o facto de o conhecido participar em ralis com um, possa ter tido algum efeito na infância.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                                        Trata-se de um carro que é a extensão do nosso corpo, se for assim pensado muitos acidentes seriam de evitar
                                                        Estás porventura a insinuar que eu ia tendo um acidente com um G40 apenas não saber conduzir?

                                                        edit: Agora a sério, o carro era imprevisível e, portanto, só seria a extensão do corpo do alguém com dons de premonição, o que de facto não é o meu caso.
                                                        Editado pela última vez por Jbranco; 25 November 2019, 14:15.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          E um "monster rocket" em vez de um "pocket rocket"?
                                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1bcbdcc7b3

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                                                            #59
                                                            Dentro desses também escolhia o g40, porque é o único do lote que me diz algo, mas sei bem ao que ia

                                                            Os 2 que tive, 0 problemas no tempo que os tive (também não foi muito...) só manutenção normal. Mas convém manter a manutenção em ordem. Compressor tem de mudar óleo e rolamentos, as fichas costumam dar barraca, mas são fáceis de apanhar.

                                                            Mas, algo comum a todos estes carros, são os prováveis abusos que foram alvo. Pelo que mais importante que escolher o melhor negócio, é ver o que se encontra em melhor estado, e ter uma boa almofada para os problemas que apareçam.

                                                            Ter uma oficina de confiança também não será de desprezar...

                                                            Do lote, talvez o mais simples de manter seja o pug, pela menor complexidade mecânica.


                                                            Cump.

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                                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                              PauloRaposo: atenção, que o CTI nunca saiu com motor 1.9 de fábrica. Era exclusivo do GTI (fechado, portanto).
                                                              O 205 CTi 1.9 existiu mesmo. Era uma versão menos potente do 1.9 que equipava o GTi (apenas 102 ou 105cv, já não me recordo) e ainda bem porque, como já disse, a rigidez do CTi era um dos seus aspetos negativos. Se aquilo com pouco mais de 100cv já era manhoso, imagino com 130cv .

                                                              O GTI 1.9 não tinha nada a ver com o CTi 1.9 em termos dinâmicos e de performance.

                                                              Já agora, o meu irmão também teve um 205 Cábrio 1.4 de 80 cv (carburador) e considerava esta a versão mais equilibrada do 205 Cábrio.

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