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Turbo ie vs 205 GTI vs Super 5 GT Turbo vs G40

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    #61
    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
    São carros muito giros de se conduzirem, mesmo os que têm um chassis subdimensionado.

    O difícil será encontrar um exemplar em condições razoáveis, já são antigos.

    O 205 gti mesmo o 1,6 era fantástico e na minha opinião o carro que encarnava melhor o espiríto, teve uma primeira versão de 105 cv e depois uma de 115 cv, era rápido fiável e muito bom de conduzir. O 1,9 com 130 cv era uma verdadeira bomba na altura.

    Os R5 GTT também tiveram uma primeira versão com 115 cv e depois uma de 120 cv, andava mais que o 205 e quase o mesmo que o 205 1,9 era também fiável e equilibrado.

    Os UNO tiveram uma primeira versão de 105 cv e depois uma de 118 !? motor sofisticado, disparo parecido com o GTT, mas pior de comportamento.

    O G40 nunca andei, mas andei muito num GT 1,3 de 78 vigorosos cavalos da mesma altura e era um belo carro, bastante robusto.

    Para além destes houve outros bastante interessantes, os AX gt, sport e mais tarde gti, os 106 xsi, rally e mais tarde gti, os 205 rally, os já referidos swift gti, charade gtti, os Punto GT, os A112 abarth, os Y10 turbo, etc.

    Eu ainda hoje adorava ter um A112 abarth.

    Eu tive um Polo GT 1.3 de 75cv (carburador) e só tenho a dizer bem. Era a versão (geração) anterior ao que te referes como tendo 78cv. Foi o meu primeiro carro comprado novo. Deixou saudades, o G40 não. Adorava conduzi-lo e tenho ótimas recordações dele. Carro muito simpático.

    Quanto ao G40, foi o carro que durou menos tempo comigo (menos de 1 ano). Teve a seu favor o belo valor a que foi vendido. Quase não perdi $$$ com ele o que é até difícil de entender, dado que é nos primeiros anos que os carros levam a maior machadada no seu valor comercial. Como já referi, foi substituído por um Daihatsu GTti que se revelou muito superior em quase todos os parâmetros.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
      O 205 CTi 1.9 existiu mesmo. Era uma versão menos potente do 1.9 que equipava o GTi (apenas 102 ou 105cv, já não me recordo) e ainda bem porque, como já disse, a rigidez do CTi era um dos seus aspetos negativos. Se aquilo com pouco mais de 100cv já era manhoso, imagino com 130cv .

      O GTI 1.9 não tinha nada a ver com o CTi 1.9 em termos dinâmicos e de performance.

      Já agora, o meu irmão também teve um 205 Cábrio 1.4 de 80 cv (carburador) e considerava esta a versão mais equilibrada do 205 Cábrio.
      Já tínhamos visto acima, mas esse bloco 1.9 com potência reduzida parece ter existido apenas em alguns poucos países.

      Comentário


        #63
        Acho sempre injusto a comparação dos 205/GT turbo com o g40/turbo ie.

        Na década de 91 tínhamos os seguintes valores de compra:
        Peugeot 205 1.9 gti: 4510 contos se fosse o 1.6 3020 contos
        Renault 5 GT turbo: 2896 contos
        Fiat Uno turbo ie:2160 contos
        Vw polo g40: 2300 contos

        500 contos nesta época era muito dinheiro. É quase a diferença monetária de Uno 60 para o turbo ie...

        Assim sendo o GT turbo e 205 GTI tinham que ser melhor em algo, já que não era no equipamento nem na qualidade de construção, a maior diferença estava no chassi e suspensão...

        O turbo ie tem uma boa travagem, equipamento soberbo, mas peca pela eletrónica e no posto de condução " alto"

        G40 tem um motor fantástico, não tem travões e super perigoso " principalmente em tempo de chuva" mas quanto a mim, quem quiser sentir a sensação que os carros da década 80/90 faziam ter, o g40 é o melhor exemplar.

        Comentário


          #64
          Engraçado como a nossa aberrante fiscalidade fazia um 205 GTI 1.9 custar o dobro de um Uno turbo i.e. ou G40.

          Comentário


            #65
            Eu preferia uma unidade neste estado, por exemplo (se for verdade o que dizem os comentários) e com o resto do dinheiro colocá-lo a meu gosto, carros pré restaurados para vender a seguir........

            https://www.olx.pt/anuncio/lancia-de...tml#1df0b740f7

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              São todos "do meu tempo", mas felizmente nunca tive nenhum, embora tenha andado em vários deles, não o 205 com o motor 1.9...

              Depende para o que queres o carro e a profundidade da tua carteira!

              Se fosse para mim, com 10.000 biscas no bolso para estourar, comprava algo já dos anos 90, do segmento acima e com alguma segurança, pelo menos ABS…

              PS: o mais perigoso em que andei foi um Autobianchi turbo, basicamente igual ao do Uno, mas num carro ainda mais leve...
              Também podia ser uma opção, mas como disse, se vou para outras opções/segmentos então é que vai ser a confusão.

              Estes já começam a ficar raros, acredito que em breve vai ser quase impossível arranjar um sem gastar um bom dinheiro.

              Não são práticos mas como também não será para usar com muita regularidade não há problema.

              Atenção que não tenho pressa, se aparecer apareceu, se não aparecer, paciência.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                Boas

                o y10 turbo andava bem menos que o UNO turbo i e,mas entendo quando dizes que era parecido, aquela falta de motricidade era desesperante.
                De todos que falas , eu ia para o 205 GTI se possivel o 1.9.
                Mas o mais importante e dificil sera encontrares um em bom estado.
                Quanto ao Corola gti , passou um na familia vermelho de 1987, era um carro fantastico na altura , é de um segmento acima mas nao tem as mesmas performances que os gt turbo , uno turbo, por outro lado em termos de fiabilidade deve ser bem melhor, basta ver os que andam aqui em Angola com mais de 30 anos a servir de "taxi".

                Cumps
                Tendo em conta o preço o 205 1.9 já está descartado.

                O G40 começa a estar tendo em conta o (mal) que dizem do carro.

                Temos como opções o GTT e o Turbo ie.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  Também tem sempre as opções da Ford com o escort ou fiesta com o xr2i, xr2i ou as versões rs turbo com o 1.6 de 132cvs

                  O g40 é bastante engraçado mas o carro em si é muito fraco e de qualidade fraca pois até as longarinas se queixavam bastante.
                  O Fiesta não é do meu agrado, sinceramente não me diz muito.

                  O escort é de outro segmento.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                    Eu só acho que quem compra um clássico, pois é disso que estamos a falar, compra com o coração, não interessa se na época era um bocadinho melhor ou pior que a concorrência, é uma escolha 100% emotiva.

                    Eu escolhia o GT Turbo, pelo aspeto e pela nostalgia que me desperta...

                    PS: Se é um carro para fazeres "corridas" e andar sempre a acelerar, não compres nenhum desses, compra um mais recente, que vais melhor servido
                    Concordo em absoluto, o "problema" é que gosto de qualquer um dos 4, esteticamente falando, assim como, os admiro a todos, cada qual com as suas particularidades.

                    Depois existem as contingências, o 205 é muito caro, logo fica de fora, o G40 pelo que dizem tem alguns pontos menos bons que me levam a colocar como última opção, ficando por isso pelo Turbo ie e o GTT.

                    Ainda assim, é necessário que apareça algum em condições, o que não é fácil e por um preço mais ou menos de acordo com o que pretendo.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                      E um "monster rocket" em vez de um "pocket rocket"?
                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1bcbdcc7b3
                      Tem bom aspeto mas não é o que pretendo neste momento.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        Eu preferia uma unidade neste estado, por exemplo (se for verdade o que dizem os comentários) e com o resto do dinheiro colocá-lo a meu gosto, carros pré restaurados para vender a seguir........

                        https://www.olx.pt/anuncio/lancia-de...tml#1df0b740f7
                        Não gosto tanto.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                          Concordo em absoluto, o "problema" é que gosto de qualquer um dos 4, esteticamente falando, assim como, os admiro a todos, cada qual com as suas particularidades.

                          Depois existem as contingências, o 205 é muito caro, logo fica de fora, o G40 pelo que dizem tem alguns pontos menos bons que me levam a colocar como última opção, ficando por isso pelo Turbo ie e o GTT.

                          Ainda assim, é necessário que apareça algum em condições, o que não é fácil e por um preço mais ou menos de acordo com o que pretendo.
                          Olha que ainda existem bons exemplares de g40..
                          Outra das vantagens é que ainda existem algumas peças usadas e algumas novas para venda..��
                          Defeitos crónicos do g40 é compressor " na década de 90 pois diziam que não tinham manutenção" mas tem que levar manutenção..
                          E as notícias longarinas, mas ainda existem alguns intactos..

                          O grave problema destes caros é a falta de peças " principalmente os italianos"

                          A vantagem destes carros, é que todos têm comportamentos diferentes consoante o gosto de cada um... Eu gosto muito do g40, devido á disponibilidade do motor, e sermos forçados a usar a cx de velocidades com frequência devido á falta de travões...��

                          É experimentar os ditos carros e ver qual de adapta ao seu estilo de condução...��

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por freestyle Ver Post
                            Olha que ainda existem bons exemplares de g40..
                            Outra das vantagens é que ainda existem algumas peças usadas e algumas novas para venda..��
                            Defeitos crónicos do g40 é compressor " na década de 90 pois diziam que não tinham manutenção" mas tem que levar manutenção..
                            E as notícias longarinas, mas ainda existem alguns intactos..

                            O grave problema destes caros é a falta de peças " principalmente os italianos"

                            A vantagem destes carros, é que todos têm comportamentos diferentes consoante o gosto de cada um... Eu gosto muito do g40, devido á disponibilidade do motor, e sermos forçados a usar a cx de velocidades com frequência devido á falta de travões...��

                            É experimentar os ditos carros e ver qual de adapta ao seu estilo de condução...��
                            Isso seria o ideal, mas se é difícil encontrar um em condições, o que dizer de encontrar 3 em condições.

                            É que basta encontrar um menos bom para inquinar toda a apreciação.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                              Não gosto tanto.
                              Eu prefiro pagar mais e comprar algo em bom estado do que restaurar..
                              Restaurar um italiano da década 80/90 começa a ser quase impossível ou extremamente caro..

                              Comentário


                                #75
                                Neste momento os poucos desportivos que se encontram a bom preço são os g40 ou puntos GT... Olha que o Punto GT é boa maquina...
                                Outra máquina francesa que anda esquecida e é muito bom é o Megane coupé 2.0..��

                                Comentário


                                  #76
                                  Pois, o problema é que encontrar um carros destes com mais de trinta anos em bom estado por estes valores é treta, quem quiser um clássico em bom estado tem 2 opções, ou compra um bem sobrevalorizado e não sabe o que está por baixo do betume, ou compra um com tudo à mostra e gasta o dinheiro a ver o que tem e vai fazendo.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Já tínhamos visto acima, mas esse bloco 1.9 com potência reduzida parece ter existido apenas em alguns poucos países.
                                    Boas

                                    Esse 1.9 de 105 cv foi tambem usado no BX GT da 1ª geraçao.
                                    Devido a fiscalidade absurda que existia tudo que era acima de 1750Cm3 era fortemente taxado, por isso essas versões em Portugal eram rarissimas.

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                                      Boas

                                      Esse 1.9 de 105 cv foi tambem usado no BX GT da 1ª geraçao.
                                      Devido a fiscalidade absurda que existia tudo que era acima de 1750Cm3 era fortemente taxado, por isso essas versões em Portugal eram rarissimas.

                                      Cumps
                                      Continua a ser assim

                                      Comentário


                                        #79
                                        andavam a falar de escots rs turbo e do género. alguém sabe de algum a menos de 10 mil euros??? da última vez que espreitei os preços só os 1.6 105cv é que andavam a preços altos, mas não tão altos. um megane 2.0 ainda se encontra a preços mais ou menos por ter menos quase 10 anos que os iniciais do tópico, assim como o fiesta, que tem pouca procura e já tem muitos anos, embora haja relativamente poucos.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                                          Boas

                                          Esse 1.9 de 105 cv foi tambem usado no BX GT da 1ª geraçao.
                                          Devido a fiscalidade absurda que existia tudo que era acima de 1750Cm3 era fortemente taxado, por isso essas versões em Portugal eram rarissimas.

                                          Cumps
                                          Estou apenas a referir-me à sua utilização no CTI.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                            Pois, o problema é que encontrar um carros destes com mais de trinta anos em bom estado por estes valores é treta, quem quiser um clássico em bom estado tem 2 opções, ou compra um bem sobrevalorizado e não sabe o que está por baixo do betume, ou compra um com tudo à mostra e gasta o dinheiro a ver o que tem e vai fazendo.
                                            O melhor é mesmo ser paciente e esperar por um que tenha sido estimado desde novo e nunca restaurado.
                                            Restaurado não se sabe como foi feito. Num velho para restauro há coisas que nunca se conseguirão reproduzir a 100%, por exemplo painéis interiores, estofos, etc...

                                            Comentário


                                              #82
                                              O G40 não é assim tão fraco boa máquina

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Germany Ver Post
                                                O G40 não é assim tão fraco boa máquina
                                                É melhor tirar as palas, não é assim tão fraco, pois não, é muito fraco mesmo e é boa maquina para arrancar árvores junto as estradas

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                                  O melhor é mesmo ser paciente e esperar por um que tenha sido estimado desde novo e nunca restaurado.
                                                  Restaurado não se sabe como foi feito. Num velho para restauro há coisas que nunca se conseguirão reproduzir a 100%, por exemplo painéis interiores, estofos, etc...
                                                  Pois, esses que referes são achados quase impossiveis de encontrar, alem disso são de quem não precisa de dinheiro, por norma conseguem-se bons negocios destes quando há o falecimento do dono e a familia vende a seguir.
                                                  E fazer um restauro prefiro ser eu a fazê-lo, ou seja, sei o que está a ser colocado no carro do que andar com um que não faço ideia de como foram tratados os podres e outras mazelas.
                                                  Conheço um CRX i-VT que nem 50 000 kms tem está como novo, só sai ao domingo e se estiver a chover não sai, o dono não o vende por nada, já existe uma legião em torno da familia a ver quando o homem morre, pois de outra forma não se desfaz dele.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                    Pois, o problema é que encontrar um carros destes com mais de trinta anos em bom estado por estes valores é treta, quem quiser um clássico em bom estado tem 2 opções, ou compra um bem sobrevalorizado e não sabe o que está por baixo do betume, ou compra um com tudo à mostra e gasta o dinheiro a ver o que tem e vai fazendo.
                                                    Isso nem sempre se aplica, cada caso é um caso, Vê estes exemplos:

                                                    Ford Fiesta XR2:
                                                    https://www.olx.pt/anuncio/ford-fies...tml#9cc6f5f30c
                                                    https://www.olx.pt/anuncio/ford-fies...tml#9cc6f5f30c

                                                    Suziki Swift GTI:
                                                    https://www.olx.pt/anuncio/suzuki-sw...tml#24e276e75d


                                                    São é modelos menos procurados, por esse motivo valem menos.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                      É melhor tirar as palas, não é assim tão fraco, pois não, é muito fraco mesmo e é boa maquina para arrancar árvores junto as estradas

                                                      Cumps
                                                      Infelizmente a maior parte de quem os tem/teve não tem essa opinião, é pena porque não me importava de juntar mais um ao que já tenho.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                                        Infelizmente a maior parte de quem os tem/teve não tem essa opinião, é pena porque não me importava de juntar mais um ao que já tenho.
                                                        Já eu não me lembro de uma única pessoa que tenha achado o comportamento bom. hehehe

                                                        edit: Dos turbo o GT Turbo, esse sim, era muito bom de conduzir.
                                                        Editado pela última vez por Jbranco; 27 November 2019, 08:59.

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Já eu não me lembro de uma única pessoa que tenha achado o comportamento bom. hehehe

                                                          edit: Dos turbo o GT Turbo, esse sim, era muito bom de conduzir.
                                                          O comportamento não é dos melhores, com uns upgrades sem tirar o aspeto original o carro fica com outra segurança e estabilidade. Não vai parecer claro um Francês a curvar
                                                          O carro saiu de 87 até 94 mas convém ter em atenção que é uma carroçaria produzida desde os anos 70 com um motor original de (40cv) 29KW, ou seja, quase triplicou a potência com o 1.3 compressor. Este carro parece aqueles carros da moda agora em que a malta faz swaps de motores ou artilhanços, mas esquecem-se de melhorar o resto do carro Quem compra sabe ao que vai e gostos não se discutem!

                                                          Acho injusto comparar carros das mesma geração sem ter em conta que este carro foi projetado antes dos restantes, apenas isso.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                                            O comportamento não é dos melhores, com uns upgrades sem tirar o aspeto original o carro fica com outra segurança e estabilidade. Não vai parecer claro um Francês a curvar
                                                            O carro saiu de 87 até 94 mas convém ter em atenção que é uma carroçaria produzida desde os anos 70 com um motor original de (40cv) 29KW, ou seja, quase triplicou a potência com o 1.3 compressor. Este carro parece aqueles carros da moda agora em que a malta faz swaps de motores ou artilhanços, mas esquecem-se de melhorar o resto do carro Quem compra sabe ao que vai e gostos não se discutem!

                                                            Acho injusto comparar carros das mesma geração sem ter em conta que este carro foi projetado antes dos restantes, apenas isso.
                                                            Percebo mas não sou apologista dessa teoria, o carro era assim tão mais barato que os restantes? Não, pois não? Então pronto, deve ser comparado com a concorrência sem mas nem porquês.

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                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                              Percebo mas não sou apologista dessa teoria, o carro era assim tão mais barato que os restantes? Não, pois não? Então pronto, deve ser comparado com a concorrência sem mas nem porquês.
                                                              Tal como um user já colocou neste tópico os valores:

                                                              Peugeot 205 1.9 gti: 4510 contos (22500€)
                                                              Peugeot 205 1.6 gti 3020 contos (15100€)
                                                              Renault 5 GT turbo: 2896 contos (14500€)
                                                              Fiat Uno turbo ie: 2160 contos (10800€)
                                                              Vw polo g40: 2300 contos (11500€)

                                                              600 contos na altura eram dinheiro, ainda hoje o são

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