Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo ie vs 205 GTI vs Super 5 GT Turbo vs G40

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
    O Saxo Cup já é pós o auge destes carros.

    Ainda que seja um belo combo, creio que os 2 mais emblemáticos foram o Golf GTI 1 com 1,6 de 110 cv e 4 velocidades e depois o 205 gti 1,6 de 105 e depois 115 cv.
    Há alguns com o mesmo estatuto desses dois o Clio Williams e o Delta Integrale. O Integra Type-R também mas é mais recente. Mas sim puros anos 80 são esses dois. Lembrei-me agora também do Renault 5 Turbo 2 que surgiu em 1980, o Enzo Ferrari teve um!

    Editado pela última vez por Fabulous; 28 November 2019, 23:09.

    Comentário


      Nem de propósito, o sujeito do caronline tv acabou de comprar um 205 Gti. Já tem um
      5 turbo e um swift

      Comentário


        Escolhia o Turbo IE porque tive um... E adorei.

        Comentário


          Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
          SalvadorP, é evidente que sim. O Citroen Saxo Cup nunca será um clássico. Por exemplo um Peugeot 205 GTI 1.6i terá sempre um valor bastante superior (desde que bem estimado).
          Pois podes crer que será um clássico com algum interesse, era o pocket rocket de eleição do final da década de 90.

          Comentário


            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
            Eu vendi o meu bem acima desse valor.


            Bruno, mas deduzo que tu já deverás ter vendido o Citroen Saxo Cup 1.6i 16v aproximadamente em 2017 (já sem a crise estar acentuada), ou estarei incorrecto ?

            Comentário


              Originalmente Colocado por freestyle Ver Post
              Eu prefiro pagar mais e comprar algo em bom estado do que restaurar..
              Restaurar um italiano da década 80/90 começa a ser quase impossível ou extremamente caro..
              É difícil, mas acredito que consiga arranjar pelos valores falados anteriormente.

              Comentário


                Originalmente Colocado por freestyle Ver Post
                Neste momento os poucos desportivos que se encontram a bom preço são os g40 ou puntos GT... Olha que o Punto GT é boa maquina...
                Outra máquina francesa que anda esquecida e é muito bom é o Megane coupé 2.0..😉
                O G40, depois do que já foi aqui dito, é para excluir.

                Neste momento, GTT ou Turbo ie.

                Mégane 2.0 não gosto (estou a falar do atmosférico).

                Punto GT, gosto mas é mais recente, não é contemporâneo do GTT ou do Turbo ie

                Comentário


                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                  Não será um clássico? Uma unidade como a tua já o é!


                  Bruno, mas no meu humilde pensamento deduzo que o termo "clássico" assenta melhor num Peugeot 205 GTI.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                    Pois, o problema é que encontrar um carros destes com mais de trinta anos em bom estado por estes valores é treta, quem quiser um clássico em bom estado tem 2 opções, ou compra um bem sobrevalorizado e não sabe o que está por baixo do betume, ou compra um com tudo à mostra e gasta o dinheiro a ver o que tem e vai fazendo.
                    7/8K não é suficiente?

                    Acredito que seja, se não for, fico sem carro mas continuo com o dinheiro.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Não digas essas coisas. São precisamente pensamentos desse tipo que destruíram e destroem muitos carros que hoje poderiam existir enquanto clássicos mas que se perderam para sempre pelos mais diversos motivos.


                      Lino, geralmente este tipo de viaturas são é realmente "destruídas" pela maioria dos seus proprietários (com alterações bastante duvidosas).

                      Mas compreendo o que queres transmitir.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                        Isso nem sempre se aplica, cada caso é um caso, Vê estes exemplos:

                        Ford Fiesta XR2:
                        https://www.olx.pt/anuncio/ford-fies...tml#9cc6f5f30c
                        https://www.olx.pt/anuncio/ford-fies...tml#9cc6f5f30c

                        Suziki Swift GTI:
                        https://www.olx.pt/anuncio/suzuki-sw...tml#24e276e75d


                        São é modelos menos procurados, por esse motivo valem menos.
                        Obrigado, mas não aprecio tanto estes modelos.

                        Ou é turbo ie ou é GTT

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                          Pois podes crer que será um clássico com algum interesse, era o pocket rocket de eleição do final da década de 90.


                          marelo, provavelmente, mas volto a repetir que o termo "clássico" parece assentar melhor por exemplo num Peugeot 205 GTI.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                            Gosto muito de todos, acrescentaria também o Fiesta XR2i e o Swift.

                            Em carros com tantos anos o segredo é escolher o que estiver em melhor estado, leva um mecânico contigo.

                            Eu também daria preferência a carros o mais simples possível, ou seja, carros atmosféricos e com pouca eletrónica, o que colocaria o G40 e o 205 à frente do GTT e do Turbo ie teoricamente, porque o Fiat e o Renault são Turbo como se sabe.

                            No fundo escolhe aquele de que mais gostas e que esteja no melhor estado possível.
                            Pois eu prefiro o contrário, ou seja, prefiro que não seja atmosférico, incorporei o 205 1.9 porque me parece que o "tamanho" do motor acabaria por compensar um bocadinho o handicap de ser atmosférico.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                              O G40 é compressor, logo, varia pouco no conceito dos outros 2

                              O GTT é a carburador, e o fase 1 com problemas de sobre-aquecimento, o G40 com conhecidos problemas nas longarinas e compressor.

                              Eu volto a meter no lote o Escort RS Turbo. Pouco ou nada é maior, mais pesado ou mais caro que os restantes. Em termos de fiabilidade, andará a par do Uno. Acho que o Polo e o GTT são os que em fiabilidade estarão uns furos abaixo, assim como o GTI uns furos acima.
                              O Escort não é tido como opção por motivos já referidos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                (Fiat Uno Turbo I.E) https://www.youtube.com/watch?v=enDhJAZYl4I

                                (Renault 5 GT Turbo) https://www.youtube.com/watch?v=SLXgAhl4iww

                                (Peugeot 205 1.9 GTI) https://www.youtube.com/watch?v=9qWlF3Vo6zE

                                (VW Polo G40) https://www.youtube.com/watch?v=MUBIBuBtL10


                                BFMC, vê estes vídeos mais acima e pelo menos poderás concluir algumas decisões/indecisões (mesmo que não te ajudem na sua totalidade como será evidente).



                                Sou sincero, adquirir pequenos desportivos usados com já alguma idade é um grande risco (mesmo tendo eu noção que ainda existam alguns em bom estado, mas são raros).
                                Obrigado pelos vídeos Sandro, apesar de já os conhecer, só veio confirmar o que já aqui foi dito.

                                Quanto ao risco, ele existe e não é pequeno, a meu ver a única forma de minimizar é comprar a alguém conhecido e mesmo assim, como dizes e bem, são sempre carros com 30 anos...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                  Se o carro estiver em bom estado, se é um bem que não desvaloriza, qual é o grande risco?
                                  Também penso nesta linha, é uma compra que não deixa de ser um investimento devido à especificidade do bem.

                                  Com o plus de dar para dar umas voltas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                    O AX sport pesava 715 kg para 95 cv.

                                    Uma relação peso potência ao nível de 320d ou de um 500 abarth
                                    Se formos por aqui, um Turbo ie é mais rápido do que um Ibiza Tdi de 130cv

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      No AX havia o Sport, o GT e o GTi

                                      Outro que podes ver é o 106 Rallye

                                      E eventualmente o Clio I 1.8i 16v, mas este acho que não se vendeu em Portugal por isso são muito raros por cá e só importados

                                      Para nem falar do Clio Williams mas é um carro de culto por isso já se manda para valores estratosféricos

                                      EDIT: Parce que o Clio 1.8i afinal se vendeu por cá, encontrei estes três no OLX

                                      https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-8-...tml#6fbad26898
                                      https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-8-...tml#1112ab4010
                                      https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-8-...tml#1112ab4010
                                      Obrigado, mas neste momento só Turbo ie ou GTT.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                        O G40, depois do que já foi aqui dito, é para excluir.
                                        Alguém postou um review da car on line desse carro.

                                        O rapaz (aquele meio amaricado) até dismistifica um pouco isso, não é e nenhum perigo como alguns dizem.

                                        Comentário


                                          Para mim escolheria o GTT, sem pensar 2 vezes.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            Dessas máquinas todas (maquinas da minha geração) a minha primeira escolha seria o 205 GTi

                                            A segunda o R5 GT turbo

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                              Bruno, mas no meu humilde pensamento deduzo que o termo "clássico" assenta melhor num Peugeot 205 GTI.
                                              Assenta, mas a lista de clássicos tem sempre a tendência a ir aumentando ao longo dos anos.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                Alguém postou um review da car on line desse carro.

                                                O rapaz (aquele meio amaricado) até dismistifica um pouco isso, não é e nenhum perigo como alguns dizem.
                                                Essa classificação ficou entranhada, será complicado invertê-la.

                                                O carro não é perfeito (e digo desde já que o GTT é o meu preferido) mas a maior parte das opinioes (muitas delas sem conhecimento prático) baseia-se em unidades alteradas a nível mecânico e com poucas ou nenhumas alterações a nível de chassis ou travões.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                                  O Escort não é tido como opção por motivos já referidos.

                                                  BFCM, para a tua preferência estaria aqui melhor integrado um Ford Fiesta Turbo do que um Ford Escort RS Turbo.

                                                  Em 1991 um grande amigo da minha juventude adquiriu um Fiat Uno Turbo I.E 118cv (não catalisado) cinzento escuro e tive oportunidade de circular no mesmo inúmeras vezes (provavelmente eu a conduzir de certeza do que mais de 1000 km) e afirmo que na época passar de um Fiat 127 (o meu pai restaurou um em 1989 na sua integra que já o tinha comprado novo em 1972 e ofereceu-me) e afirmo que era um "canhão", com descargas abruptas de binário, mas somente após as 3000 rpm (pois antes dessa faixa pouco motor existia). Tinha um comportamento dinâmico mais que aceitável (o seu grande handicap era a excessiva subviragem, devido ao caracter intempestivo do seu motor, mas era mesmo por esse tipo de caracter que nos fazia sorrir imenso). Tendo nos 2 eixos discos de travão a sua travagem para a época era mais que satisfatória. Só faltava uma direcção assistida para facilitar as manobras a mais baixa velocidade.

                                                  O VW Polo G40 só o conduzi na época 2 vezes por curtos momentos e o seu compressor volumétrico (mesmo só tendo 40 milímetros de diâmetro) dava-lhe uma disponibilidade a baixos regimes que o Fiat Uno Turbo I.E não podia de maneira alguma alcançar, mas após as 3.000 rpm o Uno ainda era mais contagiante e explosivo !!! O G40 não possuía era discos no eixo posterior.

                                                  O Renault 5 GT Turbo (das viaturas da categoria não atmosféricas da época) provavelmente seria o que tinha o comportamento dinâmico mais equilibrado, mas por não possuir injecção electrónica, mas sim carburador, não seria para mim o preferido.

                                                  Comentário


                                                    Olha que essa questão do carburador no R5 não tinha qualquer inconveniente, o motor tinha uma belíssima resposta. A posição de condução, os bancos e a caixa de velocidades também eram francamente mais agradáveis do que no Uno.

                                                    A detalhe mais "vistoso" do Renault 5 era o arrefecimento do turbo ser a ar e, por isso, aquilo por vezes ficava até 30 minutos a soprar depois de se estacionar. E era um sopro bem barulhento, mais parecia um potente aspirador.

                                                    Bons tempos!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Olha que essa questão do carburador no R5 não tinha qualquer inconveniente, o motor tinha uma belíssima resposta. A posição de condução, os bancos e a caixa de velocidades também eram francamente mais agradáveis do que no Uno.

                                                      A detalhe mais "vistoso" do Renault 5 era o arrefecimento do turbo ser ar e, por isso, aquilo por vezes ficava minutos a soprar depois de se estacionar. E era um sopro bem barulhento, mais parecia um potente aspirador.

                                                      Bons tempos!


                                                      Jbranco, somente porque deduzo que um carburador tenha mais probabilidade de vir a"desafinar". Uma injecção electrónica consegue ser mais precisa. É evidente que mesmo com carburador o motor do Renault 5 GT Turbo era um "portento".

                                                      Comentário


                                                        tendo em conta o significado desses carros e o que se pretende deles, descartar o g40 baseado na perigosidade é um argumento descabido. nesta altura do campeonato qualquer um deles é perigos , pouco seguro e pouco fiavel...... mas que compra esses clássicos não procura nada disso.
                                                        independentemente de todos os defeitos, o g40 é um pocket que ainda me está atravessado e que com todas as incapacidadees ainda teve um trofeu com poucas mods a rodar abaixo dos 2,10m no estoril. tanto na epoca como na atualidade muitos carros não o fazem apesar de mais potentes e com componentes bem mais evoluidos.

                                                        numa opinião pessoal, tive como primeiro carro um 205gti 1.6 de 88 que apesar do divertimento na altura acabou por não me deixar nenhuma marca, saudade ou desejo de reviver, foi simplesmente um carro fixe que curti na epoca.

                                                        anos mais tarde tive um punto gt, até porque já não estava virado para carros tão "arcaicos" sem sequer DA, ABS ou evoluções minimas a nivel de conforto e segurança. esse sim, posso dizer que me deixou marca e saudade ao ponto de anos mais tarde comprar o abarth numa tentativa de reviver as emoções que senti com o punto.

                                                        como se tem falado também nas dificuldades de ter e manter carros mais antigos, posso dizer que o motivo de venda do punto foi mesmo já sentir dificuldades em arranjar material que inevitavelmente cede com a idade. não tenho feitio nem disponibilidade para ter um carro encostado a morrer à espera da incógnita de saber se arranjo esta ou outra peça para voltar a rolar com o carro.

                                                        Comentário


                                                          Minha opinião pessoal é: prepara-te para gastar dinheiro e para perder muito tempo em busca de peças.

                                                          Compra o que tiver em melhores condições e te obrigue a gastar menos, ou então, faz como eu, compra o que gostas mesmo e esquece a parte racional da coisa!

                                                          Pensaste no mx-3 v6?
                                                          Editado pela última vez por Spinnaker; 29 November 2019, 16:13.

                                                          Comentário


                                                            Prazer de condução não é andar em rectas, o 205 GTI 1.6 tem melhor chassis que o G40 e o Punto juntos, a curvar era o melhor do segmento, não conheço o 1.6 mas o 1.9 era fenomenal, da lista inicial seria o eleito, retirando o 205, a minha escolha seria o GTT.

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              Eu comprei ha 2 anos um 106 rallye porque gosto do lado leve, do motor nervoso e de longe o mais cool em termos esteticos. claro que é a minha opinião.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X