Originalmente Colocado por SalvadorP
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Turbo ie vs 205 GTI vs Super 5 GT Turbo vs G40
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Editado pela última vez por Fabulous; 28 November 2019, 23:09.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostSalvadorP, é evidente que sim. O Citroen Saxo Cup nunca será um clássico. Por exemplo um Peugeot 205 GTI 1.6i terá sempre um valor bastante superior (desde que bem estimado).
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Originalmente Colocado por freestyle Ver PostEu prefiro pagar mais e comprar algo em bom estado do que restaurar..
Restaurar um italiano da década 80/90 começa a ser quase impossível ou extremamente caro..
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Originalmente Colocado por freestyle Ver PostNeste momento os poucos desportivos que se encontram a bom preço são os g40 ou puntos GT... Olha que o Punto GT é boa maquina...
Outra máquina francesa que anda esquecida e é muito bom é o Megane coupé 2.0..😉
Neste momento, GTT ou Turbo ie.
Mégane 2.0 não gosto (estou a falar do atmosférico).
Punto GT, gosto mas é mais recente, não é contemporâneo do GTT ou do Turbo ie
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostPois, o problema é que encontrar um carros destes com mais de trinta anos em bom estado por estes valores é treta, quem quiser um clássico em bom estado tem 2 opções, ou compra um bem sobrevalorizado e não sabe o que está por baixo do betume, ou compra um com tudo à mostra e gasta o dinheiro a ver o que tem e vai fazendo.
Acredito que seja, se não for, fico sem carro mas continuo com o dinheiro.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostNão digas essas coisas. São precisamente pensamentos desse tipo que destruíram e destroem muitos carros que hoje poderiam existir enquanto clássicos mas que se perderam para sempre pelos mais diversos motivos.
Lino, geralmente este tipo de viaturas são é realmente "destruídas" pela maioria dos seus proprietários (com alterações bastante duvidosas).
Mas compreendo o que queres transmitir.
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Originalmente Colocado por marelo Ver PostIsso nem sempre se aplica, cada caso é um caso, Vê estes exemplos:
Ford Fiesta XR2:
https://www.olx.pt/anuncio/ford-fies...tml#9cc6f5f30c
https://www.olx.pt/anuncio/ford-fies...tml#9cc6f5f30c
Suziki Swift GTI:
https://www.olx.pt/anuncio/suzuki-sw...tml#24e276e75d
São é modelos menos procurados, por esse motivo valem menos.
Ou é turbo ie ou é GTT
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostGosto muito de todos, acrescentaria também o Fiesta XR2i e o Swift.
Em carros com tantos anos o segredo é escolher o que estiver em melhor estado, leva um mecânico contigo.
Eu também daria preferência a carros o mais simples possível, ou seja, carros atmosféricos e com pouca eletrónica, o que colocaria o G40 e o 205 à frente do GTT e do Turbo ie teoricamente, porque o Fiat e o Renault são Turbo como se sabe.
No fundo escolhe aquele de que mais gostas e que esteja no melhor estado possível.
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Originalmente Colocado por DV82 Ver PostO G40 é compressor, logo, varia pouco no conceito dos outros 2
O GTT é a carburador, e o fase 1 com problemas de sobre-aquecimento, o G40 com conhecidos problemas nas longarinas e compressor.
Eu volto a meter no lote o Escort RS Turbo. Pouco ou nada é maior, mais pesado ou mais caro que os restantes. Em termos de fiabilidade, andará a par do Uno. Acho que o Polo e o GTT são os que em fiabilidade estarão uns furos abaixo, assim como o GTI uns furos acima.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post(Fiat Uno Turbo I.E) https://www.youtube.com/watch?v=enDhJAZYl4I
(Renault 5 GT Turbo) https://www.youtube.com/watch?v=SLXgAhl4iww
(Peugeot 205 1.9 GTI) https://www.youtube.com/watch?v=9qWlF3Vo6zE
(VW Polo G40) https://www.youtube.com/watch?v=MUBIBuBtL10
BFMC, vê estes vídeos mais acima e pelo menos poderás concluir algumas decisões/indecisões (mesmo que não te ajudem na sua totalidade como será evidente).
Sou sincero, adquirir pequenos desportivos usados com já alguma idade é um grande risco (mesmo tendo eu noção que ainda existam alguns em bom estado, mas são raros).
Quanto ao risco, ele existe e não é pequeno, a meu ver a única forma de minimizar é comprar a alguém conhecido e mesmo assim, como dizes e bem, são sempre carros com 30 anos...
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostNo AX havia o Sport, o GT e o GTi
Outro que podes ver é o 106 Rallye
E eventualmente o Clio I 1.8i 16v, mas este acho que não se vendeu em Portugal por isso são muito raros por cá e só importados
Para nem falar do Clio Williams mas é um carro de culto por isso já se manda para valores estratosféricos
EDIT: Parce que o Clio 1.8i afinal se vendeu por cá, encontrei estes três no OLX
https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-8-...tml#6fbad26898
https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-8-...tml#1112ab4010
https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-8-...tml#1112ab4010
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostAlguém postou um review da car on line desse carro.
O rapaz (aquele meio amaricado) até dismistifica um pouco isso, não é e nenhum perigo como alguns dizem.
O carro não é perfeito (e digo desde já que o GTT é o meu preferido) mas a maior parte das opinioes (muitas delas sem conhecimento prático) baseia-se em unidades alteradas a nível mecânico e com poucas ou nenhumas alterações a nível de chassis ou travões.
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Originalmente Colocado por BFCM Ver PostO Escort não é tido como opção por motivos já referidos.
BFCM, para a tua preferência estaria aqui melhor integrado um Ford Fiesta Turbo do que um Ford Escort RS Turbo.
Em 1991 um grande amigo da minha juventude adquiriu um Fiat Uno Turbo I.E 118cv (não catalisado) cinzento escuro e tive oportunidade de circular no mesmo inúmeras vezes (provavelmente eu a conduzir de certeza do que mais de 1000 km) e afirmo que na época passar de um Fiat 127 (o meu pai restaurou um em 1989 na sua integra que já o tinha comprado novo em 1972 e ofereceu-me) e afirmo que era um "canhão", com descargas abruptas de binário, mas somente após as 3000 rpm (pois antes dessa faixa pouco motor existia). Tinha um comportamento dinâmico mais que aceitável (o seu grande handicap era a excessiva subviragem, devido ao caracter intempestivo do seu motor, mas era mesmo por esse tipo de caracter que nos fazia sorrir imenso). Tendo nos 2 eixos discos de travão a sua travagem para a época era mais que satisfatória. Só faltava uma direcção assistida para facilitar as manobras a mais baixa velocidade.
O VW Polo G40 só o conduzi na época 2 vezes por curtos momentos e o seu compressor volumétrico (mesmo só tendo 40 milímetros de diâmetro) dava-lhe uma disponibilidade a baixos regimes que o Fiat Uno Turbo I.E não podia de maneira alguma alcançar, mas após as 3.000 rpm o Uno ainda era mais contagiante e explosivo !!! O G40 não possuía era discos no eixo posterior.
O Renault 5 GT Turbo (das viaturas da categoria não atmosféricas da época) provavelmente seria o que tinha o comportamento dinâmico mais equilibrado, mas por não possuir injecção electrónica, mas sim carburador, não seria para mim o preferido.
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Olha que essa questão do carburador no R5 não tinha qualquer inconveniente, o motor tinha uma belíssima resposta. A posição de condução, os bancos e a caixa de velocidades também eram francamente mais agradáveis do que no Uno.
A detalhe mais "vistoso" do Renault 5 era o arrefecimento do turbo ser a ar e, por isso, aquilo por vezes ficava até 30 minutos a soprar depois de se estacionar. E era um sopro bem barulhento, mais parecia um potente aspirador.
Bons tempos!
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostOlha que essa questão do carburador no R5 não tinha qualquer inconveniente, o motor tinha uma belíssima resposta. A posição de condução, os bancos e a caixa de velocidades também eram francamente mais agradáveis do que no Uno.
A detalhe mais "vistoso" do Renault 5 era o arrefecimento do turbo ser ar e, por isso, aquilo por vezes ficava minutos a soprar depois de se estacionar. E era um sopro bem barulhento, mais parecia um potente aspirador.
Bons tempos!
Jbranco, somente porque deduzo que um carburador tenha mais probabilidade de vir a"desafinar". Uma injecção electrónica consegue ser mais precisa. É evidente que mesmo com carburador o motor do Renault 5 GT Turbo era um "portento".
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tendo em conta o significado desses carros e o que se pretende deles, descartar o g40 baseado na perigosidade é um argumento descabido. nesta altura do campeonato qualquer um deles é perigos , pouco seguro e pouco fiavel...... mas que compra esses clássicos não procura nada disso.
independentemente de todos os defeitos, o g40 é um pocket que ainda me está atravessado e que com todas as incapacidadees ainda teve um trofeu com poucas mods a rodar abaixo dos 2,10m no estoril. tanto na epoca como na atualidade muitos carros não o fazem apesar de mais potentes e com componentes bem mais evoluidos.
numa opinião pessoal, tive como primeiro carro um 205gti 1.6 de 88 que apesar do divertimento na altura acabou por não me deixar nenhuma marca, saudade ou desejo de reviver, foi simplesmente um carro fixe que curti na epoca.
anos mais tarde tive um punto gt, até porque já não estava virado para carros tão "arcaicos" sem sequer DA, ABS ou evoluções minimas a nivel de conforto e segurança. esse sim, posso dizer que me deixou marca e saudade ao ponto de anos mais tarde comprar o abarth numa tentativa de reviver as emoções que senti com o punto.
como se tem falado também nas dificuldades de ter e manter carros mais antigos, posso dizer que o motivo de venda do punto foi mesmo já sentir dificuldades em arranjar material que inevitavelmente cede com a idade. não tenho feitio nem disponibilidade para ter um carro encostado a morrer à espera da incógnita de saber se arranjo esta ou outra peça para voltar a rolar com o carro.
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Minha opinião pessoal é: prepara-te para gastar dinheiro e para perder muito tempo em busca de peças.
Compra o que tiver em melhores condições e te obrigue a gastar menos, ou então, faz como eu, compra o que gostas mesmo e esquece a parte racional da coisa!
Pensaste no mx-3 v6?Editado pela última vez por Spinnaker; 29 November 2019, 16:13.
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