Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gastar dinheiro em carros velhos. Desperdício?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Next Ver Post
    Não acho desperdício gastar dinheiro em carros velhos se as pessoas gostam de os manter não vejo porque não agora abuso é o valor dos carros novos qualquer carrito custa de 25mil€ para cima isto adequado aos nossos ordenados médios ainda fica melhor
    Ah sim, esse é outro problema.
    Só comprei novo porque foi metade desse preço, caso contrário seria novamente um usado como sempre tinha sido.
    Mas pronto, carro novo é carro novo, já se sabe.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Next Ver Post
      Não acho desperdício gastar dinheiro em carros velhos se as pessoas gostam de os manter não vejo porque não agora abuso é o valor dos carros novos qualquer carrito custa de 25mil€ para cima isto adequado aos nossos ordenados médios ainda fica melhor

      Mas depois os carros em Portugal tambem desvalorizam muito menos e tem menor custo de manutencao que na Europa rica que balanca um pouco as coisas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Ah sim, esse é outro problema.
        Só comprei novo porque foi metade desse preço, caso contrário seria novamente um usado como sempre tinha sido.
        Mas pronto, carro novo é carro novo, já se sabe.
        Sim assim ainda é um preço razoável dentro das possibilidades tendo em conta o nosso nível de vida

        Comentário


          Originalmente Colocado por Next Ver Post
          Não acho desperdício gastar dinheiro em carros velhos se as pessoas gostam de os manter não vejo porque não agora abuso é o valor dos carros novos qualquer carrito custa de 25mil€ para cima isto adequado aos nossos ordenados médios ainda fica melhor
          Em relação ao gastar dinheiro nos velhos, quando é para vender pensam assim "o carro vale 2k€, mas levou uns tapetes novos da Norauto, mais o cheirinho e até o aspirei, vendo na boa por 3k€ e ai de quem oferecer menos"

          Comentário


            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            Em relação ao gastar dinheiro nos velhos, quando é para vender pensam assim "o carro vale 2k€, mas levou uns tapetes novos da Norauto, mais o cheirinho e até o aspirei, vendo na boa por 3k€ e ai de quem oferecer menos"
            " É qé memo assim dread, mazé q'nem tenhas duvidas mano! "

            ... conheci alguns.

            Comentário


              Então se forem "tapetes" destes, ui, ui!! :

              Comentário


                Gosto bastante de clássicos e pré-clássicos, carros antigos e menos antigos, gosto de todos!

                Admito que mais depressa aprecio um sei lá, Citroen XM em mint condition do que um carro lançado há meia dúzia de semanas.

                Se vale a pena? Depende do gosto de cada um. Eu gosto da parte menos electrónica da coisa, muitas vezes a única que me põe pé atrás de um investimento num charuto é mesmo a parte da segurança, porque pelo resto acho que vale a pena. Nem que seja pela parte de se transformar num hobby.

                Comentário


                  Outra coisa boa dos clássicos é que a interagimos mesmo com a máquina sem a electrónica a corrigir-nos*
                  Ou seja temos que compreender um carro a carburador com o botão manual, se acelerarmos com força é o suficiente para se desligar, temos que travar correctamente se não vai bloquear as rodas, etc etc.

                  * Mas abençoada electrónica que nos salva de imprevistos/erros que acontece a qualquer condutor.

                  Comentário


                    Uma coisa é dizer que querem um carro velho por gosto naquele modelo em específico, nada contra.
                    Outra é as típicas desculpas de "antigamente é que é!" "electrónica só dá problemas!" que tresanda a "não tenho dinheiro para melhor"

                    Já que falaram nos Golfs, temos um bom exemplo desta mentalidade a ir longe demais: os m-tdi. Basicamente agarram e tiram do motor o melhor que ele tem (a injecção directa controlada electronicamente) e substituem por bomba injectora mecânica de um TD, entre outras peripécias, porque "electrónica não dá fiabilidade". Resultado: um frankenstein que nunca vai andar direito, que de fiável tem pouco (não obstante ser tudo mecânico), e que tem consumos piores e não saca tanta potência como um TDI verdadeiro.
                    Editado pela última vez por ravager; 11 May 2020, 13:29.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                      Uma coisa é dizer que querem um carro velho por gosto naquele modelo em específico, nada contra.
                      Outra é as típicas desculpas de "antigamente é que é!" "electrónica só dá problemas!" que tresanda a "não tenho dinheiro para melhor"

                      Já que falaram nos Golfs, temos um bom exemplo desta mentalidade a ir longe demais: os m-tdi. Basicamente agarram e tiram do motor o melhor que ele tem (a injecção directa controlada electronicamente) e substituem por bomba injectora mecânica de um TD, entre outras peripécias, porque "electrónica não dá fiabilidade". Resultado: um frankenstein que nunca vai andar direito, que de fiável tem pouco (não obstante ser tudo mecânico), e que tem consumos piores e não saca tanta potência como um TDI verdadeiro.
                      Pois não sei, mas é muito comum a malta fazer checks rápidos às contas bancárias dos outros.
                      Eu já gostei de carros com muito equipamento, por isso sou " isento " hehe. Agora gosto deles mais simples, até porque para ter equipamento teria, para mim, de ser à moda antiga com muitos botões.
                      Touchscreens não obrigado.

                      Comentário


                        Meus carros sao dos anos 90 plenamente satisfeito, nunca fiquei pelo caminho enquanto puder vou os manter. Mecanica simplificada que eu próprio vou ajeitando e material a preço acessível

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Pois não sei, mas é muito comum a malta fazer checks rápidos às contas bancárias dos outros.
                          Eu já gostei de carros com muito equipamento, por isso sou " isento " hehe. Agora gosto deles mais simples, até porque para ter equipamento teria, para mim, de ser à moda antiga com muitos botões.
                          Touchscreens não obrigado.
                          Pergunta a muitos desses fãs da "mecânica old school" e que não trocavam o carro deles por nada, se trocavam o carro deles por um premium recente, troca por troca.

                          Meto já aqui 5€ em como 99% o faria sem pestanejar, o que leva logo à teoria da falta de dinheiro.. os restantes 1% são os que realmente gostam e apreciam carros antigos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                            Pergunta a muitos desses fãs da "mecânica old school" e que não trocavam o carro deles por nada, se trocavam o carro deles por um premium recente, troca por troca.

                            Meto já aqui 5€ em como 99% o faria sem pestanejar, o que leva logo à teoria da falta de dinheiro.. os restantes 1% são os que realmente gostam e apreciam carros antigos.
                            Pois, és capaz de ter razão sim.
                            Talvez também alguns recusem em virtude de depois não quererem manter devido às despesas ( embora isso dificilmente aconteça nos primeiros anos ).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                              Pergunta a muitos desses fãs da "mecânica old school" e que não trocavam o carro deles por nada, se trocavam o carro deles por um premium recente, troca por troca.

                              Meto já aqui 5€ em como 99% o faria sem pestanejar, o que leva logo à teoria da falta de dinheiro.. os restantes 1% são os que realmente gostam e apreciam carros antigos.
                              Há várias questões envolvidas, muitas vezes trata-se de prioridades.

                              Com a mesma disponibilidade financeira, uns optam por um 520d novo e outros por um Passat antigo, porque preferem canalizar o seu dinheiro para outras coisas que valorizam mais.

                              Se não existisse a figura do “carro de serviço” tínhamos um mercado menos dinâmico, onde as pessoas mantinham mais tempo os seus carros, porque inclusivamente haveria menos oferta de carros com 3,4 anos.

                              Comentário


                                Essa coisa do carro de serviço é uma realidade de Lisboa e Porto e pouco mais, onde estão as sedes das multinacionais e dos bancos.

                                O que dá mais dinamismo são as rent-a-car e agora também os ex-TVDE.

                                Segmentos A e B usados até 3 anos diria que 90% foram rent-a-car.

                                Peço desculpa pelo OT.

                                Quanto aos carros velhos, gosto muito mas nunca como primeiro ou único carro.

                                Comentário


                                  Por acaso fora das grandes cidades nota-se um parque automovel mais envelhecido. No entanto, carros em geral muito mais bem tratados.
                                  Digo eu, que não resido no interior, mas vou lá dezenas de vezes por ano. Já dá direito a uma pseudo estatística hahaha.
                                  Por acado adoro ver muitas 4L

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Por acaso fora das grandes cidades nota-se um parque automovel mais envelhecido. No entanto, carros em geral muito mais bem tratados.
                                    Digo eu, que não resido no interior, mas vou lá dezenas de vezes por ano. Já dá direito a uma pseudo estatística hahaha.
                                    Por acado adoro ver muitas 4L

                                    Talvez por uma maior disponibilidade de tempo para cuidados redobrados, também outro tipo de condições para ter um carro melhor conservado, pois não levam com estacionamentos apertados como nas grandes cidades, e maior probabilidade de terem garagens e/ou telheiros que protejam mais os carros.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                      Talvez por uma maior disponibilidade de tempo para cuidados redobrados, também outro tipo de condições para ter um carro melhor conservado, pois não levam com estacionamentos apertados como nas grandes cidades, e maior probabilidade de terem garagens e/ou telheiros que protejam mais os carros.
                                      Sim, penso que há um grande conjunto de factores. Incluindo tambem população mais envelhecida que não troca de carro de 5 em 5 anos.

                                      Comentário


                                        Uma coisa é ter um carro velho e manter o mesmo em bom estado, outra coisa é ter 5000 euros mas mãos e em vez de se comprar por exemplo um Fiat Grande Punto com menos de 10 anos, gastar os mesmos 5000 euros num Golf 2.
                                        Conheço um casal que tem 2 carros, comprados novos e que os vão mantendo em muito bom estado. Falo de um Renault 21 1.7 Tse de 1988 e um Astra sedan, penso que será o 1.4 de 1994 ou 95.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Por acaso fora das grandes cidades nota-se um parque automovel mais envelhecido. No entanto, carros em geral muito mais bem tratados.
                                          Digo eu, que não resido no interior, mas vou lá dezenas de vezes por ano. Já dá direito a uma pseudo estatística hahaha.
                                          Por acado adoro ver muitas 4L
                                          Depende.

                                          No "interior" que frequento, parece que qualquer carro é carro de trabalho... Mercedes 190D, Corsa A, Fiat Uno, VW Polo MK2...


                                          É ver passar com ferramentas, pelos caminhos de terra batida...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                            Talvez por uma maior disponibilidade de tempo para cuidados redobrados, também outro tipo de condições para ter um carro melhor conservado, pois não levam com estacionamentos apertados como nas grandes cidades, e maior probabilidade de terem garagens e/ou telheiros que protejam mais os carros.
                                            Não ia tanto por aí.

                                            Nas grandes cidades, há mais dinheiro e logo por aí maior disponibilidade para trocar.

                                            E depois toda uma panóplia de carros de serviço, rentacars, TVDEs que ao fim de 3 ou 4 anos é para deitar fora e vir outro novo.

                                            O mercado acaba por ter um turnover maior.

                                            Mas também acho que há um estilo de vida um pouquinho mais consumista nas cidades maiores.

                                            Pessoas da mesma classe social trocam com mais frequência em Lisboa do que em Mangualde.

                                            Depois um carro de 10 anos em Lisboa parece mais velho do que noutros sítios, por comparação com o restante parque.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              Depende.

                                              No "interior" que frequento, parece que qualquer carro é carro de trabalho... Mercedes 190D, Corsa A, Fiat Uno, VW Polo MK2...


                                              É ver passar com ferramentas, pelos caminhos de terra batida...
                                              Sim, tambem há muito isso sem duvida.
                                              Mas para eles existirem , lá está, têm que ser minimamente bem tratados. Mas falamos de condutores mais velhos que muitos deles sabem fazer a manutenção básica.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Sim, tambem há muito isso sem duvida.
                                                Mas para eles existirem , lá está, têm que ser minimamente bem tratados. Mas falamos de condutores mais velhos que muitos deles sabem fazer a manutenção básica.
                                                Oh pá, não sei que condutores mais velhos tu conheces, mas a malta que conheço é daquela que mudam o óleo a cada 10k kms e os pneus aos 50k, apesar de fazerem 2k kms por ano... Aquilo é mesmo tratado como mulas de carga. Gastam o mínimo indispensável para andar e passar na IPO (não sei se com bónus no cinzeiro).

                                                Sei que não é exemplo, mas para ver um carro "novo" na aldeia, é preciso esperar pela malta de fora. A minha Kia com 12 anos até se sente como um carro acabado de lançar no mercado, como um quarentão num lar da terceira idade

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Sim, tambem há muito isso sem duvida.
                                                  Mas para eles existirem , lá está, têm que ser minimamente bem tratados. Mas falamos de condutores mais velhos que muitos deles sabem fazer a manutenção básica.
                                                  Concordo o meu pai por exemplo tem uma Kangoo de 2011 lá na terra para por exemplo levar poceiros das vindimas entre outras coisas

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                    Oh pá, não sei que condutores mais velhos tu conheces, mas a malta que conheço é daquela que mudam o óleo a cada 10k kms e os pneus aos 50k, apesar de fazerem 2k kms por ano... Aquilo é mesmo tratado como mulas de carga. Gastam o mínimo indispensável para andar e passar na IPO (não sei se com bónus no cinzeiro).

                                                    Sei que não é exemplo, mas para ver um carro "novo" na aldeia, é preciso esperar pela malta de fora. A minha Kia com 12 anos até se sente como um carro acabado de lançar no mercado, como um quarentão num lar da terceira idade
                                                    Isso é o que também existe nas cidades.....
                                                    Em muitos sitios do interior vejo carros muito mais bem tratados que nas grandes cidades.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                      Não ia tanto por aí.

                                                      Nas grandes cidades, há mais dinheiro e logo por aí maior disponibilidade para trocar.

                                                      E depois toda uma panóplia de carros de serviço, rentacars, TVDEs que ao fim de 3 ou 4 anos é para deitar fora e vir outro novo.

                                                      O mercado acaba por ter um turnover maior.

                                                      Mas também acho que há um estilo de vida um pouquinho mais consumista nas cidades maiores.

                                                      Pessoas da mesma classe social trocam com mais frequência em Lisboa do que em Mangualde.

                                                      Depois um carro de 10 anos em Lisboa parece mais velho do que noutros sítios, por comparação com o restante parque.
                                                      Muita da malta da cidade com quem falo diz que 100 mil km's num carro já é muita quilometragem e começa a dar muitos problemas.

                                                      Tive uma colega de trabalho que tinha um Mini diesel, comprado novo, sempre assistido na BMW, carro impecável de tudo, e queria trocá-lo porque "já tinha alguns km's e podia começar a dar problemas".
                                                      Acabei por dissuadi-la com simples lógica, "então se gostas do teu carro, está bem tratado, vais comprar outro para quê?" ao que juntei "mas se o venderes fala comigo primeiro"
                                                      Editado pela última vez por ravager; 13 May 2020, 11:40.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                        Muita da malta da cidade com quem falo diz que 100 mil km's num carro já é muita quilometragem e começa a dar muitos problemas.

                                                        Tive uma colega de trabalho que tinha um Mini diesel, comprado novo, sempre assistido na BMW, carro impecável de tudo, e queria trocá-lo porque "já tinha alguns km's e podia começar a dar problemas".
                                                        Acabei por dissuadi-la com simples lógica, "então se gostas do teu carro, está bem tratado, vais comprar outro para quê?" ao que juntei "mas se o venderes fala comigo primeiro"
                                                        A cena é que ainda há muito aquela " cultura " de atingir os 100 mil KM, que há 40 anos era um desafio para muitos carros.
                                                        Hoje não é assim , por diversas razões.
                                                        É também fruto da panca de gerações mais novas e ignorantes ( nao o digo com tom crítico mas a realidade é essa ) no que a automoveis diz respeito, que pensam que aos 100 mil está podre a gasolina e 150 mil a diesel...e claro, o horror que é ter um carro que não cheira a novo !

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Isso é o que também existe nas cidades.....
                                                          Em muitos sitios do interior vejo carros muito mais bem tratados que nas grandes cidades.
                                                          Há de tudo, não acho que seja assim tão linear ;)

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                            Há de tudo, não acho que seja assim tão linear ;)
                                                            Exacto, e não é, daí ter referido que é somente a ideia com que fico.

                                                            Comentário


                                                              Também eu tantas vezes pensei em vender o meu A4 de 2008 mas depois está em bom estado e até tem poucos quilómetros penso que ainda dura mais uns 5 anos, mais cedo irei vender o Captur com apenas 3 anos

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X