Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que precauções ter na venda de um carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O registo até pode ser feito depois de 30 dias, paga a multa e está resolvido.

    Só há uma coisa a fazer. Participar à Policia e mandar apreender o carro pois neste momento e perante a lei o proprietário é o antigo dono.

    Comentário


      #32
      bem o que eu pensei era fazer eu um decomento( para ficar para mim,mas com a assinatura do comprador) por escrito tipo de declaraçao de venda com todos os dados como, a quem foi vendido e a data de quando o carro foi vendido, e tambem ficar com copias do decomentos do BI e numero de comtribuinte do comprador , e a partir desse momento fica o comprador quer seja stand ou particular com a total responsabilidade , caso me viesem multas para pagar eu ir as autoridaes e apresentar esse decomento em como o carro foi vendido a tal sujeitoe depois eles tratar do resto¨

      Mas nao tenho certeza se isso é valido ou nao,para isso sera melhor como o nosso amigo Manel666 disse ir a conservatoria e perguntar !!

      isto para mim é caso bastante serio!

      Comentário


        #33
        Eu acho que se pode ir lá mesmo só pra comunicar que o veículo já foi vendido, mas n tenho a certeza.

        Comentário


          #34
          É uma questão muito pertinente, contaram-me recentemente o caso de uma senhora que havia vendido um carro que esteve envolvido num acidente e não tinha seguro e a policia foi-lhe bater à porta pois está claro.
          Ela perante isto mandou apreender o mesmo e ficou de posse dele.
          Resta saber se chegou para pagar o prejuizo.
          O actual é o 7º carro que tenho e em todos os outros obriguei os compradores a assinar uma declaração complementar em como eram responsáveis a partir das x horas do dia y por tudo o que ao carro respeitasse.
          Admito no entanto que isto possa não ter validade legal, até hoje tenho tido sorte.

          Comentário


            #35
            É muito simples manda-se apreender o carro para efeito de documentação, a dgv tem impresso próprio para esse fim

            Comentário


              #36
              Se a venda do carro for feita a um stand, eles são obrigados a passar uma declaração em como assumem toda a responsabilidade pelo mesmo, apartir daquela data.
              Se for vendido a um particular, deve-se pedir uma declaração identica e juntamente com o tipo de pagamento que for feito ( cheque ou trasnferencia bancária), estes dois itens, servem de prova legal. Pelo menos foi esta a informação que me deram.

              Cumprimentos

              Comentário


                #37
                Eu tava no registo e tava la uma mulher a queixar s k tinha vendido o carro, a outra nao registou, o carro avariou e deixou o abandonado e foi multado. Obviamente a multa foi parar a casa da 1ª mulher, a vendedora, pq ainda tava no nome dela.

                Comentário


                  #38
                  não sejam burros e quando venderem os carros, vão ao registo fazer a alteração com o novo dono...

                  Comentário


                    #39
                    Luis
                    mas quem tem que se preocupar em fazer o novo reguisto e o novo proprietario, e muintos dizem que por lei tem 30 dias para o fazer , e por isso tem tempo de o fazer
                    estou a ver se nao for uma pesseoa responsavel estamos tramados com este metodo de compra e venda!

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por fiasgardone

                      Luis
                      mas quem tem que se preocupar em fazer o novo reguisto e o novo proprietario, e muintos dizem que por lei tem 30 dias para o fazer , e por isso tem tempo de o fazer
                      estou a ver se nao for uma pesseoa responsavel estamos tramados com este metodo de compra e venda!
                      Pois é.. a responsabilidade é do novo dono e tu confias numa pessoa que nem conheces, quando tu é que podes ficar a perder com a situação?

                      Se o dono for uma pessoa séria, não tem problema nenhum em acompanhar-te a uma conservatória de registo automóvel e tratar dos registos na hora.

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                        não sejam burros e quando venderem os carros, vão ao registo fazer a alteração com o novo dono...

                        Não é preciso isso. Basta fazer assinar um termo de responsabilidade em como a partir daquela data e hora a pessoa comprou o carro.

                        Comentário


                          #42
                          citação:

                          Não é preciso isso. Basta fazer assinar um termo de responsabilidade em como a partir daquela data e hora a pessoa comprou o carro.
                          Acho que já foi discutido aqui, mas até prova em contrário, continuo a achar que essa declaração não tem qualquer valor legal. Pode servir para "obrigar" o novo dono a mexer-se mais depressa, mas não confiava numa declaração dessas.

                          Comentário


                            #43

                            citação:Originalmente colocada por Real

                            citação:

                            Não é preciso isso. Basta fazer assinar um termo de responsabilidade em como a partir daquela data e hora a pessoa comprou o carro.
                            Acho que já foi discutido aqui, mas até prova em contrário, continuo a achar que essa declaração não tem qualquer valor legal. Pode servir para "obrigar" o novo dono a mexer-se mais depressa, mas não confiava numa declaração dessas.

                            Faço-a sempre assinar e sempre tive utilidade para ela. Tem valor legal e é a primeira coisa a ser pedida pela polícia quando a situação de o "o carro já não era meu quando essa multa foi passada" é explicada.

                            Da última vez, em que um carro que tinha sido vendido por nós fez surgir uma multa de excesso de velocidade lá em casa, bastou-me enviar uma carta a explicar a situação juntamente com a cópia da tal declaração de responsabilidade.

                            O texto deve ser algo como:

                            "DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIADE

                            Eu _____________________ , portador do BI Nº _____________ emitido em ____ /____ /_____ pelo arquivo de _____________ , declaro ter adquirido o veículo __________________ com a matrícula _____ - _____ - ______ no dia ____ /____ /_____ pelas ___ :____ , sendo a partir desse momento responsável por todos os actos efectuados com o mesmo.

                            Assinatura conforme BI _________________________________ "

                            Comentário


                              #44
                              Qdo vendi o meu primeiro carro num stand, eles passaram uma declaração q eu assinei a dizer q lhes entregava o carro na troca de outro acrescido do chq nº x. A declaração de venda nao tinha data nem comprador só os meus dados. A mulher de um dos empregados andou com ele e foi multada nos mais variados sítios por mau estacionamento, por excesso de velocidade até ao dia q o carro foi rebocado. Conclusão fui á GNR apresentar a tal declaração e a multa seguiu directa para o stand.
                              Segundo me disseram pelas regras do actual código nós somos obrigados a comunicar q já não somos proprietários mas se não houver declaração entregue de nada vale.
                              No ano passado entreguei o carro no concessionário por compra de novo e até hoje o carro continua em meu nome, mas por acaso ainda nao tive problemas. Mas vou ter com as Finanças pq ele circula sem selo.

                              Comentário


                                #45
                                Ola PDCouto

                                muinto bom o teu topico em cima,se realmente é valida!

                                Mas nao percebi bem isto, tU fazes a declaracao normal de compra e venda e essa declara4ao de responsabilidade és tu que as fazes ou tens que ir buscar i impresso a conservatoria ( pelo que percebi es tu que a fazes)
                                Uma outra ideia que me veio a cabeça è se o comprador rejeita esse assinar decomento, como fazes?
                                depois de ele assinar o declaracao de responsabilidade passas para o comprador os teu decomentos e pegas na declaracao de responsabilidade e vai a conservatori ou ficas com ela e so em caso de problemas é que mostra a tal declaracao de responsabilidade a quem tu vendeste o carro?
                                informacao é sempre vem vinda


                                Comentário


                                  #46
                                  Que precauções ter na venda de um carro?

                                  Boas, vou vender o meu automovel e gostaria que me dessem os conselhos e o que tenho de fazer na venda. Declaração Acto compra e venda, passar a factura, etc etc

                                  1 abraço para todos!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Vai com o comprador à conservatória de registo automóvel e muda o registo do carro na hora. Evitarás chatices com este procedimento simples!

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por Real

                                      Vai com o comprador à conservatória de registo automóvel e muda o registo do carro na hora. Evitarás chatices com este procedimento simples!
                                      Não é preciso tanto, basta ambos assinarem a declaração de venda com a respectiva data e tirarem cópias.

                                      Comentário


                                        #49
                                        porque é necessário ter o link da venda para tirar as dúvidas (JoséPedro) ?

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

                                          porque é necessário ter o link da venda para tirar as dúvidas (JoséPedro) ?
                                          é um espertalhão.

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por eduardomaio
                                            Não é preciso tanto, basta ambos assinarem a declaração de venda com a respectiva data e tirarem cópias.
                                            o seguro morreu de velho. custa assim tanto fazerem isso na DGV? enfim.

                                            Comentário


                                              #52
                                              ja agora, aproveito o topico para saber se alguem tem o link da declaração de venda, ou seja, algum sitio onde tenha a declaração de venda e eu a possa imprimir.

                                              Sendo eu a imprimi-la, desde que em frente e verso, e válida como qualquer outra certo?

                                              obrigado!

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

                                                porque é necessário ter o link da venda para tirar as dúvidas (JoséPedro) ?
                                                é um espertalhão.
                                                Enfim...[8)]

                                                O que estava a dizer era unica e simplesmente para me dizerem o que se deveria por ou tirar. Apenas isso e por isso mesmo tive o cuidado de dizer que tirava o link.

                                                Luis Capelo qual a vantagem de ir a DGV?? Em termos do pagamento (o mais importante ) a melhor será cheque visado nao?? Entao basta preencher a declaração compra e venda, a pessoa pagar, entregar a factura e a viatura e ta feito??

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  eu disse dgv, mas o que quero dizer é "o sítio onde se vai para mudar o titular do registo de propriedade."
                                                  se entregas o carro a alguém na esperança que ele vá um dia mudar o titular, arriscas-te a:

                                                  - receber multas da policia
                                                  - receber contas/multas da via verde
                                                  - receber impostos para pagar
                                                  - muitas outras chatices e imponderáveis.

                                                  "ah e tal mas eu tenho a declaração de venda por isso não posso ser responsabilizado" - vai dizer isso ao tribunal quando tiveres de lá ir pagar as multas. e boa sorte.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                    eu disse dgv, mas o que quero dizer é "o sítio onde se vai para mudar o titular do registo de propriedade."
                                                    se entregas o carro a alguém na esperança que ele vá um dia mudar o titular, arriscas-te a:

                                                    - receber multas da policia
                                                    - receber contas/multas da via verde
                                                    - receber impostos para pagar
                                                    - muitas outras chatices e imponderáveis.

                                                    "ah e tal mas eu tenho a declaração de venda por isso não posso ser responsabilizado" - vai dizer isso ao tribunal quando tiveres de lá ir pagar as multas. e boa sorte.
                                                    Tens toda a razão!! E que documentos sao necessarios sabes??

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu quando vendi o meu, fiz um auto de recepção do veiculo, em que constavam os dados do vendedor, do comprador, do veiculo, e que tinha sido entregue às X horas do dia Y, assumindo o comprador toda a responsabilidade por quaisquer infracções decorrentes do uso e fruição do veiculo.

                                                      Pedi que tirassem uma copia do BI do comprador para anexar ao auto e que ele assinasse como o BI.

                                                      Até hj nunca recebi nada!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por mablopes

                                                        Eu quando vendi o meu, fiz um auto de recepção do veiculo, em que constavam os dados do vendedor, do comprador, do veiculo, e que tinha sido entregue às X horas do dia Y, assumindo o comprador toda a responsabilidade por quaisquer infracções decorrentes do uso e fruição do veiculo.

                                                        Pedi que tirassem uma copia do BI do comprador para anexar ao auto e que ele assinasse como o BI.

                                                        Até hj nunca recebi nada!
                                                        Nah nah, tens que ir à Conservatória do Registo Automóvel, senão recebes multas em casa :D

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                                          citação:Originalmente colocada por mablopes

                                                          Eu quando vendi o meu, fiz um auto de recepção do veiculo, em que constavam os dados do vendedor, do comprador, do veiculo, e que tinha sido entregue às X horas do dia Y, assumindo o comprador toda a responsabilidade por quaisquer infracções decorrentes do uso e fruição do veiculo.

                                                          Pedi que tirassem uma copia do BI do comprador para anexar ao auto e que ele assinasse como o BI.

                                                          Até hj nunca recebi nada!
                                                          Nah nah, tens que ir à Conservatória do Registo Automóvel, senão recebes multas em casa :D
                                                          e em relação ao metodo de pagamento: qual a melhor forma ou cuidado especial que aconselham ter?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Transferência bancária, cheque visado, ou dinheiro.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Há uns anos vendi um Fiesta 1.4 , na altura declaração de venda , da cá o cheque e xau . Quatro anos depois apareceu quase 500 euros para pagar por passagem na Via Verde sem indentificador. Fiquei preplexo . Toca a tentar descobrir o actual proprietário pelo registo e afinal ainda sou eu .Após uma viagem de 200KM para ir á procura do tipo a quem vendi o carro verifico que o carro ainda era dele e que estava acidentado numa oficina qualquer . Apesar do tipo jurar que ia assumir o pagamento à Brisa e como o viatura estava acidentada , não me fiquei e fui ao posto da GNR local e solicitei que o tipo fosse ouvido em auto de noticia onde declarasse a propriedade da viatura desde a data em que lho vendi . Uma semana depois recebi o auto e envei para a Brisa . No entanto a GNR descobriu onde estava a tal viatura que andavam a procurar por estar envolvida num acidente e ter-se colocado em fuga . Ainda hoje a viatura está em meu nome .
                                                              Vejam o trabalho que deu mas do que me safei caso isto não tem acontecido .
                                                              É claro que mais dia menos dia vou ter que solicitar a apreensão do carro por falta de actualização do registo de propriedade .
                                                              Agora quando vendo algum carro é simples , o preço já inclui o registo de propriedade que eu próprio vou tratar . Por outro lado pagamento por transferencia bancária no próprio banco ou então dinheiro vivo . Ah e antes de entragar a chave verifiquem sempre a existencia de seguro pela parte do comprador .
                                                              Abraços

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X