Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que precauções ter na venda de um carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    por isso é que o comprador deve perguntar ao vendedor se o carro tem problemas. se o vendedor ocultar problemas que são conhecidos, a venda pode ser desfeita futuramente.
    de qualquer maneira, o vendedor particular NÃO tem de dar garantia nenhuma. apenas não pode esconder problemas graves que tenha conhecimento.
    Claro que não tem de dar... nem precisa de assinar nenhum papel a dar garantia visto que esta já é garantida no Código Civil!

    Se ocultar problemas já podemos ir para casos de dolo e se me acontecesse a mim o vendedor ia ter problemas pois ia arranjar todas e mais algumas indemnizações que me lembrasse...

    Comentário


      lol mostra lá então onde é que é suposto um PARTICULAR dar garantia de um carro usado... não somos nós que temos de provar que não tem, tu é que tens de provar o contrário.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
        lol mostra lá então onde é que é suposto um PARTICULAR dar garantia de um carro usado... não somos nós que temos de provar que não tem, tu é que tens de provar o contrário.
        Ó amigo Luis... ao menos ao fim de semana dá-me descanso do Código Civil que eu já não o posso ver pela frente depois de mexer nele de 2ª a 6ª até porque agora ando é de volta do Código de Procedimento Administrativo

        Como deves imaginar não sei todos os artigos de cor, mas basta ir ver à parte dos Contratos mais concretamente na parte da Compra e Venda, artigos 900º e poucos se a memória não me atraiçoa...

        Por alguma razão os stands são obrigados a dar 2 anos de garantia e mesmo aqueles que oferecem 1 só são obrigados a reparar os danos no 2º ano, o problema é levar o caso para Tribunal se a situação se tornar feia

        Basta pensar um pouco...é injusto uma pessoa que compra um carro ter uma avaria de 2/3000€ passados alguns meses e ter que suportá-la, até porque é uma coisa usada e muito mais provavelmente irá avariar.
        Outro caso é se o carro já tem um defeito e o vendedor tem conhecimento disso...

        Abraço, Filipe

        Comentário


          Andamos sempre neste forum a discutir a mesma coisa...

          ...deveria constar pelo menos no senso-comum que um particular também é obrigado a dar garantia, faz todo o sentido, o cidadão ser responsabilizado pelo que vende a outrém.


          Os contrados que visam a anulação ou diminuição da garantia são ilegais e sem valor em tribunal.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Timoshenko Ver Post
            Andamos sempre neste forum a discutir a mesma coisa...

            ...deveria constar pelo menos no senso-comum que um particular também é obrigado a dar garantia, faz todo o sentido, o cidadão ser responsabilizado pelo que vende a outrém.


            Os contrados que visam a anulação ou diminuição da garantia são ilegais e sem valor em tribunal.
            Até que enfim que aparece alguém que sabe do que fala e não fala com base no chico-espertismo...

            Agora vão-te pedir provas e vão dizer que não é assim... ao menos já não sou o único que levar na cabeça porque sei do que falo

            Comentário


              Quem quer vender deve fazer uma declaração de venda. Essa declaração deve ser assinada por ambas as partes.
              Nessa declaração pode perfeitamente constar:
              - A vende a B a viatura X no estado em que se encontra. B aceita comprar a viatura X a A no estado em que se encontra......e lá se foi a tal dita suposta garantia .......

              Já agora só um exemplo:
              O meu pai teve um Toyota que adquiriu em 1991. Em 1999 vendeu-mo.
              Em 2002 o carro tinha alguma ferrugem junto ao tecto de abrir e assim andou uns meses. Numa das revisões que fiz na marca (como sempre) já no inicio de 2003 perguntei quanto me ficaria arranjar aquilo.

              Reposta:
              - Nada!
              - ?!?!?
              - Está ainda dentro da garantia da marca até ao final de março, altura em que io carro fará 12 anos. E como a Toyota dá garantia de 12 anos à ferrugem .....

              Claro que marquei logo o dia para resolver o problema ....

              Comentário


                O Luis tem razão.

                Em primeiro lugar a garantia da marca mantém-se até ao fim independentemente do proprietário.

                Os particulares não tem q dar garantia. Os profissionais é q têm.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                  O Luis tem razão.

                  Em primeiro lugar a garantia da marca mantém-se até ao fim independentemente do proprietário.

                  Os particulares não tem q dar garantia. Os profissionais é q têm.
                  Se a ditadura da maioria valesse alguma coisa não havia lei nem justiça nos contratos que resistisse...
                  Já vi que não vale a pena continuar a insistir no que está certo (e na lei!) quando não querem perceber.

                  Continuem a vender carros sem garantia que depois no dia em que apanharem alguém mais "esclarecido" até andam de lado com a reparação da avaria...
                  Editado pela última vez por Blackshadow; 28 April 2007, 23:29.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                    Quem quer vender deve fazer uma declaração de venda. Essa declaração deve ser assinada por ambas as partes.
                    Nessa declaração pode perfeitamente constar:
                    - A vende a B a viatura X no estado em que se encontra. B aceita comprar a viatura X a A no estado em que se encontra......e lá se foi a tal dita suposta garantia .......

                    Já agora só um exemplo:
                    O meu pai teve um Toyota que adquiriu em 1991. Em 1999 vendeu-mo.
                    Em 2002 o carro tinha alguma ferrugem junto ao tecto de abrir e assim andou uns meses. Numa das revisões que fiz na marca (como sempre) já no inicio de 2003 perguntei quanto me ficaria arranjar aquilo.

                    Reposta:
                    - Nada!
                    - ?!?!?
                    - Está ainda dentro da garantia da marca até ao final de março, altura em que io carro fará 12 anos. E como a Toyota dá garantia de 12 anos à ferrugem .....

                    Claro que marquei logo o dia para resolver o problema ....
                    Mas isso é diferente, a garantia de pintura é dada pela marca por x anos, independentemente de ter sido um particular a vender e tudo o resto. Se achas esse um caso tão especial que dizer da Mercedes que dá garantia de 30 anos para estes casos

                    Comentário


                      Li atentamente todos os posts...e fiquei na duvida se sou obrigado a dar ou nao garantia...De qualquer forma quanto sera neste caso que a Volkswagen leverá por mais 6 meses de garantia??

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Blackshadow Ver Post
                        Por alguma razão os stands são obrigados a dar 2 anos de garantia
                        porque têm na venda de automóveis uma actividade lucrativa. o mesmo não se passa com os particulares, que não tiram dividendos da venda do carro.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por the_green_fury Ver Post
                          tenho um primo vendedor de carros e ele a maior parte das vezes vende como particular pois ñ é obrigado a dar garantia
                          Que giro ahh??! Pode ser que lhe aconteça uma situação que vivi bem de perto! uma pessoa comprou um carro a um individuo desses e logo no dia a seguir descobriu ke o sujeito tinha um stand e tava a vender como particular dizendo que o carro era do tio!! Resultado: Devolveu o dinheiro todo e ficou com o carro com mais um registro de propriedade! Bem feito vigaristas do caraças

                          Comentário


                            a única garantias que tu deves querer é que ele ponha o dinheirinho na tua conta se quiser comprar!mais nada!isto agora era a republica das bananas!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jose.Pedro Ver Post
                              Li atentamente todos os posts...e fiquei na duvida se sou obrigado a dar ou nao garantia...De qualquer forma quanto sera neste caso que a Volkswagen leverá por mais 6 meses de garantia??
                              Não és obrigado a dar garantia de nada. É sim obrigado a facultar todos os problemas do carro, que conheceres.

                              Tenta negociar um pouco o preço. Afinal o carro ainda tem 6 meses de garantia de fábrica e isso já é bom.

                              Comentário


                                Não me parece que os particulares tenham que dar garantias na venda...

                                O que existem é mecanismos no Ccivil para a venda de coisas defeituosas, que poderá ou não, dar direito de reparação/indemnização.

                                Mas não é a mesma coisa que ter uma garantia!

                                (Artigos 913 e ss, do CCivil)

                                Comentário


                                  Blackshadow,

                                  Eu penso que o artigo do código civil faz a distinção entre actividade comercial e um vendedor particular.

                                  Comentário


                                    Quanto custara o prolongamento da garantia por mais 6 meses da VW ou na NSA?? Ja tentei ligar para a VW mas tive 15m a ouvir uma musica pindérica e desisti de esperar....

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Jose.Pedro Ver Post
                                      Quanto custara o prolongamento da garantia por mais 6 meses da VW ou na NSA?? Ja tentei ligar para a VW mas tive 15m a ouvir uma musica pindérica e desisti de esperar....

                                      Se tivesses com a intenção de comprar um Fox, eles atendiam-te logo!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Blackshadow Ver Post
                                        Vão lá ver ao Código Civil se não têm que dar garantia mesmo vendendo como particulares... isso é que era bom, assim vendiam um carro todo estragado e passado dois dias o novo dono é que ia pagar os arranjos não??

                                        Muitas vezes assinam um papel em como renunciam ao 2º ano (exigido por lei) ou até mesmo à garantia mas se levarem o caso tribunal é que vão ser elas!

                                        E não te esqueças que o comprador pode anular o negócio em x tempo...

                                        No teu caso, fala com o comprador e tenta arranjar-lhe a extensão de garantia da Renault que sempre ficas mais "protegido" contra as avarias que poderão vir a aparecer...

                                        Abraço, Filipe
                                        Filipe, a garantia que se fala está regulamentada em lei especial (penso que no diploma do consumidor).

                                        Vender um bem defeituoso é diferente de uma venda com garantia neste caso. No 1º caso o bem não está no seu correcto funcionamento e se o vendedor omitir esse facto, o negócio é anulável (de prova difícil). No 2º caso trata-se de uma venda onde o bem não tem qualquer defeito, sendo que essa venda é feita por um profissional do comércio automóvel.

                                        Quando um particular vende um automóvel não tem de dar garantia, porque não é obrigado a tal. Contudo tem de vender o bem em conformidade. Poderá vender o bem com defeitos, mas terá de informar o comprador desses mesmos defeitos. Às vezes as lojas de roupa vendem bens com defeito e noticiam bem alto essa condição.
                                        Editado pela última vez por zerorpm; 01 May 2007, 06:40.

                                        Comentário


                                          Venda de carro tem de ser comunicada á DGV pelo vendedor?

                                          Tinha esta questão colocada noutro tópico, mas como não tinha visibilidade, e por ser algo pertinente para todos nós, resolvi abrir um novo tópico.

                                          Vendi um carocha há anos e ainda aparece no meu nome. Já não paga selo, por isso, por esse lado, não há problemas...

                                          A grande questão é esta:

                                          Fui à Divisão de Trânsito da PSP e perguntei o que poderia fazer para resolver esta situação, até porque não tenho contactos do comprador.

                                          O policia disse-me que teria de ir à DGV dar parte da situação, mas que eu deveria ter dado conhecimento da venda à DGV dentro de determinado prazo, e que agora poderia levar uma multa de 120€

                                          Já vendi alguns carros e nunca ouvi que fosse necessário o vendedor dar algum tipo de conhecimento à DGV... Alguém sabe de isto, ou o policia é simplesmente um básico?

                                          Os vendedores daqui do forum que se cheguem para falar da sua experiência na matéria s.f.f.

                                          Comentário


                                            também não encontro nada sobre isso e quero saber porque estou numa situação ainda pior!

                                            Comentário


                                              Mas quando vendes um carro não preenches uns papeis da DGV?

                                              O modelo 2 (contrato verbal de compra e venda)
                                              e o modelo 1402 (requerimento para a transferencia de propriedade,cancelamento de matricula,etç)

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                                                Mas quando vendes um carro não preenches uns papeis da DGV?

                                                O modelo 2 (contrato verbal de compra e venda)
                                                e o modelo 1402 (requerimento para a transferencia de propriedade,cancelamento de matricula,etç)
                                                Claro... mas, como vendedor, nunca em lado nenhum ouvi que fosse necessário comunicar a venda à DGV, de que maneira for, exceptuando pelos modelos de compra/venda normais. E esses são apresentados pelo comprador.

                                                Comentário


                                                  Só se o comprador não mudou o registo de propriedade

                                                  Comentário


                                                    evitava-se tanta confusao se o processo fosse feito como noutras paragens...

                                                    o vendedor manda por correio o livrete com os dados do novo dono, o comprador fica com um distico presente no proprio livrete....caso encerrado.

                                                    Comentário


                                                      DÚVIDA com venda de veículo.

                                                      Vendendo um veículo a um particular (ou outra entidade) há obrigatoriedade de declarar às finanças a transacção associada, havendo lugar ao pagamento de algum tipo de imposto?

                                                      Obrigado.
                                                      Editado pela última vez por Zen; 19 June 2007, 09:46.

                                                      Comentário


                                                        Penso que deves declarar nas finanças, mas sem lugar a pagamento de imposto nenhum, excepto se for carro de empresa que é vendido a um valor inferior ao valor de mercado.

                                                        Comentário


                                                          Então é assim, acabei de ser mandado parar numa operação stop na av ceuta, e aproveitei para perguntar ao policia......

                                                          resultado = 30mn de conversa antes de soprar o balão e toca a mostrar as leis


                                                          conclusão!

                                                          desde 2004 que Os vendedores são obrigados por lei a comunicar á DGV a venda do automovel, sendo que têm 30 dias para o fazer, juntando a copia da declaração de compra e venda! quem não o fizer apanha multa se isso acontecer........


                                                          os compradores têm 90 dias por lei.......

                                                          Comentário


                                                            pois, o meu caso é ainda anterior a 2000 e aparece lá ainda a polo que tive, pois quem a comprou nunca mudou o registo, e agora?
                                                            nunca tive sorte com vag's, mas assim já é um abuso.

                                                            Comentário


                                                              conforme diz a dgv, mandas apreender o carro para regularização do titular do registo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X