Eu só espero é que com a entrada em vigor do novo imposto de circulação a abranger tds os carros(mesmo os que já teem IA e IVA pagos há anos) isso não sobre para o meu lado... O meu coupé é Importado por razões que já aqui descrevi e já é mais Nacional que estrangeiro(matricula original de 93, tá em PT desde 2000)...
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É o que disse no meu post anterior: isto não faz sentido de acontecer.
Com as mudanças na tributação, a importação vai deixar de compensar.
Senão vejam la:
Os carros matriculados a partir de 2008 pagam menos ia e pagam por utilização, certo? Portanto, suponhamos em 2010, um carro com 5 anos (de 2005 portanto) pode custar menos importar mas depois leva com o imposto de circulação alto (matricula de 2010) enquanto o nacional de 2005 tem imposto de circulação menor.
Uma coisa compensa outra.
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Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Postos unicos que beneficiam sao os stands de usados nacionais, mas custa-me a acreditar que sejam um lobby tao forte para convencerem o governo a fazer uma ESTUPIDEZ destas...
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Desconhecido, entendo o teu ponto de vista e conheço bem o teu caso que em nada tem a ver com a maioria dos exemplos que todos vemos de carros importados.
Além disso se leres bem vês que nem estou a falar de poluição, de segurança, dos martelanços, etc. -> até porque isso tanto acontece com os usados do nosso mercado como de outros mercados.
Apenas estou a falar da questão fiscal e de orçamento do estado. Ou seja o que estado perde e/ou deixa de ganhar com esta questão e com a injustiça fiscal de todo o sistema fiscal automóvel.
As tuas contas podem estar correctas (sinceramente não os vi com essa atenção)...mas as premissas que partes é que não concordo.
É que no usado nacional, não estás a ter em conta que o estado já arrecadou o IA da venda em novo (que agora é óbvio não arrecada) vs. o usado importado que foi "outro estado" a arrecadar...e que dessa forma estão a saír divisas do nosso trabalho para fora -> num já de si país extremamente deficitário em termos orçamentais e de balança comercial.
E acreditem saí do bolso de todos nós esta questão
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Uma coisa é verdade. Esta medida não vai prejudicar a classe baixa da população, pq esta vai continuar a comprar os CLios e os Corsas da praxe.
Quem se vai tramar é a parte das pessoas q em vez de comprarem um Mondeo com 2/3 anos a 25K preferia comprar um Audi ou um Merc com 5/6 anos por 30K.
Não é por acaso q vêm para Pt mais Audis e Mercs usados do q novos!
Além disso os gajos da Sag estão á espera q o pessoal desate a comprar Passat e A4 novos mas estão bem enganados. As compras irão quase todas para méganes de afins.
No final o estado vai ganhar quase o mesmo. Antes ganhava uma % dos 1.9 TDI no futuro a confirmar esta medida ganha 100% do q pagam os 1.2 CDTI e 1.5 DCI.
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Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver PostAcho essa noticia estranhissima:
- fica o estado a perder, pois arrecada menos imposto
- elimina-se um mercado e todos os seus agentes (negociantes de importados ficam sem emprego, pessoal que transportava os carros, etc)
- o consumidores ficam com menos variedade e precos mais altos
os unicos que beneficiam sao os stands de usados nacionais, mas custa-me a acreditar que sejam um lobby tao forte para convencerem o governo a fazer uma ESTUPIDEZ destas...
os importadores de automoveis novos, muitos são a casa mãe (mercedes alemã, bmw alemã,...)
Os nacionais são Grupo BES (santogal) sousa limas etc etc, inclusivé presidentes de ACAP etc etc "donos" de stands de novos e quem são os comerciantes de importados? vãos de escada
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Originalmente Colocado por Celsius Ver PostUma coisa é verdade. Esta medida não vai prejudicar a classe baixa da população, pq esta vai continuar a comprar os CLios e os Corsas da praxe.
Quem se vai tramar é a parte das pessoas q em vez de comprarem um Mondeo com 2/3 anos a 25K preferia comprar um Audi ou um Merc com 5/6 anos por 30K.
Não é por acaso q vêm para Pt mais Audis e Mercs usados do q novos!
Além disso os gajos da Sag estão á espera q o pessoal desate a comprar Passat e A4 novos mas estão bem enganados. As compras irão quase todas para méganes de afins.
No final o estado vai ganhar quase o mesmo. Antes ganhava uma % dos 1.9 TDI no futuro a confirmar esta medida ganha 100% do q pagam os 1.2 CDTI e 1.5 DCI.
O pessoal fugirá das Sag's e afins se eles continuarem a sua politica de preços altos por algo intangível.
É claro que se um Megane diesel custar menos 10mil € que um Golf similar...qual escolherás? Eu cá sei qual escolho...tenha eu dinheiro para comprar o Golf ou não -> simplesmente tenho noção do Value for Money e muito bom sitio onde gastar dinheiro além dos carros...
Mas se carros semelhantes tiverem preços semelhantes...como em países mais "normais" lolol, basta olhar aqui para Espanha, as coisas não serão muito diferentes aos que já são, simplesmente com as pessoas a não terem a variável importado -> menos agentes dubios pelo meio -> importadores, transportadores, legalizadores, dentistas e tal
Exercicio: Ver o mercado Espanhol. Virão que é um bocadito mais avançado
Originalmente Colocado por Celsius Ver PostUma coisa é verdade. Esta medida não vai prejudicar a classe baixa da população, pq esta vai continuar a comprar os CLios e os Corsas da praxe.
Quem se vai tramar é a parte das pessoas q em vez de comprarem um Mondeo com 2/3 anos a 25K preferia comprar um Audi ou um Merc com 5/6 anos por 30K.
Não é por acaso q vêm para Pt mais Audis e Mercs usados do q novos!
É que lendo alguns posts por aqui parece que por cá, a classe baixa com poucas posses vai comprar estes carros. Vai comprar A4s com 2, 3 anos?! A ganhar 600€?! lolol
Quem compra importado, de classe baixa não tem nada. De necessidades básicas de locomoção (como quem aí falava devido aos transportes maus) não tem nada -> eu se precisar de locomoção apenas compro um Fiat Panda (sem desprimor para este...que se calhar vale mais do que muitos outros superiores).Editado pela última vez por Nightlord; 23 February 2007, 17:56.
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Originalmente Colocado por Celsius Ver PostUma coisa é verdade. Esta medida não vai prejudicar a classe baixa da população, pq esta vai continuar a comprar os CLios e os Corsas da praxe.
Quem se vai tramar é a parte das pessoas q em vez de comprarem um Mondeo com 2/3 anos a 25K preferia comprar um Audi ou um Merc com 5/6 anos por 30K.
Não é por acaso q vêm para Pt mais Audis e Mercs usados do q novos!
Além disso os gajos da Sag estão á espera q o pessoal desate a comprar Passat e A4 novos mas estão bem enganados. As compras irão quase todas para méganes de afins.
No final o estado vai ganhar quase o mesmo. Antes ganhava uma % dos 1.9 TDI no futuro a confirmar esta medida ganha 100% do q pagam os 1.2 CDTI e 1.5 DCI.
Entre um peugeot 207 novo e um audi/mercedes/bmw usado com 4 anos, podem crer que escolho os alemães! Maiores, mais confortáveis, mais espaçosos, mais potentes e melhores em todos os outros pontos.
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Originalmente Colocado por jcpr Ver PostLembro-me de terem falado por aqui que um há uma versão diesel do peugeot 207 que custa perto de 25.000€.
Entre um peugeot 207 novo e um audi/mercedes/bmw usado com 4 anos, podem crer que escolho os alemães! Maiores, mais confortáveis, mais espaçosos, mais potentes e melhores em todos os outros pontos.
É que por 26mil€ compro muito Segmento C (familiar médio ou como lhe queiram chamar)
Raios, por 32mil€ comprei uma carrinha diesel do segmento D -> na realidade e como foi com desconto de frota foi por 30mil€, mas foi há 2 anos -> mas actualmente acredito que a compraria por 32-33mil e com mais potência e equipamento
Se pensarmos assim, o Segmento D que podes ir buscar à Alemanha, (buscar é um termo que sempre achei piada ao pessoal do meio..."vou buscar um carro à Alemanha" -> até parece que vamos lá apanhamos um, metemos no bolso e trazemos...de borla e tudo!!! -> ninguém diz "vou buscar um carro ali ao stand da Renault"), com 4 anos, pode já não ser tão interessante
E já agora, até porque não sei...quanto custa um segmento D, importado, com 4 anos?Editado pela última vez por Nightlord; 23 February 2007, 18:04.
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Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver PostDesconhecido, entendo o teu ponto de vista e conheço bem o teu caso que em nada tem a ver com a maioria dos exemplos que todos vemos de carros importados.
Além disso se leres bem vês que nem estou a falar de poluição, de segurança, dos martelanços, etc. -> até porque isso tanto acontece com os usados do nosso mercado como de outros mercados.
Apenas estou a falar da questão fiscal e de orçamento do estado. Ou seja o que estado perde e/ou deixa de ganhar com esta questão e com a injustiça fiscal de todo o sistema fiscal automóvel.
As tuas contas podem estar correctas (sinceramente não os vi com essa atenção)...mas as premissas que partes é que não concordo.
É que no usado nacional, não estás a ter em conta que o estado já arrecadou o IA da venda em novo (que agora é óbvio não arrecada) vs. o usado importado que foi "outro estado" a arrecadar...e que dessa forma estão a saír divisas do nosso trabalho para fora -> num já de si país extremamente deficitário em termos orçamentais e de balança comercial.
E acreditem saí do bolso de todos nós esta questão
tou a ter em conta o IA do nacional em novo, a questão é que os carros só pagam IA uma vez, se o novo já pagou, pode ser transaccionado 10 vezes que o estado já não mama mais.
Ao contrário, se o nacional for transaccionado 8 vezes e vier 2 importados, são mais IA's que o estado mama.
Ok, compreendo-te quando falas da balança comercial, da saída de dividendos etc etc, mas também o acontece com os emigrantes que andam cá a trabalhar....
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Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver PostE já agora, até porque não sei...quanto custa um segmento D, importado, com 4 anos?
Meu primo comprou a 2 anos uma destas: http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p16148 (atenção, não é a dele! Nem minha! Só um exemplo) por 17 mil euros...Num stand oficial!
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Originalmente Colocado por jcpr Ver PostMas vendo os preços médios dos utilitários eles não andarão muito longo dos 17-20k, andarão?
Por acaso já há muito tempo que não olho para eles.
Eu ponho só aqui uma pergunta.
Em que é que esta medida vai beneficiar o cidadão comum?
Sei, até porque andei interessado num há pouco tempo, para a minha mulher...que um Jazz 1.2 novo custa cerca de 15mil€ -> pelo que vi na altura é um bom value for money considerando a concorrência.
Quanto à tua pergunta, esta medida por si só beneficia pouco, é verdade. Mas eu nunca disse que era a favor desta medida.
Apenas disse que era a favor de uma maior justiça fiscal no ramo automóvel. E que na realidade todo o sistema fiscal deste ramo deveria ser revisto...terminar com o IA como ele é. Taxar utilização e não compra, etc.
O único mérito aqui é que, e a ser assim (que duvido que vá para a frente assim -> é como a história do IA ambiental...ahahn), termina com a importação em barda menos escrupulosa.
Claro que alguns vão apanhar por tabela sem terem culpa nenhuma. Mas no fim haverá um pouquito de maior justiça fiscal -> nem que não seja porque menos divisas saíem, e mais impostos são cobrados
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostDepende. Se for o serie 3 de 1998(?) e um Corsa D prefiro estar no Corsa!!
A minha meulher num E46 mandou um Pug 307 pa sucata e o dono comuns estragos num choque frontal
O velhote saltou um stop e catauz.
O meu E46 ainda por ai a minha mulher apanhou um susto .
Tens mesmo a certeza que pereferes estar dentro de um corsa ?
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Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver PostÉ melhor não veres!
Meu primo comprou a 2 anos uma destas: http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p16148 (atenção, não é a dele! Nem minha! Só um exemplo) por 17 mil euros a 2 anos...Num stand oficial!
Mas esta carrinha que aqui está custa 27.500, com 4 anos e 9 meses, e abstenho-me de falar dos 98mil kms. muito à justa dos 100mil (é o que digo sempre...se é para martelar ao menos façam parecer sério )
A que o teu primo comprou tinha as mesmas caracteristicas e equipamento (que mesmo nesta à partida pelo exterior parece-me inferior ao que é proposto normalmente por cá numa A6 -> não esquecer que tipicamente os carros na Alemanha têm menos equipamento...não digo que não haja excepções) por menos 10mil€!?
Foi então uma boa compra de facto. Mas para o ser tem de durar e não dar chatices tanto tempo quanto um novo ainda...não digo que não o faça.
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Originalmente Colocado por pmct Ver Posttens a certeza.
A minha meulher num E46 mandou um Pug 307 pa sucata e o dono comuns estragos num choque frontal
O velhote saltou um stop e catauz.
O meu E46 ainda por ai a minha mulher apanhou um susto .
Tens mesmo a certeza que pereferes estar dentro de um corsa ?
Isto dito muito vagamente porque tb não me apetece experimentar
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostDepende da coisa contra eu embata Se for contra outro carro, preciso de saber o o peso Se for contra uma parede, prefiro o corsa
Isto dito muito vagamente porque tb não me apetece experimentar
O que sei, e isso até pode ser verificado por entidades independentes, é que os carros têm evoluído muito em segurança, tanto passiva como activa -> passiva então, nos últimos anos nem se fala.
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Mais uma excelente medida do Governo!
agora em vez de irmos comprar a sucata lá fora com 3 anos!
compramos cá a mesma sucata mas com 7 anos ...............
Por amor de Deus! rica governação
Já agora embarguem isto tudo................
e voltem a fechar as fronteiras.........Editado pela última vez por PauloFVF; 23 February 2007, 18:34.
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A carrinha dele tinha menos de 100 mil km (90 e tal mil, comprovado com livro de revisões), e já andei nela. E ao comparar os extras dessa do stand virtual, tiras o sistema de navegação, o gancho de reboque, e metes um volante da S-Line.
E não te esqueças que ele a comprou a cerca de dois anos! E estamos a ver uma do standvirtual a ser vendida neste preciso momento!
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Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver PostConfesso que não li todos os posts, ou melhor, li, mas na diagonal, e desculpem se repito alguma ideia já aqui dita mas:
1. Não acredito que a lei seja assim como dizem.
2. Acabaria com a galinha dos ovos de ouro do estado, ou pelo menos com uma das galinhas
Discordo e passo a explicar, o porque da galinha dos ovos de ouro.
Quem mais ganha com a importação não são os stands, é o estado, isto porque, e com um exemplo fica melhor:
Suponhamos: Bmw 320d 2004 (carro comum de importar)
Preço na alemanha: 15.000€
Imposto automóvel: 6.000€
Custo de legalização, transporte, despesas compra, garantias etc: 2.000€
Preço cá de Venda: 26.000€
Margem do Comerciante: 3.000€ bruta(menos IVA) = 2.479€
Margem do Estado: 6000€ de IA mais 21% de IVA sobre a margem do comerciante = 6.521€.
Ora, agora vamos pensar num usado nacional:
Preço de compra cá: 23000€
Preço de venda: 26.000€
Margem comerciante: 2479€ mais Iva
Margem do Estado: 521€
Portanto, o estado ganha mais e não se chateia nada com os importados.
Ok, tem que satisfazer os lobbyes dos novos que não querem concorrência "desleal".
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Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post1-Sim, isto dos acidentes depende de muita coisa. Não digo que não seja possível analisar...mas não é assim com meia dúzia de bitaites e sem avaliar tudo o que o envolveu que se diz que aquele ou outro é melhor.
2-O que sei, e isso até pode ser verificado por entidades independentes, é que os carros têm evoluído muito em segurança, tanto passiva como activa -> passiva então, nos últimos anos nem se fala.
2- Houve um grande avanço por parte das marcas...muitas algo "arrastadas" para não ficarem para trás ou até por motivos de marketing, ou simplesmente como valorização dos seus carros, mas todas evoluiram. Há uns anos era impensável ter ESP num carro...por outro lado airbags de cortina tb o eram, ainda nem os do condutor existiam...
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Eu li isto mesmo na concorrência - AutoFoco- de ontem, e se não me engano era um secretário de estado o autor dessas declarações.
Originalmente Colocado por manicospic Ver PostQuote:
Novo imposto automóvel só em Junho de 2007
A pauta fiscal que regula os ‘descontos’ aos veículos importados não deverá sofrer alterações.
...
As receitas arrecadadas pelo Estado com o IA têm-se mantido constantes ao longo dos anos. Desde 2004 que o montante recebido pelos cofres do Estado se situa entre os 1115 milhões de euros e os 1140 milhões de euros previstos para o próximo ano. Já relativamente à pauta fiscal que permite os ‘descontos’ aos automóveis importados, não deverá ser alvo de alterações.
Depois de eu ter lido isto, onde é que lerem a noticia que deu titulo ao tópico?
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Originalmente Colocado por air Ver PostEntão e o dinheiro ganho quando o primeiro dono comprou o nacional? Não entra na equação?
Se me disseres que em vez desse importado vais comprar um novo, tudo bem, aí já entra na equação, mas por 26.000€, é de cilindrada mais baixa, de co2 mais baixo (tipo 1.3 cdti ou 1.4 tdi) e pagas menos IA,
Mas o mais certo é comprares um nacional usado, e esse, podes transaccionar 10 vezes que só pagou em novo, ora, se for transaccionado 8 vezes e vier 2 importados, o estado ganhou com o novo na primeira transacção e mais os 2 importados.
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Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Postnão, não entra porque, o estado não ganha "nada" com a transacção de um nacional usado ao contrário se esse usado for importado, porque não é por deixar de haver importados que vais comprar um novo que custa 50000 ou 60000€.
Se me disseres que em vez desse importado vais comprar um novo, tudo bem, aí já entra na equação, mas por 26.000€, é de cilindrada mais baixa, de co2 mais baixo (tipo 1.3 cdti ou 1.4 tdi) e pagas menos IA,
Mas o mais certo é comprares um nacional usado, e esse, podes transaccionar 10 vezes que só pagou em novo, ora, se for transaccionado 8 vezes e vier 2 importados, o estado ganhou com o novo na primeira transacção e mais os 2 importados.
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Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Postaté parece que os carros que são importados são na sua maioria carros com mais de 15 anos!
a maioria são VW, Audis, mercedes, Smarts, BMW's, etc, com 4 ou 5 anos, na sua grande maioria diesel! onde se consegue obter maior margem de negociação!
ir à alemanha comprar utilitários é para rir!
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Originalmente Colocado por air Ver PostAté posso comprar nacional usado. Alguém teve de pagar o IA em novo. Se comprar um importado esse IA não é pago. Porque se o mercado ficar apenas a nivel interno alguém tem de comprar novos para vender usados.. Ou toda a gente vai comprar usados? Se todos comprarem usados ninguém compra novos e depois não há usados. Em vez de comprar um BMW importado por 25.000€ compro um golf novo. Mesmo se comprar um BMW usado nacional já alguém pagou o IA aqui em Portugal. O estado está a ganhar pela 2ª vez.
Alguém tem que comprar novos? Já compram, não é por não haver importados que se vai vender mais, pelo menos do mesmo segmento.
Por essa ordem de ideias, daqui a 4 anos só há carros de segmento baixo usados, porque os A4/320d/e220/e270 são escassos pois custavam 60.000€ ou mais novos e ao não haver importados por 25000€, compraste um golf novo.
Não conheces a lei da oferta e da procura, quanto menos oferta, maior o preço?
Os importados vieram desvalorizar os usados nacionais, e é aí que tá o problema para os comerciantes de novos, eles recebem usados à troca e não querem desvalorização dada por um mercado em que não podem entrar nem controlar (se bem que a maior parte deles também constituiu empresas para importarem).
Imagina que és um comerciante de novos, vendes um E220cdi novo por 75.000€ e passado 4 ou 5 anos vem o mm cliente para te comprar outro.
2 situações:
1. Pagas bem a retoma por ser nacional e conheceres o cliente (depois vem os importados por menos 5000€ e nunca mais vendes o teu)
2. Dizes ao cliente que devido aos importados etc etc o carro dele só vale 25000€ e o gajo nunca mais compra um carro novo, pois perdeu 50000€ em 4 anos.
Aí é que está a dor de corno que provoca isto tudo
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