Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    No Golf a 130 vai a 3750/4000 RPM acho que é uma rotação normal
    As mesmas rotações que o meu octavia!

    A 120km/h ele vai a +- 3500 rpm. A Pmax. é as 5800 rpm. 60% da potência total a ser utilizada.
    No Audi 80 a 120km/h, já ía a umas jeitosas +-3250 rpm. A Pmax. é as 4400 rpm. 73% da potência total a ser utilizada.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
      Eu diria para Zagolina, algo entre as 3000 - 3500, custa-me (talvez erradamente) fazer 100 Km de empreitada sempre a 4000 por exemplo.

      Para os fumarolas entre as 2000 - 3000.

      É claro que de vez em quando, nas ultrapassagens por exemplo, não tenho problemas em galgar mais um pouco. Mas confesso, desde que comecei a fazer muitos Km's tenho tido cuidados extras e nunca cheguei ao red line!
      x2. Concordo com o mesmo, a gasolina algo entre 3.000-3500 rpm a 120 kmh. Meu ex-Astra e meu ex-Corsa faziam 3.200 rpm, proporcionando baixo consumo e baixo ruído. Já meu atual carro, um Honda Jazz 1.5 faz exagerados 4.000 rpm, aumentando bem os níveis de ruído e consumos, acarretando uma viagem menos confortável.

      Comentário


        #33
        Pá, o Fit tem a caixa curta assim, Zé?

        Tá ao melhor estilo Fox 1.0 e Polo 1.6!

        Comentário


          #34
          O meu velho fez hoje 250 km's entre as 5000 e as 5800 RPM's...

          Pela vossa lógica o motor devia ter explodido....

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por underground Ver Post
            O meu velho fez hoje 250 km's entre as 5000 e as 5800 RPM's...

            Pela vossa lógica o motor devia ter explodido....
            Que nada!

            Que diga meu pai viajando 100 km de 15 em 15 dias...se 5000 RPM explodisse o motor, a Palio Adventure já estaria no 47865º bloco.

            Comentário


              #36
              no meu diesel ja fiz lx-algarve a 140 150 sempre acima das 3000 120 +- 3000rpm por isso... chagou lá de boa saude.... veio para cima no mesmo ritmo e n explodiu

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                no meu implica não passar dos 200!

                mas tb já só tenho 500rpm para tentar explorar...
                E eu ainda tenho 2300, até ao corte

                Comentário


                  #38
                  Nada como ir a 120 Km/H numas 2000 rpm!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                    Que nada!

                    Que diga meu pai viajando 100 km de 15 em 15 dias...se 5000 RPM explodisse o motor, a Palio Adventure já estaria no 47865º bloco.
                    Ainda levou com várias terceiras e quartas até ao corte!!

                    Nunca ultrapassei tanto carro na vida e sempre com um A4 atrás!

                    Na estação de serviço o senhor da A4 deu-nos os parabéns pelo andamento!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por underground Ver Post
                      Ainda levou com várias terceiras e quartas até ao corte!!

                      Nunca ultrapassei tanto carro na vida e sempre com um A4 atrás!

                      Na estação de serviço o senhor da A4 deu-nos os parabéns pelo andamento!
                      Pá, essa chaleira checa anda, hein?

                      (j/k)

                      :-P

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                        Pá, essa chaleira checa anda, hein?

                        (j/k)

                        :-P
                        Vai andando!

                        Foi para queimar o carvão acumulado! Andava a precisar...

                        Comentário


                          #42
                          Não foi eu que disse aquilo!

                          Foi o gajo do Audi!

                          :-P

                          Comentário


                            #43
                            se o ideal fossem as 4000 eu tava tramado...

                            O meu carro esgota 5º a 170... (5800 rpm +/-)

                            às 4000 devo ir algures pelos 120, 130 lol

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post
                              Também não precisas de matar o carro hoje por contas dos outros dias

                              O importante é que o faças (puxes) só a quente, e que se for turbo o deixes "descansar" ao ralenti antes de desligar...de resto é fogo à peça!

                              Claro que ires em AE a 120km/h em 4ª só para ir a mais rpms não vale a pena...nem é pelo desgaste, é mais pelo maior consumo (ou talvez não pois até já vi carros a gastar menos em 120km/h em AE em 4ª do que em 5ª), barulho, etc.
                              Bem isto hoje é que foi revar .... (kidding)

                              Já deu para chegar a 2 conclusões (grosso modo e sem em conta outros factores como a caixa):

                              1.ª - Dá a mesma saúde (teóricamente) fazer uns bom Km's a 3000 como a 4000 (otto).
                              2.ª - A diferença de velocidade à mesma rotação de um carro menos potente para um mais potente não é directamente proporcional ao aumento de potência entre veiculos.(Era onde queria chegar também).

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                                Bem isto hoje é que foi revar .... (kidding)

                                Já deu para chegar a 2 conclusões (grosso modo e sem em conta outros factores como a caixa):

                                1.ª - Dá a mesma saúde (teóricamente) fazer uns bom Km's a 3000 como a 4000 (otto).
                                2.ª - A diferença de velocidade à mesma rotação de um carro menos potente para um mais potente não é directamente proporcional ao aumento de potência entre veiculos.(Era onde queria chegar também).
                                Poderás notar em certos carros relações...mas é sempre devido ao escalonamento das caixas de velocidades. É preciso escaloná-las de forma a aproveitar da melhor maneira o motor. Por exemplo, não me interessava nada no meu (75 cv) ter uma 5ª que a 3000 rotações fosse a 130 se demorava anos a lá chegar (porque o motor não teria força para "puxar" essa relação despachadamente) Já num carro com motor muito possante não há problema algum

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                  Poderás notar em certos carros relações...mas é sempre devido ao escalonamento das caixas de velocidades. É preciso escaloná-las de forma a aproveitar da melhor maneira o motor. Por exemplo, não me interessava nada no meu (75 cv) ter uma 5ª que a 3000 rotações fosse a 130 se demorava anos a lá chegar (porque o motor não teria força para "puxar" essa relação despachadamente) Já num carro com motor muito possante não há problema algum
                                  x2, concordo!! por isso se nota claramente que nos carros mais potentes as relações são bem mais longas para que se possam atingir maiores velocidades sem ser preciso ter uma pista de aterragem para balanço... mas também existem exageros: conheço um colega que tem um fiesta 1.25i e (não sei se é verdade, confirmem-me quem tiver um, ou ja tiver andado) aquilo faz quase 5000rpm a 120km/h... redline às 6500, penso eu!

                                  cumps

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                    x2, concordo!! por isso se nota claramente que nos carros mais potentes as relações são bem mais longas para que se possam atingir maiores velocidades sem ser preciso ter uma pista de aterragem para balanço... mas também existem exageros: conheço um colega que tem um fiesta 1.25i e (não sei se é verdade, confirmem-me quem tiver um, ou ja tiver andado) aquilo faz quase 5000rpm a 120km/h... redline às 6500, penso eu!

                                    cumps
                                    Não...já andei num e estou quase certo que a 120 km/h não vai a mais que 4000 rotações

                                    Há caixas muito curtas, de facto. Tendo em conta que o meu tem 75 cv, a caixa dele é uma delas

                                    a 1ª dá 42 km/h no corte, por exemplo a 2ª dá 80 km/h a 3ª dá uns 110 km/h a 4ª dá 150 km/h e a 5ª dá 192 km/h reais.

                                    Ou seja, pouca velocidade máxima, privilegiando uma maior vivacidade do motor

                                    Curiosamente após olhar para o post e ver os valores, acabei de perceber porque diz o meu pai que o carro tem uma 3ª "venenosa" . Entre todas as mudanças existem, para a mesma rotação, 40 km/h de diferença...entre a 2ª e a 3ª "somente" 30 km/h. Creio que a 3ª é ainda mais curta. Isto explica em parte o facto de o carro não nos deixar mal numa ultrapassagem nesta velocidade (embora tb não deixe nas outras )...
                                    Editado pela última vez por carregalhe; 14 March 2007, 20:33.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Em Ae, nem olho para o conta-rotações.
                                      O carro só tem de aguentar a velocidade que eu mandar e mai nada!!! Se vai às 2000 ou 8000 é problema dele!

                                      Comentário


                                        #49
                                        o meu tem caixa de 4 automática!e bebe que nem um desalmado.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                          Não...já andei num e estou quase certo que a 120 km/h não vai a mais que 4000 rotações

                                          Há caixas muito curtas, de facto. Tendo em conta que o meu tem 75 cv, a caixa dele é uma delas

                                          a 1ª dá 42 km/h no corte, por exemplo a 2ª dá 80 km/h a 3ª dá uns 110 km/h a 4ª dá 150 km/h e a 5ª dá 192 km/h reais.

                                          Ou seja, pouca velocidade máxima, privilegiando uma maior vivacidade do motor
                                          A questão do fiesta não posso confirmar, mas que dizer, por exemplo, do R5 (do primeiros R5 com caixa de 5vel mas não tenho a certeza da cilindrada se era 900 ou mesmo 1100; não é super 5), e que tinha uma caixa tao longa que tinha dificuldades em arrancar em subidas... este sei que é verdade porque andei nele, e então aquilo dava 170 a descer (de notar que marca 160 de vel max ), sem cortar, e a 1ª esgotava a 70, a 2ª dava 95, a 3ª esgotava a 135,... etc!

                                          cumps

                                          Comentário


                                            #51
                                            Pois, comparado com os valores do meu...

                                            Comentário


                                              #52
                                              assim curto e simples:

                                              a 120 vais nas 2500.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                Nada como ir a 120 Km/H numas 2000 rpm!
                                                Para ter de reduzir para 5ª assim que a inclinação do terrreno é maior que 1%

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                  Para ter de reduzir para 5ª assim que a inclinação do terrreno é maior que 1%

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    Para ter de reduzir para 5ª assim que a inclinação do terrreno é maior que 1%



                                                    Talvez não... Há motores com o binário máximo antes das 2.000
                                                    Basta dar um toque no acelerador....

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      pois..

                                                      e respondem bem antes das 2000.. confirma-se

                                                      até um gasolina.. tipo TSI ou TFSI

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post


                                                        Talvez não... Há motores com o binário máximo antes das 2.000
                                                        Basta dar um toque no acelerador....

                                                        Sabes qual é o carro implicito no meu quote da Mónica?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                          Sabes qual é o carro implicito no meu quote da Mónica?
                                                          Não!
                                                          Mas ambas as afirmações estão a generalizar.... nada de casos concretos.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                            Não!
                                                            Mas ambas as afirmações estão a generalizar.... nada de casos concretos.
                                                            É um Astra 1.3 CDTI.
                                                            O raio da 6ª é longa para caraças e até vais a 120 às 2000 o problema é manter essa velocidade assim que aparecem as 1ªs subidas. O problema não é do motor. É um motor honesto, a caixa é que é exageradamente longa.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O meu como tem feito pouca auto Estrada...cada vez que sai das portagens é 1a,8400rpm...2a,8400prm...3a,8400rpm...4a,8400 e ja vai a 210...dps meto quinta,ando ali um pouco a tirar o resto de carvão que ainda lhe falta tirar e depois baixo calmamente para uma rotação abaixo das 6000 para não andar de VTEC aberto.

                                                              Claro que só faço isto quando existe mesmo muito pouco transito

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X