Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
    está um pouco confuso, mas acho que estás a pensar o mesmo que eu!
    Vou escrevendo conforme me vou lembrando...e trabalhando ao mesmo tempo, alt-tabs e tal...é dificil que as ideias fiquem todas bonitinhas, mas assim dá para puxarem mais pela cabeça -> isto não é só lerem e entenderem tudo como num livrinho bonitinho

    Mas acho que percebeste

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post
      Vou escrevendo conforme me vou lembrando...e trabalhando ao mesmo tempo, alt-tabs e tal...é dificil que as ideias fiquem todas bonitinhas, mas assim dá para puxarem mais pela cabeça -> isto não é só lerem e entenderem tudo como num livrinho bonitinho

      Mas acho que percebeste
      X2, já somos 2 LOL
      serve perfeitamente hehe

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
        Eu já cheguei as conclusões que queria, estejam à vontade para divagar com os binários, potências, etc., até porque, isto está tudo relacionado, e, estas discussões filosóficas já vêm de outros tópicos e quando são entre users que sabem da poda até dá gosto ler.

        P.S: Mas porque é que o Astra 1.3 CDTI têm sempre de vir ao barulho?
        Eu não sei, sei que nos ultimos tempos os desaguisados que tenho na estrada são com Astras e Meganes , não gosto de generalizações, mas se os saxos cup são dos xunings da boina, estes outros são do engravatadinho que parece que tem que provar a deus e ao mundo que o seu turbo diesel de 90 cv ou 105 anda muito mais do que todos os outros mesmo quando a unica forma de demonstrar isso é sacar do kit asas á lá 007 e voar por cima dos outro todos...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
          Eles garantir, garantem mas por 3, 5 anos no máximo e 100.000 Kms, depois está nas tuas mãos, teres esgotado a vida util dos componentes mais frageis nesse periodo ou estares a "meio-caminho"

          Ex: na minha Diversion 600 a 1ª embraiagem durou 15.000 Kms, a segunda ao fim de 35.000 ainda estava optima...

          cpts
          Tirando os componentes de substituição normal, como pastilhas, embraiagens, etc -> que até estão previstos pelos construtores

          Penso que, e apesar das garantias tipicamente não passarem os 100mil kms., a vida útil de um carro projectada deverá ser pelo menos o dobro sem dores de cabeça

          Eu pelo menos exijo os 200mil kms. Menos do que isso e não é carro para mim. E isto sem grandes cuidados -> na realidade depois com o que é nosso temos sempre, ainda que inconscientemente, alguns cuidados...não andamos a partir o carro todos os dias

          Mas também andar com o carro nas palminhas das mãos todos os dias...cum caneco. Aquilo não se parte por puxarmos pelo motor...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post
            Tirando os componentes de substituição normal, como pastilhas, embraiagens, etc -> que até estão previstos pelos construtores

            Penso que, e apesar das garantias tipicamente não passarem os 100mil kms., a vida útil de um carro projectada deverá ser pelo menos o dobro sem dores de cabeça

            Eu pelo menos exijo os 200mil kms. Menos do que isso e não é carro para mim. E isto sem grandes cuidados -> na realidade depois com o que é nosso temos sempre, ainda que inconscientemente, alguns cuidados...não andamos a partir o carro todos os dias

            Mas também andar com o carro nas palminhas das mãos todos os dias...cum caneco. Aquilo não se parte por puxarmos pelo motor...
            Claro que não, o que eu quer dizer é que não podemos andar a usar um carro comum como se fosse de competição e esperar que ele dure o normal de um carro comum, até porque os carros de competição no fim de cada prova são revistos e muitas peças substituidas.

            Mas atenção eu falo no campo teorico não estou a dizer que fulano ou cicrano fazem ou deixam de fazer...

            Comentário


              #96
              A téncica que normalmente uso na AE tem a ver com as RPMs a que se situa o redline.
              Se circular com o motor a cerca de 75% do valor nominal (redline) então consigo maximizar a relação entre a velocidade e desgaste do carro.
              É por esse motivo que os aviões comerciais também costumam manter os voos de cruzeiro com os motores aproximadamente nos 75%.
              Obviamente isto varia um pouco de carro para carro, mas na generalidade aplica-se bem!

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                4000...

                E já fez vários km sempre colado nas 5000 rotações, a 160 km/h...
                O meu Yaris já fez meia duzia de viagens (Coimbra/Évora) sempre lá em cima.
                Literalmente com a pata a fundo e as 6.500rpm (parece um diesel lol) em constante batuque (corta 5ª ás 6.750rpm)

                Há uns anitos atrás, fazia Coimbra/Fig Foz todos os fins de semana (nos chamados picas nocturnos) com médias no CB de 198km/h.

                Ya, era jovem e inconsciente, mas nunca cheguei a meter um carro na VDG

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                  Claro que não, o que eu quer dizer é que não podemos andar a usar um carro comum como se fosse de competição e esperar que ele dure o normal de um carro comum, até porque os carros de competição no fim de cada prova são revistos e muitas peças substituidas.

                  Mas atenção eu falo no campo teorico não estou a dizer que fulano ou cicrano fazem ou deixam de fazer...
                  Claro que sim...mas viajar em AE mesmo que a grandes rpms não é propriamente um tratamento perto de competição -> isso é mais nos Trackdays que aí sim o desgaste do carro é grande -> o que desgasta um carro não são as altas velocidades de cruzeiro do motor que são constantes...mas sim o acelera a fundo, redline, troca de caixa...travagem a fundo, redução, redução, curva no limite, acelera outra vez....sempre, sempre a dar-lhe nos limites...

                  Em AE mesmo que vás a 4000rpms num motor que está preparado para chegar às 5000 estás a utilizar 80% da sua capacidade prevista...mesmo que por um longo período de tempo

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post

                    E já agora o que faz um carro subir melhor ou pior, é o binário e não a potência. Mas isso dá pano para mangas e se tens dúvidas quanto a isso o melhor é fazer outro tópico.
                    Depois de ler isto eu é que já não digo mais nada. Não gosto de discutir questões de Fé!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post
                      (...)

                      Em AE mesmo que vás a 4000rpms num motor que está preparado para chegar às 5000 estás a utilizar 80% da sua capacidade prevista...mesmo que por um longo período de tempo
                      Pois, a questão tempo é outra, nós temos tendencia para antropomorfizar tudo, os motores não se cansam, não precisam de descansar, desde que a temperatura ambiente se mantenha dentro do intervalo para qual o sistema de refregiração foi concebido, as paragens até são desaconcelhaveis (isto em termos de motores exclusivamente).

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                        Eu já cheguei as conclusões que queria, estejam à vontade para divagar com os binários, potências, etc., até porque, isto está tudo relacionado, e, estas discussões filosóficas já vêm de outros tópicos e quando são entre users que sabem da poda até dá gosto ler.

                        P.S: Mas porque é que o Astra 1.3 CDTI têm sempre de vir ao barulho?
                        Essa vais ter de perguntar ao Edununo.
                        Foi ele quem puxou pelo assunto Astra 1.3 CDTI.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                          Depois de ler isto eu é que já não digo mais nada. Não gosto de discutir questões de !


                          Potência Nossa Que Chegas ás Rodas
                          Santificado seja o Binário Maximo
                          Venha a nós o kick nas costas
                          Seja feita manutenção atempada
                          Assim na marca como no Manel GT

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                            Depois de ler isto eu é que já não digo mais nada. Não gosto de discutir questões de Fé!
                            eu chamaria um pau de dois bicos e que implica muita coisa pelo meio.
                            assim uma sintetesissima
                            diesel = > binário (regra geral)
                            otto = < binário (regra geral)

                            um otto em condições normais não tem tanto binário como um diesel! então a questão é... um otto não sobe? lol
                            o diesel sobe tudo de uma vez? lol
                            mas fico-me por aqui senão isto dá já pano para mangas e vai parar na eterna guerra diesel vs otto

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post


                              Potência Nossa Que Chegas ás Rodas
                              Santificado seja o Binário Maximo
                              Venha a nós o kick nas costas
                              Seja feita manutenção atempada
                              Assim na marca como no Manel GT

                              AHAHAHAHAHAHAH BRUTAL!!!

                              Comentário


                                Não sei agora bem as rotações do meu 1.5 TD, sei que aos 120 km/h já vai um pouco para lá das 3 mil rpm ( em 5ª claro), sendo que o red line é às 5250rpm.

                                Já fiz uma viagem daqui ao Algarve pela A2 sempre em companhia de um bacano de uma Palio TD (que eu não conhecia de lado nenhum ) e fomos largos quilómetros, os dois na casa dos 160/170...sempre a partir os chaços.... Por isso as rpm deviam ser altas, julgo não ter contribuído fortemente para o desgaste do motor...desde que a temperatura vá sempre mais ou menos constante não há que enganar.

                                De resto em auto-estrada ando sempre nos 110, 120 ( afinal é um comercial e teoricamente não pode andar a mais de 110 km/h )....em viagens mais longas o ponteiro e o motor gosta de ir nos 140 km/h aguenta-se bem...as rpm, agora não sei como já disse, mas a esta velocidade vão bem para lá das 3 mil.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post


                                  Potência Nossa Que Chegas ás Rodas
                                  Santificado seja o Binário Maximo
                                  Venha a nós o kick nas costas
                                  Seja feita manutenção atempada
                                  Assim na marca como no Manel GT


                                  MORTAL!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                    Pois, a questão tempo é outra, nós temos tendencia para antropomorfizar tudo, os motores não se cansam, não precisam de descansar, desde que a temperatura ambiente se mantenha dentro do intervalo para qual o sistema de refregiração foi concebido, as paragens até são desaconcelhaveis (isto em termos de motores exclusivamente).
                                    Ora aqui está uma grande verdade!!!

                                    Nós é que temos a tendência de facto a achar "ahhh, coitadito do motor ali em esforço tanto tempo" como se fosse um ser com vida...

                                    O que desgasta mais são de facto as diferenças de temperatura, o pára e põe a trabalhar, aquece e arrefece. Prefiro um carro que fez largos kms em AE em viagens seguidas, do que um que anda um pouco, pára e arrefece, e volta tudo ao mesmo -> para os mesmos kms.

                                    Nos computadores acontece o mesmo:
                                    Há quem me diga, "eina não sei como esse pc aguenta 24hx7 dias, sempre ligado muitas vezes a ser bem puxado, etc.

                                    Dura mais do que funcionar e desligar para no dia seguinte ligar

                                    Infelizmente nos carros a gasosa está cara demais para isso...e a poluição não se compadece com isso

                                    Comentário


                                      deleted

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                        tanga....
                                        ou é tanga ou é 4ª

                                        Comentário


                                          Desculpa a demora da resposta

                                          Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                          Que carro tens tu ?

                                          A questão do desgaste é simples um motor é constituido por um nº determinado de peças moveis, que por isso estão sujeitas a desgaste por fricção (ja sem falar do desgaste pelas amplitudes termicas e o desgaste por pressão), ora essa pessa moveis são concebidas para durar um nº determinado de movimentos, (em todos os outros motores os desgaste mede-se em horas de utilização e não em quilometros percorridos) então temos que

                                          se eu usar o motor do carro 9 horas seguidas a 3.000 rpms tenho um nivel de desgaste, as mesmas 9 horas a 6.000 rpm tenho o dobro do desgaste
                                          mas se fizer as mesmas 6.000 rpms e usar só 4h30m tenho um desgaste identico ao 1º caso

                                          cpts
                                          O carro em questão é um ibiza 130cv

                                          Comentário


                                            deleted

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                                              isso ja muda completamente o caso ;=)
                                              Mas já andei num (á pendura, claro ) e aquilo a 120 km/h em 5ª vai a cerca de 4000 rotações Portanto, é mesmo erro

                                              Comentário


                                                Normalmente uso a 6ª entre as 2000 e as 2500rpm.

                                                As velocidades variam entre os 120 e os 150km/h respectivamente.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                  Eu não sei, sei que nos ultimos tempos os desaguisados que tenho na estrada são com Astras e Meganes , não gosto de generalizações, mas se os saxos cup são dos xunings da boina, estes outros são do engravatadinho que parece que tem que provar a deus e ao mundo que o seu turbo diesel de 90 cv ou 105 anda muito mais do que todos os outros mesmo quando a unica forma de demonstrar isso é sacar do kit asas á lá 007 e voar por cima dos outro todos...
                                                  BOA...LOLOLOLOLOLOLOL.

                                                  O 1.3 cdti como todos os grandes "breaktroughs" ou visionários são sempre polémicos. HÁ que adore e quem odeie. Se não tem potência é porque se arrasta, se tem potência vai durar pouco. Ai velhos do restelo, é o que temos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    Depois de ler isto eu é que já não digo mais nada. Não gosto de discutir questões de Fé!

                                                    Binário e Potência é tudo menos uma questão de fé.
                                                    É técnica, é física, é objectividade.
                                                    A fé é subjectividade.

                                                    Mas como disse se existem dúvidas é fazer um novo tópico.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                                                      eu chamaria um pau de dois bicos e que implica muita coisa pelo meio.
                                                      assim uma sintetesissima
                                                      diesel = > binário (regra geral)
                                                      otto = < binário (regra geral)

                                                      um otto em condições normais não tem tanto binário como um diesel! então a questão é... um otto não sobe? lol
                                                      o diesel sobe tudo de uma vez? lol
                                                      mas fico-me por aqui senão isto dá já pano para mangas e vai parar na eterna guerra diesel vs otto

                                                      Um Diesel até pode ter um valor de binário máximo superior aos Otto, mas têm sempre caixas mais longas do que os carros a gasolina. Essa maior quantidade de binário, fica depois diluida na caixa de velocidade. Em virtude de ter um escalonamento superior. Dai que os andamentos sejam semelhantes. Isto para a mesma potência. Onde podem existir maiores diferenças é na disponibilidade de binário.

                                                      Para a mesma potência, o binário à roda (que é o que faz o carro andar ) é sensivelmente o mesmo.

                                                      Comentário


                                                        normalmente á mesma rpm tanto no golf g60 como no gtd. vou nas 4000, a 160km/h, seja a subir como a descer.
                                                        claro que o esforço é totalmente diferente, o gtd já vai lá em cima mas tem de comer e calar lol

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                          Binário e Potência é tudo menos uma questão de fé.
                                                          É técnica, é física, é objectividade.
                                                          A fé é subjectividade.

                                                          Mas como disse se existem dúvidas é fazer um novo tópico.
                                                          Não existem dúvidas nenhumas.

                                                          Errado é dizer que binário é que faz subir melhor ou pior, quando existem tantas variáveis que também contam. Senão como é que explicas que um CTR em 6ª a 120 a subir na A1 na zona de Fátima por exemplo trucide um Astra 1.3 CDTI também a 120 em 6ª? Se fosse SÓ pelo binário o Astra tinha vitória garantida.

                                                          Mas adiante.....

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                            Mas já andei num (á pendura, claro ) e aquilo a 120 km/h em 5ª vai a cerca de 4000 rotações Portanto, é mesmo erro
                                                            Se for um Fiesta 1.25 do modelo anterior, às 4000 rmps vai a 140km/h de ponteiro em 5ª. Cá em casa temos um de 2000.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                              Se for um Fiesta 1.25 do modelo anterior, às 4000 rmps vai a 140km/h de ponteiro em 5ª. Cá em casa temos um de 2000.
                                                              Então, erro meu É um Fiesta 1.25 sim, de 97

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X