Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Para ter de reduzir para 5ª assim que a inclinação do terrreno é maior que 1%
    Por acaso o motor 1.3 CDTI atinge o valor de binário máximo às 1750 rpm's.

    Ironias de lado, posso afirmar que o Astra 1.3 CDTI faz toda a AE do norte com o CC ligado nos 120 Km/H e em 6ª sem uma oscilação significativa. Sim, porque mesmo assim aquilo varia sempre um pouco.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
      No Corsa a 90Km/h vou às 3000.

      No magano às 3000 vou a 100Km/h.

      E agora pergunto eu:

      Isto significa o quê????
      Motores iguais?

      Comentário


        #63
        Esta questão depende de uma infinidade de variáveis, do perímetro do pneu, ao raio da jante, passando pela relação final do diferencial, dos carretos da última relação da caixa, etc.

        O ideal, para mim, é andar no limite inferior do esforço, ou seja numa zona de binário "óptimo"...No Focus 1.6 Mk1 é por volta das 3.000, por exemplo... mas varia com demasiados factores.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
          Por acaso o motor 1.3 CDTI atinge o valor de binário máximo às 1750 rpm's.
          E o que é que o cú tem a ver com as calças?

          Lá por ter binário máximo antes das 2000 isso não quer dizer nada.
          O que é certo é que a potencia disponível às 2000 é reduzida para que o carro desenvolva eficazmente em 6ª

          Tu vais em 3ª às 2000 e carregas e o carro responde. E até responde bem. Vais em 6ª às 2000 e ele coitado faz o que pode.... É um exagero uma relação de caixa que faz 60km/h por cada 1000rpm's num carro que nem 180km/h tem de velocidade máxima (e aqui descer ravinas não conta).

          Comentário


            #65
            Citação:
            Originalmente Colocado por carrega-lhe
            Epah, no meu não passar das 4000 implica não passar dos 130

            no meu implica não passar dos 200!

            mas tb já só tenho 500rpm para tentar explorar...
            no meu implica não passar dos 120...

            Comentário


              #66


              assim parece-me bem...

              Comentário


                #67
                no corsita

                120 - 3000rpm
                140 - 3500rpm
                160 - 4000rpm
                180 - 4500rpm (a muito custo já)
                200 - 5000rpm (isto é um mito!!!

                Comentário


                  #68
                  Boa questão

                  Por acaso um dos critérios de escolha do meu carro foi mesmo esse pois antes de o comprar fui pra auto-estrada para verificar valores.

                  Em 6ª a 130km/h não preciso de pasar das 2200rpms. E consumo é inferior a 5 litros. Apenas preciso de poisar o pé no acelerador e deixar o carro ir.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                    Por acaso um dos critérios de escolha do meu carro foi mesmo esse pois antes de o comprar fui pra auto-estrada para verificar valores.

                    Em 6ª a 130km/h não preciso de pasar das 2200rpms. E consumo é inferior a 5 litros. Apenas preciso de poisar o pé no acelerador e deixar o carro ir.
                    Que carro tens tu ?

                    A questão do desgaste é simples um motor é constituido por um nº determinado de peças moveis, que por isso estão sujeitas a desgaste por fricção (ja sem falar do desgaste pelas amplitudes termicas e o desgaste por pressão), ora essa pessa moveis são concebidas para durar um nº determinado de movimentos, (em todos os outros motores os desgaste mede-se em horas de utilização e não em quilometros percorridos) então temos que

                    se eu usar o motor do carro 9 horas seguidas a 3.000 rpms tenho um nivel de desgaste, as mesmas 9 horas a 6.000 rpm tenho o dobro do desgaste
                    mas se fizer as mesmas 6.000 rpms e usar só 4h30m tenho um desgaste identico ao 1º caso

                    cpts

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                      Que carro tens tu ?

                      A questão do desgaste é simples um motor é constituido por um nº determinado de peças moveis, que por isso estão sujeitas a desgaste por fricção (ja sem falar do desgaste pelas amplitudes termicas e o desgaste por pressão), ora essa pessa moveis são concebidas para durar um nº determinado de movimentos, (em todos os outros motores os desgaste mede-se em horas de utilização e não em quilometros percorridos) então temos que

                      se eu usar o motor do carro 9 horas seguidas a 3.000 rpms tenho um nivel de desgaste, as mesmas 9 horas a 6.000 rpm tenho o dobro do desgaste
                      mas se fizer as mesmas 6.000 rpms e usar só 4h30m tenho um desgaste identico ao 1º caso


                      cpts
                      Parece fazer todo o sentido.

                      De alguma forma corrobora a teoria de que os motores mais rotativos duram menos

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                        Hum...para um motor a gasolina "normal", 3500-4000 rotações

                        Para um diesel tb ele normal, 2500-3000
                        se for para falar em consumos, num otto 3000rpm
                        mas se fores quase sempre no maximo desde que o motor tenha oleo e agua eles aguentam sem stress!!!
                        eu no meu mazda se andar a 90km/h 100km/h faço medias altamentes...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                          Eu diria para Zagolina, algo entre as 3000 - 3500, custa-me (talvez erradamente) fazer 100 Km de empreitada sempre a 4000 por exemplo.

                          Para os fumarolas entre as 2000 - 3000.

                          É claro que de vez em quando, nas ultrapassagens por exemplo, não tenho problemas em galgar mais um pouco. Mas confesso, desde que comecei a fazer muitos Km's tenho tido cuidados extras e nunca cheguei ao red line!

                          eu por exemplo quando venho de andorra, o meu ponteiro não sobe dos 160km/h e venho sempre a abrir. atenção a ter, manometro da temperatura e sobre tudo o da gasolina senão é o caraças
                          meia volta largo acelarador para os 120km/h para arrefecer pneus e motor e vira outra vez. e sempre sem problema algum. agua e oleo nos niveis, gota la para dentro e sempre a andar

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                            se for para falar em consumos, num otto 3000rpm
                            mas se fores quase sempre no maximo desde que o motor tenha oleo e agua eles aguentam sem stress!!!
                            eu no meu mazda se andar a 90km/h 100km/h faço medias altamentes...
                            Tb eu!

                            Para ir a 3000 rotações vou +- a 100 de ponteiro. Se for a direito, ele vai a fazer instantâneos bons, a rondar entre 5 e 6 l/100 km Mas lá está...se for a subir é preferível fazer em 4ª,a uma rotação maior, que se calhar ainda vou a gastar menos

                            Comentário


                              #74
                              Parece fazer todo o sentido.

                              De alguma forma corrobora a teoria de que os motores mais rotativos duram menos
                              isso agora... , é preciso provas...

                              a minha teoria é mais simples, qualquer motor com peças interna de motor de qualidade duvidosa vai avariar mais cedo do que os outros...bem como quaquer motor sem a manutenção adequada...

                              Comentário


                                #75
                                Acho que isto varia de carro para carro, na minha opinião por exemplo um Civic Type R ir numa AE a cerca de 4000 rpm não é muito, num motor que está projectado para menos rotações já é mais "puxado" ir sempre a 4000 rpm, não é que seja prejudicial, mas são situações diferentes, o meu Corsa a 120 km/h já vai a 4000 rpm...

                                No entanto pode-se dizer que regra geral num a gasolina anda entre as 3000-4000 rpm, num diesel entre as 2000-3000 rpm.

                                Isto é a minha opinião claro.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                  isso agora... , é preciso provas...

                                  a minha teoria é mais simples, qualquer motor com peças interna de motor de qualidade duvidosa vai avariar mais cedo do que os outros...bem como quaquer motor sem a manutenção adequada...
                                  Todas as regras têm excepções.

                                  Mas à partida em igualdade de circcunstâncias, nomeadamente no aspecto que referes. Creio que os mais rotativos sofrem mais desgaste.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Todas as regras têm excepções.

                                    Mas à partida em igualdade de circcunstâncias, nomeadamente no aspecto que referes. Creio que os mais rotativos sofrem mais desgaste.
                                    ok, podes ter razão em muitos casos, mas as coisas não são assim tão lineares, por exemplo um motor as 9000 rpm pode ter uma melhor lubrificação do que outro motor às 3500 rpm...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                                      Acho que isto varia de carro para carro, na minha opinião por exemplo um Civic Type R ir numa AE a cerca de 4000 rpm não é muito, num motor que está projectado para menos rotações já é mais "puxado" ir sempre a 4000 rpm, não é que seja prejudicial, mas são situações diferentes, o meu Corsa a 120 km/h já vai a 4000 rpm...

                                      No entanto pode-se dizer que regra geral num a gasolina anda entre as 3000-4000 rpm, num diesel entre as 2000-3000 rpm.

                                      Isto é a minha opinião claro.
                                      Um CTR a 4.000 rpms é pouco.

                                      Eu num carro meu (ou seja não era para estragar) já fiz Lisboa-Barcelona-lisboa (+/- 2.500 km) sempre entre as 5.000 e as 5.500 num polo de 96, que é um 1,05 de 45 cv.

                                      O carro dá 27km/h por cada 1.000 rpm em 5ª e creio que cortava às 6.200, ou seja :

                                      3.000 - 81 km/h
                                      4.000 - 108 km/h
                                      5.000 - 135 km/h
                                      5.500 - 148,5 km/h

                                      aguentou-se perfeitamente e até ficou a andar melhor.

                                      É impensavel fazer viagens desta magnitude a velocidades muito baixas.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Lá em casa é assim:

                                        Clio 1.2 16v a gasolina - a 120 km/h (5ª) - 3.500 r.p.m

                                        Honda Hybrid a pilhas - a 120 km/h (CVT) - 2.000 r.p.m

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                          E o que é que o cú tem a ver com as calças?

                                          Lá por ter binário máximo antes das 2000 isso não quer dizer nada.
                                          O que é certo é que a potencia disponível às 2000 é reduzida para que o carro desenvolva eficazmente em 6ª

                                          Tu vais em 3ª às 2000 e carregas e o carro responde. E até responde bem. Vais em 6ª às 2000 e ele coitado faz o que pode.... É um exagero uma relação de caixa que faz 60km/h por cada 1000rpm's num carro que nem 180km/h tem de velocidade máxima (e aqui descer ravinas não conta).
                                          Tu lá deves saber isso melhor do que eu...

                                          E a atender pela (des)consideração relativa à incapacidade de fazer uma subida de 1%...

                                          Por mim acabou por aqui!

                                          E já agora o que faz um carro subir melhor ou pior, é o binário e não a potência. Mas isso dá pano para mangas e se tens dúvidas quanto a isso o melhor é fazer outro tópico.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                            E o que é que o cú tem a ver com as calças?

                                            Lá por ter binário máximo antes das 2000 isso não quer dizer nada.
                                            O que é certo é que a potencia disponível às 2000 é reduzida para que o carro desenvolva eficazmente em 6ª

                                            Tu vais em 3ª às 2000 e carregas e o carro responde. E até responde bem. Vais em 6ª às 2000 e ele coitado faz o que pode.... É um exagero uma relação de caixa que faz 60km/h por cada 1000rpm's num carro que nem 180km/h tem de velocidade máxima (e aqui descer ravinas não conta).
                                            Olha que não! Olha que não!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Todas as regras têm excepções.

                                              Mas à partida em igualdade de circcunstâncias, nomeadamente no aspecto que referes. Creio que os mais rotativos sofrem mais desgaste.
                                              Sim, se igualdade de circumstâncias tens toda a razão. Mas o "Ceteris Paribum" (já não me lembro se é assim que se escreve...a Matemática já vai longe e os seus teoremas ) num mundo real é pouco provavel de aparecer...

                                              É bom para percebermos, e de facto concordo que mantendo tudo igual, mais rpms, maior fricção, blablabla...maior desgaste.

                                              Mas e se um motor for desenhado, concebido e produzido com essas maiores rpms?!

                                              Se for bem feito as coisas deverão ser iguais. Isto na realidade é tudo académico, porque o construtor já define à partida o tempo de vida útil daquele carro e por isso concebe o motor para isso...logo faz os acertos, seja reforçando materiais, mais lubrificação ou o que seja para que as condições de durabilidade se mantenham com as maiores rpms

                                              Como eu sempre digo -> Por alguma coisa o Redline e o corte lá estão É porque o construtor testou e garante que até lá é o que o motor em condições ideais tem obrigação (que eles garantem...e lá estão as garantias) de o fazer

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                E já agora o que faz um carro subir melhor ou pior, é o binário e não a potência. Mas isso dá pano para mangas e se tens dúvidas quanto a isso o melhor é fazer outro tópico.
                                                Olha um OT

                                                A potência é um produto do binário pelas rpms -> logo estão intimamente ligados...e como há uma caixa/diferencial pelo meio.......

                                                Na realidade é a potência, ou seja o binário (força) dado por um conjunto de tempo (rpms) que dão a capacidade de subir, descer, etc. melhor ou pior.

                                                Se o binário é menor...aumente-se as rpms que já temos mais potência na mesma unidade de tempo.

                                                Ou seja numa subida se o que eu preciso é a capacidade de gerar movimento e aceleração por segundo...ou aumento a força do motor (binário) ou aumento a quantidade de vezes que ele gira (e por cada giro produz o tal "binário") que vai dar ao mesmo...

                                                Se usarmos a analogia dos computadores é um pouco como a discussão se uma máquina é mais rápida só porque o CPU faz mais MHZ?

                                                Isso fica bonito nos números do marketing, é verdade. Mas se por cada ciclo de processamento (rpms) o CPU processa meia dúzia de instruções versus um CPU que faz poucos ciclos mais processa mais instruções por ciclo...

                                                É como diria o outro: "É fazer as contas..."

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post

                                                  E já agora o que faz um carro subir melhor ou pior, é o binário e não a potência. Mas isso dá pano para mangas e se tens dúvidas quanto a isso o melhor é fazer outro tópico.
                                                  isso está um bocadinho mal contado

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    No meu avião aos 120km/h vai nas 3500RPM certinhas

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Se for bem feito as coisas deverão ser iguais. Isto na realidade é tudo académico, porque o construtor já define à partida o tempo de vida útil daquele carro e por isso concebe o motor para isso...logo faz os acertos, seja reforçando materiais, mais lubrificação ou o que seja para que as condições de durabilidade se mantenham com as maiores rpms
                                                      o gajo que inventou o 190D foi despedido por não ter pensado nisso...

                                                      era os gajos das peças todos sentados nos balcões sem nada para fazer!!!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post
                                                        Olha um OT

                                                        A potência é um produto do binário pelas rpms -> logo estão intimamente ligados...e como há uma caixa/diferencial pelo meio.......

                                                        Na realidade é a potência, ou seja o binário (força) dado por um conjunto de tempo (rpms) que dão a capacidade de subir, descer, etc. melhor ou pior.

                                                        Se o binário é menor...aumente-se as rpms que já temos mais potência na mesma unidade de tempo.

                                                        Ou seja numa subida se o que eu preciso é a capacidade de gerar movimento e aceleração por segundo...ou aumento a força do motor (binário) ou aumento a quantidade de vezes que ele gira (e por cada giro produz o tal "binário") que vai dar ao mesmo...

                                                        Se usarmos a analogia dos computadores é um pouco como a discussão se uma máquina é mais rápida só porque o CPU faz mais MHZ?

                                                        Isso fica bonito nos números do marketing, é verdade. Mas se por cada ciclo de processamento (rpms) o CPU processa meia dúzia de instruções versus um CPU que faz poucos ciclos mais processa mais instruções por ciclo...

                                                        É como diria o outro: "É fazer as contas..."
                                                        está um pouco confuso, mas acho que estás a pensar o mesmo que eu!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Nightlord_CTR Ver Post
                                                          Sim, se igualdade de circumstâncias tens toda a razão. Mas o "Ceteris Paribum" (já não me lembro se é assim que se escreve...a Matemática já vai longe e os seus teoremas ) num mundo real é pouco provavel de aparecer...

                                                          É bom para percebermos, e de facto concordo que mantendo tudo igual, mais rpms, maior fricção, blablabla...maior desgaste.

                                                          Mas e se um motor for desenhado, concebido e produzido com essas maiores rpms?!

                                                          Se for bem feito as coisas deverão ser iguais. Isto na realidade é tudo académico, porque o construtor já define à partida o tempo de vida útil daquele carro e por isso concebe o motor para isso...logo faz os acertos, seja reforçando materiais, mais lubrificação ou o que seja para que as condições de durabilidade se mantenham com as maiores rpms

                                                          Como eu sempre digo -> Por alguma coisa o Redline e o corte lá estão É porque o construtor testou e garante que até lá é o que o motor em condições ideais tem obrigação (que eles garantem...e lá estão as garantias) de o fazer
                                                          Eles garantir, garantem mas por 3, 5 anos no máximo e 100.000 Kms, depois está nas tuas mãos, teres esgotado a vida util dos componentes mais frageis nesse periodo ou estares a "meio-caminho"

                                                          Ex: na minha Diversion 600 a 1ª embraiagem durou 15.000 Kms, a segunda ao fim de 35.000 ainda estava optima...

                                                          cpts

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Eu já cheguei as conclusões que queria, estejam à vontade para divagar com os binários, potências, etc., até porque, isto está tudo relacionado, e, estas discussões filosóficas já vêm de outros tópicos e quando são entre users que sabem da poda até dá gosto ler.

                                                            P.S: Mas porque é que o Astra 1.3 CDTI têm sempre de vir ao barulho?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Honda Civic 1.4 83Cv em 6º a 120km/h vai ás 3500

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X