Anúncio

Collapse
No announcement yet.

diesel vs gasolina - Que contas fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    N sei se sabes mas a fase liquida acarreta uns riscos.
    explica aí quais

    Comentário


      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
      Em todo o lado?

      Na cidade de Coimbra não há nenhuma!
      Realmente é uma grande falha...

      Existem duas perto. Uma em Ceira e outra em Eiras (aqui o combustível é a peso...).

      Comentário


        O propano tem salvoerro, posso estar a confundir co GN, uma relação de volumes do seu estado liquido para o gasoso de 650x. Daí se percebe pq é q estes se transportam na sua fase liquida.
        Ao teres uma fuga em fase liquida estarias a aumentar o teu risco bastante, primeiro está a uma temperatura mto baixa e causava queimaduras ou danificava imediatamente peças, e se tivesses uma avaria no injector, qquer erro de injecção, seria um perigo maior, pq 10% a mais de injecção, seria no fundo 0,10x650 em fase gasosa. Além de q todo o sistema teria q estar a uma pressão muito superior, porvavelmente 6 a 8 bar.
        No entanto, sei q existem kites desses, e se os fazem é pq é seguro, com as precauções devidas.

        Comentário


          Que contas fazer???

          Boas caros foristas, a minha pergunta é a seguinte, quantos quilómetros preciso de fazer para que comele a ter retorno no investimento de um carro a diesel? Ou seja a partir de quantos quilómetros é que comelo a "poupar dinheiro?"
          Considerando o mm carro (ou equivalente) a gasolina 15000€
          O carro a diesel de 20000€
          em números redondos o preço da gasolina a 1,30€, e do gasóleo a 1,00€
          Não sei se interessa para as contas mas por ex. os consumos seriam de 7L para o carro a gasolina e 5L para o diesel.
          Não estou a pensar em comprar carro novo, gostaria é que alguém me explicasse é como é que se faz as contas para calcular o que é que eu necessito de andar para que o "meu" investimento tenha retorno.
          Desde já obrigado.

          Comentário


            costumo ouvir que só compensa um diesel a quem faz mais de 30/35.000 km por ano.

            Comentário


              Não tem nada que enganar: http://www.km77.com/calculadora/dies...l_gasolina.asp

              Comentário


                Só os 5000 Euros de diferença dão para fazer 54.945km a gasolina Segundo aquela calculadora que coloca na equação também o consumo a gasóleo são necessários 121.951km para que a opção a gasóleo compense.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Eh pá, muito bom!

                  Mas as contas são fáceis de fazer...
                  - Basta ver o custo por km ou por 100km, fazendo consumo*preço do combustível em cada um
                  - Depois calcular a diferença de custos por km: gasolina-diesel
                  - E por fim dividir a diferença de preço por essa diferença de custo e dá os km k precisas de fazer no total pra compensar.
                  - Se souberes +- quantos km vais fazer por ano, dá pra ver em quantos anos recuperas o investimento.

                  Comentário


                    Obrigado pelo site karma, quer dizer então que neste caso teria que fazer 121951.2195km para a partir daqui começar a compensar a minha compra... é portanto necessário ponderar bem as compras de carros a diesel, pois imaginemos que uma pessoa que faz apenas 15.000km por ano, necessitaria de 8,13 anos, se por acaso fizer 30000 necessitará de 4 anos..... e isto para uma diferença de preço apenas de 5 000€ e para um consumo de combustível de 5L/100km.
                    Creio portanto que há muita gente que aquando da venda dos seus carros a diesel, (mesmo o preço de venda sendo maior) chega a perder dinheiro com a opção diesel que tomou.
                    Não me massacrem nem atirem pedras.... a ver se isto é um tópico pacifico....
                    Já agora por uma questão de curiosidade digam lá quantos km, segundo a calculadora do site necessiatm vcs de fazer (para quem tem dieseis) para que o investimento adicional vos compense?
                    Editado pela última vez por rover214; 29 April 2007, 01:19.

                    Comentário


                      Habitualmente também se leva em linha de conta as diferenças de preço nas manutenções e os diferentes valores de retoma.

                      Comentário


                        Não me parece que tudo se possa reduzir a matemática.
                        Eu prefiro gastar mais e ter um motor Diesel porque aprecio muito mais a condução que proporciona.
                        Mas aceito perfeitamente que haja compradores mais pragmáticos.

                        Comentário


                          para quem faça poucos kms e não queira vender o carro mto em breve a gasolina é uma boa opção

                          penso q o tempo q temos o carro em nosso poder e o seu possivel valor qdo o vendermos deveriam entrar em linha de conta...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                            Habitualmente também se leva em linha de conta as diferenças de preço nas manutenções e os diferentes valores de retoma.
                            precisamente

                            factores tao ou mais importantes que os anteriores (diferenºas de preço de combustivel, consumos, etc etc)

                            porque há diversos casos de modelos que a diferença de valorização passado x anos é brutal

                            o melhor é consultares os valores dados pelas Gestoras de Frota, essas empresas já sabem com precisão o valor da viatura passo uma determinada duração temporal e/ou quilometragem.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rover_214 Ver Post
                              Obrigado pelo site karma, quer dizer então que neste caso teria que fazer 121951.2195km para a partir daqui começar a compensar a minha compra... é portanto necessário ponderar bem as compras de carros a diesel, pois imaginemos que uma pessoa que faz apenas 15.000km por ano, necessitaria de 8,13 anos, se por acaso fizer 30000 necessitará de 4 anos..... e isto para uma diferença de preço apenas de 5 000€ e para um consumo de combustível de 5L/100km.
                              Creio portanto que há muita gente que aquando da venda dos seus carros a diesel, (mesmo o preço de venda sendo maior) chega a perder dinheiro com a opção diesel que tomou.
                              Não me massacrem nem atirem pedras.... a ver se isto é um tópico pacifico....
                              Já agora por uma questão de curiosidade digam lá quantos km, segundo a calculadora do site necessiatm vcs de fazer (para quem tem dieseis) para que o investimento adicional vos compense?
                              Os carros a gasóleo já não têm diferença de 5000€ para os equivalentes a gasolina.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                                as pessoas têm receio dos perigos do gpl.
                                Acidentes com carros GPL nao conheco nenhum, mas carros a gasolina arder conheco vários.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  O propano tem salvoerro, posso estar a confundir co GN, uma relação de volumes do seu estado liquido para o gasoso de 650x. Daí se percebe pq é q estes se transportam na sua fase liquida.
                                  Ao teres uma fuga em fase liquida estarias a aumentar o teu risco bastante, primeiro está a uma temperatura mto baixa e causava queimaduras ou danificava imediatamente peças, e se tivesses uma avaria no injector, qquer erro de injecção, seria um perigo maior, pq 10% a mais de injecção, seria no fundo 0,10x650 em fase gasosa. Além de q todo o sistema teria q estar a uma pressão muito superior, porvavelmente 6 a 8 bar.
                                  No entanto, sei q existem kites desses, e se os fazem é pq é seguro, com as precauções devidas.
                                  Epá, só li esta calinada agora Sabes que os carros a GPL têm o gás em estado liquido no depósito e que este vai em estado liquido, sobre pressão, até ao vaporizador que se encontra no compartimento do motor onde passa ao estado gasoso e ai sim, é injectado no colector de admissão. Além da redução do consumo e emissões (estão relacionados) existe um ligeiro aumento de potência, especialmente em baixas, e até reduz a temperatura do motor.

                                  O que não falta num carro são "gases e liquidos" sobre pressão, basta dar uma vista de olhos pelo compartimento do motor para ver os tubos do ar condicionado ou da direcção assistida por exemplo.

                                  Perigosas são as mentalidades das pessoas que ignoram, à partida, uma ciência que desconhecem, por isso é que aparecem aqueles mitos que o GPL explode e estraga o motor e que se fosse bom vinha de origem... Epá, eu tenho um carro que de origem podia ter GPL e o sucessor também pode ter GPL com injecção liquida

                                  Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                  Acidentes com carros GPL nao conheco nenhum, mas carros a gasolina arder conheco vários.
                                  Epá, eu ainda à dias ia descansado na auto-estrada quando explodiu um, até levei com o autocolante do GPL no vidro. Era banir esses seres gazeados da estrada que são um perigo e andam a pingar gasóleo no chão! Epá, não, enganei-me...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                    Eh pá, muito bom!

                                    Mas as contas são fáceis de fazer...
                                    - Basta ver o custo por km ou por 100km, fazendo consumo*preço do combustível em cada um
                                    - Depois calcular a diferença de custos por km: gasolina-diesel
                                    - E por fim dividir a diferença de preço por essa diferença de custo e dá os km k precisas de fazer no total pra compensar.
                                    - Se souberes +- quantos km vais fazer por ano, dá pra ver em quantos anos recuperas o investimento.
                                    Dessa maneira são fáceis, mas estão erradas. Um carro mais carro tem um valor de retoma mais alto, pelo que não é preciso anular por completo a diferença de preço inicial para se tornar compensador.

                                    Comentário


                                      Pondo a questão de uma forma mais clara. Imagine-se um carro que custa 15000 euros e uma alternativa que custa 20.000. Admita-se que a pessoa vai usar o carro durante 4 anos, perdendo estes 50% do valor inicial. A primeira viatura teria uma desvalorização de 7500 euros e a segunda de 10.000 euros, pelo que se a mais cara for a gasóleo apenas será preciso recuperar 2500 euros no combustível para compensar. E isto admitindo desvalorização igual para os dois, mas toda a gente sabe o valor dos carros a gasolina no mercado de segunda mão...

                                      Comentário


                                        Comprar um carro a pensar no valor da retoma... É como meter capas nos bancos para os estofos em pele irem impecáveis para o próximo dono e receber mais €100 pelo carro

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                          Comprar um carro a pensar no valor da retoma... É como meter capas nos bancos para os estofos em pele irem impecáveis para o próximo dono e receber mais €100 pelo carro
                                          Se o carro for para vender passados alguns anos (<6) é necessário ter em conta o valor da retoma e a procura no mercado de usados.

                                          Porque é que achas que o renting de uma Idea 1.2 e de uma Idea 1.3 jtd está separado por 15€/mês?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Se o carro for para vender passados alguns anos (<6) é necessário ter em conta o valor da retoma e a procura no mercado de usados.

                                            Porque é que achas que o renting de uma Idea 1.2 e de uma Idea 1.3 jtd está separado por 15€/mês?
                                            Pois, se for vendido durante o maior periodo de desvalorização. Temos ainda que colocar na mesa as revisões que, regra geral, são mais caras nos diesel do que nos gasolina e ainda ter em atenção o valor do seguro que, consoante a desvalorização mais baixo fica Se juntarmos essas variáveis todas no final estamos quase equilibrados em relação ao ponto de partida

                                            Mas isto de SE's tem muito que se lhe diga e cada caso é um caso. Como no caso acima parece-me ser um carro usado em que a desvalorização já entrou em força ainda desiquilibra mais as contas em relação ao gasóleo.

                                            Para poupar a sério nada melhor que o GPL.

                                            Comentário


                                              as pessoas continuam a nao querer fazer as contas completas seja por desconhecimento ou teimosia...

                                              os cálculos têm de ser feitos caso a caso e com os diesel de baixa cilindrada que chegaram ao mercado nos últimos anos as contas ficam mais complicadas para os gasolina.

                                              Enfim, este é um tema que já é discutido neste fórum desde há muitos anos e existe muita informaçao (e desinformaçao...)

                                              apenas quero chamar a atençao para alguns factos que podem baralhar as contas tao bonitas que todos fazemos. Seja num sentido ou no outro.

                                              1- esforço financeiro adicional para a compra de um carro 4 ou 5000 euros mais caro. Se se compra a pronto pagamento equacionar a perda de rendimento desse montante se investido numa aplicaçao financeira adequada durante o tempo em que mantemos o carro. Se se trata de compra a crédito contar com um acréscimo importante no juro pago dependendo do prazo de amortizaçao.

                                              2- Seguros. Um seguro de danos próprios de um bem com um valor mais elevado é sempre mais caro que um seguro para um bem mais barato. Intimamente relacionado com o ponto 1 já que se a compra for a crédito a entidade financiadora vai exigir um seguro de danos próprios durante a duraçao do crédito e muitas vezes contratado com uma entidade própria (ou seja possivelmente com preços menos competitivos)

                                              3- Manutençao mais cara. Tipicamente um carro a diesel vai ter uma manutençao regular mais cara que o seu equivalente a gasolina, falando de concessionários oficiais, mesmo que seja como na Toyota uma diferença de apenas 10 euros... Todos sabemos que esta é uma excepçao e nao a regra...

                                              4- Valor de retoma. O valor de retoma depende do mercado no momento da venda e portanto avaliar a compra de um carro agora pelo que esse carro poderá valer dentro de 5-6 anos pode ser muito arriscado. Por diversos motivos, entre os quais, possível saturaçao do mercado de determinado modelo, problemas crónicos que podem vir a afectar a "imagem" e fazer baixar o seu valor mais do que o normal, concorrência de importaçao paralela, etc.
                                              Ainda assim é possível ter uma estimativa do valor futuro de um carro sendo que a vantagem neste momento tanto na facilidade da venda como no valor está do lado dos diesel. O único problema é que isso em 4-5 anos pode mudar.

                                              5- Valor do combustível. As contas fazem-se com os preços actuais, nada nos garante que a diferença entre um combustível e outro se mantenha no futuro, pode ser maior ou menor... mas uma simples variaçao na carga de impostos pode deitar "tudo a perder".

                                              6- Manutençao extraordinária. Qualquer automóvel está sujeito a imprevistos e um carro com mais tecnología ou tecnologia nova e levada aos limites tem tendencia a avariar mais vezes. Sendo que a reparaçao fica necessariamente cara por preço de peças e equipamento especializado.

                                              7- Acidentes. um acidente com perda total e sem seguro de danos próprios representa uma perda muito maior no caso do carro de valor mais elevado.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                Pois, se for vendido durante o maior periodo de desvalorização. Temos ainda que colocar na mesa as revisões que, regra geral, são mais caras nos diesel do que nos gasolina e ainda ter em atenção o valor do seguro que, consoante a desvalorização mais baixo fica Se juntarmos essas variáveis todas no final estamos quase equilibrados em relação ao ponto de partida

                                                Mas isto de SE's tem muito que se lhe diga e cada caso é um caso. Como no caso acima parece-me ser um carro usado em que a desvalorização já entrou em força ainda desiquilibra mais as contas em relação ao gasóleo.

                                                Para poupar a sério nada melhor que o GPL.
                                                É o que te digo, faz uma simulação de um renting de um carro a gasolina e de um carro a gasóleo do mesmo modelo. A manutenção dos 2 carros é igual, isso já parece o mito dos carros a GPL que explodem. E com o aparecimento dos motores a gasóleo de baixa cilindrada a diferença de preço para o equivalente a gasolina é cada vez menor.

                                                O GPL não é opção para muita gente. Não poder estacionar em estacionamentos subterrâneos é razão para muita gente não converter os carros para GPL. Eu, por exemplo, todos os dias tenho que estacionar num estacionamento subterrâneo. Se quero ir para o bairro alto estaciono no parque do camões. Se quero ir ao Oeiras Parque tenho que estacionar no parque subterrâneo. And so on, and so on.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                  Comprar um carro a pensar no valor da retoma... É como meter capas nos bancos para os estofos em pele irem impecáveis para o próximo dono e receber mais €100 pelo carro
                                                  Isso não faz sentido nenhum.

                                                  O valor de retoma pode variar milhares de euros.

                                                  A não ser que tenhas quantidades estupidificantes de dinheiro que pretendas desperdiçar, o valor de retoma é um dado muito importante.

                                                  Comentário


                                                    hoje em dia ja nao vale a pena comprar carros a gasolina, primeiro gastam mais, desvalorizam-se mais, e se for muito caro e se a marca nao for uma das mais vendidas pior ainda, por exemplo quanto o meu pai comprou o Seat foi perto de 3500contos um 1.6 16v Sport, o carro passou para mim, eu vendio por gastar muito por 1200contos, uma perda de 2300contos, e o carro estava impecavel, ando agora a ver o preço de venda da minha carrinha, ela custou 24.900€ com extras(alarme, pinto envernizada preta) ja me deram por ela perto de 19.000€( - 5000€, com 4anos e 50.000km) e ela nao tem nada haver com o Seat



                                                    cumps ;)

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      É o que te digo, faz uma simulação de um renting de um carro a gasolina e de um carro a gasóleo do mesmo modelo. A manutenção dos 2 carros é igual, isso já parece o mito dos carros a GPL que explodem. E com o aparecimento dos motores a gasóleo de baixa cilindrada a diferença de preço para o equivalente a gasolina é cada vez menor.

                                                      O GPL não é opção para muita gente. Não poder estacionar em estacionamentos subterrâneos é razão para muita gente não converter os carros para GPL. Eu, por exemplo, todos os dias tenho que estacionar num estacionamento subterrâneo. Se quero ir para o bairro alto estaciono no parque do camões. Se quero ir ao Oeiras Parque tenho que estacionar no parque subterrâneo. And so on, and so on.
                                                      Não é preciso fazer simulações, estamos a falar de um carro usado (pelos valores apresentados) e não de rentings, e novamente tens os valores de seguro a diminuir com a desvalorização do automóvel Em relação à manutenção, tenho em casa um 1.6 HDi que leva mais dinheiro na manutenção "normal" só mudar óleo e filtros do que um 2.0i e estou a falar de valores fora da marca, na mesma oficina, para ambos os casos Eu não repito como facto o que oiço dizer, tenho que experimentar e ver.

                                                      O GPL não é opção para quem tem preconceitos Não querem andar sem o autocolante porque é ilegal mas depois mudam a medida dos pneus para uma não homologada para poupar uns cobres

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
                                                        hoje em dia ja nao vale a pena comprar carros a gasolina, primeiro gastam mais, desvalorizam-se mais, e se for muito caro e se a marca nao for uma das mais vendidas pior ainda, por exemplo quanto o meu pai comprou o Seat foi perto de 3500contos um 1.6 16v Sport, o carro passou para mim, eu vendio por gastar muito por 1200contos, uma perda de 2300contos, e o carro estava impecavel, ando agora a ver o preço de venda da minha carrinha, ela custou 24.900€ com extras(alarme, pinto envernizada preta) ja me deram por ela perto de 19.000€( - 5000€, com 4anos e 50.000km) e ela nao tem nada haver com o Seat



                                                        cumps ;)
                                                        Depende mto... Como já foi dito anteriormente tb não basta fazer as contas à retoma... Se o diesel for mais caro há um maior esforço monetário o que equivale ou a pedir um credito maior e consequentemente pagar mais de prestação ou então tirar dinheiro que podia estar em aplicações financeiras e com isso perder remunerações extra. Tendo depois tb em conta seguros, manutenções etc.. É extremamente complicado fazer as contas certas.

                                                        Há diversas situações em que o diesel compensa. Mas existem outras em que nem compensa assim tanto e as vezes o prazer de ter outro carro mas a gasolina é maior. Por outro lado ha quem ache que esse prazer passa indiscutivelmente por ser a diesel... Ou seja com gostos n se discute.

                                                        Cada um que compre o que quer e espero que fique contente com o carro

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post


                                                          O GPL não é opção para quem tem preconceitos Não querem andar sem o autocolante porque é ilegal mas depois mudam a medida dos pneus para uma não homologada para poupar uns cobres
                                                          Preconceitos de ficar sem poder estacionar em parques?

                                                          E sim, há que ande legal..

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                                                            as pessoas continuam a nao querer fazer as contas completas seja por desconhecimento ou teimosia...

                                                            os cálculos têm de ser feitos caso a caso e com os diesel de baixa cilindrada que chegaram ao mercado nos últimos anos as contas ficam mais complicadas para os gasolina.

                                                            Enfim, este é um tema que já é discutido neste fórum desde há muitos anos e existe muita informaçao (e desinformaçao...)

                                                            apenas quero chamar a atençao para alguns factos que podem baralhar as contas tao bonitas que todos fazemos. Seja num sentido ou no outro.

                                                            1- esforço financeiro adicional para a compra de um carro 4 ou 5000 euros mais caro. Se se compra a pronto pagamento equacionar a perda de rendimento desse montante se investido numa aplicaçao financeira adequada durante o tempo em que mantemos o carro. Se se trata de compra a crédito contar com um acréscimo importante no juro pago dependendo do prazo de amortizaçao.

                                                            2- Seguros. Um seguro de danos próprios de um bem com um valor mais elevado é sempre mais caro que um seguro para um bem mais barato. Intimamente relacionado com o ponto 1 já que se a compra for a crédito a entidade financiadora vai exigir um seguro de danos próprios durante a duraçao do crédito e muitas vezes contratado com uma entidade própria (ou seja possivelmente com preços menos competitivos)

                                                            3- Manutençao mais cara. Tipicamente um carro a diesel vai ter uma manutençao regular mais cara que o seu equivalente a gasolina, falando de concessionários oficiais, mesmo que seja como na Toyota uma diferença de apenas 10 euros... Todos sabemos que esta é uma excepçao e nao a regra...

                                                            4- Valor de retoma. O valor de retoma depende do mercado no momento da venda e portanto avaliar a compra de um carro agora pelo que esse carro poderá valer dentro de 5-6 anos pode ser muito arriscado. Por diversos motivos, entre os quais, possível saturaçao do mercado de determinado modelo, problemas crónicos que podem vir a afectar a "imagem" e fazer baixar o seu valor mais do que o normal, concorrência de importaçao paralela, etc.
                                                            Ainda assim é possível ter uma estimativa do valor futuro de um carro sendo que a vantagem neste momento tanto na facilidade da venda como no valor está do lado dos diesel. O único problema é que isso em 4-5 anos pode mudar.

                                                            5- Valor do combustível. As contas fazem-se com os preços actuais, nada nos garante que a diferença entre um combustível e outro se mantenha no futuro, pode ser maior ou menor... mas uma simples variaçao na carga de impostos pode deitar "tudo a perder".

                                                            6- Manutençao extraordinária. Qualquer automóvel está sujeito a imprevistos e um carro com mais tecnología ou tecnologia nova e levada aos limites tem tendencia a avariar mais vezes. Sendo que a reparaçao fica necessariamente cara por preço de peças e equipamento especializado.

                                                            7- Acidentes. um acidente com perda total e sem seguro de danos próprios representa uma perda muito maior no caso do carro de valor mais elevado.
                                                            optimo post

                                                            esta tudo dito

                                                            Comentário


                                                              Eu ca pondero se fiz a deçisao correta ao comprar 1 Nissan micra a gasolina 1.2 80cv do ano passado em detrimento dum fiat punto 1.3 multijet de 2012 , a deçisao foi por base e pesquisa aprofundada e bem ponderada aqui nos foruns em que realmente conclui que a gasolina compensa mais para quem faz poucos Km´s anuais e em termos de manutençoes revisoes etc... mas que gastam bem gastam neste momento ta me a gastar 6.5l eu faço vida praticamente na cidade e distançias curtas trabalho casa treino cerca de 10 km diarios, e a 1ª revisao foi o mes passado ficou me em 150€ na Bosch mas ja fiz 2 viagens "grandes" com ele Lisboa Nazaré e ele continua a gastar 6.3 , 6.4 acabando eventualmente na cidade no meu dia a dia a gastar 6.5 quando na Nissan diziam que os consumos urbanos eram 6.0 e extra urbano 5.5... Será o facto de o carro ter pouca kilometragem ainda gasta um pouco mais que o normal ? eu acho um pouco exagerado estes consumos atuais... ate talvez porque o meu anterior foi 1 punto diesel Jtd em que nao gastava muito (4.5l) . Questiono se um carro a diesel nao seria melhor opçao eu por ano faço uma media de 13000 km ...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X