Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quem precisa dum S2000 ou dum Elise, quando...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
    Eu não percebo o que tu não percebes...

    Quando comprámos o carro, os meus pais nem numa revista tinham tocado. Conduziram, gostaram, compraram.

    Não acho que seja ao longo de semanas...a 1ª impressão conta muito!

    Quanto a experimentá-los ou não...posso vir a ter oportunidade ou não.
    Então não percas mais o teu precioso tempo neste forum... basta experimentares!

    Na realidade, na maior parte das tuas intervenções que tenho lido falas daquilo que nunca experimentaste...

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por ice Ver Post
      Não me parece que seja a melhor técnica.

      No meu anterior carro se fizesse isso ficava a patinar em seco...

      Enquanto que se colocasse a rotação às 3000/4000 rpm arrancava bem.

      O binário máximo era atingido às +-5.500 rpm

      Lá está da teoria à prática vai um longo caminho...


      Cump.

      Lá está... o que só prova que a força exercida nas rodas é a maior e que se não tiveres tracção é suficiente para as por a patinar...
      Editado pela última vez por Buzinão; 12 June 2007, 13:33.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
        Amigo Buzinão, estás a passar à frente da questão da medida dos pneus e do facto do S2000 ficar apenas a 4 segundos do 130i numa pista como Nurburing... como é que é possível o superrígido 130i, com marca BMW, capaz de patinar em 2ª a 40 km/h, ficar a apenas 4 sgds do pouco eficaz, com travões fracos e quasedobranacurva S2000?
        Meu caro, é a diferença entre conseguir por toda a potência no chão ou não... é a diferença entre ter tracção ou não... é a diferença entre ter autoblocante ou não!

        O 130i não tem autoblocante de série nem como opcional... se o quiseres tens que o comprar à parte!

        Depois, os comparativos só são verdadeiramente válidos se forem efectuados nas mesmas condições...

        Mas fica o desafio... arranja lá o tempo em pista dum 130i com autoblocante!

        Quanto às dimensões dos pneus de série:

        205/50 R 17 W
        Editado pela última vez por Buzinão; 12 June 2007, 13:37.

        Comentário


          #94
          Meu caro, é a diferença entre conseguir por toda a potência no chão ou não... é a diferença entre ter tracção ou não... é a diferença entre ter autoblocante ou não!

          O 130i não tem autoblocante de série nem como opcional... se o quiseres tens que o comprar à parte!

          Depois, os comparativos só são verdadeiramente válidos se forem efectuados nas mesmas condições...

          Mas fica o desafio... arranja lá o tempo em pista dum 130i com autoblocante!

          Quanto à dimensões dos pneus de série:

          205/50 R 17 W
          mas afinal estamos a falar de comparações entre carros de série ou alterados?

          é que eu pelo menos estou a falar de S2000 stock...o desafio de arranjar o tempo é teu não meu...

          pela diferença de 4 sgds numa pista como Nurburing já provei que a questão da rigidez é uma falsa questão e que o 130i não é superior ao S2000 como querias fazer crer

          se queres agora comparar veículos alterados, seja com um autoblocante, seja como que for isso já é outra questão!

          fonte para a medida dos pneus?

          Comentário


            #95
            Ó Filipe estás a ser uma decepção!

            Pensei que fosses um tipo mais sério intelectualmente...

            Por favor volta a ler o início do tópico e a minha primeira intervenção.

            Mas alguém no seu perfeito juízo acha que um 130i sem autoblocante faz aquilo que o vídeo documenta?!



            PS: Quanto à dimensão dos pneus vai ao site da BMW e vê as características técnicas do 130i, dei-te o link.
            Editado pela última vez por Buzinão; 12 June 2007, 13:50.

            Comentário


              #96
              Ó Filipe estás a ser uma decepção!

              Pensei que fosses um tipo mais sério intelectualmente...

              Por favor volta a ler o início do tópico e a minha primeira intervenção.

              Mas alguém no seu perfeito juízo acha que um 130i sem autoblocante faz aquilo que o vídeo documenta?!
              decepção foi tentar comparar um 130i modificado com um S2000 ou com um Elise stock...

              normalmente para falar bem de um veículo não preciso de falar mal dos outros

              Comentário


                #97
                PS: Quanto à dimensão dos pneus vai ao site da BMW e vê as características técnicas do 130i, dei-te o link.
                okapa!

                Comentário


                  #98
                  já agora...

                  http://www.youtube.com/watch?v=adQgnu21X6c

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                    decepção foi tentar comparar um 130i modificado com um S2000 ou com um Elise stock...

                    normalmente para falar bem de um veículo não preciso de falar mal dos outros
                    Filipe,

                    Nada é absolutamente mau ou bom... só podes afirmar que algo é bom ou mau em termos relativos, comparando.

                    O que eu digo é: um 130i Msport com diferencial autoblocante é uma proposta muito mais sensata do que um S2000 ou um Elise... seja do ponto de vista da versatilidade ou do gozo de condução e justifico porquê!

                    Comentário


                      O que eu digo é: um 130i Msport com diferencial autoblocante é uma proposta muito mais sensata do que um S2000 ou um Elise... seja do ponto de vista da versatilidade ou do gozo de condução e justifico porquê!
                      lógico que essa é a tua opinião a qual respeito, mas quer o S2000 quer o Elise são melhores propostas para outras pessoas, o s2000 por ser um roadster e o Elise por ser extremamente eficaz!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                        Filipe,

                        Nada é absolutamente mau ou bom... só podes afirmar que algo é bom ou mau em termos relativos, comparando.

                        O que eu digo é: um 130i Msport com diferencial autoblocante é uma proposta muito mais sensata do que um S2000 ou um Elise... seja do ponto de vista da versatilidade ou do gozo de condução e justifico porquê!
                        E isso principalmente válido aqui em Portugal...

                        Comentário


                          Bem, tu és um gajo difícil…

                          Então primeiro dizes “Porque é que no arranque parado a técnica para o melhor arranque é levar o motor à rotação de binário máximo (ou ligeiramente acima para quando largares a embraiagem a rotação cair precisamente na zona de binário máximo) do motor?”

                          Eu respondo-te (e mais alguns ) “Não me parece que seja a melhor técnica.

                          No meu anterior carro se fizesse isso ficava a patinar em seco...

                          Enquanto que se colocasse a rotação às 3000/4000 rpm arrancava bem.

                          O binário máximo era atingido às +-5.500 rpm

                          Lá está da teoria à prática vai um longo caminho...


                          Cump.”



                          E tu respondes “Lá está... o que só prova que a força exercida nas rodas é a maior e que se não tiveres tracção é suficiente para as por a patinar...”

                          Então admites que erraste na 1ª afirmação

                          Que grande confusão que para aqui vai.


                          Cump.




                          Comentário


                            Poderás dizer que o 130 i é uma compra mais racional (logo a começar pelo espaço e nº de lugares sentados lol), agora gozo de condução?

                            Não deves estar bem a ver a coisa.... logo para começar podes rolar com os cabelos ao vento, depois o berro das 9.000, epá é diferente. Quanto a mim fazes comparãções que não têm sentido...

                            Se formos para o elise então...


                            Cump.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                              Então não percas mais o teu precioso tempo neste forum... basta experimentares!

                              Na realidade, na maior parte das tuas intervenções que tenho lido falas daquilo que nunca experimentaste...
                              E irei continuar a fazê-lo, desde que saiba minimamente do que estou a falar!

                              E em vez de deixar de perder o meu precioso tempo neste fórum...deixo de perder o meu tempo com users teimosos e que só querem ouvir o que lhes agrada!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                Numa coisa dou-te razão... o 130i MSport do vídeo está kitado com um diferencial autoblocante... mas era importante para nivelar a comparação com o S2000 ou com Elise que o têm (ou podem ter) de série.
                                mas porque a comparacao com o Elise ou o S2000, se um ranhoso 316 (E31) faz exactamente o mesmo que esta no video?

                                ate o 120d faz o mesmo.
                                alias, o que esta no video nao e nada complexo ou inacessivel...

                                um 130i Msport com diferencial autoblocante é uma proposta muito mais sensata do que um S2000 ou um Elise...
                                resposta errada. e sentato PARA TI, segundo os TEUS gostos.
                                quem gosta da sensacao proporcionada por um veiculo de baixo peso, nao considera um 130i ou sequer um S2000.
                                quem nao precisa de 4 lugares, nao pensa no 130i
                                quem precisa de 4 lugares, nao pensa no S2000 ou Elise
                                sao tao diferentes que podia estar aqui 10anos a escrever e mesmo assim nao chegava a meio da lista (e ate escrevo rapido)

                                sao tudo restricoes que dependem unicamente de cada um de nos. ninguem, a menos que nos conheca, e capaz de responder por nos. mesmo quem nos conhece nem sempre acerta...
                                podem-se mandar palpites pro ar e fazer figuras tristes, mas no que toca ao meu carro, sao os MEUS gostos e necessidades que contam. no que toca ao TEU carro, sao os TEUS gostos e necessidades que contam? ou sao os do Braz ou Zizo ou Carrega-lhe? :P

                                Comentário


                                  Oh meu deus... acabei de me aperceber que, escondido no meio desta discussão, estão as raízes de mais uma discussão Binário vs. Potência. E eu a pensar que esse tema já estava suficientemente explicado.

                                  Já agora quanto aos pneus, a medida de série para o 130i é de facto 205/50R17 embora eu não conheça ninguém com um 130i que tenha essa medida porque em geral usam outras jantes que não as de série. E essas são 205 à frente e 225 atrás com jantes 17 ou 18.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                    Então admites que erraste na 1ª afirmação

                                    Que grande confusão que para aqui vai.


                                    Cump.
                                    Ó ice,

                                    Vamos lá ver se nos entendemos... o teu carro patina no arranque porque provavelmente é um tracção dianteira e a transferência de massas faz-se para a traseira, os pneus não são os mais aderentes, o piso não é o ideal e a embraiagem é largada de repente...

                                    Não fazes bons arranques sem "queimar" um bocado a embraiagem... isto porque na zona de binário máximo do motor este está de facto a aplicar a máxima força às rodas propulsoras logo é muito mais fácil fazê-las patinar bastando para isso largar repentinamente a embraiagem...

                                    Aliás, um bom escalonamento da caixa de velocidades é aquele que a cada passagem de caixa, uma vez atingido o red line, faz cair a rotação justamente na zona de binário máximo do motor para garantir de forma contínua a máxima aceleração.

                                    Isto era o que 1alfista estava a tentar dizer... só não percebeu, ou fez que não percebeu, que as contas que fiz e o exemplo que dei consideravam a aceleração máxima de cada um dos carros em 2ª velocidade, logo na zona de binário máximo (de modo a fazer "fugir" as rodas traseiras), e depois fui ver qual era a velocidade, tanto do S2000 como do 130i, àquela rotação específica de cada um dos motores.

                                    Tudo isto, para demonstrar que podes "brincar" com igual satisfação a muito mais baixa velocidade e em muito maior segurança com um 130i MSport (c/ autoblocante) e aprender muito mais depressa no processo do que alguma vez conseguirás fazer com um S2000 a mais do dobro da velocidade.

                                    Mesmo em 1ª no S2000 e às 7500rpm(zona de binário máximo) tu já vais a uma velocidade superior à que irias no 130i em 2ª e na zona de binário máximo do motor deste:

                                    Relação em 1ª - 3.635:1

                                    Relação final - 4.100:1

                                    Velocidade do eixo traseiro = 7500rpm/(3.635*4.100) = 503rpm

                                    Perímetro do Pneu(245/40 -17") - (2*pi*30.5cm) = 1.915m

                                    Velocidade S2000 em 1ª = Velocidade do eixo*Perímetro do Pneu = 1476*(60/1000 Km/h) = 57.82km/h


                                    O primeiro passo é desiquilibrar o carro fazendo fugir a traseira - o que o piso molhado também ajuda a conseguir a velocidades mais baixa - MAS depois existe toda a reacção do chassis e direcção para o conseguires controlar e é aqui que reside a PRINCIPAL dificuldade, mais uma vez o 130i MSport (c/autoblocante) volta a ser superior!

                                    Resumindo, o 130i é mais fácil de provocar/desiquilibrar e é também mais fácil de controlar não só porque vais a uma velocidade mais baixa como o chassis é muito mais linear e progressivo nas reacções!
                                    Editado pela última vez por Buzinão; 12 June 2007, 18:37.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                      Isto era o que 1alfista estava a tentar dizer... só não percebeu, ou fez que não percebeu, que as contas que fiz e o exemplo que dei consideravam a aceleração máxima de cada um dos carros em 2ª velocidade, logo na zona de binário máximo (de modo a fazer "fugir" as rodas traseiras), e depois fui ver qual era a velocidade, tanto do S2000 como do 130i, àquela rotação específica de cada um dos motores.

                                      Tudo isto, para demonstrar que podes "brincar" com igual satisfação a muito mais baixa velocidade e em muito maior segurança com um 130i MSport (c/ autoblocante) e aprender muito mais depressa no processo do que alguma vez conseguirás fazer com um S2000 a mais do dobro da velocidade.

                                      Mesmo em 1ª no S2000 e às 7500rpm(zona de binário máximo) tu já vais a uma velocidade superior à que irias no 130i em 2ª e na zona de binário máximo do motor deste:

                                      Relação em 1ª - 3.635:1

                                      Relação final - 4.100:1

                                      Velocidade do eixo traseiro = 7500rpm/(3.635*4.100) = 503rpm

                                      Perímetro do Pneu(245/40 -17") - (2*pi*30.5cm) = 1.915m

                                      Velocidade S2000 em 1ª = Velocidade do eixo*Perímetro do Pneu = 1476*(60/1000 Km/h) = 57.82km/h


                                      O primeiro passo é desiquilibrar o carro fazendo fugir a traseira - o que o piso molhado também ajuda a conseguir a velocidades mais baixa - MAS depois existe toda a reacção do chassis e direcção para o conseguires controlar e é aqui que reside a PRINCIPAL dificuldade, mais uma vez o 130i MSport (c/autoblocante) volta a ser superior!

                                      Resumindo, o 130i é mais fácil de provocar/desiquilibrar e é também mais fácil de controlar não só porque vais a uma velocidade mais baixa como o chassis é muito mais linear e progressivo nas reacções!
                                      Pa, assim claramente, o que dizes não tem relação com a realidade!!!!
                                      Enquanto não perceberes o conceito de binario ou potencia (como preferires) a roda!!!
                                      Será dificil perceber, que o S2000 apesar do menor binario no motor como tem relações mais curtas vai ter um binario a roda, um BINARIO REAL igual ou superior ao 130 ?!

                                      E depois, chegas aí a umas conlusões da tua cabecinha!! Que a serio!!

                                      E comparar um 130 com um S2000, quando muito seria um Z4!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                        Será dificil perceber, que o S2000 apesar do menor binario no motor como tem relações mais curtas vai ter um binario a roda, um BINARIO REAL igual ou superior ao 130 ?!
                                        Porque é que não fazes esses cálculos?!

                                        A única coisa que te digo é que o binário à roda deve ser sensivelmente o mesmo já que fazem os dois dos 0-100km/h mais ou menos o mesmo tempo com a vantagem do peso e de menos uma mudança de caixa para o S2000 (o S2000 atinge os 100km/h em 2ª).

                                        A questão é que para o binário máximo à roda em 2ª velocidade o S2000 vai praticamente a 90km/h e o 130i vai a menos de 40km/h.
                                        Editado pela última vez por Buzinão; 12 June 2007, 19:11.

                                        Comentário


                                          Porque é que não fazes esses cálculos?!
                                          Coloca aí, os graficos de pot/bin, e as relações de caixa.

                                          Comentário


                                            Ainda por cima sou eu que te tenho que dar os dados...

                                            Acho que a aceleração dos 0-100km/h é um bom indicador...

                                            Em todo o caso porque é que não fazes os cálculos com os dados já existentes... binário à roda às 7500rpm e em 2ª para o S2000; binário à roda às 2500rpm e em 2ª para o 130i.

                                            Sabes que a Potência = Binário x Rotação e tens já as relações de caixa final e em 2ª de cada um dos carros...

                                            Já era um bom indicador não achas?!
                                            Editado pela última vez por Buzinão; 12 June 2007, 19:28.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                              Ainda por cima sou eu que te tenho que dar os dados...

                                              Acho que a aceleração dos 0-100km/h é um bom indicador...

                                              Em todo o caso porque é que não fazes os cálculos com os dados já existentes... binário à roda às 7500rpm e em 2ª para o S2000; binário à roda às 2500rpm e em 2º para o 130i.

                                              Sabes que a Potência = Binário x Rotação e tens já as relações de caixa final e em 2ª...

                                              Já era um bom indicador não achas?!
                                              Então mas a ideia não era saber o binario a roda a 40km/h ?

                                              EDIT: Nevermind.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                                Então mas a ideia não era saber o binario a roda a 40km/h ?
                                                Pode ser...

                                                Ou então aproveitas os dados existentes e vês qual o binário à roda do S2000 a 90km/h (em 2ª e às 7500rpm - aceleração máxima em 2ª) e comparas com o binário à roda do 130i a 40km/h (em 2ª e às 2500rpm - aceleração máxima também em 2ª).

                                                Faz como preferires... só não arranjes pretextos para não fazer os cálculos...

                                                Comentário


                                                  esse video do 130i, axo que qq rwd dos anos 70 com autoblocante faz isso mais rapido, de qq forma aqui fica um video q prova q o autoblocante e rwd n é necessario para ter piada.

                                                  http://www.youtube.com/watch?v=WHmvDOxX87k

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                                    Relação em 2ª - 2.373:1

                                                    Relação final - 4.100:1

                                                    Velocidade do eixo traseiro = 7500rpm/(2.373*4.100) = 771rpm

                                                    Perímetro do Pneu(245/40 -17") - (2*pi*30.5cm) = 1.915m

                                                    Velocidade S2000 em 2ª = Velocidade do eixo*Perímetro do Pneu = 1476*(60/1000 Km/h) = 88.56km/h


                                                    Enquanto que num 130i às 2500rpm (binário máximo - 315Nm) vais muito mais devagar...

                                                    Relação em 2ª - 2.495:1

                                                    Relação final - 3.230:1

                                                    Velocidade do eixo traseiro = 2500rpm/(2.495*3.230) = 310rpm

                                                    Perímetro do Pneu(205/50 -17") - (2*pi*30.9cm) = 1.942m

                                                    Velocidade 130i em 2ª = Velocidade do eixo*Perímetro do Pneu = 602*(60/1000) Km/h = 36.12km/h
                                                    Bin S2000 2ª rpm bin max =
                                                    (7500/771)*bin max = 9,73*bin max.
                                                    Fr = (9,73*binmax)/raio
                                                    Fr = (9,73*binmax)/0,305= 32*binmax

                                                    Bin 130 2ª rpm bin max =
                                                    2500/310*binmax
                                                    Fr = 8,1*binmax/0.309 = 26,2*binmax

                                                    Ja agora qual a utilidade de saberes isto ?

                                                    Comentário


                                                      O 130i nem a concorrencia consegue bater, vai la bater um S2000 ou um Elise

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                        Lindas comparações.

                                                        Onde se arranja farinha dessa?






                                                        Realmente andar a comparar 130i's com S2000 é do melhor que há....

                                                        É o mesmo que comparar 760i com um SuperSeven... enfim.


                                                        Mais uma vez digo : Querem desportivos, vão á Itália e ao Japão.... A Alemanha tem a mania de chamar desportivos aos carros de alta cilindrada com 5 lugares... enfim...

                                                        Comentário


                                                          Ora bem...

                                                          No caso do S2000:

                                                          32*binmax= 32*208Nm = 6656Nm (à roda)


                                                          No caso do 130i:

                                                          26,2*binmax=26.2*315Nm= 8253Nm (à roda)


                                                          Ou seja, eu estou a exercer uma força muito superior nas rodas traseiras, forçando-as rodar (e eventualmente a patinar) no 130i em 2ª e às 2500rpm do que aquela que consigo exercer no S2000 em 2ª e às 7500rpm (onde a força é máxima), com a agravante de no S2000 estar já a mais do dobro da velocidade a que vou no 130i, isto é, a cerca de 90km/h.

                                                          Para exercer uma força semelhante nas rodas traseiras do S2000 eu tenho que reduzir para 1ª e a força máxima que consigo é:

                                                          (7500rpm/503rpm)/0,305 =14.9/0,305=48.9

                                                          48.9*binmax=48.9*208Nm=10171Nm (à roda)

                                                          Mas já vou a uma velocidade de 57.82km/h!!!


                                                          Agora imaginem que eu reduzo para 1ª no 130i (escuso-me a fazer os cálculos acho que é evidente)... é óbvio que a força máxima exercida nas rodas traseiras seria muito superior àquela e rodaria a uma velocidade inferior a 30km/h!


                                                          Conclusão:

                                                          O elevado binário em baixas do BMW (a partir das 2500rpm) permite fazer derrapar as rodas traseiras muito mais cedo e com isso "brincar" a velocidades muito menores, logo em muito maior segurança, comparativamente ao S2000!!!


                                                          Foi sempre isto que afirmei... e já agora acrescento com um motor igualmente capaz de fazer 7000rpm montado num chassis muito progressivo e linear e com uma direcção (não a eléctrica) muito informativa e com a melhor posição de condução que já experimentei!
                                                          Editado pela última vez por Buzinão; 12 June 2007, 21:39.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post

                                                            Conclusão:

                                                            O elevado binário em baixas do BMW (a partir das 2500rpm) permite fazer derrapar as rodas traseiras muito mais cedo e com isso "brincar" a velocidades muito menores, logo em muito maior segurança, comparativamente ao S2000!!!
                                                            Conclusão errada!! (para não variar...)
                                                            Porque tu tens que ver o binario maximo a roda, a uma determinada velocidade!!!
                                                            Porque a 88km/h em 2ª o BMW não vai ter esse valor!
                                                            E a 36km/h o S2000 pode ter mais,que o 130!! (em 1ª)!

                                                            E obvios que normalmente o 130i consegue ter mais binario a roda porque é mais POTENTE! DUH!

                                                            Incrivel! Bacorada atras de bacorada, e como se fosses dono da verdade.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por davidp Ver Post
                                                              esse video do 130i, axo que qq rwd dos anos 70 com autoblocante faz isso mais rapido, de qq forma aqui fica um video q prova q o autoblocante e rwd n é necessario para ter piada.

                                                              http://www.youtube.com/watch?v=WHmvDOxX87k

                                                              "Quem precisa de um S2000 ou de um Elise, quando pode ter uma C15?!?!"

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X