Anos 90...
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Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver PostPessima abordagem porquê ?
Eu as campanhas e anuncios que vejo da Citroen baseiam-se apenas em descontos...vês mais alguma ?
A Citroen em portugal vende o que vende baseado nos descontos, senão não vendia um 1/3 do que vende...
Cada vez mais, em modelos independentes, a Peugeot se vai distanciar da Citroen....
Tentas sempre salientar os aspectos negativos dos descontos. Podias reparar que é uma politica já usada desde o tempo do fundador da marca. Nestes anos todos se ela fosse assim tão má achas que não a tinham mudado ?
A Peugeot para vender tambem precisa de estrategias comerciais , ou não ?
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Originalmente Colocado por VC Ver PostNão sei porque mas parece-me que a Citroen Portugal vos causa muitas dores de cabeça.
Tentas sempre salientar os aspectos negativos dos descontos. Podias reparar que é uma politica já usada desde o tempo do fundador da marca. Nestes anos todos se ela fosse assim tão má achas que não a tinham mudado ?
A Peugeot para vender tambem precisa de estrategias comerciais , ou não ?
Eu não digo que a Citroen não tenha qualidades, digo é que têm uma politica que so serve para a descredibilizar a ela propria.
Qualquer pessoa ligada ao ramo comercial sabe que uma politica de preço serve apenas para dar uma fragilidade na sua imagem.
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[quote=m_pereira;1567446]Originalmente Colocado por TILT Ver Post
Sim, concordo totalmente. O ponto de vista que quis frisar foi o de que afinal, as marcas são tão "gémeas", que tentar sobrepôr uma à outra ou depreciar uma em detrimento de outra, acaba por não fazer mt sentido, pois conforme as necessidades (neste caso e falando do WRC) a Grupo opta por fazer do seu "porta-estandarte" a marca que mais lhe convém.
Cumps
Ah, ok
Tinha percebido mal: pensei que estavas a dizer que a Citroën é tão superior à Peugeot que até a substitui no WRC. Afinal concordo com o teu ponto de vista
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Citroën
Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver PostPessima abordagem porquê ?
Eu as campanhas e anuncios que vejo da Citroen baseiam-se apenas em descontos...vês mais alguma ?
A Citroen em portugal vende o que vende baseado nos descontos, senão não vendia um 1/3 do que vende...
Cada vez mais, em modelos independentes, a Peugeot se vai distanciar da Citroen....
A nível interno do grupo, acredito perfeitamente que sim e não ponho isso em causa,mas a nível de qualidade/fiabilidade dos produtos sabemos bem que é a mesma e basta "analisar" os carros das duas marcas.
Admito que possam haver diferenças mínimas no rigor da montagem, nada mais, e mesmo assim, olhando para o meu 307 até isso ponho em causa.
Diferenças existirão tambem a nível de assistência, mas aqui são de concessionário para concessionário inclusive independentemente da marca.
Num nível de pessoal e subjectivo como sou livre de escolher escolho aquilo que gosto e posso comprar óbviamente que o mesmo se passa nesse lado Peugeot_Sales , (boas vendas é bom sinal para a PSA e para os consumidores portugueses )
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Originalmente Colocado por Bolide Ver PostAnos 90...
Nesse projecto em particular parece que a Citroën fez um trabalho tão bem feito a nível estético (e não só) do modelo em causa que o próprio Director da Mitsubishi encarregue do modelo rival da parceria disse que o Citroën estava uns furos acima do M. em termos estéticos
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Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver PostVolto a dizer...o futuro da Peugeot é cada vez mais se distanciar da Citroen e a Citroen da Peugeot...
Vão seguir caminhos opostos...
Voces continuam agarrados a projectos realizados no final dos anos 90, inicio da decada seguinte para os compararem....
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Anda aqui a circular uma ideia um bocado errada decorrente de andar a extrapolar a situação portuguesa para a europeia.
Vamos lá ver, se forem analisar o mercado francês, alemão, belga, etc, pode ver-se que +/- todos os construtores generalistas estão constantemente a fazer grandes promoções.
E a publicitá-las.
O comportamento que vemos na Citroën (em Portugal) é praticamente tão frequente na Peugeot, Renault, Fiat, Ford, Opel na maioria dos mercados europeus.
Até a VW já não consegue fugir a isso, muitas vezes, para a sua gama até Passat.
Daí que a visão Peugeot vs Citroën do pug_sales não é lá muito correcta.
Dentro da PSA não existe qualquer estratégia de a Peugeot ser, digamos, a marca "premium" e a Citroën a marca "pobre".
A Peugeot é uma marca extremamente popular, para o "povo". Tal como a Renault, Citroën...
O 307 em França há anos que consegue sustentar as suas vendas lá no alto com base em ofertas de equipamento enormes e descontos da ordem dos €2000/3000 e mais euros.
E depois o mercado funciona sempre assim. Se no mês x a Peugeot lança uma série especial, as vendas disparam.
O mesmo com a Renault. O mesmo com a Citröen.
Aliás o fenómeno passa-se muitas vezes por não chamar desconto, mas "vantagem cliente" por via da criação de uma série especial que traz equipamento no valor x, que se traduz num "desconto" face à linha de equipamento "normal" de y.
Em termos de estratégia de grupo, parece-me que a da PSA é muito simples desde o príncipio do séc. XXI.
A Citroën aposta num design mais revolucionário com uns mistos retro (do tempo da independência) e em oferecer muita, digamos, "tecnologia".
Em termos de estilo, o 1º a seguir a nova filosofia foi o C3.
O C4 e C4 Picasso como montras tecnológicas.
Por isso é que o AFIL estreou-se na Citro, tal como o Start&Stop (aliás este ainda não chegou à Pug!), etc.
A Peugeot aposta num design mais conservador, numa linha mais desportiva, por assim dizer. Mais clássico, menos chocante, mais harmonizador.
Em relação ao topo de gama há uma coisa curiosa.
A Citroën tem, de facto, pior "imagem" que a Peugeot por via do que produziu nos anos 80 e 90.
Mas é simultanemamente (e dada o seu historial), a marca francesa que mais imagem tem no topo de gama.
Mais que a Renault e mais que a Peugeot.
E por isso é que temos um C6 a ser vendido +/- ao preço da concorrência...alemã.
E temos o 607 (e não é por ser velho, sempre foi assim) a ser um produto muito mais barato que a concorrência alemã.Editado pela última vez por Andre; 29 July 2007, 13:52.
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Por acaso nunca gostei muito dessas politicas de vender veículos em campanha de "saldos". São estratégias agressivas mas que acabam por queimar a imagem de marca e aumentar a desvalorização dos seus veículos.
É compreensível que a Citroën tenha esta estratégia mas a curto/médio prazo terá que colocar um fim a tal politica, caso contrário os clientes nunca a vão valorizar pelo esforço que tem colocado na qualidade...... ficará conhecida como uma marca de preços baixos!
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Também é verdade que se a Citroën vender mais caro, apareçe logo a brigada a dizer : O quê ? com este preço compro um Classe C, e etc....
O André no geral tem razão , mas a verdáde é que a Citro é mesmo a 2ª marca do grupo. Por vezes pode não parecer, pois a Citro tem o Afil, as suspensoes hidropneumaticas,, vários monovolumes, etc, mas por outro lado não tem um Xsara cabrio, Xantia coupé, C4 break ou cabrio, etc etc....
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Originalmente Colocado por Morrison Ver Posteu acho que as campanhas nao queimam a imagem da citro de nenhuma forma. a qualidade mantem de bom nivel e eles descem os preços, as pessoas conhecem a citro pela boa relaçao qualidade / preço
Essas campanhas de preço e mais preço, são como as do mini-preço, as pessoas começam a associar a preços baixo e, algo que tenha preço baixo para elas não tem status!
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Originalmente Colocado por 3com Ver PostNão é exactamente isso que os coreanos fazem e as marcas que não beliscam o "sector premium" ?
Essas campanhas de preço e mais preço, são como as do mini-preço, as pessoas começam a associar a preços baixo e, algo que tenha preço baixo para elas não tem status!
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Originalmente Colocado por 3com Ver PostPor acaso nunca gostei muito dessas politicas de vender veículos em campanha de "saldos". São estratégias agressivas mas que acabam por queimar a imagem de marca e aumentar a desvalorização dos seus veículos.
É compreensível que a Citroën tenha esta estratégia mas a curto/médio prazo terá que colocar um fim a tal politica, caso contrário os clientes nunca a vão valorizar pelo esforço que tem colocado na qualidade...... ficará conhecida como uma marca de preços baixos!
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Originalmente Colocado por Morrison Ver Poste entao? o que interessa é que tenha boa qualidade. a citroen nao é marca de nicho é uma marca generalista. o objectivo é dar uma imagem de bons preços mas sempre com boa qualidade. qualidade ao nivel de produtos mais caros.
A generalidade acaba por optar comprar Citroën pelo factor preço! Hoje em dia apenas uma minoria seria capaz de comprar um Citroën pelo preço de um Ford, Peugeot, Toyota, etc....
É isto que a Citroën tem que alterar a curto/médio prazo, caso contrario todo o esforço aplicado na qualidade não será rentabilizado, pois, arriscam-se a que as pessoas não vejam esse esforço como um valor acrescido! Passará a ser mais uma Fiat ( uma marca com uma imagem de preço, apenas! ).Editado pela última vez por 3com; 29 July 2007, 18:02.
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Originalmente Colocado por 3com Ver PostMas essa imagem de marca não se consegue espremendo preços......
A generalidade acaba por optar comprar Citroën pelo factor preço! Hoje em dia apenas uma minoria seria capaz de comprar um Citroën pelo preço de um Ford, Peugeot, Toyota, etc....
É isto que a Citroën tem que alterar a curto/médio prazo, caso contrario todo o esforço aplicado na qualidade não será rentabilizado, pois, arriscam-se as pessoas não o vejam como um valor acrescido, passará a ser mais uma Fiat.
Eu não dizia melhor...
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Originalmente Colocado por André Ver PostAnda aqui a circular uma ideia um bocado errada decorrente de andar a extrapolar a situação portuguesa para a europeia.
Vamos lá ver, se forem analisar o mercado francês, alemão, belga, etc, pode ver-se que +/- todos os construtores generalistas estão constantemente a fazer grandes promoções.
E a publicitá-las.
O comportamento que vemos na Citroën (em Portugal) é praticamente tão frequente na Peugeot, Renault, Fiat, Ford, Opel na maioria dos mercados europeus.
Até a VW já não consegue fugir a isso, muitas vezes, para a sua gama até Passat.
Daí que a visão Peugeot vs Citroën do pug_sales não é lá muito correcta.
Dentro da PSA não existe qualquer estratégia de a Peugeot ser, digamos, a marca "premium" e a Citroën a marca "pobre".
A Peugeot é uma marca extremamente popular, para o "povo". Tal como a Renault, Citroën...
O 307 em França há anos que consegue sustentar as suas vendas lá no alto com base em ofertas de equipamento enormes e descontos da ordem dos €2000/3000 e mais euros.
E depois o mercado funciona sempre assim. Se no mês x a Peugeot lança uma série especial, as vendas disparam.
O mesmo com a Renault. O mesmo com a Citröen.
Aliás o fenómeno passa-se muitas vezes por não chamar desconto, mas "vantagem cliente" por via da criação de uma série especial que traz equipamento no valor x, que se traduz num "desconto" face à linha de equipamento "normal" de y.
Em termos de estratégia de grupo, parece-me que a da PSA é muito simples desde o príncipio do séc. XXI.
A Citroën aposta num design mais revolucionário com uns mistos retro (do tempo da independência) e em oferecer muita, digamos, "tecnologia".
Em termos de estilo, o 1º a seguir a nova filosofia foi o C3.
O C4 e C4 Picasso como montras tecnológicas.
Por isso é que o AFIL estreou-se na Citro, tal como o Start&Stop (aliás este ainda não chegou à Pug!), etc.
A Peugeot aposta num design mais conservador, numa linha mais desportiva, por assim dizer. Mais clássico, menos chocante, mais harmonizador.
Em relação ao topo de gama há uma coisa curiosa.
A Citroën tem, de facto, pior "imagem" que a Peugeot por via do que produziu nos anos 80 e 90.
Mas é simultanemamente (e dada o seu historial), a marca francesa que mais imagem tem no topo de gama.
Mais que a Renault e mais que a Peugeot.
E por isso é que temos um C6 a ser vendido +/- ao preço da concorrência...alemã.
E temos o 607 (e não é por ser velho, sempre foi assim) a ser um produto muito mais barato que a concorrência alemã.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostA diferença também não é assim tão abismal, mas o que é que um Astra, Focus ou 307 tem a mais que um C4 por exemplo.
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Originalmente Colocado por 3com Ver PostPara mim não têm muito a mais, antes pelo contrario no caso do Astra e do 307, o problema é que a maioria não pensa assi.... e essa é uma das razões que faz com que a Citroën desvalorize tanto!
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Originalmente Colocado por 3com Ver PostMas essa imagem de marca não se consegue espremendo preços......
A generalidade acaba por optar comprar Citroën pelo factor preço! Hoje em dia apenas uma minoria seria capaz de comprar um Citroën pelo preço de um Ford, Peugeot, Toyota, etc....
É isto que a Citroën tem que alterar a curto/médio prazo, caso contrario todo o esforço aplicado na qualidade não será rentabilizado, pois, arriscam-se a que as pessoas não vejam esse esforço como um valor acrescido! Passará a ser mais uma Fiat ( uma marca com uma imagem de preço, apenas! ).
mas a fiat tem ma imagem porque teve carros que eram pouco fiaveis. nao tem nada haver com uma questao de baixo preço
se a citro baixar os preços e manter a boa qualidade nao estou a ver onde é que pode perder com isso. apenas tem menos lucros ma spor sua vez vende mais o que pode ter o efeito contrario
a citro nao é uma marca premium que tem que resguardar uma certa imagem de exclusividade. a citro quanto mais vender melhor tanto para as suas finanças como para a sua imagem.Editado pela última vez por Morrison; 29 July 2007, 19:28.
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Originalmente Colocado por 3com Ver PostPara mim não têm muito a mais, antes pelo contrario no caso do Astra e do 307, o problema é que a maioria não pensa assi.... e essa é uma das razões que faz com que a Citroën desvalorize tanto!
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