Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estes nao iam la sem ESP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    citação:Sabem o que o Brake Assist?
    Provavelmente a melhor invenção acessória ao ABS...
    ... já o usei... e salvou-me de uma colisão!
    o brake assist nao faz nada de especial quando travas a fundo.

    quem é que vê um obstaculo a aproximar-se perigosamente e nao trava a fundo? (err...e nao é daqueles que se tenta desviar, ou nao ha desvio possivel)
    Novamente as estatísticas.... falas nessa situação que a unica em que ter ou não ter é absolutamente igual!

    A verdade é que foram feitos estudos e registou-se que em caso de emergencia real, os condutores não primiam o pedal na sua amplitude máxima, mas fazia-no com grande velocidade.
    Foi essa a motivação do brake assist.... até pq qd rolas devagar, não há o impulso para travar a fundo... nunca o fazes no dia a dia, e em especial em cidade há mt poucas situações que necessitem...

    Julgo que é algo humano, não sei.. não está na minha esfera de conhecimento...

    Cumps,
    A2day

    Comentário


      #92
      citação:Originalmente colocada por A2day

      citação:Originalmente colocada por eL niNo

      agora essa do break assist suscitou-me uma duvida! alguem sabe se isso n vem de serie no Golf V?
      Acredito que a electrónica base do Golf seja comum ao do meu Altea.
      Portanto deverá ter... não sei se fazem publicidade ao sistema, ou se o oferecem como sendo ABS de "ultima geração".

      Faz o teste...
      Deixa rolar o carro a poucos km/h (40 deve chegar) e dá um toque no pedal, com mta velocidade, mas com pouca amplitude.
      Depois testa de novo mas ao contrário... pouca velocidade, mas mt amplitude... regista as diferenças e posta aqui! ;)

      Abraço,
      A2day
      bom... eu perguntei porque noto uma travagem estranha no golf! é o seguinte, eu costumo travar muito antecipadamente e suavemente, logo é pouca velocidade e muita amplitude... e o que noto é que qdo vou uns segundos a carregar no pedal a vou carregando até um certo ponto e depois mantenho nesse ponto esses tais segundos! qdo me estou a aproximar do sitio para parar e me preparo para exercer mais força no pedal, sinto que o carro trava mais sem eu lhe mandar nesse instante final! é isto que faz esse sistema?

      Comentário


        #93
        Com o risco de errar no que estou a dizer, penso que essas novas ajudas como ESP e o brake assist, NO GERAL, NA MAIORIA DOS CASOS, devem ajudar mais do que prejudicar, ao condutor normal.
        Penso que devem ser feitos estudos como o que o A2day disse agora que "apoiam" o recurso as novas tecnologias nos carros.
        Agora, se ajuda muito ou nao, VARIA. Se ajuda em todas as situacoes, duvido que haja alguma dessas inovacoes que ajude em 100% dos casos

        Comentário


          #94
          a2day, o que eu fiz para perceber isso nao é nada de muito complexo.

          peguei em varios carros, fui a um sitio com espaço, e pus-me a "inventar".
          nao é muito rigoroso, mas é o suficiente para veres como o carro reage quando o ESP actua (que está longe de ser suave, progressivo e "subtil" como as vezes se quer transparecer), e ao fim de pouco tempo começas a descubrir limitaçoes.

          se fores para um parque de estacionamento aberto, aquelas juntas metalicas a tapar o escoamento ja sao suficientes para detectares umas quantas situaçoes em que o ESP nao reage "como devia".

          num parque "fechado" é bonito, mas quando acontece numa situaçao real, tipo a saida da ponte 25 de abril para alcantara, onde nao ha tanto espaço, tens inclinaçoes diferentes, etc....a coisa complica-se bastante!

          juntas a isto uma boa investigaçao na net e artigos sobre o assunto, um pouco de conhecimento sobre o funcionamento do sistema, uma pitada de fisica, e tens a "poçao magica" que te permite ver boa parte das limitaçoes.

          nao sou muito adepto de estudos encomendados;)

          citação:Novamente as estatísticas.... falas nessa situação que a unica em que ter ou não ter é absolutamente igual!
          (...)
          pois talvez assim seja. dou o beneficio da duvida;)

          Comentário


            #95
            citação:Originalmente colocada por eL niNo
            bom... eu perguntei porque noto uma travagem estranha no golf! é o seguinte, eu costumo travar muito antecipadamente e suavemente, logo é pouca velocidade e muita amplitude... e o que noto é que qdo vou uns segundos a carregar no pedal a vou carregando até um certo ponto e depois mantenho nesse ponto esses tais segundos! qdo me estou a aproximar do sitio para parar e me preparo para exercer mais força no pedal, sinto que o carro trava mais sem eu lhe mandar nesse instante final! é isto que faz esse sistema?
            Nunca o fiz.. mas pode ser um caracterisca do sistema...
            De facto devem integrar no tempo o curso do pedal.... se o primes durante um intervalo grande, um pequeno curso e uma velocidade de pressão baixa, pode o sistema interpretar como uma situação de risco, e daí aumentar a pressão da bomba...

            Ou então não e é um simples efeito do servo-freio... hmmm não te sei responder. Mas vou fazer o teste e depois posto aqui. ;)

            Abraço,
            A2day

            Comentário


              #96
              citação:Originalmente colocada por herpez

              Com o risco de errar no que estou a dizer, penso que essas novas ajudas como ESP e o brake assist, NO GERAL, NA MAIORIA DOS CASOS, devem ajudar mais do que prejudicar, ao condutor normal.
              Penso que devem ser feitos estudos como o que o A2day disse agora que "apoiam" o recurso as novas tecnologias nos carros.
              Agora, se ajuda muito ou nao, VARIA. Se ajuda em todas as situacoes, duvido que haja alguma dessas inovacoes que ajude em 100% dos casos
              eu também acho que ajuda em 99% dos casos, mas vamos lá ver uma coisa: de que vale ter electronica quando nao se tem juizo e nao se tem o carro nas melhores condiçoes?

              Comentário


                #97
                citação:Originalmente colocada por A2day

                citação:Originalmente colocada por eL niNo
                bom... eu perguntei porque noto uma travagem estranha no golf! é o seguinte, eu costumo travar muito antecipadamente e suavemente, logo é pouca velocidade e muita amplitude... e o que noto é que qdo vou uns segundos a carregar no pedal a vou carregando até um certo ponto e depois mantenho nesse ponto esses tais segundos! qdo me estou a aproximar do sitio para parar e me preparo para exercer mais força no pedal, sinto que o carro trava mais sem eu lhe mandar nesse instante final! é isto que faz esse sistema?
                Nunca o fiz.. mas pode ser um caracterisca do sistema...
                De facto devem integrar no tempo o curso do pedal.... se o primes durante um intervalo grande, um pequeno curso e uma velocidade de pressão baixa, pode o sistema interpretar como uma situação de risco, e daí aumentar a pressão da bomba...

                Ou então não e é um simples efeito do servo-freio... hmmm não te sei responder. Mas vou fazer o teste e depois posto aqui. ;)

                Abraço,
                A2day
                ok, vou fazer os "teus" testes e também reportarei aqui! ;)

                Comentário


                  #98
                  citação:Originalmente colocada por herpez

                  Com o risco de errar no que estou a dizer, penso que essas novas ajudas como ESP e o brake assist, NO GERAL, NA MAIORIA DOS CASOS, devem ajudar mais do que prejudicar, ao condutor normal.
                  Penso que devem ser feitos estudos como o que o A2day disse agora que "apoiam" o recurso as novas tecnologias nos carros.
                  Agora, se ajuda muito ou nao, VARIA. Se ajuda em todas as situacoes, duvido que haja alguma dessas inovacoes que ajude em 100% dos casos
                  Concordo... não ajuda em 100% dos casos.. mas se ajudar em 30% já não serão bons?

                  No limite, só que melhore 0,1% são bons, especialmente se te salvar a vida dessa vez!

                  Cumps,
                  A2day

                  Comentário


                    #99
                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                    a2day, o que eu fiz para perceber isso nao é nada de muito complexo.

                    peguei em varios carros, fui a um sitio com espaço, e pus-me a "inventar".
                    nao é muito rigoroso, mas é o suficiente para veres como o carro reage quando o ESP actua (que está longe de ser suave, progressivo e "subtil" como as vezes se quer transparecer), e ao fim de pouco tempo começas a descubrir limitaçoes.

                    se fores para um parque de estacionamento aberto, aquelas juntas metalicas a tapar o escoamento ja sao suficientes para detectares umas quantas situaçoes em que o ESP nao reage "como devia".

                    num parque "fechado" é bonito, mas quando acontece numa situaçao real, tipo a saida da ponte 25 de abril para alcantara, onde nao ha tanto espaço, tens inclinaçoes diferentes, etc....a coisa complica-se bastante!

                    juntas a isto uma boa investigaçao na net e artigos sobre o assunto, um pouco de conhecimento sobre o funcionamento do sistema, uma pitada de fisica, e tens a "poçao magica" que te permite ver boa parte das limitaçoes.

                    nao sou muito adepto de estudos encomendados;)
                    Oh elise, isso era o ideal, era que cada condutor conhecesse o seu carro, especialmente como responde em situacoes variadas, como actua o ESP, ABS, como usar estas "inovacoes" com maior eficiencia, em que casos usar e como usar, etc ;)
                    Só que alguns nao se interessam, outros nao percebem nada de fisica e nao teem mt tempo pa perceber mais (como eu), outros nem sabem o que é ESP,etc...
                    QUanto aos estudos, sao sp duvidosos e para um estuda a favor, há um contra, mas no geral, acabo por acreditar que esses sistemas beneficiam o condutor COMUM nas situacoes COMUNS

                    Comentário


                      Isto discutia-se bem era num parque de estacionamento e com um café!

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por eL niNo

                        citação:Originalmente colocada por herpez

                        Com o risco de errar no que estou a dizer, penso que essas novas ajudas como ESP e o brake assist, NO GERAL, NA MAIORIA DOS CASOS, devem ajudar mais do que prejudicar, ao condutor normal.
                        Penso que devem ser feitos estudos como o que o A2day disse agora que "apoiam" o recurso as novas tecnologias nos carros.
                        Agora, se ajuda muito ou nao, VARIA. Se ajuda em todas as situacoes, duvido que haja alguma dessas inovacoes que ajude em 100% dos casos
                        eu também acho que ajuda em 99% dos casos, mas vamos lá ver uma coisa: de que vale ter electronica quando nao se tem juizo e nao se tem o carro nas melhores condiçoes?
                        e eu acho que tens 100% razao ;)
                        As vezes, coisas como pressoes bastante erradas nos penus podem ter muito maus resultados (citando so um exemplo, inflizmente muito comum). Mas diria mais, o problema maior nem é o estado do carro, ams a cabeça dos condutores, mas, n digo novidade nenhuma...

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por A2day

                          Isto discutia-se bem era num parque de estacionamento e com um café!
                          oraaa... mas era só combinar!

                          Elise: por acaso hj notei que o ESP actuou qdo passei num buraco em plena recta a uns 60 km/h! tu que percebes destas coisas, tens alguma explicaçao, ou aquilo passou-se?

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por A2day

                            Isto discutia-se bem era num parque de estacionamento e com um café!
                            E com uma francesinha, pode ser? ;)

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por eL niNo

                              citação:Originalmente colocada por A2day

                              Isto discutia-se bem era num parque de estacionamento e com um café!
                              oraaa... mas era só combinar!

                              Elise: por acaso hj notei que o ESP actuou qdo passei num buraco em plena recta a uns 60 km/h! tu que percebes destas coisas, tens alguma explicaçao, ou aquilo passou-se?
                              Oh elise, aproveitando que dominas estas coisas, ajuda-me numa coisa, o meu pai queixou-se do aquaplaning no outro dia. Ele tava habituado a andar num SC220cdi (MB) sem usar muito o cruise control e com pneus 17' 205, agora no 159, anda sempre com o cruise control prai a 140 e pneus 17' 230. O maior aquaplaning num carro mais recente (no 159) deve ser por ter os pneus mais largos (maior superficie, mais facilmente entra em aquaplaning) e o facto do cruise control acelerar qd entra em aquaplaning para manter a velocidade. Certo?
                              (isto foi o que aprendi em 2 topicos daqui e agora tentei juntar)
                              PS- peco dcp ao pessoal do topico por estar a fazer um off-topic

                              Comentário


                                citação:Só que alguns nao se interessam, outros nao percebem nada de fisica e nao teem mt tempo pa perceber mais (como eu), outros nem sabem o que é ESP,etc...
                                quanto aos conhecimentos de fisica, compreendo.

                                no entanto os outros pontos sao mais graves.
                                não se interessam? a falta de interesse pode custar-lhes a vida. pior, pode custar a vida a alguem que nao tem nada a ver, e o desinteressado fica cá para o enterrar.
                                quanto ao tempo perdido, 15m chegam.
                                quanto ao nao saber o que é o ESP, é um mal comum. as pessoas compram a sigla, nao o sistema. ainda ajudado pela informaçao ERRADA que os vendedores transmitem, quando transmitem...

                                tal como no ESP e nos outros sistemas, os beneficios superam os males. sao apenas 15m, mas sao 15m que podem e VAO fazer muita diferença. podes até nem provocar uma situaçao em que o ESP nao funcione bem...o simples facto de estares a exprimentar vai-te fazer reagir de forma mais adequada quando te apanhares numa situaçao bem real (coisas do subconsciente;))

                                soube outro dia que o exame de conduçao em inglaterra incorpora 15m de perguntas sobre o veiculo, identificaçao de componentes, explicaçao de como fazer a manutençao basica, etc....
                                talvez seja essa uma das razoes para que nao haja tanta "fantasia" em volta do ESP por estas bandas!
                                é que, a juntar aos recem-encartados, ha e houve ainda outras campanhas de "sensibilizaçao" deste e de outros sistemas. os defeitos nao foram escondidos.

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                  a2day, o que eu fiz para perceber isso nao é nada de muito complexo.

                                  peguei em varios carros, fui a um sitio com espaço, e pus-me a "inventar".
                                  nao é muito rigoroso, mas é o suficiente para veres como o carro reage quando o ESP actua (que está longe de ser suave, progressivo e "subtil" como as vezes se quer transparecer), e ao fim de pouco tempo começas a descubrir limitaçoes.
                                  Nunca aqui disse que o ESP era suave... aliás, tenho uma opinão contrária.. é brusco, bastante interventivo e muito notório... não é de longe ao mágico e invisivel!


                                  [quote]citação:
                                  se fores para um parque de estacionamento aberto, aquelas juntas metalicas a tapar o escoamento ja sao suficientes para detectares umas quantas situaçoes em que o ESP nao reage "como devia".

                                  num parque "fechado" é bonito, mas quando acontece numa situaçao real, tipo a saida da ponte 25 de abril para alcantara, onde nao ha tanto espaço, tens inclinaçoes diferentes, etc....a coisa complica-se bastante!
                                  [\quote]

                                  Isso acontece inclusivé com o ABS... quando travas sobre qq imperfeição no piso (buracos, pedras, por exemplo) este sistema fica baralhado durante esse periodo.

                                  Não sei se se lembra, mas há uns anos, uma revista de especialidade (Acho que era a Turbo, e já não a compro vai pra 10 ou mais anos) fez um teste de ABS... e em areia, gravilha, nunca era melhor em distâncias de travagens do que o mesmo carro sem ABS.

                                  Contudo o controlo era quase total (melhor que o sem-ABS).

                                  A verdade é que tampas de esgoto tens durante 0,25seg num trajecto... e durante esse pequeno instante podes ter alguma perturbação no ESP.. mas a estrada não são só tampas de esgoto, pq se o fossem não irias à mesma velocidade...

                                  Com isto quero dizer, que mesmo o ESP se baralhe por um intervalo pequeno, não dererá ser suficiente para perder o controlo do carro...

                                  Mais, testes encomendados é uma coisa... testes científicos são outra.
                                  O teu teste é empírico... nada mais!

                                  citação:
                                  Novamente as estatísticas.... falas nessa situação que a unica em que ter ou não ter é absolutamente igual!
                                  (...)
                                  pois talvez assim seja. dou o beneficio da duvida;)
                                  Dás o benefício para o sistema sem ESP? Não entendi...

                                  Abraço,
                                  A2day

                                  Comentário


                                    citação:Elise: por acaso hj notei que o ESP actuou qdo passei num buraco em plena recta a uns 60 km/h! tu que percebes destas coisas, tens alguma explicaçao, ou aquilo passou-se?
                                    pode acontecer. tem a ver com os sensores do ABS (sao os mesmos!)

                                    quando andei com o smart, quando passava por cima de uma lomba, aquilo tb piscava:D
                                    que se sentisse, nao fazia nada.

                                    herpez, isso do aquaplanning deve ter a ver com a qualidade dos pneus (mais que pela largura). sinceramente nao acredito que o CC acelere de tal modo que provoca essa instabilidade, até porque o sistema é relativamente lento a reagir a pequenas variaçoes, mas n digo que nao.
                                    no velsatis nao temos esse problema e andamos com 245!

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                      citação:Originalmente colocada por A2day

                                      Isto discutia-se bem era num parque de estacionamento e com um café!
                                      oraaa... mas era só combinar!

                                      Elise: por acaso hj notei que o ESP actuou qdo passei num buraco em plena recta a uns 60 km/h! tu que percebes destas coisas, tens alguma explicaçao, ou aquilo passou-se?
                                      Mas ias a travar?
                                      Com o ABS já me aconteceu mas ia com o pé ligeiramente no travão...

                                      Com o ESP, só qd o buraco faz saltar a roda do chão... era grande?
                                      (por vezes conduzo um Smart F2, e qq pequeno buraco faz a luzinha do ESP acende... a roda no ar não roda, logo é como se estivesse a deslizar - para o ESP claro).

                                      Mas em ambos os casos é perfeitamente ligeiro e quase imperceptível...

                                      A2day

                                      Comentário



                                        citação:herpez, isso do aquaplanning deve ter a ver com a qualidade dos pneus (mais que pela largura). sinceramente nao acredito que o CC acelere de tal modo que provoca essa instabilidade, até porque o sistema é relativamente lento a reagir a pequenas variaçoes, mas n digo que nao.
                                        no velsatis nao temos esse problema e andamos com 245!
                                        Ok, obrigado ;)
                                        Tava a usar a tua receita mas versao simplificada:
                                        Um minimo conhecimento sobre o carro e componentes
                                        Uma pitada mesmo pequena de conhecimento de Fisica
                                        Muita criatividade
                                        [:X]

                                        Comentário


                                          EliseLotus.. com 55seg de diferença, falámos no Smart! LOL
                                          Esse sim conta com ESP para manter a linha, e bem!

                                          Cumps,
                                          A2day

                                          Comentário


                                            a2day, dou o beneficio da duvida aos estudos sobre o brake-assist.
                                            houve uma confusao com os quotes, acabei por pôr so a 1ª frase mas referia-me ao texto todo

                                            citação:Nunca aqui disse que o ESP era suave... aliás, tenho uma opinão contrária.. é brusco, bastante interventivo e muito notório... não é de longe ao mágico e invisivel!
                                            ha quem n pense assim;)
                                            normalmente é gente aversa à "teoria da exprimentaçao":D

                                            Comentário


                                              yah tens razao... e o controlo de tracção tb faz parte do pacote ESP! curioso como um botao que diz ESP pode desactivar ABS, ESP e controlo de tracção! lol

                                              bom agora vou dormir! :P

                                              combinem lá esse café/francesinha que era capaz de ser engraçado!

                                              abraço

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                yah tens razao... e o controlo de tracção tb faz parte do pacote ESP! curioso como um botao que diz ESP pode desactivar ABS, ESP e controlo de tracção! lol

                                                bom agora vou dormir! :P

                                                combinem lá esse café/francesinha que era capaz de ser engraçado!

                                                abraço
                                                Olha q não.. só desactiva o ESP e o ASR.... o ABS não dá para desligar (tás a falar do Golf V, certo?)

                                                Comentário


                                                  bem, falei do Velsatis, vou contar uma...ja sei que me vao cascar mas que se lixe:D

                                                  numa celebre zona na margem sul, de piso bastante escorregadio e irregular (em nivel de aderencia, nao de buracos), foi um dos sitios onde exprimentei o ESP do Velsatis (igual a tantos outros por ai).

                                                  1º com ESP - a partir +- aos 25kmh sente-se a primeira escorregadela de frente, o ESP automaticamente corrige...essa correcçao faz com que a traseira rode ligeiramente...coisa que ele corrige de imediato...resultando numa ligeira saida de frente...e vai SEMPRE assim até se mudar o angulo do volante. alarga ligeiramente a tranjectoria, mas nada de especial.
                                                  nalgumas das suas constantes correcçoes, algumas eram até bastante violentas!

                                                  sem ESP, foge à mesma velocidade, mas devido às caracteristicas do piso basta manter o acelerador e ajustar ligeiramente o volante que ele continua certinho a sua tranjectoria. no fim estabiliza-se nessa situaçao a 30 certos, pelo tempo que quiser-mos, sem problemas, sem solavancos, sem complicaçoes, sem nada de especial.

                                                  2º teste, entrada "tipo heroi", direita-esquerda a +-40kmh, igual à de tanta gente que entra por ali adentro e se assusta (nao ha sinalizaçao e a visibilidade é má, vai um cocktail explosivo?:D)
                                                  com ESP - ao detectar a 1ª escorregadela de frente assim que se vira pra direita, provoca uma saida de traseira que, junto com a mudança de direcçao, provoca constantes correcçoes do ESP, todas elas bastante violentas, e o carro imobiliza-se (o condutor nunca travou!!!) completamente fora da tranjectoria, ja praticamente fora da estrada.

                                                  sem ESP, por ser um piso escorregadio, desde que o condutor nao faça nada de muito violento, a reacçao é suave!
                                                  ou seja, a direita faz-se bem, com uma pequena escorregadela, e na esquerda o carro foge bastante de frente, alargando a tranjectoria. ao nao se fazer NADA, ele vai perdendo velocidade, até que começa a haver aderencia suficiente e começa gradualmente a fechar a tranjectoria de novo.
                                                  nunca esteve a menos de 5m do limite! saiu da tranjectoria imposta, sim, mas foi algo perfeitamente corrigivel sem qualquer tipo de problemas ou dotes.
                                                  noutra repetiçao, usando os travoes com alguma calma, houve uma saida de traseira suave(tanto que nao foi corrigida) e ele saiu ainda menos da tranjectoria! esta sim nao seria uma reacçao "normal", mas e dai foi uma situaçao encenada

                                                  resumindo e concluindo: o ESP nalgumas situaçoes poe-se ele proprio em trabalhos desnecessarios, e nem sempre com o resultado mais adequado!

                                                  com este tipo de piso (comum na margem sul), se houvesse um muro 1m antes de onde acaba a estrada (ainda ha um bom descampado para alem da estrada), a unica situaçao em que tinha tocado no muro tinha sido depois de um erro grave de conduçao, com ESP.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                    bem, falei do Velsatis, vou contar uma...ja sei que me vao cascar mas que se lixe:D

                                                    numa celebre zona na margem sul, de piso bastante escorregadio e irregular (em nivel de aderencia, nao de buracos), foi um dos sitios onde exprimentei o ESP do Velsatis (igual a tantos outros por ai).

                                                    1º com ESP - a partir +- aos 25kmh sente-se a primeira escorregadela de frente, o ESP automaticamente corrige...essa correcçao faz com que a traseira rode ligeiramente...coisa que ele corrige de imediato...resultando numa ligeira saida de frente...e vai SEMPRE assim até se mudar o angulo do volante. alarga ligeiramente a tranjectoria, mas nada de especial.
                                                    nalgumas das suas constantes correcçoes, algumas eram até bastante violentas!

                                                    sem ESP, foge à mesma velocidade, mas devido às caracteristicas do piso basta manter o acelerador e ajustar ligeiramente o volante que ele continua certinho a sua tranjectoria. no fim estabiliza-se nessa situaçao a 30 certos, pelo tempo que quiser-mos, sem problemas, sem solavancos, sem complicaçoes, sem nada de especial.

                                                    2º teste, entrada "tipo heroi", direita-esquerda a +-40kmh, igual à de tanta gente que entra por ali adentro e se assusta (nao ha sinalizaçao e a visibilidade é má, vai um cocktail explosivo?:D)
                                                    com ESP - ao detectar a 1ª escorregadela de frente assim que se vira pra direita, provoca uma saida de traseira que, junto com a mudança de direcçao, provoca constantes correcçoes do ESP, todas elas bastante violentas, e o carro imobiliza-se (o condutor nunca travou!!!) completamente fora da tranjectoria, ja praticamente fora da estrada.

                                                    sem ESP, por ser um piso escorregadio, desde que o condutor nao faça nada de muito violento, a reacçao é suave!
                                                    ou seja, a direita faz-se bem, com uma pequena escorregadela, e na esquerda o carro foge bastante de frente, alargando a tranjectoria. ao nao se fazer NADA, ele vai perdendo velocidade, até que começa a haver aderencia suficiente e começa gradualmente a fechar a tranjectoria de novo.
                                                    nunca esteve a menos de 5m do limite! saiu da tranjectoria imposta, sim, mas foi algo perfeitamente corrigivel sem qualquer tipo de problemas ou dotes.
                                                    noutra repetiçao, usando os travoes com alguma calma, houve uma saida de traseira suave(tanto que nao foi corrigida) e ele saiu ainda menos da tranjectoria! esta sim nao seria uma reacçao "normal", mas e dai foi uma situaçao encenada

                                                    resumindo e concluindo: o ESP nalgumas situaçoes poe-se ele proprio em trabalhos desnecessarios, e nem sempre com o resultado mais adequado!

                                                    com este tipo de piso (comum na margem sul), se houvesse um muro 1m antes de onde acaba a estrada (ainda ha um bom descampado para alem da estrada), a unica situaçao em que tinha tocado no muro tinha sido depois de um erro grave de conduçao, com ESP.
                                                    Vou-te poupar... eu compro com ESP, pois nem assim me convences que faço má opção... e eu até vou para a "margem sul" (onde as estradas são todas assim!) :D

                                                    Abraço e boa noite!
                                                    A2day

                                                    PS: Depois dá-me o número do teu bate-chapas... é que amanhã vou andar de carro e o meu tem ESP (q perigo [}])

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por A2day

                                                      Isto discutia-se bem era num parque de estacionamento e com um café!
                                                      Que bela e amenizante sugestão!

                                                      Comentário


                                                        O ESP não faz milagres, como tive oportunidade de confirmar algum tempo atrás - se as rodas perdem completamente a aderência não há ESP que valha, travar uma roda que vai em cima de gelo é igual a zero.

                                                        Contudo, acho um dispositivo de segurança fundamental, e não compraria um carro novo sem ele. Também já constatei algumas situações em que o ESP foi uma ajuda preciosa, como uma guinadela súbita para evitar um obstáculo, o ESP de facto faz diferença. Agora coisas como se vêem nas revistas, que o carro tem um bom comportamento devido ao ESP, por amor de deus...

                                                        De qualquer das maneiras, uma sugestão para quem não gosta de ESP: há sempre a possibilidade de andar com ele desligado. ;) (não podem é comprar Mercedes).

                                                        Comentário


                                                          Conduzo com alguma regularidade um carro com tracção traseira, e com ESP+TCS, e numa rotunda já percebi que o melhor é deixar o sistema ON.

                                                          Apesar de não ser salvavidas, numa situação específica com o sistema em OFF o carro fugiu-me descontroladamente, noutra situação a velocidades idênticas mas em ON o carro controlou.

                                                          Há que acrescentar que os pneus não estavam em condições ideiais e aquele chassi não é das melhores coisas do mundo, falo de um SLK 200K de 2002.

                                                          Resumindo e baralhando com o ESP+TCS (em especial este) ajudaram a "digerir" uns pneus fracotes e um chassi tb ele fracote.

                                                          Comentário


                                                            FRASE DE ALGUÉM...
                                                            Tu insistes, mas é uma luta perdida:D, o ABS não faz milagres, mas preferes tê-lo ou não?, o Airbag não faz milagres, mas preferes tê-lo ou não? o ESP não faz milagres, mas preferes tê-lo ou não?, são sistemas que comprovadamente acrecentam segurança e que podem fazer a diferença, é bom sinal que nunca se venha a precisar deles, mas mais vale tê-los.
                                                            [^][^][^][^][^]
                                                            RESUMO DE UM TÓPICO!!!


                                                            Comentário


                                                              EL, tu vives mesmo num mundo de fantasia onde toda a gente é piloto de F1 com poderes sobre-humanos..

                                                              o break assist nada faz nada de especial?

                                                              eu conto pelos dedos das maos as pessoas q conheço q em emergercia usam todas as potencialidades de trvagem do carro, colando o pedal de travao no fundo.. alguns é psiciologico e nao carregam, outros é mesmo fisico e nao têm força para isso e ainda ha os q se assustam com o abs e soltam o pedal..

                                                              eL niNo
                                                              isso n é o BA.. se mantiveres a mesma pressao no pedal, e caso nao causes grandes aumentos de temp, q diminuam a eficiencia de travaggem, o atrito aumenta com o diminuir da velocidade.. I.e. para a mesma pressao das pastilhas nos discos, qto menor a velocidade maior a atrito q causam.. é por isso q normalmente atacas forte no inicio de uma travagem,e depois alivias..

                                                              para testares o BA, poe.t a uma velocidade a q te sintas confortavel a experimentar, e passa do acelerador para o travao, rapida e violentamente, mas usando o menor curso q coneguires... vais sentir o pedal a "puxar.te" o pé, e vai.t parecer q colou la, pq mesmo q vas aliviando, ele mantem a pressao maxima ate soltares o travao.

                                                              em 1-2% dos casos poderá ser contraproducente pois faz travagens q poderao ser mais violentas do q querias.. mas os acidentes q evita compensam.
                                                              ps: o golf 4 com esp, ja trazia BA..

                                                              Suavidade..

                                                              Num smart, nunca andei, mas pelo tamanho do carro e por ser de valvulas digitais, nao deve ser nada suave.

                                                              num golf4, tb é de valvulas digitais, ou seja, qdo é para travar uma roda, é a fundo durante alguns centesimos de segundo.. neste sente.se o carro aos saltinhos, e ate hoje, a nao ser nas brincadeiras de parque de estacionamento, onde com mto esforço da para passar os limites da fisica e causar um despiste, nunca o esp causou alguma situaçao de perigo.. mas ja evitou mtas

                                                              Ja no BMW seri 1, q tem um esp de ultima geraçao da continental teves, com valvulas analogicas, nao o senti... noto q esta a funcionar e a modificar a dinamica do carro, mas é tudo mto mto suave..

                                                              andei com piso molhado a fazer m€rda e nao consegui q ele em caso algum perde.se a compustura..



                                                              nem numa estrada de terra, ele mexeu.. nesse caso eu nao toquei nos travoes.. fui fazendo slaloms, e vêm.se as marcas das travagens do esp no chao...

                                                              Sem ele ligado.. o gozo de conduçao é mto maior, mas os despistes tb sao mtos mais... mesmo qdo estamos a brincar, em situaçoes controladas, ha lguns depistes q nao se evitam... e estas situaçoes NAO TÊM NADA A VER com a vida real nas estradas como P.ex qdo te aparece vindo do nada um carro, e tens uma fracçao de segundo para fazer algo..

                                                              vais tirar o pé do acelerador e vais desviar.te bruscamente.. e aqui esta mais uma das vantagens do ESP.. nestas situaçoes, em q viras mto e o carro por momentos esta em understeer, é travada uma das rodas traseiras, para q o carro vire mais rapidamente.. e isto ninguem consegue fazer...







                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X