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EDP e Galp massificam carros eléctricos - Protocolo Governo/ Renault-Nissan.

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    #31
    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Acho que já houve um tópico sobre o EV1. O que matou o EV1 não foi nenhum monstro papão, foi um projecto com elevadíssimos custos de produção e vendas insuficientes para torná-lo rentável.

    Relembro que o EV1 tinha uma autonomia máxima de 120km e demorava 8horas a carregar.

    *EDIT

    Só mais uma info: Desde 1996 até 1999 (ano em que foi retirado) foram vendidos cerca de 1100 EV1. Dá a excelente média de 1 carro por dia, sem dúvida um caso de sucesso...
    Todo este post só me diz uma coisa: tu nunca viste o filme "Who Killed the Electric Car", pois não?

    Agora, escolhe uma acção:

    A - Vais ver o filme, informas-te meohor da história REAL, e aprendes o que realmente se passou, ou ....
    B - juntas-te ao colega forunista motronic, recusando-se a ver o filme e continuas a defender essa posição errada, o que revela alguma (infelizmente compreensivel) vontade de muitas pessoas de preferirem estar do lado da maioria, embora não seja o correcto.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
      "Se" ?

      Mas há dúvidas?


      Michael
      Claro que há... o preço actual não é fruto da lei oferta/procura mas sim da fuga dos capitais das bolsas.

      De um momento para o outro a bolha especulativa pode rebentar e o petróleo vir por aí abaixo para os 60 ou 70 dólares.

      E isso "mataria" o carro eléctrico.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Claro que há... o preço actual não é fruto da lei oferta/procura mas sim da fuga dos capitais das bolsas.

        De um momento para o outro a bolha especulativa pode rebentar e o petróleo vir por aí abaixo para os 60 ou 70 dólares.

        E isso "mataria" o carro eléctrico.
        tu não percebes mesmo...não estão só em causa razões económicas.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Claro que há... o preço actual não é fruto da lei oferta/procura mas sim da fuga dos capitais das bolsas.

          De um momento para o outro a bolha especulativa pode rebentar e o petróleo vir por aí abaixo para os 60 ou 70 dólares.

          E isso "mataria" o carro eléctrico.
          Basta para isso que comecem a aparecer no mercado alternativas credíveis e em quantidade suficiente para ser uma alternativa muito séria aos actuais motores de combustão.

          Não tenho dúvidas que se isso se começara a vislumbrar que algum pessoal vai debandar para outro lado antes que a batata lhes estoire na mão!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Claro que há... o preço actual não é fruto da lei oferta/procura mas sim da fuga dos capitais das bolsas.

            De um momento para o outro a bolha especulativa pode rebentar e o petróleo vir por aí abaixo para os 60 ou 70 dólares.

            E isso "mataria" o carro eléctrico.
            smile5.gif

            Pá, falas como se algum carro elétrico te tivese mordido quando tinhas 4 anos de idade... deves ester cheio de acções da GALP...

            Comentário


              #36
              Noticias muito interessantes...

              Mas verifico que o pessoal aqui do Forum pretende apenas o seguinte:

              - Evolução? Só nos motores de combustão e claro diminuiçao do preço por litro do combustivel ai para 20 centimos..e ficamos todos contentes. Ah espera, acabamos também com os parquimetros em Lx e restantes cidade, acaba-se a praga da Emel, e de caminho acabam-se também as portagens.

              Carros eléctricos? Epá isso não, é capaz de dar choque, depois vêm para aí centrais nucleares, continuamos a consumir petroleo, bla bla bla

              Voces são malucos ou as gerações mais novas (e eu tou incluido) aqui do forum não pretendem ter filhos? É suposto deixarmos um planeta habitável para as gerações vindouras. E como se consegue isso? Bom é dificil, muito dificil, mas tem que se começar por algum lado.

              O ideal seria mandarmos todos os detritos poluentes para Marte, e voltar a viver como o homem primitivo. Mas como isso não é possivel se calhar vamos passar a andar de veiculos electricos, que se carregam em casa. Os sistemas de energia electrica adaptar-se-ão, a produçao de energia eléctrica evoluira, e tornar-se-á cada vez mais limpa, mesmo que uma percentagem dependente de combustiveis fosseis. Mas em vez de se pensar modelo a modelo de automovel, para ser menos poluente, pensamos um só problema.

              Desculpem o tópico meio estapafurdio, mas as pessoas fartam-se de criticar e quando começa a surgir soluçoes (mesmo que não ideias) é tudo contra. E isso irrita.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
                Noticias muito interessantes...

                Mas verifico que o pessoal aqui do Forum pretende apenas o seguinte:

                - Evolução? Só nos motores de combustão e claro diminuiçao do preço por litro do combustivel ai para 20 centimos..e ficamos todos contentes. Ah espera, acabamos também com os parquimetros em Lx e restantes cidade, acaba-se a praga da Emel, e de caminho acabam-se também as portagens.

                Carros eléctricos? Epá isso não, é capaz de dar choque, depois vêm para aí centrais nucleares, continuamos a consumir petroleo, bla bla bla

                Voces são malucos ou as gerações mais novas (e eu tou incluido) aqui do forum não pretendem ter filhos? É suposto deixarmos um planeta habitável para as gerações vindouras. E como se consegue isso? Bom é dificil, muito dificil, mas tem que se começar por algum lado.

                O ideal seria mandarmos todos os detritos poluentes para Marte, e voltar a viver como o homem primitivo. Mas como isso não é possivel se calhar vamos passar a andar de veiculos electricos, que se carregam em casa. Os sistemas de energia electrica adaptar-se-ão, a produçao de energia eléctrica evoluira, e tornar-se-á cada vez mais limpa, mesmo que uma percentagem dependente de combustiveis fosseis. Mas em vez de se pensar modelo a modelo de automovel, para ser menos poluente, pensamos um só problema.

                Desculpem o tópico meio estapafurdio, mas as pessoas fartam-se de criticar e quando começa a surgir soluçoes (mesmo que não ideias) é tudo contra. E isso irrita.
                Se pensarmos assim, e reduzindo a um exemplo absurdo, podemos dizer que o BMW efficient dynamics por exxemplo tambem reduz os consumos dos motores de combustão. Ok não é uma solução ideal mas se formos a pensar que os motores evoluiram para ser cada vez mais eficientes, o seu consumo no futuro vai tender para zero.

                Portanto sim, podemos começar com soluções que à partida não são nem de perto nem de longe ideiais, mas ai para que estar a investir o esforço de mudança, que tambem é quantificavel? O que é preciso são soluções com futuro e espaço para evolução. Só porque parece bem, não quer dizer que seja! Como se adivinha uma nova bolha, vao haver muitos projectos que vao para a frente "só porque são uma alternativa" e que vão acabar por servir apenas para queimar recursos em soluções não ideiais e sem futuro.
                Editado pela última vez por foo; 30 June 2008, 21:32.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                  No entanto de onde vai vir toda essa energia elétrica? Do petróleo ora pois...
                  A percentagem de electricidade vinda do petróleo é extremamente baixa. A electricidade é gerada principalmente por carvão (abundante) ou gás natural (ok, este está ligado ao petróleo). O resto é renováveis (principalmente hidro, depois eólica) e nuclear (coisa de 5% mundial).

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                    A percentagem de electricidade vinda do petróleo é extremamente baixa. A electricidade é gerada principalmente por carvão (abundante) ou gás natural (ok, este está ligado ao petróleo). O resto é renováveis (principalmente hidro, depois eólica) e nuclear (coisa de 5% mundial).
                    está??

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                      [ATTACH]36108[/ATTACH]

                      Pá, falas como se algum carro elétrico te tivese mordido quando tinhas 4 anos de idade... deves ester cheio de acções da GALP...


                      Antes pelo contrário. Tenho como plano trocar o meu Astra de 98 por um carro eléctrico, assim que existir um modelo decente. Se o petróleo continuar a subir, isso vai acontecer lá para 2010...2012.

                      Mas isso não me impede de ver que não é inevitável que o preço do petróleo continue a subir. Tudo pode acontecer.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post


                        Antes pelo contrário. Tenho como plano trocar o meu Astra de 98 por um carro eléctrico, assim que existir um modelo decente. Se o petróleo continuar a subir, isso vai acontecer lá para 2010...2012.

                        Mas isso não me impede de ver que não é inevitável que o preço do petróleo continue a subir. Tudo pode acontecer.



                        Mai nada.

                        Comentário


                          #42
                          Só há uma coisa detestável nesta notícia, é ser a Renault a parceira deste projecto.

                          De resto parece-me muito bem, e já que estão a pensar nos eléctricos, já agora o hidrogénio também me parece uma alternativa com futuro.

                          Espero é que isto não seja só bláblá para subir as acções da Renault e o Eng. Socrates ganhar mais uns votos.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                            Só há uma coisa detestável nesta notícia, é ser a Renault a parceira deste projecto.

                            De resto parece-me muito bem, e já que estão a pensar nos eléctricos, já agora o hidrogénio também me parece uma alternativa com futuro.

                            Espero é que isto não seja só bláblá para subir as acções da Renault e o Eng. Socrates ganhar mais uns votos.
                            deixa lá a Volvo depois compra os motores à Renault

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                              Só há uma coisa detestável nesta notícia, é ser a Renault a parceira deste projecto.

                              De resto parece-me muito bem, e já que estão a pensar nos eléctricos, já agora o hidrogénio também me parece uma alternativa com futuro.

                              Espero é que isto não seja só bláblá para subir as acções da Renault e o Eng. Socrates ganhar mais uns votos.
                              Isso quer dizer que aqueles carros vão ter varios problemas de fiabilidade?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                Fonte

                                Comentários ?
                                Sem comentários.( discurso politico sem conteúdo, mesmo que digam e afirmem o contrário).

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Isso quer dizer que aqueles carros vão ter varios problemas de fiabilidade?
                                  Há que ter já o pé atrás em relação a esse promenor

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                    Se pensarmos assim, e reduzindo a um exemplo absurdo, podemos dizer que o BMW efficient dynamics por exxemplo tambem reduz os consumos dos motores de combustão. Ok não é uma solução ideal mas se formos a pensar que os motores evoluiram para ser cada vez mais eficientes, o seu consumo no futuro vai tender para zero.
                                    A evolução é logarítmica mas não tende para zero.

                                    Um motor moderno tem uma eficiência de 30% (40% se for diesel). Portanto na melhor das hipóteses, o consumo baixa para pouco mais que metade.

                                    É uma limitação física e não há volta a dar (se limitarmos o carro a um motor térmico obviamente).

                                    Comentário


                                      #48
                                      Se esta notícia se confirmar acho que pela primeira vez em muitos anos vai haver aplausos para um governo.



                                      Mesmo assim o pessoal vai preferir a electricidade dos Hipers...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Para avançar com o projecto, o Governo português quer que a União Europeia abra excepções à lei do tecto das ajudas públicas

                                        A Nissan-Renault e o Governo português estão a discutir um projecto de investimento ligado aos carros eléctricos, mas, sem a luz verde da União Europeia para a concessão de apoios públicos excepcionais para o desenvolvimento de uma nova geração de veículos automóveis a energias alternativas, a negociação dificilmente chegará a bom porto.
                                        O projecto em negociações entre as duas partes, neste momento, visa uma série de investimentos em Portugal que acelerem a investigação, desenvolvimento e produção de carros eléctricos, de componentes, nomeadamente motores e baterias, sendo para isso necessárias também infra-estruturas específicas que os projectos automóveis convencionais não incluem. O "patamar mínimo", para quem conhece as negociações, é a produção de baterias, implicando um provável aumento da produção da fábrica de Cacia, embora se reconheça o risco de esse objectivo isolado não se encaixar nos planos do construtor.
                                        A prioridade actual da Nissan-Renault é encontrar parceiros europeus para a investigação e desenvolvimento destes seus novos modelos, ainda centrados na utilização citadina. Depois de um primeiro encontro do presidente executivo do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn, com o Governo português, em Maio, as negociações passam agora por uma fase decisiva.
                                        Segundo o próprio Carlos Ghosn, "a introdução num país [de carros eléctricos] depende mais da existência de infra-estruturas de abastecimento do que da capacidade da marca".
                                        Há pouco mais de duas semanas, responsáveis da Nissan voltaram a Portugal e a complexidade do projecto tornou-se mais nítida. Com mais ou menos apoios públicos, assim se ditará também a dimensão do envolvimento de Portugal na que é considerada a próxima geração automóvel, até se chegar ao hidrogénio.
                                        À margem desta iniciativa, um consórcio formado pela Universidade do Minho, a Câmara de Guimarães, a DST e a Petrotec preparam também o lançamento de uma experiência-piloto na cidade nortenha em parceria com os noruegueses da Elbil Norge, conhecidos por terem desenvolvido um veículo cuja motorização eléctrica é, até agora, a mais testada, segundo o presidente da Escola de Engenharia da Universidade, António Cunha. Parte dos componentes do veículo será nacional e estará operacional a partir de 2009.
                                        Um plano sem limites
                                        É neste quadro que surge o recente apelo de José Sócrates junto da União Europeia em favor de medidas excepcionais de incentivo aos carros eléctricos. Nas últimas semanas, pressionou os seus parceiros e levou o assunto ao último Conselho Europeu. "É altura de a Europa apostar nos carros eléctricos", disse o primeiro-ministro, tendo proposto aos seus pares que adoptem um "plano claro que dê mais autonomia [à Europa] sobre os preços do petróleo". Apesar da sombra do "não" irlandês, o primeiro-ministro defendeu na cimeira que é necessária uma aposta forte em I&D de carros eléctricos para que possam ser comercializados a preços iguais aos movidos a combustíveis tradicionais, uma mensagem que já tinha levado à Assembleia da República, uma semana antes. Pequenos países como Portugal consideram que os tectos de ajudas públicas impostos pela legislação comunitária não são compatíveis com a adopção de projectos de maior fôlego, justificados pela exigência de respostas para a contínua escalada de preços do petróleo.
                                        "Daremos todo o apoio e faremos tudo o que for comportável para que a Renault reforce a sua presença em Portugal", respondeu Basílio Horta, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, ao PÚBLICO, escusando-se, contudo, a referir-se ao dossier em discussão.
                                        O que está em causa não é apenas uma nova fábrica, mas uma série de investimentos associados que dêem escala à nova tecnologia ainda em evolução e incentive a sua experimentação de forma mais alargada do que até agora. Com a pressão da escalada dos preços do petróleo, as tecnologias de energia potencialmente mais limpas, como a electricidade, tornaram-se mais atractivas.
                                        Contudo, para acelerar a resolução dos problemas com que esta tecnologia ainda se debate até chegar à sua industrialização, o sector necessita não só de grandes volumes de financiamento mas de políticas públicas de incentivo.
                                        A Nissan, que lidera esta nova área dentro do grupo Renault-Nissan, já tem em curso um primeiro acordo com Israel, com o projecto Better Place, o qual beneficia de uma forte aposta de apoio público, sobretudo por via fiscal, sem os "constrangimentos" europeus, e de garantia de comercialização exclusiva.
                                        Carlos Ghosn garante que o projecto em Israel resultará em carros eléctricos em 2010 e que a sua produção em série para outros países interessados em fazer parcerias com a marca estará disponível em 2012, embora a marca preveja que vai vender também em 2010 carros eléctricos nos EUA, também a preços competitivos. No ano de 2012, a marca quer ter uma gama completa movida a electricidade, com diversas carroçarias.
                                        Na sua recente visita a Lisboa, Carlos Ghosn afirmou que a Nissan "não vai limitar-se a produzir apenas o carro e a bateria, pois quer estar envolvido também na rede de distribuição e nos postos de recarregamento das baterias. Se for preciso, fazemos uma joint-venture em cada país".

                                        Carlos Ghosn, líder da Renault--Nissan, garante carros eléctricos em Israel em 2010 e para outros países
                                        em 2012

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                          Se esta notícia se confirmar acho que pela primeira vez em muitos anos vai haver aplausos para um governo.



                                          Mesmo assim o pessoal vai preferir a electricidade dos Hipers...

                                          Comentário


                                            #51
                                            NewTomorrow qual é a fonte?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                              A sério? Se não eram, então porque é que incomodaram muitos poderosos, a ponto de quererem exterminar o EV-1, restando somente um para o museu, e mesmo esse foi resgatado da sua destruição certa?

                                              Ainda hoje ouvi a notícia que, hoje, na Califórnia, a Tesla vai anunciar um sedan 100% eléctrico mais barato que um sedan normal...


                                              Who Killed the Electric Car trailer

                                              http://www.youtube.com/watch?v=MSBykAngDpY

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                NewTomorrow qual é a fonte?

                                                http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1334001

                                                O Publico


                                                O resto da Noticia

                                                O que é diferente neste negócio

                                                No modelo da Nissan, os proprietários dos carros não serão donos das baterias, mas de pacotes de serviço de recarregamento das pilhas de troca por avaria. As parcerias com os países interessados têm de passar por infra-estruturações, como a rede de reabastecimento das baterias. Israel, por exemplo, compromete-se a ter, dentro de três anos, meio milhão de postos de recarregamento.

                                                A Nissan investiga a tecnologia eléctrica desde 1992. Desde então, duplicou a energia produzida por quilo de bateria e multiplicou por cinco a potência extraída. Mixim é o nome do seu novo concept car totalmente eléctrico, com um motor em cada eixo e uma bateria de lítio no chão.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                  Vou já comprar acções da EDP.

                                                  Agora mais a sério, não me parece que os carros eléctricos sejam a solução.



                                                  Been there, done that
                                                  Esses não são de certeza.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                    Comentários?

                                                    A era do petróleo está no seu canto de cisne e ninguém quer perder dinheiro.

                                                    Todos vão ter de se adaptar e em breve o carro híbrido vai passar a dar lucro e a ser tecnologicamente evoluído no seu ponto, actualmente, mais fraco, as baterias e carregamentos.

                                                    A "Era do Carro a Pilhas" começou!
                                                    Mas qual híbrido? A ideia é mesmo acabar com isso!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                      A sério? Se não eram, então porque é que incomodaram muitos poderosos, a ponto de quererem exterminar o EV-1, restando somente um para o museu, e mesmo esse foi resgatado da sua destruição certa?

                                                      Ainda hoje ouvi a notícia que, hoje, na Califórnia, a Tesla vai anunciar um sedan 100% eléctrico mais barato que um sedan normal...
                                                      Isso sim. Agora o EV-1?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                        B - juntas-te ao colega forunista motronic, recusando-se a ver o filme e continuas a defender essa posição errada, o que revela alguma (infelizmente compreensivel) vontade de muitas pessoas de preferirem estar do lado da maioria, embora não seja o correcto.
                                                        Tens umas piadas giras. Só é pena estares completamente por fora da realidade!
                                                        E, para tua informação, eu vi essa treta de documentário. Mas olha que aprendes mais se fizeres as tuas próprias pesquisas.
                                                        Editado pela última vez por Motronic; 01 July 2008, 07:08.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          Tens umas piadas giras. Só é pena estares completamente por fora da realidade!
                                                          E, para tua informação, eu vi essa treta de documentário. Mas olha que aprendes mais se fizeres as tuas próprias pesquisas.
                                                          Pá, já estava preocupado... um tópico a dizer "eléctrico" na sua 2ª página e tu ainda não tinhas destilado veneno sobre tudo o que mexesse a electricidade... aliás, a imagem do sapo ajusta-se a uma luva para ti.

                                                          Quanto ao que tu dizes, é mais blá blá wiskas saquetas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
                                                            Noticias muito interessantes...

                                                            Mas verifico que o pessoal aqui do Forum pretende apenas o seguinte:

                                                            - Evolução? Só nos motores de combustão e claro diminuiçao do preço por litro do combustivel ai para 20 centimos..e ficamos todos contentes. Ah espera, acabamos também com os parquimetros em Lx e restantes cidade, acaba-se a praga da Emel, e de caminho acabam-se também as portagens.

                                                            Carros eléctricos? Epá isso não, é capaz de dar choque, depois vêm para aí centrais nucleares, continuamos a consumir petroleo, bla bla bla

                                                            Voces são malucos ou as gerações mais novas (e eu tou incluido) aqui do forum não pretendem ter filhos? É suposto deixarmos um planeta habitável para as gerações vindouras. E como se consegue isso? Bom é dificil, muito dificil, mas tem que se começar por algum lado.

                                                            O ideal seria mandarmos todos os detritos poluentes para Marte, e voltar a viver como o homem primitivo. Mas como isso não é possivel se calhar vamos passar a andar de veiculos electricos, que se carregam em casa. Os sistemas de energia electrica adaptar-se-ão, a produçao de energia eléctrica evoluira, e tornar-se-á cada vez mais limpa, mesmo que uma percentagem dependente de combustiveis fosseis. Mas em vez de se pensar modelo a modelo de automovel, para ser menos poluente, pensamos um só problema.

                                                            Desculpem o tópico meio estapafurdio, mas as pessoas fartam-se de criticar e quando começa a surgir soluçoes (mesmo que não ideias) é tudo contra. E isso irrita.
                                                            A nossa evolução tem-se baseado na destruição de tudo por onde passamos... temos mesmo de alterar a nossa "pegada ecológica", como alguns dizem.

                                                            Não sei se a solução final serão os carros electricos mas o que me parece é o futuro vai passar por carros eléctricos. Seja com utilização de baterias carregadas a partir da rede eléctrica ou a partir de celulas de combustível.

                                                            Bom mesmo era arranjar um processo para isolamento do hidrogéneo a baixo custo...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                              Pá, já estava preocupado... um tópico a dizer "eléctrico" na sua 2ª página e tu ainda não tinhas destilado veneno sobre tudo o que mexesse a electricidade... aliás, a imagem do sapo ajusta-se a uma luva para ti.
                                                              Mais uma vez, enganas-te! Não me importava nada de ter um Tesla roadster.

                                                              Já o EV-1, só podes estar a gozar!

                                                              Comentário

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