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EDP e Galp massificam carros eléctricos - Protocolo Governo/ Renault-Nissan.
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Originalmente Colocado por Stockinger Ver PostNoticias muito interessantes...
Mas verifico que o pessoal aqui do Forum pretende apenas o seguinte:
- Evolução? Só nos motores de combustão e claro diminuiçao do preço por litro do combustivel ai para 20 centimos..e ficamos todos contentes. Ah espera, acabamos também com os parquimetros em Lx e restantes cidade, acaba-se a praga da Emel, e de caminho acabam-se também as portagens.
Carros eléctricos? Epá isso não, é capaz de dar choque, depois vêm para aí centrais nucleares, continuamos a consumir petroleo, bla bla bla
Voces são malucos ou as gerações mais novas (e eu tou incluido) aqui do forum não pretendem ter filhos? É suposto deixarmos um planeta habitável para as gerações vindouras. E como se consegue isso? Bom é dificil, muito dificil, mas tem que se começar por algum lado.
O ideal seria mandarmos todos os detritos poluentes para Marte, e voltar a viver como o homem primitivo. Mas como isso não é possivel se calhar vamos passar a andar de veiculos electricos, que se carregam em casa. Os sistemas de energia electrica adaptar-se-ão, a produçao de energia eléctrica evoluira, e tornar-se-á cada vez mais limpa, mesmo que uma percentagem dependente de combustiveis fosseis. Mas em vez de se pensar modelo a modelo de automovel, para ser menos poluente, pensamos um só problema.
Desculpem o tópico meio estapafurdio, mas as pessoas fartam-se de criticar e quando começa a surgir soluçoes (mesmo que não ideias) é tudo contra. E isso irrita.
Tenho é a capacidade de olhar para trás na história e ver que ela se está a repetir, as soluções da altura são exactamente as mesmas que estão a propor agora (nuclear,carros eléctricos). Em 20 anos de evolução não conseguem propor algo melhor? Parece-me óbvio que estas soluções vão ter o mesmo destino das anteriores. Em relação ao EV1 cada um acredita nas histórias que quer, a mim parece-me lógico que a GM não estava preparada para suportar os custos de produção daquele modelo. Pensem bem nos custos de comercialização "em massa" de um veículo destes. Pensem só na formação e alterações nas oficinas oficiais da marca. O que tinha sido investido até à altura era para um projecto piloto de investigação. Qualquer marca com facilidade cria um protótipo. Produzi-lo em massa já é um bocadinho diferente...
Para esclarecer de uma vez por todas, para mim o futuro não passa por isto:
mas sim por isto
Já agora, já todos vemos o que se passa com o suposto mercado de electricidade em Portugal. Acham que vamos ganhar alguma coisa em estarmos dependentes só da EDP para tudo?
My 2 cents.
Comentário
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Originalmente Colocado por pacxito Ver PostObviamente que não acho que devemos continuar todos dependentes do petróleo.
Tenho é a capacidade de olhar para trás na história e ver que ela se está a repetir, as soluções da altura são exactamente as mesmas que estão a propor agora (nuclear,carros eléctricos). Em 20 anos de evolução não conseguem propor algo melhor? Parece-me óbvio que estas soluções vão ter o mesmo destino das anteriores. Em relação ao EV1 cada um acredita nas histórias que quer, a mim parece-me lógico que a GM não estava preparada para suportar os custos de produção daquele modelo. Pensem bem nos custos de comercialização "em massa" de um veículo destes. Pensem só na formação e alterações nas oficinas oficiais da marca. O que tinha sido investido até à altura era para um projecto piloto de investigação. Qualquer marca com facilidade cria um protótipo. Produzi-lo em massa já é um bocadinho diferente...
Para esclarecer de uma vez por todas, para mim o futuro não passa por isto:
mas sim por isto
Já agora, já todos vemos o que se passa com o suposto mercado de electricidade em Portugal. Acham que vamos ganhar alguma coisa em estarmos dependentes só da EDP para tudo?
My 2 cents.
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostTodo este post só me diz uma coisa: tu nunca viste o filme "Who Killed the Electric Car", pois não?
Agora, escolhe uma acção:
A - Vais ver o filme, informas-te meohor da história REAL, e aprendes o que realmente se passou, ou ....
B - juntas-te ao colega forunista motronic, recusando-se a ver o filme e continuas a defender essa posição errada, o que revela alguma (infelizmente compreensivel) vontade de muitas pessoas de preferirem estar do lado da maioria, embora não seja o correcto.
Por mim, o gajo que defende "a posição errada", estão à vontade para investirem outra vez num projecto semelhante, que não traz nada de inovador (ou quase nada - apenas ao nível das baterias houve melhorias quase insignificantes), que se baseia a repetir erros do passado. Agora nunca me peçam é para por dinheiro meu nesse projecto. E aqui estou a falar também dos meus impostos.
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostUau, sais de uma dependência da EDP para te meteres outra, onde vais na mesma à bomba deixar o teu dízimo... é só lógicas da batata!
Preciso de fazer um cozido à portuguesa, pago à edp.
Preciso de tomar banho, pago à edp.
Preciso de ir ao supermercado ás compras, pago à edp.
Vou de transportes públicos, pago à edp.
Compro um rolo de papel higiénico, pago à edp o transporte, produção, etc...
Deixo a luz acesa enquanto faço o amor no meu quarto, pago à edp.
(...)
No panorama actual ou num futuro panorama semelhante em que a distribuição de hidrogénio é feita por produtores/revendedores diferentes (vários players) tenho opções, posso escolher qual a forma de energia que quero contratar porque obviamente que o hidrogénio não será apenas utilizado nos veículos e isso trará vantagens ao nível do mercado. Com um único player, pagas e não bufas.
Por acaso as batatas também são um tema interessante, podia-se apostar mais na produção de energia pelo biomassa em Portugal, mas para isso já não há financiamentos públicos. Tirando a Amarsul não conheço mais nenhum produtor em Portugal, e lixo é o que não falta por aí...
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostTodo este post só me diz uma coisa: tu nunca viste o filme "Who Killed the Electric Car", pois não?
Agora, escolhe uma acção:
A - Vais ver o filme, informas-te meohor da história REAL, e aprendes o que realmente se passou, ou ....
B - juntas-te ao colega forunista motronic, recusando-se a ver o filme e continuas a defender essa posição errada, o que revela alguma (infelizmente compreensivel) vontade de muitas pessoas de preferirem estar do lado da maioria, embora não seja o correcto.
E já agora, pára lá de fazer referência a esse pseudo-documentário... se queres ter o mínimo de credibilidade, isso só te fica mal....
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Originalmente Colocado por Jacare Ver PostTenho reparado na tua participação neste tipo de tópicos e já cheguei à conclusão que se há alguém aqui que está mal informado esse alguém és tu....
E já agora, pára lá de fazer referência a esse pseudo-documentário... se queres ter o mínimo de credibilidade, isso só te fica mal....
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostExplica às mentes pouco iluminadas e turvadas pela informação deturpada, e por favor guia-nos pelo caminho da verdade, mestre. É com cada um... podes ao menos justificar essa tua postura "eu é que sei"?
Já te explicaram o que havia a explicar.... e o que não faltam são explicações muito bem dadas...
De resto, tu é que optaste pelo caminho fácil do "eu é que sei porque vi um filme que falava sobre isso".....
E enquanto não mudares de frequência, pela parte que me diz respeito, tenho mais que fazer do que te explicar o que quer que seja.... seria uma perda de tempo.
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Originalmente Colocado por Jacare Ver PostOutra vez?????
Já te explicaram o que havia a explicar.... e o que não faltam são explicações muito bem dadas...
De resto, tu é que optaste pelo caminho fácil do "eu é que sei porque vi um filme que falava sobre isso".....
E enquanto não mudares de frequência, pela parte que me diz respeito, tenho mais que fazer do que te explicar o que quer que seja.... seria uma perda de tempo.
Enquanto não mostrares a tua sapiência, eu continuo a achar o que vi no filme 1.000.000.000.000 vezes mais credível do que os teus posts.
E não estou a pensar em mudar de frequência enquanto não me convencerem do contrário com respostas credíveis. Se queres insistir em "é porque eu digo que sim", apenas juntas-te ao grupo misterioso de utilizadores que estranhamente destilam ódio por tudo o que se assemelhe a carro eléctrico, vá-se lá saber porquê.
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Originalmente Colocado por Jacare Ver Post(...)
E já agora, pára lá de fazer referência a esse pseudo-documentário... se queres ter o mínimo de credibilidade, isso só te fica mal....
Quando o carro começou a destronar o cavalo e a carruagem havia quem lhes atirasse pedras, quem os desdenhasse, cuspisse nos "chauffeurs" e até quem estivesse certo que o automóvel nunca ia substituir o cavalo e a carruagem.
Todas as épocas de transição causam transtornos isso é indiscutível. Estamos numa época de transição e muitos ainda não se aperceberam disso.
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Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver PostO filme Who Killed the Electric Car não é pseudo e está muito bem realizado.
Quando o carro começou a destronar o cavalo e a carruagem havia quem lhes atirasse pedras, quem os desdenhasse, cuspisse nos "chauffeurs" e até quem estivesse certo que o automóvel nunca ia substituir o cavalo e a carruagem.
Todas as épocas de transição causam transtornos isso é indiscutível. Estamos numa época de transição e muitos ainda não se aperceberam disso.
Concordo que estamos numa época de transição e que são necessárias mudanças e respectivos esforços de adaptaçao, mas considero bem mais importante o investimento (de todos nós) em inovação (digna desse nome), em procurar uma alternativa realmente viável que até já foi identificada, não num produto que já provou no passado que é um fracasso e uma não solução.
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Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver PostO filme Who Killed the Electric Car não é pseudo e está muito bem realizado.
Quando o carro começou a destronar o cavalo e a carruagem havia quem lhes atirasse pedras, quem os desdenhasse, cuspisse nos "chauffeurs" e até quem estivesse certo que o automóvel nunca ia substituir o cavalo e a carruagem.
Todas as épocas de transição causam transtornos isso é indiscutível. Estamos numa época de transição e muitos ainda não se aperceberam disso.
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Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver PostO filme Who Killed the Electric Car não é pseudo e está muito bem realizado.
Quando o carro começou a destronar o cavalo e a carruagem havia quem lhes atirasse pedras, quem os desdenhasse, cuspisse nos "chauffeurs" e até quem estivesse certo que o automóvel nunca ia substituir o cavalo e a carruagem.
Todas as épocas de transição causam transtornos isso é indiscutível. Estamos numa época de transição e muitos ainda não se aperceberam disso.
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostChiu, não digas isso senão caem-te em cima e chamam-te de maluco! A verdade universal sobre se o carro eléctrico irá vingar ou não está apenas dentro de uma mão-cheia de utilizadores deste fórum, ainda não perceste isso seu herege?
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Originalmente Colocado por pacxito Ver PostSim, mas a mudança do cavalo para os carros foi uma verdadeira inovação. Ir buscar soluções com 10/20 anos, que na altura e numa conjuntura em tudo semelhante à de hoje foram um fracasso é dar murros em pontas de facas. Se na altura não funcionaram porque é que hão-de funcionar hoje? Peguem no EV1 e digam-me qual é a verdadeira inovação relativamente aos veículos eléctricos de hoje. Mais 10km de autonomia? Menos 1 hora (em 8) de carga? Uau...
Concordo que estamos numa época de transição e que são necessárias mudanças e respectivos esforços de adaptaçao, mas considero bem mais importante o investimento (de todos nós) em inovação (digna desse nome), em procurar uma alternativa realmente viável que até já foi identificada, não num produto que já provou no passado que é um fracasso e uma não solução.
O EV1 vale pelo conceito e por ser um quase ícone daquilo que um dia será corriqueiro, o carro eléctrico. O EV1 fica na história como o precursor dos carros da nova era que se aproxima a passos largos, pelo menos assim o entendo.
Como alguns devem ter visto nas grandes cadeias noticiosas do Big Brother como a BBC e a CNN e Fox os candidatos a presidente dos EUA reuniram-se com os patrões da indústria automóvel de modo a discutirem o futuro do automóvel, do mesmo modo falam abertamente em energias renováveis etc.
Barak Obama entende que é preciso reinventar todo o conceito do automóvel e isto parece-me ser sintomático de uma revolução a começar com toda a força já na próxima década.
No entanto... a grande questão a levantar não é o carro eléctrico ou a hidrogénio per si mas sim a "questão energética" e as "dependências" em combustíveis fósseis.
A grande revolução energética ainda não aconteceu e o híbrido é um "patch" (necessário) enquanto esta não acontece.
Em suma o híbrido está para a electricidade como a carruagem sem cavalos estava para o automobile há 100 anos a esta parte.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostUma treta que só fazia barulho e fumo e não andava nada. Estavas à espera de quê?
Esses "Motronics" atiradores de pedras e cépticos, dos finais do século XIX e princípios do XX, num espaço de 15 a 25 anos estavam ou sentados numa dessas máquinas ou a sonharem em ter uma.
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostChiu, não digas isso senão caem-te em cima e chamam-te de maluco! A verdade universal sobre se o carro eléctrico irá vingar ou não está apenas dentro de uma mão-cheia de utilizadores deste fórum, ainda não perceste isso seu herege?
Já referi que Barack Obama é um maçon de grau 32?
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Originalmente Colocado por pacxito Ver PostSim, mas a mudança do cavalo para os carros foi uma verdadeira inovação. Ir buscar soluções com 10/20 anos, que na altura e numa conjuntura em tudo semelhante à de hoje foram um fracasso é dar murros em pontas de facas. Se na altura não funcionaram porque é que hão-de funcionar hoje? Peguem no EV1 e digam-me qual é a verdadeira inovação relativamente aos veículos eléctricos de hoje. Mais 10km de autonomia? Menos 1 hora (em 8) de carga? Uau...
Concordo que estamos numa época de transição e que são necessárias mudanças e respectivos esforços de adaptaçao, mas considero bem mais importante o investimento (de todos nós) em inovação (digna desse nome), em procurar uma alternativa realmente viável que até já foi identificada, não num produto que já provou no passado que é um fracasso e uma não solução.
Querias era carregar o carro em casa em 10 minutos, não????
Muito provavelmente isso não dará para se fazer por ser uma questão de "hardware".
Eu acho é que a humanidade tem de se mexer bem rápido, que isto não tá para brincadeiras, e se tivermos que levar com os elétricos por algum tempo, que seja.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostTens umas piadas giras. Só é pena estares completamente por fora da realidade!
E, para tua informação, eu vi essa treta de documentário. Mas olha que aprendes mais se fizeres as tuas próprias pesquisas.
Conheço várias pessoas que viram o documentário, uns mais cépticos, outros menos, mas nenhum deles lhe chamou "treta".
Chamar 'treta' a opiniões recolhidas de quem fez parte do projecto e de quem o testou na vida real, parece-me pouco racional.
Continuo por isso convencido que não o viste.
Michael
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostTens uns passatempos interressantes. Já dá para perceber porque não sabes nada de nada!
Ok, vamos fundar um movimento anti-eléctrico, pois não está aí o futuro. Vamos boicotar a Tesla. Vamos inventar que os carros eléctricos explodem (funciona para o GPL). Vamos prestar homenagem aos nossos líderes da Galp, pois eles é que nos vão guiar pelas trevas do futuro. No mundo governado pelo Motronic, quem ousar experimentar qualquer coisa que não possua hidrocarbonetos, será perseguido até à fogueira. E viva a tua maneira de pensar, a única, a verdadeira.
O mais triste é que daqui a 10 anos vais de certeza andar a carro eléctrico, e hipocritamente vais fingir que tu nunca disseste o que está aqui... mas tu lá sabes, eu não sei nadinha.
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Parece-me uma excelente iniciativa!
A Renault-Nissan não brinca em serviço e pode ser bastante útil para começar desde já a resolver o problema das infraestruturas para reabastecimento etc...
Os carros eléctricos têm futuro assim que as baterias de lítio reunam as condições técnicas para serem viáveis! Também economicamente...
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Originalmente Colocado por Português ao volante Ver PostBem, e com esta acabaste-me de convencer. Mas que argumento fulminante. "Tu não sabes nada de nada" é mesmo para arrasar qualquer um.
Ok, vamos fundar um movimento anti-eléctrico, pois não está aí o futuro. Vamos boicotar a Tesla. Vamos inventar que os carros eléctricos explodem (funciona para o GPL). Vamos prestar homenagem aos nossos líderes da Galp, pois eles é que nos vão guiar pelas trevas do futuro. No mundo governado pelo Motronic, quem ousar experimentar qualquer coisa que não possua hidrocarbonetos, será perseguido até à fogueira. E viva a tua maneira de pensar, a única, a verdadeira.
Já várias vezes referi o Tesla precisamente como exemplo do caminho a seguir. Tal como sempre dei esse exemplo para indicar que o grande obstáculo continua a ser o preço das baterias. Mas já vi que preferes batráquios.
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