Anúncio

Collapse
No announcement yet.

EDP e Galp massificam carros eléctricos - Protocolo Governo/ Renault-Nissan.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por marcofs Ver Post
    A nossa evolução tem-se baseado na destruição de tudo por onde passamos... temos mesmo de alterar a nossa "pegada ecológica", como alguns dizem.

    Não sei se a solução final serão os carros electricos mas o que me parece é o futuro vai passar por carros eléctricos. Seja com utilização de baterias carregadas a partir da rede eléctrica ou a partir de celulas de combustível.

    Bom mesmo era arranjar um processo para isolamento do hidrogéneo a baixo custo...
    Bom mesmo era haver baterias leves, eficientes, de carregamento rápido, alta capacidade, e baixo preço!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
      Noticias muito interessantes...

      Mas verifico que o pessoal aqui do Forum pretende apenas o seguinte:

      - Evolução? Só nos motores de combustão e claro diminuiçao do preço por litro do combustivel ai para 20 centimos..e ficamos todos contentes. Ah espera, acabamos também com os parquimetros em Lx e restantes cidade, acaba-se a praga da Emel, e de caminho acabam-se também as portagens.

      Carros eléctricos? Epá isso não, é capaz de dar choque, depois vêm para aí centrais nucleares, continuamos a consumir petroleo, bla bla bla

      Voces são malucos ou as gerações mais novas (e eu tou incluido) aqui do forum não pretendem ter filhos? É suposto deixarmos um planeta habitável para as gerações vindouras. E como se consegue isso? Bom é dificil, muito dificil, mas tem que se começar por algum lado.

      O ideal seria mandarmos todos os detritos poluentes para Marte, e voltar a viver como o homem primitivo. Mas como isso não é possivel se calhar vamos passar a andar de veiculos electricos, que se carregam em casa. Os sistemas de energia electrica adaptar-se-ão, a produçao de energia eléctrica evoluira, e tornar-se-á cada vez mais limpa, mesmo que uma percentagem dependente de combustiveis fosseis. Mas em vez de se pensar modelo a modelo de automovel, para ser menos poluente, pensamos um só problema.

      Desculpem o tópico meio estapafurdio, mas as pessoas fartam-se de criticar e quando começa a surgir soluçoes (mesmo que não ideias) é tudo contra. E isso irrita.
      Obviamente que não acho que devemos continuar todos dependentes do petróleo.

      Tenho é a capacidade de olhar para trás na história e ver que ela se está a repetir, as soluções da altura são exactamente as mesmas que estão a propor agora (nuclear,carros eléctricos). Em 20 anos de evolução não conseguem propor algo melhor? Parece-me óbvio que estas soluções vão ter o mesmo destino das anteriores. Em relação ao EV1 cada um acredita nas histórias que quer, a mim parece-me lógico que a GM não estava preparada para suportar os custos de produção daquele modelo. Pensem bem nos custos de comercialização "em massa" de um veículo destes. Pensem só na formação e alterações nas oficinas oficiais da marca. O que tinha sido investido até à altura era para um projecto piloto de investigação. Qualquer marca com facilidade cria um protótipo. Produzi-lo em massa já é um bocadinho diferente...

      Para esclarecer de uma vez por todas, para mim o futuro não passa por isto:



      mas sim por isto




      Já agora, já todos vemos o que se passa com o suposto mercado de electricidade em Portugal. Acham que vamos ganhar alguma coisa em estarmos dependentes só da EDP para tudo?

      My 2 cents.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
        Obviamente que não acho que devemos continuar todos dependentes do petróleo.

        Tenho é a capacidade de olhar para trás na história e ver que ela se está a repetir, as soluções da altura são exactamente as mesmas que estão a propor agora (nuclear,carros eléctricos). Em 20 anos de evolução não conseguem propor algo melhor? Parece-me óbvio que estas soluções vão ter o mesmo destino das anteriores. Em relação ao EV1 cada um acredita nas histórias que quer, a mim parece-me lógico que a GM não estava preparada para suportar os custos de produção daquele modelo. Pensem bem nos custos de comercialização "em massa" de um veículo destes. Pensem só na formação e alterações nas oficinas oficiais da marca. O que tinha sido investido até à altura era para um projecto piloto de investigação. Qualquer marca com facilidade cria um protótipo. Produzi-lo em massa já é um bocadinho diferente...

        Para esclarecer de uma vez por todas, para mim o futuro não passa por isto:



        mas sim por isto




        Já agora, já todos vemos o que se passa com o suposto mercado de electricidade em Portugal. Acham que vamos ganhar alguma coisa em estarmos dependentes só da EDP para tudo?

        My 2 cents.
        Uau, sais de uma dependência da EDP para te meteres outra, onde vais na mesma à bomba deixar o teu dízimo... é só lógicas da batata!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
          Todo este post só me diz uma coisa: tu nunca viste o filme "Who Killed the Electric Car", pois não?

          Agora, escolhe uma acção:

          A - Vais ver o filme, informas-te meohor da história REAL, e aprendes o que realmente se passou, ou ....
          B - juntas-te ao colega forunista motronic, recusando-se a ver o filme e continuas a defender essa posição errada, o que revela alguma (infelizmente compreensivel) vontade de muitas pessoas de preferirem estar do lado da maioria, embora não seja o correcto.
          Escolho a B. Ganhei? Já vi o filme, já o discuti neste e noutros tópicos.

          Por mim, o gajo que defende "a posição errada", estão à vontade para investirem outra vez num projecto semelhante, que não traz nada de inovador (ou quase nada - apenas ao nível das baterias houve melhorias quase insignificantes), que se baseia a repetir erros do passado. Agora nunca me peçam é para por dinheiro meu nesse projecto. E aqui estou a falar também dos meus impostos.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
            Uau, sais de uma dependência da EDP para te meteres outra, onde vais na mesma à bomba deixar o teu dízimo... é só lógicas da batata!
            A diferença é que não fico dependente de uma só empresa para todas as minhas necessidades energéticas.

            Preciso de fazer um cozido à portuguesa, pago à edp.

            Preciso de tomar banho, pago à edp.

            Preciso de ir ao supermercado ás compras, pago à edp.

            Vou de transportes públicos, pago à edp.

            Compro um rolo de papel higiénico, pago à edp o transporte, produção, etc...

            Deixo a luz acesa enquanto faço o amor no meu quarto, pago à edp.

            (...)

            No panorama actual ou num futuro panorama semelhante em que a distribuição de hidrogénio é feita por produtores/revendedores diferentes (vários players) tenho opções, posso escolher qual a forma de energia que quero contratar porque obviamente que o hidrogénio não será apenas utilizado nos veículos e isso trará vantagens ao nível do mercado. Com um único player, pagas e não bufas.

            Por acaso as batatas também são um tema interessante, podia-se apostar mais na produção de energia pelo biomassa em Portugal, mas para isso já não há financiamentos públicos. Tirando a Amarsul não conheço mais nenhum produtor em Portugal, e lixo é o que não falta por aí...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
              Todo este post só me diz uma coisa: tu nunca viste o filme "Who Killed the Electric Car", pois não?

              Agora, escolhe uma acção:

              A - Vais ver o filme, informas-te meohor da história REAL, e aprendes o que realmente se passou, ou ....
              B - juntas-te ao colega forunista motronic, recusando-se a ver o filme e continuas a defender essa posição errada, o que revela alguma (infelizmente compreensivel) vontade de muitas pessoas de preferirem estar do lado da maioria, embora não seja o correcto.
              Tenho reparado na tua participação neste tipo de tópicos e já cheguei à conclusão que se há alguém aqui que está mal informado esse alguém és tu....

              E já agora, pára lá de fazer referência a esse pseudo-documentário... se queres ter o mínimo de credibilidade, isso só te fica mal....

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                Tenho reparado na tua participação neste tipo de tópicos e já cheguei à conclusão que se há alguém aqui que está mal informado esse alguém és tu....

                E já agora, pára lá de fazer referência a esse pseudo-documentário... se queres ter o mínimo de credibilidade, isso só te fica mal....
                Explica às mentes pouco iluminadas e turvadas pela informação deturpada, e por favor guia-nos pelo caminho da verdade, mestre. É com cada um... podes ao menos justificar essa tua postura "eu é que sei"?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                  Explica às mentes pouco iluminadas e turvadas pela informação deturpada, e por favor guia-nos pelo caminho da verdade, mestre. É com cada um... podes ao menos justificar essa tua postura "eu é que sei"?
                  Outra vez?????

                  Já te explicaram o que havia a explicar.... e o que não faltam são explicações muito bem dadas...

                  De resto, tu é que optaste pelo caminho fácil do "eu é que sei porque vi um filme que falava sobre isso".....

                  E enquanto não mudares de frequência, pela parte que me diz respeito, tenho mais que fazer do que te explicar o que quer que seja.... seria uma perda de tempo.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                    Outra vez?????

                    Já te explicaram o que havia a explicar.... e o que não faltam são explicações muito bem dadas...

                    De resto, tu é que optaste pelo caminho fácil do "eu é que sei porque vi um filme que falava sobre isso".....

                    E enquanto não mudares de frequência, pela parte que me diz respeito, tenho mais que fazer do que te explicar o que quer que seja.... seria uma perda de tempo.
                    Já me explicaram? Mas tu não queres fazer o papel de caridoso e explicares novamente este infiel? É que estás a perder uma oportunidadede ouro de mostrares a tua sabedoria infinida e de me reduzires a pó, evitando correres o risco de seres mais um que, quando apertado para responder objectivamente, só se desulpa com respostas à toa!

                    Enquanto não mostrares a tua sapiência, eu continuo a achar o que vi no filme 1.000.000.000.000 vezes mais credível do que os teus posts.

                    E não estou a pensar em mudar de frequência enquanto não me convencerem do contrário com respostas credíveis. Se queres insistir em "é porque eu digo que sim", apenas juntas-te ao grupo misterioso de utilizadores que estranhamente destilam ódio por tudo o que se assemelhe a carro eléctrico, vá-se lá saber porquê.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                      Enquanto não mostrares a tua sapiência, eu continuo a achar o que vi no filme 1.000.000.000.000 vezes mais credível do que os teus posts.
                      Realmente, há malucos para tudo!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                        (...)

                        E já agora, pára lá de fazer referência a esse pseudo-documentário... se queres ter o mínimo de credibilidade, isso só te fica mal....
                        O filme Who Killed the Electric Car não é pseudo e está muito bem realizado.

                        Quando o carro começou a destronar o cavalo e a carruagem havia quem lhes atirasse pedras, quem os desdenhasse, cuspisse nos "chauffeurs" e até quem estivesse certo que o automóvel nunca ia substituir o cavalo e a carruagem.

                        Todas as épocas de transição causam transtornos isso é indiscutível. Estamos numa época de transição e muitos ainda não se aperceberam disso.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                          Enquanto não mostrares a tua sapiência, eu continuo a achar o que vi no filme 1.000.000.000.000 vezes mais credível
                          De facto, há pessoas muito crentes... ou será que é apenas falta de bom senso?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                            O filme Who Killed the Electric Car não é pseudo e está muito bem realizado.

                            Quando o carro começou a destronar o cavalo e a carruagem havia quem lhes atirasse pedras, quem os desdenhasse, cuspisse nos "chauffeurs" e até quem estivesse certo que o automóvel nunca ia substituir o cavalo e a carruagem.

                            Todas as épocas de transição causam transtornos isso é indiscutível. Estamos numa época de transição e muitos ainda não se aperceberam disso.
                            Sim, mas a mudança do cavalo para os carros foi uma verdadeira inovação. Ir buscar soluções com 10/20 anos, que na altura e numa conjuntura em tudo semelhante à de hoje foram um fracasso é dar murros em pontas de facas. Se na altura não funcionaram porque é que hão-de funcionar hoje? Peguem no EV1 e digam-me qual é a verdadeira inovação relativamente aos veículos eléctricos de hoje. Mais 10km de autonomia? Menos 1 hora (em 8) de carga? Uau...

                            Concordo que estamos numa época de transição e que são necessárias mudanças e respectivos esforços de adaptaçao, mas considero bem mais importante o investimento (de todos nós) em inovação (digna desse nome), em procurar uma alternativa realmente viável que até já foi identificada, não num produto que já provou no passado que é um fracasso e uma não solução.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                              O filme Who Killed the Electric Car não é pseudo e está muito bem realizado.

                              Quando o carro começou a destronar o cavalo e a carruagem havia quem lhes atirasse pedras, quem os desdenhasse, cuspisse nos "chauffeurs" e até quem estivesse certo que o automóvel nunca ia substituir o cavalo e a carruagem.

                              Todas as épocas de transição causam transtornos isso é indiscutível. Estamos numa época de transição e muitos ainda não se aperceberam disso.
                              Chiu, não digas isso senão caem-te em cima e chamam-te de maluco! A verdade universal sobre se o carro eléctrico irá vingar ou não está apenas dentro de uma mão-cheia de utilizadores deste fórum, ainda não perceste isso seu herege?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                O filme Who Killed the Electric Car não é pseudo e está muito bem realizado.

                                Quando o carro começou a destronar o cavalo e a carruagem havia quem lhes atirasse pedras, quem os desdenhasse, cuspisse nos "chauffeurs" e até quem estivesse certo que o automóvel nunca ia substituir o cavalo e a carruagem.

                                Todas as épocas de transição causam transtornos isso é indiscutível. Estamos numa época de transição e muitos ainda não se aperceberam disso.
                                Uma treta que só fazia barulho e fumo e não andava nada. Estavas à espera de quê?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                  Chiu, não digas isso senão caem-te em cima e chamam-te de maluco! A verdade universal sobre se o carro eléctrico irá vingar ou não está apenas dentro de uma mão-cheia de utilizadores deste fórum, ainda não perceste isso seu herege?
                                  Correção. Está na mão de quem quiser (não dos que se desculpam com teorias da conspiração).

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    Uma treta que só fazia barulho e fumo e não andava nada. Estavas à espera de quê?
                                    barulho e fumo? muitos dos primeiros carros eram eléctricos

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      barulho e fumo? muitos dos primeiros carros eram eléctricos
                                      Havia eléctricos. Havia a gasolina, e havia a vapor. Dizeres que "muitos" eram eléctricos, é um exagero!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                        Sim, mas a mudança do cavalo para os carros foi uma verdadeira inovação. Ir buscar soluções com 10/20 anos, que na altura e numa conjuntura em tudo semelhante à de hoje foram um fracasso é dar murros em pontas de facas. Se na altura não funcionaram porque é que hão-de funcionar hoje? Peguem no EV1 e digam-me qual é a verdadeira inovação relativamente aos veículos eléctricos de hoje. Mais 10km de autonomia? Menos 1 hora (em 8) de carga? Uau...

                                        Concordo que estamos numa época de transição e que são necessárias mudanças e respectivos esforços de adaptaçao, mas considero bem mais importante o investimento (de todos nós) em inovação (digna desse nome), em procurar uma alternativa realmente viável que até já foi identificada, não num produto que já provou no passado que é um fracasso e uma não solução.
                                        Estou de acordo com o ponto de vista do Pacxito mas talvez num ponto não tenha entendido uma questão levantada.

                                        O EV1 vale pelo conceito e por ser um quase ícone daquilo que um dia será corriqueiro, o carro eléctrico. O EV1 fica na história como o precursor dos carros da nova era que se aproxima a passos largos, pelo menos assim o entendo.

                                        Como alguns devem ter visto nas grandes cadeias noticiosas do Big Brother como a BBC e a CNN e Fox os candidatos a presidente dos EUA reuniram-se com os patrões da indústria automóvel de modo a discutirem o futuro do automóvel, do mesmo modo falam abertamente em energias renováveis etc.

                                        Barak Obama entende que é preciso reinventar todo o conceito do automóvel e isto parece-me ser sintomático de uma revolução a começar com toda a força já na próxima década.

                                        No entanto... a grande questão a levantar não é o carro eléctrico ou a hidrogénio per si mas sim a "questão energética" e as "dependências" em combustíveis fósseis.

                                        A grande revolução energética ainda não aconteceu e o híbrido é um "patch" (necessário) enquanto esta não acontece.

                                        Em suma o híbrido está para a electricidade como a carruagem sem cavalos estava para o automobile há 100 anos a esta parte.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                          Uma treta que só fazia barulho e fumo e não andava nada. Estavas à espera de quê?
                                          lol

                                          Esses "Motronics" atiradores de pedras e cépticos, dos finais do século XIX e princípios do XX, num espaço de 15 a 25 anos estavam ou sentados numa dessas máquinas ou a sonharem em ter uma.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                            lol

                                            Esses "Motronics" atiradores de pedras e cépticos, dos finais do século XIX e princípios do XX, num espaço de 15 a 25 anos estavam ou sentados numa dessas máquinas ou a sonharem em ter uma.
                                            Numa "dessas" não seria de certeza!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                              lol

                                              Esses "Motronics" atiradores de pedras e cépticos, dos finais do século XIX e princípios do XX, num espaço de 15 a 25 anos estavam ou sentados numa dessas máquinas ou a sonharem em ter uma.
                                              Olha para ele em 2013:

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                Chiu, não digas isso senão caem-te em cima e chamam-te de maluco! A verdade universal sobre se o carro eléctrico irá vingar ou não está apenas dentro de uma mão-cheia de utilizadores deste fórum, ainda não perceste isso seu herege?
                                                Como alguns me conhecem das "teorias da conspiração" já não me importa o rótulo ou a prateleira onde me colocam.

                                                Já referi que Barack Obama é um maçon de grau 32?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                  Olha para ele em 2013:

                                                  Tens uns passatempos interressantes. Já dá para perceber porque não sabes nada de nada!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                    Sim, mas a mudança do cavalo para os carros foi uma verdadeira inovação. Ir buscar soluções com 10/20 anos, que na altura e numa conjuntura em tudo semelhante à de hoje foram um fracasso é dar murros em pontas de facas. Se na altura não funcionaram porque é que hão-de funcionar hoje? Peguem no EV1 e digam-me qual é a verdadeira inovação relativamente aos veículos eléctricos de hoje. Mais 10km de autonomia? Menos 1 hora (em 8) de carga? Uau...

                                                    Concordo que estamos numa época de transição e que são necessárias mudanças e respectivos esforços de adaptaçao, mas considero bem mais importante o investimento (de todos nós) em inovação (digna desse nome), em procurar uma alternativa realmente viável que até já foi identificada, não num produto que já provou no passado que é um fracasso e uma não solução.
                                                    Acho muito bom carregar os carros em casa em 7 horas. Mas o ponto fulcral da questão será sempre a autonomia, aí é que a porca torce o rabo. Mas aí também já há esperança, as baterias de litio são em tudo melhores do que as de niquel, basta haver um melhor aproveitamento e voilá.
                                                    Querias era carregar o carro em casa em 10 minutos, não????
                                                    Muito provavelmente isso não dará para se fazer por ser uma questão de "hardware".

                                                    Eu acho é que a humanidade tem de se mexer bem rápido, que isto não tá para brincadeiras, e se tivermos que levar com os elétricos por algum tempo, que seja.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      Tens umas piadas giras. Só é pena estares completamente por fora da realidade!
                                                      E, para tua informação, eu vi essa treta de documentário. Mas olha que aprendes mais se fizeres as tuas próprias pesquisas.
                                                      Continuo a achar que não viste "essa treta do documentário".
                                                      Conheço várias pessoas que viram o documentário, uns mais cépticos, outros menos, mas nenhum deles lhe chamou "treta".

                                                      Chamar 'treta' a opiniões recolhidas de quem fez parte do projecto e de quem o testou na vida real, parece-me pouco racional.

                                                      Continuo por isso convencido que não o viste.


                                                      Michael

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Tens uns passatempos interressantes. Já dá para perceber porque não sabes nada de nada!
                                                        Bem, e com esta acabaste-me de convencer. Mas que argumento fulminante. "Tu não sabes nada de nada" é mesmo para arrasar qualquer um.

                                                        Ok, vamos fundar um movimento anti-eléctrico, pois não está aí o futuro. Vamos boicotar a Tesla. Vamos inventar que os carros eléctricos explodem (funciona para o GPL). Vamos prestar homenagem aos nossos líderes da Galp, pois eles é que nos vão guiar pelas trevas do futuro. No mundo governado pelo Motronic, quem ousar experimentar qualquer coisa que não possua hidrocarbonetos, será perseguido até à fogueira. E viva a tua maneira de pensar, a única, a verdadeira.

                                                        O mais triste é que daqui a 10 anos vais de certeza andar a carro eléctrico, e hipocritamente vais fingir que tu nunca disseste o que está aqui... mas tu lá sabes, eu não sei nadinha.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                          Continuo por isso convencido que não o viste.
                                                          Isso só faz de ti um convencido.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Parece-me uma excelente iniciativa!
                                                            A Renault-Nissan não brinca em serviço e pode ser bastante útil para começar desde já a resolver o problema das infraestruturas para reabastecimento etc...


                                                            Os carros eléctricos têm futuro assim que as baterias de lítio reunam as condições técnicas para serem viáveis! Também economicamente...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                              Bem, e com esta acabaste-me de convencer. Mas que argumento fulminante. "Tu não sabes nada de nada" é mesmo para arrasar qualquer um.

                                                              Ok, vamos fundar um movimento anti-eléctrico, pois não está aí o futuro. Vamos boicotar a Tesla. Vamos inventar que os carros eléctricos explodem (funciona para o GPL). Vamos prestar homenagem aos nossos líderes da Galp, pois eles é que nos vão guiar pelas trevas do futuro. No mundo governado pelo Motronic, quem ousar experimentar qualquer coisa que não possua hidrocarbonetos, será perseguido até à fogueira. E viva a tua maneira de pensar, a única, a verdadeira.
                                                              Aqui, só mostras que, para além de tudo, nem ler sabes!

                                                              Já várias vezes referi o Tesla precisamente como exemplo do caminho a seguir. Tal como sempre dei esse exemplo para indicar que o grande obstáculo continua a ser o preço das baterias. Mas já vi que preferes batráquios.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X