Anúncio

Collapse
No announcement yet.

EDP e Galp massificam carros eléctricos - Protocolo Governo/ Renault-Nissan.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por marcofs Ver Post
    A nossa evolução tem-se baseado na destruição de tudo por onde passamos... temos mesmo de alterar a nossa "pegada ecológica", como alguns dizem.

    Não sei se a solução final serão os carros electricos mas o que me parece é o futuro vai passar por carros eléctricos. Seja com utilização de baterias carregadas a partir da rede eléctrica ou a partir de celulas de combustível.

    Bom mesmo era arranjar um processo para isolamento do hidrogéneo a baixo custo...
    O hidrogénio vai implicar postos de abastecimentos e com isso a possibilidade de exploração/especulação de preços.

    Todo e qualquer carro que surja que não permita recarga em casa, vai permitir a exploração e especulação por parte das grandes empresas.
    Veja-se o que andamos a pagar hoje pelo gasóleo e gasolina, quando o petróleo custa à Europa mais ou menos o mesmo que há 10 anos atrás (face à desvalorização do Dolar).

    Esquece lá a pegada ecológica. Infelizmente, quase nada neste mundo se faz por razões que não sejam económicas.

    Michael

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
      Mais uma vez, enganas-te! Não me importava nada de ter um Tesla roadster.

      Já o EV-1, só podes estar a gozar!
      O EV-1 já fazia cerca de 8.5 dos 0 aos 100.
      Se calhar, dava-te um bigode nos arranques, não?


      Michael

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
        O EV-1 já fazia cerca de 8.5 dos 0 aos 100.
        Se calhar, dava-te um bigode nos arranques, não?
        Tanta suposição.
        Só se fosse a pé!

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          Tanta suposição.
          Só se fosse a pé!
          Além de Bigodes no Arranque também de bigodes na Velocidade de ponta.

          EV 1 Speed Record

          Só não foi melhor porque foi descontinuado.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Além de Bigodes no Arranque também de bigodes na Velocidade de ponta.

            EV 1 Speed Record

            Só não foi melhor porque foi descontinuado.

            Nada mau, esse video

            Já dava aí uns bigodes interessantes a muita da produção automóvel actual!

            Esses 8.5 dos 0 aos 100 já são muito bons . . .

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
              Além de Bigodes no Arranque também de bigodes na Velocidade de ponta.

              EV 1 Speed Record

              Só não foi melhor porque foi descontinuado.

              O protótipo então.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                Acho que já houve um tópico sobre o EV1. O que matou o EV1 não foi nenhum monstro papão, foi um projecto com elevadíssimos custos de produção e vendas insuficientes para torná-lo rentável.
                Não houve vendas, houve contratos de aluguer, e quando anunciaram o fim do projecto e dos alugueres, a GM pura e simplesmente RECUSOU-SE a Vender os veículos, optando pela sua quase completa destruição.

                Relembro que o EV1 tinha uma autonomia máxima de 120km e demorava 8horas a carregar.

                *EDIT

                Só mais uma info: Desde 1996 até 1999 (ano em que foi retirado) foram vendidos cerca de 1100 EV1. Dá a excelente média de 1 carro por dia, sem dúvida um caso de sucesso...
                Vê lá se a introdução do veiculo não foi gradual, e como veiculo experimental que era (e como o são ainda todos os projectos) o fito não era o lucro mas sim desenvolver uma solução de futuro, o cessar destes projectos é que é um retrocesso.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                  Nada mau, esse video

                  Já dava aí uns bigodes interessantes a muita da produção automóvel actual!

                  Esses 8.5 dos 0 aos 100 já são muito bons . . .
                  Esqueces-te que o carro em causa não era de produção...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                    O hidrogénio vai implicar postos de abastecimentos e com isso a possibilidade de exploração/especulação de preços.

                    Todo e qualquer carro que surja que não permita recarga em casa, vai permitir a exploração e especulação por parte das grandes empresas.
                    Veja-se o que andamos a pagar hoje pelo gasóleo e gasolina, quando o petróleo custa à Europa mais ou menos o mesmo que há 10 anos atrás (face à desvalorização do Dolar).

                    Esquece lá a pegada ecológica. Infelizmente, quase nada neste mundo se faz por razões que não sejam económicas.

                    Michael


                    Ai essa matemática !

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                      Os carros eléctricos têm futuro assim que as baterias de lítio reunam as condições técnicas para serem viáveis! Também economicamente...
                      Existe uma empresa Americana que pode ter desenvolvido uma solução milagrosa, que a ser verdadeira, vai provocar uma revolução nos carros eléctricos.

                      Trata-se de um supercondensador barato, de elevada capacidade e que pode ser carregado em apenas 10m minutos.

                      Se isto for mesmo verdade, é o fim dos motores térmicos, até mesmo nos camiões.

                      No entanto, a comunidade científica tem muitas reservas, e é provável que se trate de um scam para enganar investidores.

                      link: http://en.wikipedia.org/wiki/EEStor

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post


                        Ai essa matemática !
                        Se fosse só a Matemática. É pontapés em toda a Ciência!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                          Tenho é a capacidade de olhar para trás na história e ver que ela se está a repetir, as soluções da altura são exactamente as mesmas que estão a propor agora (nuclear,carros eléctricos). Em 20 anos de evolução não conseguem propor algo melhor?
                          As soluções são as mesmas porque já na altura eram válidas.
                          Parece-me óbvio que estas soluções vão ter o mesmo destino das anteriores. Em relação ao EV1 cada um acredita nas histórias que quer, a mim parece-me lógico que a GM não estava preparada para suportar os custos de produção daquele modelo.
                          A GM era o maior fabricante automóvel na altura e não estava preparada? ...Gastaram milhões no projecto, construiram mais de mil carros o que quer dizer que já tinham linha de montagem (caso contrário, teríamos que acreditar que construiram mais de 1000 protótipos) e não estavam preparados? Dou-te muita razão numa coisa: cada um acredita no que quer.

                          Já agora, já todos vemos o que se passa com o suposto mercado de electricidade em Portugal. Acham que vamos ganhar alguma coisa em estarmos dependentes só da EDP para tudo?
                          No carro, poderemos ir 'buscar' energia eléctrica a geradores eólicos e à própria inércia da transmissão, bem como a paineis fotovoltaicos até mesmo estacionados. ...em casa, poderemos ir buscá-la a geradores eólicos e paineis.
                          A realidade actual é como dizes, EDP. Poucos têm possibilidade de lhe fugir, mas espero que a massificação deste tipo de soluções possa alterar esta realidade.

                          Michael

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                            Esqueces-te que o carro em causa não era de produção...
                            Sim tens razão, mas dado existirem tão poucos quando comparado com o que se faz com motores de combustão não deixa de ser supreendente.

                            E há parte os problemas de armazenagem e tempos de carregamento são uma alternativa gira, claro que quem gosta do som, vai ficar muito decepcionado . . .

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                              E já agora, pára lá de fazer referência a esse pseudo-documentário... se queres ter o mínimo de credibilidade, isso só te fica mal....
                              Nada melhor do que acreditar nos que nada tiveram nada a ver com o projecto e nos que nem sequer usaram o carro, não é?


                              Michael

                              Comentário


                                Jacaré, não se pode realmente argumentar de forma racional quando estamos na presença de crenças irracionais.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                  Não houve vendas, houve contratos de aluguer, e quando anunciaram o fim do projecto e dos alugueres, a GM pura e simplesmente RECUSOU-SE a Vender os veículos, optando pela sua quase completa destruição.

                                  Vê lá se a introdução do veiculo não foi gradual, e como veiculo experimental que era (e como o são ainda todos os projectos) o fito não era o lucro mas sim desenvolver uma solução de futuro, o cessar destes projectos é que é um retrocesso.
                                  Ou simplesmente alguém fez as contas dentro da GM.

                                  Comentário


                                    GM's EV1 -- Who Killed Common Sense?

                                    I just finished an interview with ABC News' Bill Blakemore. I was a guest on his show covering the new movie Who Killed the Electric Car? The other guests were the film's director, Chris Paine, and a former EV1 sales assistant, Chelsea Sexton. The film has some basic points it tries to make, all of them quite predictable in a world where most Americans feel they pay too much for gas and faith in the stability of the Middle East is at an all-time low. In terms of timing I give Mr. Paine credit -- the political and cultural atmosphere is ripe for a film like this to make money. Now let's hit the basic points in the film, along with my responses to them:

                                    1. Rumor: There were 5,000 people who wanted an EV1, but GM wouldn't let them buy it.

                                    Fact: There were 5,000 people who expressed interest in an EV1, but when GM called them back and explained that the car cost $299-plus a month to lease, went between 60 and 80 miles on a full charge, and took between 45 minutes and 15 hours to re-charge, very few would commit to leasing one (not too surprising, is it?). The film likes to quote a figure of 29 miles as the average American's daily driving needs, but that is a national figure and the EV1 was only sold in California and Arizona, primarily in Los Angeles. Anyone wanna guess what the average L.A. resident's daily driving need is? I'm betting it's higher than that national average.

                                    As a comparison I actually ran the numbers on a 1997 EV1 against a 1997 Volkswagen Jetta Turbodiesel based on electricity and fuel charges at the time. Between lease charges and fuel/electricity charges, the EV1 cost at least $500 more a year to operate than the Jetta, and the Jetta could hold over twice as many people (five versus two), 50 percent more cargo (15 cubic feet versus 10) and would go almost 600 miles on a tank of fuel versus 60 miles on a charge. And when the Jetta did need filled it took 10 minutes -- not 45 minutes for a partial re-charge and 15 hours for a full re-charge. Ask me again why the electric car died.

                                    2. Rumor: The California Air Resources Board (CARB) originally required automakers to produce electric vehicles, but political pressure from the automakers and oil companies forced them to abandon this law.


                                    Fact: Actually, CARB simply wanted the automakers to produce zero-emission vehicles (ZEVs) and, in 1990, the only way to accomplish that was with electric vehicles. But in the past 15 years computer processing and fuel injection technology has allowed internal combustion engines to burn so cleanly that they are the equivelant of ZEVs (such as the Toyota Prius). Actually, some might argue gasoline-powered ZEV's are better than electric vehicles because they don't have to be charged by an electric power station, most of which have coal stacks that spew far more pollution than ZEV exhaust pipes. As an example, the average 1965 automobile emitted 2,000 pounds of hydrocarbons over 100,000 miles. Modern ZEVs (that still run on gasoline!) emit two pounds of hydrocarbons over 100,000 miles. Read more about ZEVs here. If you need further proof that the modern internal combustion engine has come a long way, consider the air quality in Los Angeles in 2006 versus 1976 -- despite having far more cars operating in the city today. And this air quality improvement came even with the death of the electric car!

                                    3. Rumor: Many EV1 drivers and fans wanted to purchase their EV1 when the lease ended and GM killed the program, but GM crushed the cars instead to keep people from discovering how great they were.

                                    Fact: All U.S. automakers are required to provide parts and service on a vehicle for a given number of years after it is produced. To support the 1,000 EV1s GM had made would have cost the company a lot of money because of its advanced technology and totally unique nature (it shared almost no parts with other GM products). This is not the case with, for instance, Toyota's electric RAV4, which shares the majority of its parts with regular RAV4s. I'm sure GM also worried about the potential for lawsuits if owners bought the cars and started modifying them (something that surely would have happened -- look at what's already happening with the Prius). "But Karl, these EV1 fans were willing to sign waivers against future liabilities if they could buy the cars." Waivers are great in theory, but any lawyer knows there is always a path around them -- especially if the payoff is big enough (which will always be the case when GM is the defendant).

                                    4. Rumor: GM purposely made the EV1 perform poorly so that it could never succeed.


                                    Fact: Before I define how "good" or "bad" the EV1 was let me first say that GM was given plenty of funding from the government to develop this car. They can cry about spending over a billion dollars, but much of that cost was covered by your and my tax money. That said, if GM was trying to make the EV1 fail, they did a poor job of it. The company tried to offer a vehicle that had every modern creature comfort (air conditioning, power windows, high quality audio system) and they offered free roadside assistance. They also developed a second-generation EV1 that used nickel-metal hydride batteries to get far better range on a charge (though these batteries were even more expensive, and hard to keep cool). They could have sabotaged the EV1 much more effectively by offering no creature comforts and no roadside assistance and spotty dealer training, yet most EV1 customers were thrilled with GM's support of the car. However, the company knew the vehicle would never offer the combination of utility and functionality demanded by 99 percent of U.S. consumers, and they knew it was a money loser for that other one percent. GM's biggest mistake was letting the R&D (largely funded by the government) from the EV1 program go to waste by not immediately transitioning it into hybrid drivetrain development. The film touches on this mis-step by GM, and it's the one point I completely agree with.

                                    5. Rumor: The oil industry is evil because it's making a profit.

                                    Fact: The American economy is based on capitalism. If you're doing business in America you're supposed to make a profit.

                                    As a side note, what are the makers of "Who Killed the Electric Car?" hoping to achieve with their movie? Do they want it to make a profit? Did they pick this specific time to release the movie because they think it will make the most money now? The electric car died years ago, so why did it take this long for the movie to arrive? Maybe all proceeds will go to developing a new electric car or developing a cheap battery that has massive storage capacity and can be charged in a very short amount of time.

                                    I personally believe the technology exists in 2006 to produce a far more effective electric car than was possible in 1997. But I make no promises on what it would cost to produce. If these filmakers want to subsidize this research for a new electric car, or subsidize the purchase of this new electric vehicle by consumers to offset the initial costs of producing it, I'd be all for that!

                                    For those of you who want to learn more I found two interesting Web pages (here and here) devoted to the EV1 driving experience. These folks both loved their EV1s, but they also freely admit to the car's limitations. It'd be interesting to see what an EV1 with today's battery technology might accomplish, but like the original Star Trek I think the car was simply ahead of its time. And hey, we all know how well the subsequent iterations of Star Trek did when society finally caught up and "got it."

                                    The ABC news interview was pre-taped and should air in the next few days. When I know the exact time I'll let you all know. I'm anxious to see the final cut.


                                    Fonte: Edmunds
                                    Editado pela última vez por Jacare; 01 July 2008, 15:11.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                                      Sim tens razão, mas dado existirem tão poucos quando comparado com o que se faz com motores de combustão não deixa de ser supreendente.
                                      Pelo contrário. Não tem nada de surpreendente! Motores eléctricos capazes não faltam desde há muito. O problema sempre foi, e continua a ser, a autonomia. Ou tens um carro de alto desempenho, que esgota a carga num ápice, ou tens um carro com prestaçoes modestas, e uma autonomia mediana (quando muito).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        Tanta suposição.
                                        Só se fosse a pé!
                                        8.5s dos 0 aos 100 não é um valor propriamente acessível a grande parte dos carros - diria mesmo à maioria considerando as vendas.

                                        Michael

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                          As soluções são as mesmas porque já na altura eram válidas.
                                          Eram válidas. Eficazes é que nem por isso.

                                          A GM era o maior fabricante automóvel na altura e não estava preparada? ...Gastaram milhões no projecto, construiram mais de mil carros o que quer dizer que já tinham linha de montagem (caso contrário, teríamos que acreditar que construiram mais de 1000 protótipos) e não estavam preparados? Dou-te muita razão numa coisa: cada um acredita no que quer.

                                          O suporte a um veículo não acaba com a saída deste do stand. Pensa no investimento mundial para adaptação da assistência da marca.


                                          No carro, poderemos ir 'buscar' energia eléctrica a geradores eólicos e à própria inércia da transmissão, bem como a paineis fotovoltaicos até mesmo estacionados. ...em casa, poderemos ir buscá-la a geradores eólicos e paineis.
                                          A realidade actual é como dizes, EDP. Poucos têm possibilidade de lhe fugir, mas espero que a massificação deste tipo de soluções possa alterar esta realidade.

                                          Michael
                                          Os produtores fotovoltaicos e eólicos em Portugal vendem a sua energia à EDP. Todos sabemos que em Portugal os monopólios não desaparecem, e mesmo que desapareçam arranjam sempre um catch para manter um monopólio encapuçado. Exemplos?

                                          - Privatização da Portugal Telecom sem separação entre gestão da rede de comunicações (instalada com impostos dos tugas e dos europeus) e comercialização de produtos sobre essa rede.

                                          - Refinaria em PT? Só se for da Galp.

                                          (...)

                                          Comentário


                                            Nos anos 50, as tabaqueiras americanas também lançaram relatórios a dizer que o fumo não fazia mal aos pulmões. E...?

                                            Até que fiz o favor de ler tudo, mas quanto a dar credibilidade a alguém que diz que carros como o Prius são como ZEVs (claro, um carro que mesmo assim gasta 5 L aos 100, ou à volta de 140g CO2/km, tem TUDO a ver com o conceito de ZERO EMISSION VEHICLE), já é um pouco difícil, tal é o enviezamento, mas adiante.

                                            O argumento da autonomia é hilariante. Eu acho que podiam já fabricar telemóveis com motor a gasolina; assim, só precisava de carregar de mês a mês, pois essa sim é a necessidade do povo! Onde já se viu carregar de 3 em 3 dias, e se eu for para o meio do monte como vai ser?!

                                            Desculpa, mas não consigo dar credibilidade ao texto que apresentaste. Se essa era a tua cartada de sabedoria, desculpa mas não vale mais que um duque de paus. Digo-te só que o nível de satisfação entre os utilizadores do Buddy é do mais alto que há, e estamos a falar de um país [Noruega] onde podem comprar o carro que querem. Que estranho, não é?

                                            Já agora, acho muito curioso alguém [Motronic] desejar tanto um carro eléctrico [Tesla] quando diz que é uma utopia tal conceito de carro. É o caso fenomenal de "Olha para o que digo, não para o que faço".
                                            Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 01 July 2008, 15:21.

                                            Comentário


                                              Outra questão...

                                              - Tendo em conta que se trata de um carro familiar sem pretensões a ser um carro de luxo ou desportivo, qual o custo REAL de cada EV1 à saída da fábrica?


                                              E por quanto se compra, nos EUA um similar a gasóleo ou gasolina?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                O protótipo então.
                                                Sim os 1117 protótipos.


                                                Michael

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                  8.5s dos 0 aos 100 não é um valor propriamente acessível a grande parte dos carros - diria mesmo à maioria considerando as vendas.
                                                  De acordo. Daí a dar-me um bigode!

                                                  Mas se até concordo com a afirmação. Para um carro eléctrico são valores perfeitamente normais, dada a disponibilidade de binário.
                                                  Editado pela última vez por Motronic; 01 July 2008, 15:26.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                    Sim os 1117 protótipos.


                                                    Michael
                                                    Os 1117 protótipos, como lhes chamas, não atingem nem de perto nem de longe a velocidade deste. Qual foi a parte de "modificado" que te passou ao lado?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                      Desculpa, mas não consigo dar credibilidade ao texto que apresentaste. Se essa era a tua cartada de sabedoria, desculpa mas não vale mais que um duque de paus. Digo-te só que o nível de satisfação entre os utilizadores do Buddy é do mais alto que há, e estamos a falar de um país [Noruega] onde podem comprar o carro que querem. Que estranho, não é?
                                                      Mas será que consegues perceber que aqui não está em causa o conceito de carro eléctrico???

                                                      O que está em causa é a credibilidade desse pseudo-documentário e do próprio EV1!

                                                      O EV1 foi um produto interessante para a época do ponto de vista da inovação! Mas tinha muito por onde falhar... e o que o matou o EV1 não foi o Ali-Bábá e os seus amigos conspiradores! Foi algo tão simples como o mercado!

                                                      E a minha chave está nesta pergunta que não respondeste: Qual o custo real da produção de um EV1? E tendo em vista que falamos de um carro familiar sem pretensões a luxos nem a desportivismos, quanto ficava um veiculo semelhante mas a gasolina ou a gasóleo?


                                                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                      Já agora, acho muito curioso alguém [Motronic] desejar tanto um carro eléctrico [Tesla] quando diz que é uma utopia tal conceito de carro. É o caso fenomenal de "Olha para o que digo, não para o que faço".

                                                      O que ele diz é que acreditar em tudo o que se vê no filme "Who Killed the Electric Car?" é uma perfeita estupidez. E eu concordo a 100%

                                                      Ou agora é preciso acreditar nessas palhaçadas todas para ser adepto de um bom carro eléctrico?

                                                      Se fores ver as minhas participações nos tópicos de carros eléctricos vês que eu sou totalmente a favor deste tipo de veículos, desde que estes se mostrem também eficientes em termos de $$$, autonomia e performances. Para finalizar e perceberes que NADA me move contra os carros electricos (antes pelo contrário) informo-te que possuo uma scooter 100% eléctrica de 2000W (ok não é muito .... paciência), matriculada e com seguro há mais de 1 ano.
                                                      Editado pela última vez por Jacare; 01 July 2008, 16:08.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                        GM's EV1 -- Who Killed Common Sense?
                                                        Na prática é o que nos permite por exemplo ver para além do que aquilo que nos querem convencer.

                                                        A GM desistiu do EV1 porque não iria conseguir torná-lo rentável. Pelo menos é essa a explicação oficial.

                                                        Na prática percebemos como foi mais rentável destruí-los do que vendê-los a quem os queria comprar após terminado o leasing.

                                                        Sem dúvida que é mais rentável matar o projecto do que continuar a construir carros para depois os mandar destruir. Não haja dúvida.

                                                        Michael

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                          O que ele diz é que acreditar em tudo o que se vê no filme "Who Killed the Electric Car?" é uma perfeita estupidez.

                                                          Ou agora é preciso acreditar nessas palhaçadas todas para ser adepto de um bom carro eléctrico?
                                                          Ok, então diz-me porque preferes acreditar nesse texto em vez do documentário? É alguma decisão lógica, ou atiraste uma moeda ao ar?

                                                          Vindos dos states, não faltam é estratégias de intoxicação da opinião pública para favorecer lobbies (armas de destruição maçiça? Onde? Tabaco faz bem à saude? Era o que se acreditava nos anos 80. O Prius polui mais que o Hummer? Claro.) Gostava de saber como é que consegues inequivocamente dizer: "Isto é a verdade, e todos vocês estão errados".

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                            Já agora, acho muito curioso alguém [Motronic] desejar tanto um carro eléctrico [Tesla] quando diz que é uma utopia tal conceito de carro. É o caso fenomenal de "Olha para o que digo, não para o que faço".
                                                            É sem dúvida, um "caso fenomenal" dos teus problemas de leitura!
                                                            Eu nunca disse que era uma utopia. Disse apenas que o EV-1 nunca seria a resposta!
                                                            Basta procurars, para ver que eu disse várias vezes, que quando as baterias do Tesla tiverem um preço competitivo, começas a ver carros eléctricos em cada esquina. Até lá, é a mesma discussão de sempre, culpando o "lobby petróleo" da vossa incapacidade de identificar os verdadeiros problemas/obstáculos. Só falta dizeres que andas a agua como o baiones.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                              É sem dúvida, um "caso fenomenal" dos teus problemas de leitura!
                                                              Eu nunca disse que era uma utopia. Disse apenas que o EV-1 nunca seria a resposta!
                                                              Basta procurars, para ver que eu disse várias vezes, que quando as baterias do Tesla tiverem um preço competitivo, começas a ver carros eléctricos em cada esquina. Até lá, é a mesma discussão de sempre, culpando o "lobby petróleo" da vossa incapacidade de identificar os verdadeiros problemas/obstáculos. Só falta dizeres que andas a agua como o baiones.
                                                              O que tu dizes é muito simples, já conheço o teu discurso de cor e salteado:

                                                              " Não vai funcionar"
                                                              " É uma tolice"
                                                              " É tempo perdido, ninguém vai querer"
                                                              " Se fosse X e Y, talvez mas nunca vai ser".
                                                              " Ninguém vai conseguir"

                                                              até que alguém consegue, vais comprar, usar e calar. Chamam-se "Velhos do Restelo", conheces? Se o mundo orbitasse sobre as vossas opiniões, ainda estávamos a desenvolver uma calculadora mecânica.

                                                              Identificar os obstáculos?! É simples: pessoas como tu! Eu sou capaz de comprar um carro eléctrico JÁ, enquanto que tu só colocas defeitos, mas bufas como um touro na hora de encher o depósito!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X